Família Pereira d'Eça

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Família Pereira d'Eça

#107415 | Vera Colaço | 15 dez 2005 14:59

Queria saber se é possível darem-me mais informações sobre
António Alberto Ferreira Pereira d'Eça Morbey Affonso, nascido a 20 de Setembro de 1907
Obrigada
Vera Colaço

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#107459 | Joman | 16 dez 2005 01:52 | Em resposta a: #107415

Cara Vera Colaço

Estes Morbeys são meus parentes pelo lado Ferreira, mas pelo que sei usavam como apelido apenas Morbey Afonso. Infelizmente também pouco sei deles desde a saída deste ramo de Cabo Verde, isto é, se casaram ou deixaram descendência.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#107696 | Jorge Morbey | 20 dez 2005 10:35 | Em resposta a: #107459

Vera,

Tenho muita informação sobre os Pereira d'Eça, da união entre Pereira d'Eça e Morbey e destes com os Affonso.
Sem confirmar nos meus dados, creio que o António Morbey Affonso que indica foi um primo meu, médico, falecido em 1954, casado com Maria da Conceição Morbey Affonso. Tiveram dois filhos: Nuno Morbey Affonso e Maria de Fátima Morbey Affonso.O António, por seu lado, tinha três irmãos: José, Eduardo e Jorge. Este último é ainda vivo, felizmente. Eram todos filhos de Maximiano Affonso e de Tereza Pereira d'Eça Morbey Affonso.

A informação que tenho é vasta e não a quero divulgar sem primeiro a fazer circular pela Família. Se por acaso for da família, talvez o Forum não se importe de lhe facultar o meu e-mail para eu lhe poder dar mais informação.

Jorge Morbey

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#107703 | Conde | 20 dez 2005 13:13 | Em resposta a: #107696

Existe uma obra sobre os Costados Pereira d'Eça de José Maria Eça de Queiroz.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#108273 | Vera Colaço | 29 dez 2005 12:10 | Em resposta a: #107459

Caro João Nobre de Oliveira, eu sou neta deste António Alberto Ferreira Pereira d'Eça Morbey Affonso e tenho alguns documentos de família (cópias), com ascendência, descendências, etc. Como é que somos parentes?
Fico a aguardar uma resposta.
Obrigada e Bom Ano novo
Vera Colaço

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#108277 | Vera Colaço | 29 dez 2005 12:29 | Em resposta a: #107696

Caro Jorge Morbey,

Eu sou neta do António Morbey Affonso.
Sou filha de Nuno de Santiago Franco Morbey Affonso e de Maria Teresa Arruda Nobre dos Reis Morbey Affonso. Gostava de saber mais coisas sobre a Família. Ainda conheci a minha bisavó Teresa. Como é que é primo do meu avô? Eu tenho algumas cópias de documentos da Família, mas gostava de trocar impressões com alguém que tivesse interesse sobre o assunto. Fico a aguardar mais notícias. Obrigada, Vera Colaço

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#108279 | Vera Colaço | 29 dez 2005 13:03 | Em resposta a: #107703

Bom dia,
Gostava de saber como posso ter acesso a essa obra?
Obrigada
Vera Morbey Affonso Colaço

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#108301 | Jorge Morbey | 29 dez 2005 17:10 | Em resposta a: #108277

Vera,
Lembro-me de si, muito pequenina, em casa de seus tios Jorge e Victoria.
Entrei para o primeiro ano do Liceu Passos Manuel em 1954 quando seu Pai, Nuno, estava no sétimo. Sua bisavó, Teresa, era minha tia-avó. A tia Teresa era irmã de minha avó Annie, pelo que seu avô António era primo direito de minha Mãe - Irene.
Tenho poucos dados da família de seu bisavô Maximiano Affonso. Dos Morbey, tenho imensa informação de meu bisavô Edwin John Morbey e da respectiva ascendência em Inglaterra, brasão da família, testamento, etc. De minha bisavó Ignacia - casada com ele - tenho alguma coisa do ramo Ferreira, de que descendia por via materna, e do ramo Pereira d'Eça - lado paterno. O pai dela era primo direito da mãe de Eça de Queirós. Por esse lado, estamos ligados por ascendência a D. Pedro I e a D. Inês de Castro, uma vez que um dos filhos foi o primeiro Senhor de "Eça", localidade da Galiza.
Na minha casa em Sintra tenho retratos a óleo do Edwin John e da Inácia, dos pais dele, do pai e do avô dela. Seu tio-avô Jorge conhece.
Se fôr possível que me mande o seu endereço electrónico, como estou em Macau, envio-lhe a informação que tenho em computador.
Muitos cumprimentos a seu Pai e para si.
Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#108324 | rmfrp | 29 dez 2005 23:01 | Em resposta a: #108279

Cara Vera Colaço:

Sem prejuízo de um eventual esclarecimento por parte do colega Conde, acredito que o estudo referido seja o que foi publicado em 1969 na revista "Armas e Troféus", da autoria de Domingos de Araújo Afonso. Encontra-se também reproduzido no livro "Os Eças", de Maria Augusta d'Eça d'Alpuim.

O estudo em causa incide sobre a descendência de Martinho Pereira d'Eça, sacerdote que viveu no século XVII. Muita da informação dele constante (senão toda) está já reproduzida na base de dados do Genea Portugal, como poderá constatar a partir da seguinte página:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=34322

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#108355 | Conde | 30 dez 2005 13:51 | Em resposta a: #108279

Suponho tratar-se de uma separata antiga da revista ARMAS E TROFÉUS do Instituto Português de Heráldica.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#108358 | Vera Colaço | 30 dez 2005 14:47 | Em resposta a: #108324

Caro Rui Pereira,
Muito obrigada pela informação. Vou consultar a página. Sei que essa senhora Maria Augusta d'Eça d'Alpuim é prima do meu avô.
Obrigada
Vera Morbey Affonso Colaço

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#108360 | Vera Colaço | 30 dez 2005 14:48 | Em resposta a: #108324

Caro Rui Pereira,
Muito obrigada pela informação. Vou consultar a página. Sei que essa senhora Maria Augusta d'Eça d'Alpuim é prima do meu avô.
Obrigada
Vera Morbey Affonso Colaço

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#108362 | Vera Colaço | 30 dez 2005 15:00 | Em resposta a: #108301

Caro Jorge,
Que bom ter-me respondido!
Contei ao meu pai que também ficou contente e manda muitos cumprimentos.
Vou-lhe dar o meu e-mail para que me possa mandar a informação que puder. Tenho algumas cópias também de documentos que o meu pai tem, herdados do meu avô António.
Como é que é possível actualizar os dados da família neste site para que possamos também constar nele? Fiz pesquisa pelo nome "Morbey" em que por exemplo o Jorge aparece e nós não.
Fico a aguardar noticias quando puder.
Um bom Ano Novo.
Cumprimentos
Vera Morbey Affonso Colaço

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#108363 | Vera Colaço | 30 dez 2005 15:06 | Em resposta a: #107459

Caro João Nobre de Oliveira,
O meu bisavô Maximiano é que foi para Cabo Verde, casou com Teresa de Jesus Ferreira Pereira d'Eça. Tiveram cinco filhos (a única rapariga morreu em pequena). um dos quais era o meu avô António Alberto Ferreira Pereira d'Eça Morbey Affonso. Se lhe interessar posso dar-lhe mais algumas informações.
Cumprimentos
Vera Morbey Affonso Colaço

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#108446 | Vera Colaço | 31 dez 2005 10:32 | Em resposta a: #108362

Bom dia Jorge,
Só hoje é que reparei que não lhe dei o meu e-mail ontem....
veramorbey@iol.pt
Um óptimo Ano Novo e até breve
Vera Morbey Affonso Colaço

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#108576 | Joman | 02 jan 2006 07:24 | Em resposta a: #108273

Cara Vera Colaço

Feliz Ano Novo! Desculpe responder só agora, mas estive ausente durante a quadra e não vi o correio. A Inácia de Assunção Pereira d’Eça, era filha de António Júlio Pereira d’Eça e de Senhorinha Cândida Ferreira, esta descendia de Aniceto António Ferreira de quem também descendo. Somos assim primos afastados.
Também vivo em Macau e sou primo mais próximo do Jorge Morbey pelo lado Ferro. O Jorge é que poderá elucidá-la melhor, pois, foi ele que forneceu-me grande parte do que tenho sobre os Morbeys.
A propósito, ele aparece no Genea, por engano, como casado com Ana Maria de Raymond, mas esta era casada com o irmão José.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#108577 | Joman | 02 jan 2006 07:38 | Em resposta a: #108363

Cara Vera Colaço

Com certeza, claro que estou interessado. Vou responder para o seu endereço. Desde já muito obrigado pela disponibilidade. Mas aqui fica um reparo: o seu bisavô Maximiano Leite Affonso, era natural do Mindelo, I. S. Vicente, o seu trisavô Torquato José Afonso é que era natural de Portugal e casou-se com Maria José Leite, nat. de Cabo Verde.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#108594 | AFS_1 | 02 jan 2006 12:15 | Em resposta a: #107415

Não sei se isto ajuda muito, mas aqui vai:
1. Sobre a família Pereira d'Eça, v. Maria Filomena Mónica, Cenas da Vida Portuguesa, Lisboa, Quetzal Editores, 1999, pp. 105-117;
2. Sobre António Júlio da Costa Pereira d'Eça, v. Joel Serrão (dir.), Dicionário de História de Portugal, vol. II, Lisboa, Iniciativas Editoriais, s/d, p. 4;
3. "Eça. O infante D. João, filho d'el-rei D. Pedro I e de D. Inês de Castro, foi casado com D. Maria Teles de Menezes, irmã da rainha D. Leonor Teles, nascendo deste consórcio D. Fernando de Eça, que se chamou assim por ser senhor da vila de Eça, em Galiza donde se derivou o apelido a seus descendentes. D. Fernando teve ..."[http://www.arqnet.pt/dicionario/eca.html consult 2.01.2006].
4. Há também uma Maria Pereira d'Eça, militante católica, nos anos 20 e 30 do século XX, prolixa nos jornais católicos: v. "O que o ensino doméstico como preparação para a vida deve abranger" in A Protecção, nº 94, Nov., 1941, p. (?).

Com amizade, o

António

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#108868 | Vera Colaço | 05 jan 2006 23:11 | Em resposta a: #108301

Caro Jorge,
Mandei-lhe uma mensagem no passado dia 2, mas venho dar-lhe novamente meu endereço electrónico
veramorbey@iol.pt
Melhores cumprimentos
Vera Morbey Affonso Colaço

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#110807 | Vera Colaço | 28 jan 2006 13:02 | Em resposta a: #108594

Obrigada pelas informações
Vera Morbey Affonso Colaço

Resposta

Link directo:

Jorge Morbey

#110808 | Vera Colaço | 28 jan 2006 13:04 | Em resposta a: #110807

Tive contacto com Jorge Morbey em Dezembro através do Forum, mas desde aí que não consigo entrar em contacto com ele.
Como poderei faze-lo?
Fico à espera de contacto. Obrigada
Vera Morbey Affonso Colaço

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#154479 | Vera Colaço | 30 abr 2007 22:28 | Em resposta a: #108273

Caro João, estive mais de um ano ausente... tinha ficado de lhe dar algumas informações sobre a familia, mas por motivos de saúde do meu filho mais novo não me foi possivel. Pensava ter mais do que tenho. As informações que tenho forma-me passadas pelo meu tio avô Eduardo Morbey Affonso e estão um pouco confusas, sobretudo para mim, que infelizemente, não conheço bem a familia.
Se calhar consegue o João dar-me mais informações do que eu a si.... tenho os dados só até aos meus bisavós.... pode-me dar noticias?

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#154638 | Joman | 02 mai 2007 05:14 | Em resposta a: #154479

Cara Vera

Por cá continua tudo na mesma. Mas o seu mail ainda é válido?

João Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#154722 | Vera Colaço | 02 mai 2007 20:22 | Em resposta a: #154638

Olá João

Continuo a ter o mesmo mail e também tenho veramorbey@gmail.com.
Fico a aguardar noticias.
Até breve
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#154967 | Vera Colaço | 04 mai 2007 17:18 | Em resposta a: #154722

Caro João, não sei o que se passa mas tenho tentado mandar mails que não seguem, já tentei para 2 diferentes e vêm devolvidos. O que posso fazer?
Fico a aguardar. Obrigada
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#287094 | mpra | 12 set 2011 03:41 | Em resposta a: #107696

Caros Confrades:

Algum de vós tem informações sobre os ascendentes de D. Inácia da Assunção Pereira d' Eça cc. Edwin John Morbey?

Cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#287131 | f4b2 | 12 set 2011 20:42 | Em resposta a: #108577

Caro João Nobre de Oliveira

Ao pesquisar Cabo Verde vi estes nomes do ano de 1909,cito:

- MARIA JOSÉ MONTEIRO LEITE - Professora na cidade do Mindello(Ilha de S.Vicente)Cabo Verde

- THERESA da CONCEIÇÃO AFFONSO LEITE - Professora de Instrucção Pública na Villa Maria Pia(Ilha de S.Antão) C.Verde

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#287572 | Joman | 19 set 2011 04:15 | Em resposta a: #287131

Caro João Barroca

Muito obrigado pela sua atenção. Ambas eram minhas parentes. Já agora a Teresa era irmã do Maximiliano referido nas mensagens anteriores.

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#290770 | mpra | 09 nov 2011 17:30 | Em resposta a: #108576

Caros confrades:

Algum de vós conhece a ascendência de Inácia da Assunção Pereira d'Eça?

Cumprimentos,
Manuel Apóstolo

(Renovo o pedido)

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#291305 | mmorbey | 17 nov 2011 18:07 | Em resposta a: #108301

Caro Jorge
Ao que julgo saber somos da mesma familia

Eu sou neta da Winifred Florece Morbey que casou em Cabo Verde com Claúdio Almeida.
Sou filha de Maria Manuela Morbey de Almeida

Sei que tem muita informação de meu bisavô Edwin John Morbey e da respectiva ascendência em Inglaterra, brasão da família, testamento, etc. de minha bisavó Ignacia de Assunção Pereira d´Eça .

Gostaria imenso que partilha-se essa informação comigo meus irmãos/a e primos/as.

Temos imensa curiosidade sobre a nossa familia.

Sei que conhece a minha familia mas desde que foi para Macau perdeu-se o contacto..
a minha mãe, manuela e as manas Fernanda e Zezinha já não se encontram entre nós.
Ficaria muito feliz .

Obrigada

Vou deixar os meus contactos.
Maria manuela Morbey de Almeida Pessoa de Mesquita
Rua tenente Ferreira Durão n.º 63 1,º esq. 1350-312 Lisboa
TM 93 469 74 89
o meu email e fornecido pelo moderador

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira d'Eça

#332736 | VeraColaço | 20 jul 2013 08:08 | Em resposta a: #290770

Bom dia, já tenho as informações pedidas por si em Novembro de 2011 !
Deixo aqui o meu email para me contactar diretamente.

Cumprimentos,
Vera Morbey Affonso

Resposta

Link directo:

Família Pereira d'Eça

#362580 | VeraColaço | 19 out 2015 16:44 | Em resposta a: #108576

Caro João,

Só hoje reparei - por estranhar a ausência de mails por parte do Jorge Morbey, que lhe dei o meu endereço errado !!!!

É veramorbey@gmail.com

Pode pf, entrar em contacto a através de mails ?

Obrigada,
Vera

Resposta

Link directo:

Família Pereira d'Eça

#364195 | Joman | 10 dez 2015 08:00 | Em resposta a: #362580

Cara prima

Tenho andado meio afastado do forum e só hoje reparei na tua mensagem ao fazer o "balanço" dos últimos meses. Vou dar uma apitadela ao Jorge. Já agora um Bom Natal e Feliz Ano Novo.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 21:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen