Visconde Pinto da Rocha

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Títulos | Pessoas | Regiões | Brasil

Visconde Pinto da Rocha

#106518 | Daniel Leite | 01 dez 2005 01:32

Gostaria de obter informações sobre o brasão do Visconde Pinto da Rocha, título dado por Dom Carlos I em 1905. Antônio Joaquim Pinto da Rocha ( Visconde de Pinto da Rocha ), que é meu trisavô, era português de Chaves e veio para o Brasil. Em solo brasileiro, casou com Constança Pinheiro da Cunha Rocha deixando grande descendência.
Obrigado pelas informações,
Daniel Teixeira Meirelles Leite

Resposta

Link directo:

RE: Visconde Pinto da Rocha

#106567 | vbriteiros | 01 dez 2005 20:30 | Em resposta a: #106518

Caro Daniel Teixeira Meirelles Leite
A NP-Vol.III, pgs. 130 diz apenas : Foi único Visconde de Pinto da Rocha António Joaquim Pinto da Rocha, sobre quem não possuimos dados biográficos. O título foi -lhe concedido por Decreto de 24.VIII.1905 ( D. Carlos).
Provavelmente não lhe foi concedido qualquer Carta de Brasão, dado esta não ser uma mercê inerente ao título.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Visconde Pinto da Rocha

#106606 | Daniel Leite | 02 dez 2005 13:55 | Em resposta a: #106567

Senhor Vasco Briteiros,
Muito obrigado pelas informações. No entanto, acredito que foi concedido Carta de Brasão ao Visconde Pinto de Rocha, pois membros da minha família afirmaram que viram este documento. Infelizmente, foi doado para a Biblioteca Pública de Rio Grande e se perdeu no meio de tantos outros documentos. Uma instituição que tinha como objetivo preservar a história e memória da comunidade, não foi capaz de honrar com sua responsabilidade.
Mais uma vez obrigado,
Daniel Teixeira Meirelles Leite

Resposta

Link directo:

RE: Visconde Pinto da Rocha

#106764 | manuela | 04 dez 2005 17:49 | Em resposta a: #106518

Daniel

Tenho uma bisavó Pinto da Rocha e sei que tenho primos no Brasil mas não posso confirmar agora se são deste ramo. Esta senhora casou com um Figueiredo e viveram em Lisboa na Rua do Salitre. Sei que frequentavam a mesma igreja e iam à missa que o rei frequentava. É um casal sobre o qual tenho curiosidade. Pelas fotos vê-se que esta senhora era dona de grande beleza e bonito porte. O cabelo parece-me escuro, a pele muito branca e os olhos provavelmente azúis.
Sei também que a sua história não foi muito feliz. Não sei porquê partiram para Angola onde ela, numa fazenda, parece não se ter conseguido adaptar. Perdeu vários filhos... As duas filhas que conheci, uma tia-avó e a minha avó, a mais nova, eram mulheres de forte personalidade e de uma força imensa, grandes mulheres.
Também conheço a história do brasão mas não investiguei. Penso que esse seu antepassado possa ser irmão desta minha bisavó. Mas é caso para confirmarmos.
Um abraço

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Visconde Pinto da Rocha

#106814 | PinheirodeCampos | 05 dez 2005 09:59 | Em resposta a: #106518

Caro Daniel

Posso tentar saber algo sobre a ascendência do Visconde pois temnho algumas informações de Chaves.

Será que lhe é possível informar-me da ascendência dele e da sua descendência? Por ser desta região de Trás-os Montes tenho o maior interesse.

Agradece
Filipe Pinheiro de Campos
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Visconde Pinto da Rocha

#106825 | Daniel Leite | 05 dez 2005 13:12 | Em resposta a: #106814

Caro Filipe,
Não sei muito sobre a ascendência do Visconde Pinto da Rocha ( 1833 - 1916 ). Somente que ele era da cidade de Chaves e seus pais eram Joaquim José da Rocha e Isabel Maria Labrados. Seus irmãos eram Eduardo Pinto da Rocha e Cândido Pinto da Rocha. Quanto a sua descendência, ele foi casado com Constança Pinheiro da Cunha, filha de Américo Pinheiro da Cunha e Joaquina Bernardes de Souza. Seus avós paternos eram João Pinheiro da Cunha e Oliveira ( português ) e Ana Custódia da Conceição ( brasileira ). Seus avós maternos eram Manoel Bernardes de Souza e Constança Angélica de Almeida ( acredito que estes fugiram da Colônia de Sacramento quando da invasão espanhola ). Do seu casamento com Constança, houve dois filho:
1 - Arthur Pinto da Rocha que foi casado com Maria Henriqueta de Meneses Mourão com grande descendência residindo no Rio de Janeiro e
2 - Izabel Pinto da Rocha casada com Joaquim Francisco de Meirelles Leite. Seus pai eram Francisco Meirelles Leite ( português ) e Franscica Dias Meirelles Leite. Seus avós paternos eram Francisco Meirelles Leite e Gertrudes Maria de Jesus. Do casamento de Isabel e Joaquim Franscico, houve os seguintes filhos:
1 - Francisco Rocha Meirelles Leite - sem descendência
2 - Constança Rocha Meirelles Leite - sem descendência
3 - Antônio Rocha Meirelles Leite casado com Conceição Nunes e depois com Elvira Vieira. Sem descendência dos dois casamentos;
4 - Izabel Rocha Meirelles Leite casada com Pierre Pascal Parmentier com grande descendência;
5 - Arthur Rocha Meirelles Leite casado com Stela Lontra com descendência;
6 - Fernando Rocha Meirelles Leite sem descendência;
7 - João Rocha Meirelles Leite casado com Maria Fonseca sem descendência;
8 - Mário Rocha Meirelles Leite casado com Alvina Telles com descendênia e
9 - Jayme Rocha Meirelles Leite casado com Inah Poester Barutôt ( esses sâo meus avós )
Se o Senhor puder me ajudar, fico grato.
Muito obrigado,
Daniel Meirelles Leite

Resposta

Link directo:

RE: Visconde Pinto da Rocha

#106826 | Daniel Leite | 05 dez 2005 13:20 | Em resposta a: #106764

Manuela,
Pode ser. Os pais do Visconde Pinto da Rocha ( 1833 - 1916 ) eram Joaquim José da Rocha e Izabel Maria Labrados. Ele, que eu saiba, tinha dois irmãos: Eduardo Pinto da Rocha e Cândido Pinto da Rocha. O primeiro residiu no Rio de Janeiro e não sei se deixou descendência. O segundo, deixou geração na cidade de Rio Grande, no sul do Brasil.
Abraço,
Daniel Meirelles Leite

Resposta

Link directo:

RE: Visconde Pinto da Rocha

#249174 | Rogeriovp | 04 fev 2010 14:16 | Em resposta a: #106825

Prezado Daniel

Minha Mãe foi filha adotiva de Antônio Rocha Meirelles Leite no casamento com Elvira Vieira. Gostaria de saber, se é do seu conhecimento, a data do casamento de meus avós Antônio e Elvira.

Muito obrigado
Rogério Vieira Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Visconde Pinto da Rocha

#249192 | Daniel Leite | 04 fev 2010 17:19 | Em resposta a: #249174

Oi Rogério,
Em primeiro lugar é uma grande alegria falar ( mesmo q via internet ) com um primo tão distante. Minha família perdeu contato com o Fernando e vocês há muito tempo. Lembro da tua mãe, Neusa, aqui em casa no Cassino. Tua mãe era uma pessoa por quem nós tínhamos muito carinho.
Não tenho a data do casamento deles. Antônio Rocha Meirelles Leite nasceu em 9 jun 1888 em Rio Grande e faleceu em 12 jun 1970 também em Rio Grande.
Rogério, estou fazendo a árvore genealógica da família é possível me mandares datas ( nascimento, casamento e óbito - se for o caso ) do Fernando, Neusa, as tuas e de teus irmãos? Filhos, esposas, maridos e sogros? bem como lugares de nascimento, casamento e óbito?
Este é meu email: d_meirelles@hotmail.com
Grande abraço do primo,
Daniel Teixeira Meirelles Leite

Resposta

Link directo:

RE: Visconde Pinto da Rocha

#249194 | Daniel Leite | 04 fev 2010 17:25 | Em resposta a: #249192

Se possível, me manda teu email que eu te mando o que tenho!!!
Espero que a gente não perca mais contato
Abraço
Daniel Meirelles Leite

Resposta

Link directo:

RE: Visconde Pinto da Rocha

#319301 | Afonso Antoniassi | 18 dez 2012 01:30 | Em resposta a: #249194

Olá, sou Afonso Barbosa Antoniassi, minha avó materna Maria Francisca da Rocha era filha de Eduardo pinto da Rocha, ambos residentes no Paraná, sou de Curitiba, gostaria de receber mais dados sobre o visconde confirmar se seu filho é mesmo meu bisavô.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 13:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen