Morgado de Guiães

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Pessoas | Regiões

Morgado de Guiães

#10603 | Morgado | 10 out 2001 03:21

Gostaria muito de informações sobre o morgado de Guiães, por volta de 1870. Muito grato

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Guiães

#10609 | nrleite | 10 out 2001 10:23 | Em resposta a: #10603

RUI LOPES DE SOUSA E LEMOS, Senhor do Morgado de Bordonhos, casou em Lamego com D. Antónia Adelaide Taveira de Lira e Menezes, filha de Manuel Carlos Teixeira Pimentel de Carvalho, Senhor do Morgado de Guiães, e de s. m. D. Maria Rosa Umbelina de Menezes e Lira; neta paterna de Manuel Carlos Teixeira Pimentel (filho de José Teixeira de Macedo e de s. m. D. Maria de Carvalho) e de s. m. D. Antónia Rosaura de Vasconcelos (filha de João Cardoso Garcês, Fidalgo da Casa Real e Capitão-Mor de Almendra, e de s. m. D. Paula Maria de Menezes), neta materna de Pedro Lopes Calheiros de Benevides, Fidalgo da Casa Real, Senhor da Casa de Calheiros, em Ponte de Lima, Cavaleiro professo da Ordem de Cristo, Mestre de Campo (filho de Francisco Jacome Lopes Calheiros e de s. m. D. Maria Benevides Pereira) e de s. m. D. Maria Quitéria de Lira Manuel e Menezes (filha de D. António Jacinto de Lira Trancoso Sottomayor, Senhor da Casa de Lira, na Galiza, e de s. m. D. Leonor Manuel de Menezes). Tiveram:

a)FRADIQUE LOPES DE SOUSA ALVIM E LEMOS, Moço-Fidalgo da Casa Real, Comendador da Ordem de Cristo, Senhor da Casa de Bordonhos, 2º Conde de Subserra, pelo seu casamento com sua prima D. Maria Mância de Lemos Roxas Carvalho e Menezes Pequeno Chaves Teixeira Vahia.

b)DIOGO LOPES DE SOUSA, casado e com descendência.

c)D. ANA DE SOUSA ALVIM DE LIRA E MENEZES, casou a 29 de Junho de 1819 com o seu tio, José Taveira Pimentel de Carvalho e Menezes, n. a 6 de Setembro de 1778 em Lamego e f. a 16 de Dezembro de 1886 no Porto, 1º Visconde de Guiães, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Coronel das Milícias de Lamego, filho de Manuel Carlos Teixeira Pimentel de Carvalho, Senhor do Morgado de Guiães, e de s. m. D. Maria Rosa Umbelina de Menezes e Lira; neto paterno de Manuel Carlos Teixeira Pimentel (filho de José Teixeira de Macedo e de s. m. D. Maria de Carvalho) e de s. m. D. Antónia Rosaura de Vasconcelos (filha de João Cardoso Garcês, Fidalgo da Casa Real e Capitão-Mor de Almendra, e de s. m. D. Paula Maria de Menezes), neto materno de Pedro Lopes Calheiros de Benevides, Fidalgo da Casa Real, Senhor da Casa de Calheiros, em Ponte de Lima, Cavaleiro professo da Ordem de Cristo, Mestre de Campo (filho de Francisco Jacome Lopes Calheiros e de s. m. D. Maria Benevides Pereira) e de s. m. D. Maria Quitéria de Lira Manuel e Menezes (filha de D. António Jacinto de Lira Trancoso Sottomayor, Senhor da Casa de Lira, na Galiza, e de s. m. D. Leonor Manuel de Menezes). Tiveram:

ca)DUARTE TAVEIRA PIMENTEL DE CARVALHO E MENEZES, n. na Freguesia da Sé, na cidade de Lamego, e f. em 1847. Casou com D. Maria Amália das Dores Machado Castelo-Branco, n. a 26 de Março de 1831 na Legação de Portugal em Madrid, e f. a 10/IX/1897, na Freguesia de S. André, em Lisboa, filha de D. José Maria de Castelo-Branco Correia e Cunha Vasconcelos e Sousa, 1º Conde da Figueira, e de s. m. D. Maria Amália Machado Eça Castro e Vasconcelos Magalhães Orosco e Ribera; neta paterna de José Luís de Vasconcelos e Sousa, 1º Marquês de Belas, e de s. m. D. Maria Rita de Castelo-Branco Correia e Cunha, 1ª Marquesa de Belas e 6ª Condessa de Pombeiro, neta materna de Luís Machado de Mendonça Eça Castro e Vasconcelos e de s. m. D. Maria Ana de Saldanha Oliveira Daun (Rio Maior). Tiveram um filho que morreu com poucos meses.

cb)D. MARIA ANTÓNIA ADELAIDE TAVEIRA DE SOUSA ALVIM DE LIRA E MENEZES, n. a 24 de Outubro de 1821 e f. em Lisboa a 31 de Janeiro de 1907. 2ª Viscondessa de Guiães. Casou com João da Silveira Pinto da Fonseca, n. a 16 de Outubro de 1805 e f. a 11 de Fevereiro de 1858, 2º Visconde da Várzea, Senhor das Casas da Várzea e do Cabo de Valdigem, Oficial de Cavalaria, Presidente da Companhia Geral dos Vinhos do Alto-Douro, Comendador da Ordem de Cristo, filho de Bernardo da Silveira Pinto da Fonseca, 1º Visconde da Várzea, e de s. m. D. Mariana da Silveira Pinto da Fonseca; neto paterno de João Brum da Silveira Pinto da Fonseca e de s. m. D. Isabel Rita da Câmara de Figueiredo e Castro. Neto materno de Francisco da Silveira Pinto da Fonseca Teixeira, 1º Conde de Amarante, e de s. m. D. Maria Emília Teixeira de Magalhães e Lacerda.

etc, etc, etc.

Se quiser mais elementos: nrleite@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Guiães

#130144 | vicmag | 04 out 2006 21:16 | Em resposta a: #10609

Caro Senhores "Morgado" e "nrleite"

Nas minha pesquisas no aquivo do Porto tenho como costume retirar sempre que encontro os dados de pessoas com títulos, fidalgos, cavaleiros, doctores, e outros...

Então encontrei algo que lhes pode interessar caso não o tenham:

- No Governo Civil do Porto - Passaportes - Livro nº 3274
Processo 5425 - no dia 28 de Maio de 1855, para Paris, de Visconde de Guiães, de 30 dias, na companhia da filha viscondessa da Várzea e um criado por nome Francisco Alves.

Os meus melhores cumprimentos
José Victor dos Santos Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Santar

#198734 | FraQueiroz | 31 mai 2008 18:42 | Em resposta a: #10609

Rui Lopes de Sousa Alvim Lemos e Menezes (falecido em 1914) ou, simplesmente, Rui Lopes de Sousa (conforme consta em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=438589), foi Senhor das Casas de Bordonhos, Torre do Pinheiro (em Barcelos), Santar e Fataúnços.
Gostaria de saber de que casa em Santar se trata, pois nessa antiga vila existem várias casas nobres.
Obrigado
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Santar

#198749 | LCM | 31 mai 2008 20:49 | Em resposta a: #198734

Trata-se da Casa das Fidalgas que pertence actualmente a S.A.R. o Infante D. Miguel. Foi deixada em herança por http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=426286 a S.A.R. o Senhor D. Duarte que a cedeu ao irmão.

LCM

Resposta

Link directo:

RE: Santar

#198766 | vbriteiros | 31 mai 2008 22:53 | Em resposta a: #198749

Caro Lourenço Correia de Matos,

Conheci pessoalmente o Eng Pedro da Silveira, habitual hóspede da Casa de Penalva em Baião. Por acaso sabe qual era o ramo da engenharia em que ele era diplomado?
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Santar

#198767 | vbriteiros | 31 mai 2008 23:14 | Em resposta a: #198749

Caro Lourenço Correia de Matos,A minha intervenção ficou incompleta, porque pretendia saber também a data do falecimento do Engº Pedro da Silveira, que em 1962 ainda era vivo.
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Santar

#198798 | LCM | 01 jun 2008 10:42 | Em resposta a: #198766

Segundo o ANP, vol. I, 1985, p. 813, era Eng. Agrónomo (U. Toulouse) e morreu na citada Casa das Fidalgas a 11.1.1978.

Um abraço
LCM

Resposta

Link directo:

RE: Santar

#198899 | vbriteiros | 02 jun 2008 00:28 | Em resposta a: #198798

Muito obrigado.
Um abraço,
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Santar

#198900 | nrleite | 02 jun 2008 00:44 | Em resposta a: #198734

O Morgadio a que se refere vem de Domingos São Payo do Amaral (aqui no genea em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=177551). É conhecida como a Casa das Fidalgas (e não da Fidalga).

Cronologia
Séc. 14 / 15 - o Solar foi originariamente erguido a partir de uma torre senhorial medieval, patente na toponímia no lugar, Largo da Torre, que se situava na área correspondente ao actual corpo central da Casa, construído no séc. 17, por Domingos de Sampaio do Amaral para a sua filha D. Joana de Sampaio, pelo casamento desta com João de Almeida Castelo-Branco, conhecendo várias fases de contrução e remodelações; séc. 18 - os senhores da Casa de apelido Sousa, eram descendentes do Mestre da Ordem de Cristo, D. Lopo Dias de Sousa, bisneto de D. João III. A fundação da casa é Amaral e Castelo Branco detentores da capitania-mor do concelho de Senhorim e instituidores do morgadio de Santar, aliando-se matrimonialmente aos senhores de Bordonhos, morgadio instituído por Gonçalo Anes Homem, alcaide-mor de Viseu em 1358 e vinculado por Heitor Homem de Sousa em 1533, cujos descendentes deram primazia ao apelido Sousa de Alvim; 1789 - Foram apeados alguns elementos que tinham sido construídos para ampliação da Casa, tal como um andar suplementar no corpo central e uma torre; séc. 19 - o último morgado foi Rui Lopes de Sousa de Alvim e Lemos de Carvalho e Vasconcelos, falecido em 1914; séc. 20, início - as últimas gerações da família fixaram-se na casa das fidalgas; 1934 - Pedro Brum da Silveira Pinto da Fonseca, descendente dos condes de Amarante, herdou a Casa de parentes da família Sousa e Alvim; 1950 - o proprietário efectuou diversas obras de renovação e remodelação no interior da Sala de Jantar e Escritório, refazendo o tectos e no exterior, onde foi acrescentada a varanda alpendrada; 1975 - a propriedade da casa das fidalgas passou para a posse de D. Duarte e D. Miguel de Bragança; 1997, 10 Março - despacho do Ministro da Cultura, classificando-o como IIP.

Resposta

Link directo:

RE: Santar

#199233 | FraQueiroz | 04 jun 2008 19:37 | Em resposta a: #198900

Obrigado por esses dados complementares.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Santar

#199234 | FraQueiroz | 04 jun 2008 19:38 | Em resposta a: #198749

Caro confrade Lourenço Correia de Matos
Agradeço o seu esclarecimento.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Santar

#312081 | Azeredo1976 | 17 ago 2012 16:07 | Em resposta a: #198734

Boa Tarde estava à procura de informação sobre o meu Tio Pedro da silveira dono da casa "Torre do Pinheiro", Barcelos, que foi deixada ao meu pai António Maria de Azeredo Pinto e Melo, com usufruto do meu Tio Avô Luis de Azeredo Pinto e Melo. Por sua vez o meu pai fez doação para mim Mariana de Matos de Azeredo Pinto e Melo no ano passado de 2011, ficando com o usufruto da mesma.
Gostaria de saber informações sobre a história da casa, se for possível.
Obrigada Mariana Azeredo

Resposta

Link directo:

RE: Santar

#319193 | jhuet | 15 dez 2012 20:16 | Em resposta a: #312081

Olá Mariana,
Encontramo-nos no Fôfo em finais de Outubro 2011, antes do seu casamento, sou casado com a Coíta Cabral Campello, dos de Penaventosa.
Tenho alguma coisa sobre o Pinheiro, se me mandar o seu email poderei digitalizar-lhe o que tenho e enviar-lho. Se quiser pode mandar-mo pelo FB estou como amigo do seu pai e da sua tia Teresa Huet.
Um abraço,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Santar

#319213 | Azeredo1976 | 16 dez 2012 12:02 | Em resposta a: #319193

Olá José,

Obrigada pela resposta, penso que o contacto do FB é Jose Huet, vou enviar uma mensagem privada com o meu e-mail.
Aproveito para desejar boas festas
Mariana Azeredo

Resposta

Link directo:

RE: Santar

#319227 | jhuet | 16 dez 2012 16:55 | Em resposta a: #319213

Mariana,

Já lhe enviei o que tenho sobre o Pinheiro.

Um abraço
José Huet

Resposta

Link directo:

RE: Santar

#319253 | Azeredo1976 | 17 dez 2012 00:54 | Em resposta a: #319227

Jose Huet,

Obrigada pela resposta

Boas festas

Mariana Azeredo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 13:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen