averbamentos nos assentos/certidões baptismo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

averbamentos nos assentos/certidões baptismo

#10485 | macp | 08 out 2001 18:44

Como sabem ainda a dar os 1ºs passos neste campo encontrei-me surpresa com 1 assento de baptizado do meu avô paterno, em que apenas consta o averbamento de 1 casamento depois de enviuvar da minha avó. Ora que o meu avô foi casado com a m/ avò só consta na certidão do meu pai. F...filho legítimo de F...casado e de F-.... csada... ou estou enganada?
1.É normal isso acontecer??
2. Se houver averbamento de um casamento feito no registo civil significa que não houve casamento religioso?
Mais uma vez ...os meus agradecimentos
maria

Resposta

Link directo:

RE: averbamentos nos assentos/certidões baptismo

#10526 | Cascais | 09 out 2001 00:04 | Em resposta a: #10485

Maria

É verdade, ás vezes acontece não haver qualquer averbamento nas certidões de baptismo, o que não significa que não os houve, mas os nossos serviços públicos são assim mesmo.
Aconselho-a a não desistir e procurar a certidão de casamento ou de óbito do seu avô, nesta última talvez já venham averbados os dois casamentos.

Cumprimentos,
José Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: averbamentos nos assentos/certidões baptismo

#10545 | JCC | 09 out 2001 11:41 | Em resposta a: #10485

Muito provevelmente tem a ver com as datas em que esses factos se verificam.

Se estiver a falar de assentos de registo civil não é muito frequente isso acontecer. Se, todavia, se tratar de assentos paroquiais os averbamentos não são tão comuns. Se me der uma ideia das datas talvez possa ser mais claro.

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: averbamentos nos assentos/certidões baptismo

#10567 | anaerandio | 09 out 2001 17:11 | Em resposta a: #10545

queria hacer un comentario sobre los "averbamentos".Tengo un certificado de matrimonio de una tia abuela, y en los "averbamentos" pone:
"una declaracion de casamiento", "dos certificados de nacimiento y una de defunción (obito), dos atestados de residencia, "um edital e uma certidad".
Estos documentos que se presentan, ¿se quedan archivados en el Registro o simplemente se enseñan?
Ana

Resposta

Link directo:

RE: averbamentos nos assentos/certidões baptismo

#10577 | macp | 09 out 2001 20:02 | Em resposta a: #10526

José Arnaud
O curioso é que registam o segundo casamento e o óbito...do meu avô; da minha avó só o óbito.Mas a organização dos registos diferem de freguesia pª outra. Na freguesia dos m/ avós maternos por vezes são mais completos, mas parece um tanto arbitrário. Terei de fazer como diz, nas paróquias, creio.
maria

Resposta

Link directo:

RE: averbamentos nos assentos/certidões baptismo

#10579 | macp | 09 out 2001 20:11 | Em resposta a: #10545

JCC
São assentos de baptismo de 1897 , 1899 e anteriores alguns dos que já consegui e analisei. O caso de 1897 é ainda mais estranho visto constar o registo do 2º casamento , 1942 como ponto 1., após , em 1940, ter falecido a minha avó. Em casos anteriores consta o falecimento das esposas, o que também não acontece neste caso. Há registos que parece terem sido actualizados mais tarde noutros casos pois o conservador escreve o facto , casamento em 1926, por ex. e e acrescenta Em ...de 1969. Foi um cuidado especial de actualização? Parece.
Nota: fui eu que lhe enviei um e.mail.
maria

Resposta

Link directo:

RE: averbamentos nos assentos/certidões baptismo

#10590 | amrr | 09 out 2001 22:14 | Em resposta a: #10579

Cara Maria

Qual a data do 1º casamento do seu avô?
Não encontrou o averbamento deste casamento no registo de baptismo (nascimento) porque, muito provavelmente, a data do mesmo é anterior à data em que se começaram a efectuar averbamentos nos registos de nascimento (de baptismo para registos anteriores a 1911).

Em relação aos óbitos, tenho reparado que só depois de 1930 (+/-)se começaram a fazer averbamentos dos mesmos nos respectivos registos de nascimento.

Por vezes os conservadores do registo civil, quando faziam um averbamento, actualizavam as ocorrências da época em que ainda não se faziam averbamentos. Por isso é normal encontrar um averbamento de casamento num registo de nascimento 30 ou 40 anos depois da data do casamento.

Com os melhores cumprimentos
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: averbamentos nos assentos/certidões baptismo

#10596 | Cascais | 10 out 2001 00:01 | Em resposta a: #10577

Maria

Se não sabe, se o casamento é civil ou religioso e em que freguesia se realizou, o melhor é iniciar a busca ao registo civil da freguesia donde a sua avó era natural, se não tiver sucesso, experimente a freguesia do seu avô, se continuar a não ver resultados, avance para as freguesias mais próximas donde os seus avós eram naturais, começando pela da avó, se o insucesso continuar a coisa complica-se, mas não a impede que seguia para a geração seguinte.

Com os melhores cumprimentos,
José Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: averbamentos nos assentos/certidões baptismo

#10610 | JCC | 10 out 2001 10:35 | Em resposta a: #10579

Ola Maria

Já vi que me mandou um email, que li em diagonal, mas ainda não tive tempo de por a escrita em dia. Brevemente lhe direi qq coisa.

Quanto a esta situação, e face às datas que indica, penso que se confirmam as minhas suposições, como aliás também já respondeu outro confrade.

Provavelemente o que aconteceu foi o seguinte:

O seu antepassado nasceu em 1897, quando já existia registo civil mas ningúem usava, e assim o único assento que "valia" era o de baptismo. Terá casado uma primeira vez, ainda durante a Monarquia, sendo por isso feito um outro assento, desta vez no livro de casamentos da freguesia em que casaram. Nessa altura esse casamento não era averbado em mais livro nenhum. Quando a república foi implantada os livros paroquiais foram passados para as Conservatórias de Registo Civil e passaram a ter valor oficial, até que foram substituidos pelos que usamos actualmente. Assim ,quando o seu antepassado casou pela segunda vez, deveria ter sido feito um averbamento à margem. Provavelmente o conservador só veio a ter conhecimento deste facto quando lhe chegou o do falecimento e daí as trocas de datas.

Não sei se fui claro mas penso ter sido qq coisa destas que se passou. Em registos mais antigos são muito raros os averbamentos e a maior parte das vezes têm a ver com a imposição dos santos óleos, ou com o reconhecimento tardio de uma paternidade ou ainda com o facto de um casamento posterior dos pais ter vindo a legitimar um filho.

Não deixe de pôr as suas dúvidas pois haverá certamente sempre alguém que poderá dar uma ajuda.

Cumprimentos

João Cordovil CArdoso

Resposta

Link directo:

RE: averbamentos nos assentos/certidões baptismo

#10611 | macp | 10 out 2001 11:05 | Em resposta a: #10596

José Arnaud
É o que começo a fazer: vou registando os dados concretos que vou conseguindo e depois vou pesquisando e completando... O que se aprende!
Bem haja!
Os meus agradecimentos a todos
maria

Resposta

Link directo:

RE: averbamentos nos assentos/certidões baptismo

#10615 | Cascais | 10 out 2001 12:30 | Em resposta a: #10610

Caro João Cordovil Cardoso

Atenção, se o avô desta nossa confrade nasceu em 1897, com certeza que casou já em período republicano, se não teria casado com apenas 13 anos.

Cumprimentos,
José Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: averbamentos nos assentos/certidões baptismo

#10621 | JCC | 10 out 2001 15:04 | Em resposta a: #10615

Bem notado! Nem fiz contas. Obrigado.

Mas penso que, todavia, a situiação deverá derivar daqui. Não acredito que a passagem dos livros tenha sido imediata e que os hábitos tenham mudado de imediato.

Por isso a justificação deverá estar nestas alteações.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: averbamentos nos assentos/certidões baptismo

#10622 | macp | 10 out 2001 15:08 | Em resposta a: #10615

O meu avô nasceu em 1897. A minha avó nasceu em 1899. Tinha ele 26 anos à data do nascimento do meu pai e ela 24( também este dado - a idade dos pais - consta do registo de nascimento do meu pai). O meu pai não foi o 1º filho. Soube que as paróquias a que eles pertenceram tem um arquivo, possivelmente poderei chegar a conecer a data do casamento destes e outros antepassados dessa maneira. Nos registos dos meus pais que nasceram em 1923 e 1929 já foi averbada a data do casamento de 1950.
A data de casamento (o segundo) do meu avô também já consta ( 1942) com a explicação:" Casou com F............ na igreja de.... Livro de transcriçãode casamentos desta Conservatória" ( Baião).

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 jun 2024, 04:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen