Fernão Soares de Albergaria

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Fernão Soares de Albergaria

#10593 | AC | 09 out 2001 22:47

Gostava se fosse possivel que me enviassem informações sobre a descendência detalhada de Fernão Soares de Albergaria casado com Isabel Nunes da Fonseca, até ao sec. XVIII.

Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Soares de Albergaria

#10597 | Cascais | 10 out 2001 00:18 | Em resposta a: #10593

Fernão Soares de Albergaria, ... e Isabel Nunes da Fonseca, ...,donde, filhos de quem?
Dê mais alguma referencia.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Soares de Albergaria

#10598 | Cascais | 10 out 2001 00:33 | Em resposta a: #10593

Se são os que eu penso, pode ver, aqui, em:
http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=61360

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Soares de Albergaria

#10692 | AC | 10 out 2001 22:30 | Em resposta a: #10598

Fernão Soares de Albergaria Capitão-mor de Oliveira do Conde, Filho de Pedro Soares de Albergaria e de Antónia Peleja de Faria.
São precisamente os do endereço que me deu, só que este encontra-se bastante incompleto quer no que diz respeito a alguns descendentes (ss,smn,nc), quer em relação ás localidades de onde eram naturais ou casaram.
Como a obra de onde provem esta família já por si, oferece algumas duvidas,(consulta a http://www.geneall.net/forum/msg.php?id=1113, ).
O meu interesse é principalmente na bisneta de Fernão S.A., "Guiomar Nunes Soares" filha de Guiomar Nunes Soares e de Simão Machado da Costa, que se apresenta sem sucessão, sem data de nascimento ou de óbito e não há referencia do local de origem.
Deste modo agradeço a sua ajuda e a do fórum.

Com os melhores cumprimentos

A.C.

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Soares de Albergaria

#10714 | FAguiar | 11 out 2001 01:54 | Em resposta a: #10692

Apesar da referida obra poder oferecer algumas duvidas, penso q continua a ser a mais completa obra sobre esta família, e por certo q em muito estará correcta. Pelo sim pelo não, aqui vai o que lá diz sobre Guiomar Nunes Soares:

"§ 17º
...
17 - D. Guiomar Nunes Soares, que não consta tivesse casado tanto mais que a sucessão no morgado de Tonda passou aos herdeiros de sua irmã D. Isabel Nunes Soares de Albergaria.
Foi esta senhora que litigou com o Padre Luiz Soares de Albergaria, Afonso Tavares de Carvalho e Arcangelo Pereira Franco, pela posse do morgadio de Tonda, cujo administrador Cristovam Soares de Albergaria, falecera sem descendência.
Foi-lhe a sentença favorável, pelo que entrou na posse do vínculo.
Dela mais nada sabemos e não teve descendência visto o vínculo passar depois à descendência de sua irmâ como já dissemos."

Espero ter sido útil.

Melhores cumprimentos,
Francisco d'Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Soares de Albergaria

#10829 | AC | 12 out 2001 10:27 | Em resposta a: #10714

Obrigada pelas suas informações e esclarecimentos,não querendo abusar da sua ajuda, gostaria de informações sobre a localidade de onde esta senhora é natural e tambem de outra Guiomar Nunes, irmã de Pedro Soares de Albergaria, filha de Fernão Soares de Albergaria e de Isabel Nunes da Fonseca (Casamento I: 12.3.1635).

Com os melhores cumprimentos,

Ana Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Soares de Albergaria

#10925 | FAguiar | 13 out 2001 19:58 | Em resposta a: #10829

Cara Ana Cabral,

Não é abuso de maneira alguma. Tenho o livro dos Soares de Albergaria em casa, pelo que o que precisar saber não hesite em perguntar.

Infelizmente sobre as informações que me pediu o livro nada diz.

Sobre a Guiomar da 1ª mensagem, não refere o local de nascimento nem o da morte;

Sobre a outra Guiomar, irmã do Pedro S.A., apenas diz "s.g.", ou seja, nada.

Se não for indiscrição, e por curiosidade, não sendo do ramo Cabral Soares de Albergaria, e no entanto Cabral, qual o seu interesse por esta família?

Melhores cumprimentos,
Francisco Xavier Soares de Albergaria d'Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Soares de Albergaria

#11035 | AC | 15 out 2001 00:10 | Em resposta a: #10925

Caro Francisco d'Aguiar,

Em primeiro lugar agradeço-lhe as informações que me forneceu, em relação ao interesse tem a ver com o meu estudo recentemente iniciado, de um dos ramos Cabral por linha feminina (trisavó - Benedita de Jesus da Fonseca F. Cabral d'Oliveira Coelho), cuja madrinha de baptismo foi Dona Ana Benedita de Sousa Cabral viuva de Gregorio T. Ferreira Osório Coronel do regimento da Covilhã (assento de baptismo).
O ultimo assento de baptismo que consegui obter foi o da minha 7ª avó, que faz referencia á minha 8ª avó como sendo D.Guiomar Nunes natural da quinta das Lages, freguesia de São Pedro do Castello de Penalva.
Através da página do Arquivo de Viseu pedi uma pesquisa mas não encontraram.
Ao pesquisar na genealogia do sapo descobri quem era Ana Benedita de Sousa Cabral e sua família, foi então que descobri as "Guiomar Nunes" referidas atrás, aumentando a minha curiosidade sobre estas, pois só encontrei referencia a este nome aqui neste site.
Se me puder ajudar de algum modo, agradecia-lhe.

Com os melhores cumprimentos,

Ana Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Soares de Albergaria

#11037 | FAguiar | 15 out 2001 03:05 | Em resposta a: #11035

Cara Ana,

Para tentar ajudá-la convinha-me saber o nome da sua 7ª avó, cujo assento de baptismo faz referência à sua 8ª avó como sendo Guiomar Nunes.

De resto, tenho a dizer-lhe que, embora tenha o maior gosto em ajudá-la, infelizmente as minhas pesquisas restringem-se aos (poucos) livros que tenho em casa e a fotocópias de outros q vou tirando de vez em quando, para além deste site e do fórum. Infelizmente não tenho tempo para correr arquivos, bibliotecas ou Torre do tombo.

Melhores cumprimentos,
Francisco d'Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Soares de Albergaria

#11054 | AC | 15 out 2001 13:21 | Em resposta a: #11037

Caro Francisco,

O nome da minha 7ª avó, é Ana Cabral.

Melhores cumprimentos,

Ana Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Soares de Albergaria

#11286 | AC | 17 out 2001 23:14 | Em resposta a: #11054

Caro Francisco,

Na semana que vem tenho a possibilidade de deslocar-me a Viseu de modo a tentar fazer uma pesquisa mais cuidadosa, pelo que agradecia que me indicasse as localidades e datas dos irmãos ou pais destas duas “ Guiomar ”, caso constem no livro dos Soares de Albergaria, de modo a fazer uma procura mais organizada.
Mais uma vez, um muito obrigado.

Com os melhores cumprimentos,

Ana Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Soares de Albergaria

#11357 | amaral | 18 out 2001 20:54 | Em resposta a: #10714

caro Francisco de Aguiar
No registo de baptismo de meu 8º ou 9º avô Marcos Luis,nascido em 1673, filho de Miguel Luis e Gracia Domingues, aparece como padrinho Cristóvão Soares de Albergaria. Será o mesmo a que se refere? Este meu avô casou com Mariana Nunes de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Soares de Albergaria

#11401 | FAguiar | 19 out 2001 09:25 | Em resposta a: #11286

Olá Ana,

Peço desculpa por ainda não lhe ter respondido, mas esta semana não tive tempo. Se uma resposta no sábado ou domingo não for tarde, conte com ela.

Cumprimentos,
Francisco d'Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Soares de Albergaria

#11402 | FAguiar | 19 out 2001 09:44 | Em resposta a: #11357

Caro Amaral,

À falta de mais informação, diria que pelas datas é possível que se trate do mesmo, até porque não me parece que tenha havido muitos Cristóvaos S.A.. Para ter a certeza, só se soubesse quem são os pais do "seu" Cristóvão.

Cumprimentos,
Francisco d'Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Soares de Albergaria

#11690 | AC | 23 out 2001 22:32 | Em resposta a: #11401

Caro Francisco,

Só lhe estou a responder agora pois tive um problema no PC, só hoje o fui buscar, em relação ao meu pedido, vou a Viseu dia 01/10/26, pelo que só vou precisar da informação na noite anterior.

Cumprimentos

Ana Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Soares de Albergaria

#11708 | FAguiar | 24 out 2001 03:04 | Em resposta a: #11690

Cara Ano,

Peço imensa desculpa por não ter cumprido o prometido, mas não me foi possível pois tinha emprestado os livros ao meu irmão e só os reavi Domingo à noite.

Anda aqui algum mistério que não consigo resolver, mas que vou tentar explicar-lhe:

As Guiomares de que temos vindo a falar são descendentes do Fernão Soares de Albergaria, tbm já mencionado. Das 3 que existem, a 1ª (filha do dito Fernão S.A.) não tem geração; a 2ª, sobrinha da 1ª e filha de Pedro S.A., teve três filhas. Destas, uma é a 3ª Guiomar (do morgado de Tonda) que não teve descendência e as outras chamam-se Antónia Nunes (sem geração) e Isabel Nunes S.A.. Como vê, a única destas Guiomares q teve descendência não tem nenhuma filha Ana Cabral. E não podia, pois a ligação Cabral com S.A. é feita no ramo descendente de Luís S.A., irmão do Fernão S.A.. Acontece que na descendêcia deste Luís não encontrei nenhuma Ana Cabral, muito menos uma Guiomar Nunes. Também no livro "Cabrais, da Freguesia de Nabais" de Armando Sacadura Falcão não encontrei nada.

De qualquer maneira, aqui vão os dados (os possíveis) que me pediu. Oxalá consiga dispersar este nevoeiro.

Guiomar Nunes, filha de Fernão S.A. e de Izabel Nunes da Fonseca, de Midões, filha de Ascenso Fernandes da Fonseca e de sua mulher Guiomar Nunes (afinal há + 1 Guiomar!!!), neta de Catarina Nunes, de Trancoso, e de seu marido Nuno Vaz, de Mioma, e bisneta de Diogo Luís Sarrazão. Sabe-se apenas q seus pais viviam em Oliveira do Conde e casaram em 12/03/1635;

Guiomar Nunes Soares, filha de Pedro S.A. e de Angela Pereira Franco, filha do desembargador Manuel Pereira Franco, de Vila de Campo Maior; neta de Fernão S.A.. Sabe-se q tbm seu pai vivia em Oliveira do Conde. Casou em Midões com Simão Machado da Costa, fidalgo da Casa Real, natural de Midões, filho de Gaspar Machado, tbm de Midões e de sua mulher Isabel Antunes, de S. João das Areias;

Guiomar Nunes Soares, filha da anterior - nada se sabe, com excepção de ter ganho o tal litígio pela posse do Morgadio de Tonda, cujo processo decorreu em 1737.

Boa viagem e boa pesquisa, fico à espera dos resultados. :)

Cumprimentos,
Francisco

PS: se quiser, escreva-me para fxsaa@usa.net

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 07:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen