Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

#105144 | Beatriz Machado | 13 nov 2005 02:08

Boa noite,
Se alguem tiver informações sobre os Machado de S.Torcato-Guimarães, e pudesse trocar comigo, agradecia. Eu tenho algumas mas ainda vou no começo.
O meu bisavô era João Machado, filho de Domingos Machado e Maria Rosa. O Domingos Machado era filho de Fortunato Machado e Benta Bernardina.
Muito obrigado pela vossa atenção.
Bota

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

#105767 | RuiFaria | 20 nov 2005 22:36 | Em resposta a: #105144

Caro Bota.
Eis a informação que possuo e que creio lhe será útil.
Fortunato Machado foi exposto em criança, pelo que não existe qualquer informação relativa à sua ascendência. Não sabemos onde foi exposto mas é provável que tenha sido na roda de Guimarães.
Casou em São Torcato aos 24-Maio-1821 com Benta Bernardina Rosa, º Idem 17-Jun-1796. Filha de Manuel Fernandes, natural de Atães Santa Maria, fal. São Torcato 09-Set-1821, e de sua mulher Josefa Maria da Silva º Idem 17-Out-1766 e fal. Idem 20-Abr-1830. Aí haviam casado aos 19-Jun-1789.
Tinha como avós paternos Manuel Fernandes e Ana Maria da Silva do lugar da Quintã Atães Santa Maria.
Quanto aos vós maternos, apenas conhecemos a avó Catarina Ribeira por ter sido, como tantas outras, mãe solteira.
A ascendência de Catarina continua em São Torcato. Viveu no lugar do Pinho, mas nascera no lugar de Mogege da mesma freguesia aos 05-Dez-1728. Era filha de 1)João Ribeiro º Idem 08-Abr-1707 e fal. Idem 30-Dez-1789, e de 2) Helena da Silva º Idem 11-Out-1702 e fal. Idem 30-Jun-1783. Haviam casado, também em São Torcato aos 17-Set-1727.
1) João Ribeiro nascera no lugar de Monte Negro, era filho de outro 3) João Ribeiro, º Idem 14-Jun-1666 e fal. Idem 10-Dez-1705; e de sua mulher 4) Catarina de Freitas º Idem, em data desconhecida, e fal. Idem 21-Set-1734, casaram em São Torcato aos 31-Ago-1699.
2) Helena da Silva nascera no lugar de Mogege e era filha de 5) Francisco da Silva º São Torcato 12-Abr-1662 e fal. Idem 09-Mar-1709, e de sua mulher 6) Maria Gonçalves º Idem 27-Fev-1675 e fal. Idem 10-06-1734. Haviam casado, também em São Torcato aos 08-Fev-1699.
3) João Ribeiro era filho de Pedro Domingues fal. São Torcato aos 29-Set-1684 e de sua mulher Helena Gonçalves fal. Idem 01-Jan-1715.
4) Catarina de Freitas era filha de mãe solteira Margarida Francisca e de Torcato de Freitas.
5) Francisco da Silva era filho de João Barroso e de Maria Gonçalves do lugar de Agra, casados aos 29-Abr-1658.
6) Maria Gonçalves era filha de 7) António Veloso fal. São Torcato 04-Abr-1719 e de sua mulher 8) Maria Gonçalves, haviam casado idem aos 02-Abr-1674.
7) António Veloso era natural de Gonça São Miguel filho de Gonçalo Veloso e de sua mulher Senhorinha Gonçalves.
8) Maria Gonçalves era filha de 9) José Gonçalves º São Torcato 16-Abr-1613 e fal. Idem 07-Mar-1680, e de sua mulher Domingas João fal. Idem 29-Dez-1680. residiram em Agra.
9) José Gonçalves era filho de 10) Gonçalo Manuel, º Idem (em data desconhecida) fal. Idem 30-Jul-1644, e de sua mulher Maria Afonso Gonçalves, filha de Afonso Gonçalves e de Isabel Gonçalves natural de Rendufe São Romão onde se recebeu com seu marido aos 19-Abr-1602.
10) Gonçalo Manuel era filho de Manuel Domingues natural de Agra, São Torcato e fal idem 16-Maio-1634, e de sua mulher Lucrécia Gonçalves fal. idem 02-Nov-1634. Haviam sido recebidos em São Torcato aos 13-Abr-1578.
O assento de óbito de Manuel Domingue refere mais ou menos o seguinte: morreu pobre miserável mais que qualquer um desta freguesia apesar de seu filho rico não lhe acudir. Era filho de Amador Gonçalves e de sua mulher Catarina Fernandes do casal de Agra.
Lucrécia Gonçalves havia nascido no lugar do Assento e era filha de Sebastião Gonçalves fal. 20-Jul-1594 e de sua mulher Cecília Gonçalves fal. Idem 30-Out-1592.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

#105779 | Beatriz Machado | 21 nov 2005 01:22 | Em resposta a: #105144

Boa noite Rui Faria
Obrigado pela sua resposta e pelas suas informações. Vou tentar confirmar com o que vou obtendo de informação dos arquivos e situar-me na sua informação que é muita (ainda bem). Se se confirmar(e penso que sim) é um grande avanço neste ramo da minha familia. Estou a viver em Loulé e a minha pesquisa vai sendo feita via postal, o que se torna muito lenta.
Já agora aproveito para lhe fazer uma pergunta: Existe alguma documentação sobre as rodas? Pode-se fazer pesquisa sobre crianças lá abandonadas?
Agradeço-lhe a atenção dispensada.
Cumprimentos.
Bota

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

#105835 | Beatriz Machado | 21 nov 2005 20:24 | Em resposta a: #105767

Caro Rui Faria
Não haverá engano na data de nascimento do João Ribeiro filho 8/04/1707, quando o pai, também João Ribeiro, faleceu em 10/12/1705.
Cumprimentos
Bota

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

#105846 | RuiFaria | 21 nov 2005 23:14 | Em resposta a: #105144

Caro Bota.
Obviamente que existe uma incompatibilidade entre datas, de momento não tenho os dados comigo, mas creio que nas próximas horas poderei desfazer o erro.
Quanto à Roda, sabemos que a de Guimarães possui registo de baptizados dos expostos, provavelmente o de Fortunato se aí foi exposto. Permanece todavia a dúvida de saber onde este foi exposto, ao registo de casamento e do nascimento dos filhos não aparece qualquer referência, apenas nos indíca que foi exposto.
A única hipótese que resta para podermos ultrapassar esta dificuldade é encontar o registo de óbito, que de momento não possuo, que nos poderá indicar a sua idade e permitir establecer um ano provável para o nascimento, e a partir daí procurarmos os Forttunatos expostos nesse ano na Roda.
Na melhor das hipóteses, o que será muito improvável, é o seu registo de óbito nos referir os pais.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

#105847 | RuiFaria | 21 nov 2005 23:15 | Em resposta a: #105144

Caro Bota.
Obviamente que existe uma incompatibilidade entre datas, de momento não tenho os dados comigo, mas creio que nas próximas horas poderei desfazer o erro.
Quanto à Roda, sabemos que a de Guimarães possui registo de baptizados dos expostos, provavelmente o de Fortunato se aí foi exposto. Permanece todavia a dúvida de saber onde este foi exposto, ao registo de casamento e do nascimento dos filhos não aparece qualquer referência, apenas nos indíca que foi exposto.
A única hipótese que resta para podermos ultrapassar esta dificuldade é encontar o registo de óbito, que de momento não possuo, que nos poderá indicar a sua idade e permitir establecer um ano provável para o nascimento, e a partir daí procurarmos os Forttunatos expostos nesse ano na Roda.
Na melhor das hipóteses, o que será muito improvável, é o seu registo de óbito nos referir os pais.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

#105856 | Beatriz Machado | 22 nov 2005 01:51 | Em resposta a: #105846

Caro Rui Faria
Onde estão esses registos da Roda? No Arquivo Municipal Alfredo Pimenta(supondo que tenha sido exposto na Roda de Guimarães), no Arquivo Distrital de Braga?
Cumprimentos
Bota

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

#105886 | RuiFaria | 22 nov 2005 16:31 | Em resposta a: #105856

Caro Bota.
Os registos da Roda de Guimarães estão no Arquivo Alfredo Pimenta.
Relativamente ao óbito de João Ribeiro este ocorre a 10-12-1715 e não 1705, como por lapso registei.
Qualquer informação relativa a São Torcato e sua população, estou disponível.
Cumprimentos,
Rui Faria.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

#107373 | Beatriz Machado | 14 dez 2005 17:23 | Em resposta a: #105886

Caro Rui Faria,
Já tenho a informação que Fortunato Machado foi exposto na Roda da Vila de Guimarães (já tenho o registo de casamento). Sei, também, que existiram dois Fortunatos um em 1787 e outro em 1788. Estou à espera das informações que pedi. Logo que as tenha comunico-lhe.
Cumprimentos
Bota

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

#107433 | Beatriz Machado | 15 dez 2005 21:32 | Em resposta a: #105886

Caro Rui Faria
Sabe a data de óbito de Fortunato Machado?
Cumprimentos,
Bota

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

#107434 | RuiFaria | 15 dez 2005 21:58 | Em resposta a: #107433

Caro Bota
Fiz o lavantamento exaustivo de toda a paróquia apenas até 1850. O Fortunato Machado deve ter falecido após essa data. Ainda tenho algumas informações a dar-lhe, mas cometi a imprudência de perder as notas que havia colectado. Como de momento tenho andado bastante ocupado, terá que aguardar até que consiga reunir de novo os elementos em falta.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Faria de S.Torcato-Guimarães

#118016 | DiogoGomesdeAraújo | 04 mai 2006 18:48 | Em resposta a: #105886

Estimado Rui,

Dado os conhecimentos que tem sobre São Torcato, gostaria de saber se tem informações sobre uns antepassados meus que aí habitaram.

De acordo uma foto de uma pintura a óleo pode-se ler o seguinte: "Josefa Benedita viúva de João? Ribeiro? de Faria da Casa de Corrondela a que lançou a primeira pedra para a construção do Santuário de São Torcato no ano de 1825".

Agradecendo antecipadamente a atenção dispensada, despeço-me com cumprimentos,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Faria de S.Torcato-Guimarães

#118029 | Carlos Silva | 04 mai 2006 22:06 | Em resposta a: #118016

Caro Diogo,

Desculpe meter-me no assunto sem ser chamado. Contudo pode interessar saber que nos Manuscritos do Abade de Tagilde vem referida a Casa de Corrondela, e tambem pelo menos um senhor da dita, Antonio Ribeiro de Faria.

Pode ver online (e gratuitamente) no site da Casa de Sarmento, e mais precisamente na revista de Guimaraes.
Talvez conheça o site, a revista e os manuscritos.

Caso nao conheça o tal artigo, pode là chegar da forma seguinte:

No site da "Casa de Sarmento", clique
>NDAT - Núcleo de Documentação Abade de Tagilde
e depois
>Revista de Guimarães
nesta
>Índices
nestes
>Por Autor
veja finalmente:
ALVES, José Maria Gomes
um dos artigos da serie : « Apontamentos para a História do Concelho de Guimarães. Manuscritos do Abade de Tagilde. Notas e comentários »

nào passo sem lembrar, mais uma vez, o consideravel interesse da mais que centenaria revista de Guimaràes.

Melhores cumprimentos
Carlos P.M.M. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Faria de S.Torcato-Guimarães

#118039 | DiogoGomesdeAraújo | 05 mai 2006 10:29 | Em resposta a: #118029

Estimado Carlos,

Muito obrigado pelas dicas que me deu e por me ter dado a conhecer a Revista de Guimarães, assim como todo o site da Sociedade Morais Sarmento. Também tive a oportunidade de consultar outros tópicos onde abordou este tema, pelo que gostaria de o felicitar por isso.

Agradecendo que me dê conta destes Ribeiro Faria da Casa de Corrondela sempre que com eles se cruzar, despeço-me com um abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

#141398 | acardote | 23 jan 2007 22:55 | Em resposta a: #105886

Caro Rui Faria,
Sabe da existencia de um lugar chamado Cardote na freguesia de S. Torcato-Guimarães?

Cumprimentos,

Antonio cardote

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

#177435 | soniamw | 21 dez 2007 20:34 | Em resposta a: #141398

Caro Rui,
Preciso localizar familia de Bento Alves Machado Guimarâes.

Estou morando atualmente em Peniche, e meu bisavô (Bento Alves Machado Guimarães-1850Nascimento) foi ainda jovem para o Brasil, e casou-se com uma brasileira, cresci, ouvindo e segundo registro de casamento dele no brasil, era de Famalicão. mas não tem o nome dos pais dele. Gostaria de localizar e fazer a nossa arvore genealogica.
Agradeceria qualquer informação.
Sonia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

#177509 | aguerreiro | 22 dez 2007 11:26 | Em resposta a: #177435

Sónia
Pelo nome, apelidos e naturalidade o seu bisavô seria de Joane e familiar (irmão ou tio) do 1º barão de Joane, pai do Dr. Bernardino Machado Guimarães, um dos presidentes da república. siga esta dica.
Cumprimentos.
Aguerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

#177515 | soniamw | 22 dez 2007 12:33 | Em resposta a: #177509

Sim , isto tenho conhecimento, que se fala que eram primos, mas como não tenho confirmação, estou pesquisando.
Você tem algum contacto sobre esta familia?
Agradeceria muito.
Sonia

Resposta

Link directo:

Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

#360315 | JOSE JACINTO | 09 ago 2015 21:53 | Em resposta a: #105144

eu maria alcina machado sou neta de manuel machado e rosa maria bisneta de fortunato machado e benta bernardina.cump.


Resposta

Link directo:

Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

#377381 | mariomachado | 26 jan 2017 23:58 | Em resposta a: #105144

Boa noite,
Caro Bota gostava de poder trocar algumas informações consigo, o meu bisavô chamava-se Francisco Agradeço desde já a sua atenção
José Mário da Costa Machado

Resposta

Link directo:

Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

#377382 | mariomachado | 27 jan 2017 00:08 | Em resposta a: #377381

não estou a conseguir corrigir o lapso na questão anterior em falta:
Francisco David Machado filho de Domingos Machado e Maria Rosa Fernandes, trisavôs comuns?

Resposta

Link directo:

Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

#377411 | soniamw | 28 jan 2017 17:18 | Em resposta a: #377382

Meu bisavô e Bento Alves Machado Guimarães, de Quintaes,Guimaraes.

Resposta

Link directo:

Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

#379119 | Bea Bota | 25 mar 2017 20:02 | Em resposta a: #360315

Boa tarde,
Desculpe estive afastada deste ramo porque estive a investir no ancestrais do meu marido, que é algarvio.
Eu sou tetraneta de Fortunato Machado e Benta Bernardina. Tem algum conhecimento destes seus antepassados. Gostava de trocar informações.
Melhores cumprimentos,
Beatriz Machado

Resposta

Link directo:

Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

#379121 | Bea Bota | 25 mar 2017 20:04 | Em resposta a: #377381

Boa tarde,
Desculpe estive afastada deste ramo porque estive a investir no ancestrais do meu marido, que é algarvio.
Sim ao que tudo indica temos trisavós comuns. Tem algum conhecimento destes seus antepassados. Gostava de trocar informações.
Melhores cumprimentos,
Beatriz Machado

Resposta

Link directo:

Familia Machado de S.Torcato-Guimarães

#379122 | Bea Bota | 25 mar 2017 20:17 | Em resposta a: #377381

Boa tarde,
O meu bisavô João Machado teve um irmão gémeo de nome Francisco e era filho de Domingos Machado e Maria Rosa e neto pela parte paterna de Fortunato Machado e Benta Bernardina Rosa e pela parte materna de Domingos José Fernandes e Rosa Maria Gomes Pereira.
Cumprimentos,
Beatriz Machado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 01:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen