RE: Família Meirelles Leite

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Meirelles Leite

#107036 | Daniel Leite | 08 dez 2005 02:10

Caros confrades,
Gostaria de obter informações sobre a família Meirelles Leite ( sobrenome composto ) que é de origem portuguesa, de Trás-os-Montes. O mais antigo de que tenho conhecimento é Francisco Meirelles Leite e sua esposa Gertrudes Maria de Jesus. Deste casal, nasceria Francisco Meirelles Leite que veio para o Brasil e constituiu família. Seriam esses Meirelles Leite aparentados com Manoel Gonçalves Meirelles, avô de Bento Gonçalves da Silva, líder da Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul ( Brasil ).
Obrigado pelas informações,
Daniel Teixeira Meirelles Leite

Resposta

Link directo:

RE: Família Meirelles Leite

#107049 | Cordeiro | 08 dez 2005 11:48 | Em resposta a: #107036

Ola eu conheço uma familia que chegou ao Rio em 1850 que se chamava leite velho nâo sei se sera da mesma familia.
Atenciosamente Cordeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Meirelles Leite

#107061 | amtf | 08 dez 2005 16:14 | Em resposta a: #107036

Caro Daniel Meirelles Leite,

Pode ser mais preciso quanto ao lugar de origem e datas em que viveu o seu antepassado português Francisco Meirelles Leite?

Com os meus cumprimentos,
António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Meirelles Leite

#107239 | Vínculo | 12 dez 2005 14:33 | Em resposta a: #107061

Caro Daniel Meireles Leite

Tenho um Doutor Francisco de Meireles Leite na zona de Chaves (eventualmente da freguesia de Samaiões).
É parente do Doutor Francisco de Magalhães Leite e do Doutor Matias Álvares Mourão ( Vila Real) e tem ligações ao Doutor Francisco Bahia Teixeira.
Vem referenciado como bisavô de José Álvares Leite,de Samaiões, que recebeu CBA de Leites e Magalhães em 1680.
Numa CBA de 1725, também de Leites e Magalhães, de José Álvares Teixeira ( de Bragança),de Rebordondo, Chaves voltam a ser referidos muitos desses nomes.
Ainda não consegui estabelecer as ligações de parentesco entre os diversos personagens .
Existe descendência em Tourem, Montalegre e em Chaves.

Cumprimentos

Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Família Meirelles Leite

#107244 | tm | 12 dez 2005 16:11 | Em resposta a: #107239

Caro Amiel Bragança

Também tenho bastante interesse em determinar as ligações existentes nessas CBAs. Gostaria de trocar impressões consigo, se lhe for possivel.

Contacte-me para telmomail@iol.pt

Cumprimentos

telmo monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Meirelles Leite

#107348 | Daniel Leite | 14 dez 2005 01:08 | Em resposta a: #107061

Senhor Antônio Fevereiro,
Não sabemos muito a respeito de Franscisco Meirelles Leite. Somente que era da região da cidade de Modim de Bastos.
Obrigado,
Daniel Meirelles Leite

Resposta

Link directo:

RE: Família Meirelles Leite

#107432 | amtf | 15 dez 2005 21:05 | Em resposta a: #107348

Caro Daniel Meirelles Leite,

Coloquei a questão porque tenho um 5º avô homónimo do seu, nascido em Celorico de Basto em meados do séc. XVIII.
Pode encontrá-lo aqui na Base de Dados em: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=36675

Curiosamente, Celorico e Mondim de Basto são concelhos muito próximos. No entanto, no que conheço da ascendência e descendência deste meu avô, não encontrei outro Francisco M. L.

Bons sucessos para suas pesquisas e votos de Festas Felizes.

António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Meirelles Leite

#107980 | mccosta | 25 dez 2005 22:47 | Em resposta a: #107432

Caro Daniel Meirelles Leite

Também eu tenho antepassados com esse nome que nasceram nessa zona (Cabeceiras de Basto) , meu trisavô Francisco de Meireles Leite (Pereira), Bacharel em Direito, Juíz de Direito, já o vi designado com e sem Pereira, nasceu em 1800 e faleceu 22.7.1877, filho de Manuel Félix de Meireles Leite e de Joana Teresa Leite (Lobo) (estes meus antepassados estão referidos no Genea)., quanto ao meu trisavô do lado Meireles Leite só tenho dados até à sua 5.ª geração, se eu poder ser útil ou pelo contrário, se tiverem mais informações que me possam dar, agradeço.
Manuel Campos Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família Meirelles Leite

#108019 | jpcmt | 26 dez 2005 17:05 | Em resposta a: #107980

Meu Caro Manuel Bernardo:

Só hoje vi que apareceste no Forum.
O meu endereço é agora [iniciais em username] na netcabo.pt
Pode ser que eu tenha alguma coisa que te interesse.
Um grande abraço,
João Paulo CMT

Resposta

Link directo:

RE: Família Meirelles Leite

#108041 | mccosta | 26 dez 2005 22:21 | Em resposta a: #108019

Caro João:

Sempre atento, vou posteriormente enviar-te um email para falarmos de assuntos nossos, desde já agradeço toda a informação que tenhas a este respeito, pois a informação que tenho deste ramo é pouca e muito confusa.

um abraço do parente e amigo,

Manel

Resposta

Link directo:

RE: Família Meirelles Leite

#249277 | Daniel Leite | 05 fev 2010 18:37 | Em resposta a: #107980

Senhor Manuel Campos Costa,
Estive um tempo afastado e agora estou retornando ao fórum. Há algum tempo, o senhor postou uma mensagem no tópico referente a família Meirelles Leite. Sendo seu trisavô Francisco Meirelles Leite o senhor saberia me informar o nome da esposa dele ( era desta mesma região de Celorico ) ? Meu tetravô também era Francisco Meirelles Leite casado com Gertrudes Maria de Jesus. Tiveram um filho, também com o nome de Francisco Meirelles Leite que casou no Brasil.
Se o senhor puder ajudar, muito obrigado,
Daniel Teixeira Meirelles Leite

Resposta

Link directo:

RE: Família Meirelles Leite

#370357 | girafa | 05 jun 2016 08:44 | Em resposta a: #107980

Caros confrades

Manuel Félix de Meireles Leite casou com Joana Teresa Leite (Lobo) a 12-10-1789 no Arco do Baúlhe, Cabeceiras de Basto, Braga. Joana Teresa Leite é filha de Manuel Jorge e de Maria Prudência Leite (Natural de Caves, cabeceiras de Basto, Braga).

Manuel Félix de Meireles Leite é filho de Agostinho de Meireles Leite Pimenta que casou a 25-05-1746 (no Arco do Baúlhe) com Maria Teresa da Guerra e Almeida.

Agostinho de Meireles Leite Pimenta (Senhor da Casa da Ramada) é filho de Pedro de Meireles Leite e de Jerónima Ferreira da Silva.

Pode também consultar o documento Cabeceiras de Basto - História e Património (página 414) que se encontra no seguinte endereço:

https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/25169/1/Patrim%C3%B3nio%20Cabeceirense_Habita%C3%A7%C3%A3o%20Senhorial.pdf


Atenciosamente
M. Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Meirelles Leite

#384119 | Daniel Leite | 02 set 2017 18:12 | Em resposta a: #107036

Caros confrades,
Recentemente localizei o registro de casamento de Francisco Meirelles Leite Filho e Francisca Josefa Dias de Fonseca. Casaram em 1849, na cidade de Pelotas/RS, Brasil. De acordo com o registro, este Francisco era natural do Porto. Filho de Francisco Meirelles Leite e Gertrudes Maria de Jesus. Alguma informação de onde ele foi batizado ? Até então, pensávamos que era de Celorico de Basto.
Obrigado e abraços
Daniel Meirelles Leite

Resposta

Link directo:

RE: Família Meirelles Leite

#384132 | mccosta | 03 set 2017 16:53 | Em resposta a: #384119

Francisco de Meireles Leite Pereira era meu trisavô nasceu em 1800 e faleceu a 22/07/1877, bacharel em direito, posteriormente foi juiz de de direito, era filho de Manoel Felix de Meireles Leite sr. da Casa da Ramada, no Arco de Baúlhe (Cabeceiras de Basto), é provável que não seja a mesma pessoa. Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Família Meirelles Leite

#384145 | Daniel Leite | 04 set 2017 02:41 | Em resposta a: #107036

Boa noite,
Sim de fato não estamos falando do mesmo Francisco Meirelles Leite pois o meu trisavô nasceu entre 1825 e 1830, na cidade do Porto, segundo seu casamento. O que ainda não encontrei foi o local onde foi batizado. Sem este registro de batismo não consigo localizar seus avós.
Obrigado por sua atenção
Daniel Meirelles Leite

Resposta

Link directo:

RE: Família Meirelles Leite

#384303 | Daniel Leite | 10 set 2017 00:11 | Em resposta a: #107036

Francisco Meirelles Leite Filho ( país: Francisco Meirelles Leite e Gertrudes Maria de Jesus ) casou com Francisca Dias da Fonseca, em Pelotas ( RS ). Tiveram os seguintes filhos: Gertrudes Meirelles Leite ( que casou com José Ignácio Coelho; David Meirelles Leite; Camilo Meirelles Leite; Joaquim Francisco de Meirelles Leite ( casou com Izabel Pinto da Rocha ); Rosa de Comba Meirelles Leite; Maria Francisca de Meirelles Leite; Manoela de Meirelles Leite; Francisca de Paula Meirelles Leite ( que casou com João Simões Lopes Neto ).
Obrigado
Daniel Meirelles Leite

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 17:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen