Paróquias de Braga

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões | Arquivos

Paróquias de Braga

#105471 | mpinto | 17 nov 2005 13:12

Caros Confrades,

Na HFSO de um primo de um avô meu, refere-se como avô de ambos David Soares Ferreira, natural da Freguesia de Santo Isidoro, Braga. No entanto, não encontro qualquer referência a esta freguesia em Braga. Terá sido extinta (isso era possível)? Terá havido engano no assento? Ressalvo que não consultei os originais, mas sim a cópia elaborada pelo Arquivo Distrital de Aveiro, referente às habilitações com menção ao distrito, o que permite um erro de transcrição.

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Paróquias de Braga

#105483 | JCC | 17 nov 2005 15:53 | Em resposta a: #105471

Caro Maurício Pereira Pinto

Fiz uma consulta na Net ao resultados eleitorais por freguesia e encontrei duas freguesias de Santo Isidoro, uma em Mafra e outra no Marco de Canavezes.

A segunda poderá ter pertencido(nem sei se ainda pertence) à Diocese de Braga.

De facto há inúmeras freguesias que foram extintas ao longo da hostória. Só para dar dois exempos, que me tocam particularmente, a freguesia de S. Marcos da Abóboda, em Évora, de onde vêm muitos ods meus antepassados, foi incorporada na década de 50 na da Torre de Coelheiros. Também em Évora mas agora (anos 90 creio eu) a freguesia de S. Pedro desapareceu dando lugar à da Sé e S.Pedro.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Paróquias de Braga

#105789 | mpinto | 21 nov 2005 10:00 | Em resposta a: #105483

Caro João Cordovil Cardoso,

Obg. pela sua resposta. De facto, já havia feito a mesma pesquisa, mas, visto a de Mafra estar naturalemente eliminada, duvidei que pudesse ser a do Marco. No entanto, encontrei uma outra CFSO, desta vez passada a Pedro João Soares em 1753, filho do referido David Soares Ferreira Pinto, capitão mor extinto concelho de Alvarenga. Aqui é estabelecida a avoenga deste Pedro sendo o avô paterno, António Ferreira Pinto, "natural da Casa da Lage, freguesia de Santo Isidoro de Ribatâmega...". Enfim, tudo se esclareceu, é a do Marco.

Já agora, algum dos confrades tem mais informações sobre esta Casa da Lage?

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 12:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen