Prazo do Lagar d'El-Rei e familia Castelo-Branco

Este tópico está classificado nas salas: Património | Pessoas | Famílias | Regiões | Bibliografia

Prazo do Lagar d'El-Rei e familia Castelo-Branco

#106746 | chartri | 04 dez 2005 13:09

Caros confrades

Até Finais de 1600 existiu un Senhorio do Prazo do Lagar d'El Rei. Em 1709 a Helena Mafalda Vicência de Castelo-Branco, 7º senhora do prazo do Lagar d' El-Rei , casou-se com Pedro de Sousa de Castelo-Branco, 12º senhor do Guardão (ver: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=132017)

O Prazo do Lagar d'El Rei situa-se em Leiria (é hoje a Quinta da Prisão Escola) e vem mencionado na “Corografia Portuguesa e descrição topográfica do famoso reino de Portugal” do Padre Antonio Carvalho Costa.

A minha familia, i e o meu treta avô (pai do 1 Visconde de S. Sebastião, ver: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=164950) era dono da Quinta de Lagar d'El Rei (como dizia hoje a quinta da Prisão Escola pois os filhos do 2 Visconde de S. Sebastião venderam-na ao Ministério da Justiça por alturas de 1920).

A s minhas questões são as seguntes:

1 "Prazo" significa "nos arredores" ?;

2 Sabe-se porque é que os Senhores do Prazo do Lagar d'El Rei, familia Castelo Branco, abandonaram a referida propriedade eventualmente quando do casamento da herdeira com o 12º senhor do Guardão ?

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo



O que me chamou a atenção é que a Quinta de Lagar de El-Rei (que era do Visconde de S. Sebastião nos finais de 1700s) está indicada como pertencente a uma família Castelo Branco!

Resposta

Link directo:

RE: Prazo do Lagar d'El-Rei e familia Castelo-Branco

#106756 | aeiou2 | 04 dez 2005 16:01 | Em resposta a: #106746

Olá boa tarde,

Na GELB,vol.12,pág.,837

Guardão, Freg. do concelho e com. de Tondela, dist.de Viseu, rel. de Coimbra, orago N.Sra da Conceição....
Foi uma abadia da apresentação dos donatários, os morgados de Guardão, de apelido Castelo-Branco, que viviam em Leiria, em cuja Sé alguns estão sepultados...

Na GELB, vol.27, pág., 628, 2º visconde dr. Luís Henriques Charters (Chartres) de Azevedo, .....grande proprietário no concelho de Leiria, tinha casa na Quinta de Lagar de El-Rei, onde veio a ser instalada a Prisão-Escola de Leiria

Na GELB,vol.23, pág.74, Prazo:

DIR.ANT. As terras enfitêuticas conservam as tradições da lei da Avoenga, ou direito de família, quer nos casos em que os prazos eram formados por hereditários, quer quando se tratava do pedido dos enfiteutas interessados em criarem um fundo privilegiado quer no proveito daqueles que fizeram as concessões de terras.

A nobreza e o clero como não pudessem explorar directamente as terras que as cortes lhes concediam empregaram a enfiteuse para os passar a outras mãos conservando porém o domínio directo e exigindo fôros consideráveis.....

O concurso de circunstâncias e as tradições deram origem a uma grande variedade de prazos que subsiste ainda em Portugal apesar das reformas liberais.

A lei da Avoenga passou nos contratos enfitêuticos chamados prazos familiares e de rigorosa observação constituídos em três gerações, não podendo os bens sair da família do rendeiro a quem o domínio útil das terras fora concedido desde o avô até ao neto.

Estas propriedades de família não se dividiam, e se o pai no seu testamento não o ordenava de outra forma, o filho mais velho sucedia como um morgado sem nada pagar aos irmãos.

Nos parzos em que esta qualidade privilegiada se modificava, a mulher era às vezes contada na ordem de sucessão, e na morte do marido, as terras voltavam-lhe com o poder de designar qual dos filhos lhe devia suceder.....

Lei Avoenga,
dava aos parentes mais chegados de quem queria vender ou empenhar bens de raiz que herdara de seus ascendentes, a preferência na transacção mediante justo preço

Enfiteuse,
dá-se ao contrato de emprazamento, aforamento ou enfiteuse, quando o proprietário de qualquer prédio transfere o seu domínio útil para outra pessoa, obrigando-se esta a pagar-lhe certa pensão determinada, a que se chama fôro ou cânone, Código Civil Português, art.1 653.º

O contrato de enfiteuse é de natureza perpétuo o que o distingue do arrendamento. Cód.Civil Português, art.1654.

Os direitos e obrigações dos senhorios directos e dos foreiros encontram-se expressos na lei ( art.1670 a 1678 do C.Civil )

Sobre a Senhora Dona Helena Mafalda ... e seu marido nada encontrei, mas encontrei um Pedro de Sousa Castelo Branco, militar e escritor n. em Lisboa 2.11.1678, m. Setúbal 21.12.1753, onde era governador.
Se encontrar mais alguma coisa posto aqui no GP

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Prazo do Lagar d'El-Rei e familia Castelo-Bran

#106757 | chartri | 04 dez 2005 16:13 | Em resposta a: #106756

"Ora" muito obrigado.

Que conhecimentos!

Mas continuo a não saber como vei ter às mãos do Visconde de S. Sebastião o Lagar d'El Rei. Não me parece ter sido por herança pois não encontro ligações entre a Dona Helena Mafalda de Castelo-Branco, 7º senhora do prazo do Lagar d' El-Rei com o Visconde.

Só me falta saber o que é o GELB (desculpe a minha ignorância).

Cumprimentos amigos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Prazo do Lagar d'El-Rei e familia Castelo-Bran

#106768 | aeiou2 | 04 dez 2005 18:17 | Em resposta a: #106757

Ora bem, quem sabe sabe, e hoje não estou disléxica, é que mesmo que leia 1000 vezes os erros lá vão, e não consigo pôr o motor de busca dos erros neste Fórum
A sigla, e eu odeio siglas, Grande Enciclopédia Luso Brasileira,
Editorial Enciclopédia,Limitada Lisboa, Rio de Janeiro

37 volumes mais 3 de actualização e não sei quantos da parte Brasileira se saiu

Começou em 1936 e acabou de ser editada em 1960 e tal, com uns volumes de actualização.Mas a minha Mãe já não quiz a parte Brasileira, com grande pena minha, era carota, já nessa altura.Calcule que foi um presente de namoro do meu Pai, para a minha Mãe e eu tive a sorte de a herdar pois tinha três filhos que logo que souberam ler se habituaram a consultá-la.

Quanto há segunda pergunta, já tenho o Felgueiras Gayo aberto nos Castellosbrancos, mas pediram-me uma ajuda e os como os mortos não fogem, como diz a sua mulher, atendi primeiro, às pessoas vivas.Vamos la ver o que descubro.Costumo ter muita sorte

A minha resposta como hipótese: a D.Helena morreu primeiro que o marido e o prazo terá passado para outro familiar.

Sabe que eu conheço a Maria Helena ?

Abs

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Prazo do Lagar d'El-Rei e familia Castelo-Bran

#106769 | chartri | 04 dez 2005 18:29 | Em resposta a: #106768

Ora. ora, afinal a "ciência" era da Grande Enciclopédia Luso Brasileira. Mas muito obrigado, pois eu não a tenho em casa.

Na base da Genea (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=132017) não se fala da passagem do prazo. Deve ter sido vendido, pois os Castelo Branco deixaram de ser conhecidos no século XIX em Leiria. Irei ver os actos notariais dessa época.

Claro que sei que conhece a Helena (não Maria). Estive com a sua tia na sexta feira numa feira de beneficência no Hotel D. Pedro

Cumprimentos amigos

Ricardo
PS: quando quero verificar a ortografia, copio o texto escrito para o WORD e aí corrijo. Depois é só fazer copy & paste.

Resposta

Link directo:

RE: Prazo do Lagar d'El-Rei e familia Castelo-Bran

#106773 | aeiou2 | 04 dez 2005 19:27 | Em resposta a: #106769

Bem aqui vai, o que apurei no NFG -Nobiliário de Famílias de Portugal de Felgueiras Gayo:

Nos Catellosbrancos.§ 7 nº11
*****
o prazo deve ser, esse de Leiria é dado por D.Afonso V, certos bens em Leyria q inda hoje conservão seus descendentes, com o título prazo de vidas, cujo Senhorio direito se deo dispois a Casa de Villa Real "******

Mas a D.Helena Mafalda já seria a terceira geração.

Nos Carvalhos da mesma obra §32 e 33 nº 16 e 17 Helena Mafalda herdeira de seus pais, casou com seu tio e morreu primeiro, pois o marido casa 2ª vez.
Quem herda ou melhor sucede na Casa de seu Pai , é seu filho José de Souza de Castellobranco, q seguio a universidade, não fazendo referência ao prazo, com o nome citado Prazo do Lagar de El-Rei.

Não fui ao D.Pedro, pois tenho andado com uma crise de pedrinhas renais a sair e pouca paciência para esse tipo de eventos.
Muito obrigada pela dica do copy & paste, pois há alturas como já ficou demonstrado fico uma verdadeira iletrada.
Calcule que num sumário de começo de aulas escrevi "abresentação" e só muitos dias depois é que dei por isso, era na altura em que os horários eram feitos sem computador, o que às vezes implicava umas directas .Outros tempos outros trabalhos.
Bjs para a Helena
Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Prazo do Lagar d'El-Rei e familia Castelo-Bran

#106774 | aeiou2 | 04 dez 2005 19:36 | Em resposta a: #106757

No GP vem até ao 10º Senhor do Prazo do Lagar de El-Rei

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Prazo do Lagar d'El-Rei e familia Castelo-Bran

#106775 | chartri | 04 dez 2005 19:48 | Em resposta a: #106774

Muito obrigado

Vejo que pedeu muito tempo com esta minha pergunta. Tenho num caixa uma quantidade enorme de documentação datada do século XVIII (arquivos da minha família que encontrei num cofre que pouca gente abriu até hoje) sobre foros e compras de terras. Vou ver existe algum registo sobre o Lagar d'El-Rei.

Estimas melhoras

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Prazo do Lagar d'El-Rei e familia Castelo-Bran

#106776 | chartri | 04 dez 2005 19:50 | Em resposta a: #106774

Mas só encontrei no GENEA até ao 7º Senhor do Prazo !

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Prazo do Lagar d'El-Rei e familia Castelo-Bran

#106778 | aeiou2 | 04 dez 2005 20:09 | Em resposta a: #106776

Veja bem, é um dos últimos filhos da Helena Mafalda, José de Souza de Castelo Branco, o 8º Senhor,cc N. e por aí fora.
Não perdi tempo nenhum, foi rápido pois o GP dizia as págs e os § do NFP-FG, e estavam certos.Só não sei se foram buscar os Senhores do referido Prazo a uma outra obra que está na bibliografia, mas essa não tenho com grande pena .

Cumprimentos

Maria

PS Por acaso não guardaram uns bonequinhos em porcelana que saiam nos Bolo Rei e são as figuras do Presépio ? Falta-me o Menino Jesus, o São José e o Rei Mago escuro. Queria montar o Presépio na casinha de bonecas da minha neta, mas não sei se consigo fazer em miolo de pão pelo menos o Menino Jesus, pois tenho um frade que serve para São José e o Rei Mago atrasou-se.

Resposta

Link directo:

RE: Prazo do Lagar d'El-Rei e familia Castelo-Bran

#106779 | chartri | 04 dez 2005 20:23 | Em resposta a: #106778

Muito obrigado

Vou ver.

Não, não temos essas figuras: acho que chegaram a sair no Bolo Rei da Garret no Estoril. Mas encontrará algumas figuras nas casas de artigos religiosos, nomeadamente na Baixa

Cumprimentos amigos

Ricardo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 06:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen