Pedido de Ajuda: Consulta ao Felgueira Gayo

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Pessoas | Famílias

Pedido de Ajuda: Consulta ao Felgueira Gayo

#107555 | luizsillos | 17 dez 2005 20:17

Caros confrades,

Peço ajuda a um dos amigos, se poderia fazer uma pequena consulta ao Felgueiras Gayo. Encontrei na Base de Dados do Genea, dois fins-de-linha, cuja ascendência está muito difícil de ser encontrada. Como pesquisei-os nos Registros Paroquais e, alguns deles, eram de outra freguesia, espero que no Gayo, obtenha as respostas que necessito. Seguem:

F. Gayo, Vol. IV, pág. 361, Tít. Cerqueiras

Joana de Sousa, que foi casada 2.ª vez com Antônio Teixeira. Tenho interesse apenas na ascendência do Antônio Teixeira, como, quem foram seus pais, avós (caso houver), bibliografia, etc.

F. Gayo, Vol. IV, pág. 345, Tít. Lemos

Jerónimo da Silva, casado com Maria do Couto, pais de João da Silva e Melo. Tenho interesse apenas na ascendência do Jerónimo da Silva e de Maria do Couto, pois já possuo bastante informação sobre seu filho. Lugar de Nascimento, nome dos pais, avós, etc, do casal acima referido, bibliografia, etc.

Sua ajuda será muito importante para mim!

Grato.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda: Consulta ao Felgueira Gayo

#107578 | 6099 | 17 dez 2005 23:21 | Em resposta a: #107555

Caro Luiz Gustavo:

1. Em título de "Cerqueiras" no F.G., aparece efectivamente Joana de Sousa c. 2ª. vez c. António Teixeira, de Oliveirinhos, mas nada refere quanto à ascendência deste, nem remete para outro título.

2. Sobre Maria do Couto, diz F. Gayo, era filha, de Francisco de Lemos Ribeiro, sr. da Casa de seu pai [c. 1ª. vez no Porto c. D. Ana da Rocha, filha de Manuel da Rocha Magalhães, que foi Inquiridor, Contador e Distribuidor da Correição do Porto (s.g. deste casamento, mas seguiu Francisco de Lemos Ribeiro no ofício de seu sogro)] e de sua 2ª. mulher Mariana Ferreira que casou na Quinta de Oleiros em S. Veríssimo de Lagares (Felgueiras), filha esta de Domingos Ferreira Coelho, da Cidade do Porto. Remete para ttº. de Coelhos

Francisco de Lemos Ribeiro era filho de Mathias de Lemos Ribeiro, Sr. da Quintão de Moure e s.m. Ana do Couto, fª. de Manuel Pereira, de Sernade, Tabelião no Concelho de Felgueiras e Juiz dos Órfãos de Unhão e de s.m. Antónia do Couto

Mathias de Lemos Ribeiro era filho de Jorge de Lemos Ribeiro e s. 2ª. mulher, Maria Teixeira, filha de Francisco Vieira, de Guimarães e s. m. Suzana Teixeira, Senhores da quinta da Torre em Refontoura.

Aquele Francisco Vieira, era fº. de Diogo Vieira, grande homem de cavª. que se dizia ser fº. B de .............Vieira, Abade de Castelões em Vieira, natural de Gagos, e de Isabel Novais, da mesma terra. Diogo Vieira, c. na Casa de Prazins, junto a Guimarães c. ............., fª. de Francisco ............Fernandes, de Guimarães, de quem nasceu o dito Francisco Vieira.

Susana Teixeira, acima era fª. de Vasco ribeiro e s.m. Isabel Farta Pires, Senhores da Quintão de Berguto em S. Vicente de Sousa, neta pat. de Diogo Teixeira de Macedo, de Vila Real, e s. m. Branca Paes. (...)

Jorge de Lemos Ribeiro, era fº. de Pedro de Lemos Fereira ou de Andrade, Sr. da Quinta de Moure e de s.m. Francisca Ribeiro (fº. esta de Diogo Vaz, Sr. da Quinta de Olieiros em S. Veríssimo de Lagares, Felgueiras, e de s. m. Margarida Ribeiro, no ttº. de Ribeiros §50 N3)

Pedro de Lemos Ferreira, ou de Andrade, era fº. de Jorge de Lemos de Andrade, e de s.m. Helena Ferreira, fª. de Martim Lopes, Rico Homem e de s.m. ????, sendo esta cunhada de Gonçalo Pires Coelho, que eram dos Ferreiras de Lamego.

Jorge de Lemos de Andrade, dizem que era fº. de Pedro Fernandes de Castro e de Aldonça de Riba de Neiva, que veio da Galiza da Casa de seu pai fugido por matar o Conde de Benavente, seu tio e se recolheu na casa de Gonçalo Pires Coelho, Sr. da Casa de Sergude. Casou c. Helena Ferreira, acima referida.

3. Sobre Jerónimo da Silva, nada mais se diz nestes ttº.s de Coelhos e de Lemos, a não ser que era proprietário do ofício de escrivão no concelho de Felgueiras.

4. No ttº. de Coelhos consta toda a ascendência de Luísa de lima, que c.c. João da Silva e Mello, filho de jerónimo da Silva e Maria do Couto

Espero que estes elementos lhe sejam úteis.

Melhores cumprimentos

José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda: Consulta ao Felgueira Gayo

#107581 | luizsillos | 18 dez 2005 00:29 | Em resposta a: #107578

Caro José Paulo:

Muito obrigado por sua ajuda! Os elementos fornecidos pelo confrade, foram de grande utilidade! A ascendência de Luísa de Lima eu já possuo. Ela era neta paterna da Joana de Sousa, a casada 2.ª vez com António Teixeira - só, que do 1.º matrimônio dela. Curiosamente, eu descendo do 1.º matrimônio do António Teixeira.

Grato.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda: Consulta ao Felgueira Gayo

#122841 | Lourval | 15 jul 2006 18:00 | Em resposta a: #107578

Caros confrades e em especial José Paulo Bandeira de Figueiredo,
Tenho uma antepassada, Ana Luís (de Recovelo) que foi a sogra de Domingos Dias da Mota Leitão, segundo Dr. Manuel Artur Norton, o Sr. da Casa de Recovelo em 1662. A filha de Ana Luís era Maria Antunes Rebelo. Um também descendente de Domingos Dias da Mota Leitão tinha os nomes dos avós e bisavós desta Maria Antunes Rebelo e entre eles figurava o nome de Marcos de Faria. Infelizmente o colega perdeu este arquivo.
Os atuais donos da Casa de Recovelo são descendentes de um Marcos de Faria que curiosamente tem uma avó Margarida Luís. No Genea está assinalado apenas três filhos de Marcos de Faria sendo que dois deles tem o apelido Rebelo.
Tenho grande desconfiança que a minha Maria Antunes Rebelo está ligada a este Marcos de Faria aqui no Genea (nascido cerca de 1575). Maria Antunes Rebelo nasceu em Águas Santas, Póvoa de Lanhoso em 1613. Era filha de Ana Luís com o Padre Pedro Martins.
Talvez o livro de Felgueira Gayo possa me ajudar a esclarecer tal vínculo. Será que entre os filhos de Marcos de Faria não há uma Ana Luís? Marcos de Faria era filho de António de Faria e Paula dos Guimarães (vide Genea). Talvez Ana Luís fosse sobrinha de Marcos de Faria. Acho que a pista para o mistério seja o apelido da filha da Ana Luís: Antunes Rebelo.
Agradeço qualquer informação
Cumprimentos
Lourval dos Santos Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 04:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen