Abrantes/Abranches de Seia

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Abrantes/Abranches de Seia

#106204 | jliberato | 26 nov 2005 14:34

Caros confrades
Com ajuda de vários participantes deste Forum pude construir o meu ramo de Abrantes/ Abranches que se desenvolve assim:
1. Ana Abrantes, natural de Vodra, Seia, aonde nasceu aos 25-04-1643, filha de Manuel Álvares e Maria Francisca, casou com Manuel Rodrigues de Carvalho, natural de Moimenta da serra, Gouveia, e teve:
2. Lourenço Abranches de Carvalho, natural de Vodra, Seia, casou com Ana Maria de Osório de Figueiredo, e teve:
3. António José Abranches de Carvalho, nascido em Vodra aos 27-06-1717, meu 5º avô, último a usar o nome de Abranches na minha família.
Alguém sabe alguma coisa mais àcerca destes nomes?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Alvares de S. Gião e Abrantes de Vide-Seia

#106354 | gouvre | 28 nov 2005 16:16 | Em resposta a: #106204

Caro Jliberato

Do meu lado tenho um ramo de Abrantes natural da Vide-Seia. Não sei se serão os mesmos do padre José Abrantes de Gouveia, antepassado do meu marido e da sua mulher.
No tópico Raízes da Beira, pedi ajuda ao nosso participante, Eduardo Osório no dia 09-04--2005, 10:58 e respondeu-me no mesmo dia, ás 13:56. Ligados a estes Abrantes da Vide tenho Alvares de S. Gião. Se eu conseguir mais informações colocarei neste tópico.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia e Mealhada

#106364 | coelho | 28 nov 2005 17:59 | Em resposta a: #106204

Caro JLiberato,

na Mealhada, documenta-se um núcleo relativamente antigo de Abrantes. A mim interessam em particular dois indivíduos provavelmente irmãos, naturais da Mealhada e que casaram em Aguada de Cima (Águeda) por volta de 1680: José de Abrantes Teixeira, que viria a ser capitão-mor de Aguada de Cima e tabelião em Anadia, e o Doutor Manuel de Abrantes Teixeira.

Por volta de 1600 já havia vários ramos de Abrantes na Mealhada. Para um desses ramos pode, de facto, comprovar-se uma origem em Seia:

1. Marcos de Abrantes, ferrador, n. ~1595, c.c. N … Borges, moradores em Pinhanços, Seia, tiveram a:
2. Francisco de Abrantes, ferrador, n. ~1625, natural de Pinhanços, Seia, c.c. Esperança da Cruz, tiveram a:
3. Manuel de Abrantes, n. ~1655, c.c. Maria da Conceição, filha de António Ferreira, almocreve, da Mealhada, e de Esperança João. Moraram na Mealhada e tiveram:
4. Pe. Agostinho de Abrantes, n. ~1685, proc. ordenação de 1705-1708 (AUC)

Estou interessado em averiguar se os meus Abrantes Teixeira entroncam nos Abrantes/Abranches da região de Seia.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Alvares de S. Gião e Abrantes de Vide-Seia

#106548 | jliberato | 01 dez 2005 16:56 | Em resposta a: #106354

Cara Maria,
Muito obrigado pela sua mensagem.
O meu ramo (que é diferente do da minha mulher) parece concentrar-se apenas na freguesia sede do concelho de Seia e na povoação de Vodra.
Mas fico atento a eventuais desenvolvimentos da sua parte pois não me parece que eu próprio possa progredir significativamente.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#106552 | gouvre | 01 dez 2005 17:05 | Em resposta a: #106204

Caro jliberato

No ano de 1642 no lugar do Cabril-Pampilhosa da Serra, era Cura Matteus de Abranches.

Não sei se lhe interessa, mas fica pelo menos a informação.

Cumprimentos,

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#106587 | Judite J. | 01 dez 2005 23:39 | Em resposta a: #106204

Caro Dr.Liberato,

Felicito-o pelos progressos na sua pesquisa genealógica.
O seu gosto, entusiasmo e persistência são um belo exemplo a seguir.
Aos poucos vou dando alguns passos na minha caminhada rumo aos ancestrais.
Desde Lisboa lhe envio as minhas saudações amigáveis.

Judite

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia e Mealhada

#106656 | jliberato | 02 dez 2005 22:10 | Em resposta a: #106364

Caro Coelho,
Muito obrigado pela sua mensagem.
É muito curiosa, mas infelizmente não consigo entroncar nos meus.
Teremos de ficar a aguardar melhor informação de ambas as partes.
Cumprimentos
JLIberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

Mateus de Abranches

#106909 | jliberato | 06 dez 2005 15:55 | Em resposta a: #106552

Cara Maria,
Muito obrigado pela sua mensagem. É sempre útil recolher em cada tópico um máximo de informação, mas não consigo entroncar nos meus, a pessoa que menciona.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Mateus de Abranches

#106978 | mjborges | 07 dez 2005 11:55 | Em resposta a: #106909

Caro JLiberato

Agradeço a sua indicação deste tópico, que me sugeriu no outro tópico das bandeiras. Não entendi muito bem porque é que me mandou para este tópico, presumo que não tinha nada ver com o tópico das bandeiras e dos hinos, pois não? Curiosamente eu tenho de facto ascendentes Abrantes e Abranches, também, e por isso até me interessei. Por acaso não encontrei, por enquanto, nenhuma ligação aos meus ascendentes, mas quem sabe...
De qualquer modo, obrigada pela sugestão.
Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#107039 | jliberato | 08 dez 2005 08:51 | Em resposta a: #106587

Cara Judite,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Cà vou procurando participar no Forum no meio das minhas viagens e reuniões.
Tenho visto os seus progressos com muito interesse. Mas precisa de investigação primária pra avançar. Ou seja, consultar directamente os arquivos. E só vejo uma maneira em Lisboa: nos Mormons.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#107105 | Judite J. | 09 dez 2005 19:05 | Em resposta a: #107039

Caro Dr. Liberato,

Tem toda a razão no conselho que me dá e que agradeço. Terei de consultar os registos dos Mormons. Só assim poderei ir mais longe na minha pesquisa.
Cumprimentos.
Judite

Resposta

Link directo:

RE: Mateus de Abranches

#107556 | jliberato | 17 dez 2005 20:23 | Em resposta a: #106978

Cara Maria José Borges,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Em relação a vários assuntos deste Forum, tenho uma lista dos participantes potencialmente interessados nos temas que também me interessam.
Quando lanço um novo tópico, e como eles passam cada vez mais depressa na primeira página, lanço uma mensagem a chamar a atenção.
Quando de repente vi a sua participação no tema das bandeiras, lancei a minha mensagem. Pelos vistos, acertando pois tem ascendentes Abranches/Abrantes
Quanto a mim, apenas participo nos tópicos de genealogia. Não tenho nada contra quem participa. Mas reservo-me a liberdade de o não fazer, como respeito a liberdade dos que o fazem, embora por vezes não me agrade quando alguns perdem a estribeiras...
Se por acaso tiver algo sobre este tópico não deixe de nos dizer. Ficarei grato.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#107575 | sakawimbi | 17 dez 2005 23:04 | Em resposta a: #107039

Caro J Liberato
Leio sempre com prazer as suas intervenções no Forum e, digo-lhe que sempre aprendo qualquer coisa de válido.
A propósito gostaria de saber se os Abranches de Seia têm algo a ver com os Abranches descendentes do Visconde de Midões, a quem me ligam laços de parentesco.

Desejo-lhe um bom Natal aí em Bruxelas aonde já não vou há um par de anos.

Cumprimentos do António de Sampaio Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#107860 | jliberato | 23 dez 2005 11:42 | Em resposta a: #107575

Caro António de Sampaio Pinho,
Muito obrigado pelas suas amáveis palavras.
Penso que não há ligação.
No caso do primeiro visconde não se percebe muito bem de onde vem o Abranches, na medida em quwe nenhum dos seus antepassados em três gerações, usou o Abranches. Mas confesso que nunca estudei a questão.
Cumprimentos e votos de bom Natal.
JLiberato
Fundão

Resposta

Link directo:

RE: Mateus de Abranches

#109211 | jliberato | 10 jan 2006 09:38 | Em resposta a: #106978

Cara Maria José Borges,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico “Famílias de Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital”, que penso poderá interessar-lhe:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=108884
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#113569 | jssilv01 | 07 mar 2006 16:03 | Em resposta a: #106204

Caro senhor
Será que me pode ajudar a encontrar o seguinte? Descendo de um João Pinto de Abrantes (de Travancinha ou Sobreda freg do Seixo). Nascido nos inicios de 1800 casado com Rita Marques (da freg de Maceira, Seia), foram pais de entre outros de Balbina Ritta casada com Francisco da Costa em data que desconheço. Tiveram estes descendência, a saber: Mª Gloria Pinto da Costa, n. ? f. 1932, Leonor Pinto da Costa n.?,f. ?, Joaquim P Costa, n. 1849, Manuel, n. em 1851, Antonio n. 1846 todos em Maceira (Seia). Será que tem alguma informação sobre estas pessos que me possa facultar?

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#113890 | jliberato | 12 mar 2006 12:12 | Em resposta a: #113569

Caro jssilv01,
Agradeço a sua mensagem.
Infelizmente o Abrantes mais moderno que tenho nos meus costados nasceu em 1717, pelo que não posso ajudá-lo.
Se quiser pedir ajuda nos tópicos sobre Travancinha ou Seixo da Beira talvez alguém tenha informações.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#113905 | jssilv01 | 12 mar 2006 14:31 | Em resposta a: #113890

Caro Dr Liberato
Agradeço a sua rapida resposta. Vou seguir o seu topico de pesquisa.
Cumprimentos
Jorge Santos Silva
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#113907 | mtam | 12 mar 2006 14:35 | Em resposta a: #106204

Sr Dr Liberato
Não estou a pesquisar este seu tópico,mas como resido no concelho a que se refere e, tendo familiares com apelido Abrantes, gostaria de lhe ser prestável.Tive dois tios por afinidade, que se fossem vivos teriam mais de cem anos.Perguntando aos meus primos de onde viria o apelido Abrantes disseram-me que vinha de uma pequena povoação chamada Quintela.O avô deles nasceu em Quintela e casou em Santiago.Quintela não é freguesia,mas sim uma anexa de Seia,assim como Vodra.Quem sabe se pesquisando esta, não encontrará o que pretende.
Os meus sinceros cumprimentos renovando os meus votos das maiores felicidades.
Maria Teresa.

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#113910 | jssilv01 | 12 mar 2006 14:45 | Em resposta a: #113907

Cara mtam
Esses locais entrocam com as pesquisas que estou a fazer. ja que Quintela e s tiago estao praticamente juntas e ambas pertencem a freguesia de s tiago concelho de Seia. Os Abrantes que pesquiso sao precisamente daí no sec XIX com origens em Travancinha, Oliveira do Hospital , no sec XVII.Tem mais dados que me possa facultar sobre esses seua antepassados?
Jorge Santos Silva
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#114000 | Paulo | 13 mar 2006 15:23 | Em resposta a: #113910

Caro Confrade Jorge Santos Silva,

Gostava de lhe perguntar se estudou na Escola Secundária da Cidade Universitária onde tive um colega com o seu nome.

Cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#114016 | jssilv01 | 13 mar 2006 18:35 | Em resposta a: #114000

Ola Paulo
O mundo é de facto pequeno. Passaram-se anos não é verdade? Mas eis que um gosto comum reencontra velhos amigos.
Espero que esteja tudo bem contigo.
Um abraço
Jorge Santos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#114018 | mtam | 13 mar 2006 18:52 | Em resposta a: #113910

Estimado Jorge Santos Silva
Quintela não pertence à freguesia de Santiago.Santiago é freguesia tendo como anexas as seguintes povoações:Maceira,Folgosa de Cima ou da Madalena e Folgosa de Baixo ou do Salvador.Quintela, de facto, fica situada muito perto de Santiago mas pertence à freguesia de Seia.
Não tenho dados.As pessoas que referi eram meus tios por terem casado com irmãs de meu pai.
Vou perguntar aos meus primos e logo que tenha notícias lhe comunicarei.
Os meus cumprimentos.
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#114022 | jssilv01 | 13 mar 2006 19:43 | Em resposta a: #114018

Agradeço o interesse bem como as informações
Cá ficarei a aguardar
Cumprimentos
Jorge Santos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#114100 | Paulo | 14 mar 2006 16:43 | Em resposta a: #114016

Caro Jorge,

Obrigado pela pronta reposta.
Presentemente resido em Tomar mas vou com alguma regularidade a Lisboa.
Há anos que nada sei dos nossos colegas e correlegionários associativos da extinta ESCU.
O meu email é jpalcobia@gmail.com.
Se tiveres oportunidade envia-me os teus contactos.

Um abraço amigo,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#114423 | jliberato | 18 mar 2006 16:36 | Em resposta a: #113907

Cara Maria Teresa,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Os meus Abrantes vêm de Vodra. Estamos a falar de datas à volta de 1640.
Em qualquer caso haverá ramos diferentes de Abrantes.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#121356 | mendesdossantos | 23 jun 2006 05:05 | Em resposta a: #106204

Caro JLiberato
Ando progredindo lentamente em minhas pesquisas, e acabo de encontrar uma Joaquina d'Abrantes, natural de Folgosa, freguesia de São Tiago. Era casada com Antonio Rodrigues Catarino, natural de Lagares, e foram pais de Claudina de Jesus (ou Claudina Maria). Esta casou-se com José Antonio dos Sanctos, filho de Manoel Rodrigues Jeronymo e de Maria Josefa (meus 4os avós).
Estas informações foram tiradas do assento de batismo de Maria, batizada em 30 de junho de 1836, em Lagares, filha de José Antonio dos Sanctos e Claudina de Jesus.
Deixo estes nomes aqui na esperança de conseguir alguma informação adicional...
Aceite um abraço amigo
Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#121516 | jliberato | 25 jun 2006 00:44 | Em resposta a: #121356

Cara Gloria,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Por mim não consigo fazer ligação aos meus. Só quando recuar mais uns tempos.
Chamo a atenção para um tópico meu sobre Lagares, aonde talvez fosse interessante publicar esta informação.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#123352 | mendesdossantos | 22 jul 2006 20:37 | Em resposta a: #113910

Caro Sr. Jorge Santos Silva,
Perdoe-me a intromissão, mas tenho uma curiosidade sobre São Tiago.
Em alguns assentos de batismos de meus ancestrais encontrei o nome de Joaquina Abrantes, natural da Folgosa, São Tiago. Ela era casada com Antonio Rodrigues Catharino (ou Catrino). Eles foram pais de Claudina Rita (ou Claudina de Jesus) cc com José Antonio dos Sanctos (filho de Manoel José Rodrigues ou Manoel Rodrigues Jeronymo e Maria Josefa dos Sanctos - meus tataravós).
Antonio José dos Sanctos e Claudina Rita casaram-se no dia 2 de Setembro de 1828.
Conheces estes nomes?
Agradeço sua atenção.
Meus melhores cumprimentos
Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#124046 | jssilv01 | 01 ago 2006 17:00 | Em resposta a: #123352

Infelizmente nao a posso ajudar pois os nomes nada me dizem. Porem, quando visitar de novo o Arquivo Nacional da Torre do Tombo terei muito gosto em ver se encontro alguma coisa.

Cumprimentos
Jorge Santos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#124069 | ffarrajota | 01 ago 2006 21:59 | Em resposta a: #123352

Cara Glória:
Tenho uns familiares encontrados em S.Romão-Seia, muito perto da Folgosa-S.Tiago-Seia, com apelido Catarino, aqui vão os dados que talvez possam ajudar, pois acho que Catarinos não haverá muitos com este apelido:
- José Rodrigues Catarino-lavrador, falecido em S.Romão a 9/11/1820 (filho de
António Rodrigues-lavrador, de Viseu e de Maria Marques de S.Romão)
cc.Antónia Rodrigues Rebello, a 7/6/1791 e tiveram
-António Rodrigues Catarino nasc. S.Romão 1796
- Ana 1798
- Bernardino 1801
- Beltina ? 1803
- Lourenço 1808
- " 1811
- Francisco 1814
A Beltina foi o nome que me pareceu estar escrito
O António Rodrigues Catarino cc.Maria Lopes, de S.Romão
A Ana cc.José Bernardes
O Bernardino cc. Cláudia Maria Fonseca
Dos outros filhos não tenho casamentos.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#134774 | MENDES | 20 nov 2006 00:26 | Em resposta a: #106204

Será que me podem dar alguma informação sobre o seguinte casal:
Bernardo Mendes de Abranches,baptizado a 23/05/1728 ,filho de António Mendes de Abranches ,capitão de ordenanças de Seia e sua mulher Maria Francisca de Seia ,casou em 10/02/1762 S. Martinho de Seia com Maria da Silva Telles natural de S. Martinho de Seia ,filha de Bento da Silva Telles,capitão de auxiliares"Pessoa de bem que era de Braga" filho de João Dias da Fonseca de Braga e de Ana Ribeiro da Silva Telles nascida em Pombeiro.
Desde já agradeço

João Mendes

Resposta

Link directo:

Bernardo Mendes de Abranches

#136655 | jliberato | 06 dez 2006 23:33 | Em resposta a: #134774

Caro João Mendes,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Infelizmente os nomes que menciona não constam da minha base de dados que é constituída pelos meus antepassados.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#136663 | JCALD | 07 dez 2006 01:15 | Em resposta a: #134774

Caro João Mendes:

O Bernardo Mendes de Abranches que refere na sua mensagem vem a páginas 23 do 1º volume de «Raízes da Beira», da autoria do confrade Eduardo Osório Gonçalves. É no § 5 do título de Abranches de Maceira, que começa em Silvestre Afonso e sua mulher Cecília de Abranches, residentes em Maceira, freguesia de Santiago a par de Seia, no século dezasseis. 4ºs avós do referido Bernardo.
Na mesma obra há outro Bernardo Mendes de Abranches, de São Romão, Seia, (séc. dezóito), que foi padre e parece ter tido geração, o qual vem referido no título de Mendes de Abreu, de São Romão.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#136692 | Conde | 07 dez 2006 11:03 | Em resposta a: #134774

Atenção que a Ana Ribeiro da Silva Telles deve ser descendente dos Ribeiros recem-publicados pelo Dr. Maurício Antonino Fernandes e tambérm dos Senhores de Unhão.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#136817 | MENDES | 09 dez 2006 12:26 | Em resposta a: #136692

Caros Confrades Jliberato,José Caldeira e Conde:

Os meus agradecimentos pelas respostas dadas ao meu pedido.Realmente Ana Ribeiro da Silva Telles é descendente dos Senhores de Unhão tendo ainda algumas dúvidas quanto á sua linha


J.Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#137065 | ffarrajota | 12 dez 2006 20:56 | Em resposta a: #136817

Caro Senhor Mendes:
Estou interessada sobre a famíia Unhão. Tenho antepassados Unhão, em Torroselo que acabam por se ligar à família Ribeiro de Nogueirinha e Garcia Mascarenhas, de Torroselo. Não consigo avançar mais do que o casamento de João Alves Domingues, de Braga cc. Ana de Sampaio Unhão, em 1692, Torroselo.
Penso que não havérá muitas famílias com este apelido, agradeço qualquer esclarecimento.
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#137067 | ffarrajota | 12 dez 2006 20:57 | Em resposta a: #136817

Caro Senhor Mendes:
Estou interessada sobre a famíia Unhão. Tenho antepassados Unhão, em Torroselo que acabam por se ligar à família Ribeiro de Nogueirinha e Garcia Mascarenhas, de Torroselo. Não consigo avançar mais do que o casamento de João Alves Domingues, de Braga cc. Ana de Sampaio Unhão, em 1692, Torroselo.
Penso que não havérá muitas famílias com este apelido, agradeço qualquer esclarecimento.
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#143271 | Xico Cruz | 07 fev 2007 12:36 | Em resposta a: #106204

Caro JLiberato
Nas minhas pesquisas na freg S. Silvestre da Covilhã, encontrei o assento de baptismo de:
Manuel fº Manuel de Abrantes nat de S. Payo termo da vila de Gouvea e de sua mulher Thereza Rodrigues nat do dito lugar de S. Payo e moradores nesta freg de S. Silvestre [Covilhã] neto paterno João de Abrantes nat do Oiteiro do Espinho termo de Mangualde e de Luiza Rodrigues nat de Vinhó e materno Manuel Rodrigues Claro nat de S. Payo e de Catharina Gomes nat de Arcozello bispado de Coimbra, nasceu a 17/04/1768 bapt na igreja S. Sivestre a 24 padrinhos Luis Esteves Curto (?) e sua mulher Maria da Cruz naturais desta vila da Covilhã
Isto interessa-lhe?
Saudações
Francisco Matos

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#149395 | jliberato | 21 mar 2007 00:07 | Em resposta a: #143271

Caro Francisco Matos,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Aparentemente trata-se de outro ramo de Abrantes, mas é sempre bom registá-los para que a informação circule e se possa eventualmente fazer novas ligações.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#149396 | jliberato | 21 mar 2007 00:12 | Em resposta a: #143271

Caro Francisco Matos,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Aparentemente trata-se de outro ramo de Abrantes, mas é sempre bom registá-los para que a informação circule e se possa eventualmente fazer novas ligações.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia e Mealhada

#166081 | mpa | 30 ago 2007 02:19 | Em resposta a: #106364

Caro Sr(a) Coelho,

Os seus Abrantes/Abranches têm alguma ligação com Lobão da Beira (cerca 1600) / Sabugosa (cerca 1650) / Queirão (Vouzela) (cerca 1680) e Salreu (desde entâo)?

Obrigada

mpa

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia e Mealhada

#166364 | coelho | 02 set 2007 20:01 | Em resposta a: #166081

Cara mpa,

consigo documentar os meus Abrantes desde a segunda metade do século XVII. Partem da Mealhada para Aguada de Cima (Águeda), onde parecem criar um grande foco de gente deste apelido (no entanto, não garanto que este seja o único tronco de Abrantes nesta área). Não tenho conhecimento de ligações às localidades que refere.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia e Mealhada

#166463 | João Mamed | 03 set 2007 23:15 | Em resposta a: #166364

Caro Coelho.

Estou bastante interessado em conseguir informações sobre a D. Maria de Abrantes, natural de Casal Comba - Mealhada, casada com João Fernandes Cepriano.

Cumprimentos,

João Mamede

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia e Mealhada

#166492 | Augusto Tavares | 04 set 2007 08:19 | Em resposta a: #166364

Caro Coelho,

Consegue estabelecer ligação entre os seus Abrantes de Aguada de Cima e um ramo da família estabelecida em Recardães, Águeda nos sécs. XVII e XVIII?

Cordiais cumprimentos,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia e Mealhada

#166495 | coelho | 04 set 2007 10:20 | Em resposta a: #166463

Caro João Mamede,

sei que há um núcleo antigo de Abrantes em Casal Comba. De que época são essas pessoas?

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia e Mealhada

#166496 | coelho | 04 set 2007 10:33 | Em resposta a: #166492

Caro Augusto Tavares,

sim, tenho conhecimento da seguinte ligação a Recardães:

Antónia Josefa da Fonseca, n. ~1700, natural de Aguada de Cima (filha do Capitão-Mor José de Abrantes Teixeira, n. ~1650, natural da Mealhada, freguesia da Vacariça, e de sua mulher Feliciana Maria da Fonseca, de Aguada de Cima), c. 1718/02/26 c/ Manuel Rodrigues Ferreira, de Recardães, filho de Manuel Rodrigues Ferreira e de Maria Simões.

Tiveram pelo menos um filho, Pe. José de Abrantes Teixeira, bacharel em Cânones pela UC em 1744, formatura em 1745, que deve ser o mestre régio conhecido como José António de Abrantes.

Muito gostaria que me enviasse os dados que tem sobre os Abrantes de Recardães.

Melhores cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia e Mealhada

#166508 | João Mamed | 04 set 2007 12:11 | Em resposta a: #166495

Caro Coelho,

Penso que a data aproximada de nascimento de Maria de Abrantes deve ser 1770.
Maria de Abrantes casou com João Fernandes Cepriano,de Cepens, tiveram pelo menos uma filha:
Brigida Maria de Abrantes, nascida em Casal Comba que casou com António Ferreira Espinhal, também de C.C., filho de Francisco Ferreira Espinhal e de Maria Vicente, tiveram pelo menos uma filha:
Josefa Ferreia Espinhal, nascida em C.C. em 8/9/1808. Casou com José Luis Martello, natural da Cadima, filho de Manuel Luis Martello e Maria Oliveira, ambos de Cadima, tiveram pelo menos uma filha:
Candida Ferreira, nascida em C.C. em 27/11/1847. Casou com Joaquim Francisco Mamede, natural de C.C., filho de José Francisco Mamede e Maria Ferreira da Costa, ambos de C.C.

Cumprimentos,
JM

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia e Mealhada

#166509 | coelho | 04 set 2007 12:21 | Em resposta a: #106364

Caro João Mamede,

para essas datas não tenho quaisquer elementos relativos a Casal Comba.

Para épocas anteriores:
No ANTT, Leitura de Bacharéis, maço 3, nº 10, está o processo do Dr. Manuel de Abrantes, datado de 1690, que me parece era de Casal Comba ou tinha raizes lá.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia e Mealhada

#166510 | coelho | 04 set 2007 12:22 | Em resposta a: #166508

Caro João Mamede,

para essas datas não tenho quaisquer elementos relativos a Casal Comba.

Para épocas anteriores:
No ANTT, Leitura de Bacharéis, maço 3, nº 10, está o processo do Dr. Manuel de Abrantes, datado de 1690, que me parece era de Casal Comba ou tinha raizes lá.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia e Mealhada

#166515 | João Mamed | 04 set 2007 12:48 | Em resposta a: #166510

Caro Coelho,

Obrigado pela informação sugerida. Vou investigar.

Cumprimentos,
JM

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia e Mealhada

#166647 | Augusto Tavares | 06 set 2007 07:35 | Em resposta a: #166496

Caro Coelho,

Infelizmente pouco mais sei.
Sei apenas que um filho do casal indicado (Antónia Josefa da Fonseca e Manuel Rodrigues Ferreira), de seu nome JOão Carlos de Abrantes casou em Recardães (desconheço a data) com Angélica Maria Caetana Tavares de Melo.

O casamento de Antónia Josefa da Fonseca com Manuel Rodrigues Ferreira ocorreu em Aguada?

Cumprimentos,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia e Mealhada

#166652 | coelho | 06 set 2007 09:25 | Em resposta a: #166647

Caro Augusto Tavares,

sim, o casamento de Antónia Josefa da Fonseca com Manuel Rodrigues Ferreira foi realizado em Aguada de Cima.

Tem informação sobre os descendentes de João Carlos de Abrantes e Angélica Maria Caetana Tavares de Melo? O Augusto descende deste casal?

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia e Mealhada

#166692 | Augusto Tavares | 06 set 2007 18:09 | Em resposta a: #166652

Caro Coelho,

Não tenho conhecimento dos descendentes de João Carlos de Abrantes.
E o meu interesse neste casal prende-se com o facto de eu pensar que Angélica Maria Caetana Tavares de Melo é minha ascendente colateral e que, curiosamente, o João Carlos de Abrantes é ascendente colateral da minha mulher (mas ainda não os entronquei).

Possui mais dados sobre a ascendência de João Carlos de Abrantes?

Cumprimentos,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia e Mealhada

#166695 | coelho | 06 set 2007 19:28 | Em resposta a: #166692

Caro Augusto Tavares,

sobre a ascendência do João Carlos de Abrantes (que conheço através de si), tenho apenas o que lhe enviei (pais e avós maternos). Eu entronco nesses avós maternos e gostaria de explorar essa ascendência, mas não encontrei o registo de casamento deles nem outros dados relevantes.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia e Mealhada

#166833 | mpa | 08 set 2007 01:10 | Em resposta a: #166364

Caro Confrade,

Suponho que a documentação dos seus Abranches/Abrantes da segunda metade dos Sec. XVII tenha a ver com os assentos de baptismo. Nos primeiros assentos existentes dos seus, há algum indício destes terem descido da Beira Alta?

No meu caso estou muito próximo do que parece ter sido um foco enorme de Abranches (zona de Carregal do Sal) .. neste momento já vou em Lobão da Beira (Tondela) e pelo que tenho visto os meus não eram naturais de lá pois só surgem 2 Abranches em dezenas de anos (creio que irma e irmão).

Quanto ao seu Padre José Abrantes Teixeira (noutra nota sua mais abaixo) creio ter visto uma abertura e fecho de um livro de assentos de Salreu (dsitrito de Aveiro) que suponho ter sido feita por ele. Tem algum exemplar da caligrafia dele? Está interessado?

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia e Mealhada

#166848 | coelho | 08 set 2007 09:49 | Em resposta a: #166833

Cara mpa,

a maior parte da informação que obtive provem de facto dos registos paroquiais. No entanto, há também processos de Familiar do Santo Ofício e inquirições de genere.

Na minha primeira mensagem neste tópico (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=106364#lista), refiro precisamente um caso concreto de uma família Abrantes que desce de Seia para a Mealhada no século XVII, e na qual entronca um Pe. Agostinho de Abrantes, ordenado em 1705-1708. Admito como muito provável que todos os Abrantes da Mealhada tenham origem similar, mas estou longe de ter isso provado.

Não tenho, por enquanto, nenhum exemplar da caligrafia do Pe. José de Abrantes Teixeira. Gostaria muito que me confirmasse se realmente é esse o nome que encontrou em Salreu.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia e Mealhada

#203742 | João Mamed | 21 jul 2008 19:34 | Em resposta a: #166510

Caro Coelho,

Tenho alguns dados novos sobre os Abrantes da Casal Comba,

Joao Fernandes Camelo casou em 1701 com Isabel de Abrantes, filha de outra Isabel de Abrantes e de suponho Antonio Fernandes, e tiveram,

Isabel Fernandes, natural de Casal Comba, casou com Manuel Fernandes Brazio, de Casal Comba, filho de Manuel Fernandes, O Novo e de sua mulher Maria Francisco Brazio, tiveram,

Maria de Abrantes, mencionada na mensagem anterior.

Meus cumprimentos,

joao mamede

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia

#216253 | clasilva | 23 dez 2008 17:04 | Em resposta a: #113569

Desculpe a intromissão tardia mas, reparei que tem ascendencia na Sobreda/Travancinha com sobrenome Abrantes.

A minha avó - Celestinha Esteves Tavares, nascida em Sobreda em 26.01.1912, era filha de : Silvina das Dores Abrantes e José Esteves Tavares.

Por sua vez, Silvina era filha de Manuel ou Manoel Abrantes e Mª dos Prazeres.


Interessa-lhe?

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia e Mealhada

#223359 | Filipe Manuel | 10 mar 2009 13:18 | Em resposta a: #203742

Carissimos,

Tenho dados relativamente ao ramo Abranches/Abrantes:

Antonio Dias f.o de M.el Dias e de Esperança de Abrantes (aparece também Abranches) que se casou a 22 Jan 1728 nos Covões, distrito Coimbra.
A Esperança de Abrantes é natural de Sepins, concelho de Cantanhede.

Tenho também Filipe de Abrantes cc. Luisa Francisca a 27 IV 1712 , vàrios filhos que localizei: victoria n 20 IV 1719; Simão n 2 XI 1716, Margarida n 11 III 1717, entre outros.

Melhores cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia e Mealhada

#247835 | Filipe Manuel | 15 jan 2010 23:48 | Em resposta a: #223359

Carissimos,

Tenho dados relativamente ao ramo Abranches/Abrantes:

Antonio Dias f.o de M.el Dias e de Esperança de Abrantes (aparece também Abranches) que se casou a 22 Jan 1728 nos Covões, distrito Coimbra.
A Esperança de Abrantes é natural de Sepins, concelho de Cantanhede.
Nao consigo encontrar o casamento da Esperança de Abrantes/Abranches cc Manoel Dias.

vi que hà um nucleo de abrantes em Casal Comba. Alguém jà se deparou com este casal ? Gostaria muito de subir no ramo dos Abrantes.

Tenho também Filipe de Abrantes cc. Luisa Francisca a 27 IV 1712 , vàrios filhos que localizei: victoria n 20 IV 1719; Simão n 2 XI 1716, Margarida n 11 III 1717, entre outros.

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Unhão / Abranches de Torroselo, Seia

#255323 | alucas | 26 mai 2010 23:58 | Em resposta a: #137067

Cara Fernanda Farrajota

Tenho um antepassado Manuel d'Unhão, natural do Torrozelo, que casou com Bernarda de Abranches, n. Torrozelo. Foram pais de Maria Ludovina Ribeiro de Abranches, n. Torrozelo que casou com José Thomás dos Santos Viegas, n. S. Martinho, Seia 27-6-1787, b. S. Martinho 8-7-1787, f. S. Martinho 14-5-1831, os quais foram pais do Dr. Agostinho Thomás dos Santos Viegas, n. S. Martinho, Seia 20-4-1819, b. S. Martinho 6-5-1819, f. Coimbra 5-1-1897, que foi advogado e presidente da Câmara Municipal de Seia.

Cumprimentos
A. Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Unhão / Abranches de Torroselo, Seia

#256153 | ffarrajota | 07 jun 2010 22:49 | Em resposta a: #255323

Olá,
desculpe só hoje responder, nem sempre tenho tempo. Sobre a família Unhão os meus antepassados são do século XVII e XVIII e infelizmente ainda não encontrei ligação a outros, nem sei qual a origem. Encontrei-os em Torroselo, Seia mas já encontrei outros noutras freguesias .
Se tiver informação que interesse contactarei assim como agradeço da sua parte.
Cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Abrantes/Abranches de Seia e Mealhada

#271552 | Filipe Manuel | 01 mar 2011 01:04 | Em resposta a: #247835

Carissimos,

Tenho dados relativamente ao ramo Abranches/Abrantes:

Antonio Dias f.o de M.el Dias e de Esperança de Abrantes (aparece também Abranches) que se casou a 22 Jan 1728 nos Covões, distrito Coimbra.
A Esperança de Abrantes é natural de Sepins, concelho de Cantanhede. Alguém se dispõe a ajudar-me?

vi que hà um nucleo de abrantes em Casal Comba. Fica perto de Sepins. Alguém jà se deparou com este casal ? Gostaria muito de subir no ramo dos Abrantes.

Tenho também Filipe de Abrantes cc. Luisa Francisca a 27 IV 1712 , vàrios filhos que localizei: victoria n 20 IV 1719; Simão n 2 XI 1716, Margarida n 11 III 1717, entre outros.

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Abranches

#273173 | zazaff | 22 mar 2011 22:18 | Em resposta a: #106204

Gostaria de receber informações sobre a ascendência de minha bisavó.Pelas informações de minha mãe, era da região de Coimbra,se pai era professor na universidade de Coimbra.Ela nasceu em mil oitocentos e algo,posto que meu avô nasceu no final do século XIX.Minha avó chamava-se Emília de Abranches e se casou com Dr.Laurindo Feijó de Mello,em Recfe ,Pernambuco viveram com seus vários filhos.Obrigada a quem possa dizer alguma coisa sobre a ascendência de minha bisavó.O Dr.Laurindo Feijó de Mello, meu bisavô era parente de Gastão Feijó.

Resposta

Link directo:

Abrantes/Abranches de Seia

#434016 | marciavieira3 | 26 mai 2021 16:15 | Em resposta a: #106204

Bom dia, gostaria de ajuda para descobrir a certidão de nascimento de Antônio Baptista Abranches Fontes, meu bisavô, nasceu em 16-11-1851 em Serra da Estrela/ Seia. Não sei os nomes de seus pais.
Meu bisavô acabou vindo para o Brasil não sei datas, a passeio, casou com Rita Guimarães Fontes.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 01:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen