Arvore genealógica

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Arvore genealógica

#105 | Lucia Raposo | 16 set 2000 19:25

Antes de mais gostaria de informar que sou 'novata' neste assunto que tanto me fascina. Desde já peço desculpa por alguma pergunta que considerem mais ingénua da minha parte.
Indo agora ao que realmente me levou a integrar este 'site', gostaria de saber quais são os paços iniciais ou o que posso fazer para descobrir a minha árvore genealógica (até tempos longínquos). Levará MUITO tempo? Será dispendioso? Qual será o tipo de ajuda que me poderão dar nesta caminhada?
Obrigada pela atençao, Até breve
Lucia Raposo

Resposta

Link directo:

RE: Arvore genealógica

#109 | Colibri | 17 set 2000 00:27 | Em resposta a: #105

Lucia.
Não te poderei ajudar muito pq eu tb estou me vendo enrrolada para fazer minha árvore.
Mas eu penso que vc tem que construir uma folha onde vc possa recolher a máximo de dados dos seus familiares como eu fiz. Vc tem que colocar tudo em papel para não perder suas informações.
Depois é começar a falar com pessoas da sua geração e contactar com os mais idosos de sua família.
O processo é longo mas com o tempo para mim tornou-se cada vez mais interessante.
Eu neste momento já tenho algum dinheiro gasto nos pedidos de certidões que fiz.
Minha dificuldade neste momento está em familiares que foram para o Brasil construíram por lá suas famílias e nunca deram notícias.Acabando até por falecerem por lá em parte incerta.
Não te posso ajudar muito, mas foi assim que eu comecei minha árvore.
Se eu puder ajudar, eu ajudo.
Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Arvore genealógica

#110 | zmcm | 17 set 2000 01:18 | Em resposta a: #105

Cara Lucia :
O Trabalho de construir uma árvore genealógica é grande e muito moroso, mas tb lhe digo que quanto mais fôr avançando mais absorvente se torna.
Terá que começar por saber as datas de nascimento dos seus avós, pedir as certidões de nascimento dos mesmos onde constam as nomes dos bisavós e o local de nascimento, poderá tentar tb as certidões de casamento e por aí adiante, faça sempre as contas para trás para calcular as datas de nascimento abragendo entre 18 e 30 anos, já que antigamente as pessoas casavam cedo.
existe um livro na torre do tombo em Lisboa que tem toda a informação de onde se encontram as diversas certidões por freguesias e anos, com este livro poderá mais facilmente pedir as diversas certidões que necessita. Hoje em dia poderá recorrer igualmente aos arquivos históricos dos Mormons que já fizeram quase totalmente o levantamento dos arquivos distritais, tendo microfilmada tudo, é relativamente fácil azer pesquisas nestes arquivos.

boa sorte
zmcm

Resposta

Link directo:

RE: Arvore genealógica

#112 | Genea Portugal | 17 set 2000 01:51 | Em resposta a: #105

Muito brevemente tenciono acrescentar aqui uma página tipo-ABC dos primeiros passos. Entretanto, não se desculpe: ninguém nasce ensinado e a genealogia é, apesar de "auxiliar", uma ciência! Tempo? Leva algum. Caro? Nem por isso: uma certidão de nascimento custa hoje em dia, penso eu, 1.000$00. Mas se calhar, nem precisa delas. Primeiro passo: saiba com a maior exactidão possivel as datas e locais de nascimento dos seus pais e dos seus avós. Aí, nomedamente em relação aos seus avós, vai encontrar referências aos seus bisavós e respectivas naturalidades. A partir de certa altura, os registos já não estão nas conservatórias mas nos arquivos distritais. E aí, a consulta é grátis e por sua conta. Tudo começa a ficar mais barato mas também mais trabalhoso. Mas também mais excitante! Tipo detective, qual Sherlock Holmes. E é a parte mais fascinante da investigação genealógica. Cada descoberta é uma alegria! Vá em frente e conte com os muitos amigos que aqui vai criar! A começar por mim!

Resposta

Link directo:

RE: Arvore genealógica

#132 | Lucia Raposo | 17 set 2000 14:12 | Em resposta a: #109

Muito obrigada Colibri

Resposta

Link directo:

RE: Arvore genealógica

#133 | Lucia Raposo | 17 set 2000 14:14 | Em resposta a: #110

Muito Obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: Arvore genealógica

#142 | Colibri | 18 set 2000 00:30 | Em resposta a: #105

Lucia
Vai dar uma volta em: www.genealogia.com.br/
Vc lá vai entrar algumas informações de como fazer sua árvore de família.
Um abraço.
Colibri

Resposta

Link directo:

RE: Arvore genealógica

#1825 | AESPCB | 19 jan 2001 23:43 | Em resposta a: #112

Cara Lucia Raposo, conhece a Associação Portuguesa de Genealogia?
Poderá adquirir a revista "Raizes e Memórias" da referida associação, na livraria Ferin, em Lisboa,na Rua Nova do Almada, muito perto do Tribunal da Boa Hora. Para se ir habituando aos meios e aos métodos da genealogia, penso que poderá ser de muita utilidade para si.
Se quiser mais informações, é só dizer.
iso00301@hotmail.pt
Disponha.
Abílio Pinto e Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 21:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen