Miguel Ângelo, músico

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos

Miguel Ângelo, músico

#105434 | aeiou2 | 17 nov 2005 00:33

Boa noite,

Já que estamos numa de recordações de cantoras de ópera, alguém tem conhecimento, notícia dos filhos, pelo menos dois, deste músico, não sei se também cantor de ópera, que viveu no Porto no séc.XIX ?

Desde já agradeço toda e qualquer boa e fundamentada informação, nada de palpites

Saudações

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Ângelo, músico

#105457 | abribas | 17 nov 2005 10:24 | Em resposta a: #105434

Cara Maria,

Miguel Angelo Pereira, pianista e compositor nasceu em Barcelinhos a 27 de Janeiro de 1843 e faleceu em 1901, Alguém sobre ele terá dito ser "O maior músico português da segunda metade do sec. IXX".
Fez parte, juntamente com Nicolau Medina Ribas, Moreira de Sá, Marques Pinto e Joaquim Casella, da Sociedade de Quartetos do Porto, fundada em 1873.
Teve cinco filhos. Por ordem decrescente da idade, Artur, Rafael, Raul, Virgílio e Américo. Todos com o apelido Pereira. Todos músicos profissionais.
Tenho conhecimento de uma tese de doutoramento da Drª Ana Maria Liberal, em fase final, sobre Miguel Angelo Pereira e o seu tempo.

Cumprimentos,
António Ribas

PS: Já agora, se não for indiscrição, qual o seu interesse?

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Ângelo, músico

#105464 | aburma | 17 nov 2005 12:10 | Em resposta a: #105457

Caro Primo António e Cara Maria,

Não é que eu traga algo de novo, mas este tópico sobre Miguel Ângelo, juntamente com outro sobre "Leonardo", que no momento em que escrevo está junto ao primeiro, dão um ar bem renascentista a este Forum! :-)

Abraços aos dois

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Ângelo, músico

#105466 | abribas | 17 nov 2005 12:24 | Em resposta a: #105464

(:-))

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Ângelo, músico

#105504 | aeiou2 | 17 nov 2005 18:57 | Em resposta a: #105457

Caro António Ribas,

O meu interesse era saber quem foi ou foram a (s) mãe e/ou (mâes ) dos cinco filhos. De dois rapazes sei a Mamã ? dos outros nem sabia da sua existência.
Sabe-me dizer sff em que instituição foi defendida essa tese de doutoramento ?
Colocar uma pergunta num Fórum como este, contando com discrição, seria ser totalmente ingénua.

Mas muito obrigada pelas informações.

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Ângelo, músico

#105505 | aeiou2 | 17 nov 2005 19:09 | Em resposta a: #105464

Pois é Alexandre, eu não me importava nada de estar em plena época do Renacentismo, pois as modormias eram bem boas e eu estariam entre os muito pouco priveligiados, tal como agora, o pior é ter que nos confrontarmos com gente a dormir nos bancos e nos vãos das portas e conhecermos Eng.ºs Médicos... a trabalhar naquilo em que os nossos iletrados compatriotas se recusam, mas lá vão usufruindo do subsídio de desemprego .

Até ao jantar do Ateneu.Espero encontrá-lo

Beijinhos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Ângelo, músico

#105516 | jmacieira | 17 nov 2005 21:09 | Em resposta a: #105505

Cara Senhora

Ainda bem que não viveu na época renascentista. Se no séc. XXI escreve com tantos erros, nessa altura.....

João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Ângelo, músico

#105519 | abribas | 17 nov 2005 21:21 | Em resposta a: #105504

Cara Maria O.O.M.
Quanto á mãe ou mães, não lhe sei responder; sei apenas da existencia de descendentes do mais velho, Artur, em Lisboa, e ainda de descendentes naturais do mais novo Américo, aqui no Porto.
Quanto á tese de doutoramento, apenas sei que ainda não foi defendida, pois fui contactado recentemente, dada a relação existente entre Miguel Ângelo e Nicolau Ribas. Aguardo por uma cópia, depois de concluida.
Cumprimentos,
António Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Ângelo, músico

#105521 | aburma | 17 nov 2005 21:46 | Em resposta a: #105516

Os erros foram decerto fortuitos, caro senhor, mas a elegância é perene.

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Ângelo, músico

#105522 | jmacieira | 17 nov 2005 21:50 | Em resposta a: #105521

Caro Senhor Burmester

Fica-lhe lindamente vir a terreiro defender a "sua Dama"!

O meu reparo, como deve calcular, não passou de uma brincadeira.

Cumprimentos

João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Ângelo, músico

#105528 | aeiou2 | 17 nov 2005 22:14 | Em resposta a: #105516

Realmente, tem toda a razão a mensagem está cheia de erros de ortografia, o que não costuma acontecer, mas naturalmente muitas das Senhoras da referida época nem com erros escreveriam.
A sua escrita irónica não me afecta em nada, pois logo que desse pelos erros na referida mensagem, seria eu a primeira a pedir desculpa aos frequentadores deste Fórum.
Não responda sff, pois detesto esse tipo de parecer bem educado e culto.

Maria Júlia Oom Vale Henriques de Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Ângelo, músico

#105529 | aeiou2 | 17 nov 2005 22:17 | Em resposta a: #105521

Caro Alexandre,

O seu cavalheirismo é grande e retrato do que é um verdadeiro Senhor

Um abraço

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Ângelo, músico

#105553 | mjborges | 18 nov 2005 11:21 | Em resposta a: #105504

Cara Maria Júlia

Vou-me introduzir nesta amena conversa só para acrescentar alguma bibliografia que conheço acerca deste compositor e que poderá ter algum interesse. Existe um livro de Joaquim Leitão, intitulado "Deuses do Lar: I O Maestro Miguel Ângelo" (ed. autor, 1916) com bastantes elementos acerca dele, como pessoa e como músico. No "Dicionário biográfico de Músicos" de Eugénio Amorim (Porto, 1941) incluem-se dois artigos, um acerca de Miguel Ângelo Pereira, outro sobre seu fiho Raúl Angelo Pereira. Finalmente, o livro "Musica moderna portuguesa e os seus representantes" de Alfredo Pinto (Sacavém) (Lisboa, 1930) inclui um pequeno artigo sobre seu filho Virgílio Ângelo. Curiosamente, lendo estas várias referências "na diagonal" não encontrei, de facto, qualquer menção de filiações para qualquer dos filhos, mas posso não ter lido com muita atenção. Quanto à referida tese sobre o compositor posso acrescentar que ela poderá estar inscrita sobretudo em dois locais: ou no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa, ou mais provavelmente do Departamento de Musicologia da Universidade de Coimbra, o que me parece mais provável. Isto para o caso de estar inscrita em Portugal, pois poderá estar numa universidade estrangeira.

Se o caro confrade António Ribas ( que eu aproveito para cumprimentar), estiver a ler esta mensagem, acrescento que as duas primeiras referências bibliográficas, também lhe servem para os seus "Ribas", mas é provável que já as conheça.
Cumprimentos e estou sempre ao dispôr para qualquer informação de tipo musicológico, que é de facto, mais a minha especialidade.

Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Ângelo, músico

#105582 | aeiou2 | 18 nov 2005 16:49 | Em resposta a: #105553

Cara Maria José Borges,

Muito obrigada pelas suas informações e sua gentil oferta e disponibilidade.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Ângelo, músico

#105585 | abribas | 18 nov 2005 18:17 | Em resposta a: #105553

Cara Maria José Borges,

Fico muito grato pelas referências bibliográficas fornecidas, que desconhecia. Irei consulta-las para os meus Ribas.
Já agora aproveito para lhe indicar uma outra referência bibliográfica muito interessante, existente na faculdade de letras do Porto, de Francisco Ayres de Andrade, "Francisco Manuel da Silva e o seu tempo: 1808-1865" Rio de Janeiro, 1967, 2volumes.
Quanto á tese, e consultando a net, penso que será a seguinte:

Fonseca, Ana Maria Liberal.
A vida musical no Porto na segunda metade do séc. XIX: o compositor Miguel Angelo Pereira (1843-1901).
Ph.D., Musicology, Universidade de Santiago de Compostela.
Research director: Carlos Villanueva

Cumprimentos, e sempre ao dispôr,
António Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Miguel Ângelo, músico

#105614 | mjborges | 19 nov 2005 01:27 | Em resposta a: #105585

Caro António Bessa Ribas

Ainda bem que as minhas referências bibliográficas lhe foram úteis. Obrigada pela sua indicação, que por acaso já conhecia e é, de facto muito interessante para a música brasileira dessa época, que engloba o período português. Obrigada, também pela referência da tal tese, que espero poderá vir a ser encontrada em Portugal.
Cumprimentos e até sempre
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

Timóteo da Silveira

#105687 | JoséSandeVasconcelos | 20 nov 2005 01:46 | Em resposta a: #105553

Cara Maria José Borges, minha Senhora,

se não se importa, intrometo-me também na conversa, não sobre o músico em causa, pelo que peço desculpa aos restantes confrades, mas para lhe pedir informação, se possível, sobre se em alguma dessas obras, ou outras, existe qualquer nota sobre Timóteo da Silveira, pianista, compositor e professor (séculos XIX/XX).
Agradecendo a sua atenção, apresento-lhe os melhores cumprimentos
José SV

Resposta

Link directo:

RE: Timóteo da Silveira

#105938 | mjborges | 23 nov 2005 11:29 | Em resposta a: #105687

Caro Confrade Sande e Vascolcelos

Desculpe só agora lhe responder, mas andei à procura de informações acerca do que me pediu. Com efeito, não encontrei nenhum artigo, especificamente, sobre este autor, nem no dicionário de Ernesto Vieira, nem no de Eugénio Amorim, nem na Enciclopédia Luso Brasileira. Falta-me consultar a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, mas é o meu pai quem a tem, terá de ser mais tarde. Procurei, todavia, na base de dados "on line" da Biblioteca Nacional e encontrei uma referência a este autor, que passo a transcrever:
"Bouquet violet [ Música impressa : à memoria do meu inolvidavel e saudoso mestre Timóteo da Silveira / Oscar da Silva
por Silva, Óscar da, 1870-1958
PUBLICAÇÃO: Lisboa : Sassetti & Cia., cop. 1935 "

Soube, assim que o dito músico foi professor do grande compositor Óscar da Silva, e voltando à anteriormente referida obra de Alfredo Pinto (Sacavém), num artigo acerca deste compositor refere-se, com efeito, que O.S. «depois veio para Lisboa onde estudou piano com Timóteo da Silveira (...)seu professor e amigo, hoje já falecido (...)». Tal indica que ele teria falecido já antes de 1930, e provavelmente antes de 1925, pois o autor completa a obra dizendo: «Laus Deo 1925-1930». Quanto ao referido professor resta apenas saber se teria sido professor do Conservatório Nacional, ou da Academia de amadores de Música, que já existia pela altura.
Essas informações só as puderei adquirir mais tarde. Quanto ao Conservatório vou tentar informar-me, pois por acaso, sou lá professora de História da Música, e poderei ver se encontro referências a antigos professores da Academia. Com algum tempo, talvez consiga saber mais qualquer coisa, que a seu tempo, lhe direi.

Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Timóteo da Silveira

#105943 | aliberal | 23 nov 2005 12:28 | Em resposta a: #105938

Dra. Maria José Borges

O Óscar da Silva estudou piano com Tímóteo da Silveira e harmonia com Vítor Hussla na Academia dos Amadores de Música entre 1884 - ano em que se muda com seus pais para Lisboa - e 1892 - ano em que parte para Leipzig com uma bolsa de estudo da raínha D. Amélia.
Estas informações constam no livro de A. Cunha e Silva, "Óscar da Silva. Sonata Saudade. A viagem", Porto, 2004.
Com os melhores cumprimentos

Ana Maria Liberal

Resposta

Link directo:

RE: Timóteo da Silveira

#105947 | mjborges | 23 nov 2005 14:01 | Em resposta a: #105943

Cara Doutora Ana Maria Liberal

Muito obrigada pelas suas informações. Desconhecia, por enquanto, este livro.Já sei que, para além da genealogia, ambas navegamos pelos mundos da Musicologia, embora eu esteja, ainda, a tentar concluir a minha Tese de mestrado, na Universidade Nova de Lisboa. Mas, conciliar aulas, família e mestrado é algo difícil. A minha área de interesse é sobretudo a primeira metade do século XIX em Portugal, mas interesso-me pelo século XIX em geral. Tenho sobretudo pesquisado acerca do envolvimento político e respectiva produção musical de músicos na primeira metade do século XIX. Se alguma vez lhe puder ser útil, disponha
Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Timóteo da Silveira

#106111 | mjborges | 25 nov 2005 11:13 | Em resposta a: #105687

Caro Confrade Sande e Vasconcelos

Venho acrescentar que, de facto a Grande Enciclopédia P.B. se refere ao dito músico, dizendo o seguinte:
«Compositor musical e professor, n. em Évora-Monte a 18/VII/1854 e m. Lisboa 24/I/1929. De muito novo se dedicou à música, tendo completado o curso de piano em Paris, em 1876.(...) teve como alunos, entre outros, Óscar da Silva, Luís de Freitas Branco, João Queriol, Antonino Moreno, Pietra Torres, Soares Costa, Brinita, Ivo Cruz, etc. Introduziu em Portugal as audições de alunos no fim da época musical. Foi um mestre inconfundível pela sua cultura e dedicação consagrada ao ensino».

Quanto à informação de que fora ele a introduzir as audições de alunos no fim da época musical, permito-me discordar, pois o Conservatório, desde os seus inicios que o faz, pelo menos desde 1837 (apesar de criado em 1835).
Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Timóteo da Silveira

#106112 | aliberal | 25 nov 2005 11:56 | Em resposta a: #106111

Caro Sande e Vasconcelos

Na sequência das informações prestadas pela Dra. Maria José Borges, permita-me que transcreva o texto que Ivo Cruz escreveu no seu livro autobiográfico "O que fiz e o que não fiz", p. 11, acerca de Timóteo da Silveira:
«Em 1914 passei a ser leccionado por Thimoteo da Silveira, um grande pedagogo continuador de uma grande escola de piano que herdou de seu mestre, Mathias, discípulo de Chopin e professor no Conservatório de Paris.
Para Thimoteo da SIlveira o ensino não era uma profissão. Era uma missão em que à sua alta competência, juntava a dedicação e a generosidade.»
Com os melhores cumprimentos,
Ana Maria Liberal

Resposta

Link directo:

RE: Timóteo da Silveira

#106116 | aliberal | 25 nov 2005 12:49 | Em resposta a: #105947

Cara Maria José Borges

Não tem que me agradecer as informações sobre o Timóteo da Silveira.
A minha área de interesse é também o século XIX e a transição para o século XX em Portugal, sobretudo no Porto.
Estou ao dispôr para qualquer coisa que precise.
Cumprimentos,
Ana Maria Liberal

Resposta

Link directo:

RE: Timóteo da Silveira

#106323 | JoséSandeVasconcelos | 28 nov 2005 01:40 | Em resposta a: #106111

Caras Maria José Borges e Ana Maria Liberal,

venho agradecer as informações que me deram e perguntar se estariam interessadas em alguns artigos de jornais que saíram em 1876 e 1877 sobre Tomóteo da Silveira. Se assim fôr, agradeço que autorizem o GP a fornecer-me os respectivos endel (endereços electrónicos), a fim de os enviar.
Os melhores cumprimentos
José SV

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 00:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen