Machados de Olivença

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Machados de Olivença

#10641 | ACorreia | 10 out 2001 16:44

´Leonor Machado, filha de Fernão Machado de Carregueiros, casou com Luis Mendes Lobo, filho de Ruy Lobo de Olivença. Fcato ocorrido no séc. XVII.
Quem dá uma ajuda para encontrar descendentes?
Cumprimentos
Sepúlveda Correia

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Olivença

#10660 | alentejo | 10 out 2001 18:28 | Em resposta a: #10641

Caro Sepúlveda Correia,


Foram Senhores do Morgado dos Carregueiros os Lobos de Évora (Gayo, § 10), senhores também do Palácio da Rua de Alconchel e de outros Morgados em olivença, Monzaraz, São Tiago do Escoural, etc.
Tenho algumas linhas estudadas até meados do séc. XIX.

Cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Olivença

#10666 | alentejo | 10 out 2001 18:39 | Em resposta a: #10660

correcção (Gayo, Título de Lobos, § 10)

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Olivença

#10683 | ACorreia | 10 out 2001 21:33 | Em resposta a: #10666

Caro Nuno Borrego
Muito agradeço a pronta resposta. Já confirmei o dado que me forneceu.
Diz-me que tem informação até ao séc. XIX. Aqui vai mais uma pergunta:
Quais eram os ascendentes de Francisco da Cruz Machado e de D. Anna Josepha da Gama, pais de Nuno António da Gama Lobo Coelho, baptisado em 1696, em Lisboa? Dá uma ajuda?
Cumprimentos
Sepúlveda Correia

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Olivença

#10685 | alentejo | 10 out 2001 21:46 | Em resposta a: #10683

Caro Sepúlveda Correia,

Numa breve busca aqui vai o que encontrei.


I MANUEL MACHADO, teve:

II FRANCISCO DA CRUZ MACHADO, foi Escudeiro Fidalgo,acrescentado a Cavaleiro Fidalgo com 750 Rs de moradia,por Alvará de 17-I-1692,posteriormente aumentado para 1$500 Rs.
Era natural da cidade de Lisboa e dele foi filho:
III NUNO ANTóNIO DA GAMA LOBO COELHO
Teve o foro de Cavaleiro Fidalgo da Casa Real com 1$500 Rs.de moradia,por Alvará de 12-I-1701,por ter servido em Mazagão.
Nasceu e Lisboa e morreu na Madalena de Olivença,a 18-XII-1754 2.Casou com D.Antonia Quitéria Vieira das Neves, natural da Praça de Mazagâo,e tiveram:
1(IV) Manuel da Gama Lobo Coelho
Com quem se segue.
2(IV) Catarina
Baptizada na Igreja da Madalena de Olivença a 18-III-1730,tendo por padrinhos Vasco da Gama Lobo e Leonor Rogada.
3(IV) Francisco
Baptizado no mesmo templo a 12-VI-1731.Foram seus padrinhos Paulo da Gama Lobo e Francisco Vieira de Magalhâes.
4(IV) Vasco da Gama Lobo
Baptizado na mesma Igreja a 16-IV-1736,sendo apadrinhado pelo Brigadeiro Manuel Freire de Andrade e por D.Teresa de Andrade e Brito.
IV MANUEL DA GAMA LOBO COELHO
Tenente-Coronel do Regimento de Olivença e Cavaleiro Fidalgo da Casa Real com 1$500 Rs.de moradia,por Alvará de 6-III-1745.
Nasceu em Olivença,recebendo o baptismo a 31-VIII-1733,sendo padrinho José Carlos de Magalhâes,e casou na Igreja de Stª.Maria Madalena de Olivença,a 12-I-1746,com D.Inês Luisa Vaz Correia Semblano,natural de Mourafilha do Capitão Manuel Vieira e de sua mulher D.Catarina Josefa Semblano.
Deles nasceram:
1(V) Francisco de Paula da Gama Lobo Coelho, que segue.
2(V) D.Teresa
Baptizada na Madalena,de Olivença,a 8-VI-1767.Serviu de padrinho o Capitão Manuel Vaz.
V FRANCISCO (DE PAULA) DA GAMA LOBO COELHO
Cavaleiro Fidalgo da Casa Real com 1$500 Rs.de moradia,por Alvará de 8-VI-1782.Serviu na carreira das armas tendo sido Porta-Bandeira do Regimento de Cavalaria daquela vila, promovido a Alferes em 29-IV-1794,a Tenente em 15-VIII-1805 e antes de 1806 a Capitão..
Nasceu em Olivença e casou na Matriz de Olivença,a 21-II-1791,com D.Clara Mariana de Macedo Pimentel,filha do Capitão José de Macedo Pimentel casado com D.Ana de Magalhäes da Gama Lobo. Testemunharam o Tenente-Coronel e o Major Manuel Vieira de Matos.
Houve desta senhora ou possivelmente de um outro casamento,a:
1(VI) Nuno da Gama Lobo
Que segue.
2(VI) José da Gama Lobo
Era Tenente do Regimento de Cavalaria Nº5 e depois do Nº8 em 1816,tendo sido promovido a Capitão em 1828.
Em 1816,sendo menor,requereu ao suprimento de consentimento para casar com Joana Bernarda de Sá,de Évora,filha de uns taberneiros Francisco Luis Ameno e de sua mulher Ana Jacinta de Sá,negando-lhe seu pai autorização por considerar um casamento fora da sua condição,recorrendo ele para o Rei.Não se sabe se levou por diante o seu propósito pois dele não se tem mais notícia.
VI NUNO DA GAMA LOBO
Major do Exército,tendo assentado praça como cadete com apenas dez anos,a 4-III-1804.
Nasceu em Olivença e morreu na freguesia do Salvador,em Elvas,com 83 anos,a 4-X-1874.
Casou na Matriz de Vila Viçosa,a 4-XII-1826 11, com D.Maria José Valejo da Silva Lobo,filha do Capitão D.Joaquim Xavier da Silva Lobo e de D.Eugénia Rita de Almeida Valejo,ambos de Vila Viçosa.
Deles nasceram:

1(VII) Francisco da Gama Lobo Coelho
Que segue.
2(VII) José da Gama Lobo Pimentel
Que morreu na freguesia do Salvador,a 8-I-1874 12.
VII FRANCISCO DA GAMA LOBO COELHO
Nasceu em Elvas a 2-V-1829 e era afilhado de D.Genebra Lobo Infante de Lacerda que lhe deixou a Quinta de Pardais,e morreu na referida Quinta a 8-II-1886.
Casou duas vezes:a 1ªcom Maria da Lapa,mulher rica de Pardais;a segunda,sem geração, com D.Violante de Jesus,viuva do Vereador de Vila Viçosa João António Pereira
Houve da primeira:
VIII D.JOANA ISABEL DA GAMA LOBO
Sucedeu a seu pai na Quinta da Ribeira em Pardais e casou na Igreja do Salvador de Elvas,a 12-VIII-1878, com o Alferes de Cavalos do Regimento Nº5 Joaquim Augusto Ripado,filho de José Joaquim Maria Ripado e de sua mulher D.Violante da Encarnação 13.Sem mais notícia.

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Olivença

#10747 | ACorreia | 11 out 2001 15:44 | Em resposta a: #10685

Caro Nuno Borrego
Estou muito grato pela pronta resposta dada. Os dados enviados têm grande importância para mim. Tinha dificuldade em obter o nome do pai de Fco. da Cruz Machado, a partitr deste disponho de bastantes dados, uma trineta é minha terceira avó.
I Francisco da Cruz Machado era casado com D. Antónia Josepha da Gama (não tenho referências dos progenitores). Tiveram,
1(II) Manuel da Gama Lobo, baptisado em 29.4.1691
2(II)Nuno, baptisado em 31.8.1695
3(II)Nuno António (o que refere na sua informação), baptisado em 6.101696, na Igreja do Sacramento, em Lisboa, padrinho o Marquêz de Marialva.
4(II)António,baptisado em 19.2.1698
__________________
IV Francisco de Paula da Gana Lobo Coelho que refere), nasceu em Moura e foi baptisado na Igreja de S. João em 25.2.1763, padrinho o Brig. António Carlos Furtado Mendonça, por procuração ao Ten.-Coronel José Joaquim Mesquita.
Teve:
1(V)Nuno (que refere)bap. em 6.2.1792, na Matriz de Olivença
2(V)José (que refere)casou em 25.8.1817 com D. Isabel Theresa de Abreu Coutinho na Igreja de Santa Catarina em Lisboa, padr. Francisco Agostinho de Abreu Coutinho e Fernando Manuel da Gama Lobo
3(V) Ana José da Gama Lobo, bap. em 10.6.1713,na Matriz de Olivença padr. seu avô, Ten-Cor. Manuel da Gama Lobo Coelho
4(V) Inêz José da Gama Lobo (m/3ª. avó), bap.em 13.10.1796, na Matriz de Olivença, padr. o avô Ten-Cor. Mel. da Gama Lobo, casou em 1.1.1829, na Igrela de Santa Catarina de Lisboa, com Manuel de Paula de Sepúlveda do Quental Pereira de Macêdo Sampayo, padr. Pedro de Sepúlveda do Quental Pereira, Morgado da Athouguia e Ten. José da Gama Lobo
5(V) Manuel de Paula da Gama Lobo bap. em 1.1.1799, na Igreja Matriz de Olivança, padr.seu avô. Casou com D. Ana Lúcia Carolina (?) e teve 2 filhos e 2 filhas.Morreu em 23.7.1860. s.m.n.
Conhece o nome dos progenitores de Anna Josepha da Gama, natural de Olivença?
Com os melhores cumprimentos, com um muito obrigado, de novo.
Sepúlveda Correia

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Olivença

#10768 | alentejo | 11 out 2001 18:18 | Em resposta a: #10747

Caro Sepúlveda Correia,

Não conheço os pais da Ana Josefa pela única razão, parece-me, de o casaamento não ter sido celebrado em Olivença. Pode ser de um qualquer dos ramos de Gamas Lobos de Olivença, eram vários. MAs vou ver melhor nas minhas notas e digo alguma coisa.

Cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Olivença

#10796 | ACorreia | 11 out 2001 21:45 | Em resposta a: #10768

Caro Nuno Borrego
Por lapso, na minha mensagem anterior perguntava por Ana Josefa da Gama, quando o que pretendia era saber de Antónia Josefa da Gama.
As minhas desculpas.
Cumprimentos
´Sepúlveda Correia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 14:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen