Raizes De Quadros

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Raizes De Quadros

#105390 | alan_quadros | 16 nov 2005 14:10

Meu nome é Alan Quadros e eu venho de uma linha longa de raizes de Quadros. Meu pai é nomeado Leo Quadros e seu pai é nomeado Sylvester Quadros (1900 - 1976) e sua mãe é nomeada Stefania Saldanha (1918-1979). Todos foram carregados em India.
Eu sei que meus grandes-granparents estiveram nomeados Thomas Quadros (1860-1920) e Ana (1880-1930). Eu desejo saber se houver alguns de meus parentes em Portugal com sobrenomes similares e se seus antepassados migrarem a India uns 150 anos há.
Se a necessidade do yuo mais informação, mim estiver contente de ajudar.
Eu sou justo procurando meu sangue em Portugal porque eu estou interessado no history de minha família de Quadros.
Obrigado
Alan Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#105393 | FGJ | 16 nov 2005 14:48 | Em resposta a: #105390

ALAN,
Aqui no Brasil já tivemos em 1961 um Presidente da República com o nome QUADROS, Janio da Silva. Antes de ser Presidente, ele foi Vereador, Deputado e Governador do Estado de São Paulo.
Seguem abaixo mais 2 QUADROS:
EURICO QUADROS. 1890-Médico do Asilo dos Meninos Desvalidos.
(...)


FRANCISCO RAYMUNDO EWERTON QUADROS.1894-General.Nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal por decreto de 15-10-1894(...)

FRED GRINBERG em 16/11/2005 Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando: MONTENEGRO (RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES) e TEIXEIRA VILLELA (Campinas-SP e Porto Ferreira-SP).

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#105394 | FGJ | 16 nov 2005 14:51 | Em resposta a: #105390

ALAN,
Achei também QUADROS DE SÁ:
ANGELO, f de Arthur Quadros de Sá e Eunícia (?) Quadros de Sá.
N paróquia de São Joaquim-ARJ.1924-Em 12-10-1924, com 11 anos de idade, foi crismado na igreja do Colégio Diocesano de São José-ARJ, sendo padrinho Rolf (?) Quadros de Sá.(ACMRJ/Livro E-1110, termo 178, fls 45).

ACMRJ = Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro.
ARJ = Arquidiocese do Rio de Janeiro.

FRED GRINBERG em 16/11/2005 Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando: MONTENEGRO (RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES) e TEIXEIRA VILLELA (Campinas-SP e Porto Ferreira-SP).

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#105418 | small | 16 nov 2005 21:05 | Em resposta a: #105390

ALAN
Em Moçambique, ex Lourenço Marques havia uma família muito conhecida com seu apelido Maria João Quadros penso vive neste momento em Portugal na zona de Carcavelos/Estoril canta o fado e é muito conhecida, presumo inclusivamente que eram oriundos da India Portuguesa como aliás muitas famílias de Moçambique.
recordo-me também de um irmão Rui Quadros que foi o 1º proprietário do Badoca Park no Alentejo, vou investigar....
Stella Santos

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#105426 | mtpq1234 | 17 nov 2005 00:05 | Em resposta a: #105390

Há uma grande família Quadros oriunda de Goa e que vive em portugal. pode procurar alguns membros da família na base de Dados do GENEA.
Boa sorte para a sua investigação
Teresa Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#105432 | FGJ | 17 nov 2005 00:17 | Em resposta a: #105390

ALAN,
Você pode achar nome, endereço e telefone de todos os QUADROS que têm telefone fixo no Brasil usando o site RIOLISTAS.
FGJ
Rio/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#105445 | alan_quadros | 17 nov 2005 08:18 | Em resposta a: #105426

Obrigado para sua resposta e eu espero que eu possa encontrar o lado faltante de minhas raizes.
Alan Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#105446 | alan_quadros | 17 nov 2005 08:21 | Em resposta a: #105418

Stella, Obrigado para sua resposta.
O mundo não é tão grande como nós o queremos ser.
Obrigado uma vez outra vez.

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#105447 | alan_quadros | 17 nov 2005 08:23 | Em resposta a: #105393

FGJ, Obrigado para sua resposta e a informação. Eu aprecio a ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#105455 | aquadros | 17 nov 2005 10:00 | Em resposta a: #105390

Caro Alan:
Em Portugal há vários ramos de Quadros descendentes de um tronco único - ALONSO LOURENÇO DE QUADROS - fidalgo vindo de Sevilha, em 1385, ficando ao serviço do Infante D. Pedro, Duque de Coimbra.
Este fidalgo sevilhano radicou-se em Tavarede, Figueira da Foz, donde sairam os diversos ramos da Família Quadros.
Sou descendente de Belchior de Quadros, filho de Pedro Lopes de Quadros, 3º Senhor de Tavarede.
Tenho conhecimento da passagem de alguns Quadros à India mas desconheço a ida para o Brasil. No entanto, a existência do apelido no Brasil leva a crer que também atravessaram o Atlântico.

Um abraço e fico ao dispor

Américo A. M. de Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#105462 | alan_quadros | 17 nov 2005 11:51 | Em resposta a: #105455

Obrigado para sua resposta.
Tudo que eu posso recordar é que meus antepassados eram portuguese e eram provavelmente sailors.
E isso é como alcançaram India e permaneceram lá e a linha indian continuou. Eu estou tentando ligar minha linha indian a essa em Portugal.
Mesmo do lado da minha mãe, eram proprietários de terra portuguese ricos. Eu tenho com mim um anel ancestoral velho que carrega um Q e um S no estilo.
Este anel é muito muito velho e é um sinal do nobility. Consideração

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#105509 | PedroQS | 17 nov 2005 19:27 | Em resposta a: #105455

Exmo. Senhor Américo de Quadros,

Peço perdão pela intromissão neste assunto. Até hoje não me senti tentado a participar no forum mas este tópico dos «Quadros» levou a inscrever-me.

Sou trineto do 3º Conde de Tavarede D. João, o que vendeu o Paço. Venho há anos venho juntando elementos sobre esta familia de Tavarede. Uma família famigerada, dizem-nos os documentos.

Estou bem ciente dos problemas pessoais e sucessórios causados pela morte de Pero ou Pedro Lopes de Quadros, «pai do seu avô Belchior e do meu avô Fernão».

Julgo ter visto o seu nome citado num livro publicado, salvo erro pela Gulbenkian, sobre o Lorvão. Estarei certo?

Tenho muita curiosidade em saber como se faz a sua ligação a Belchior de Quadros. Pode satisfazê-la?

Os meus melhores cumprimentos,
Pedro Quadros Saldanha


Exmo. Senhor Alan,

Julgo que poderei acrescentar algo ao informá-lo que comprei há dias uma publicação de heraldica e genealogia (lamento não me lembrar bem do nome, algo como Armas e Brasões) onde vem publicado um artigo sobre a família Quadros de Gôa. Apesar de vários destes Quadros de Tavarede terem ido (e alguns voltado) para a India a origem que o autor ali lhes dá não resulta de casamento ou bastardia mas de apadrinhamento (recebendo o afilhado o nome do padrinho).

Os meus melhores cumprimentos,
Pedro Quadros Saldanha

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#105513 | small | 17 nov 2005 20:49 | Em resposta a: #105446

Alan
Miguel Rosário de Quadros, capitalista, nasceu em Bombaim em 13-11-1832, filho de pais portugueses. Seu Pai faleceu presume-se aí quando tinha 13 anos. Foi Gerente do Banco Comercial de Bombaim.Consul em 1879. Desenvolveu notória actividade jornalística. Na s juventude dirigiu o The Overland Commertial Price Corrent, associou-se à empresa fundadora do Times of India. Foi feito cavaleiro da casa real e agraciado com as comendas Ordem de Cristo e N.S.da Conceição e pela Santa Sé Ordem S.Gregório Magno Cumprimemtos Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

Quadros de Tavarede em Alcaria

#105660 | jliberato | 19 nov 2005 16:18 | Em resposta a: #105509

Caros confrades,
Estou a estudar os paroquiais de Alcaria, freguesia do Concelho do Fundão.
Encontrei nessa paróquia o seguinte assento que deve interessar os participantes neste tópico.
Baptismo de Ana, nascida aos 17-07-1783, filha de Domingos Álvares do lugar dos Vales, freguesia do Peso e de sua mulher Dona Antónia Teodora do Couto de Tavarede, freguesia de São Martinho do Bispo, bispado de Coimbra. Neta paterna de Filipe Geraldes, de Alcaria, e Ana Álvares do lugar dos Vales, neta materna de Álvaro Teles de Quadros do Couto de Tavarede, e Maria José da Silva, bispado Coimbra.
Cumprimentos
Jliberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#106028 | aquadros | 24 nov 2005 10:12 | Em resposta a: #105509

Exmo. Senhor Pedro Quadros Saldanha:
Peço desculpa de só hoje responder mas um problema no computador impediu-me de o fazer antes.
Tenho todo o prazer em lhe referir a minha ligação a Belchior de Quadros.
Belchior de Quadros não casou mas teve 3 filhos que legitimou:
- João Gomes de Quadros
- Josefa de Quadros e Sousa - freira no Most. de Celas
- João de Quadros que faleceu criança
João Gomes de Quadros, n. na Figª da Foz onde foi bapt. a 11.06.1675. Casou, em 1ª núpcias, com Dona Escholastica de Barros da Fonseca e teve:
- Luis Pereira de Quadros
- Joana Maria de Quadros
Enviuvou em Eiras - Coimbra onde voltou a casar com Dª Josefa Maria Jácome e tiveram:
- Gaspar José de Quadros
- Teresa Rosa Gomes de Quadros

Luis Pereira de Quadros, n. em Coimbra onde Foi bapt. a 26.08.1697. casou com Dª Francisca Josefa de Andrade e tiveram 5 filhos que faleceram solteiros e sem geração, sucedendo-lhes sua tia Joana Maria.

Joana Maria de Quadros, n. em Eiras onde foi bapt. a 26.05.1700. Casou com Manuel de Almeida e teve um único filho:
- Caetano de Almeida Quadros

O Caetano, n. em Eiras onde foi bapt. a 10.08.1718 e casou com Dª Francisca Joaquina, nat. de Penacova e tiveram:
- Ivo José de Almeida Quadros

O Ivo José n. em Penacova onde foi bapt. 23.08.1750. Licenciou-se em Direito pela UC e casou com Dª Ana Justina da Purificação e tiveram:
- Maria Lusitana de Quadros
- Francisco Maria de Almeida Quadros, meu trisavô

O Francisco Maria n. em Coimbra a 15.02.1814. Foi o dono da Quinta da Rainha onde hoje se situam o Instituto Maternal, Rua Augusta, Cruz de Celas, etc. Casou, em Brasfemes, com Dª Ana Benedita Pena Pacheco e tiveram 7 filhos entre os quais meu bisavô Manuel Bento de Quadros.

Com os meus cumprimentos, ficando ao dispor para mais qualquer esclarecimento

Américo A. M. de Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#108304 | PedroQS | 29 dez 2005 17:56 | Em resposta a: #106028

Exmo. Senhor Américo de Quadros,

Peço que me desculpe a demora mas entretanto perdi o user name and password que me o permitiriam fazer.

Fico muito agradecido por toda esta informação pois sempre encontrei a descendencia dos irmãos de Fernão Gomes de Quadros de alguma forma confundida.

Embora os meus conhecimentos sejam bem pequenos fico ao inteiro dispor para fornecer qualquer elemento que tenha sobre estes Quadros de Tavarede.

Com os meus melhores cumprimentos e os votos de um Bom Ano de 2006,

Pedro Quadros Saldanha

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#194124 | 1973 | 24 abr 2008 16:40 | Em resposta a: #108304

Exmos. Senhores

Também eu sou descendente dos Quadros de Tavarede pelo mesmo ramo do Sr. Américo Quadros, que á alguns anos teve a amabilidade de me dar alguns elementos sobre a família e que aproveito o momento para o cumprimentar

As única informações que disponho sobre os ascendentes de António Fernandes de Quadros (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=382401) retirei as da obra do Visconde de Sanches de Baena - Archivo Heraldico Genealógico - Typographia Universal - Lisboa - 1872 - pág. 45,46 que passo a transcrever;

" 168, António Fernandes de Quadros, adail de Azamor, commendador da ordem e cavallaria de nosso senhor Jesus Christo, filho de Fernão Gomes de Quadros, neto de Ayres Gomes de Quadros, Bisneto de Affonso de Quadros, que era herdeiro de uma das quatro alcaidarias-móres de Sevilha; bem assim o dito António Fernandes de Quadros era neto de Beatriz Gil Barreto, e bisneto de André Gil Barreto, do tronco da linhagem dos Barretos.
Carta pela qual el-rei D. João III lhe concede o seguinte brazão de seus antecessores: - Escudo de campo esquartelado; o primeiro dos Quadros, que é enxaquetado de prata e azul, o segundo dos Barretos, que é arminhado, elmo de prata aberto guarnecido de oiro, paquife de prata, azul e arminho, e por timbre meio leão de azul, tendo na mão um xadrez das mesmas armas; com todas as honras e privilegios de Fidalgo por descender da geração e linhagem dos Quadros e Barretos. - Dada em Lisboa a 1 de Agosto de 1541. Reg. na Chanc. de D. João III, liv. 34, fl. 43 v."

Gostava de saber se algum dos senhores possuí mais informação sobre esta ascendencia e alianças familiares dos "Quadros de Sevilha".


Melhores cumprimentos

João Pedro Norton

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#198116 | iquadros | 27 mai 2008 00:21 | Em resposta a: #106028

Exmo Sr. Américo de Quadros,

O meu nome é Inês Quadros dos Santos, tenho 23 anos e a minha curiosidade pelas raízes da minha família trouxe-me até este fórum. Sei pouco sobre a família Almeida Quadros, mas quando li a sua mensagem do dia 24-11-2005, os nomes que mencionou não me eram estranhos, principalmente quando mencionou a Quinta da Rainha em Celas, onde resido actualmente. A minha mãe chama-se Clara Margarida Lopes de Almeida Quadros, filha de Gonçalo Almeida Quadros (não sei se este é o nome completo) e Maria Rita Brito Lopes. O meu avô, Gonçalo, é filho de Manuel Bento de Quadros que é portanto meu bisavô também :)

Não sei se chegará a ler esta mensagem, mas se ler gostaria que me respondesse a fim de poder saber algo mais sobre o meu ante-passado. Meu e-mail é inesquadrossantos@hotmail.com.

Com os melhores cumprimentos,

Inês Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#198140 | LProjecto | 27 mai 2008 10:06 | Em resposta a: #198116

Caros Confrades,

Aqui deixo um pequeno contributo que prova que os "Quadros" são bastante antigos.

Ignoro a proveniência desta senhora de apelido "Quadros" - ascendente da minha mulher:

- Ana de Quadros, que nasceu em data próxima de 1500, viveu em Redondo - Évora, faleceu bastante velhinha, certamente com idade próxima dos 100 anos, ignora-se com quem foi casada, mas sabe-se que foi mãe de Francisco Gomes da Silva, escudeiro e depois armado cavaleiro por D. Manuel de Menezes, Marquês de Vila Real, em 03.09.1573.

Já agora, ficarei grato por qualquer indicação que sugira uma pista relativamente à forma de esclarecer quem foi o pai de Francisco Gomes da Silva. Não sei se existirá alguma documentação relativa ao processo de elevação de um escudeiro a cavaleiro...

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#198163 | IsabelFont | 27 mai 2008 13:02 | Em resposta a: #105462

Caro confrade
Alan Quadros,

Há um site aqui na Internet sobre a família Quadros; não deverá ser com certeza muito completo, mas talvez o ajude; o site é: http://br.msnusers.com/AFamiliaQuadrosnoMundo/_whatsnew.msnw.

Por outro lado aqui no GENEALL se procurar as pessoas com sobrenome/apelido Quadros encontrará 207 registos correspondentes a 207 pessoas.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#198187 | emed | 27 mai 2008 15:43 | Em resposta a: #198140

na genealogia da Graciosa/Açores aparece uma Violante Lopes de Quadros nos finais do sec. XV ou início do sec. XVI. A tradição diz que Nuno Martins Palha, Almoxarife da Graciosa veio tratar assuntos ao Reino e ficou hospedado em casa do desembargador F... que "muito gostou dele" e como era viuvo, o convenceu a casar com a irmã Violante que veio para a Graciosa com o marido e foi a primeira a trazer o apelido para esta ilha onde deixou descendência até aos dias de hoje. O meu avô chamava-se João de Quadros Medina. Cumprimentos Eugenio Medina

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#198228 | aquadros | 27 mai 2008 19:59 | Em resposta a: #198116

Prima Inês:

Efectivamente somos primos próximos.
Conheço o seu avô, Gonçalo de Almeida Quadros e a sua mãe Clara Margarida e os seus tios só de nome.
Há, no entanto, uma imprecisão: o seu bisavô era o Dr. Manuel Lopes de Quadros, sobrinho de meu bisavô Manuel Bento de Quadros.
O seu bisavô e os irmãos, Dr. Carlos Lopes de Quadros e Dr. Fausto Lopes de Quadros eram filhos de Francisco de Almeida Quadros e de D. Maria Augusta Lopes Pedrosa (deu o nome à Rua Augusta em Coimbra).
Portanto, Manuel Bento de Quadros e Francisco de Almeida Quadros eram irmãos. Outros irmãos destes: Augusto Maria de Quadros, Marcelino José de Quadros, Elvira Lusitana de Quadros, Maria Albertina de Quadros e Félix de Almeida Quadros (este ascendente do participante neste Forum: João Pedro Norton).
Se precisar de mais algum esclarecimento, faça favor.

Com os cumprimentos do primo,

Américo de Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#198355 | aquadros | 28 mai 2008 17:23 | Em resposta a: #194124

Exmº Senhor
João Pedro Norton

Caro Primo (se me permite)

Creio haver alguma confusão quanto a António Fernandes de Quadros.
António Fernandes de Quadros, filho de Fernão Gomes de Quadros e de D. Helena de Távora, faleceu solteiro em Mazagão. Era neto de outro António Fernandes de Quadros, 1º Senhor de Tavarede, filho de Aires Gomes de Quadros e de D. Brites Gil Barreto e neto de Alonso Lourenço de Quadros. Foi adail de Azamor e Cavaleiro da Ordem de Cristo e, em 1527, com Frei António de Buarcos, fundou o Convento de Sto António da Figueira onde está sepultado. Ainda hoje o arco da capela-mor ostenta o brasão de armas dos Quadros.
Era uma família muito antiga de Castela, pois descendia de D. Urraca Pires de Quadros, casada com Pedro de Ilhão. Deste casamento vieram também os Toledo, como Fernando Alvarez de Toledo, 3º Duque de Alba, filho de Garcia Alvarez de Toledo e de D. Beatriz Pimentel.
Em Salamanca viveu Francisco de Quadros casado com D. Catarina Castilho.
É tudo quanto sei referente aos Quadros de Espanha.

Com os meus cordiais cumprimentos

Américo de Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#198470 | Nelson Quadros | 29 mai 2008 13:36 | Em resposta a: #194124

Caros primos e primas, tios e tias.

O meu apelido também é Quadros e a minha família é toda da Figueira da Foz, mais propriamente da freguesia de Alhadas onde ainda tenho bastantes parentes vivos.
A minha bisavó, que segundo alguns era uma menina toda bem, dizia que o palácio que existia em Tavarede era da nossa família, o que me deixa supôr que ainda seremos alguma coisa aos tais condes ou marqueses de Tavarede. O meu interesse neste assunto é puramente histórico, mas não nego um certo orgulho, e pedantismo mesmo, em alguns familiares meus em relação ao nosso apelido. Há qualquer coisa nesta família...
No cemitério desta freguesia figueirense existem alguns jazigos bem antigos que ostentam o apelido Quadros. Se só existe uma família Quadros, com vários ramos, como dizia a minha bisavó Celeste, filha ou neta, não sei, de um tal de Damião que foi para o Brasil perder a fortuna...afinal, quem somos nós, os das Alhadas? O que temos a ver com os de Tavarede?
Alguém ajuda? Obrigado.

Nelson Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#198585 | 1973 | 30 mai 2008 01:23 | Em resposta a: #198355

Caro primo Américo Quadros,

Antes de mais queria agradecer a sua resposta.

António Fernandes de Quadros, 1º senhor de Tavarede teve um neto com o mesmo nome que morreu solteiro em Mazagão e que era irmão de Pedro Lopes de Quadros que foi o 3º senhor de Tavarede.

A “ confusão” que refere na sua intervenção deve-se ao facto de avô e neto usarem o mesmo nome?

Cumprimentos,

João Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#198634 | aquadros | 30 mai 2008 18:05 | Em resposta a: #198470

Exmº Senhor
Nelson Quadros

Quantas vezes nos interrogamos: quem foram os nossos avós? O que fizeram?
Não é por pedantismo que ocupamos grande parte do nosso tempo livre (horas, dias, meses, anos) na procura do conhecimento genealógico e histórico.
Quanto às Alhadas, temos um registo de D. Celeste Quadros, nascida em 1900, não conhecemos os ascendentes mas registamos os seguintes filhos:
1- Helder Quadros Nossa s.g.
2- Maria Fernanda de Quadros Nossa
3- Maria de Lurdes Quadros Nossa
4- Francisco Hilário Quadros Nossa
Estes individuos dizem-lhe algo?
Partindo de sua bisavó D. Celeste, um dia chegará ao velho Paço de Tavarede.

Com os cumprimentos

Américo de Quadros

PS: Tive um colega nos meus Serviços, com ascendentes nas Alhadas, Lino Quadros Nossa.

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#198646 | Nelson Quadros | 30 mai 2008 20:03 | Em resposta a: #198634

Caro Américo de Quadros,

Obrigado por ter respondido ao meu comentário. Apesar de ter parecido, não sou nada céptico em relação a este trabalho. Se tivesse dúvidas da sua importância e valor, elas tinham-se dissipado neste momento. É que esses nomes que encontrou são a minha avó e os meus tios-avós e o Lino é meu primo. Apesar de, reconheço, ter demonstrado algum preconceito a abordar este assunto, isto só revela o meu receio de ser mal interpretado. Compreendi que mais do que a história de uma família, a história dos Quadros, igual aos dos Santos ou dos Silvas noutras localidades, está intimamente ligada à história da Figueira da Foz. É precisamente neste registo histórico que reside toda a minha curiosidade, alimentada desde pequeno por comentários dos mais velhos que me ligam a um ramo da família comum. E é também aqui que o Paço da Tavarede vem à conversa. Ver um edifício tão bonito como aquele a degradar-se de ano para ano é, como compreende, inadmissível a quem dá valor à história e ao seu legado. Não pretendo chegar ao paço de Tavarede, mas a sua resposta serviu de inspiração para procurar os restantes membros da família. Mesmo o tal Damião, esse grande maluco.

Muito Obrigado

Nelson

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#198692 | 2910 | 31 mai 2008 10:33 | Em resposta a: #198116

“São da Andaluzia os deste apelido, de junto a Sevilha, nobres e antigos”

Sobre a família Quadros de Sevilha D. Fernando Dias de Quadros foi alcaide-mor da cidade de Sevilha e procedia dos conquistadores desta cidade (em 23.11.1248). Também existe noticia de Gonzalo de Quadros, vinte e quatro de Sevilha, senhor da torre de Cuadros, casado com Guiomar Ponce de Leon, filha bastarda de Juan Perez Ponce de Leon, 2º conde de Medelhin e de Arcos e de Catarina Gonçalves, de Oviedo.

QUADROS, de Portugal


1-ALONSO DE CUADROS, fidalgo castelhano, herdeiro de um dos quatro alcaide-mores de Sevilha[1]. Dizem que passou a Portugal, por certa morte em Castela, era descendente de Pedro Ilhão “que se achou na tomada de Tolledo donde vem os Duques de Alva, o qual Pedro Ilhão era casado com Urraca Pires de Quadros”. Esta Urraca seria filha de Pedro Árias de Quadros, que foi o primeiro deste apelido, muito “herdado na cidade de Sevilha. Fundou a Torre de Quadros, no Aljarafe de Sevilha. Foi seu fº ou neto, Árias de Quadros, Alcaide-maior de Sevilha, onde há morgado destes Quadros.Foi o d.º Alonço de Quadros Fidalgo Illustre q passou a esse Reyno (Portugal) por hum umezio no tempo q governava o Inf.e D. Pedro, sendo Alcaide-Mor de Cevilha, e 24 da d.ª terra; outros dizem passara a este Reyno pello querer matar o Rey D. Pedro Cruel, assim como fez a outros Fidalgos q erão parciais de seu irmão”.

Casou com N…..GOMES

Filhos:



2-Brites de Quadros, casou com Nuno Gil Barreto, filha de André Gil Barreto, Fidalgo da Casa do Infante D.Pedro e Vedor-mor das Obras do reino e de Antónia de Melo, neta paterna de Gil Barreto[2] e de sua mulher Júlia Pessanha[3]. Neta materna de Pedro Lourenço de Ferreira e de Maria de Melo.



2-AIRES GOMES DE QUADROS, Fidalgo da Casa do Infante D.Pedro e Vedor da fazenda de D.Afonso V, escrivão dos contos de Aveiro.

Casou com BRITES GIL BARRETO, filha de André Gil Barreto, Fidalgo da Casa do Infante D.Pedro e Vedor-mor das Obras do reino e de Antónia de Melo, neta paterna de Gil Barreto[4] e de sua mulher Júlia Pessanha[5]. Neta materna de Pedro Lourenço de Ferreira e de Maria de Melo



3-Frei Tomaz de Quadros, dominicano



3-Teresa Gomes de Quadros, casou com Vasco Henriques Esteves da Veiga, c.g.



3-Aires Gomes de Quadros, juiz dos Órfãos de Aveiro “onde o matou hum escrivão no anno de 1485 por lhe dar hua bofetada”.

Casou com Maria Henriques, filha de Henrique Dut, um flamengo que vivia em Aveiro e de sua mulher Maria Juzarte



4-André de Quadros, fidalgo da casa real, desembargador, juiz dos Órfãos de Aveiro em 1523, juiz de fora em Viseu, provedor das Lezírias em 1515 . Fidalgo de cota de armas por carta de 11/7/1541 recebe carta de armas para Quadros e Barreto “de seus antecessores”foi “provedor das vallas e das lezírias e paúes, commendador da ordem e cavallaria de nosso senhor Jesus Christo, filho de Ayres Gomes de Quadros, neto de outro Ayres Gomes de Quadros, bisneto de de Affonso de Quadros, que era herdeiro de uma das quatro alcaidarias mores de Sevilha; bem assim o dito André de Quadros era neto de Beatriz Gil Barreto, bisneto de André Gil Barreto do tronco da linhagem dos Barretos”. Casou com Isabel Pereira. Com geração.



4-Aires Gomes de Quadros, que foi “morto por hum seu Irmão”.



4-Diogo Gomes de Quadros



3-FERNÃO GOMES DE QUADROS, casou com BRITES ÁLVARES RANGEL, filha de Pedro Álvares Rangel e de Inês Sanches de Macedo, neta paterna de Afonso Álvares Rangel e de Isabel Henriques, filha de D. Afonso Henriques, (filho bastardo de outro D.Afonso Henriques, conde de Gijon, este filho bastardo do rei D.Henrique II de Castela).

Filho:



4-ANTÓNIO FERNANDES DE QUADROS, comendador da ordem de Cristo, padroeiro de S. António da Figueira. Fidalgo de cota de armas por carta de 1/8/1541, para Quadros e Barreto, “adail de Azamor, commendador da ordem e cavalaria de nosso senhor Jesus Christo, filho de Fernão Gomes de Quadros, neto de Ayres Gomes de Quadros, bisneto de Affonso de Quadros, que era herdeiro de uma das quatro alcaidarias mores de Sevilha; bem assim o dito António Fernandes de Quadros era neto de Beatriz Gil Barreto, bisneto de André Gil Barreto do tronco da linhagem dos Barretos”. António Fernandes de Quadros, Senhor de Tavarede, sepultado em 1540, por vontade testamental — “mando também ao sucessor do Morgado que faça a sua própria custa o coro dos frades e que ainda consertará e reparará a obra, isto é, o telhado e a gateira, se a houvesse, ordenando-lhe também que, se os frades mandassem vir de Flandres retábulo para a dita capela, lhes desse 20 cruzados “.Foi o primeiro Senhor de Tavarede, instituiu o morgado e tornou esta terra a sede de toda a freguesia.
A 6/4/1520 emprazou ao mosteiro de Santa Cruz, a Lezíria de Muraceira, em Buarcos, em prazo fateuzim para ele e sua mulher Genebra de Azevedo e descendentes, por 320 réis. António Fernandes de Quadros está sepultado na capela-mor de Santo António da Figueira, da qual é padroeiro com este epitáfio: “Aqui jaz António Fernandes de Quadros, Cavaleiro da Ordem de Cristo; esta sepultura e capela-mor é sua; faleceu a 2 de Julho de 1540”.
Casou com GENEBRA DE AZEVEDO, filha de Lopo Fernandes de Azevedo e de Beatriz Afonso Coutinho, natural da ilha da Madeira, neta paterna de Fernão Nunes Cardoso e de Leonor de Azevedo, neta materna de Garcia da Câmara, escudeiro fidalgo da casa de D. Manuel I



5-FERNÃO GOMES DE QUADROS, segundo Senhor da Casa de Tavarede e da Lezíria de Vila Verde. Faleceu em 25 de Junho de 1582 em Tavarede. Foi padroeiro de
Santo António de Figueira e cavaleiro na Ordem de Cristo.
Casou com HELENA DE TÁVORA, filha de Rui Lopes de Sousa Encerrabodes e de sua mulher Juliana de Távora (ou segundo D.António Caetano de Sousa, de Jorge Lopes de Sousa Encerrabodes), e de D.Juliana de Távora; neta paterna do Abade de Rates João de Sousa e de D.Mécia Rodrigues de Faria.
Alão de Moraes, ao falar deste casal refere que Helena de Távora teve “vinte e dois filhos, que os mais deles morreram na Índia e em África, em serviço dos reis de Portugal . Os de quem tivemos notícia, foram os seguintes:”


6-António Fernandes de Quadros. Militou em Mazagão, onde foi morto.


6-Pero Lopes de Quadros, casou com Maria de Carvalho. Filhos:



7-Fernão Gomes de Quadros, herdeiro, serviu em Tânger. Casou com Mariana de Melo. C.g.



7-Belchior de Quadros de Sousa, não casou mas teve 4 filhos bastardos.



7-João de Quadros, foi Prior de Tábua. Teve um filho bastardo “de uma lavradora de Guiaios, solteira”, chamado Belchior de Quadros de Sousa.


6-Aires Gomes de Quadros. Militou na Índia, onde foi morto. S.g.


6-Manuel de Quadros. Militou na Índia e, voltando, ensurdeceu. Foi
comendador e faleceu solteiro em Tavarede em 25/3/1603, seguindo o
corpo daquele lugar para o Convento de Santo António da Figueira, onde foi
sepultado.


6-João de Quadros. Foi capitão de navios na Índia “e veyo por Terra ao
Teino, e tornou por terra a Índia despachado cõ Baçaim”. Casou primeiro sem
geração com D. Maria Fagundes, filha de Gaspar Fagundes e de D. Isabel da
Fonseca, de Viana, e por sua mulher foi capitão da fortaleza de Mascate após
o ter sido de Malavar. Casou depois com D. Maria ou Inês Ferreira, filha de
Pedro Ferreira, de Tomar. Militou na Índia e ensurdeceu após voltar ao
reino. Teve do segundo casamento:


7 – Teve dois filhos.


6-D. Juliana de Távora. Casou com João Vaz da Cunha, filho ilegítimo
perfilhado e herdeiro de André Vaz da Cunha, senhor do Morgadio de Antanhol.
Sem geração.


6-D. Margarida. Terá sido freira no Convento de Celas de Coimbra. Foi
madrinha em Tavarede de sua sobrinha Genebra em 9 de Junho de 1599.


6-D. Genebra. Freira no Convento de Santa Clara de Coimbra.


6-D. Leonor. Freira no Convento de Santa Clara de Coimbra.


6-N……………………?



6-N……………………?



6-N…………………..?



6-N……………………?



6-N……………………?



6-N…………………….?



6-N…………………….?



6-N……………………..?



6-N……………………..?



6-N………………………?



6-N……………………….?


Fernão Gomes de Quadros, teve ainda dois filhos bastardos:


6-António de Quadros. Foi morto no cerco de Chaúl.


6-N… de Quadros. Foi morto na Pérsia.

Resposta

Link directo:

RE: Mota de Quadros - Figueira da Foz

#198738 | FraQueiroz | 31 mai 2008 18:57 | Em resposta a: #198585

Peço desculpa por me intrometer neste tópico, mas lembro que tenho um tópico aberto há muito sobre a família Mota de Quadros, da Figueira da Foz (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=196202&fview=e), para o qual não encontrei ainda qualquer eco. Haverá relação com os Quadros de Tavarede. Agradeço qualquer achega.
Cumprimentos
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#198803 | aquadros | 01 jun 2008 12:08 | Em resposta a: #198692

Caro Confrade...2910

Perdoe dirigir-me assim.
A maioria das fontes dá António Fernandes de Quadros filho de Aires Gomes de Quadros quando, na fonte que indicou, é neto.
É verosímil que assim seja, porque numa análise mais cuidada ao testamento de António Fernandes de Quadros, este disse: "que deixava para tutor e curador de seus filhos André de Quadros seu primo em quanto eles não forem de idade perfeita".
Ora André de Quadros é neto de Aires Gomes de Quadros e filho de outro Aires irmão de Fernão Gomes de Quadros (não referido pela maioria das fontes) pai de António Fernandes de Quadros.
Peço o favor de me indicar esta fonte que julgo ser a correcta.

Com os meus cumprimentos

Américo de Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#199386 | aquadros | 05 jun 2008 17:31 | Em resposta a: #198646

Caro Nelson Quadros:


Certamente que não vai a Tavarede já algum tempo.
O Paço dos Quadros, adquirido pela CMFF, foi totalmente recuperado. Ainda mostra por cima da entrada principal o Brasão de Armas dos Quadros: 1º e 4º quartel o escudo dos Quadros, enxadresado de prata e azul; 2º e 3º o escudo dos Barretos, arminhado; elmo de prata aberto, guarnecido de ouro; paquife de prata azul e arminho; timbre: meio leão azul, tendo nas mãos um xadrês das mesmas armas.

Com os cumprimentos do

Américo de Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#202693 | MAURICIO GIL | 09 jul 2008 12:23 | Em resposta a: #105390

Meu nome e Mauricio gil, moro na australia e gostaria de saber um pouco do meu avo por parte de pai, seu nome era Antonio Quadros Gil.

Resposta

Link directo:

RE: Mota de Quadros - Figueira da Foz

#202694 | MAURICIO GIL | 09 jul 2008 12:26 | Em resposta a: #198738

FRANCISCO, MEU PAI NASCEU EM FIGUEIRA DA FOZ, SEU PAI ERA ANTONIO QUADROS GIL, GOSTARIA MOS DE SABER ALGO SOBRE O PAI DO MEU PAI.
MAURICIO GIL

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#202695 | MAURICIO GIL | 09 jul 2008 12:35 | Em resposta a: #198692

MEU NOME E MAURICIO GIL FILHO DE CARLOS BATISTA GIL POR VEZ FILHO DE ANTONIO QUADROS GIL. EU GOSTARIA DE SABER ALGO SOBRE O MEU AVO ANTONIO QUADROS GIL.
MEU PAI NASCEU EM FIGUEIRA DA FOZ, AGORA RESIDE NOS EUA E AMINHA PESSOA NA AUSTRALIA.

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#202696 | MAURICIO GIL | 09 jul 2008 12:47 | Em resposta a: #198470

MEU NOME E MAURICIO GIL FILHO DE CARLOS BATISTA GIL FILHO DE ANTONIO QUADROS GIL, MORO NA AUSTRALIA E GOSTARIA De SABER SE ALGUEM PODE ME AJUDAR A CONHECER A VIDA DO MEU AVO ANTONIO QUADROS GIL, MEU PAI NASCEU EM FIGUEIRA DA FOZ.
MEU PAI MORA ATUALMENTE NOS EUA E ELE TEM A IDADE DE 72 ANOS GOSTARIA DE PRESENTEAR O MEU PAI COM O HISTORICO DO MEU AVO.
OBRIGADO,
MAURICIO GIL

mgilshapes@aol.com

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#202718 | DD | 09 jul 2008 17:31 | Em resposta a: #198803

Ex.mo Senhor Américo de Quadros
Se me perdoar esta intervenção, sem licença, muito agradecia se me pudesse dar alguma informação referente a Maria Teresa da Rocha Cabral de Quadros, filha de Inácio da Rocha Cabral de Quadros e de Dª Maria Teles de Morais( sendo esta filha de Inácio de Morais e de Dª Maria Perpétua Constança da Silva) e neta paterna de Vitorino da Rocha Cabral de Quadros, este de Viana do Alentejo.
Com os meus cumprimentos,
Dario D. Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Mota de Quadros - Figueira da Foz

#202768 | FraQueiroz | 10 jul 2008 00:31 | Em resposta a: #202695

Eu não lhe sei responder.
O tópico que tenho aberto é sobre a família Mota de Quadros, da Figueira da Foz (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=196202&fview=e), mais concretamente Francisco Cardoso Mota de Quadros (segunda metade do século XIX), sobre o qual não sei quase nada, mas interessa-me biografar. Agradeço qualquer achega.
Cumprimentos
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#210568 | pedroacpinto | 14 out 2008 21:12 | Em resposta a: #198803

Boa noite,

Tendo de há uns tempos a esta parte colaborado na recolha de documentação quinhentista relativa a António Fernandes de Quadros, recomendo a leitura do recente artigo de Violeta Figueiredo, na revista Litorais - Estudos Figueirenses, N.º 7, dedicado ao adail de Azamor. A segunda parte desse estudo está na forja.
Cumprimentos
Pedro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#235241 | Leote | 29 jul 2009 04:21 | Em resposta a: #198692

Estimado Confrade 2910

Agradecia o favor de tentar enquadrar um tão João de Quadros, COC, que casa em Tanger entre 4 Ago 1584 e 28 Mai 1585 (as datas não são discerníveis...) com uma senhora de cujo nome só se consegue ler .... Velha (ou coisa que o valha!).

Não encontro outra referência à dita mulher em mais lado nenhum. Tanto podia ser, como p.ex. Leonor Banha, a velha, ou dos de apelido Velho.

Teve uma filha Brites Henriques de Quadros, n. em 1600, em Tanger assim como, pelo menos, outras duas irmãs, Isabel de Quadros e Branca Vaz.

A Isabel casou com Francisco Madureira Brandão, o Velho e teve, pelo menos, duas filhas, Beatriz de Madureira e Violante da Silveira.

Branca vaz casa com Gomes Nunes de quem tem, pelo menos, Maria Nunes, 3.ª mulher de Jorge Tavares com quem casa em 1604, Tanger, (sem que eu conheça geração).

Jorge Tavares, Mestre das Obras de Tanger entre 1616 e 1632 era irmão da mulher do filho de Brites Henriques de Quadros acima referida.

Tudo passado em Tanger, bem entendido.

Pode dar alguma ajuda?

Muito obrigado
João Luís Esquível

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#235242 | Leote | 29 jul 2009 04:40 | Em resposta a: #235241

corrigindo....

Brites Henriques de Quadros falece em 1600 e não nasce nesse ano como erradamente informei.

Ainda em temas parecidos....

Também há um Gil Barreto casado com uma Isabel Henriques, esta filha de Francisco Henriques e Violante Pessanha.

Gil Barreto teve, pelo menos, 5 rebentos, de seus nomes Álvaro Barreto (cc Ana de Torres), Gonçalo Barreto (cc Maria Borges), Duarte Pessanha, Maria Barreto e Antónia Barreto (cc Pascoal Borges da Costa).

Irmãos da Isabel Henriques foram Duarte Henriques Pessanha, (pai de Francisco Henriques, Cap-mor já de Albufeira) e Branca Pessanha (cc António Correia, almocadém em Tanger).

Este último António Correia, casa uma outra vez com uma senhora de seu nome Violante Pessanha, que pode ser irmã dos anteriores ou filha de algum deles, não estou certo.

Os meus cumrprimentos.

João Luís Esquível

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#260765 | pedroacpinto | 20 ago 2010 10:45 | Em resposta a: #198692

Doc. 1

Chancelaria de D. Filipe II, Livro 29, fol. 199-200v.º
Lisbon, 30/12/1613


Dom Philipe etc faco saber aos que esta minha carta Virem que por parte de João de quadros fidalgo de minha casa me foi apresentado o treslado de hum aluara tirado do Registo dos Liuros da casa da Jndia de que o treslado he o seguinte

¶ Eu El Rej faco saber aos que Este aluara Virem que hauendo Respeito aos seruiços que Gaspar fagundez fez nas partes da Jndia por espaço de onze anos de soldado capitão E capitão Mor E ser ferido E não acabar de seruir a capitania da fortaleza de mascate de que era prouido por falecer primeiro ey por bem E me praz de fazer merce a Donna Jsabel da fonseca sua molher do cargo de capitão E feitor da Dita fortaleza de mascate por tempo de tres annos pera casamento de huma sua filha E do dito Gaspar fagundez que ella nomear casando com pessoa apta que entrará nos ditos cargos Na Vagante dos prouidos antes de noue de março do ano de bc noVenta E cinco em que lhe fiz esta merce
Pelo que mando ao / [fol. 199v.º] Meu Viso Rej ou gouernador das partes da Jndia que ora he E ao diante for que a pessoa que conste lhe apresentar estromento publico justificado per que conste ser casado com a filha do dito Gaspar fagundez E da dita Dona Jsabel da fonseca sua molher em quem ella nomear os ditos cargos sendo apta Como dito he lhe passe carta em forma delles pera os seruir pella maneira acima declarada na qual se tresladara este meu aluara que se comprira ynteiramente Como nelle se contem
E ey por bem que Valha como carta posto que o efeito delle aJa de durar mais de hum ano E que não passe pella chancelaria sem embargo das ordenacões do 2.º Liuro titullo 20 - que o contrario despoem o qual se passou por duas Vias de que Esta he a primeira cumprido hum o outro não aVerá efeito.
Belchior pinto o fez em lixboa a xxbij de Janeiro de bc nouenta E oito. Jan aluarez soarez o fez

¶ Pedindo me o dito João de quadros que porquanto elle fora casado E recebido na forma do sagrado concilio tridentino com Dona Maria fagundez Ja defuncta filha legitima de gaspar fagundez E de Dona Jsabel da fonseca sua molher E por morte de ambos não ficara outra filha delles mais que a dita sua molher Dona maria a quem conforme ao dito aluara pertencia a dita capitania de mascate E por elle ficara nomeada a merce nella sem a dita Dona Jsabel poder nomear em outrem E asy lhe pertencia serui la no tempo E Vagante do dito aluara por aVer sido casado com ella E a receber por razão de a ter para seu casamento.
E visto por mym seu Requerimento E o dito aluara E como por elle foj minha tencão fazer merce da dita capitania na filha que ouuesse do dito Gaspar fagundez E de Dona Jsabel da fonseca sua molher E não a outra pessoa E ficar logo nomeada na dita dona maria por não aVer outra filha d antre ambos E como he visto a dita Dona Jsabel pellas palaVras da Verba de seu testamento fazer nomeação da capitania na dita sua filha Dona maria posto que nomeadamente a não especificou nella pedindo lhe juntamente quizesse renunciar a sua parte em Pero de sousa Cid o que ella não podia fazer em seu perjuizo E contra tenção / [fol. 200] que tiue no dito aluara nem sua may podia Jr contra elle por ser a merce para casamento da dita sua filha que tinha nella adquerido todo o direito E a dita nomeação feita na forma da Verba do testamento de sua may por boa E Valida E conforme ao meu aluara sem embargo de a pretender fazer em Pero de sousa Cid sem que os prouidos da dita capitania possão ter direito algum contra o dito João de quadros nem serem ouuidos em juizo nem fora delle por esse respeito
E Visto outrosy pertencer lhe a dita Capitania como se Vio por sentenca do Doutor luis pereira Juiz das Justificaçoes de minha fazenda no meu conselho da Jndia E teras Vltramarinas onde foi Visto E aVido por apto para a seruir ey por bem E me praz de fazer merce ao dito João de quadros da dita capitania de mascate por tempo de tres anos na Vagante dos prouidos antes de noue de Marco do ano de b nouenta E cinco em que fiz della merce a dita Dona Jsabel para casamento da dita sua filha E isto sem embargo de não presentar o proprio aluara E de mandar nelle que o Viso Rej ou gouernador da Jndia pasasse la carta a pessoa que casasse com a filha do dito gaspar fagundez E da que se passou por elle ao dito João de quadros em cuJo Registo na chancelaria da Jndia onde foi embargada se porá somente Verba de como não a de auer efeito E nos Registos do dito aluara que foi roto na Jndia ao passar da dita carta se porão outras do conteudo nesta que se comprirá ynteiramente como se nella contem sem embargo de todas E quaesquer causas que aja E sentencas que sejão dadas em que fossem partes o dito João de quadros E Pero de sousa cid ou seus herdeiros porque todas as que forem mouidas dadas contra este caso ej por nullas E de nenhum efeito para que a merce da dita capitania aja seu Verdadeiro efeito como se as não ouuerão E o dito João de quadros tirará carta della sem aVer nisso duuida alguma, porque por justos Respeitos que me a isso mouem o ej assy por bem
E mando que ao conteudo nesta carta se não possa dar outro enttendimento nem interpertacão / [fol. 200v.º] alguma porque assy he minha merce E que entre a seruir a dita capitania sem embargo de ser prouido do cargo de feitor da fortaleza de mascate pello aluara Nesta inçerto E de qualquer outro cargo ou capitania posto que aquj não Vá declarado E do Regimento que manda que quem for proiudo [sic] de hum Cargo o não seja de outros Com a qual capitania aVera o ordenado conteudo no Regimento E [sic] tiuerão E ouuerão as pessoas que antes delle a seruirão sem embargo de não Jr declarado nesta carta a cantidade delle E da prouisão que se passou sobre Jsso em contrario E todos os proes E percalços que lhe direitamente pertençerem
Pelo que mando ao meu Viso Rej ou gouernador das partes da Jndia que ora he E ao diante for E ao Vedor de minha fazenda em ellas que tanto que pella dita maneira ao dito João de quadros couber entrar na dita Capitania lhe dem a posse della E lha deixem seruir E aVer o ordenado proes E percalços que lhe pertencerem como dito he sem lhe a ysso ser posto duuida Nem embargo algum E elle jurará em minha chancelaria aos santos EVangelhos Etc de que se fara assento nas costas desta carta que sera Registada nos Liuros da casa da Jndia dentro de quatro meses primeiros seguintes a qual se passou por duas Vias huma so aVera efeito E antes que parta deste Reino me fara pella dita fortaleza pleito omenage nas mãos do meu Viso Rej delle, segundo Vso E costume delle de que presentara certidão do secretario a que pertencer.
Bento JuZarte a fez em lixboa a trinta de dezembro Ano de  bjc E treze. E eu o secretario Antonio campelo a fiz
À margem, foi escrito: “fez Sua Magestade merce a dona Jnes da gama Viuua de João de quadros de lhe confirmar duzentos xerafins de tença cada anno pagos nas obras pias da Jndia por Respeito dos seruiços do dito seu marido e nam chegar a lograr as capitanias de damão e Mascatte com que estaua despachado por padrão feito em lixboa a 8 de março de 1637 pello qual Mandou Sua Magestade se puzesse aqui esta Verba que se poz em lixboa a 2 de Abril do dito anno a) luis Aluares themudo; “Por pertençer por morte de João de quadros a Antonio da Silua / [fol. 199v.º] de Menezes seu genrro, aucão da merce da Capitania de Mascate contheuda nesta Carta e se lhe fazer merce da mesma capitania E da do Paco de Sanctiago da Jlha de Goa se pos aquy Esta verba por o requerer assy as cartas que dos ditos cargos se lhe passarão que forão feitas a 10 deste mes de Março, em lixboa a 22 de Março de 1641 a) Vicente de Sottomayor”.


Doc. 2

Documentos Remetidos da Índia, Livro 21, fol. 363
Lisbon, 24/03/1625



Conde Viso Rey amigo, EV El Rey vos inuio muito Saudar, como aquele que amo.,
Para me resoluer no despacho de huma Consulta que se me fez de João de Quadros fidalgo de minha Casa estante nessas partes, sobre a renunçiação, que pede da feitoria de Mascatte, vos encommendo façais tirar informação, se o dito João de Quadros, se achou na Entrega do Comorão, ou da fortaleza de Ormuz, E de como proçedeo nisso, E me auizeis do que constar, E do que se vos offereçer;
Escripta em lixboa a 24 de Março de 1625

a) dom diogo da silua

a) dom Diogo de Castro





Pera o Conde Viso Rey da Jndia,
2.ª Via

Resposta

Link directo:

RE: Raizes De Quadros

#297799 | shilafernandes | 20 fev 2012 22:38 | Em resposta a: #105390

Caro Alan Quadros,

Sou shilá Quadros Fernandes, filha de Manuel António de Quadros Fernandes (Goa) a nossa árvore de família está no Geni, e pode consultar. Tenhos dados desde Séc. XVI.
Cumprimentos,

Shilá Quadros Fernandes

Resposta

Link directo:

Raizes de Quadros

#348384 | LProjecto | 17 jul 2014 19:14 | Em resposta a: #105390

Bem, parece que a alguém interessou a informação que "postei" numa mensagem deste tópico e, sem referir tão pouco as fontes ou proveniência da informação, a aproveitou para o seu livro "Quadros: Sua alma e sua gente nos caminhos da história", fazendo praticamente "copy / paste", na pág. 39.

http://books.google.pt/books?id=gVW-qf1UHEcC&pg=PA39&lpg=PA39&dq=Ana+de+Quadros+viveu+Redondo+faleceu+100+anos&source=bl&ots=Fwhldpl_qY&sig=c-_MZFoDSMEG6kU12AfHA2XaAh8&hl=pt-PT&sa=X&ei=vBDIU7bIJpSY1AXNg4DADA&ved=0CB4Q6AEwAA#v=onepage&q=Ana%20de%20Quadros%20viveu%20Redondo%20faleceu%20100%20anos&f=false

Enfim, bem sei que, infelizmente, é o "pão nosso de cada dia", mas não deixa de ser lamentável...

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Raizes De Quadros

#348385 | Leote | 17 jul 2014 19:32 | Em resposta a: #348384

Tem toda a razão!! Era o mínimo que podia fazer....
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Raizes De Quadros

#348564 | FGJ | 23 jul 2014 02:46 | Em resposta a: #105390

O DR EMILIO LUIZ BELFORT QUADROS TINHA UMA CASA NA RUA SÃO FRANCISCO XAVIER 87E, CONFORME PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO DE 12051903, PAG.2826.
ENTRE NO SITE www.jusbrasil.com.br
E CADASTRE-SE. É MUITO BOM DE DADOS PUBLICADOS NOS DIARIOS OFICIAIS DESDE 1890.
FREDERICO

Resposta

Link directo:

Raizes De Quadros

#378739 | rgdegeus | 17 mar 2017 01:21 | Em resposta a: #105390

Olá, sou novo no fórum, e possuo quadros na minha família materna. Nasci no Brasil, porém sou luso/brasileiro, e atualmente estou a residir na Inglaterra. Bom, os Quadros de quem eu descendo são descendentes de Bernardo de Quadros, natural de Sevilha, que passou ao Brasil no final do século XVI, mais precisamente a São Paulo. Acredito que muitos dos brasileiros que possuem Quadros em suas familias possam descender desse mesmo radicado em São Paulo. Achei interessante o fato de ser natural de Sevilha, pois li em algum post anterior o fato de que esse apelido era encontrado nesta mesma cidade, de onde originou outros que passaram a Portugal.

Resposta

Link directo:

Raizes De Quadros - FRANCISCO RAYMUNDO EWERTON QUADROS

#409961 | anabcosta | 26 nov 2018 22:28 | Em resposta a: #105393

Olá!
Procuro o nome da Mãe de Francisco Raymundo Ewerton Quadros (nasceu em Maranhão). Seu Pai foi o Capitão honorário Francisco Raimundo Quadros. Saberão informar-me o nome da Mãe? E com quem casou Francisco Ewerton Quadros? Teve irmãos? Quais os seus nomes?
Também procuro o parentesco de Joana Victória Gomes Coelho da Cruz e Quadros. Saberão dizer-me quem eram os pais, irmãos ? Sei que casou com António Carlos Mendonça Furtado Menezes.
obrigada
Ana

Resposta

Link directo:

Raizes De Quadros

#410185 | anabcosta | 03 dez 2018 11:33 | Em resposta a: #105390

Olá!
Procuro o nome da Mãe de Francisco Raymundo Ewerton Quadros (nasceu em Maranhão). Seu Pai foi o Capitão honorário Francisco Raimundo Quadros. Saberão informar-me o nome da Mãe? E com quem casou Francisco Ewerton Quadros? Teve irmãos? Quais os seus nomes?
Também procuro o parentesco de Joana Victória Gomes Coelho da Cruz e Quadros. Saberão dizer-me quem eram os pais, irmãos ? Sei que casou com António Carlos Mendonça Furtado Menezes.
obrigada
Ana

Resposta

Link directo:

Raizes De Quadros

#424872 | LuisIlhao | 12 jun 2020 22:02 | Em resposta a: #105509

Olá a todos os Quadros,

Se me permitem o atrevimento, em boa verdade os Quadros descendentes de Alonso de Quadros, não são Quadros. Outrossim são Ilhão.
Alonso de Quadros era filho de Pedro Ilhão e de Urraca Pires de Quadros.
Em Espanha o apelido usado para identificação corrente é o da mãe e não o do pai, ao contrário de Portugal.
Sendo Alonso Quadros filho de Pedro Ilhão, será então (na nossa lógica de apelido de identificação) Alonso Ilhão.
Agora.... eu que sou Ilhão, ando “ás voltinhas” para saber qual é a minha origem, que não virá seguramente dessa linha Quadros. Alguém tem alguma pista que me possa ser útil?

Um grande abraço a todos, e desculpem a intromissão mais uma vez.

Luís Ilhâo

Resposta

Link directo:

Raizes De Quadros

#424876 | DSD | 13 jun 2020 17:37 | Em resposta a: #105390

Prezado Luís Ilhão
Tenho um ramo de família de apelidos " Rocha Cabral e Quadro", de uma minha trisavó, que eram também apelidos de sua mãe e de seu avô materno, desconhecendo a ascendência anterior ao último citado, Vitorino da Rocha Cabral e Quadros.
Poderá fazer o favor de me esclarecer, se ele provém da família Ilhão?
Com os melhores cumprimentos e grato
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Raizes De Quadros

#425733 | Tamara3022 | 17 jul 2020 22:14 | Em resposta a: #105390

Alan , meu nome é Tânia de Quadros , eu vim do Brasil m, moro atualmente em Portugal. Meu e-mail é taniaqf@hotmail.com
Gostaria de saber a origem da família, se puderes me passar alguma coisa . Te agradeço

Resposta

Link directo:

Raizes De Quadros

#432548 | isabellaquadros | 06 abr 2021 13:49 | Em resposta a: #105390

Olá.

Meu nome é Isabella Pereira Ferreira de Quadros, sou brasileira da cidade de Bagé, perto da fronteira com o Uruguai, no extremo sul do Brasil.
Estou buscando as origens da família Quadros.

Atualmente estou morando na França.

Vou ficar acompanhando o tópico.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 00:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen