Morgadinha de Cracas

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Património | Regiões

Morgadinha de Cracas

#107147 | António Franz | 10 dez 2005 19:22

Caros confrades

Gostaria de saber mais sobre Maria Teresa da Câmara de Medeiros e Sousa, denominada Morgadinha de Cracas

Cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

RE: Morgadinha de Cracas

#107226 | dmvasconcelos | 12 dez 2005 10:46 | Em resposta a: #107147

Caro António Cota

D. M.ª Teresa da Câmara de Medeiros, morgada de Cracas, nasceu na freguesia de S. Roque do concelho de Ponta Delgada, a 09-09-1754, filha do morgado José de Medeiros da Câmara e de sua mulher D. Rosa Tomásia da Câmara.

D. Maria Teresa casou-se a 16-06-1767 na dita freguesia, com o capitão José António do Rego e Sá Botelho, que consta do 1.º volume publicado das "Genealogias de S. Miguel e St.ª Maria" de Rodrigo Rodrigues, cap.º 1.º, § 7.º, n.º 10.
Existe vária bibliografia sobre o referido vínculo, mas citando de memória, as "Famílias Antigas da Povoação", do Eng.º José Honorato Gago da Câmara de Medeiros, 3º Visconde do Botelho, deverão ser de fácil consulta em Lisboa. Apesar das redobradas cautelas aconselháveis na consulta desta obra, não me parece existir qualquer reserva sobre o tema em causa.

Saudações cordiais.

duarte

Resposta

Link directo:

RE: Morgadinha de Cracas

#119077 | António Franz | 22 mai 2006 14:23 | Em resposta a: #107226

Caro Duarte Vasconcelos do Amaral

Já recebi à alguns meses as citadas fotocópias que me aconselhou a pedir à Biblioteca de Ponta Delgada, e claro que me pus a pesquisar aqui no genea os nomes dos indivíduos que constam nessas folhas.
Tenho algumas dúvidas quanto à informação que aqui está e a que está nas referidas folhas, nomeadamente a 309, no genea aparece Domingos Vaz Vieira casado com Águeda Roiz http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=503085 nas folhas tem Domingos Vaz Vieira (Achadinha) justificante em 1629- 1º administrador da capella de Maria da Costa,..., Águeda Rodrigues , penso que são uma e a mesma pessoa apesar do apelido ser diferente. Domingos Vaz Vieira teve como irmãos: D. .... casada com Clemente Furtado e Maria Vieira casada com Christovam de Vasconcellos e não tenho a 310 creio para saber o resto, mas pedi à biblioteca o envio. Domingos Vaz Vieira teve Francisco Lopes Vieira casado com Maria da Rocha aliás Maria de Roes (transcrito da folha 309) e aqui no genea vem António Lopes Vieira casado com Maria de Roia, são uma e a mesma pessoa? Na folha 309 vem como irmãos de Francisco Lopes Vieira: Maria, Manoel Vieira Galvão, Domingos Vaz Vieira, Luzia Vieira e António Lopes Vieira casado com Beatriz de Medeiros. Imagina como tudo isto me confunde até certo ponto.
Quanto à descendência de António Pedro Bettencourt Galvão e de Maria Laura do Rego e Sá na folha 311 falta a filha Herculana casada com um Gâmboa cg, e os filhos Urbano (parece-me) e Rui Galvão, vem ao lado uma letra B será a 312?. Rui Galvão é que esteve para se casar com a minha bisavó Maria Isabel de Resende mas afinal ela casou-se com o sobrinho Adolfo Arruda.

Atenciosamente

António Francisco Cota

Resposta

Link directo:

RE: Morgadinha de Cracas

#122477 | JMM | 10 jul 2006 20:29 | Em resposta a: #107147

Caro António Cota,

Sugiro-lhe, também a consulta - se é que já não conhece - do artigo publicado na "Insulana", por Rodrigo Rodrigues, intitulado:

"A morgadinha de Cracas e o seu apressado casamento em 1767"
in "Insulana", vol. 1, p. 384-390

Além disso, como certamente já terá reparado, esta srª consta aqui na base do Genea, em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=239822

Cumprimentos,
Jorge de Mello-Manoel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 00:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen