Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#105900 | jliberato | 22 nov 2005 19:45

Caros confrades,

Trato hoje da paróquia de Meruge, no concelho de Oliveira do Hospital.
O meu 7º avô, Manuel Francisco era de Nogueirinha que se situa na paróquia de Meruge.
Casou aos 04-02-1681 em Travancinha com Francisca de Andrade, filha de Domingos Rodrigues. No assento de casamento não se indicam os pais dele.
Alguém conhece esta gente?

Cumprimentos
Jliberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#108653 | mariacasas | 02 jan 2006 21:57 | Em resposta a: #105900

Caro Sr.

Ao falar com a familia sobre a possibilidade de existir antepassados em Meruge, com as caracteristicas que o Sr. descreve, pode ser provável que sejam nossos ascendentes. Porque de um dos lados existiam Mouras em Meruge...a unica hipótese será procurar melhor o que tencionamos fazer. Manuel Francisco deverá ter sido uma criança com toda a certeza Corajosa, Brilhante, Sensivel e Especial (o que dizer mais?). Se hoje é dificil para todos nós pensarmos sequer no caso das crianças filhos de pais portadores de VIH, que um dia ficarão sós..com toda a certeza que será uma Honra ter ascendencia como esta.

Obrigada pelo seu cuidado, mais uma vez.
Constança Casas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#108751 | jliberato | 04 jan 2006 13:16 | Em resposta a: #108653

Cara Constança Casas,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Resta progredir na sua investigação até chegar à época dos meus.
Não compreendi muito bem o alcance da sua reflexão. Do meu Manuel Francisco não se conhecem os pais apenas porque na altura em Travancinha os assentos de casamento não mencionam exaustivamente os nomes dos pais.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#115823 | A. Miranda | 04 abr 2006 22:41 | Em resposta a: #105900

Caro Sr:

Já que investiga a Travancinha, gostaria de saber se, por feliz acaso, encontrou alguém da família Miranda nos séculos XVII ou XVIII?
Provavelmente D. Catharina de Miranda (falecida a 5-11-1738) casada com Estevão Marques (falecido a 1-1-1756), ou D. Thereza Maria de Miranda Viegas (falecida a 5-5-1796) casada com Domingos Paes de Canas de Senhorim?

Atenciosamente

A. Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#115831 | E. Osório | 05 abr 2006 00:34 | Em resposta a: #115823

Caro A. Miranda,

Voltamos a cruzar-nos hoje... Catarina de Miranda é filha de Manuel Mendes e de Isabel Monteiro, sendo ela da família dos Mirandas Brandões, de Midões. Quanto a Estêvão Marques, é filho de Mamede Marques e de Isabel Nunes, descendentes dos Garcias Mascarenhas.

O casamento daquela Catarina de Miranda foi muito desigual, pois Manuel Mendes é referido como «criado de seu pai». Tiveram de facto uma filha (única?) Teresa Maria, b. em Travancinha a 02-01-1708, da qual nada mais sabia. Poderei concluir ser a referida Teresa Maria de Miranda Viegas?

Se possível, gostaria de mais elementos sobre esta última.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#115835 | A. Miranda | 05 abr 2006 01:36 | Em resposta a: #115831

Caro Sr. Eduardo:

Muito, muito, muito obrigado.

Sim! De facto essa Teresa Maria é Teresa Maria de Miranda Viegas, minha 10ª avó.

Casou com Domingos Pais, proprietário de Canas de Senhorim em data que desconheco porque há um hiato de 80 anos nos registos paroquiais deste Concelho, actual freguesia. Por isso tenho esta parte da minha família «estagnada» desde 1998!

Ela morreu a 5 de Maio de 1796 em Canas de Senhorim e estava viúva desde 1778. Teve 2 filhos: O Miguel de Miranda Viegas que casou em 1774 em S. João de Areias com Justina Roza de Figueiredo; e um outro Manuel Miranda Viegas que não segui o «rasto» porque não era meu ascendente.

Apesar de já andar nestas andanças da genealogia há muito tempo, só no passado dia 1 é que me registei aqui.
Agora vejo-me confrontado com imensa informação.

As maravilhas da Internet...

Até breve
A. Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#115836 | A. Miranda | 05 abr 2006 02:12 | Em resposta a: #115831

Acrescento à msg anterior.

A Teresa deveria ser mesmo filha única de Catarina porque no assento de óbito, que estive a consultar agora, é referida a ausência de testamento, ficando como "gestores" dos bens o seu genro Domingos Paes e o seu marido.

Não há referência a filhos varões, que teriam primazia nestes assuntos testamentários.

Podia, s.f.f., adiantar-me as datas de nascimento do Estêvão e da Catarina? É que só tenho os óbitos! E já agora a data desse casamento «sui generis»

Atenciosamente

A. Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#115877 | E. Osório | 05 abr 2006 15:05 | Em resposta a: #115836

Caro A. Miranda,

Apesar de estes elementos estarem prestes a ser publicados, adianto o seguinte:

Catarina deve ter nascido por 1680. Não encontrei o assento em Travancinha. Aí casou com Estêvão Marques a 18-09-1700, tendo este sido aí b. a 08-03-1670.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#115879 | A. Miranda | 05 abr 2006 15:27 | Em resposta a: #115877

Caro Sr. Eduardo

Mais uma vez agradeço a sua disponibilidade. Se necessitar de mais informações sobre esta minha antepassada ou seus descendentes, por favor, não se acanhe. Estou ao seu dispor para qualquer esclarecimento.

Gostaria de ter um exemplar da sua obra. Encomendo directamente à editora Dislivro?

Atenciosamente

A. Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#115904 | E. Osório | 05 abr 2006 19:21 | Em resposta a: #115879

Caro A. Miranda,

Agradeço a sua disponibilidade. Contactá-lo-ei mais tarde. Quanto ao meu livro, a pré-inscrição é feita directamente para o editor.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#115908 | A. Miranda | 05 abr 2006 20:58 | Em resposta a: #115904

Caro Sr. Eduardo.

Durante a tarde fui ao site da sua editora. Fiquei surpreendido com a quantidade de famílias que o Sr. investigou.
Dou-lhe os meus parabéns.

A minha subscrição do seu livro seguiu hoje pelo correio.

Cumprimentos

A. Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#115913 | LProjecto | 05 abr 2006 22:33 | Em resposta a: #115904

Caro Eduardo,

Aguardo, na expectativa, pela leitura da sua obra "Raízes da Beira" que tive o prazer de subscrever.
Ainda assim, e perdoe-me a ansiedade, atrevo-me a perguntar-lhe se no decurso do minucioso processo de investigação terá tropeçado, eventualmente, nalgum destes meus ascendentes que creio terão origem de dois ramos distintos:

- Jacinto José Ferrão, b. 07.02.1744 – Cativelos, Gouveia.
Filho de Manuel Ferrão, natural de Lajes – Seia, e de Mariana Lopes, natural de Cativelos – Gouveia.
Neto paterno de Manuel Ferrão e de Maria Rodrigues, ambos naturais de Lajes.
Neto materno de António Fernandes, natural de Póvoa de Cervães, e de Páscoa Lopes, natural de Cativelos.
Bisneto materno, respectivamente, de Domingos João e de Isabel João, e de Manuel Lopes e Maria João.

- José António Ferrão, b. 27.09.1792 – Cortiçô da Serra.
Filho de José Vicente da Cunha, natural de Monfortinho – Idanha-a-Nova, e de Maria da Trindade, natural de Mourela – Cortiço da Serra.
Neto paterno de António Ferrão, natural de São Paio – Gouveia, e de Bernarda Vicenta, natural do dito lugar de Monfortinho.
Neto materno de José Nunes, natural de Mourela – Cortiçô da Serra, e de Águeda Maria da Cunha Fonseca, também natural de Mourela.
Bisneto, pela parte do seu avô materna, de José Nunes e Ana Esteves.
Bisneto, pela parte da sua avó materna, de João da Fonseca e Ana da Cunha.

Antecipadamente grato.
Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#115948 | E. Osório | 06 abr 2006 09:12 | Em resposta a: #115913

Caro Luís Projecto Calhau,

Agradeço a sua mensagem. Infelizmente não tenho os nomes que referiu. Apenas tenho de Cativelos, aliás da Póvoa da Rainha, pessoas de uma família Lopes de Abrantes, ou Abranches.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#115957 | LProjecto | 06 abr 2006 11:15 | Em resposta a: #115948

Caro Eduardo,

Ainda assim fico-lhe grato pela gentileza da resposta.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#116140 | jliberato | 08 abr 2006 00:16 | Em resposta a: #115823

Caro A. Miranda,

Infelizmente não disponho dos nomes que menciona.
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para outros dois tópicos que se referem a Travancinha:

Famílias de Travancinha, Seia
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=80443

Nunes- Paranhos, Seixo, Travancinha, Sintra
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=80495

Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#292450 | mariamoura | 07 dez 2011 16:34 | Em resposta a: #105900

Caro senhor,

Suponho que o seu 7º avô Manuel Francisco, será irmão de minha 7ª avó Luísa Francisca, nascida em 1684.São descendentes de uma vasta família de Franciscos que vão até meados do século XVI.

Sou de Paranhos da beira, mas resido em Sintra.Segui o seu conselho e a pesquisa levou-me a Várzea de Meruge e Meruge.

Ao seu dispor

Cumprimentos

Maria Amélia moura

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#292596 | jliberato | 10 dez 2011 00:25 | Em resposta a: #292450

Cara Maria Amélia Moura,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Fiquei com curiosidade de saber como sabe que Luísa Francisca e Manuel Francisco seriam irmãos.
Até porque nunca consegui encontrar os pais de Manuel Francisco. Como encontrou os pais dele?
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#292625 | mariamoura | 10 dez 2011 15:26 | Em resposta a: #292596

Caro senhor,

Eu não afirmo que serão irmãos, mas que poderão ser, dada a data e serem de Meruge, onde existia à data uma família de apelido Francisco(a).
Esta minha 7ª avó Luísa Francisca nasceu em Meruge em 13-12-1682, filha de João Godinho e de Isabel Francisca, filha de Manuel Rodrigues,21-3-1638 e de Maria Francisca,27-6-1637 e assim por diante até chegar a Pedro Francisco em meados do séc.XVI.
Estudei esta família Francisco(a) em conjunto com a família de Manuel Gonçalves, meu 8º avô, também ele de Meruge.
Como tenho acesso no etombo, é fácil verficar.
Sempre ao seu dispor,

Maria Amélia Moura

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#292727 | jliberato | 12 dez 2011 11:01 | Em resposta a: #292625

Cara Maria Amélia Moura,
Muito obrigado pelo seu esclarecimento.
Infelizmente o meu antepassado casou em Travancinha e no registo não figuram os nomes dos pais. Temos de ficar pelas conjecturas...
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#292741 | mariamoura | 12 dez 2011 14:26 | Em resposta a: #292727

Bom...se assimé, tenho um 8º avô por linha paterna de Manuel Francisco de Travancinha, que nasceu a8-6-1670 e casou com Luísa Ferreira de Tourais.Esta nasceu a 3-1-1673. Têm Bárbara Maria Ferrera, 138 casada com manuel de Abrantes de Lagares.

Será Este Manuel Francisco?

Cumprimentos

Maria Amélia Moura

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#292819 | mariamoura | 13 dez 2011 16:35 | Em resposta a: #292741

Queira desculpar tantos erros de palmatória.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#292892 | jliberato | 14 dez 2011 17:40 | Em resposta a: #292741

Cara Maria Amélia Moura,
Muito obrigado pelo seu mail que estava completamente perceptível.
Infelizmente não é o mesmo Manuel Francisco!
O meu casou-se em 1681 e não poderia fazê-lo com 8 anos...
Mas qualquer informação sobre esta gente é preciosa.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Meruge, Oliveira do Hospital

#293273 | mariamoura | 22 dez 2011 15:36 | Em resposta a: #292892

Caro jliberato,

Estava eu no etombo a rever os meus antepassados Franciscos(a)em Nogueirinha que, como sabe, pertence a Meruge,quando me deparei com o batizado de um Manuel Francisco em 1681, filho de Manuel Francisco e de Francisca de Andrade. Vim conferir imediatamente com a sua informação e quase tudo coincide, menos a data do casamento!

Dá que pensar...

Cumprimentos

maria Amélia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 10:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen