Antonia C. da Cunha cc Gonçalo do Rego

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Antonia C. da Cunha cc Gonçalo do Rego

#105329 | fertelde | 15 nov 2005 19:36

Antonia Carvalho da Cunha (genea id: 258822) cc Gonçalo do Rego (genea id: 258821)...
Poderia ser este o casamento que deu origem aos Cunha Rego??
Alguém me pode ajudar a saber se è assim??
Agradecido
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Antonia C. da Cunha CC Gonçalo do Rego

#105347 | AJGama | 15 nov 2005 21:28 | Em resposta a: #105329

A quem se refere quado fala nos Cunha Rego? há muitos... Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Antonia C. da Cunha CC Gonçalo do Rego

#105375 | fertelde | 16 nov 2005 10:32 | Em resposta a: #105347

Estimada Suzana Gama:
Sou descendente de Cunha Regos e estou buscando informaçao para poder entroncar os meus bisavos. Sei que sao muitos mas todos entroncados. A minha trisavó sei que teve uma grande quantidade de filhos que sei estarem esparcidos por esse mundo. Se sabe de algo sobre os Cunha Rego, agradeço avise me para trocar informaçao.
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Antonia C. da Cunha CC Gonçalo do Rego

#105386 | joão pombo | 16 nov 2005 13:14 | Em resposta a: #105375

Caro Fernando de Telde:

A Família Cunha Rego já foi aqui debatida no fórum. Pode fazer uma pesquisa, por "Cunha Rego", seleccionando a sala "Famílias" ou "Pessoas".
Pelo que aqui tenho lido, não me parece que todos os que usam este apelido tenham uma proveniência comum.
Na base de dados do GP aparecem Cunhas Regos muito antigos (séc. XVII) e outros contemporâneos (saliento o falecido jornalista Vitor Cunha Rego).
Se não estou em erro, existe uma entrada para esta Família no ANP de 1985, mas que, todavia, nunca me foi confirmada aqui no fórum.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Antonia C. da Cunha CC Gonçalo do Rego

#105388 | fertelde | 16 nov 2005 13:45 | Em resposta a: #105386

Estimado Joao Pombo:
Agradeço a sua ajuda: Iniciei o topico dos Cunha Rego e estou atento ao assunto...
Pelo que sei todos os que utilizam este apelido sao de um mesmo tronco comum...
Pelo que entendo, este forum è uma ferramenta util para pesquizar e entroncar os ancestros e colaterais que por questoes de moda agora nos interessa. Aos nossos maiores, a quem a questao nao lhes mereceu a atençao nao nos deixaram escritas as suas memorias familiares, nem lhes interessou manter uma lista de ancestros. Isto só se transmitio por herança oral e... como o tempo vai passando, as geraçoes morrendo e a historia oral desaparecendo, só com um forum dedicado à materia como este nos pode voltar a entroncar nomes que sabemos por tradiçao oral terem sido primos, tios, avós etc...
Mais uma vez agradecido pela ajuda prestada,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Antonia C. da Cunha CC Gonçalo do Rego

#105403 | fertelde | 16 nov 2005 17:14 | Em resposta a: #105386

Cunha Rego Chaves, este nome diz lhe alguma coisa caro Joao Pombo??

Resposta

Link directo:

RE: Antonia C. da Cunha CC Gonçalo do Rego

#105406 | joão pombo | 16 nov 2005 18:07 | Em resposta a: #105403

Caro Fernando:

Lamento, mas tal nome nada me diz.
Devem seguramente existir muitos Cunhas Regos de proveniência comum, mas também muitos há que usam este apelido por serem Cunhas pela mãe e Regos pelo pai, ou vice-versa.
Os Cunhas Regos mais antigos nesta base de dados não entroncam, salvo erro, nos mais recentes, de finais do séc. XIX e XX, entre eles o falecido Vítor Cunha Rego.
Todavia, lembro-de de um participante deste fórum ter aludido a uma Família Pedra Palácio (salvo erro), tratada em publicações genealógicas e cujos representantes descenderiam de Cunhas Regos (ou ao contrário, não me recordo bem).
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Antonia C. da Cunha CC Gonçalo do Rego

#105408 | fertelde | 16 nov 2005 19:14 | Em resposta a: #105406

Estimado Joao Pombo:
Ainda que sejam apenas Cunha ou Rego estao aparentados. Alias coisa muito comum casamentos consanguinios, em epocas mais remotas, por questoes de manter a unidade da propriedade ou para acrescentar esta...
Os Cunha Regos mais antigos nesta base de datos, pelo que sei, entrocam com os mais modernos. Nessa busca estou de os entroncar. A informaçao que tenho è que entroncam...
No caso do Jornalista Vitor Cunha Rego, nao vejo na base de datos nada que se poda afirmar que nao entronca com os outros Cunha Rego. Tem Voçê alguma noticia de que este Victor da Cunha Rego nao entronca no resto dos Cunha Rego??
No caso de Cunha Rego Chaves, que aludi na intervençao anterior, sei que entronca com o meu av^materno: eram primos direitos... Na base de datos nao se pode apreciar nada porque apenas figura o seu nome isolado, mas isto nao è motivo para afirmar que nao entroncam. Tradiçao oral dixid.-

Já agora por curiosidade: conheci um Joao Pombo Lopes. terá algo que ver consigo??
Cordiais cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Antonia C. da Cunha CC Gonçalo do Rego

#105409 | fertelde | 16 nov 2005 19:28 | Em resposta a: #105406

Estimado Joao Pombo:
Revisando os temas por mim introduzidos, espero que tenha a paciencia de visitar o topico "familia Cunha Rego" e deslizar se pelas diversas intervençoes ali expostas. Victor da Cunha Rego, segundo uma descendente de uma prima de um trisavô meu entronca com os Cunha Rego que busco entroncar.
Cumprimentos
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Antonia C. da Cunha CC Gonçalo do Rego

#105412 | joão pombo | 16 nov 2005 20:19 | Em resposta a: #105409

Caro Fernando:

Talvez me tenha explicado mal e daí alguma eventual confusão.
Não faço ideia se o falecido Vítor Cunha Rego entronca nos Cunhas Regos mais antigos e de que esta base de dados dá notícia.
O que aqui pode ser constatado é que do referido jornalista não constam sequer os seus pais e portanto, por maioria de razão, antepassados mais remotos.
Agora não ponho em causa tais ligações, que se calhar amanhã já poderão estar confirmadas, tendo em conta que o Genea é actualizado diariamente.
Eu pp. não figuro no Genea e nem por isso deixo de existir e de ter pais, avós, etc...
Cumprimentos,
João Pombo

P.S.: Faço um apelo aos participantes mais informados para que nos ajudem a dissipar estas dúvidas relacionadas com o falecido VCR e com uma suposta entrada "Cunha Rego" ou "Pedra Palácio" nos ANP's.

Resposta

Link directo:

RE: Antonia C. da Cunha CC Gonçalo do Rego

#105479 | joão pombo | 17 nov 2005 14:30 | Em resposta a: #105408

Caro Fernando:

Só agora reparei na parte final da sua intervenção, pelo que lhe peço desculpa por só agora responder.
Efectivamente, sou João Pombo Lopes, assinando aqui no fórum apenas João Pombo. Creio que não devem existir muitos "João Pombo Lopes", pelo que é provável que já nos tenhamos cruzado.
Se quiser ter a amabilidade de concretizar um pouco mais, já que agora fiquei curioso, poderá fazê-lo aqui mesmo no fórum ou contactar-me via mail, desde já autorizando o Genea a divulgá-lo.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Antonia C. da Cunha CC Gonçalo do Rego

#105481 | fertelde | 17 nov 2005 15:09 | Em resposta a: #105479

Estimado Joao Pombo:
Por acaso esteve no Lobito??
Cumprimentos, Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Antonia C. da Cunha CC Gonçalo do Rego

#105487 | joão pombo | 17 nov 2005 16:32 | Em resposta a: #105481

Caro Fernando:
Nunca estive no Lobito (presumo que Lobito seja em Angola ou Moçambique).
Terá sido então um outro João Pombo Lopes, que também não acredito seja m/parente.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Antonia C. da Cunha CC Gonçalo do Rego

#342165 | Almegue | 08 fev 2014 03:02 | Em resposta a: #105412

Caro João Pombo,

Apesar de este tópico ser antigo, tropecei de novo nele, e queria só esclarecer-lhe que o Victor da Cunha Rego, pertence ao verdadeiros Cunha Rego, de Caminha, que foram fidalgos de cota de Armas em 1754 com António José Gomes de Azevedo da Cunha Rego, - que foi casado com D. Teresa Isidora Oliveira e Rego - filho de Pedro Gomes de Azevedo da Cunha Rego, Fidalgo da Casa Real, e todos da principalidade de Caminha. Tiveram armas de Cunha (1º e 4º), Rego (2º) e Azevedo (3º).

António José Gomes de Azevedo da Cunha Rego tve um filho "esquerdino" - Isidoro Domingues do Rego, de onde vem a família Sousa Rego, sendo o 1º Visconde de Sousa Rego seu filho

No Sec.XIX a maioria da família Cunha Rego, por casamentos feitos em Espanha, Jerez de la Frontera, e em Montemor-o-Velho, instala-se no Alentejo, em Moura

Espero ter respondido às suas questões, melhores cumprimentos

Francisco d' Almeida Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Antonia C. da Cunha CC Gonçalo do Rego

#342184 | Gonçalo Frutuoso | 08 fev 2014 14:27 | Em resposta a: #342165

Caro Francisco d' Almeida Guedes,

Tendo em conta que fala na sua mensagem dos Cunhas e Azevedos de Caminho, sabe se o Tenente Manuel António de Azevedo e Cunha, filho do Capitão Pedro de Azevedo e Cunha e de D. Maria de Passos e Brito, o qual foi casado com D. Maria Quitéria da Rocha Guerreiro, filha do Alferes Gonçalo de Araújo e de Domingas da Rocha, está relacionado de alguma forma com António José Gomes de Azevedo da Cunha Rego?

Com os meus melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 14:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen