Titulares do Liberalismo do Algarve e Alentejo

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Títulos | Pessoas | Regiões

Titulares do Liberalismo do Algarve e Alentejo

#104899 | SUÃO | 09 nov 2005 13:01

Caros Amigos:

Com vista à publicação da obra "Titulares do Liberalismo do Algarve e Alentejo: Subsídios Genealógicos, Vol. I (Algarve), que sairá em Janeiro próximo, da autoria do Dr. José Krohn da Silva e minha, pergunto se alguém conhece iconografia (retratos de qualquer natureza) dos seguintes titulares:

1- barão de Alcantarilha (Sebastião José de Mendonça)

2- visconde de Bivar (Francisco de Almeida Coelho de Bivar)

3- barão e viscondes da Capelinha (Manuel Joaquim Tavares Pais de Sousa e Andrade e s/m D. Claudina Augusta de Oliva)

4- viscondes de Casa Branca (Alexandre César Mimoso e s/m D. Leonor Bettencourt)

5- viscondessa de Faro D. Maria Carolina da Guarda Cabreira

6- 1º visconde de Lagoa (Eugénio Dionísio Mascarenhas Grade)

7- 2º viscondes de Lagoa (Francisco de Assis Mascarenhas Grade e s/m D. Mariana da Conceição)

8- 3º visconde de Lagoa (Francisco de Assis Mascarenhas Grade)

9- viscondes de Messines (Joaquim Mendes Neutel e mulher D. Maria da Piedade de Figueiredo Mascarenhas)

10- viscondes da Orada (António Pedro de Mendonça Côrte-Real e mulher D. Maria Jesuína de Mendonça)

11- barões da Ponte de Marxil (Francisco Pedro da Silva Soares e mulher D. Gertrudes de Jesus)

12- barões da Ponte de Quarteira (Joaquim Bernardo de Mendonça Côrte-Real e mulher D. Ana Emília da Cruz Pinto Ribeiro)

13- viscondessa de S. Bartolomeu de Messines (D. Maria del Carmen Gomez y Sánchez)

Em caso afirmativo, os autores muito agradeceriam informações que permitissem contactar os seus detentores tendo em vista o enriquecimento do citado trabalho com o maior número possível de ilustrações de titulares.

Agradecendo antecipadamente qualquer contributo, com os meus cumprimentos,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve e Alentejo

#104923 | jpbabc | 09 nov 2005 18:22 | Em resposta a: #104899

Caro Miguel Côrte-Real,


Acabei de conversar com a Drª. Alexandra Jardim
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=53829 filha do 2º visconde de Casa Branca que manifestou o maior prazer em colaborar convosco quer quanto à documentação quer quanto à iconografia.

Esta senhora poderá ser contactada pelo tel.: 218.814.600 da Fundação Ricardo Espírito Santo.

Os meus cumprimentos e felicidades para o vosso trabalho,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve e Alentejo

#104930 | S.João de Rei | 09 nov 2005 19:42 | Em resposta a: #104899

Olá Miguel

Ao reparar os titulares que referes, lembrei-me do de barão de Cacela, que penso enquadrar-se no mesmo período, e que me dizem respeito pelos Vilalobos. Fica assim a sugestão.
Antonio Pedro de Brito Vilalobos, 2º e ultimo barão de Cacela. Antonio Pedro de Brito, seu Tio, foi o 1º.
Salvo erro Cacela, tem a ver com o local de desembarque das tropas liberais no Algarve.
Envio a ascendência.
Um abraço do,

José Azevedo Coutinho

I José Joaquim de Vilalobos
Nasceu em Lagos (S. Sebastião) em 05/08/1741 e baptizado a 21/08/1741. Faleceu em 13/03/1809.
Filho de Simão Manuel de Vilalobos e D. Maria da Cunha (Azevedo Coutinho).
Foi Sargento-Mor de Infantaria e Ajudante da praça de Lagos.
Casou em 20/12/1762 com D. Mariana Francisca Banha, nascida a 17/04/1741, faleceu a 21/11/1796. Filha de Baltazar Fernandes Banha, Coronel de Infantaria e Governador da praça de Lagos pelo decreto de 1758, nascido a 06/06/1684, faleceu a 23/01/1759 e de D. Isabel Josefa Maria de Andrada, casada a 21/01/1740 e falecida a 23/02/1771, sepultada no convento dos Capuchos.
Filhos:

II.I Simão Manuel de Vilalobos
Nasceu em 20/01/1764 e foi baptizado em 31/01/1764. Faleceu em 24 de ... de 1792.
Foi Juiz de Fora na cidade de Lagos. Formado bacharel de leis pela faculdade de Coimbra em 10/09/1788. SG

II.II Baltasar de Azevedo Coutinho
Nasceu em 29/03/1765 e faleceu em 02/09/1823.
Foi Major do Real corpo de engenharia, Lente jubilado da aula de matemática do regimento de infantaria nº 14. Foi encarregado pelo governo de executar o levantamento topográfico - hidrográfico do rio e da barra de Vila Nova de Portimão, para projecto e construção de obras hidráulicas. A planta foi remetida ao ministro da Marinha, D. Rodrigo de Sousa Coutinho.
Casou em 1789 com D. Catarina Bernarda de Melo, que faleceu a 3/06/1820. Filha de José Bernardo de Mendonça e Melo (Major) e de D. Francisca Laureana Travassos, falecida viúva em 19/11/1831.
Filhos:

Azevedo Coutinho Vilalobos Limpo de Lacerda


III.I D. Mariana Francisca Vitória de Azevedo Coutinho
Faleceu a 29/06/1824.
Casou com Manuel António dos Reis Limpo de Lacerda, Tenente Coronel em 21/04/1810 no regimento de milícias de Lagos. Servindo desde Cadete, 35 anos no regimento nº 2. Administrava um Morgado em Lagos. Nasceu a 13/11/1758 e faleceu a 4/02/1820.
Filho:

IV.I Rodrigo Limpo de Abreu Ravasco e Lacerda
Casou em 1839, com D. Maria do Carmo Sanches Barreto de Gusmão, filha de João José Sanches Pereira de Gusmão e Guiomar Francisca da Silva Barreto Correia de Lacerda
Filhos:

V.I Manuel Quaresma Limpo Pereira de Lacerda, 1º visconde de Altas Moras .
Casou em 1875 com D. Feliciana Pereira de Lacerda, nascida em 1853
Filhos:

VI.1 Rui Limpo de Lacerda.
Nasceu em 1872 e casou com Mariana do Carmo Palma
VI.2 Sebastião Limpo de Lacerda
Nasceu em 1873.
VI.3 Feliciana Pereira de Lacerda
Casou com João Bernardo Correia Caupers

VI.4 Francisco Limpo de Lacerda Sanches.
Casou com D. Maria do Carmo Pereira Sanches de Lacerda de Aguilar e Menezes Portugal, nascida em 1860.
VI.5 D. Guiomar Francisca Limpo de Lacerda Sanches
Casou com Afonso Pereira de Lacerda Aguilar e Menezes
Filha:
VII.I D. Maria do Carmo Pereira Sanches de Lacerda de Aguilar e Menezes Portugal.
Nasceu em 1860 e casou com Francisco Limpo de Lacerda Sanches
Azevedo Coutinho Brito Vilalobos

III.II José Joaquim de Vilalobos
Nasceu em 20/01/1790. Faleceu em Tavira em 9/09/1860.
Foi Tenente Coronel de Infantaria, Cavaleiro da Ordem de Avis. Condecorado com a medalha das 6 campanhas da guerra peninsular, e por sua majestade católica com a da batalha de Albuera.
Esteve 5 anos e 53 dias preso na Torre de S. Julião da Barra, de 1828 a 1833.
Em 1834, foi para chefe do estado maior da divisão militar dos Açores.
Casou a 29/08/1824, com D. Joana Eulália de Brito, irmã de António Pedro de Brito (1º barão de Cacela), filha de João Pedro de Brito, capitão dos privilegiados de Malta, em Tavira e de sua segunda mulher D. Violante Rosa de Brito.
Filhos:

IV.II José Joaquim de Vilalobos,
Nasceu em Tavira a 22/09/1828. Faleceu solteiro em 22/12/1912. Nomeou seus herdeiros, seu irmão António Pedro de Brito Vilalobos e outros parentes.
SG

IV.III António Pedro de Brito Vilalobos
Nasceu na freguesia de Salvador, Angra do Heroísmo – Açores, a 19/09/1835. Faleceu a 11/02/1915, e está no cemitério dos Prazeres, jazigo n.º 4838.
Frequentou o colégio Militar e a arma de Infantaria.
Inicia a carreira militar em 9/06/1852
Foi Tenente do batalhão de Caçadores nº 4.
Em 1874, é – lhe dada a situação de Reserva sem vencimento, reside em Tavira.
Em Outubro de 1890, no batalhão de Caçadores nº 8, reforma-se com a patente de General de Brigada, por não se sentir bem de saúde, tendo como causa nervosismo. É referido que tinha um temperamento especial.
Foi Cavaleiro da Ordem de Avis
Foi 2º e último barão de Cacela, tendo sido o título criado por D. Maria II, por decreto de 27/09/1835 e por carta de 31/01/1837 NPB – vol. 2 - Pg 456 e 457.
Casou em Tavira a 19/09/1858 com D. Brites Mariana Pimentel Mascarenhas Ferreira e Aboim, natural de Santa Maria, Tavira, filha de Rodrigo José de Sá e Aboim (Major) e de D. Joaquina Rosa Ferreira Mascarenhas. Foram dispensados em quarto grau de consanguinidade (eram parentes pelos Travassos, já que D. Brites Mariana era bisneta de Maria Teresa Travassos da Fonseca, irmã de D. Francisca Laurência Travassos).
Filho:
V.II António Pedro Aboim Vilalobos.
Nasceu em 20/12/1868.
Foi Capitão de Artilharia.
SG

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve e Alentejo

#104933 | SUÃO | 09 nov 2005 19:49 | Em resposta a: #104923

Meu Caro José Pedro Castro:

Bem haja pela sua rápida e eficientíssima ajuda.

Falarei à Senhora Drª. Alexandra Jardim amanhã mesmo.

Grato pela sua preciosa colaboração e simpáticas palavras, creia-me com os meus mais sinceros e melhores cumprimentos

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve e Alentejo

#104945 | SUÃO | 09 nov 2005 22:22 | Em resposta a: #104930

Olá José:

Folgo muito em ouvir-te. Espero que te encontres bem de saúde e com tudo a correr pelo melhor. Ainda estás no Brasil ? De qualquer maneira apita se e quando cá vieres.

A tua sugestão e os elementos genealógicos e biográficos que tiveste o cuidado de enviar são bem vindos e agradeço-os muito.


O barão de Cacela é, obviamente, um dos titulares tratado neste trabalho. Não consta da lista do tópico que avancei porque dispomos de um seu retrato; da mulher não, mas como morreu em 1837 deve ser difícil.

O meu pedido de ajuda prende-se com a necessidade e tentativa de obter iconografia dos titulares (e consortes) supra listados, apenas deles, para os quais ainda não dispomos de foto ou retrato. Claro que há outros titulares algarvios do Liberalismo, mas para esses, felizmente, já possuímos fotografia.

Um abraço também para ti do,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve e Alentejo

#105237 | SUÃO | 14 nov 2005 16:22 | Em resposta a: #104899

Caros Amigos:

Renovo o meu pedido de ajuda relativamente a iconografia sobre titulares algarvios

Cumprimentos,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve e Alentejo

#105241 | abribas | 14 nov 2005 17:11 | Em resposta a: #105237

Caro Miguel Corte-Real,

Não sei se poderá interessar, mas tenho indicação de que o irmão do meu 4º avô, José Maria del Carmen Ribas, que foi 1º flauta em Londres, onde habitou de 1826 a 1851, compôs a seguinte partitura cujo paradeiro desconheço, dedicada ao Barão de Lagos:

“Adagio and Polonaise, for the Flute with Accompaniment for the Piano Forte, Composed and Respectfully Dedicated to His Excellency, Th. Baron de Lagos, by J M Ribas. London, J Alfredo Novello.”

Os meus cumprimentos
António Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve e Alentejo

#105254 | SUÃO | 14 nov 2005 20:37 | Em resposta a: #105241

Caro António Ribas:

Apesar do barão de Lagos não ser tratado neste trabalho, por não obedecer aos critérios de selecção escolhidos, agradeço-lhe muito e registo a curiosa e interessante notícia que me dá.

Grato pela sua atenção e com os meus melhores cumprimentos,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve e Alentejo

#105264 | JCC | 14 nov 2005 21:55 | Em resposta a: #105254

Caro Miguel

Interessa-te a Viscondessa de Tavira?

Não sei se é ela de facto, mas existe um pequeno quadro em casa dos meus sogros. Veio do lado Aboim e corre na família que é ela. MAs não sei se será de facto a Viscondessa ou a sua filha que, essa sim, casou com um Aboim.

Um abraço

João CC

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve e Alentejo

#105272 | SUÃO | 14 nov 2005 22:21 | Em resposta a: #105264

Caro João:

Muito obrigado mas de facto não interessa ao nosso trabalho. Os únicos viscondes de Tavira, António de Pádua da Costa e Almeida e s/m D. Augusta Matilde de Lancastre Barros e Meneses, são estranhos ao Algarve: nem eram de uma família algarvia, nem aí nasceram ou se estabeleceram. Daí que não integrem o universo dos nossos biografados.

De qualquer maneira um muito obrigado e um grande abraço

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve e Alentejo

#105276 | abribas | 14 nov 2005 23:01 | Em resposta a: #105254

Caro Miguel Corte-Real,

Deduzo então que este barão de Lagos, título criado por D. Maria II por decreto de 21-08-1835, Henrique José da Silva (* 1796,+ 1883) não seria natural do Algarve.
Saberá algo mais deste distinto adepto da causa Liberal?

Com os meus cumprimentos,
António Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve e Alentejo

#105289 | SUÃO | 15 nov 2005 08:39 | Em resposta a: #105276

Caro António Ribas:

Tudo leva a crer que Henrique José da Silva nada tenha a ver com o Algarve. Nem sei se o Lagos do título se refere à cidade, se a Lagos da Beira. Era negociante de grosso trato quando em 5.4.1834 foi feito fidalgo de cota de armas. Foi filho de Luís António da Silva e de s/m D. Maria Porfíria (Santana, segundo a Nobreza de Portugal, que não pude confirmar); neto pat. de António José da Silva e de s/m Bárbara Inácia; neto mat. de Nicolau José e de s/m Mariana Bárbara. E é o que sei dele.

Com os meus cumprimentos,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve e Alentejo

#105302 | correa | 15 nov 2005 10:47 | Em resposta a: #104899

Caro Miguel Côrte-Real
Tenho interesse em dar-lhe uma informação particular sobre este tema.O meu endereço é acapacorreia@sapo.pt
Meus cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Titulares do Liberalismo do Algarve e Alentejo

#107326 | SUÃO | 13 dez 2005 18:31 | Em resposta a: #104899

Caros Amigos:

Renovamos o pedido de ajuda com excepção do que se refere aos titulares números 2, 4 e 13 cujos retratos entretanto foram facultados aos autores.

Com os agradecimentos antecipados,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 12:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen