Pedro Eloy Piçarra, Moura

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Pedro Eloy Piçarra, Moura

#104884 | luis262 | 09 nov 2005 00:47

Boa noite

Procuro os ascendentes do meu trisavô paterno, Pedro Eloy Piçarra, nascido em Moura c. de 1810/1820, casado com Benta Maria da Conceição de Aguilar, nascida em Moura Santo Agostinho a 3.3.1822, filha de José da Costa de Aguilar n. de Moura e de Margarida da Conceição Guerreiro Valente, natural de Moura Santo Amador.
Sobre estes Aguilares já consegui avançar algumas gerações, embora cisa ínfima, comparando com o que aconteceu com a minha família o lado materno.

Até agora as buscas que realizei na torre mostraram-se infrutíferas, porque muitos dos assentos referentes às freguesias de Moura são ilegíveis por motivo de haver tinta trespassada. Também não consegui ainda, pelo memo motivo, uma certidão de nascimento do filho de quem apenas disponho de uma certidão de casamento.
Estou ha bastante tempo à espera de uma certidão de casamento de Pedro e Benta, pedida ao AD de Beja, mas como os dados são vagos ( datas, freguesia) parece estar difícil...
Como o tópico Piçarras de Moura já vai estando muito grande e, como sobre o Pedro Eloy Piçarra, não avancei um milímetro, resolvi abrir este tópico específico.
Suponho que Pedro Eloy tinha uma filha, de nome Margarida da Purificação que, num assento de batismo de um sobrinho, assina como Margarida da Purificação de Aguilar Camacho, sendo o Camacho muito provavelmente um apelido do marido.
Também sobre essa senhora, nada consegui ainda. Agradeço pois a colaboração de quem disponha alguns elementos sobre estas pessoas.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Eloy Piçarra, Moura

#104943 | aeiou2 | 09 nov 2005 22:04 | Em resposta a: #104884

Olá Luís Piçarra,

Um dia por acaso ouvi contar uma história muito curiosa do apelido Eloy.
Havia uma família que teve que fugir, mas entregou o filho ao cuidado de uma Misericórdia dando por sinal um vestido em ouro e o uso do apelido Eloy, e que um dia o viria buscar, mas tal nunca aconteceu.
Gerações posteriores mostraram o vestido a aguém que informou ser de origem judaica e após pesquisa foram a Israel e foram recebidos que nem príncipes, ao apresentarem o referido vestido.
Pode ter sido uma fantasia do contador, mas quem o sabe ?

Segredos levados

Um abraço

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Eloy Piçarra, Moura

#105057 | luis262 | 11 nov 2005 15:49 | Em resposta a: #104943

Olá Maria,

Segredos levados, talvez, quem sabe?

Mas ,sobre este meu Pedro Eloy Piçarra, ficaram algumas memórias...
Ainda na garação anterior à minha se dizia, quando alguma criança era
mais " rabina":
- Tens mau génio! Sais ao Pedro Eloy...
O meu avô paterno , com quem vivi vários anos em criança, contava-me muita coisa antiga, coisas que para ele eram memórias, mas para mim histórias e, entre outros, falava-me do seu avô Pedro Eloy Piçarra, homem de trato difícil, liberal durante as guerras, que casou a avô Benta de Aguilar.
Casamento , diga-se, que não caíu no goto dos Aguilares, quase todos eles ( pai e irmãos) defensores de D.Miguel.

Fugiu Benta do lar e casou com Pedro, sem o consentimento dos pais, mas com a cumplicidade de José, o irmão mais velho, único seguidor de D.Pedro na família.

Passam alguns anos, os liberais tomam o poder e Benta pede a Pedro Eloy, seu marido, que salve os irmãos.
O homem do "mau génio" com mais uns quantos homens a cavalo, entra por Espanha adentro , conduzindo dois dos cunhados, Lourenço e Rodrigo de Aguilar, até " porto seguro" onde embarcam com os haveres que puderam juntar ( que penso não terem sido tão poucos assim ), rumo à Branca Albion!

Bastantes anos depois, já o meu avô tinha idade pare acompanhar o pai ao barbeiro, Lourenço de Aguilar, velho e alquebrado, regrassado de Inglaterra cai nos braços de José da Costa de Aguilar Piçarra, seu sobrinho, e dá-se o reencontro em plena Baixa lisboeta, a que meu avô assistiu. Lourenço, esgotada a fortuna, para o que terá contribuído uma mulher jovem e perdulária com que vivera, parte para Moura e abriga-se em casa do seu único sobrinho, onde vive em paz seus últimos anos.
Rodrigo , por Londres terá ficado e dele nada mais sei. Segredos levados também...

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Eloy Piçarra, Moura

#105094 | aeiou2 | 12 nov 2005 09:20 | Em resposta a: #105057

Olá Luís,

Também tenho um ramo liberal dos sete costados, que estiveram em Plymouth, dois dos meus trisavós e que mal poderiam adivinhar, que dois dos seus netos viriam a casar, e que são uns dos meus avós.

Mas sabe que rabino significa judeu ...

Adorei as suas Memórias /Estórias.
Também tenho algumas.
Vou quase todas as 5ª feiras a Carcavelos, à Botica Alcofa, of corse e depois tomo uma bica num café mesmo em frente aos táxis. Não gostarias de um bate papo de memórias ? Leva a tua mulher.

Um abraço

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Eloy Piçarra, Moura

#105141 | luis262 | 13 nov 2005 01:31 | Em resposta a: #105094

Olá Maria,

No meu caso, foram os miguelistas, que foram para Inglaterra.
Quanto ao irmão mais velho da minha trisavó Benta, José da Costa de Aguilar ( que tinha o mesmo nome do seu pai e do seu avô), era o único liberal destes Aguilares. Casou em Moura, sem descendência, onde era proprietário de terras e, por sinal, foi padrinho de batismo de um dos netos da irmã, o meu avô Luis da Costa de Aguilar Barbosa Piçarra.

Quanto ao Pedro Eloy Piçarra continuo à espera que o Arquivo de Beja me consiga descobrir o assento do casamento com a Benta Maria da Conceição de Aguilar.

Seria interessante vir a descobrir que havia aí uma ascendência Judaica!
Na realidade nunca ouvi qualquer referência a isso, mas tal pode ter a ver com antigos tabús... Por outro lado não sei ainda se o Eloy será nome próprio ou apelido.
Mas tinha graça para equilibrar um pouco as coisas, já que a genealogias teimam em dizer-me que descendo, do lado da minha mãe, por vários caminhos, do profeta Maomé - ( de Mafoma!!! Até já pensei em usar o turbante negro a que tenho direito) - e também de alguns Santos e Santas Cristãos, só me falta confirmar a ascendência do povo de David, para completar o quadro das grandes religiôes monoteístas. Oxalá isso possa compensar a minha falta de religiosidade..

Complicações do ser Português.

Também gostaria de um bate-papo, sobre estórias e memórias , embora de momento não seja fácil... A verdade é que , à laia de medalha de "cortiça", recebi o prémio de mais seis meses "de pedagogo" e, em vez de ter direito à reforma a tantos de Abril a coisa passa para "tantos " de Outubro de 2005.
Ainda por cima , no dia da Botica da Acofa tenho escola de manhâ e de tarde...
A isto soma-se o facto da Teresa, a minha mulher ( e nossa colega) ter sido operada à pouco tempo e ainda estar em convalescensa, mas logo que as coisas estiverem melhor, temos de combinar isso.

Coisas de professores, esses malandrotes , que deviam dar aulas até aos cento e muitos anos. Judeus ou não , não passam de un meninos rabinos que se têm de meter na ordem , não é?

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Eloy Piçarra, Moura

#105142 | luis262 | 13 nov 2005 01:39 | Em resposta a: #105141

Corrijo: Operada há pouco tempo.
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Eloy Piçarra, Moura

#105147 | luis262 | 13 nov 2005 09:11 | Em resposta a: #105142

Mais uma gralha: Outubro de 2006, infelizmente.
Luis

Resposta

Link directo:

Piçarras em Alcaria, Fundão

#105149 | jliberato | 13 nov 2005 10:57 | Em resposta a: #105147

Caro Luís,
Tenho seguido as suas mensagens sobre os Piçarras, sem intervir porque nada tenho a dizer.
Acontece que a minha prioridade de investigação é neste momento a paróquia de Alcaria, Fundão, aonde a minha mulher tem vários ramos.
Encontrei nesta paróquia vários Piçarras nos últimos 30 anos do século XVIII.
-Aos 25-11-1798 faleceu Maria Nunes, mulher de Francisco Gonçalves Piçarra
-Aos 17-11-1784 faleceu Manuel Álvares Piçarra, viúvo de Maria Nunes, com 70 anos. Fez testamenrto.
-Aos 10-07-1782 faleceu Manuel Gonçalves Piçarra, casado com Maria Clara. Natural de Alcaria. Fez testamento.
-Aos 14-05-1774 faleceu Manuel Gonçalves Piçarra, marido de Helena Gonçalves. De Alcaria.
Pensei que talvez lhe interessasse.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Eloy Piçarra, Moura

#105248 | aeiou2 | 14 nov 2005 18:38 | Em resposta a: #105141

Olá Luís,

Só agora é que tive tempo de vir ao Fórum.Estimo as melhoras da tua mulher e quanto aos horários dos SEHORES PROFESSORES, no meu humilde entender são agora um grande entrave aos duplos e às vezes triplos empregos e parece que só sabem dar aulas...Mas não é o vosso caso.

Estive a ver a minha agenda, e há uma 5ª feira dia 22.12, já em Período de férias de Natal da minha neta e se não chover devo ir para os teus lados, pois estou de Avó

Um abraço

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Eloy Piçarra, Moura

#105295 | luis262 | 15 nov 2005 10:00 | Em resposta a: #105248

Olá Maria:

Obrigado pela teu cuidado. Felizmente está tudo a correr bem.

Quanto à possibilidade de um bate papo nesse dia, direi alguma coisa mais tarde, pois este ano calha-nos ir passar o Natal ao Porto ( isto é à vez, um ano cá, outro ano lá ) e quando assim é, costumamos partir logo a seguir às reuniões. A minha mulher é de lá e aproveitamos para estar com a família e gente amiga.
De qualquer forma, não deixarei de te comunicar na altura e, espero que nesse caso surgirão certamente outras oportunidades.

Quanto aos professores, há de tudo "como na farmácia" , embora grasse o opurtunismo e isso acaba por atingir a dignidade de quem se rege por outros principios. Aliás, referi-me únicamente à questão da alteração da idade da reforma, que acho que deve ser ponderada com mais cuidado.

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Eloy Piçarra, Moura

#105322 | jliberato | 15 nov 2005 18:00 | Em resposta a: #105295

Caro Luís
Viu a minha mensagem sobre Alcaria?
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Eloy Piçarra, Moura

#105327 | luis262 | 15 nov 2005 18:58 | Em resposta a: #105322

Caro J. Liberato,

Vi sim senhor e peço desculpa de não lhe ter respondido, mas para lhe dizer a verdade, convenci-me que já o tinha feito!
Todos os elementos sobre Piçarras me interessam mesmo que não sejam da mesma região, pois podem vir a ser úteis, mais tarde ou mais cedo.
Agradeço pois a sua colaboração.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Eloy Piçarra, Moura

#105653 | jliberato | 19 nov 2005 15:45 | Em resposta a: #105327

Caro Luís Piçarra,
Não tem de pedir desculpa.
Estou a fazer uma consulta sistemática aos paroquiais de Alcaria e quero chamar-lhe a atenção que a presença de Piçarras é muito significativa.
Dou-lhe alguns exemplos adicionais:
-Casamento aos 03-06-1848 de Joaquim Álvares Piçarra, filho de Tomás Alves Piçarra e Maria da Ascensão, com Estefânia Jacob dos Santos, filha de Manuel João Carrondo e Catarina Jacob dos Santos. Todos de Alcaria.
-Casamento aos 08-04-1826 de José Lourenço, viúvo de Ana Maria Lopes, com Joaquina Maria Piçarra, filha de Martim Lopes e Maria Piçarra.
-Casamento aos 20-01-1822 de José Álvares Piçarra, filho de José Álvares Piçarra e Maria Gonçalves, com Maria Agostinha de Jesus, filha de José Miguel e Maria Agostinha.
-Baptizado de José, nascido em Alcaria aos 09-05-1814, filho de Tomás Piçarra e Maria da Ascensão, neto paterno de Francisco Piçarra e Maria Nunes, neto materno de Manuel Lopes e Francisca Maria.
E há muitos mais. Como não estou interessado neste nome e o tempo não é muito apenas fui tomando nota de alguns.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Eloy Piçarra, Moura

#107283 | luis262 | 12 dez 2005 23:35 | Em resposta a: #105653

Caro J.Liberato,

Não sabia que existia uma presença tão sigificativa do apelido Piçarra na região.
Obrigado por me ter dado conhecimento de mais estes elementos com que deparou.
Se por acaso, embora sabendo que as suas buscas têm outros objectivos, lhe aparecerem mais alguns Piçarras , ficaria agradecido se, sem prejudicar o seu trabalho, me dissesse alguma coisa.

Cordialmente
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Eloy Piçarra, Moura

#107303 | MariaDavid | 13 dez 2005 11:53 | Em resposta a: #104943

Cara Maria

Prestei muita atenção ao seu depoiamento sobre o apelido Eloy. Gostaria imenso de lhe falar sobre o pouco que sei do meu e tentar perceber se há qualquer possibilidade de estarem relacionados. Será que me pode dar o seu contacto?

Aqui fica o meu:
maria_david_eloy@yahoo.com.br

Também eu me debato com algumas dúvidas sobre o aparecimento desse apelido, já que correm rumores na família de haver um rabi que, supostamente, teria vindo da Turquia ou Grécia. Penso que são apenas boatos...mas não custa tentar averiguar.

Fico agradecida se me quiser contactar para me dar o seu endereço de mail

Com os melhores cumprimentos

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Eloy Piçarra, Moura

#107304 | MariaDavid | 13 dez 2005 12:03 | Em resposta a: #105141

Caro Luís

Apreciei muitíssimo a sua história familiar e o relativo "mistério" à volta do seu apelido Eloy. Aproveitando a boleia do seu tópico, enviei uma mensagem à sua amiga Maria, aqui no Forum, solicitando que me contactasse para o meu endereço de mail, para tentar averiguar alguma coisa. Faço o mesmo consigo. Gostaria imenso de trocar impressões sobre o dito apelido, já que, pelo meu lado, também subsistem algumas dúvidas com o aparecimento dos Eloys no meu ramo familiar, para além do boato que tem passado, de geração em geração, sobre a existência de um rabi, vindo da Grécia ou Turquia.

Se puder, gostaria que me escrevesse (dando o seu contacto) para:
maria_david_eloy@yahoo.com.br

Com os melhores cumprimentos
mcc

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Eloy Piçarra, Moura

#107530 | luis262 | 17 dez 2005 13:17 | Em resposta a: #107304

Cara Maria:

Nocaso desse meu trisavô não sei se o Eloy será nome próprio ou apelido.
Pode contactar-me para : luispicarra25@sapo.pt.

Cumprimentos
Luís

Resposta

Link directo:

Mais Piçarras em Alcaria

#107532 | jliberato | 17 dez 2005 13:42 | Em resposta a: #107530

Caro Luís,
Mais uma amostra das dezenas de assentos sobre Piçarras.
Baptizado de Tomás, filho legítimo de Francisco Gonçalves Piçarra e Maria Nunes, neto paterno de Manuel Gonçalves Piçarra e Maria Gonçalves, de Alcaria, neto materno de Francisco Álvares e Helena Nunes, ele de Alcaria, ela do Dominguizo.
Nasceu aos 23-03-1780 em Alcaria, Fundão.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Mais Piçarras em Alcaria

#107856 | luis262 | 23 dez 2005 09:52 | Em resposta a: #107532

Caros Participantes:

Procuro elementos sobre Pedro Salvado Piçarra, que fêz leitura de bacharéis em 1664. (Arquivos daTorre do Tombo, Maço 5 Número 5).

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Eloy Piçarra, Moura

#108622 | luis262 | 02 jan 2006 16:17 | Em resposta a: #104884

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 23:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen