Cartório Notarial Lisboa

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Cartório Notarial Lisboa

#104979 | ferrerabr | 10 nov 2005 12:09

Alguem sabe quais eram os Cartorios Notariais existentes em Lisboa e em Portugal em Geral por volta do ano 1900? Tentei encontrar na internet mas em geral nao trazem a data de fundacao.
Obrigado
Izaq

Resposta

Link directo:

RE: Cartório Notarial Lisboa

#104982 | JCC | 10 nov 2005 12:37 | Em resposta a: #104979

Caro IZAQ

Os cartórios notariais, tais como foram conhecidos até ao ano passado, tiveram uma existência efémera. De facto foram criados durante a segunda metade do séc. XX e acabaram, no ano passado, com a privatização (deveria dizer reprivatização) dos notários.

Até aquela data funcionavam notários (tabeliães) privados, cada qual com seu cartório, tendo, usualmente, os seus livros sido arquivados nos arquivos distritais e na TT.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Cartório Notarial Lisboa

#104984 | ferrerabr | 10 nov 2005 13:33 | Em resposta a: #104982

Caro Joao,
Perguntei porque fiz uma solicitacao ao Arquivo Distrital de Lisboa sobre um inventario que deve ter sido confeccionado por volta de 1875 em Faro ou em Lisboa, nao temos certeza.
E tambem um testamento que foi aberto em Salvador, Bahia mas como tinha herdeiros em Lisboa e Faro supomos que haja uma copia em Portugal. Ou mesmo um outro diferente.
A resposta do Arquivo Distrital foi de que deveriamos saber o Cartorio Notarial onde estariam depositados esses documentos.
Voce tem alguma ideia?
Respeitosamente
Izaq

Resposta

Link directo:

RE: Cartório Notarial Lisboa

#104989 | MCNN | 10 nov 2005 16:24 | Em resposta a: #104984

Caro Isaq

No que diz respeito ao inventário, experimente contactar o Arquivo do Tribunal da Boa Hora, em Lisboa.

Pela data que menciona (1875) não deverá estar ainda à guarda da Torre do Tombo.

Digo isso porque há pouco tempo procurei um inventário orfanológico de 1857 e ele não estava na Torre do Tombo mas sim no Arquivo do Tribunal da Boa Hora.

Quanto ao testamento, ele poderá estar já na Torre do Tombo.


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Cartório Notarial Lisboa

#105016 | JCC | 10 nov 2005 22:39 | Em resposta a: #104984

Caro Izaq

Por acaso estive hoje na TT a ler as fichas relativas a Inventários e Testamentos de Santarém. Existem indices alfabeticos mas não sei em que data acabam. Sei que vi alguns das primeiras décadas de sec XIX.

Penso que poderá haver cadernetas identicas para Lisboa mas não investiguei. Quanto aos arquivos dos tabeliães de Lisboa não sei se lá estão, mas pode sempre telfonar para a sala de refª e perguntar.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Cartório Notarial Lisboa

#105112 | ferrerabr | 12 nov 2005 17:26 | Em resposta a: #105016

Caro Joao,
A resposta que obtive do Arquivo Distrital de Lisboa e de que necessitava saber o Cartorio Notarial para eles fizessem um busca. A qustao e que nao estou em Portugal e nao conheco muito bem o Arquivo.
Atenciosamente
Izaq

Resposta

Link directo:

RE: Cartório Notarial Lisboa

#105157 | Luis K. W. | 13 nov 2005 13:03 | Em resposta a: #105016

Caro João C. C.,
Conta-me lá ONDE estão essas fichas de Inventários e Testamentos?!?
Estou interessado noutros Distritos que não o de Santarém, mas que também espero que estejam (aqui) na Torre do Tombo.
Um abraço.
Luís K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Cartório Notarial Lisboa

#105195 | JCC | 13 nov 2005 23:40 | Em resposta a: #105157

Olá Luiz

Infelizmente para ti não há todas. O Fundo acho que se chama "provisões", as cadernetas estão a seguir às da OXº e salvo erro só há Santarem e Tomar :-(

Um abraço

João

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 21:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen