Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branca

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Títulos | Regiões

Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branca

#10673 | rmfrp | 10 out 2001 19:09

Boa noite.

Procuro informações sobre a ligação do 1. Visconde de Casa Branca, Alexandre César Mimoso, à família do seu apelido. A minha investigação relativa a este assunto deparou-se com dificuldades inesperadas, pelo que recorro ao Fórum para tentar desbloquear a situação.


Neste momento sei o seguinte:

- Alexandre César Mimoso nasceu em 18.04.1816 (e não 1817 como indicado em "Nobreza de Portugal e do Brasil") em Vila Real de Santo António. Teve pelo menos uma irmã, Antónia, nascida em 11.01.1800 em Santiago, Tavira.

Pais:

- Francisco Xavier Mimoso nasceu em 28.02.1770 em Santiago, Tavira. Teve pelo menos dois irmãos, ambos nascidos também em Santiago: Joana (03.08.1767) e Bernardo (20.08.1768).
- D. Catarina Maria Colaço Mimoso, natural de Tânger (presumo que Mimoso seja apelido de casada).

Avós paternos:

- O Dr. Joaquim António Mimoso (médico), natural de São Bartolomeu de Messines.
- D. Antónia Angélica Xavier de Brito, ou Xavier de Mendonça, natural de Loulé.

Avós maternos:

- Jorge Pedro Colaço, Capitão de Mar-e-Guerra, Cônsul Geral da Nação Portuguesa nos domínios de Marrocos, natural de Gibraltar.
- D. Ana Rombedo, natural de Gibraltar.


O meu interesse principal centra-se no avô paterno, cujo nome soube através do registo de baptismo do próprio Alexandre César Mimoso. Para saber a sua ascendência procurei o registo de baptismo de Francisco Xavier Mimoso, e de facto encontrei-o. Mas acontece que neste registo, tal como no dos dois irmãos que descobri, não são indicados os avós. Este não era o procedimento habitual, uma vez que os outros registos da mesma freguesia naquela época têm os avós. Estranho, no mínimo.

Tinha esperança de conseguir resolver o problema com o registo de casamento de Joaquim e Antónia, mas não sei onde casaram. Já procurei em Tavira (Santa Maria e Santiago), onde nasceram os filhos, e em Loulé, naturalidade da noiva, no período de 1755 em diante (pode não chegar, é claro), e nada encontrei.

Agradeço desde já qualquer informação sobre este assunto.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branca

#11043 | fjardim | 15 out 2001 10:56 | Em resposta a: #10673

Caro rmfrp,

Tenho a geneologia por varonia do Visconde da Casa Branca em titulo de Brasões Gouveias. Infelizmente não disponho de momento acesso a essa bibliografia, se não estou em erro o apelido Mimoso vem por parte da mãe do primeiro visconde da casa Branca, a varonia tem por ramos os França, Machado, Brasões, Homem de Gouveia e outros.

Sendo um titulo Madeirense pode consultar neste forum o tópico "todos os titulos da Madeira".

cumprimentos,
Fjardim

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branca

#11063 | rmfrp | 15 out 2001 15:53 | Em resposta a: #10673

Caro fjardim:

Estou muito interessado nas informações que me possa fornecer sobre a ascendência do Visconde de Casa Branca.

Segundo me recordo, obtive inicialmente os nomes dos pais do 1. Visconde na obra "Nobreza de Portugal e do Brasil". Também foi lá que vi a data de nascimento, em que afinal o ano estava errado.

Os nomes dos pais, estando correctos, indicam que o apelido Mimoso vem do pai do 1. Visconde. Creio que o apelido França surge por um casamento posterior, daí que actualmente a varonia já não seja de facto Mimoso.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branca

#11098 | ajtrigueiros | 15 out 2001 23:16 | Em resposta a: #11063

Caro Rui Pereira:

Participo apenas esporádicamente neste forum. Estive a ler as suas intervenções sobre a família Mimoso, do Algarve que deveras apreciei. Pelo que vejo tem bastantes conhecimentos sobre esata família. Queria pois pedir-lhe uma ajuda.
Recentemente estudei uma linha de Mimosos algarvios, originários de Lagoa e que se ramificaram nas freguesias de Alte, Porches, Alcantarilha, Pera e Algoz.

Vou-lhe resumir esta linha a partir do mais antigo a que consigo chegar:

FRANCISCO MIMOSO, casou a 20/2/1670, na igreja de Nossa Senhora da Luz de Lagoa, com MARGARIDA MARREIRA. São testemunhas deste casamento o Capitão Martinho Gonçalves Barriga, Luís Fogaça e Ignácio Pacheco. No registo de casamento não são referidas as filiações, nem naturalidades dos nubentes.

Tiveram entre outros filhos:

FRANCISCO MIMOSO, casado a 10/8/1707, na igreja de Alte, com MARGARIDA DUARTE, natural do limite do Pomar, freguesia de Alte, filha de Bartolomeu Esteves e de Maria Duarte

Tiveram entre outros filhos:

FRANCISCO MIMOSO
Casou em 1.as núpcias a 28/8/1743, em Porches, com MARIA CABRITA, natural de Porches, filha de Domingos de Ares e de sua mulher Francisca Cabrita;
Casou em 2.as núpcias, a 28/1/1749, na igreja de Porches, com JOSEFA DAS NEVES, natural dessa freguesia de Porches, filha de José das Neves e de sua mulher Maria de Oliveira (casados em Porches a 29/4/1708); neta paterna de João das Neves e de Leonor Paes e materna de João Andres e de Margarida dos Santos.

Teve de sua 2ª mulher a:

MANUEL GONÇALVES MIMOSO, nascido a 7/2/1755, em Porches. Casou com DOMINGAS JACINTA, natural de Vale de Losas, Alcantarilha, filha de Manuel de Jesus e de Anastácia dos Santos.
Deste casal descende a família MIMOSO de Alcantarilha, Pera e Algoz (tenho um destes ramos actualizado até aos nossos dias)


Serão estes Mimosos do ramo que veio de Tânger para o Algarve? É o apelido Mimoso muito corrente no Algarve? Será que estes nomes lhe dizem alguma coisa?

Agradeço-lhe desde já qualquer informação que tenha possibilidade de me dar. Os dados que tenho (não muitos!) estão obviamente à sua inteira disposição.

Cumprimentos amigos

António Júlio Limpo Trigueiros

ajtrig@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branca

#11167 | rmfrp | 16 out 2001 18:14 | Em resposta a: #11043

Caro fjardim:

A minha resposta aos seus comentários encontra-se por lapso logo após o meu texto inicial. As minhas desculpas.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branca

#11168 | rmfrp | 16 out 2001 18:15 | Em resposta a: #11098

Caro António Júlio Limpo Trigueiros:

Pelo interesse mais geral de que este assunto se reveste, respondo-lhe no tema "Família Mimoso".

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branca

#11250 | fjardim | 17 out 2001 15:33 | Em resposta a: #10673

Caro rmfrp,

A minha bibliografia é retirada da obra do conégo Fernando Meneses Vaz, com revisão de Luíz Peter Clode--Familias da Madeira e do Porto Santo. Obra que pelo vistos é do conheciemnto quase nulo deste forum.

Gostava de puder entrar em maiores pormenores da genealogia do dito visconde mas, infelizmente a minha bibliografia encontra-se na Madeira e eu no Continente.

Prometo voltar logo que possivel a esta questão

cumprimentos,
Fjardim

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branca

#14013 | fjardim | 10 dez 2001 11:23 | Em resposta a: #11063

Bettencourt Mimoso

Esta família descende de Simão Acciaiuolli, nobre florentino que se estabeleceu na Madeira em 1509. Morador na Rua dos Ferreiros, edificou junto às suas casas um engenho de açúcar. Mandou erguer o Capítulo Velho do Convento de Sâo Francisco, da invocação de Nossa Senhora da Piedade, onde foi sepultado em 1544. O seu filho Zenóbio Acciaiuolli sucedeu no morgado instituído pelo pai e construiu, em 1582, na sua Quinta situada no actual Caminho do Palheiro a capela de Nossa Senhora do Faial. Os seus descendentes uniram-se por laços de matrimónio com diversas famílias da nobreza madeirense e no início do século XIX era administrador vincular João José Bettencourt e Freitas sucedendo, mais tarde, na administração do vasto património fundiário o 1º Visconde da Casa Branca, Alexandre César Mimoso, também comendador da Ordem Militar de São Bento de Aviz e da Ordem Militar de Nossa Senhora de Vila Viçosa. Apesar de constituir um pequeno núcleo com apenas 137 documentos, o arquivo desta família é valioso pela importante documentação sobre os Acciaiuolli.

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branca

#70397 | | 27 jul 2004 17:19 | Em resposta a: #14013

Caro fjardim,

Por acaso, não sabe a descendência de Alexandre César Mimoso?
Agradecia-lhe muito porque penso que é tio da minha bisavó.
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branca

#108804 | pperneta | 05 jan 2006 05:33 | Em resposta a: #70397

Caro Zé,

Seria possível dar mais alguns promenores sobre a sua bisavó?
Tenho alguns elementos sobre essa descendencia, talvez seja possível descobrir a ligação.

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branca

#108808 | | 05 jan 2006 09:20 | Em resposta a: #108804

Caro Pperneta

Já descobri mais informações desde então. Neste momento não as tenho comigo para lhas transmitir. Logo que possa, respondo-lhe aqui no forum e trocamos dados.

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branca

#108857 | LCM | 05 jan 2006 21:02 | Em resposta a: #10673

Caro Rui,

Encontrei hoje um óbito em Lisboa que te interessa com certeza.

IAN/TT, Reg. Par., Lisboa, St.ª Isabel, O.-9, fl. 7v.º-8
Virgolino Colaço Mimoso, de 57 anos, f. 12.2.1893, às 5 da manhã, ma R. dos Ferreiros, 63, 1.º, n. em Mértola, empregado no Ministério da Marinha, casado com D. Maria do Carmo Ruiz Mimoso Gomes Colaço; filho de Carlos Manuel Nogueira Mimoso e de D. Antónia Colaço Mimoso. Deixou 3 filhos maiores.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branca

#108861 | pperneta | 05 jan 2006 21:58 | Em resposta a: #108808

Caro Zé,

Aguardo pela resposta, então. :)

O meu interesse neste casal, Alexandre Mimoso e Leonor Bettencourt, prende-se com o facto de serem eles os mais antigos proprietários dos terrenos onde moro, e que vieram por herança. Em Novembro de 1874 o então Coronel Alexandre César Mimoso, e sua mulher D. Leonor de Bettencourt Mimoso, proprietários, residentes em Stª Maria Maior, na Qtª do Acciaiuolly, vendem a Antº Pinto Correia, meu tio- trisavô, a propriedade que agora temos e que nos chegou por uma complexa teia de heranças e vendas. Resta agora saber como é que eles a obtiveram, para o que conto com o precioso espólio de certidões e registos de propriedade existentes no ARM.

A título de curiosidade, soube que Alexandre Mimoso não foi o primeiro Mimoso a chegar a estas paragens. Em 1799 José Francisco de Araújo Vasconcelos Mimoso, Fº da Casa Real, Cavº Profº da Ordem de Xtº, assistente no Funchal como Cónego Magistral da Sé, pede licença a sua Majestade para ir ao Reino a banhos, por razões de saúde - Tal se pode ler num dos documentos disponíveis online no NESOS.

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branca

#108916 | | 06 jan 2006 12:07 | Em resposta a: #108861

Caro Pperneta,

A ligação aos terrenos deve ser através dos Bettencourt porque não tenho referências aos Mimoso na Madeira mas sim no Algarve, no Alentejo e em Marrocos. Em todo o caso, logo que possa, envio-lhe o que tenho. Veja os Mimoso no Forum, há vários descendentes com informação valiosíssima.
Com os meus cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branca

#108982 | pperneta | 07 jan 2006 01:41 | Em resposta a: #108916

Caro Zé,

Também suponho que a ligação seja por parte de D. Leonor, possívelmente herdados do pai desta, que ao que parece era Morgado, a menos que tenham sido adquiridos pelo casal a outra gente.
Certamente que estes terrenos em tempos fizeram parte do Morgadio do Laranjal, do qual, segundo os meus apontamentos (baseados em Bragas, CMV) foi último Morgado Henrique João Ferreira Drumond, que morreu a 16-8-1806 sem deixar descendência masculina. Não sei, no entanto, por quem terão sido herdados nessa altura.
Qualquer informação adicional sobre as propriedades de raíz dos Viscondes da Casa Branca, especialmente no tempo em que ainda não eram Viscondes, será muito bemvinda. :)

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branca

#109009 | rmfrp | 07 jan 2006 18:42 | Em resposta a: #108857

Caro Lourenço:

Muitíssimo obrigado pela informação. Interessa, e muito!

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branca

#109016 | jliberato | 07 jan 2006 19:16 | Em resposta a: #109009

Caro Rui Pereira,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico “Famílias de Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital”, que penso poderá interessar-lhe:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=108884
Os novos tópicos têm tido uma passagem tão rápida pela primeira página que tive receio que pudesse passar despercebido.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branca

#120929 | MASG | 17 jun 2006 02:42 | Em resposta a: #109016

Li as várias mensagens e tenho alguns dados sobre os Mimosos na Madeira, não sei se lhe interessa, mas aqui vai o que tenho pesquisado:

Pedro Nicolau Bettencourt de Freitas e Meneses Vicência Juliana de Carvalhal Esmeraldo, D. L.º123 30-30v.º São Pedro 22-11-1790
Casaram-se no Oratório da casa de D Isabel Maria de Sá Acciouly, viúva de João Carvalhal Esmeraldo de Vasconcelos de Sá Machado.
Ele, filho de João José Bettencourt de Freitas e Meneses e de sua mulher D Francisca Inácia Madalena Correia Henriques, todos da Sé.
Ela, de S Pedro, filha de D Isabel Maria de Sá Acciouly, viúva de João Carvalhal Esmeraldo de Vasconcelos de Sá Machado.
Testemunhas: Luís Vicente de Carvalhal Esmeraldo Vasconcelos Bettencourt Sá Machado e Pedro Júlio da Câmara Leme.

André da Ponte de Quintal da Câmara e Sousa Carlota Joaquina de Freitas, D. L.º63 Fl. 55-
55 v.º Sé 31-05-1811
(é irmã de João José Bettencourt de Freitas)
Casaram no oratório da casa do pai da contraente na Rua de João Tavira da Sé.
Ela, filho de André da Ponte de Quintal da Câmara e Sousa, naturais de S Sebastião da cidade de Ponta Delgada, ilha de S Miguel e de sua mulher D Micaela Pulqueria de Betencourt Carvalhal, naturais de Angra, ilha 3ª, moradores em S Miguel.
Ela, filha de Pedro Nicolau Bettencourt de Freitas e Meneses, da Sé e de D Vicência Juliana de Freitas de S Pedro.
O contraente foi representado através de procuração, pelo futuro conde de Carvalhal.
Testemunhas: «Enviado» Fernando José Correia Noronha Henriques e Henrique Correia Noronha Henriques

João José de Bettencourt e Freitas Leonor Miquelina de Ornelas, D. L.º63 Fl.79v.º-82 Sé 26-12-1812
(1º casamento D. Leonor Miquelina de Ornelas Bettencourt (neta materna do Morgado João de Ornelas Cabral e de sua mulher Isabel Maria de Ornelas))
O Dr João Francisco Lopes Rocha, arcediago na Sé e provisor do Bispado, autorizado pelo Bispo D Joaquim de Meneses e Ataíde Bispo de Meliapor, deu autorização
O casamento deu-se na casa do cunhado da nubente, Luís Correia Aciouly, na Rua do Colégio
É filho de Pedro Nicolau Betencourt de Freitas e d D Vicência Juliana de Freitas
Ela, filha de João José de Ornelas Cabral e de D Isabel Maria de Brito

João José Bettencourt de Freitas, Morgado Isabel Brízida de Vasconcelos, D. 128 3 v.º São Pedro 5-5-1819
(2º casamento (parentes em 2º grau)
Casou no Oratório da casa do Morgado António Joaquim de Vasconcelos e Couto, na Rua do Pinheiro, S Pedro. Assistiu o Sr Bispo de Meliapor.
Ele, comendador da Ordem de Cristo, natural da Sé, viúvo de D Leonor Miquelina de Ornelas, filho legítimo de Pedro Nicolau Bettencourt de Freitas, já defunto, e de D Vicência Feliciana de Carvalhal e Freitas.
Ela, D Isabel Brígida de Vasconcelos, filha legítima do Morgado António Joaquim de Vasconcelos e de sua mulher D Joana de Carvalhal e Brito, já defunta, naturais de S Pedro.
Eram parentes em 2º grau.
Testemunhas: morgado João de Carvalhal Esmeraldo; morgado Pedro Agostinho Faoeira (Ferreira? Teixeira?) de Vasconcelos e o bispo.

Pais de D Isabel Brígida de Vasconcelos:
António Joaquim de Vasconcelos de Couto Joana de Carvalhal Figueiroa, D. 892 151 Gaula 25-07-1784
António Joaquim de Vasconcelos e Couto Joana de Carvalhal e Figueiroa, D. 122 256-256v.º São Pedro 31-07-1784

Trata-se da transcrição do registo de casamento celebrado em 25-07-1784
Ele, filho de Francisco João de Vasconcelos Betencourt, natural de S Braz do Arco da Calheta e D Ana Josefa de Couto Betencourt Castelo Branco natural da freguesia de N sra da Graça do Estreito da ………………
Ela, filha legítima do morgado Diogo de Ornelas Fra….. Figueiroa e de D Isabel Maria de Brito, naturais de s Pedro.
Testemunhas: capitão Vicente Bernardo de Vasconcelos Betencourt e Pedro de Ornelas Valdavesso Morgado (?)

Alexandre César Mimoso Leonor Bettencourt, D. L.º130 64 v.º São Pedro 24-12-1842
(D. Leonor de Ornelas Bettencourt e Freitas era filha do 1º casamento de João José Betencourt e Freitas com D. Leonor Miquelina de Ornelas Bettencourt)
Casaram na Igreja do convento de Sta Clara, o Alferes do Batalhão n.º 11, Alexandre César Mimoso, de Vila Real de Santo António do Algarve, filho legítimo de Francisco Xavier Mimoso, natural de Tavira e de D Catarina Colaço Mimoso, natural de Tanger, ambos já falecidos; e D Leonor Bettencourt, filha legítima do Comendador João José Bettencourt e Freitas, ambos da Sé e de D Leonor Miquelina Bettencourt, de S Pedro, já falecida.
O contraente actualmente morador no Quartel de S João Evangelista; ela, moradora na freguesia da Quinta do Pico dos Frias.
Testemunhas: Joaquim de Freitas Esmeraldo; António Caetano da Costa Moniz, secretário militar.

Avós paternos Avós maternos Gral. Mimoso
Joaquim António Mimoso D Antónia Angélica Xavier de Brito Capitão de mar e guerra Jorge Pedro Colaço Cônsul gral Port em Marrocos – família dos Barões Colaço e Macnamara D Ana Rombado


João José Bettencourt Mimoso
Único filho do General Mimoso, 1º Visconde da Casa Branca Leocádia Matilde de Vasconcelos, D. L.º 1303 Fl. 9-9v.º Sé 07-09-1867
(D. Leocádia Matilde de Vasconcelos era filha de António Joaquim de Vasconcelos e de sua mulher e prima D Maria Isabel de Bettencourt e Freitas- filha do 2º casamento do morgado Bettencourt e Freitas com D Isabel Brígida de Vasconcelos, filha do Morgado António Joaquim de Vasconcelos e de sua mulher D Joana de Ornelas e Brito)
Foram casados pelo cónego Chantre (?) da Sé, Dr. Aires de Ornelas e Vasconcelos. Foram dispensados por serem parentes em 2º grau. Ele, de 20 anos de idade, solteiro, natural de S Pedro e aí baptizado, morador à Rua do Mosteiro Novo, filho legítimo de Alexandre César Mimoso e de D Leonor Bettencourt Mimoso, naturais da Sé.
Ela, de 18 anos de idade, solteira, natural de Sta. Maria Maior, moradora à Rua do Porto Novo, baptizada em Sta Luzia, filha legítima de António Joaquim de Vasconcelos e de D Matilde Isabel de Bettencourt de Vasconcelos, naturais da Sé.
Testemunhas: João José Bettencourt de Freitas, proprietário, casado, morador no Torreão; Juvenal António de Vasconcelos, solteiro, morador no Porto Novo, irmão da noiva; o Cónego, João Frederico Nunes, morador à Rua da Conceição.

Deste casamento nasce D Leonor de Vasconcelos de Bettencourt Mimoso (04-02-1882 e falece Fch. 14-04-1961; casou em 12-11-1899 com Dr Paulo Perestrelo, nascido em 18-12-1872 e falecido em 1917, filho do morgado António Caetano de Aragão e D Amélia Perestrelo)

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branca

#120930 | MASG | 17 jun 2006 02:50 | Em resposta a: #120929

Ainda sobre os Mimosos, há dois artigos relacionados com esta família:
Das Arte e da História da Madeira, vol. V, n.º 26, pp.36-39, 1957
Títulos nobiliárquicos relacionados com a Madeira, por Luís do Vale
Viscondes da Casa Branca
O 1º Visconde foi Alexandre César Mimoso, General de Divisão, comendador da Ordem Militar de S Bento de Avis, Comendador da Ordem Militar de Nossa Sra. Da Conceição de Vila Viçosa. Nasceu em Tavira, a 18 de Abril de 1817 e faleceu no Funchal, na sua residência ao Largo da Igrejinha a 23 de Dezembro de 1899“(…) Casou com D Leonor…., filha de João José Bettencourt e Freitas, grande proprietário na Casa Branca em t.º de Monizes de Meneses e de D Leonor Miquelina de Ornelas de quem houve um filho: Morgado João José Bettencourt Mimoso, o qual casou com D Leocádia Matilde de Vasconcelos, sua prima, filha de António _Joaquim de Vasconcelos em t.º Araújos e de D Matilde Isabel de Bettencourt em t.º de Monizes de Meneses e Araújos de quem teve duas filhas. D Maria Pia de Vasconcelos de Bettencourt Mimoso, c.c. o Dr Manuel Maria de França c. g. e D Leonor de Vasconcelos de Bettencourt Mimoso, casada com o Dr Paulo Perestrelo de Aragão, c. g. Teve ainda dois filhos naturais.
Por Decreto de 20 de Março de 1838, Alexandre César Mimoso foi promovido a alferes para o regimento de infantaria n.º 11 e reformou-se no posto de general de brigada em 19 de Junho de 1880. Por duas vezes comandou interinamente a subdivisão militar do Funchal, e em 26 de Março foi nomeado Comandante da referida subdivisão. Foi agraciado com o título de Visconde por Decreto de 3 de Junho de 1887.
É 2º Visconde da Casa-Branca (alvará do Concelho de Nobreza de 29-11-1946 em nome do Senhor D Duarte Nuno, Duque de Bragança) Alexandre de Vasconcelos Bettencourt Mimoso de França, filho primogénito de D Maria Pia de Vasconcelos Bettencourt Mimoso e do Dr Manuel Maria de França. É tesoureiro Chefe da Caixa Geral de Depósitos em Lisboa. Casou com D Ester Correia Figueira, filha de Francisco Gomes Figueira e de D Júlia Augusta Gomes Figueira, naturais do Fch, c.g.”

Das Arte e da História da Madeira, vol. I, n.º , p. 93,
Médicos madeirenses (notas biográficas= por L. C.
Aragão, Paulo Perestrelo (1872-1916)

Médico pela escola médico-cirúrgica do Funchal e proprietário, nasceu no Funchal em 1872 e faleceu na casa de sua residência à rua do Castanheiro, em 16 de Setembro de 1916. Exerceu clínica e foi proprietário da antiga botica dos Dois Amigos. Era filho do morgado António Caetano de Aragão em t.º Drumond e de D Amélia Perestrelo em t.º de Prestrelos. Casou com D Leonor de Vasconcelos Betencourt Mimoso de quem teve duas filhas: D Maria do Pilar Mimoso Aragão c.c. Dr. João Figueira de Freitas c.g. e D Maria Teresa Mimoso Aragão c.c. João Clut Henriques c.g.

Pode consultar ainda o Anuário da Nobreza em Portugal, III, Tomo I, Lisboa, Edição Instituto Português de Heráldica, 1985, pp.649-652.

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branc

#189866 | michellemimoso | 27 mar 2008 17:52 | Em resposta a: #120930

Olá, meu nome é Michelle Cristine Mimoso, sou brasileira e tenho 29 anos de idade. Conheci esse fórum e gostaria de saber se essa família Mimoso é também minha família.

Peço a gentileza de responderem a esta mensagem, pois quero saber mais sobre a história da família Mimoso.

Aqui no Brasil são muitos os que possuem esse nome, mas somos uma única família espalhada pelo país.

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre César Mimoso, Visconde de Casa Branc

#190112 | rmfrp | 28 mar 2008 22:30 | Em resposta a: #189866

Cara Michelle:

Creio que não será possível responder às suas questões se não nos indicar o que já sabe da sua ascendência Mimoso. Apesar de não se tratar de um nome muito comum, existem em Portugal várias famílias Mimoso sem ligação aparente entre si. É provável que várias delas tenham tido descendência no Brasil.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 14:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen