Familia Salgado de Andrade

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

Familia Salgado de Andrade

#105031 | Cult | 11 nov 2005 00:15

Procuro descendentes do ramo dos Salgado de Andrade origem Tras-os-Montes,
Trisavo Eduardo Antonio de Almeida Andrade casado com Angelica Camila Salgado de Andrade.O meu trisavo era juiz em Vila Nova de Foz Côa,tiveram 9 filhos,eu sou descendente directa do 7º filho,Jorge Agostinho Salgado de Andrade meu bisavo,nascido em Cardanha,falecido no Brasil em Belem,que teve dois filhos ,a minha avo paterna Angelica Salgado de Andrade e Agostinho Salgado de Andrade meu tio-avo.Gostava imenso de conhecer mais detalhes sobre as minhas origens.
Atentamente,
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Salgado de Andrade

#105073 | CBBC3 | 11 nov 2005 21:26 | Em resposta a: #105031

Maria,
Dê uma lida na mensagem que enviei a nosso amigo Breno Barra. Caso seja de seu interesse, poderemos nos unir nessa tarefa, é claro, sem dispensar a ajuda valiosa dos nossos demais amigos deste forum. Saudações,
Celina da Cunha - Belém - Pará - Brasil.

Resposta

Link directo:

Salgado de Andrade

#105190 | tfp | 13 nov 2005 21:30 | Em resposta a: #105031

Cara Maria,

Eis o que diz o Abade de Baçal ("MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO - HISTÓRICAS DO DIS TRITO DE BRAGANÇA" - Tomo XI) sobre um dos irmãos do seu trisavô:

"SALGADO DE ANDRADE (Carlos Alberto), doutor em medicina pela Escola
Médica do Porto, onde terminou o curso em 1901. Nasceu em Carviçais, concelho
de Moncorvo, em 1877 e morreu em Vila Nova de Foz Côa, onde casara
e residia, a 9 de Dezembro de 1913. Era filho do dr. Eduardo de Almeida
Andrade, de Vila Nova de Foz Côa, e de D. Angélica Camila Salgado Valente,
de Carviçais: neto de Agostinho Luís Salgado, abastado proprietário em Carviçais,
Felgar, Fornos e Cardanha, senhor da casa brasonada da rua da igreja
de Carviçais (757), bisneto do capitão João Baptista Salgado, que muito se distinguiu
na guerra contra os franceses."

"757 - Ver tomo VI, p. 764, onde deve emendar-se o equívoco de dar Agostinho Luís Salgado, como natural de Espanha, quando é de Portugal e nasceu em Carviçais, bem como seu pai, o capitão João Baptista Salgado e o do informador D. Júlio Dube Salgado para D. Júlia Dulce Salgado de Andrade, neta do Agostinho, irmã do dr. Carlos Alberto Salgado de Andrade, que hoje está de posse da casa brasonada de Carviçais."

E continua...

"Em poder de Acúrsio Vasco Salgado de Andrade, grande proprietário de
Vila Nova de Foz Côa, irmão do dr. Carlos Alberto, encontram-se os seguintes
documentos:
1 — Pergaminho-carta de mercê ao padre José Salgado, natural de Carviçais,
regular da Companhia de Jesus, da pensão de cem réis por dia. Lisboa,
14 de Janeiro de 1763.
2 — Patente de nomeação de Manuel António Rodrigues Salgado, capitão
de ordenanças de Fornos e Mazouco, concelho de Freixo de Espada à Cinta.
Lisboa, 13 de Janeiro de 1770.
3 — Pergaminho-carta de formatura em matemática na Universidade de
Coimbra do dr. João Baptista Salgado, de Carviçais, filho legítimo de José
Luís Salgado Valente. Simpliciter. Coimbra, 12 de Julho de 1803.
4 — Carta de promoção do tenente João Baptista Salgado, a capitão do
Regimento de Milícias de Moncorvo. Rio de Janeiro, 7 de Junho de 1810.
5 — Pergaminho-carta de doação a D. Angélica Maria Salgado, de Freixo
de Espada à Cinta, de dois mil cruzados e a terça parte de seus bens, feita por
seu tio padre Manuel José Rodrigues. Lisboa, 22 de Dezembro de 1815.
6 — Carta de nomeação de José Joaquim Salgado, para capitão de ordenanças
do Felgar, distrito da capitania de Moncorvo. Lisboa, 22 de Dezembro
de 1824."

Espero que estes dados ajudem na sua pesquisa.

Com os melhores cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Salgado de Andrade

#105193 | Cult | 13 nov 2005 23:00 | Em resposta a: #105031

Caro Tiago
Muito obrigada pela sua ajuda..ja me foi possivel encontrar uma copia com o brasao usado pelo meu bisavo,Jorge Agostinho Salgado (e do qual disponho dum anel com esse mesmo brasao)que era irmao do Carlos Alberto que menciona,visto ambos serem filhos de Eduardo Antonio Almeida Andrade e Angelica Camilo Salgado Andrade.Gostava imenso de poder inserir este brasao para poder confirmar mas nao sei como.
Agradecia a sua ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Salgado de Andrade

#105213 | Conde | 14 nov 2005 10:44 | Em resposta a: #105031

Minha Senhora:
Sugiro-lhe a leitura da obra "A Quadrilha dos Marçais" de Dr. Silvério de Campos Henriques Salgado de Andrade, onde vem a história da sua família, do Brasão que usam (Pina Tavares), dos Salgados Valente de Bermudes, e tudo o mais que se prende com as lutas em Foz Côa com os Marçais. A vossa pedra de armas está em Fozcôa e vem reproduzida nesse livro. Foi usurpada pelos Marçais em "Os Marçais de Foscôa".
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Salgado de Andrade

#105260 | Cult | 14 nov 2005 21:39 | Em resposta a: #105213

Caro Conde
Muito obrigado pela sua ajuda.Na minha pesquisa consegui encontrar registos referentes a Antonio de Andrade Pina Tavares casado com Anna Maria Neves Reyna com uma data(nao sei se estara correcta) anterior a 1784.Vou tentar adquirir esta obra.Se me puder indicar onde e possivel compra-la fico muito agradecida.
Ate breve
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Salgado de Andrade

#105273 | LCM | 14 nov 2005 22:38 | Em resposta a: #105260

Sabe as ascendência de António de Andrade Pina Tavares? Tem alguma relação com estes http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=2916

Muito obrigado.
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Salgado de Andrade

#105282 | Cult | 15 nov 2005 00:45 | Em resposta a: #105273

Caro Lourenço

a unica "pista" sobre a ascendencia de Antonio Andrade Pina Tavares,refere-se a um Manoel de Pina Tavares que deduzo que seja o pai deste Antonio.Mas as origens da minha familia estao ligadas a estas localidades: Vila Nova Foz de Côa,Cardenha,Carviçais e sugundo consta ligados aos Soutelos e Bermudes.
Se souber mais alguma coisa eu informo.
Atentamente
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Salgado de Andrade

#105298 | Conde | 15 nov 2005 10:15 | Em resposta a: #105260

O livro deve estar esgotadíssimo. Talvez o consiga ver na BNL ou na família do autor, actualmente nos descendentes do Prof. Mesquita creio que parente chegado do recem-eleito Presidente da C.M. de Foz Côa.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Salgado de Andrade

#106167 | RPGL | 26 nov 2005 00:35 | Em resposta a: #105031

Olá Maria
A casa onde seu bisavó nasceu foi a casa onde minha avó e minha mãe nasceram. Não tenho a esta hora e aqui comigo as certidões de nascimento que comprovam como e "onde" nos relacionamos, mas amanhã vou-lhe responder com esses dados. De qualquer forma tenho quase a certeza absoluta de que somos familiares. Posso adiantar-lhe que a familia actual também vendeu o solar de Carviçais e da Cardanha ( meados do sec.XX) pelo que actualmente nenhuma destas duas casas está infelizmente na nossa posse, de qualquer forma este ramo da família continua ainda ligada ao mesmo espaço geográfico. Rui

Resposta

Link directo:

RE: Familia Salgado de Andrade

#106189 | Cult | 26 nov 2005 12:30 | Em resposta a: #106167

Ola Rui
Muito obrigada pela sua resposta.Fico a aguardar mais informações da sua parte.No caso dos solares eu ja tinha tido alguma informação sobre o património da familia,o que infelizmente pelo que sei muitos dos bens foram dispersos já no tempo da minha avó paterna(Angélica Salgado).
Espero noticias suas e que possamos conversar mais sobre este assunto.
Da sua "parente"
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Salgado de Andrade

#106212 | PinheirodeCampos | 26 nov 2005 15:25 | Em resposta a: #105031

Cara Maria

Tenho algunmas linhas da sua família pelas ligações que tenho em Foz Côa e em Moncrovo. Agradeço que em contacte para o meu mail a ver o que conseguimos!

JORGE AGOSTINHO SALGADO DE ANDRADE,nasceu na Cardanha em 9 de Março de 1881 e aí foi baptizado a 28 de Abril,sendo padrinhos os avós maternos.

Ao dispor

Filipe Pinheiro de Campos
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Familia Salgado de Andrade

#106249 | RPGL | 26 nov 2005 19:53 | Em resposta a: #106189

Olá Maria
A minha avó usava o seguinte nome:
Maria Angélica Salgado Andrade Rodrigues Pinto de Magalhães embora no registo de nascimento só conste, Maria Angélica Rodrigues de Magalhães(1915).
Era filha de Ambrozina Angélica Salgado de Andrade Rodrigues(1895).
Neta de Camilla Aureliana Salgado de Andrade (?)
Bisneta de Eduardo d´Almeida Andrade e de Angélica Camilla Salgado de Andrade.
Todos estes dados foram retirados da certidão paroquial de nascimento da minha avó "Maria Angélica" e de certidão paroquial de nascimento de sua mãe "Ambrozina Angélica" onde constam todos este nomes.
De seu "parente"
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Familia Salgado de Andrade

#106251 | Cult | 26 nov 2005 20:25 | Em resposta a: #106249

Ola Rui..

Bem está confirmado sem qualquer dúvida o nosso parentesco.Sou sua prima em 4º grau.Deduzo por isso que o Rui seja mais jovem do que eu(42 anos).Camila Aureliana Salgado de Andrade era irmã do meu bisavo(Jorge Agostinho Salgado de Andrade, filho de Eduardo D´Almeida Andrade-meu trisavo e teve nove filhos).Neste caso o meu falecido pai(filho de Angelica Salgado de Andrade e minha avo paterna)era primo em 2ºgrau da sua avó Angelica..
Tenho mais informaçoes sobre a nossa familia e as armas respeitantes ao solar de Carviçais.
Aguardo noticias suas.
Da sua prima
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Salgado de Andrade

#106260 | RPGL | 26 nov 2005 21:35 | Em resposta a: #106251

OLá Maria,
Tenho 35 anos.
Fiquei muito contente em "descobrir" este nosso parentesco. Talvez agora de forma mais privada poderemos contactar-nos via email. O meu é rpgl@netcabo.pt.
Tenho algumas informações e histórias da nossa família. Fico a aguardar que me contacte para debatermos esta nossa história comum. Note que nós continuamos muito ligados aquelas terras.
Seu primo, Rui

Resposta

Link directo:

Brasões e Arvore Familia Salgado de Andrade

#107092 | veroverso | 09 dez 2005 00:42 | Em resposta a: #105031

Desculpem intrometer-me na conversa.
Queria perguntar se já têm conhecimento da Fotobiografia do Pintor Agostinho Salgado, filho de Jorge Agostinhp Salgado de Andrade e neto de Eduardo António de Almeida Andrade.
Tem várias fotos dos brasões utilizados (inclusive os da casa dae Foz Côa, de Carviçais e da Cardanha.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Brasões e Arvore Familia Salgado de Andrade

#107565 | RPGL | 17 dez 2005 22:02 | Em resposta a: #107092

Sabe dados da edição? (para poder adquirir).
Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Salgado de Andrade

#120866 | ritafig | 16 jun 2006 02:38 | Em resposta a: #105031

Maria,

Não sou descendente do ramo dos Salgado de Andrade mas o seu tio-avô, Agostinho Salgado, era meio-irmão (por parte materna, Julieta Carolina) da minha avó, Maria do Carmo dos Santos Araújo Figueiredo.
Decerto terá conhecimento da vida e obra do seu tio-avô, preciosamente ilustrada em: "Agostinho Salgado Fotobiografia, Um luminoso silêncio."

Rita Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Brasões e Arvore Familia Salgado de Andrade

#120867 | ritafig | 16 jun 2006 02:47 | Em resposta a: #107565

Só agora li esta mensagem e por isso não sabia que já havia sido referido o respectivo livro.
"Agostinho Salgado. Fotobiografia. Um luminoso silêncio"
Autores: Maria Manuel Baptista e José Maria Lopes
Editora: Ver o Verso

Sei que pode adquiri-lo no Museu da Quinta de Santiago (Centro de Arte de Matosinhos) onde também poderá apreciar algumas das obras.

Rita

Resposta

Link directo:

RE: Familia Salgado de Andrade

#181797 | kingzinho | 24 jan 2008 17:42 | Em resposta a: #106167

Caro Rui,

a minha família também é da zona de Moncorvo e, pelas minhas pesquisas, temos ascendência comum. Poderia fazer o favor de me contactar para o email joaoediogo@gmail.com.

Abraço

João Emanuel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Salgado de Andrade

#182210 | kingzinho | 27 jan 2008 14:49 | Em resposta a: #105031

Cara Maria,

temos ascendentes comuns (Eduardo e Angélica), seus trisavós são também meus ascendentes directos. Se puder entre em contacto comigo.

Obrigado

João Emanuel Diogo
(joaoediogo@gmail.com)

Resposta

Link directo:

RE: Familia Salgado de Andrade

#185207 | felynus | 17 fev 2008 23:26 | Em resposta a: #105031

Olá a todos. Sou descendente de Carviçais. Tenho maisde 5.000 registos anteriores a 1900 e sempre a aumentar, desta pequena aldeia no nordeste de Portugal.
Tenho os registos de nascimento de muitos Salgados incluíndo de quem se fala neste tópico.
Contactem-me.

www.morgados.com.sapo.pt

carlosmartinsmorgado@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Salgado de Andrade

#185210 | Filipe PC | 17 fev 2008 23:43 | Em resposta a: #185207

Caro Carlos

Tenho tb muita coisa de Carviçai e precisava de uma ajudinha com um nascimento caso possa.

O meu mail é pinheirodecampos ARROBA gmail PONTO com

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Salgado de Andrade

#187908 | RUKA | 11 mar 2008 23:46 | Em resposta a: #105213

estando a investigar factos históricos sobre a "Quadrilha dos MarçaiS,bem como das
outras Quadrilhas, existentes à época,e solicitava ao sr. Conde, se nâo vir algum inconveniente, se me poderia fornecer elementos escritos à época que baseados em
factos históricos. comprovem a razâo de serem cognominados como "QUADRILHA",
POIS QUE ENTRAM EM CONTRADIÇÂO COM A NOTA DE ASSENTOS DOS FEITOS MILITARES DO GENERAL JOÂO ANTÓNIO MARÇAL DURANTE TODA A SUA CARREIRA MILITAR!
OS MEUS ANTECIPADOS AGRADECIMENTOS.

RPA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Salgado de Andrade

#187974 | Conde | 12 mar 2008 13:20 | Em resposta a: #187908

Se acha que eu defendo uns e acuso os outros, posso dizer-lhe que entre ambas as facções venha o diabo e escolha. Espero que ambos os lados (e sou descendente de miguelistas e liberais) se tenham arrependido do mal que tivessem feito e descansem em Paz.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Salgado de Andrade

#196627 | Caro75 | 16 mai 2008 14:46 | Em resposta a: #105031

Não sou descendente do ramo dos Salgado de Andrade mas a minha familia materna é de Carviçais. Comecei a fazer a minha arvore genealogica e ando a procura de fotos antigas de Carviçais.
Ja encontrei algumas no site "Forum Carviçais" mas gostava imenso de encontrar mais fotos sobre Carviçais. Se tiver gostaria muito partilhar com você.

Muito obrigada,
Carina (Inglaterra)

Resposta

Link directo:

Familia Salgado de Andrade

#368089 | Birmingham | 09 abr 2016 14:39 | Em resposta a: #105031

Boa tarde,

Estou a residir no Reino Unido a varios anos, e agora que tenho mais disponibilidade, agradeço a quem tenha informações, fotos antigas ou documentos da história da minha familia, e que possa partilhar as mesmas.
Neste momento tenho o registo actualizado neste site para consulta e obter registos e certidoes.

Um Bom Fim de Semana para todos,

Maria

Resposta

Link directo:

Familia Salgado de Andrade

#389887 | Birmingham | 08 mar 2018 19:14 | Em resposta a: #187974

Caro Conde,

Depois de varias tentativas para obter o livro " A quadrilha dos Marcais", agradecia o seu conselho , se conhece alguma livraria que ainda tenha disponivel esta obra.
Resido no Reino Unido, e sou descendente da familia Salgado de Andrade.

Cordialmente,
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 21:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen