Senhores de Regalados

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Famílias | Pessoas

Senhores de Regalados

#10752 | artur41 | 11 out 2001 16:46

Caros colegas


Ando com uma dúvida persistente: meu antepassado AYRES GLZ COELHO casou com D.MARIA DE NORONHA; esta, segundo o Felgueiras Gayo ( titº de Coelhos, § 2, N 22 ), seria " filha de Leonel de Abreu SR. de Pico dos Regallados no titº de Abreus, ou como outros diem fª de Fran.co de Abreu Lima SR. tambem de Regalados".
Qual era afinal a progenitura de D.Maria de Noronha?



Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Regalados

#10793 | Vasco Jácome | 11 out 2001 21:42 | Em resposta a: #10752

Caro Artur Camisão Soares

Manuel de Sousa da Silva no seu “Nobiliário”, quer no Vol. I , pg 310 (ttº 12 – Coelhos), quer no Vol. II , pg 73 (ttº 26 – Abreus), faz D. Maria de Noronha, filha de Francisco de Abreu e de D. Francisca da Silva.

É o que Gayo segue no seu ttº de Abreus §2 N8 e 9, pelo que, salvo melhor opinião em contrário, deve ser mesmo esta a sua filiação.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Regalados

#10805 | artur41 | 11 out 2001 23:46 | Em resposta a: #10793

Caro Vasco Jácome



Obrigado pela sua resposta. Poderei pois aduzir com grande margem de probabilidade os nomes de Francisco de Abreu e o de D.Francisca da Silva, como progenitores de D.Maria de Noronha!
Mantenho uma dúvida ainda, o meu antepassado era: Abreu Lima, ou não?



Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Regalados

#10876 | Vasco Jácome | 12 out 2001 20:04 | Em resposta a: #10805

Caro Artur Camisão Soares

A sua questão pode ter duas respostas diferentes, conforme pontos de vista diferentes:

Uma, é se ele usava ambos apelidos Abreu e Lima. Provavelmente, a resposta é não. Pelo menos, nem Gayo, nem Sousa da Silva lhe dão o Lima. Até nem será de estranhar, porque é nesta época (meados do séc. XVI) que se começa a usar dois apelidos. Neste caso, há que excluir desta lógica o uso tardio do patronímico Gomes, tão frequente em ramos de Abreus, claro.

Outro aspecto, é se ele também descendia de Limas. Aí, continuando a seguir estes autores, a resposta é claramente sim: quer a mãe de Francisco de Abreu, D. Maria de Noronha era filha do 3º Visconde de Cerveira, quer a m.er do bisavô em varonia de Francisco (Lopo Gomes de Abreu), Inês de Lima, era filha do 1º Visconde de Cerveira.

De qualquer modo, se Francisco de Abreu usava o Lima ou não, entendo que é pormenor de somenos importância.

Eu próprio, segundo o Gayo, sou descendente de António de Abreu, abade de Moreira e sobrinho da m.er de Aires Coelho, pela linha que segue no §29, §69 dos Abreus e §73 dos Correias, etc, até chegar a uma senhora que comprovadamente usava Abreu e Lima.

Pode é vir a propósito relembrar que este não é o mesmo ramo dos Abreu e Lima, conhecida família de Ponte de Lima. Esses, descendem dos Abreus por João Gomes de Abreu, filho de Pedro Gomes de Abreu (ttº de Abreus §2 N4 e §28 N9) e dos Limas pela m.er deste João, Joana de Melo, neta paterna do 1º Visconde de Cerveira (ttº de Limas §2 N13).

De facto, ligações entre Abreus e Limas, houve várias.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Regalados

#10882 | artur41 | 12 out 2001 22:11 | Em resposta a: #10876

Caro Vasco Jácome


Não sabia do seu parentesco comigo: facto interessante e não despiciente!
Confesso-lhe que andava um bocado baralhado com as ligações entre Abreus e Limas, estou agora a perceber os contornos da questão.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 12:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen