Sousa e Vasconcellos - Senhores de Penela

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Títulos | Bibliografia

Sousa e Vasconcellos - Senhores de Penela

#10684 | Tomas | 10 out 2001 21:42

Excelentíssimos Senhores

Pretendo saber se existe alguma bibliografia relativa à genealogia dos Sousa e Vasconcellos ou Mendes de Vasconcellos, Senhores de Penela.

Melhores cumprimentos

Tomás Bourbon

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Vasconcellos - Senhores de Penela

#10691 | Paulo | 10 out 2001 22:20 | Em resposta a: #10684

Caro Tomás,

Presumo que existam outras obras a respeito dessa família, no entanto existe um livro intitulado "Os Meus Vasconcellos" que contém elementos que lhe podem interessar.
Não disponho no momento do nome do autor mas
decerto algum outro participante do Forum o poderá elucidar melhor a este respeito.

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Vasconcellos - Senhores de Penela

#10698 | artur41 | 10 out 2001 23:16 | Em resposta a: #10684

Caro Tomás Bourbon


" Os Meus Vasconcellos ", é da autoria de Eugénio de Castro. Foi editado pela Coimbra Editora; a 1ª edição data de 1933. O livro é aliás uma das fontes do Genea Portugal, e está identificado pela sigla: MV .



Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Vasconcellos - Senhores de Penela

#10791 | Tomas | 11 out 2001 21:39 | Em resposta a: #10698

Excelentíssimos Senhores Paulo Neves e Artur Soares,

Em outro local tive, anteriormente, oportunidade de vos agradecer as informações prestadas. Gostaria porém de saber se essa publicação está à venda ou se me indicam alguma biblioteca onde possa ser consultada.
Tenho muito interesse nessa temática e infelizmente disponho de pouquíssimos elementos.

Melhores cumprimentos

Tomás Bourbon

Tomasbourbon@portugalmail.pt

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Vasconcellos - Senhores de Penela

#10802 | Vasco Jácome | 11 out 2001 22:22 | Em resposta a: #10684

Caro Tomás Bourbon

Os Vasconcelos são tratados por:

Manuel de Sousa da Silva, no seu “Nobiliário das Gerações de Entre-Douro-e-Minho”, Vol. I, pg 121 (ttº 6). O ramo que pretende suponho que é o que está no §10, pg 131 ou seguintes. Sobre esta obra, procure no motor de busca o meu tópico “Edição do "Nobiliário das Gerações de Entre-Douro-“”. É possível que ainda não esteja esgotado.

Também o famosíssimo Felgueiras Gayo trata deles no seu “Nobiliário de Famílias de Portugal”, Vol. X. Em principio está esgotado. Resta a leitura em biblioteca pública.

Se estiver interessado em conhecer a família no período medieval, mais concretamente, à volta do reinado de D. Dinis, recomendo vivamente a obra do Prof. Doutor José Augusto Sotto Mayor Pizarro “Linhagens Medievais Portuguesas – Genealogias e Estratégias (1279-1325)”. Nas Fontes do GP – LMP. Entre outras vantagens, tem a da segurança dos estudos actuais, científicos e apoiados na documentação. Pode tentar a sua aquisição através de:
http://go.to/BiblioGen

Pode também consultar: http://www.geocities.com/trovisqueira/

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 13:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen