Familia Freire Falcão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Freire Falcão

#10716 | Miguel Centeno | 11 out 2001 03:08

Gostaria de saber todo o tipo de informaçoes sobre esta familia da qual descendo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#10730 | fsomr | 11 out 2001 11:32 | Em resposta a: #10716

Caro Miguel,
Sugiro que fale com o António Assis.
Ver neste forum o tópico Louzeiro em que ele fala da família Falcão Beja da Costa
Cumprimentos
fmr

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#11829 | MCN | 25 out 2001 19:11 | Em resposta a: #10716

Caro Miguel Centeno,

Não respondo sobre o tema em causa mas pelo seu nome. Somos vários Migueis na família e não o estou neste momento a identificar (será o José Miguel Deyrieux Centeno??).
Se ainda não conhece, tenho no site www.centenos.net a genealogia da nossa família.
Cumprimentos,
Miguel Centeno Neves

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#17110 | jobe00 | 13 fev 2002 00:38 | Em resposta a: #10716

Tenho informações sobre os Freires Falcões de Pinhel que também são Pinas da Guarda
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#17113 | 1947 | 13 fev 2002 01:11 | Em resposta a: #17110

Caro João Bettencourt
Acontece que possuo a carta de armas dos Freires Falcões de Pinhel ( hoje casa dos Falcões da Idanha-a-Nova) de que descendem os meus filhos, mas o entronque referido na citada CBA é vago e pouco consistente. Ficaria muito grato se pudessemos partilhar informações.
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#17116 | LCM | 13 fev 2002 10:14 | Em resposta a: #17110

Os Freire Falcão de que fala são os "Mena Herédia Freire Falcão" ligados a "Pina Tavares Osório" das Torres, Trancoso?
Peço-lhe o favor de ver dois tópicos sobre Pinas que já coloquei aqui no Fórum.
Muito obrigado.

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#17119 | Freire de Andrade | 13 fev 2002 11:07 | Em resposta a: #17113

Caro Manuel Lamas de Mendonça

A mãe do Miguel Centeno, a mulher do João Bettencourt e a minha mulher são parentes entre si e, nomeadamente, pelo lado Freire Falcão. Na parte que a mim me toca e que diz respeito à minha mulher, muito pouco sei sobre esta família senão alguns elementos dispersos sobre a mesma. Do pouco que sei, dou-os como ligados a Almeida, Castelo Bom e Arreigada.
Para quem esteja interessado nesta família recomendo a leitura de algumas passagens do livro «Os Telles de Alvarenga» da autoria de Galvão Telles, publicado pelo Centro de Estudos Genealógicos da Universidade Moderna, em que se fala a determinada altura de umas ligações entre esta família (Telles) com a família Freire Falcão. Caso esteja interessado, tenho muito gosto em fornecer-lhe uma cópia dos extractos de que acima lhe falo.
Entretanto, do que me é dado conhecer, o apelido Falcão, desta família Freire Falcão, provem dos Falcões de Pinhel.
Seria possível obter-me uma cópia da CBA que possui ou, pelo menos, passar-me a descrição integral das mesmas? Ficar-lhe-ia muito grato pela sua disponibilidade.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade
luisfreiredeandrade@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#17149 | luis_melo | 13 fev 2002 20:34 | Em resposta a: #17116

Sobre a familia Falcão da Beira Baixa alguém me poderá ajudar a identificar dados sobre António da Costa Falcão, casado com D.Maria Cãndida de Figueiredo Frazão (cerca de 1820), pais de João Carlos Sarafana da Costa Falcão (Alcaide)

Cumprimentos

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#17151 | luis_melo | 13 fev 2002 20:43 | Em resposta a: #17113

Caro Sr.Lamas de Mendonça,

Terá porventura informação sobre a familia Furtado de Mendonça ?

Cumprimentos

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#17155 | 1947 | 13 fev 2002 21:17 | Em resposta a: #17151

Caro Luís Melo
Tenho alguma coisa, o tema é vasto, se tivar a amabilidade de precisar.
Cumprimentos
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#17160 | 1947 | 13 fev 2002 21:44 | Em resposta a: #17116

Efectivamente o mais remoto membro da Família
Falcão da Idanha, mais tarde Freires Falcões,Gaspar Gomes Falcão, é dado como homem da governança da vila de Pinhel, e próximo parente do capitão mos dessa vila Jerónimo de Heredia Facão e do deão da Sé da mesma vila, conforme consta, e não é nem muito, nem claro, da justificação de nobreza de seu 4º neto João Marques Falcão, alferes de ordenanças, monteiro-mor de Castelo Branco, familiar do Sto oficio, e senhor da casa dos Facões da Idanha, cujo fº Joaquim Marques Falcão, sucessor e capitão-mor da Idanha, casando na mesma a 12-9-1788 com D. Josefa Marcelina Ftreire Correia, fª do sargento-mor de Monforte da Beira Alexandre José Pelote e de sua mer. D. Maria Freire, dá origem a este ramo de Freires Falcões. A C.B.A passada em 20-6-1758 a João Marques Falcão é de Falcões (pleno!)
Cumprimentos
Manurl Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#17165 | luis_melo | 13 fev 2002 23:04 | Em resposta a: #17155

Caro Manuel Lamas de Mendonça,

Agradeço a sua disponibilidade.

Procuro ascendência de Bárbara Furtado de Mendonça, casada com Nuno Gonçalves Cardoso de Azevedo e pais de Lucrécia Lopes de Mendonça e Azevedo. Nasceu cerca de 1540, creio que na ilha da Medeira.

Cumprimentos

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#17175 | Miguel Centeno | 14 fev 2002 01:49 | Em resposta a: #17110

Agradecia que me facultassem o brasão da família Freire Falcão que descendem dos Pinas da Guarda, ou entao me dissessem onde o poderei encontrar
Obrigado pela gentileza
Miguel Centeno
miguelcentteno@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#17225 | jobe00 | 14 fev 2002 22:08 | Em resposta a: #17175

D.Mariana Rosa Pina Freire de Aragão é filha de José de Pina Freire Falcão e de D. Maria José de Aragão Costa Tavares de Ornelas.José de Pina é Filho de Francisco Pina de Carvalho e de D.Rosa Mariana Freire Falcão de Castelo Bom.Francisco De Pina de Carvalho nasceu a 8 de Janeiro de 1739 e é filho de Pedro Pina de Carvalho e de Catarina Tomásia de Vilar Torpim. Pedro é filho de António Pina de Carvalho e de D.Isabel Soares do Couto de Vale de Lobo e Catarina é filha de Francisco da Fonseca e Maria de Aguiar de Lima de Fornos de Algodres.António é filho de Pedro Pina de Carvalho Cav de Aviz e de D.Adriana de Aragão de Pina. Pedro é filho de António Coelho da Fonseca e de D.Leonor Teixeira de Lobão. Adrina é filha de Francisco de Aragão de Pina e de D.Maria da Fonseca.Este Francisco viveu em Vinhó e foi com seu primo Clemente de Aragão dos primeiros colegiais de Évora. É filho de Gabriel de Aragão e N. de Pina esta flha de João Diniz e Catarina Fernandes de Pina. Catarina é filha de Baltazar Gonçalves de Resende e de D.Isabel Fernandes de Pina. D. Isabel era irmã de D.João de Pina que mandou edificar a capela da Sé da Guarda e ambos filhos de Fernão Dias de Pina.

A D. Rosa Mariana Freire Falcão atrás mencionada é filha de Francisco de Carvalho Baptista Sargento- mór de Castelo Bom que casou em Castelo Mendo com D. Joana Freire Sela Falcão de Castelo Rodrigo, filha de Manuel Sela Falcão de Figueira de Castelo Rodrigo e de D.Maria Freire da Fonseca de Vilar Torpim. Francisco de Carvalho Baptista é flho de António de Carvalho Baptista natural de Almeida e Maria Monteiro de Castelo Bom.É quanto sei.
Cumprimentos
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#17294 | Miguel Centeno | 16 fev 2002 02:21 | Em resposta a: #17225

Boa noite, gostaria de saber onde encontrou esta informação toda a cerca da minha familia? Pois eu tb gostava de pesquisar mas nao sei bem onde, sera que ha algum site onde eu possa encontrar mais informaçoes?
Abraços e obrigado.
miguelcentteno@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#17303 | jobe00 | 16 fev 2002 23:11 | Em resposta a: #17294

A resposta é simples.Dados de documentos de família e investigação nos Arquivos.Neste caso particular o Arquivo da Guarda.Já agora gostava de saber como so liga aqui a família da sua Mãe à da minha mulher. Muito grato
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#17304 | Miguel Centeno | 16 fev 2002 23:23 | Em resposta a: #17303

Carissimo
Gostaria de lhe poder responder mas e um pouco dificil da minha parte responder a sua duvida ja que a unica coisa que sei e que a minha familia (Freire Falcão) e oriunda de Castelo Bom e tambem tinham casa na Reigada que hoje pertence a minha mae.
Se eu o poder esclarecer em mais alguma questao estarei sempre ao dispor
miguelcentteno@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#17313 | Miguel Centeno | 17 fev 2002 00:06 | Em resposta a: #17304

O nome da minha avo era Maria Helena Freire Falcão Centeno Nunes, neta de Francisco Freire de Carvalho Falcão que vivia na Reigada que fica a 2km de Vilar Torpim onde tambem tinhamos familia, primo de uma familia de Figueira de Castelo Rodrigo "Sella Freire Falcão de Mendonça" que por sua vez esta ligada ao visconde de Almendra "Falcão de Mendonça". Temos também uma prima em Pinhel "Maria Regina Freire Falcão Mello Corte-Ral". Se me dissesse de onde e a familia de sua mulher concerteza fosse facil achar o parentesco ja que o tenho familiares que ainda sabem muito desta familia.
Sem outro assunto de momento,despeço-me
miguelcentteno@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#17317 | jobe00 | 17 fev 2002 10:32 | Em resposta a: #17304

Miguel Centeno
Mande-me por favor pelo mail:joaobett@mail.telepac.pt a árvore de costados dos Pais de sua Mãe. Talvez seja o suficiente. Muito grato
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#34563 | Miguel Mora | 31 jan 2003 06:01 | Em resposta a: #17225

Caro João Bettencourt

Esperando que me desculpe o atrevimento, mas gostaria de obter o seu comentário a um tópico que recentemente criei, denominado "Família Sela, de Pinhel", o qual, talvez por lhe estar a faltar o apelido Falcão, ainda não conseguiu "comover" nenhum dos ilustres Confrades.
Penso que a reconstituição desta família, que deve ter tido um importante estatuto nesta antiga vila, poderia proporcionar agradáveis discussões e trocas de experiências, até porque já me pude aperceber que alguns dos frequentadores deste Fórum possuem grande interesse pela região.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#53395 | Joana | 09 dez 2003 18:04 | Em resposta a: #10716

O livrinho "Subsídios para uma monografia da Fatela" escrito pelo meu avô João Rocha Cheira em 1980, reza assim: "...Agora em antagonismo,o extrato do testamento de D.Maria Taborda Carvalho Freire Falcão.
É um extrato particular, feito por anónimo, mas pertencente ao arquivo paroquial:
« D. Maria Taborda Carvalho Freire Falcão, natural de Castelo Branco, filha de Luís Pina Carvalho Freire Falcão, e de Mariana Rosa Ludovina Freire Falcão.Foi casada com o Dr. Joaquim MariaTaborda Falcão Tavares, natural de Fatela. Deste casamento não houve filhos.Deixa ao Dr. P. Sebastião Pedro Martins Ribeiro do Louriçal do Campo e irmão dela testadora,Pedro de Pina todos os bens que na Fatela e vizinhanças possui, e no concelho do Fundão~todos os bens que herdou do marido ou outros ali existentes.»
...« Quer que conserve no melhor estado, a Ermida da N. Sr.ª da Conceição edificada pelo marido em Fatela......»
« Nota: Este testamento foi feito em Torres Vedras em 25 de Outubro de 1867 e foi aberto em Lisboa em 27 de Dezembro de 1872.A tetadora faleceu no dia 27-12-1872 à uma hora da manhã».

Pouca coisa se encontra neste site acerca desta família e o que aparece confundiu-me pois as informações neste site existentes só são parcialmente idênticos aqueles que disponho.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#53424 | jliberato | 10 dez 2003 08:25 | Em resposta a: #53395

Cara Joana
Sabe quem editou esse livro sobre a Fatela? Sabe se se podem encontrar exemplares?
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#53462 | Joana | 10 dez 2003 16:05 | Em resposta a: #53424

Eu tenho exemplares do livrinho.Se quiser poderá enviar-me a sua morada e eu lho manderei.
Cumprimentos
Joana Morais da Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#53464 | jliberato | 10 dez 2003 16:12 | Em resposta a: #53462

Cara Joana,
Imensamente grato.
Pode enviar-me para JLiberato
Avª Columbano Bordalo Pinheiro 70-4º Dto. 1070-064 Lisboa.
Não é a minha morada, porque habito em Bruxelas, mas chegar-me-á às mãos.
Muito obrigado
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#53490 | jflfl | 11 dez 2003 00:21 | Em resposta a: #10730

Caro FMR
Fui ver o tópico que refere mas não percebi como ligam os "Freire Falcão" aos "Falcão Beja da Costa". Pode esclarecer-me?
Muito obrigado e cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#53552 | jflfl | 11 dez 2003 23:40 | Em resposta a: #53462

Joana Morais da Rocha
Onde posso adquirir o livro a que faz referência. Por óbvias razões de nome, interessa-me tudo o que diga respeito a Falcões.
Obrigado pela sua resposta
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#53634 | Joana | 13 dez 2003 13:50 | Em resposta a: #53552

Caro Liberato
Vou tentar enviar o livro o mais depressa possivel.Cumprimentos Joana

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#53636 | Joana | 13 dez 2003 13:53 | Em resposta a: #53634

Caro Joaquim Falcão
Embora a informação que está no livro sobre os Falcão seja pouco mais do que aquela que coloquei aqui, um terei todo o gosto de lhe enviar o livro se me escrever aqui a sua morada.Obrigada e um abraço
Joana Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#53653 | jflfl | 13 dez 2003 18:04 | Em resposta a: #53636

Cara Joana Rocha
Muitissimo obrigado pela sua resposta e disponibilidade.
Aqui deixo a minha morada
Rua Manuel da Silva Leal, 11 - 12º C
1600-166 Lx
Um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#53728 | Joana | 14 dez 2003 16:25 | Em resposta a: #53653

Caro Joaquim
Assim que puder eu enviarei-lhe-ei o livro.Um abraço Joana

Resposta

Link directo:

RE: Familia Freire Falcão

#67707 | Sousa-Tavares | 16 jun 2004 22:31 | Em resposta a: #17225

Caro João Bettencourt,

Apesar de a sua mensagem ter já algum tempo, aqui vai:

Tenho notícia de uma Anastácia Teodora, nascida em Vilar Torpim c. 1770, casada com Luís Pinheiro Freire. Foram pais de João Pinheiro Freire da Cunha, casado em Lisboa em 1818 com Luisa Cameron Calort Stuard, de ascendência escocesa.

Como noto que estuda Vilar Torpim, sensivelmente na mesma época e que tem notícia de Freires, pergunto-lhe se terá já deparado com estes nomes. É possível que o Cunha seja da Anastácia Teodora, mas ainda não consegui confirmar. Haverá Cunhas em Vilar Torpim? E Pinheiros (o apelido, bem entendido:)? Muito obrigado!

Cumprimentos,

H. Sousa Tavares

Resposta

Link directo:

Familia Freire Falcão

#408645 | joaocarreira | 16 out 2018 15:40 | Em resposta a: #10716

Boa tarde para todos os confrades,

Embora todas estas mensagens sejam antigas.

Estando a procurar alguns ascendentes, verifiquei a diferença que existe no registo de Guiomar Correia de Pina, * c.1520, nomeadamente o facto de ter casado com Gabriel de Aragão, senhor de Arganil, mas os seus ascendentes serem bem diferentes em dois locais, https://geneall.net/pt/nome/2463698/guiomar-correia-de-pina/ e http://pagfam.geneall.net/1392/pessoas.php?id=1020839

Gostava de saber qual deles está correcto ou se existiram duas 'Guiomar Correia de Pina', se eventualmente, por algum facto, estão ligadas.

Com os melhores cumprimentos e previamente grato por qualquer tipo de ajuda,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 10:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen