Familia Homem Cristo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Familia Homem Cristo

#107508 | sakawimbi | 17 dez 2005 00:40

Dado o grau de parentesco que me liga a Dona Laura Homem Cristo, viuva de Francisco Manuel Homem Cristo (*1860, +1943) muito agradecia ser contactado por um dos descendentes desta Família.
Favor pedir o meu endereço electrónico ao Moderador do Forum do Genea.
Cumprimentos
António de Sampaio Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem Cristo

#107509 | 6099 | 17 dez 2005 01:36 | Em resposta a: #107508

Caro António:
Que coincidência cruzarmo-nos outra vez, num espaço de tempo tão curto. Esta mensagem despertou-me curiosidade e só depois é que reparei quem a tinha enviado para o Forum.
Não tenho muitas informações sobre esta família, mas um Homem Cristo, de Aveiro, é casado com uma parente minha, Maria Pia Cabral Ribeiro de Figueiredo, filha do Dr. António Ferreira Pinto Basto de Figueiredo, (primo direito de meu avô paterno) e de sua mulher D. Maria Fernanda Cabral Ribeiro de Almeida, já falecidos (sobre estes, consultar as obras "A Família Ferreira Pinto Basto", o Anuário da Nobreza - ttº. Ferreira Pinto Basto, e "Cabrais da Freguesia de Nabais" de Armando de Sacadura Falcão). Suponho no entanto que a ascendência dos meus parentes não lhe interesse, mas sim apenas dos Homens Cristos.
De momento estou em Madrid e não poderei dar-lhe o contacto, mas quando voltar a Portugal antes do Natal, falarei com o cunhado desse Homem Cristo, o meu primo António Gil Cabral Ribeiro de Figueiredo, para que o faculte. Espero no entanto que algum descendente desta família se antecipe e o contacte o quanto antes.
Receba por agora um grande abraço do
José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem Cristo

#107516 | jpbabc | 17 dez 2005 11:05 | Em resposta a: #107508

Caro António Sampaio de Pinho,


Caso queira entrar em contacto de imediato com um/a Homem Cristo basta ir ao 118 na net, digitar o nome e verá que tem 17 registos que são na sua maioria de Lisboa e Aveiro.

Bom fim-de-semana e bons contactos,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem Cristo

#107518 | jpsoares | 17 dez 2005 11:39 | Em resposta a: #107508

Caro senhor,
Sou primo de "Bernardete Soares Ferreira da Cunha" que supostamente terá casado (ou não) com Homem-Cristo filho e tido 2 filhos, um dos quais, salvo erro Paulo, terá sido educado por Mussolini após o desastre automovel do pai, e ingressado no exercito italiano, onde morre num desastre de aviação.
Ficar-lje-ia muito agradecido se me puder ajudar a entender a relação desta minha prima com HC filho e eventualmente indicar-me fontes bibliográficas caso existam.
Agradeço desde já a sua atenção
João Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem Cristo

#107567 | sakawimbi | 17 dez 2005 22:20 | Em resposta a: #107509

José Paulo
Muito agradeço a sua mensagem em resposta ao meu tópico.
Consultando o 118 da Pt encontrei um telefone que parece conduzir-me a um neto de D. Laura Homem Cristo. Vou aguardar eventuais respostas no Genea antes de entrar em contacto telefónico.
A minha pesquisa tem a ver com a nossa reunião de há dias. Quem diria!
Um abraço do António de Sampaio Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem Cristo

#107570 | sakawimbi | 17 dez 2005 22:28 | Em resposta a: #107516

Caro José Pedro Castro
Assim fiz e encontrei uma possibilidade.
Será que o seu apelido Castro tem ligação com a Família H.C.?
Cumprimentos do António de Sampaio Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem Cristo

#107573 | sakawimbi | 17 dez 2005 22:41 | Em resposta a: #107518

Caro João Soares
Muito agradeço ter-me contactado.
Não deixarei de lhe transmitir eventuais progressos na minha pesquisa.
O H C filho de que fala é o mesmo que foi professor da Escola Comercial Marquês de Pombal nas décadas de 40/50?
Se sim, lembra-se de que ele tinha uma Irmã chamada Carolina?
Penso que era melhor reatarmos esta conversa através do meu Email. Peça por favor o meu endereço ao Moderador do Genea.
Cumprimentos do António de Sampaio Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem Cristo

#107579 | jpbabc | 17 dez 2005 23:53 | Em resposta a: #107570

Caro António de Sampaio Pinho,


Fico muito satisfeito que tenha feito o contacto e aproveito para lhe dizer que não há qualquer relação entre a minha família e a ilustre família que refere.

Os meus cumprimentos e um Santo Natal,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem Cristo

#107589 | Mavasc | 18 dez 2005 09:34 | Em resposta a: #107573

Caro Confrade António de Sampaio Pinho

Do meu grupo de amigos das férias, na minha juventude, faziam parte 2 irmãs, netas de Carolina Homem Cristo, á altura directora da revista Eva(?). Uma delas, Maria Manuel, casou com um Engenheiro Ruivo, vive em Lisboa, na Estrela.
Em Aveiro há diversos Cristos, ligados á mesma família, um deles advogado, primo da Manel, que encontrará fácilmente na lista telefónica.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem Cristo

#107591 | LCM | 18 dez 2005 10:18 | Em resposta a: #107589

Maria Manuel Homem Cristo é casada com João Manuel Silva Ruivo (irmão de http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=53210), que é de facto Engenheiro, e têm três filhos, o mais novo da minha idade. Moram em Lisboa, na Rua da Arrábida.
Maria Manuel e João tinham uma empres, na Rua Mouzinho da Silveira, chamada "HCR" (Homem Cristo Ruivo).
Apesar do que escrevo tenho ideia que Homem Cristo não era a varonia, embora fosse o nomeusado e que passou para os filhos.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem Cristo

#107593 | Mavasc | 18 dez 2005 12:29 | Em resposta a: #107591

A mãe de Maria Manuel era filha de D. Carolina Homem Cristo. Usavam Homem Cristo , talvez por ser um nome mais conhecido em Aveiro e é dessa zona que as conheço-praia da Barra.

Cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem Cristo

#107595 | LCM | 18 dez 2005 13:48 | Em resposta a: #107593

O pai era Monteiro de Barros? Este nome diz-me qualquer coisa. Ou seria o 2.º marido da mãe?

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem Cristo

#107597 | Mavasc | 18 dez 2005 13:56 | Em resposta a: #107595

Realmente o pai era Monteiro de Barros, mas estava divorciado da mãe e não se falava dele. Há data um divórcio era um acontecimento! As duas irmãs passavam férias na zona de Aveiro, em casa da avó, Carolina Homem Cristo.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem Cristo

#107606 | jpsoares | 18 dez 2005 19:03 | Em resposta a: #107573

Caro António Pinho,
Penso não se tratar da mesma pessoa ja que Francisco Homem Cristo Filho morreu em 1928 num desastre de viação.
Há uma tese muito interessante sobre o personage´m:

"Homem Cristo Filho - do anarquismo ao fascismo" de Miguek Castello-Branco, ed. Nova Arrancada, 2001

Gostaria de entanto seguir a sua sugestão e contactá-lo através do seu mail. Pode por favor informar-me como peço o seu mail ao moderador do Genea ?

Desde já agradecido

João Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem Cristo

#107628 | sakawimbi | 19 dez 2005 00:58 | Em resposta a: #107606

Pode utilizar antóniospinho@sapo.pt.
Cumprimentos.Antonio de Sampaio Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem Cristo

#107630 | sakawimbi | 19 dez 2005 01:14 | Em resposta a: #107589

Cara Maria Benedita
Muito obrigado pela sua achega. Conheci pessoalmente D. Carolina Homem Cristo bem como sua Mãe D. Laura Homem Cristo, em casa de uma Parente comum. Isto aconteceu nos últimos anos da década de quarenta. Com a minha ida para o Estrangeiro perdi os contactos mas guardo boas recordações das conversas havidas com as duas Senhoras, sobretudo com a Mãe.
A Revista era com efeito a EVA. Vou seguir as pistas que me deu.
Bom Natal e boa saude no Ano Novo.
Cumprimentos do António de Sampaio Pinho.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem Cristo

#108722 | sakawimbi | 03 jan 2006 22:41 | Em resposta a: #107589

Cara Maria Benedita
Não querendo abusar da sua paciência venho transmitir-lhe os resultados das minhas pesquisas acerca da Família Homem Cristo:
ANTEPASSADOS DE FRANCISCO MANUEL HOMEM CRISTO, Pai

1 - Francisco Manuel Homem Cristo, Pai
2 - Fernando Manuel Homem, nascido em Aveiro e falecido em Lisboa em 20 02 1862.
3 - N
4 - Manuel Marques de Cristo, nascido em Macinhata do Vouga
5 - Maria Rita da Conceição, nascida em Ilhavo
6 - José Francisco Carvalho, nascido em Aveiro
7 - Angélica Luiza Vieira, nascida em Aveiro
8 - Caetano Marques de Almeida, nascido em Lombada
9 - Josefa Maria da Conceição, nascida em Serem
10 - N
11 - N
12 - N
13 - N
14 - N
15 - N
16 - Manuel Marques, nascido em Lombada
17 - Maria Almeida Nunes, nascida em Lombada
18 - Francisco José Henriques, nasdcido em Fermentões/Valongo

Estes dados são fornecidos por (1) no seu Livro NOTAS DA MINHA VIDA E DO MEU TEMPO, publicado em 1936, Lisboa, Edições Guimarães.

Quanto à DESCENDENCIA de Francisco Manuel Homem Cristo, Pai, vem toda no Banco de Dados do Genea. Veja por favor:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=483813
Mil agradecimentos e Cumprimentos do
Antonio de Sampaio Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem Cristo

#108737 | Mavasc | 04 jan 2006 10:20 | Em resposta a: #108722

Caro António de Sampaio Pinho

Bem haja pela informação prestada. Já pesquisei no banco de dados do Genea a descendência de Francisco Manuel Homem Cristo, pai, e lá vêm a Manel e a João!
Há mais Cristos em Aveiro, creio que o nome que usam é "Christo", um deles foi meu colega no liceu e um irmão, mais velho, é advogado, sei que são da mesma família mas não sei onde entrocam.
Faz pesquisa em Aveiro?

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Familia Homem Cristo

#108852 | sakawimbi | 05 jan 2006 19:27 | Em resposta a: #108737

Cara Maria Benedita
Nada tem a agradecer.
Quanto ao Christo com h ele consta do original que consultei, no nome de (4) Manuel Marques de Christo.
Por sua vez (2) Fernando Manuel Homem começou por assinar Fernando Christo, depois adoptou o nome Manuel de seu Pai (4)e mais tarde deixou cair o nome Christo por não se considerar à altura de o usar. Foi então buscar o apelido Homem a um parente do século XVII o Doutor António Homem, Lente universitário, acusado de judaismo e justiçado pela Inquisição. Passou por isso a assinar Fernando Manuel Homem. Tudo isto é explicado por (1) Francisco Manuel Homem Cristo na obra que citei anteriormente.
Nesta fase das minhas buscas já encontrei o nome do Parente comum e, portanto, ainda não foi desta que fui a Aveiro fazer pesquisas.
Terei de lá ir, mais mês menos mês.
Por enquanto as minhas preocupações situam-se em Viseu, Guarda, Coimbra e Lisboa.
Cumprimentos
António de Sampaio Pinho.

Resposta

Link directo:

Familia Homem Cristo

#381726 | Paul Homem-Christo | 07 jun 2017 15:10 | Em resposta a: #107508

Bonjour à tous
je suis Paul Homem Christo, voici la généalogie de la famille "française" :

- Francisco Manuel Homem Cristo (1860-1943) et père de :
- Francisco Manuel Homem Cristo Filho (1892-1928) et père de :
- Guy Homem-Christo (apparition du "h") né à Paris en 1913 (je crois), mort en 1990 et père de :
- Didier Guy Manuel Homem-Christo, toujours vivant né à Paris en 1942 et père de :
- Guy-Manuel Homem-Christo (mon frère) né en février 1974 à Paris, musicien
et
- Paul-Emmanuel Homem-Christo (moi) né en octobre 1976 à Paris

Je recherche des informations sur notre famille et les ancêtres.

Merci à vous

Paul-Emmanuel

Resposta

Link directo:

Familia Homem Cristo

#381760 | FLMF | 09 jun 2017 14:33 | Em resposta a: #381726

Mr. Homem-Christo

Enfant encore j´ai connu un Homem-Chisto, directeur au Diário de Notícias, journarl de Lisboa, FAX 213187501,ph.213187501, Rua Tomás da Fonseca, Torre E-3ºPiso,1600-209 Lisboa. Certainement pas vivant, mais peut-être y en savant de son passage...
Mon aide?
F. Monteiro Fernandes (76aigé)

Resposta

Link directo:

Familia Homem Cristo

#383032 | DGAM | 21 jul 2017 15:32 | Em resposta a: #108852

Caro Antonio de Pinho Sampaio,

Na esperanca de que me leia, venho perguntar-lhe, sem querer abusar da sua paciencia, se sera possivel transcrever a parte das "Notas da minha Vida", que refere essa ligação ao Dr. Antonio Homem.

Desde já muito obrigado!

Resposta

Link directo:

Familia Homem Cristo

#390567 | Marianahcsantos | 31 mar 2018 22:33 | Em resposta a: #107508

Caro António, entro em contacto consigo pois sou descendente direta de Francisco Manuel Homem Christo (bisneta), o meu avô era Fernando Manuel Homem Christo, um dos quatro filhos de Francisco.
Cumprimentos,
Mariana Homem Christo Lima dos Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 00:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen