Procuro historia da familia Serro o Cerro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Procuro historia da familia Serro o Cerro

#106661 | Jorge111 | 03 dez 2005 00:47

Procuro a historia da familia Serro (Cerro ?) do Algarve.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro historia da familia Serro o Cerro

#106672 | josécyr | 03 dez 2005 09:05 | Em resposta a: #106661

Caro confrade,
Depende da localidade que procura no Algarve. Eu tenho Serros ou Cerros, da Conceição de Faro e Estoi.
Cumprimentos
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Procuro historia da familia Serro o Cerro

#106736 | Jorge111 | 04 dez 2005 02:20 | Em resposta a: #106672

Muito obrigado pela sua resposta. E mesmo dessa localidade que eu procuro. Como achou eles?

Resposta

Link directo:

RE: Procuro historia da familia Serro o Cerro

#106804 | josécyr | 05 dez 2005 08:34 | Em resposta a: #106736

Caro confrade Jorge,
Esta é a minha família directa pela minha parte materna. O meu bisavô materno chamava-se António do Cerro Custódinho e era desta localidade.
Você está aonde??
Creio poderemos ter algo em comum se for de um ramo que creio se ter radicado no Brasil no início do sec. XX.
É isto correcto???.
Cumprimentos
José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro historia da familia Serro o Cerro

#106846 | Jorge111 | 05 dez 2005 19:27 | Em resposta a: #106804

O meu avo era Jose Mendoca do Cerro e ele foi para a Franca no inicio do sec. XX e nunca voltou mas a Portugal, que eu saiba. Ele e meu avo paterno.
Da familia dele nao tenho informacao nenhuma so o nome dele, e nao estou certo se era o nome completo dele.
Cumprimentos
Jorge Cerro

Resposta

Link directo:

RE: Procuro historia da familia Serro o Cerro

#106853 | josemariaferreira | 05 dez 2005 21:03 | Em resposta a: #106846

Caro Jorge Cerro

Estamos sempre a aprender! E eu que andava às voltas com o topónimo Monte do Cerro! Será certamente derivado do apelido Cerro.
Desconhecia este apelido, a partir de agora vou passá-lo a associar aquele lugar, que como tantos outros tomaram o nome dos seus donos ou moradores.
Situa-se este Monte do Cerro na extrema das freguesias de Messejana e Panóias e é avistado a grandes longitudes, para quem viaja no IC 1, é visto do lado do norte a partir de Alvalade-Sado e do lado sul a partir de Ourique ( Cabeça da Serra).

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Procuro historia da familia Serro o Cerro

#106885 | josécyr | 06 dez 2005 08:44 | Em resposta a: #106846

Caro Jorge Cerro,
Convém que me dê mais algumas informações sobre o seu avô, sobretudo o local da origem dele, para que o possa tentar ajudar.
O apelido Mendonça está de facto ligado também a esta família Cerro/Serro. Os mais antigos que detenho com este apelido (Cerro/Serro), que julgo relativamente recente, terão casado na Conceição de Faro ou em Estoi, por volta de 1820.
Tiveram muitos filhos e possívelmente o seu avô será descendente de uma Senhora Cerro casada com um Mendonça.
Veja o que consegue saber e se puder coloque os dados aqui para ver o que se encontra.
Creio que, como o confrade José Maria Ferreira diz, o apelido surge de uma localização geográfica desta família, que muitas vezes aparece referenciada como vivendo no Pé do Outeiro ou Pé do Cerro. O apelido verdadeiro destes deveria ser Martins Ramos ou só Martins. As ligações que fazem com outras famílias, e que eu conheça, são:
Viegas, Mendonças, Leirias, Gagos, Guerreiros e Martins Moreno.
Cumprimentos
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 12:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen