Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#106215 | Lourval | 26 nov 2005 15:38

Olá.
Gostaria de conhecer e partilhar pesquisas feitas em Meda (Aveloso, Outeiro de Gatos e outras freguesias), Penedono ( Ourozinhos e outras ) e Trancoso ( Guilheiro ). Estudo as famílias ´de Andrade´, Ramos, Abrunhosa, Henriques, ´das Neves entre outras.
Uma das famílias é composta por João Baptista de Andrade e Ana Joaquina Henriques, ele de Trancoso e ela de Aveloso. Tiveram seis filhos: Maria da Luz, Theresa da Conceição, Tadeia do Nascimento, Manuel Antonio, Aurélio Augusto e Benedita de Jesus. Estes seis filhos nasceram entre 1860 e 1873. Tenho o registo de todos eles com exceção da Maria da Luz que ainda não encontrei.
Maria da Luz não teve filhos que eu saiba e não saiu de Portugal.
Theresa da Conceição ( minha trisavó ) teve dois filhos em Portugal e mais três no Brasil.
Tadeia do Nascimento que casou com um Abrunhosa veio para o Brasil mas logo retornou a Portugal. Porém pelo menos dois dos filhos dela, Hermann e Edmundo Augusto Abrunhosa por aqui ficaram. Hermann no Rio de Janeiro e Edmundo Augusto em São Paulo. Eles nasceram em Meda pelo que me parece. Edmundo Augusto era casado com Maria do Carmo Proença também nascida em Meda.
Eu nada sei do Manuel Antonio e Aurélio Augusto.
Benedita de Jesus veio para o Brasil e morreu com quase 101 anos.
Qualquer notícia sobre estas famílias será bem vinda.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#106252 | jaboo | 26 nov 2005 20:27 | Em resposta a: #106215

Caro Lourval,

Também eu pesquiso esses concelhos e talvez com alguma sorte encontraremos alguns antepassados comuns.

Na Meda, tenho ramos em Meda e Ranhados: uma antepassada minha chamada Antonia Maria Moreira de Abrunhoza e Sousa, nascida a 22.10.1682, filha de Francisco dos Santos Moreira e Maria de Sousa, casou em Meda a 16.11.1701 com Felix de Abrunhoza de Ala (ou Ayala) de Ranhados, nascido a 14.11.1675, filho de Manuel de Abrunhoza e Maria de S. João Pinto, filha essa do capitão Cristovão de Ayala Faria e Josefa Rodrigues Pinto. Deixaram muita descendência em Ranhados, Almeida e Penela da Beira do concelho de Penedono. Se estiver interessado posso comunicar-lhe essa descendência.

Em Penedono, tenho ramos nas 9 aldeias desse concelho, incluindo Ourozinho mas a maior parte desses meus antepassados eram naturais de Penedono, Penela da Beira, Povoa de Penela, Granja de Penedono e Souto de Penedono. Que nomes procura nesse concelho?

Um abraço

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#106262 | Lourval | 26 nov 2005 21:42 | Em resposta a: #106252

Caro João Braz,
Obrigado por sua pronta resposta. Aqueles seis irmãos que menciono na mensagem anterior tem como avós paternos Manuel Antonio de Andrade e Bernardina Josefa Pinheira, ambos de Trancoso ( Guilheiro ). O pai deles, também de Guilheiro casou-se com Anna Joaquina Henriques de Aveloso e foram morar em Ourozinho por algum motivo que desconheço. Lá nasceram pelo menos duas filhas.
Os avós maternos deles são Henriques da Costa e Maria Antonia Pereira, ambos do Aveloso.
Theresa da Conceição, minha trisavó, nasceu em 28/11/1862 em Penedono, Ourozinho. Ela porém casou-se em Aveloso com José Antonio Ramos das Neves.
José Antonio Ramos das Neves nasceu em Aveloso em 23/07/1863 e era filho de José Ramos das Neves e Maria Joaquina Basília, ele de Outeiro de Gatos e ela de Aveloso.
José Ramos das Neves era filho de Francisco José das Neves e e Josefa Maria, ambos de Outeiro de Gatos.
Maria Joaquina Basília era filho de João de Sobral e Basília Joaquina, ambos de Aveloso.
Localizei 12 baptismos e 2 casamentos que já estão a caminho de minha casa e logo avançarei mais uma geração.
Estes são por enquanto todos os nomes que tenho. Dentro de uns 10 dias terei mais nomes e datas e lugares.
Por enquanto está me parecendo que meus familiares se concentram em Aveloso e Outeiro de Gatos. Eles tiveram uma passagem em Ourozinho mas eu não tenho certeza ainda se foi apenas uma passagem ou se há mais antepassados lá.
Uma irmã da Theresa da Conceição, a Tadeia do Nascimento, casou-se com alguém de sobrenome Abrunhoso. Este nome eu vou conseguir logo. É provável que ele seja de Penedono.
Caro João Braz, estou interessado em toda descendência que tiver nesta região pois uma hora havemos de encontrar uma ligação.
Se você tem ramos em Aveloso então as chances são ainda maiores.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#107311 | ggomes | 13 dez 2005 13:03 | Em resposta a: #106215

Ola,

desculpame so portugese mas no se muito ben escreber.
esto a faser un arbre genealogico e tenho na minha familia uma ana joaquina que se caso con un antonio (ainda no se sé o nome es antonio fesardo o gerardo...es alguma coisa asin.)
foram os pais da gracinda de jesus que se casou com aurelio augusto d'andrade (de pai incognito et de mai Maria de trinidade )
o Aurelio augusto d'andrade et a gracinda de jesus tiveram uma filha que se chemava laura amalia andrade que naceu en 1910 que foi a minha avo.
os meus avos moravam en Penedono
chamo me germain Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#107312 | Lourval | 13 dez 2005 13:39 | Em resposta a: #107311

Caro Germain Gomes,
Eu conheço uma Anna Joaquina Henriques que se casou com João Baptista de Andrade que são pais de minha trisavó Theresa da Conceição. Um irmão da Theresa da Conceição, que nasceu em Penedono, chamava-se Aurélia Augusto de Andrade. Aurélio Augusto nasceu em 10/02/1871 só não me lembro agora se em Penedono ou Aveloso. Anna Joaquina Henriques e João Baptista de Andrade tiveram alguns de seus filhos em Penedono e outros em Aveloso. Talvez o seu Aurélio Augusto seja filho ou sobrinho do meu pois parecem não se tratar da mesma pessoa. Minha intuição diz que eles são pelo menos parentes. Os nomes compostos parecem que eram usuais na região naquele tempo. Minha bisavó, filha da Theresa da Conceição, chamava-se Leopoldina Amália. Os outros irmãos da Theresa da Conceição e do Aurélio Augusto eram: Manuel Antonio, Maria da Luz, Tadeia do Nascimento e Benedita de Jesus.
Onde você está morando? Para descobrirmos se há alguma relação você teria de obter o baptismo ou o casamento de seu Aurélio Augusto para sabermos o nome do pai dele, que é a chave do mistério.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#107315 | ggomes | 13 dez 2005 14:43 | Em resposta a: #107312

obrigado de ter respondido tan rapido.

o problema es que o pai do Aurelio augusto d'andrade esta incognito no registro civil (no registro de batisado da minha avo) e a mai deste aurelio augusto d'andrade chama se Maria da trinidade o trindade qualquer coisa asin.
O aurelio augusto d'andrade estava casado com Gracinda de jesus que sao os pais da minha avo que se chemava Laura Amalia Andrade.

a ana joaquina estava casada com Antonio "fesardo" penso que e fesardo ..que eram os pais da gracinda de jesus que e a mai da minha avo Laura Amalia Andrade.

so tive os documentos a semana pasada, foi la in penedono mas ainda no consegui a ler bein o registro que esta escrito en pequeno.
vivo perto de paris en Franca

a minha avo esta enterada en penedono

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#107318 | Lourval | 13 dez 2005 15:13 | Em resposta a: #107315

Caro Germain,
Se o Aurélio Augusto de Andrade tinha pai incógnito então o Andrade deve ser o sobrenome do pai da Maria da Trindade. Pode ser que Maria da Trindade seja uma outra filha, além dos seis filhos que eu já conheço, do casal João Baptista de Andrade e Anna Joaquina Henriques. Pode ser também que Maria da Trindade seja uma sobrinha do meu João Baptista de Andrade. João Baptista de Andrade era filho de Manuel António Andrade e Bernardina Josefa Pinheira.
Germain, tu tens de descobrir quem são os pais da Maria da Trindade e se possível os avós paternos e maternos dela.
Pelo meu lado, há 14 registos de baptismos vindo para o Brasil por estes dias. Quem sabe um deles não elucide a relação da tua Maria da Trindade com os meus Andrades.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Abrunhosa em Meda

#109895 | Lourval | 18 jan 2006 00:52 | Em resposta a: #106252

Caro João Braz,
Suas pesquisas estão mais adiantadas que as minhas. Porém eu chegarei lá. Eu encontrei Josefa Maria Abrunhosa, casada com Manuel Pereira. Ambos de Meda, Aveloso. Josefa Maria nasceu cerca de 1790.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Abrunhosa em Meda

#110084 | jaboo | 19 jan 2006 03:08 | Em resposta a: #109895

Caro Lourval,

Os meus "Abrunhoza" são todos de Ranhados, no concelho da Meda. Abrunhozas há muitos nesse concelho e penso que todos são parentes.

Eis o que o "estevao sm" daqui do Genea, me tinha dito sobre os Abrunhozas desse concelho, há já algum tempo:

"(...) De resto a família Abrunhosa é numerosa nesta região, dos quais ainda conservam o apelido dois ramos: um na Meda e outro em Outeiro de Gatos. No séc. XVIII estão espalhados (em Marialva, em Longroiva, em Muxagata, etc), mas quase sempre com origem na Meda. No entanto é difícil estabelecer a ligação (decerto remota) entre os diversos ramos. Há pecursos de vida muito diferentes: alguns lavradores modestos, outros abastados, estabelecendo ligações com famílias "notáveis": João Cardoso de Abrunhosa casa em Marialva com uma senhora Meneses e Sousa, sobrinha do embaixador de D. João V à China, membro do Conselho de Estado de D. José; várias senhoras Abrunhosa casam com Sampaio e Melo de Marialva, ou com os Figueiredo de Vasconcelos da Meda".

Por isso, boa sorte com as suas investigaçoes. Com sorte, encontraremos um antepassado comum.

Um abraço

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#134509 | daf045 | 17 nov 2006 19:14 | Em resposta a: #106215

o meu avô josé vicente abrunhosa tinha cinco irmãos no qual um deles casou no aveloso e chamava-se dr.manuel abrunhosa. o mais velho adelino abrunhosa foi
governador de moçambique os outros irmãos fixaram-se em meda. o meu avô casou no vale flor com assunção sobral e teve dois filhos e uma fillha o filho mais
velho fixou-sa no rio de janeiro

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#134544 | Lourval | 18 nov 2006 00:12 | Em resposta a: #134509

Caro (a) daf045,

Se o seu avô é do Aveloso então provavelmente temos antepassados comuns. Você conhece os nomes dos pais e avós do seu avô? Você está no Brasil? Ou está no Aveloso?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#134560 | manuela | 18 nov 2006 03:07 | Em resposta a: #106262

Caro Lourval

Como tem obtido as informações? Pede mesmo por mail para os arquivos?
Vejo que consegue muita informação e eu estou a prosseguir muito devagar, por isso fico grata se indicar como tem procedido.
Com os melhores cumprimentos,
Manuela

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#134563 | Lourval | 18 nov 2006 03:43 | Em resposta a: #134560

Cara Manuela,
Há cerca de um ano e meio atrás quando comecei a freqüentar o fórum do Genea Portugal, eu não conhecia muito para além de meus bisavós. Hoje tenho exatamente 1001 antepassados conhecidos. Eu tive a sorte de encontrar aqui alguns primos distantes que deram um grande impulso inicial às minhas pesquisas. Com eles aprendi muita coisa. Também tenho contado com a ajuda de muitos participantes do fórum, sem que sejam parentes distantes, mas com vontade e disponibilidade para ajudar. É impressionante como há pessoas gentis entre os genealogistas. Tenho de ressaltar também a competência dos arquivos distritais portugueses que muito tem me ajudado, nomeadamente os de Castelo Branco, Guarda, Vila Real, Braga, Viseu, Porto e Leiria e obviamente o de Lisboa (Torre do Tombo). Eu uso o serviço de e-mail para me comunicar com eles e tudo tem funcionado muito bem. Também contei (e conto ) com a ajuda de uma genealogista profissional que considero uma amiga quando acho que tenho de acelerar minhas pesquisas. Conto também com os microfilmes da Igreja dos Mórmons e eu mesmo faço pesquisa na esquina de minha casa. Agora eu estou com os microfilmes da Lardosa, do Souto de Aguiar da Beira e de Aboadela. Resumidamente eu utilizo de todos os meios possíveis para acelerar minha pesquisa. Eu não prescindo de nenhum deles. Conto com os amigos do fórum, com os primos distantes que conheci no fórum, com os arquivos distritais portugueses, com os microfilmes da Igreja dos Mórmons e com uma genealogista profissional. Se você quiser, através de meu e-mail pessoal lhe passo detalhes: lourval arroba hotmail ponto com
Você tem pesquisa em Meda?
Com os melhores cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#134746 | daf045 | 19 nov 2006 21:56 | Em resposta a: #134544

omeu bisavô era de meda, só sei que omeu tio avô manuel abrunhosa casou no aveloso que se chamava dr. manuel abrunhosa.desconheço família na freguesia de ranhados,mas sei que tenho familia na freguesia de outeiro de gatos e eu sou de meda

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#134750 | LProjecto | 19 nov 2006 22:10 | Em resposta a: #134563

Caro parente Lourval,

Só depois de ter lançado o tópico reparei num outro onde refere estar com os microfilmes de Lardosa, pelo que me atrevo a perguntar-lhe se, por acaso, tropessou num dos seguintes indivíduos?

- Maria ANTUNES, natural de Lardosa - Castelo Branco (nascida provavelmente entre 1700 e 1712 - dado ter casado no Redondo em 1732), filha de Miguel COADRIM e Maria MARTINS.

Um abraço.

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#134759 | Lourval | 19 nov 2006 23:10 | Em resposta a: #134750

Caro Luíz,
Acabo de chegar da Igreja dos Mórmons e hoje mesmo eu vi este nome: Miguel Coadrim! Eu me lembro bem pois fiquei na dúvida se não seria Cotrim ao invés de Coadrim. Terça e quarta-feiras eu estarei lá de volta e vou procurar pela Maria Antunes, okay?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#134760 | Lourval | 19 nov 2006 23:13 | Em resposta a: #134746

Caro daf045,
Dificilmente não sejamos parentes pois tenho vasta família em Outeiro de Gatos. Tenho página pessoal aqui no Genea: http://genealogia.netopia.pt/1096/ não está completo mas tem muita coisa lá. Você poderia me passar alguns nomes dos seus lá de Outeiro de Gatos?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#134764 | LProjecto | 19 nov 2006 23:43 | Em resposta a: #134759

Caro Lourval,

Também eu me perguntei se não seria Cotrim, mas no assento de matrimónio da sua filha, que casou no Redondo, estava registado Coadrim (Quem sabe equívoco do celebrante?!).

Ficar-lhe-ei muito grato pela sua gentileza.

Cumprimentos,

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedon

#134850 | daf045 | 20 nov 2006 23:18 | Em resposta a: #134760

em outeiro de gatos conheço nuno abrunhosa de sousa que presentemente a sua esposa é a presidente de junta de freguesia.há muita familia de o.de gatos na cidade do porto.dos andrade -o. de gatos conheço o fernando andrade que actualmente é (perfeito)presidente da câmara de aguiar da beira.

um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama da Meda

#134888 | f.g | 21 nov 2006 12:42 | Em resposta a: #134509

Caros Confrades.

Por acaso não encontraram esta família Gama, nos registos da Meda.
Também pergunto se não encontraram uma familia Amaral da freguesia de Penedono.
Voltarei à carga com dados concretos.

Cumprimentos
f.g

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama da Meda

#134896 | 2910 | 21 nov 2006 14:30 | Em resposta a: #134888

Para família Amaral de Penedono ver http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=79825

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama da Meda

#134970 | daf045 | 21 nov 2006 22:16 | Em resposta a: #134896

claro, se vivo na meda conheço afamília gama, família nobre e que tinham um solar no lugar do chãos,freguesia de casteição-meda,infelizmente está bastante degradado,mas o meu assunto é afamília abrunhosa,só queria saber se foram úteis as minhas informações sobre outeiro de gatos,tambem conheco a família amaral,familia abastada e de bem.

Resposta

Link directo:

Famílias "Figueiredo" da Meda

#135003 | manuela | 22 nov 2006 03:28 | Em resposta a: #134970

Caro(a) daf045

Como afirma viver em Mêda atrevo-me a perguntar por descendentes de "Figueiredo" ainda a viver aí. Neste caso familiares de Joaquim Manuel de Figueiredo que aí nasceu por volta de 1870 (ou mais), penso que sobrinhos-netos/bisnetos, descendentes de um(a) irmão(ã).
Grata pela atenção, envio os melhores cumprimentos,
Manuela (Figueiredo)

Resposta

Link directo:

Família Cotrim na Lardosa

#135007 | Lourval | 22 nov 2006 04:09 | Em resposta a: #134750

Caro Luís,

Hoje eu encontrei:

a) António, filho de Miguel Coatrim (mãe não é citada), nascido em 1.5.1711 na Lardosa;
b) António, filho de Miguel Cotrim e Maria Martins, nascido em 7.12.1709 na Lardosa;
c) Manuel, filho de Miguel Cotrim e Isabel Rodrigues (ele de terceiro matrimônio), nascido em 18.1.1701 na Lardosa;
d) José, filho de Miguel Cotrim e Isabel Rodrigues, nascido em 23.1.1699 na Lardosa.

Conclusão: não encontrei a Maria e talvez você tenha ficado mais confuso. Será que o Miguel Cotrim casou-se pela quarta vez? Ou será que o Miguel Cotrim casado pela terceira vez com Isabel Rodrigues é o pai do Miguel Cotrim casado com Maria Martins?

Voltarei ao CHF amanhã. Talvez eu consiga esclarecer esta situação.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Cotrim na Lardosa

#135054 | LProjecto | 22 nov 2006 16:37 | Em resposta a: #135007

Caro Lourval,

Muito lhe agradeço os elementos que gentilmente enviou.
Na verdade, admito que fiquei um pouco confuso, mas também ainda não tive tempo para reflectir atentamente sobre estes novos dados. Ainda assim, tudo leva a crer que se tratará, efectivamente, do Miguel Coadrim que me interessa, que talvez não fosse Coadrim, mas sim Coatrim ou Cotrim, ainda para mais tendo localizado um filho de Miguel Cotrim e de Maria Martins, ou seja, também deduzo que terá casado pelo menos 4 vezes.
O Lourval tem acesso ao microfilme dos casamentos?
Fico-lhe grato pela sua preciosa ajuda.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Família Cotrim na Lardosa

#135058 | Lourval | 22 nov 2006 16:51 | Em resposta a: #135054

Luís,
Estou com um dos microfilmes de casamentos, mas não os dois. Mas o que tenho é o mais antigo então é o que lhe interessa. Hoje volto lá. Quem sabe não encontro mais alguma coisa.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Cotrim na Lardosa

#135119 | Lourval | 23 nov 2006 04:10 | Em resposta a: #135054

Caro Luís,

Segue abaixo o que encontrei hoje nos livros da Lardosa:

1) Batismo de Inês, filha de Miguel Cotrim e Domingas Bernardes, nascida em 8.10.1689. Miguel Cotrim em seu segundo matrimônio;

2) Batismo de Francisco, filho ilegítimo e ilícito de Miguel Cotrim e Catarina Fernandes, nascido em 4.10.1688. Neto paterno de António Cotrim e Maria Domingues. Miguel Cotrim era casado com Domingas Fernandes;

3) Batismo de Maria, filha de Miguel Cotrim e Domingas Fernandes, nascido em 25.8.1687 e batizada em 2.9.1687. Miguel Cotrim era natural da Freguesia de Castelo Branco;

4) Casamento em 28.6.1677, de Miguel Cotrim, filho de António Cotrim e Maria Domingues, com Isabel Fernandes (da Seia), filha de João Fernandes e Maria Luís;

5) Batismo de Manuel, filho de Miguel Cotrim e Domingas Fernandes, nascido em 2.11.1683 e batizado em 15.11.1683.

No ítem (1) eu li Bernardes mesmo, não foi meu engano. Talvez Bernardes era de um dos progenitores e Fernandes era do outro ou talvez tenha sido mesmo um erro do padre. Mas todos os outros mencionam Fernandes e não Bernardes.

Agora só voltarei ao CHF no domingo.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama da Meda

#135148 | f.g | 23 nov 2006 12:44 | Em resposta a: #134970

Caro Confrade

Gostaria de ter mais informações a respeito desta família uma vez que pouco sei. Será que existem informações escritas desta família?

Outro assunto:
Procuro saber a ascendencia, descendencia e dados de um Sargento-Mor António Gomes Amado, baptizado a 06/01/1749 em Outeiroi de Gatos, filho de António Gomes e de Antónia Almeida. Neto paterno de Faustino de Lemos (natural de Ranhados) e de Teresa de Almeida (natural de Val de Azares-Celorico da Beira).
Este Sargento teve de Ana de Abrunhosa, baptizada a 02/08/1761 em Outeiro de Gatos, filha de Manuel de Abrunhosa (natural do lugar da Realha - Outeiro de Gatos) e de Catarina da Conceição (natural de Outeiro de Gatos), casaram a 12/01/1748 em Outeiro de Gatos. Neta paterna de Amaro de Abrunhosa e de Isabel Lourenço (moradores no lugar da Realha, freg. de Outeiro de Gatos). Neta materna de Manuel Rodrigues (natural da Meda) e de Ana Jubral (natural de Fontelonga-Meda):
Bernardino António Gomes Amado, baptizado a 17/07/1796 em Outeiro de Gatos.


Cumprimentos
F.g.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#135185 | FB | 23 nov 2006 15:49 | Em resposta a: #106215

Caros Amigos,
Achei graça, por se tratar de Abrunhosas e de Outeiro de Gatos... Há muitos anos, no ADVR, dei-me conta dos Abrunhosas, todos advindos de Outeiro de Gatos, por Seiscentos. O meu ramo veio para S. Pº de Nogueira, VR, com Bernardo A, avô do meu, outro B.A. Soube, depois, que havia uma "senhora engenheira da Meda" que tinha um trabalho sobre os A.
Pela minha parte, tendo andado (e contunuo) com As Doze Portas de Gerações de Arouca. Um abraço para todos. Fernando Abrunhosa de Brito

Resposta

Link directo:

Lemos, de Ranhados

#135195 | 2910 | 23 nov 2006 17:06 | Em resposta a: #135148

Caro F.g.
Por acaso sabe a ascendencia do Faustino de Lemos, natural de Ranhados?

cumprimentos

Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#135202 | Lourval | 23 nov 2006 17:36 | Em resposta a: #135185

Caro FB,
Tenho aqui anotado um Bernardo Abrunhosa nascido em 8.8.1750 em Almendra, Vila Nova de Foz Côa. Ele era filho de Silvestre Guerra e Catarina Francisca de Abrunhosa. Bernardo era irmão de meu antepassado José de Abrunhosa. José de Abrunhosa saiu de Almendra e casou-se no Aveloso, terra de minha bisavó Leopoldina Amália Ramos, sendo que esta, por sua vez, imigrou para o Brasil, onde estou.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Cotrim na Lardosa

#135252 | LProjecto | 23 nov 2006 22:34 | Em resposta a: #135119

Caro Lourval,

Mais uma vez os meus sinceros agradecimentos pela sua gentileza.
Pelos elementos que enviou quase que nos arriscamos a traçar o perfil psicológico do dito Miguel Cotrim...

Ainda assim continua a incógnita, será que o tal Coadrim corresponde a este Cotrim?

Enfim, talvez só seja possível confirmar esta suposição depois de encontrarmos a tal filha Maria.

Pelas peças que enviou tentei montar uma parte do puzzle.

Assim:

O dito Miguel Cotrim terá casado, pelo menos, 4 vezes:

1ª - Isabel Fernandes (a 28.06.1677);
2ª - Domingas Fernandes ou Bernardes (entre 1677 e 1683) - Seria aparentada com a primeira?!;
3ª - Isabel Rodrigues (entre 1689 e 1699);
4ª - Maria Martins (entre 1699 e 1709).

Foi ainda pai do tal Francisco, que nasceu em 1688 - fruto de relacão extra-conjugal com Catarina Fernandes (seria esta irmã de Domingas Fernandes - a sua mulher de então?!).

Supostamente terá sido pai de uma Maria (a que deu a descendência que estudo), filha de Maria Martins, que terá nascido provavelmente entre 1699 e 1712.

Dá pano para mangas...

Um abraço para esse lado do Atlântico,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Família Cotrim na Lardosa

#135262 | Lourval | 24 nov 2006 00:16 | Em resposta a: #135252

Caro Luís,
Você pode ter certeza de que se trata da mesma pessoa pois eu vi várias formas do apelido dele. Eu vi: Coatrim, Coadrim, Quatrim, Cotrim,....mas evidentemente trata-se do mesmo Miguel Cotrim pois as mulheres eram as mesmas....sempre.
Você já sabia quem eram os pais dele? Acho que não. Eu ainda não desisti de achar a Maria. Mas agora só semana que vem.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#135323 | FB | 24 nov 2006 15:08 | Em resposta a: #106215

Caro Lourval e outros parentes,
Muito resumidamente, foram pais de Bernardo Maria Pinto Abrunhoza, n. 1881, c. 1903; Victorino José A., de Nogueira, 1855, c. 1877 c. Maria José da Costa Pinto (Casa de Nogueira); Bernardo de A., 1820, c. Ana da Trindade (Casa de Nogueira), irmãos: M. Teresa, 1812, Ana, 1815, Joaquim, 1826; José A., Vila de Casteição c. 1811c. Maria Ribeira; Luísa A., Casteição, c.c. Lourenço José; Maria de A., Outeiro de Gatos, c.c. Siprião de Amaral; Paula de A., Outeiro de Gatos. Cumprimentos. FB

Resposta

Link directo:

RE: Família Cotrim na Lardosa

#135364 | LProjecto | 24 nov 2006 22:31 | Em resposta a: #135262

Caro Lourval,

Tem razão, eu não fazia a menor ideia de quem seriam os pais de Miguel Cotrim, ou seja, a sua ajuda possibilitou-me continuar o estudo deste ramo.
Os meus sinceros agradecimentos.

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Família Cotrim na Lardosa

#135544 | Lourval | 26 nov 2006 23:08 | Em resposta a: #135364

Caro Luís,
Hoje eu pesquisei os óbitos. Encontrei o óbito de Isabel Fernandes, mulher de Miguel Cotrim, na Lardosa, em 10.9.1681.
Terça-feira continuarei com os óbitos.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Lemos, de Ranhados

#135590 | f.g | 27 nov 2006 12:40 | Em resposta a: #135195

Caro Confrade

Não só sei pelo assento de Baptismo do neto que é natural de Ranhados.

Se souber mais alguma dica informe

Cumprimentos
f.g.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cotrim na Lardosa

#135687 | LProjecto | 27 nov 2006 21:57 | Em resposta a: #135544

Caro Lourval,

Reitero os meus sinceros agradecimentos. Para quem não tem acesso instantâneo às fontes toda a ajuda é preciosa.

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#135997 | daf045 | 29 nov 2006 22:19 | Em resposta a: #135323

cara manuela
na meda ábastantes figeireos,como tambem´há na freguesia de longroiva,or acaso conheço um figueiredo que tem indústri de papel nos arredores de s.paulo.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias "Figueiredo" da Meda

#135999 | daf045 | 29 nov 2006 22:27 | Em resposta a: #135003

cara manuale
lhe envio outra mensagem porque a primeira enviei-a sem a corregir por isso foi com gafes.respeitante a figueiredos de meda é uma família numerosa, não ó na meda como no concelho, conheço um figueiredo que na zona de s. paulo tem uma fábrica de papel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#136041 | manuela | 30 nov 2006 08:51 | Em resposta a: #135997

Caro(a) daf045

Agradeço a sua resposta. Pela sua mensagem de 21 de Novembro, neste tópico, percebi que vive em Mêda, daí a minha pergunta. Sei que tenho aí parentes e era uma tentativa de os localizar. Eu vivo normalmente em Portugal embora no momento esteja no estrangeiro. Um dia farei um passeio até Mêda...
Grata, com os melhores cumprimentos,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#136198 | daf045 | 01 dez 2006 19:54 | Em resposta a: #136041

caro lourval:

gostaria de saber se as dicas de outeiro de gatos e de aguiar da beira foram úteis a cerca da família abrunhosa e andrade

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#136201 | daf045 | 01 dez 2006 19:58 | Em resposta a: #136198

cara manuela
por acaso não sabe de nome familiar mais recente.

o daf045

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#136202 | daf045 | 01 dez 2006 20:00 | Em resposta a: #136198

cara manuela
por acaso não sabe de nome familiar mais recente.

o daf045

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#136203 | Lourval | 01 dez 2006 20:14 | Em resposta a: #136198

Caro(a) daf045,
Embora eu tenha achado interessantes suas informações, eu não consegui ligar aqueles nomes aos que tenho. Por exemplo, os Andrades: os de minha família eram de Trancoso (Guilheiro e Maçal da Ribeira) que depois foram para Aveloso. Tiveram uma passagem por Ourozinho (Viseu).
Com os melhores cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#136213 | daf045 | 01 dez 2006 22:00 | Em resposta a: #136203

caro lourval
e os abrunhosa?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#136214 | daf045 | 01 dez 2006 22:01 | Em resposta a: #136203

caro lourval
e os abrunhosa?

Resposta

Link directo:

Família Cotrim na Lardosa

#136378 | Lourval | 04 dez 2006 02:23 | Em resposta a: #135687

Caro Luís,

Segue abaixo o que encontrei hoje nos microfilmes da Lardosa:

1) Casamento de Manoel Cotrim e Maria Luís em 8-8-1704. Ele filho de Miguel Cotrim e Domingas Fernandes. Ela filha de António Rodrigues e Maria Luís. Este António Rodrigues pode ser o António Rodrigues Reis, antepassado do primo António Pereira, que se casou com Maria Luís em 5-6-1673 na Lardosa.

2) Casamento de Miguel Cotrim e Maria Martins em 2-8-1705. Ele viúvo de Domingas Fernandes e Isabel Rodrigues. Ela viúva de João Martins Rolão. Testemunhas: Manuel Martins Calaveiras e Marcus Martins Simão (ambos são meus antepassados);

3) Casamento de Manoel Francisco e Maria Antunes em 19-9-1726. Ele filho de Manoel Francisco e Maria João (ambos de Viseu). Ela filha de Miguel Cotrim (falecido) e Maria Martins. Eu só não entendi porque ela é Antunes, a Maria. Se você tem alguma idéia, me diga. Posso re-examinar o registro de você quiser.

E por hoje foi só o que encontrei.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#136381 | Lourval | 04 dez 2006 04:47 | Em resposta a: #134750

Caro Luís,
Só agora percebi que a Maria que você procurava era Maria Antunes. Então eu achei o primeiro casamento dela com Manoel Francisco (cujos pais são naturais de Parido? - Viseu) na Lardosa em 19-9-1726. Pelo visto este casamento dela durou pouco pois você está dizendo que ela se casou no Redondo em 1732. Talvez ele fosse bem mais velho pois ele era viúvo de Catarina Lopes (natural de Penamacor).
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Cotrim na Lardosa

#136573 | Lourval | 06 dez 2006 01:14 | Em resposta a: #135687

Caro Luís,
Hoje eu não encontrei o casamento da Maria Martins com João Martins Rolão. Eu me pergunto se este casamento ocorreu na Lardosa.
Eu também não encontrei a Maria, filha do Miguel Cotrim com Maria Martins mas verifiquei que o filho de Miguel Cotrim com Maria Martins que nasceu em 07-12-1709 não era António mas sim Antónia.
Aí eu questiono: seriam Maria e Antónia a mesma pessoa? Não seria Maria Antónia? A madrinha dela era Maria. Fica aqui colocada a dúvida. Posso re-examinar o casamento dela e ver se não seria Antónia ao invés de Antunes, Antunes, aliás, que veio de onde?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Cotrim na Lardosa

#136604 | LProjecto | 06 dez 2006 16:19 | Em resposta a: #136573

Caro Lourval,

Agradeço a sua boa-vontade.

Relativamente à hipótese que avança de que Antónia e Maria seriam a mesma pessoa, parece-me pouco provável. Não tenho qualquer dúvida de que se tratava de Maria Antunes (embora ignore de que lado teria vindo o Antunes) e não Maria Antónia.

De mais a mais o Lourval já conseguiu a localização do assento do primeiro casamento de Maria Antunes... agora onde terá sido baptizada não sabemos!

Quanto à Maria Martins - pode muito bem ter casado com João Martins Rolão noutra freguesia - e nesse caso também será difícil...

Profundamente grato.


Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Família Cotrim na Lardosa

#136665 | Lourval | 07 dez 2006 01:52 | Em resposta a: #136604

Caro Luís,

Hoje eu encontrei o batismo de Maria, em 12-8-1722. Ela é filha de Manuel Antunes e Maria Martins Loura (da Soalheira). Neta paterna de João Antunes Rolão e Maria Martins (de Castelo Branco). Neta materna de João (Martins) (da Guarda) e Maria Gonçalves Loura (da Soalheira).

Também encontrei o casamento de Manoel Luís e Maria Rolão. Ele filho de Manuel Luís Saraiva e Maria Gonçalves (meus antepassados) e ela filha de António Martins Rolão e Maria Antunes.

Dos dois registros acima concluí:

Que João Antunes Rolão e João Martins Rolão são dois nomes de uma só pessoa e irmão da Maria Rolão acima citada. Que João Martins (ou Antunes) Rolão se casou com Maria Martins. Esta Maria Martins ficou viúva e se casou com Miguel Cotrim. Eu não encontrei o casamento dela porque provavelmente ela se casou em Castelo Branco (São Miguel ou Santa Maria). Começo a achar que Miguel Cotrim não era o pai da Maria Antunes mas sim seu padrasto! Como ela perdeu o pai ainda menina, adotou o Miguel Cotrim como pai dela. É só uma suposição.

O mesmo aconteceu com o meu antepassado João Martins. Ele perdeu a mãe (Maria Dias) muito cedo. O pai dele, Bartolomeu João, casou-se com Maria Gil. Nos batismos dos filhos do João Martins (em Póvoa de Rio de Moinhos) ora aparecia Maria Gil ora Maria Dias. Só investigando os microfilmes da Lardosa (de onde é natural João Martins) eu consegui desvendar o mistério das duas avós paternas dos filhos do João Martins.

Além disso, eu já repassei o microfilme várias vezes e nunca consegui encontrar nenhuma Maria, filha de Miguel Cotrim e Maria Martins. Caro Luís, eu acho que você vai ter de estudar os livros de Castelo Branco (São Miguel e Santa Maria) para desvendar este mistério. Meu palpite é que Maria Antunes nasceu um pouco antes do casamento de sua mãe, 1704.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Cotrim na Lardosa

#136666 | Lourval | 07 dez 2006 02:16 | Em resposta a: #136604

Luís,
Os pais de João Antunes (ou Martins) Rolão são da Lardosa. Mas como a irmã dele, Maria Rolão, casou-se em 1674 e os livros da Lardosa só têm casamentos a partir de 1662 então isto significa que eu não vou conseguir localizar o casamento de António Martins Rolão com Maria Antunes. Posso ver se consigo localizar o batismo do João M.Rolão.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Cotrim na Lardosa

#139134 | LProjecto | 04 jan 2007 16:42 | Em resposta a: #136666

Caro Lourval,

Por motivos de mudança de residência fiquei sem Internet no domicílio, aliás assim continuo na presente data mas em vias de resolver a situação, pelo que queira desculpar se o deixei sem resposta em alguma das suas intervenções.

Aproveito para lhe desejar um excelente 2007.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Família Cotrim na Lardosa

#139136 | Lourval | 04 jan 2007 16:56 | Em resposta a: #139134

Oi Luís,
Sem problema. Desejo a você também um feliz 2007.
Eu só queria saber se você ficou muito surpreso em saber que, a final de contas, a Maria Antunes não era filha do Miguel Cotrim, mas sim do primeiro marido da mãe dela, o João Antunes Rolão (ou João Martins Rolão).
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#139199 | val_rj | 05 jan 2007 00:55 | Em resposta a: #135202

Por acaso em suas pesquisas encontroou o nome de José Joaquim Abrunhosa , +/- 1798?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedon

#139302 | manuela | 05 jan 2007 14:59 | Em resposta a: #136201

Caro(a) daf045

Estive em viagem e só agora posso dizer algo. Fiquei a saber através de uma foto que o Joaquim Manuel de Figueiredo teve uma (penso que única) irmã, de nome Leopoldina. Ela também viveu em Lisboa, ao contrário do que eu pensava. Teve 3 filhos (Bernardino, Luís e António - não sei qual a ordem dos nascimentos) e parece que todos viveram ou ainda vivem em Lisboa. Irei em breve ver se os contacto. Parece que o Bernardino terá já falecido há anos. Assim, os familiares ainda a viver em Mêda não serão tão próximos quanto eu pensava. Agora estou muito perto de conseguir dados definitivos e é só uma questão de oportunidade para realizar as diligências necessárias.
Agradeço a sua atenção e envio os meus melhores cumprimentos com votos de um Feliz Ano Novo,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Família Cotrim na Lardosa

#139314 | LProjecto | 05 jan 2007 16:22 | Em resposta a: #139136

Caro Lourval,

Sem dúvida.
Aliás, nunca me tinha deparado com uma situação dessas pelo que ainda não assumo tal como uma certeza absoluta dado o assento do seu casamento (no Redondo) referir o seu pai como Miguel Cotrim.

No caso de o Lourval ter razão muitas questões se colocam, por exemplo:

- O que terá motivado o facto do assento que referi indicar como seu pai o tal Miguel Cotrim e não o nome do seu legítimo progenitor? Sabendo do rigor que a Igreja pretendia incutir nos processos eclesiásticos e na sistemática (ou pelo menos aparente) monitorização e fiscalização por parte da Inquisição dos rituais religiosos qual o risco que estaria associado a estas práticas?

- Com que frequência ocorreriam tais "lapsos" premeditados, intencionais, declarados ou não?

- Os padres, quando lavravam os assentos, baseavam-se única e exclusivamente na informação oral proferida por cada uma das partes?
Partia do pressuposto de que para a celebração do casamento seria necessário fazer prova da paternidade com um documento oficial, normalmente a certidão de baptismo... não seria assim?

Outras questões, não menos importantes, se colocariam...

Bem, seria um tema interessante para debate!


Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#145048 | almeida | 22 fev 2007 12:30 | Em resposta a: #135185

Prezado Senhor Fernando Abrunhosa de Brito, tenho estudado a origem de minha família, que é uma das DOZE ...DE AROUCA. Seu livro tem sido de grande valia... Gostaria muito de uma opinião sua num aspecto da minha pesquisa. Encontrei alguns nomes de parentes de minha família, no seu livro, a partir de 1600dC, família PINHO, TEIXEIRA E TAVARES, além de ALMEIDA.
Atenciosamente,
LUIZ CARLOS DE ALMEIDA
SANTOS - SÃO PAULO - BRASIL
almeida.luiz.claudio@terra.com.br
tel 55 13 3235.6296

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedon

#145057 | FB | 22 fev 2007 14:37 | Em resposta a: #145048

Caro Luiz Carlos,
Não temos necessidade, pelo menos por ora, de utilizar o espaço dos nossos confrades. Sei que a Lusófona lhe deu já o meu e-mail, onde estou ao seu dispor para os Pinho, Teixeira, Tavares e Almeidas. Desde já o aviso - se é que não conhece - que os livros antigos de Rossas... desaparecerem. Poderá imaginar a lacuna!, para o livrinho. Fico contente que tenha gostado de AS DOZE PORTAS ... DE AROUCA. Continuo, no vol. II.
Um abraço.
Fernando Brito

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedon

#145094 | avalves | 22 fev 2007 18:52 | Em resposta a: #145057

Caro Arqto,
Em primeiro lugar peço desculpa de o contactar por este meio, mas foi o que julguei mais prático.
Adquiri o seu livro antes do Natal, e desde então que me tenho debruçado sobre as minhas origens em Arouca. Sou descendente dos de Alhavaite e casado com uma dos seus Britos. Continuo com muitas dúvidas sobre a ascendência da Casa de Alhavaite, nomeadamente sobre os apelidos usados na família e que não consigo entroncar nos que aparecem em DPGA (Teixeiras, Tavares, Vasconcelos, Soares, etc.) Espero ansiosamente pela edição do vol II da sua obra, para poder complementar os dados que tenho e que se baseiam na árvore do meu tio Adriano, que já conhece.
Gostava de poder contactar consigo de forma mais adequada, pelo que autorizo que o moderador lhe disponibilize o meu mail.
Também podia ser interessante lançar um tópico, aqui no fórum, sobre gerações de Arouca.
Cumprimentos,
A. Vasconcelos Alves

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#145095 | Lourval | 22 fev 2007 18:58 | Em resposta a: #135185

Caro Fernando Abrunhosa de Brito,

Tenho em minhas anotações um Bernardo Abrunhosa nascido em 8.8.1750 em Vila Nova de Foz Côa, Almendra, filho de Silvestre Guerra e Catarina Francisca de Abrunhosa. Bernardo era irmão de meu antepassado José de Abrunhosa, também de Almendra, sendo que ele foi para o Aveloso onde casou-se com Ana da Fonseca (ou Ana do Canto).

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedon

#145177 | FB | 23 fev 2007 13:14 | Em resposta a: #145094

Caro Alberto,

Julgo que nos tratamos por tu desde o Café Diu e mais ocasiões. Não me lembrava que o "nosso" Major Brandão de Vasconcelos, a quem devemos um interessante trabalho, se chamava Adriano...
Efectivamente, a ascendência de ALHAVAITE (não pelos ilustres Brandão-de-Vasconcelos, mas pelos Ferreiras e Aranhas) é muito confusa e não consegui inteiramente. Direi aldo, a seu tempo. Entretanto, tudo que quiseres será fornecido com antecipação!
Estou a concluir a parte dos Aranhas de Arouca, que é muito curiosa...
Um abraço
Fernando [para os demais confrades: Fernando Brito]

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedon

#145180 | FB | 23 fev 2007 13:24 | Em resposta a: #145094

Caros confrades,
Esqueci-me de responder ao desafio de A. Vasconcelos Alves, quanto ao tópico sobre gerações de Arouca. Tenho, meio começado, um site, a pretexto de As Doze Portas..., que, julgo, interessaria a Arouca. Aliás apresentei esse esboço aquando do lançamento do livrinho em Arouca. Mas sabem como é!...
Um abraço
Fernando Brito

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedon

#145209 | avalves | 23 fev 2007 16:23 | Em resposta a: #145180

Caro Arqto,
Lamento ter criado esta confusão com o meu "A.", nunca tive essa intenção. Por isso peço desculpa. O meu A. é de André e sou só sobrinho do dito Alberto. Pensei que a pista dos Britos (Brito Reis, sou também cunhado do Zé) fosse suficiente. De qualquer forma aqui fica o esclarecimento para não criar mal-entendidos. Quanto à ideia do site estou disponível para ajudar naquilo que souber e puder.
Um abraço,
A. Vasconcelos Alves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedon

#145211 | FB | 23 fev 2007 17:07 | Em resposta a: #145209

Meu caro André,
Está esclarecido. Não tem importância, pois em Arouca, como aliás em todo este país fantástico, tudo vai dar ao mesmo ponto! Já agora queria ficar melhor esclarecido. É filho do Manuel? Queria saber mais coisas e até precisava, para o vol. II, da Casa do Arieiro. Mas não vamos ocupar espaço aos Confrades. Quanto ao "tópico" ou ao site - que já é assunto que interesará a muitos daqui - depois falamos. De facto, podia ter êxito um forum sobre gente de Arouca, que são muitos!
Mande-me, por favor, um e-mail. Se não tiver outro modo, dão-lho na Lusófona.
Um abraço.
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedon

#145212 | FB | 23 fev 2007 17:12 | Em resposta a: #135202

Caro Lourval,
Desculpe que só agora, ao falar com A. Vasconcelos Alves, reparei no sua mensagem. Depois mando-lhe a linha do meu Bernardo (Costa) Pinto Abrunhosa, que poderá interessar aos confrades.
Um abraço.
Fernando Brito

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#234150 | lmvp | 14 jul 2009 00:28 | Em resposta a: #106252

Caro João Braz

Ao ler a sua mensagem do já distante ano de 2005, resolvi pedir a sua ajuda para tentar obter alguma informação de um dos meus antepassados, de apelido Abrunhosa.

José de Abrunhosa, nascido em Vilar Torpim, Figueira de Castelo Rodrigo e bp a 24.03.1756, filho de José de Abrunhosa, natural da Quinta da Ferronha, freguesia de S. Pedro da Vila de Penedono, (filho de Lourenço Rodrigues e de Maria ?, ambos de Penedono) e de sua 2ª mulher Isabel Sanches.

José de Abrunhosa e Isabel Sanches tiveram ainda: (todos nascidos em Vilar Torpim)
-Agostinha bp 26.08.1742
-Joaquim bp 09.12.1745
- Francisca bp 12.02.1752
- Bernardo bp 15.11.1758

Se tiver alguma informação referente a este José de Abrunhosa de Penedono, ficaria agradecido.

Cumprimentos.
Luís Vieira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#234156 | jaboo | 14 jul 2009 01:50 | Em resposta a: #234150

Caro Luis Vieira Pinto,

Infelizmente os Abrunhosas de Penedono que tenho são mais recentes que os seus e por isso não posso ajudar. Mas vou estar em Lamego no mês de Setembro e darei uma vista de olhos aos paroquiais de Penedono. Talvez encontre alguma coisa nessa altura.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

Aveloso

#234159 | Lourval | 14 jul 2009 07:04 | Em resposta a: #234156

Caro João,

Se houver tempo para você, poderia localizar quaisquer filhos de José Rodrigues e Luísa Fonseca, no Aveloso, cerca de 1812?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Aveloso

#234192 | jaboo | 14 jul 2009 16:55 | Em resposta a: #234159

Caro Lourval,

Vou tomar nota e se tiver tempo, depois procuro.
Um abraço,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedon

#234204 | lmvp | 14 jul 2009 18:33 | Em resposta a: #234156

Caro joão Braz
Muito obrigado pela sua disponibilidade.
cumprimentos.
luís

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa, Alves e Enes Bandeira

#235235 | cmalves | 29 jul 2009 02:41 | Em resposta a: #106215

Lourival, boa noite...
Primeiro peço desculpas pelo inoportuno, mas estou no inicio de conhecer meus antepassados portugueses, dos quais não tenho quase nenhuma informação. e gostaria de contar com tua ajuda, visto que pelo menos um deles perteceu a familia Abrunhosa. Lamentavelmente nao tenho documentos ou melhores informações.
Minha falecida avó, portuguesa, Adilia da Conceição, nascida em 07/11/1907 na Provincia de Beira Alta (sao as unicas informações que tenho), filha de Manuel de Jesus e Maria dos Prazeres Abrunhosa.
Se em tuas pesquisas, por uma sorte voce encontrar estes nomes, agradeceria muito que me informasse. Tenho muitas dificuldades em encontrar dados.
Desde já te agradeço.

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa, Alves e Enes Bandeira

#235240 | Lourval | 29 jul 2009 04:08 | Em resposta a: #235235

Caro Alves,

Há uma saída: localizar o prontuário de estrangeiro de sua avó no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. Neste prontuário há muitas informações inclusive o lugar exato em que ela nasceu. Em qual cidade vivia sua avó e em que ano ela faleceu?

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa, Alves e Enes Bandeira

#235273 | cmalves | 29 jul 2009 21:10 | Em resposta a: #235240

Caro Lourval, muito obrigado pela pronta resposta.
Vou verificar junto ao Arquivo Nacional se existe algo a respeito.

Ela vivia em Santa Cruz do Rio Pardo - SP e morreu em 20/03/1976.
Tenho o registro de Casamento dela no Brasil e o certificado de obito, porem nada consta a nao ser originaria da Provincia da Beira Alta.

Muito obrigado mesmo....

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#235520 | GenLoyola | 01 ago 2009 19:16 | Em resposta a: #106215

Lourval

Por favor, me mande seu endereço eletronico niovamente.
Hugo

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#235524 | Lourval | 01 ago 2009 20:27 | Em resposta a: #235520

Oi Hugo,

Anote: lourval arroba hotmail ponto com


Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#238419 | ziggy Marley | 07 set 2009 23:11 | Em resposta a: #134746

Olá daf045,

O meu avô paterno era da Mêda Dr. Manuel Abrunhosa casado com Maria Antonia Martins Abrunhosa, do Aveloso.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#238433 | Saba | 08 set 2009 06:32 | Em resposta a: #136213

Existem muitos Abrunhosas no Aveloso, Meda.

-Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedon

#238434 | Saba | 08 set 2009 06:33 | Em resposta a: #145094

Tenho antepassados de Alvarenga, Arouca de apelido Pereira. Por acaso estudou esses?
Obrigado.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#238435 | Saba | 08 set 2009 06:35 | Em resposta a: #238419

A minha avo' tambem era do Aveloso, e tenho alguns registos de la no meu poder.

-Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Aveloso

#240305 | jaboo | 26 set 2009 06:49 | Em resposta a: #234159

Caro primo Lourval,

Tive sorte em Lamego e encontrei dados sobre os seus antepassados José Rodrigues e Luisa Fonseca (ou de Figueiredo como ela também aparece em alguns registos de baptismo dos filhos).

José Rodrigues e Luisa da Fonseca (ou de Figueiredo) tiveram pelo menos:
1- Maria b.28.9.1804 padrinhos José Ferreira e sua mulher Vicência Maria do Souto de Penedono
2- Ana b.28.12.1809 padrinhos Manuel Rodrigues e sua irmã Maria Rodrigues
3- João n.12.4.1812 b.19.4 padrinhos João Rodrigues e mulher Ana Joaquina
4- João n.20.11.1814 b.27.11 padrinhos Antonio Ferreira e Vicencia Rosa de Souto
5- Manuel n.4.10.1816 b.19.10

José Rodrigues era filho de João Rodrigues, do Aveloso e sua mulher Maria da Fonseca, dos Gatos. Neto paterno de Antonio Rodrigues, homem casado e de Maria de Almeida, solteira. Neto materno de João Rodrigues, de Outeiro dos Gatos e Teresa Saraiva, do Aveloso.

Luisa da Fonseca (ou de Figueiredo) era filha de José Antonio Sciencio, de Casteição e Maria da Fonseca, de Aveloso. Neta paterna de Manuel Rodrigues da Corriscada e sua segunda mulher Isabel Antunes Panoias, da Guarda. Neta materna de João Lopes de Figueiredo e sua segunda mulher Francisca da Fonseca.

Encontrei o registo de baptismo de filhos dos referidos José Antonio de Casteição e de Maria da Fonseca:
1- João b.26.5.1776 padrinhos João Pimentel e mulher Maria Lourenço
2- Luisa b.5.8.1779 padrinhos Antonio José irmão do pai da baptizada e Ursula sobrinha do mesmo pai da baptizada
3- Luzia b.10.2.1790 padrinhos Bartolomeu José e sua irmã Victoria Maria

Encontrei o registo de baptismo de Manuel b.1.8.1776 filho dos referidos João Rodrigues e de Maria da Fonseca, de Outeiro dos Gatos.

Se me der o seu email posso mandar digitais de alguns desses registos.

Também digitalizei os paroquiais antigos do Freixinho. Depois digo-lhe se encontrar mais dados sobre os nossos antepassados Pedro Francisco e Maria ferreira.

Abraços,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Aveloso

#240340 | Nelita | 26 set 2009 16:08 | Em resposta a: #240305

Caro João:

Não foi possivel ir a Lamego, mas fico contente com as notícias. Já que viu Casteição agradeço qualque informação da Família "Barreiros" e "Almeida" que lhe apareça.

De Freixinho, recolho os "Cunha e Souto", mas não com a preocupação dos outros.

Com amizade
Nelita

Resposta

Link directo:

Aveloso

#240349 | Lourval | 26 set 2009 17:15 | Em resposta a: #240305

Caro Primo João

Fico muito agradecido. Porém estes são antepassados de outro primo meu, o Luís Ramos, português, que mora nos Estados Unidos. O quinto avô dele é irmão de meu quarto avô, ambos naturais de Guilheiro e casados no Aveloso.

Vou torcer que você consiga avançar com o Pedro Francisco e Maria Ferreira!

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Aveloso

#240355 | jaboo | 26 set 2009 18:00 | Em resposta a: #240340

Cara Nelita,

Foi pena não a ter visto em Lamego mas haverá outra ocasião no futuro!

Eu de Casteição, não consultei os paroquiais. As pessoas de Casteição que encontrei apareceram nos paroquiais de Aveloso. Por isso não a vou poder ajudar.

No entanto, queria dizer-lhe que de Trevoes digitalizei muita coisa e sei que a Nelita tem ai antepassados por isso se necessitar diga que eu procuro. Mesma coisa para Freixinho. Eu tenho antepassados Cunhas de Freixinho por isso se me der nomes e datss para esses Cunha e SOuto talvez eu possa encontrar alguma coisa.

Abraços,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Aveloso

#240370 | Nelita | 26 set 2009 21:57 | Em resposta a: #240355

Caro João:

Também tive muita pena de não ir a Lamego, mas foi impossível. De Trevões interessam-me muitos antepassados, mas tenho de lhe ir dizendo aos poucos. No entanto tudo o que se relacionar com a família "Paes", agradeço me informe.

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

Aveloso

#240511 | Lourval | 28 set 2009 16:19 | Em resposta a: #240305

Caro Primo João,

Pode me enviar as digitais para: lourval arroba yahoo ponto com


Obrigado
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama da Meda

#338165 | jaboo | 16 nov 2013 02:44 | Em resposta a: #135148

Caro f.g,

Já passaram alguns anos desde esta sua mensagem (e desde a nossa última conversa) mas conseguiu encontrar mais dados sobre Ana de Abrunhosa, casada com António Gomes Amado? Consultei recentemente os paroquiais dessa freguesia e reconstrui a ascendência desta senhora, que afinal é familiar minha pois era trisneta de um antepassado meu da Ariola, Ranhados. Se tiver interesse em trocar dados, fico à sua disponibilidade.

Cumprimentos do primo,
JOAO

Resposta

Link directo:

Lemos, de Ranhados

#338166 | Lourval | 16 nov 2013 03:48 | Em resposta a: #135590

Caro f.g,

Já passaram alguns anos desde esta sua mensagem (e desde a nossa última conversa) mas conseguiu encontrar mais dados sobre Ana de Abrunhosa, casada com António Gomes Amado? Consultei recentemente os paroquiais dessa freguesia e reconstrui a ascendência desta senhora, que afinal é familiar minha pois era trisneta de um antepassado meu da Ariola, Ranhados. Se tiver interesse em trocar dados, fico à sua disponibilidade.

Cumprimentos do primo,
JOAO

(esta mensagem foi enviada a mim por engano)

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama da Meda

#338173 | f.g | 16 nov 2013 12:46 | Em resposta a: #338165

Caro primo João,

Claro que estou interessado.
Vou entrar em contacto consigo, via e-mail.

Abraço,
F.G

Resposta

Link directo:

RE: Lemos, de Ranhados

#338257 | ggomes | 18 nov 2013 09:46 | Em resposta a: #338166

Caro Lourval,

Se voce tiver um momento poderia ver este topico ...
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=327636#lista

Porque tenho antepassados em Peraboa ... Familia Silva e Vi no geneanet que voce tinha la tambem antepassados Silvas ....

Agradecia muito se voce tinha um momento para ver isto.

Melhores cumprimentos ...

Germain

Resposta

Link directo:

RE: Lemos, de Ranhados

#338349 | jaboo | 20 nov 2013 02:09 | Em resposta a: #135195

Olá Primo,

Este Faustino de Lemos era filho natural do Padre José da Fonseca e de Helena da Cruz de Lemos. Esta última foi baptizada em Ranhados a 21/5/1666 e era filha de Manuel de Lemos e Ana Luis (ou Coutinho). Aparece na segunda parte do nosso artigo sobre os Pinto de Lemos de Ranhados mas sem a geração desenvolvida. Se quiseres mando a descendência dela e podes incluir depois no segundo artigo. Devo de certo ter mais actualizaçoes para te mandar.

Abr.
JOAO

Resposta

Link directo:

Rebelo, de Outeiro de Gatos

#338353 | jaboo | 20 nov 2013 06:20 | Em resposta a: #338166

Caro primo Lourval,

Tenho a ascendência da sua antepassada Margarida Rebela de Outeiro de Gatos para lhe dar se ainda não a tiver encontrado. Diga se tiver interesse e depois deixo aqui.

Abraços,
JOAO

Resposta

Link directo:

Rebelo, de Outeiro de Gatos

#338354 | Lourval | 20 nov 2013 06:23 | Em resposta a: #338353

Wow :)

Não eu ainda não a tenho! Seria um presente de Natal antecipado!

Resposta

Link directo:

RE: Rebelo, de Outeiro de Gatos

#338355 | jaboo | 20 nov 2013 06:33 | Em resposta a: #338354

Então Merry Christams :)

Margarida Rebela, baptizada a 18/7/1683, filha de Francisco Lourenço, da Enxameia, e de sua mulher Agostinha Rebela, casados em Outeiro de Gatos a 25/4/1675. Nota: aparece em 1675 como madrinha uma Agostinha filha de Isabel Rebela que penso deve ser a sua Agostinha Rebela. E por isso ela deve ser filha de Bernardo Franco e de sua mulher Isabel Rebela, falecida em Outeiro de Gatos a 14/10/1675. Esse Bernardo Franco deve ser da família dos "Franco Saraiva", do Aveloso!

Margarida Rebela casou com Manuel Rodrigues, filho de Diogo João, da Meda e Isabel Rodrigues, dos Gatos.

Notei que tem alguns erros nas datas de baptismo do seu antepassado João Antunes de Outeiro dos Gatos (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=599861). Aparecem o pai e o filho nascidos em 1752 e 1754 o que não pode ser. Tem a ascendência deste ramo?

Abraços,
JOAO

Resposta

Link directo:

Rebelo, de Outeiro de Gatos

#338356 | Lourval | 20 nov 2013 06:58 | Em resposta a: #338355

Caro Primo João,

Muitíssimo obrigado.

Percebi que colocaram a data do casamento de João Antunes com Felícia Maria como o batismo de João Antunes. Pedirei para arrumar. E o casamento é em Casteição.

Somente tenho os pais de João Antunes e os pais de Felícia Maria e mais nada.

Caro João: eu nunca ouvi falar desta família Franco Saraiva. Mas eu tenho um outro casal fim de linha de Outeiro de Gatos: Manuel João e Maria Saraiva. Ele da Enxameia e ela do Aveloso. Nasceram cerca de 1690.

Uma filha de Manuel João e Maria Saraiva, a Maria Saraiva, casou-se com João Pereira, cujos pais são João Pereira e Maria João, ambos de Ourozinho (Penedono).

Mais uma vez obrigado pois foi realmente um presente de natal.

Grande abraço
Lourval

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#361557 | alesspenalva | 18 set 2015 00:00 | Em resposta a: #134746

A minha avó Silvia Abunhosa também era da Meda!

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#363742 | cmalves | 24 nov 2015 12:55 | Em resposta a: #106215

Minha avó Adilia da Conceição, natural de Poço do Canto e filha de Maria dos Prazeres Abrunhosa (nascimento desconhecido ainda) e Manuel de Jesus (parece-me que tinha uma pequena propriedade em Pai Penela). Da minha avó acabei de descobrir a certidão de nascimento e estou pedindo a emissão da mesma. Assim que receber a certidão te dou maiores inforamções. Com respeitos aos meus bisavós, estou solicitando a Conservadoria de Meda, onde estão as certidões de nascimentos mais antigas.
Caso voce tenha alguma informação adicional, ficaria feliz em troca-las contigo.
Um grande abraço

Claudio Manoel Alves

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#387594 | miguel monteiro | 17 dez 2017 20:21 | Em resposta a: #110084

Caros confrades

Num estudo que fiz sobre a distribuição dos apelidos em Portugal nos anos 70, do século passado (não icluí as áreas urbanas) o apelido ABRUNHOSA só era comum nos concelhos de Penedono e Mêda, mas particularmente neste
Cumprimentos e Boas Festas

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#387646 | anasalmeid | 19 dez 2017 18:39 | Em resposta a: #106215

Caros Confrades:

Li com atenção os vários contributos de todos neste fórum, acerca do apelido Abrunhosa (ou Abrunhoza, como encontrei nos registos).
Também tenho feito, desde há algum tempo, pesquisa neste domínio, dado que o apelido ABRUNHOSA aparece nos meus antepassados por parte do meu Bisavô Aurélio Augusto (Abrunhosa) Alves. Os dados mais antigos referem-se a uma antepassada minha, Ana Maria d' Abrunhoza casada com Manoel José Rodrigues Alves (em 16/09/1785), ambos de Pôço do Canto/Mêda.
O filho de Ana Maria e Manoel Alves era Miguel António d'Abrunhoza Alves (meu tetravô) que casou com Flora Joaquina Pimentel Rebello (filha de Francisca Pimentel+Mathias José de Aguiar Rebello)
A anterior Ana Maria d'Abrunhoza era filha de: Manoel da Fonseca+ Maria d'Abrunhoza.
Já anteriormente eu tinha colocado um post neste fórum, pedindo ajuda acerca dos familiares mais recuados no tempo.
Talvez agora seja possível, pois os registos paroquiais não me permitem recuar mais nas datas.
A todos as minhas cordiais saudações e Votos de Feliz Natal.
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#390096 | anasalmeid | 14 mar 2018 21:27 | Em resposta a: #106215

Renovo o meu pedido acerca de informações sobre os meus antepassados Abrunhosa de Pôço do Canto.

O apelido ABRUNHOSA aparece nos meus antepassados por parte do meu Bisavô Aurélio Augusto (Abrunhosa) Alves.
Os dados mais antigos referem-se a uma antepassada minha, Ana Maria d' Abrunhoza casada com Manoel José Rodrigues Alves (em 16/09/1785), ambos de Pôço do Canto/Mêda.
O filho de Ana Maria e Manoel Alves era Miguel António d'Abrunhoza Alves (meu tetravô) que casou com Flora Joaquina Pimentel Rebello (filha de Francisca Pimentel+Mathias José de Aguiar Rebello)
A anterior Ana Maria d'Abrunhoza era filha de: Manoel da Fonseca+ Maria d'Abrunhoza.
Já anteriormente eu tinha colocado um post neste fórum, pedindo ajuda acerca dos familiares mais recuados no tempo.
Talvez agora seja possível, pois os registos paroquiais não me permitem recuar mais nas datas.
A todos as minhas cordiais saudações

Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#391603 | anasalmeid | 29 abr 2018 16:17 | Em resposta a: #106215

Caro Lourval:

Fiquei curiosa quanto aos nomes que mencionou, pois também eu tenho antepassados na Mêda, principalmente em Pôço do Canto. Existem algumas semelhanças nos nomes e apelidos:
Por exemplo, no seu post refere uma senhora “Tadeia do Nascimento” e um “Aurélio Augusto”.
Pois um dos meus bisavós maternos chamava-se Aurélio Augusto Alves e descobri que tinha uma irmã mais velha, de nome Antónia do Nascimento Alves. Penso que não há aqui apenas coincidências. Poderiam ser parentes dos seus?

Gostaria de aprofundar este tópico.
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#391606 | anasalmeid | 29 abr 2018 16:49 | Em resposta a: #145095

Caro Lourval:

Conferindo os seus dados, penso que quem casou (CC. em 07.02.1789 - Mêda, Pôço do Canto) com Ana Maria da Fonseca foi João Luís de Abrunhoza (filho de Silvestre Guerra e Catarina Francisca de Abrunhoza).

Cumprimentos.
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#416845 | anasalmeid | 06 ago 2019 19:34 | Em resposta a: #135202

Caro Lourval:

Depois de cruzar as minhas pesquisas com as informações neste tópico, verifico que ambos temos uma origem comum em Silvestre Guerra e Catarina Francisca de Abrunhosa.
A minha árvore genealógica parou nestes 2 nomes por não ter forma de recuar nos registos. Porém, verifico que o seu José de Abrunhosa (irmão do meu 8.º avô Bernardo) já consta de outras ligações aqui no "Geneall".
Estranho, contudo, que esta plataforma não faça as ligações automáticas ao encontrar as mesmas informações e os mesmos nomes... seria possível resolver o problema?
Deixo-lhe um link para a minha página do Geneall:
https://geneall.net/pt/nome/3037791/bernardo-de-abrunhoza/
Se tiver novas informações agradeço.
Cumprimentos.
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#416982 | miguel monteiro | 10 ago 2019 21:29 | Em resposta a: #416845

Cara Ana Almeida

Já tínhamos trocado informações noutro tópico.
Agora que pôs o link da geneall, reparo que temos um antepassado comum (João
Luís de Abrunhosa, casado com Maria Pimentel).
Só falta eu acrescentar a filha de Gaspar Pimentel, para que as nossas famílias fiquem aqui unidas.
Cumprimentos

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#416990 | Lourval | 11 ago 2019 03:49 | Em resposta a: #416845

Olá Ana Almeida.

Sim, a outra página de Silvestre Guerra foi sugerida por mim há anos atrás. Vou sugerir a unificação das duas páginas para o Silvestre Guerra hoje mesmo. Eu estou parado nos pais e avós de Silvestre Guerra. Talvez seja possível recuar mas está um tanto difícil. Entretanto eu tenho a data do nascimento do Silvestre: 31.12.1715 e também tenho a data do nascimento da mãe dele: 22.10.1690.

Abraço
Lourval

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#417004 | anasalmeid | 12 ago 2019 00:45 | Em resposta a: #416982

Caro Miguel Monteiro

Começo a ver as pesquisas darem frutos, sobretudo, no lado do meu bisavô materno Aurélio Augusto (Abrunhosa) Alves.

Agradeço o seu trabalho para completar as informações, embora ainda me faltem elementos de outro ramo da mesma família - "Aguiar Rebelo".

Vamos partilhando o que for sendo descoberto.

Com os meus cumprimentos.
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#417005 | anasalmeid | 12 ago 2019 00:49 | Em resposta a: #416990

Caro Lourval:

Fiquei muito contente com as suas informações e o quadro começa a compor-se.

Seria ótimo se pudesse fazer essa ligação. Agradeço os contributos.

Cordiais saudações.
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#419128 | anasalmeid | 03 nov 2019 17:54 | Em resposta a: #145057

Cordiais saudações.
Pelas suas informações verifico que deve ter imenso material sobre os Abrunhosa da Mêda . Também eu tenho andado às voltas com os meus antepassados Abrunhosa, tendo realizado pesquisas significativas em Pôço do Canto. Se puder ajudar-me neste aspeto agradeço. Mais concretamente, tenho interesse em aprofundar a pesquisa em torno do casal Manuel Rodrigues Alves CC Ana de Abrunhosa (2.º casamento).
Com os melhores cumprimentos.
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#421036 | miguel monteiro | 26 jan 2020 21:24 | Em resposta a: #419128

Cara Ana Almeida

Esta semana foi feita aqui a ligação entre os meus antepassados
João Abrunhosa/Maria Pimentel e os seus, que pelos dados parecem ser antes,homónimos.
https://geneall.net/pt/nome/3037793/gaspar-pimentel/

O meu antepassado, Gaspar Pimentel, que nasceu em Poço do Canto,
morre em Almofala (FCR), a 8.12.1746 e o suposto "pai", João Abrunhosa, nasce a 8.8.1750.
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4805360 108.TIF

Cumprimentos
miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#421059 | anasalmeid | 27 jan 2020 20:13 | Em resposta a: #421036

Caro Miguel Monteiro:

De facto, verificando os dados que enviou, algo não bate certo em termos de datas.
Eu própria já tinha detetado que há erros nas datas relacionadas com João Luís de Abrunhosa. O que é certo é a grande utilidade deste Fórum para tentar cruzar e clarificar algumas informações.
O meu agradecimento.
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#422784 | JPSR | 29 mar 2020 03:39 | Em resposta a: #106215

Estive a ver o assento de casamento dos meus trisavós - Antonio Jose Saraiva e Maria de Deos - em Outeiro de Gatos em 03 de Maio de de 1863 e encontrei uma assinatura de um Manoel de Deos Abrunhoza que presumo seja um familiar ou testemunha da cerimónia religiosa.

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#422785 | JPSR | 29 mar 2020 03:42 | Em resposta a: #106215

a imagem é esta: https://thumbnail.myheritageimages.com/380/991/300380991/500/500190_071355729c6ebuf2eeq05m_Q_1600x1264.jpg

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#422802 | jaboo | 29 mar 2020 19:16 | Em resposta a: #422784

Caro JSPR,

Se é trineto de Antonio José Saraiva e Maria de Deus Amaral então somos parentes (afastados) por via do seu trisavô pois ele era quarto neto de meus sétimos avós "José de Andrade e Ana Henriques", de Penela da Beira.

Se não tiver esses dados e tiver interesse neles, pode contactar-me por email:

joaobraz_2000@yahoo.com

Cumprimentos,
João Braz

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#424063 | anasalmeid | 09 mai 2020 20:49 | Em resposta a: #416990

Caro Lourval:

Peço a sua ajuda para ajudar a corrigir ou a esclarecer uma informação que aparece na página relativa ao João Luís de Abrunhosa casado com Maria Pimentel - a sua data de nascimento 1750 deve estar incorreta, pois é a mesma do seu suposto pai Bernardo de Abrunhosa.
Como não consigo recuar nos registos de Poço do Canto, Mêda, pedia a sua ajuda neste assunto.
Este problema foi detetado por Miguel Monteiro cuja mensagem transcrevo:

"Cara Ana:
Esta semana foi feita aqui a ligação entre os meus antepassados
João Abrunhosa/Maria Pimentel e os seus, que pelos dados parecem ser antes, homónimos.
https://geneall.net/pt/nome/3037793/gaspar-pimentel/

O meu antepassado, Gaspar Pimentel, que nasceu em Poço do Canto,
morre em Almofala (FCR), a 8.12.1746 e o suposto "pai", João Abrunhosa, nasce a 8.8.1750.
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4805360 108.TIF

Cumprimentos
miguel monteiro"

Ora comparando as diversas datas de que disponho aqui na plataforma - após a junção das famílias - será que o 'meu' João Luís de Abrunhosa (casado com Maria Pimentel e pai de Francisca Pimentel de Abrunhosa) era mesmo filho de Bernardo de Abrunhosa???). É que entre casamentos e nascimentos há datas muito próximas o que seria impossível.

Grata.
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#424175 | Lourval | 14 mai 2020 20:25 | Em resposta a: #424063

Olá Ana. Aparentemente há um equívoco. Foi realmente batizado em Almendra, Bernardo, em 08.08.1750 (Livro de batismos 1728-1758, folha 179) filho de Silvestre Guerra e de Catarina Francisca de Abrunhosa. Logo meu antepassado José de Abrunhosa teve realmente um irmão Bernardo. Mas nunca procurei o casamento do Bernardo. É uma coincidência muito grande Bernardo ter casado com uma homônima de sua mãe, embora possível.Temos de procurar o casamento do Bernardo ou o batismo de um filho dele com declaração de avós.

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#424176 | Lourval | 14 mai 2020 20:46 | Em resposta a: #424063

Ana. Você sabe onde se casou Bernardo ou onde nasceram os filhos dele?

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#424180 | anasalmeid | 15 mai 2020 00:25 | Em resposta a: #424176

Caro Lourval:

Tenho procurado na freguesia de Almendra todos os registos de casamento, mas ainda não consegui deslindar a dúvida. Eu não possuo o registo de casamento do Bernardo de Abrunhosa.
Por outro lado, não é possível recuar muito mais na freguesia de Pôço do Canto.
A solução é percorrer os registos de batismos em Almendra do século XVIII.
Obrigada pela atenção.
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#426601 | TMA | 21 ago 2020 17:50 | Em resposta a: #424180

Agradeço ascendentes deste casal (que parece aparentado) Abrunhosa.

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#426602 | TMA | 21 ago 2020 17:50 | Em resposta a: #426601

https://geneall.net/pt/nome/1931538/manuel-antonio-de-abrunhosa-cardoso/

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#426614 | jaboo | 21 ago 2020 21:14 | Em resposta a: #426602

Caro TMA,

Para a ascendencia desse casal, veja a habilitação para o Santo Ofício (disponibilizada online) de António de Abrunhosa Cardoso, em :

https://digitarq.arquivos.pt/details?id=2319727

Cumprimentos,
João Braz

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#440806 | anasalmeid | 02 mai 2022 15:29 | Em resposta a: #424180

Estimado Miguel Monteiro :
Há muito tempo que não consigo avançar na pesquisa acerca dos antecedentes de Luis de Abrunhosa e Maria Pimentel. Por outro lado ainda não foi corrigida a ligação destes com Bernardo de Abrunhosa pois, com a ajuda do sr. Lourval, verificámos que seria impossível... tendo em conta as datas de nascimento.
Assim, volto a pedir ajuda para repor os dados corretos e para qualquer informação adicional acerca deste casal.
Grata
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#440807 | anasalmeid | 02 mai 2022 15:35 | Em resposta a: #424063

Caro Lourval
Renovo o pedido de ajuda para corrigir o erro da ligação entre os dois ramos da família Abrunhosa.
Cordialmente
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#440822 | TMA | 03 mai 2022 09:39 | Em resposta a: #426614

Obrigada, João Braz!

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#440832 | cmalves | 03 mai 2022 14:31 | Em resposta a: #106215

Gostaria de compartilhar meu mais novo descobrimento.
Minha avó, Adilia Conceição, nascida em Poço do Canto, filha de Maria dos Prazeres DÁbrunhosa e Manuel de Jesus (nascido em Paipinela) e neta de José Joaquim DÁbrunhosa e Leopoldina de Jesus.
Se alguém tiver mais alguma informação a respeito eu agradeço.
Claudio Manoel Alves
Brasil.

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#449489 | jaboo | 15 ago 2023 00:17 | Em resposta a: #234150

Caro Luis Vieira Pinto,

Já passaram alguns anos desde a sua mensagem e não sei se conseguiu recuar na sua ascendencia Abrunhosa da Quinta da Ferronha, em Penedono. Mas se não for o caso, e tiver interesse, diga alguma coisa pois penso que consegui resolver a ascendencia do seu José de Abrunhosa. O seu ramo deve ser um colateral do meu ramo Abrunhosa da Granja de Penedono, que tambem tem origem na Ferronha.
Cumprimentos
João

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#449572 | lmvp | 19 ago 2023 10:57 | Em resposta a: #449489

Caro João Braz

Obrigado pelo seu cuidado, tantos anos passados . Infelizmente não consegui resolver a ascendência de José de Abrunhosa, soldado de cavalo em Almeida, natural da Quinta da Ferronha, freguesia de S. Pedro da Vila de Penedono, filho de Lourenço Rodrigues e de Maria (?), ambos de Penedono.

Desde já lhe agradeço quaisquer dados que queira partilhar, que me permitam recuar na ascendência.

Cumprimentos e bom fim de semana

Luis Vieira Pinto

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#449613 | jaboo | 20 ago 2023 17:42 | Em resposta a: #449572

Caro Luis Vieira Pinto,

O seu antepassado José de Abrunhosa nasceu na quinta da Ferronha, termo de Penedono e foi batizado em casa em 20/6/1708, filho de Lourenço Rodrigues, batizado em 10/8/1672 (padrinhos o Padre Estevão da Fonseca e sua irmã Agueda da Fonseca da Ferronha) e de sua mulher Maria Rodrigues, batizada em 11/3/1679 (padrinhos o Padre Manuel Martins e sua irmã, da Salgoza ), casados em 12/2/1703, tudo na paroquia de S.Pedro de Penedono. Neto paterno de Baltazar Lopes, fal.11/3/1697, e de sua mulher Margarida Simão, fal. 2/10/1709, ambos da Ferronha. Neto materno de Domingos Rodrigues, da Ferronha e de sua segunda mulher (casados em 16/2/1676) Pascoa Rodrigues, fal. 28/12/1731.

O apelido Abrunhosa (ou Abrunhoza) vem do lado materno. A mãe do seu José, teve pelo menos 6 irmãos, entre os quais um Antonio de Abrunhoza, casado em 1708 em Ranhados, onde deixou geração com apelido Abrunhoza.

Eu penso que pela cronologia e geografia, aquele Domingos Rodrigues ou sua mulher Pascoa Rodrigues, da Ferronha, terão sido irmãos ou primos de meu antepassado Nicolau Rodrigues (ou Lopes), da Ferronha, casado 2 vezes, a segunda na Granja de Penedono, e pai da minha 8a avó Maria de Abrunhoza.

Abraço
João Braz

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#449621 | lmvp | 21 ago 2023 09:33 | Em resposta a: #449613

Caro João Braz

Bem haja pela partilha da ascendência de José de Abrunhosa.

Abraço,
Luis Vieira Pinto

Resposta

Link directo:

Famílias Abrunhosa e Andrade de Meda e Penedono

#449640 | cmalves | 22 ago 2023 19:17 | Em resposta a: #106215

Senhores, boa tarde...
Meu nome é Claudio Manoel Alves, brasileiro, e neto de Adilia da Conceição.
Acabei de obter certidão de nascimento dela, em Poço do Canto - Concelho de Meda em 07/12/1906, filha de Maria dos Prazeres e pai desconhecido e seus avós maternos eram José Joaquim d'Abrunhosa e Leopoldina de Jesus.
Será que faço parte dessa familia Abrunhosa?
Muito agradecido!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 04:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen