Mendes - Miranda do Corvo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Mendes - Miranda do Corvo

#104920 | Sílvio Mendes | 09 nov 2005 17:08

Sr. França. Desculpe se não tenho sido claro no meu pedido. Veja abaixo as duas últimas mensagem que trocamos:

Mensagem de Pedro França em 29/10:
“Caro Sílvio: Cá estou, conforme o prometido. Então é assim:
- Peguei no assento de baptismo de seu avô, tomei nota dos nomes dos pais e dos avós paternos e maternos, dos seus lugares de origem, e pus-me à procura do assento de casamento de João Mendes do Terreiro e de Guiomar da Piedade em Miranda do Corvo. Fui avançando até que dei com o assento de João Mendes, de Vila Flor, com Maria da Piedade, dos Caseiros, tudo freguesia de Miranda do Corvo, para 13.01.1874/f. 3-3v., nº 2. Ele tinha 40 anos, serrador, ela 33 anos. Ele era viúvo de Maria Jacinta, dos Favais, Miranda do Corvo. Ela era solteira, filha de Luís Dias, dos Casados, e ela de Barbães, tudo Miranda do Corvo.
Este assento está no Lº de Casamentos nº 6 (1872-81) de Miranda do Corvo.
Enfim, vi logo que esta Maria da Piedade não era Guiomar da Piedade porque os pais de ambas não condiziam. Os pais da Guiomar são António Carvalho e Maria da Piedade, de Vila Flor. Voltei a andar para a frente e localizei o João Mendes a casar em 02.08.1887/f. 15, nº 27 - Lº de Casamentos de Miranda do Corvo nº 7 (1882-91), com Lucinda da Piedade, sendo viúvo da Maria da Piedade. Ele com 53 anos, proprietário, ela com 32, e natural de Vila Flor, filha de António Carvalho e Maria da Piedade. Os pais de João Mendes continuam a ser Manuel Joaquim e Ana Maria, de Vila Flor. Ora está resolvido o mistério: Guiomar da Piedade vem, no seu casamento, como Lucinda da Piedade. Daí que o AUC não tivesse localizado o assento. O Sílvio pode então pedir fotocópia deste assento. Não fui atrás do assento de casamento do João Mendes com Maria Jacinta porque pensei que não lhe interessava já que o seu avô vem do 3º casamento. Um abraço e tudo de bom.
Sempre, Pedro França”

Minha resposta de 31/10:
“Sr. Pedro, Muitíssimo obrigado pela atenção. Pode ser que eu precise de seus valiosos serviços. Pela mensagem acima meu bisavô paterno teve 3 casamentos. Só não entendo de onde surgiu a Guiomar da Piedade. Veja só que coisa estranha: nos registros originais de nascimento (13/06/1893, Vila Flor) e casamento (Castelo Viegas, 07/08/1918) do meu avô paterno constam que a mãe dele chamava-se GUIOMAR. Nos registros de nascimento da 1a. filha de meu avô paterno (19/10/1919, em Vila Flor) e dos filhos nascidos depois no Brasil, é mencionado que a mãe dele se chamava LUCINDA. No entanto, uma vez que o Sr. França anotou o casamento do meu bisavô como Lucinda, acho que deve ter ocorrido algum engano no registro de nascimento de meu avô paterno. Ele foi batizado na Igreja de Salvador. Meu avô paterno tinha uma irmã (que veio para o Brasil) e era mais velha que ele e pode ter nascido entre 1887-1888 e 1892 (meu avô paterno nasceu em 13/6/1893). É possível, por gentileza, verificar um possível nascimento de uma irmã de meu avô paterno ocorrido neste período? Assim poderíamos nos certificar do verdadeiro nome de minha bisavó. Muito agradecido”.

Espero que consiga encontrar esta minha tia-avó paterna.
Outra coisa, mandei e-mail para a AUC pedindo os custos da fotocópia simples destas duas certidões de casamento de meu bisavô paterno acima e ainda não responderam. Vou reenviar o email.

Obrigado e fique com Deus.
Sílvio Fernandes Mendes

Resposta

Link directo:

Mendes - Miranda do Corvo

#425701 | te_ng | 17 jul 2020 01:39 | Em resposta a: #104920

boa noite.
Sou brasileira, bisneta de Manoel Mendes, nascido em Portugal, provavelmente em Miranda do Corvo. Alguém poderia me auxiliar a encontrar o assento de nascimento? Ele é filho de Antonio Mendes e Maria da Piedade Mendes.
Obrigada

Resposta

Link directo:

Mendes - Miranda do Corvo

#432575 | Sílvio | 07 abr 2021 21:19 | Em resposta a: #425701

Boa tarde. Você tem o ano de nascimento?

Resposta

Link directo:

Mendes - Miranda do Corvo

#432576 | Jorge Resende | 07 abr 2021 22:09 | Em resposta a: #104920

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G519-9C1M?i=23&cc=1932363&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AKNP6-12N


seria este????

Resposta

Link directo:

Mendes - Miranda do Corvo

#432595 | te_ng | 08 abr 2021 17:50 | Em resposta a: #104920

obrigada pelas respostas!! consegui encontrar na conservatória de Coimbra!!!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 03:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen