Significado da abreviatura Jmº

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Significado da abreviatura Jmº

#106138 | luizsillos | 25 nov 2005 17:39

Caros confrades,

Gostaria de tirar uma dúvida, quanto a abreviatura de um nome. Em um registro paroquial, datado de 1644, encontrei o batismo de um menino, cujo nome estava abreviado, constando apenas Jmº . Pergunto: Seria abreviatura de Joam ou Jerônimo?

Grato.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Significado da abreviatura Jmº

#106139 | Conde | 25 nov 2005 17:48 | Em resposta a: #106138

Jerónimo.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Significado da abreviatura Jmº

#106146 | Pedro França | 25 nov 2005 18:53 | Em resposta a: #106139

Caro Luís:

Estou em sintonia com o confrade "Conde".
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Significado da abreviatura Jmº

#106169 | Marco | 26 nov 2005 00:39 | Em resposta a: #106138

Caros confrades,

Não estou de acordo!
A maior parte das vezes, é João e não Jerónimo!
Basta confirmar depois na descendencia, ou em outros assentos e lá está numa percentagem muito elevada!
Estou a falar nos registos paroquiais das freguesias de Marco de Canaveses, Baião, Amarante, Penafiel e outras a norte do Douro.

Cumprimentos

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Significado da abreviatura Jmº

#106172 | Pedro França | 26 nov 2005 00:53 | Em resposta a: #106169

Caro José:

Então, para isso, seria preciso que o nosso Joham (João) se escrevesse Jº.
Já Jerónimo pode ser Jmo, ou Hmo, de Hieronimo, mais próximo do étimo latino.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Significado da abreviatura Jmº

#106192 | Marco | 26 nov 2005 13:17 | Em resposta a: #106172

Caro Pedro França,

Eu até estou de acordo com o que diz, no entanto, estou a falar do que aparece nos paroquiais.
É evidente que depende do padre que escreve, no entanto, continuo a dizer que é preciso confirmar a jusante pois não há regra!
Tanto pode ser João como Jerónimo.
Um abraço
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Significado da abreviatura Jmº

#106213 | PinheirodeCampos | 26 nov 2005 15:32 | Em resposta a: #106138

Nos casos que tenho observado, na região de Trás-os-Montes é usualmente João se bem que por vezes a minha dúvida também subsista.

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Significado da abreviatura Jmº

#106228 | luizsillos | 26 nov 2005 16:28 | Em resposta a: #106213

Caro Filipe,

Estou na mesma situação que você! Quando fiz pesquisas nos registros paroquiais de São Paio Carvalheira, Concelho de Terras de Bouro, Distrito de Braga, o nome João, quando abreviado aparecia como Jm.º - prova disso, é que em um casamento datado de 1672, na margem, a noiva aparece como Cna João, e no corpo do texto, Cna Jm.º - o inverso aconteceu com o assento de batismo de seu 1.º filho, que, na margem, está Jm.º, e no corpo, João. Na época, achei que fosse um fato isolado, uma abreviatura específica daquela freguesia. Entretanto, pesquisando a freguesia de Lagares, Concelho de Felgueiras, o padre não colocou o nome do batizado na margem, apenas aparece no corpo do texto, Jm.º, filho de Ant.º Teix.ra. Como meu antepassado chamava João, e era filho do mesmo Antonio Teixeira, e não encontrei qualquer indício dele ter um irmão de nome Jerônimo, registrei minha dúvida.

Grato.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Significado da abreviatura Jmº

#106231 | abivar | 26 nov 2005 16:52 | Em resposta a: #106139

Meu Caro:

Também assim pensava mas em muitos casos acabei por concluir que era João! Tal como Mgda. é em geral Madalena ("Magdalena" ou mesmo "Magdanella"). Acho que só outros documentos permitem tirar a dúvida, em cada caso concreto.

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Significado da abreviatura Jmº

#106233 | abivar | 26 nov 2005 16:58 | Em resposta a: #106228

Caro Confrade:

Como acima deixei escrito em resposta ao Confrade Conde, também encontrei muitos casos em que Jmº era indubitavelmente João, e outros (em menor número, provavelmente por se tratar de nome mais raro em Portugal) Jerónimo; como acima escrevi, outra abreviatura ambígua é Magdª que em geral me apareceu como abreviatura de Madalena ("Magdalena" ou "Magdanella") e não de Margarida. Cheguei a ter de corrigir uma primeira leitura como Jerónimo, por ter cocluído por outros documentos que era mesmo João; encontrei depois outros exemplos que me confirmaram esse costume de abreviar João em Jmº, por estranho que hoje nos pareça.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Significado da abreviatura Jmº

#106234 | abivar | 26 nov 2005 16:59 | Em resposta a: #106192

Caro Confrade:

Tenho exactamente a mesma experiência dos meus encontros com essa abreviatura!

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Significado da abreviatura Jmº

#106351 | josemariaferreira | 28 nov 2005 15:39 | Em resposta a: #106233

Caros confrades

É muito interessante esta dúvida sobre a abreviatura Jmº.
Parece que não o é só agora, pois já no séc. XVI, se deparava com esta mesma dúvida aquando da transliteração de documentos.
Assim, João Moniz, que sucedeu na comenda de Panóias, a seu pai Vasco Martins Moniz é muito vezes também denominado por Jerónimo Moniz, por má interpretação dessa mesma abreviatura e sucede mesmo que consta assim em muitos nobiliários ou mesmo aqui no Genea em:http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=108597
Em todos os documentos por mim consultados sempre vi escrito por extenso João Moniz, inclusive, na visitação que Dom Jorge de Lencastre fêz à Vila de Panoyas no ano de 1511.
Não sei onde foram buscar o nome Jerónimo, será que haverá alguma conexão desconhecida entre este dois nomes?

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 12:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen