Viúva Alvarez Ribeiro, editora do Porto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Pessoas | Cargos | Regiões

Viúva Alvarez Ribeiro, editora do Porto

#107863 | mjborges | 23 dez 2005 12:46

Caros Confrades

Esta mensagem destina-se, especialmente, ao confrade M. Magalhães ("Magalp") pois eu descobri recentemente, ao passear pelos tópicos, que ele era trineto desta senhora, e talvez me possa ajudar. Mas, está, obviamente dirigida a todos que me possam responder.
Estou a concluir uma dissertação de mestrado em musicologia histórica sobre "A produção musical de índole política do período liberal (1820 a 1851)" e possuo, com efeito, cópia de vários panfletos que recolhi maioritariamente na Biblioteca Nacional de Lisboa, com letras de hinos editados pela oficina da referida senhora. Um deles, é particularmente interessante, pois é o único texto publicado em 1821 do Hino Constitucional de D. Pedro, quando, na sua maioria são todos de 1822:
«Hymno Patriótico, cuja letra e música he da composição do Serenissimo Principe Real o Senhor D. Pedro de Alcântara, Porto: Na Offic.de Viuva Alvarez Ribeiro & Filhos, Anno 1821».

Acontece que encontrei um facsimile deste hino há uns anos numa Agenda comemorativa de um Banco (não me lembro agora qual), mas não disponho da sua cota , pois nunca consegui encontrar o original, nem na Biblioteca Nacional, nem sequer na Biblioteca Pública Municipal do Porto.É certo que apenas estive um dia na referida biblioteca portuense, e que ela não está muito acessível na procura de documentos, mas não me foi possível, ainda, localizar o referido documento. Será que o confrade M.Magalhães, ou alguém, conhece este panfleto e sabe onde se encontra ?
Também fiquei curiosa em relação à militância desta senhora, pois li no outro tópico acerca dos "Liberais pronunciados no tempo de D. Miguel" que ela foi muito activista no seu tempo. Gostaria de saber algo acerca disso, assim como algumas informações biográficas, se possível, pois incluo álguns parágrafos sobre os editores mais representativos (acrescido do facto de ser uma senhora)e não encontrei, até agora, nada sobre ela.
Obrigada
Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Viúva Alvarez Ribeiro, editora do Porto

#107879 | aeiou2 | 23 dez 2005 15:46 | Em resposta a: #107863

Cara Maria José Borges,

O muito entendido, da família Álvares Ribeiro pelo seu casamento com uma Vale Pereira Cabral, é o Engº António Carlos Sequeira Cabral, (que não usa o PC), e isto não serve de desprimor ao meu primo Manel, também muito entendido.

No livro de;

Cabral, EngºA.C. de Sequeira, Resenha genealógica e biográfica de uma Família portuense, "Vales Pereiras Cabrais", da Rua das Flores, Porto, 1981, Edição do autor,

não vem nada sobre este assunto, mas vou telefonar para ele a saber mais promenores (está a dormir a sesta, só mais logo ).
Lembrei-me que ele me informou de que dera muitos elementos para :

Ferreira, Damião Vellozo, Vasconcelos e Sousa, D.Gonçalo, Os Fundadores do Clube Portuense, e consultada esta obra, encontrei:

Vol.III, pág.313 ;

Joaquim Torquato Álvares Ribeiro, o que entra no clã Vale Pereira Cabral,( por casamento ) era filho de António Álvares Ribeiro, Impressor, (2) proprietário de uma prestigiada casa impressora do Porto, e de sua mulher D.Maria Máxima Delfina da Silva ( também D.Maria da Silva Encarnação,na árvore de costados a p.312 da referida obra )...

A nota (2) de rodapé diz:

Vd.Meireles,Maria Adelaide-Os livreiros no Porto no século XVIII;Produção e comércio,Porto.Associação Portuguesa de Livreiros Alfarrabistas,(1995),p.23.
Após a sua morte, a oficina passou a designar-se por Viúva Álvares Ribeiro & Filhos.O testamento de António Álvres Ribeiro estabelece que sua mulher passaria a ser administradora dos negócios por sua morte. na menoridade dos filhos.

Não sei se ajudei, mas talvez a dita Senhora tenha deixado testamento, estes existem no A.H.Municipal, em índice informatizado, de fácil localização, e envio, mesmo sendo o pedido feito por e-mail.

Tenho algures umas fotocópias sobre a família da referida Senhora, que prometo depois das Festas ou num intervalo de "lides culinárias"da época, ou de Avó, como este, dar-lhe conhecimento.

Muito Boas Festas e muitos presentes do Menino Jesus, que contratou o Pai Natal, para os distribuir

Beijinhos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Viúva Alvarez Ribeiro, editora do Porto

#107906 | mjborges | 23 dez 2005 22:53 | Em resposta a: #107879

Cara Maria

Muitissimo obrigada pelas suas informações que já são de muita utilidade, pois permitem-me identificar, de facto, o nome da referida senhora.
Um Bom Natal e muitos sucessos culinários nesta quadra festiva. Eu, por mim, também me vou embrenhar um pouco nessas "lides". Genealogistas e estudiosas, embora, não deixamos nunca de ser donas-de-casa, não é?...
Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Viúva Alvarez Ribeiro, editora do Porto

#107939 | Marco | 24 dez 2005 13:29 | Em resposta a: #107906

Cara Maria José Borges,

Pode também tentar a Biblioteca Músical aqui no Porto. na Rua Candido dos Reis, a mesma do Clube Portuense, com o telefone: 22 200 14 35
Mas o meu caro primo Manuel Maria Magalhães, agora dedicadíssimo ás plantas do seu jardim, sob a direcção do amigo Allen, claro, deve ter mais notícias sobre este assunto.
Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Viúva Alvarez Ribeiro, editora do Porto

#107949 | jpbabc | 24 dez 2005 19:16 | Em resposta a: #107863

Cara Maria José Borges,


Acabo de contactar o Prof. Doutor Manuel Cadafaz de Matos (Director do Centro de Estudos de História do Livro e da Edição ) que, informado sobre a vossa necessidade em obter informações biográficas de Maria Máxima Delfina da Silva (viúva Álvares Ribeiro) antes de concluir a dissertação de mestrado em musicologia histórica, manifestou o maior prazer em a ajudar, sugerindo que lhe ligue na próxima 3ª feira (27.12) entre as 17:30 e as 19:30 pelos telefones 213.857.500 e 93.458.91.43.

Desejo as maiores felicidades na conclusão da vossa tese e aproveito para desejar igualmente um Santo Natal e um excelente 2006.

Os meus melhores cumprimentos,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Viúva Alvarez Ribeiro, editora do Porto

#108033 | mjborges | 26 dez 2005 20:23 | Em resposta a: #107949

Caro confrade José Pedro de Castro
Muitissimo obrigada pelas suas diligências. Conheço de vista e de nome o Prof. Doutor Manuel Cadafaz de Matos, mas ainda não tive o prazer de falar pessoalmente com ele. Irei, sem falta, contactá-lo no dia indicado.
Muito obrigada por tudo a todos os confrades que gentilmente me deram já tantas informações.
Cumprimentos e um Bom Ano para todos

Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Viúva Alvarez Ribeiro, editora do Porto

#108035 | João Borges | 26 dez 2005 20:51 | Em resposta a: #108033

Cara Maria José Borges

Um meu colega, designer, Prof. Doutor Antero Ferreira, fez uma tese de doutoramento sobre a obra editorial e biográfica do impressor Alvarez Ribeiro. Penso que será a pessoa mais indicada para lhe fornecer dados sobre a matéria impressa nessa gráfica portuense.
O seu contacto é: 226 166 395

cumprimentos
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Viúva Alvarez Ribeiro, editora do Porto

#108051 | aeiou2 | 27 dez 2005 08:13 | Em resposta a: #107906

Cara Maria José Borges,

Depois do "Descanço do Guerreiro", seria melhor da cozinheira, devido à feitura,

do plum pudding, do recheia o perú, constipa o perú, e de outrs iguarias que são

tradição no meu ramo, ainda por cima quase que tenho uma costela de sua

nacionalidade, consegui falar com o meu primo António C.Sequeira Cabral, o

Toio, que está a passar uma fase má de saúde, mas que me falou de um dos

descendentes da Maria Máxima da Silva, que antes se chamava Maria da

Encarnação , filha de Tomé da Silva Porto e ? , e

que foi ele que deu estes dados, não se lembrava é recente, para a obra citada "Os Fundadores do Clube

Portuense", mas há um expert nos Álvares Ribeiro , o Professor Doutor Agostinho

Álvares Ribeiro , já jubildo da sua Cátedra na Fac.de Eng.ª do Porto e ainda muito

lúcido, e que se tem dedicado após o jubilato a esta causa .

Não sei se o Toio se vai lembrar de falar com o primo, mas julgo ser pessoa de

agradável trato e decerto a poderá ajudar.Não o conheço nem tenho o contacto

mas decerto conseguirá pelo 118.

Ainda não encontrei as tais folhas sobre a Máxima mas ainda não desisti bem como de procurar no Felgueira Gayo. Sei que foi alguém frequentador deste Fórum que me enviou não sei se o Manel Maria , mas não me recordo.Este não é o meu ramo pois eu sou Vale, mas da varonia. e sabe foi o Toio que me inculcou o bichinho da Genealogia há muitos anos.
Na altura das Guerras Liberais havia na família Vale Pereira Cabral e afins Liberais e Miguelistas, todos negociantes de grosso trato e que acolhiam e ajudavam e se escondiam nas quintas de facções diferentes.

Talvez vá estar sem acesso ao computador por uns dias, mas irei sempre acompanhando este tópico.

Cumprimentos e Boas Saídas e Melhores Entradas no ano 2006

Maria Julia Oom do Vale Henriques Oliveira Martins

PS
Junto a árvore de costados, retirada do meu "data"

1.Joaquim Torquato Álvares Ribeiro, o único filho de que tenho notícia, *Porto, Vitória, 26.2.1803, + Caldas de Vizela 2.2.1868 ,Cavº. FCR, CSM, Lente de Matemática na Acad. Politécnica do Porto, teve carta de brasão, armas novas em, 14.4.1866

2.António Álvares Ribeiro,* 1772 ? impressor (tipógrafo ), proprietário de uma das melhores tipografias do Porto cc 1802 ? ( procurara o referido testamento, no Arquivo Histórico Municipal da cidade do Porto)
3.Maria da Silva da Encarnação depois Maria Máxima Delfina da Silva, 1775 ? *Gaia, Oliveira do Douro, * ? ( procurar o testamento no AHM )

4.António Álvres Ribeiro Guimarães, solicitador
5.Luísa Albina de Santa Rosa
6.Tomé da Silva Porto
7. Rosa Maria de Jesus e Silva

8.António Alves
9.Joana Ribeiro, * Caldas de Vizela
10.Luís Gomes
11.Antónia Maria dos Santos
12.Amaro da Silva
13.Águeda Chamorra
14.Amaro da Silva , * Gaia, Vilar do Praiso
15.Águeda Chamorra


Há uma discrepância nestes costados e nos que estão no Vol.III p. 312, pois eu tenho 14. e 15. como pais, da Mãe de dita Máxima e não pais, do Tomé da Silva Porto. Logo se verá.
Bjs
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Viúva Alvarez Ribeiro, editora do Porto

#108750 | mjborges | 04 jan 2006 13:07 | Em resposta a: #108035

Caro confrade João Borges

Desculpe só agora lhe responder, mas andei bastante atarefada durante a quadra natalícia. Todavia já contactei o prof. Doutor Manuel Cadafaz de Matos, Director do Centro de Estudos de História do Livro e da Edição, que me irá receber brevemente e que também me referiu a citada Tese sobre Alvarez Ribeiro, que lá existe no Centro.
Agradeço-lhe muito as suas indicações, como aliás a todos os confrades que já me deram sugestões.
Já agora, pergunto: donde são os seus Borges? os meus são das Beiras, nomeadamente de Lourosa (Oliveira do Hospital). Será que ainda somos parentes?
Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Viúva Alvarez Ribeiro, editora do Porto

#108754 | João Borges | 04 jan 2006 13:42 | Em resposta a: #108750

cara Maria José Borges

Dê cumprimentos meus ao Prof. Cadafaz de Matos, que é uma pessoa , para além de amável, cultíssima e conhecedor como poucos da história do livro.

O meu ramo Borges vem de Rui Borges, senhor de Alva (que encontra nesta base de dados), cuja descendência habitou em Lousada e em Santa Marta de Penaguião, nos séc XV. As gerações seguintes viveram na zona de Mesão Frio e Marco de canaveses e no séc. XVI um dos ramos fixou o apelido que ainda hoje quase toda a minha família usa: "Borges de Araújo", fruto da união do tabelião e escrivão Bartolomeu de Araújo e D. Ana Moniz de Vasconcelos. No séc. XVIII os Borges de Araújo passaram a usar "Monteiro Borges de Araújo", apelido que usaram todos os que descenderam da Casa da Torre de Fonte Arcada (em Várzea de Ovelha- M. Canaveses) e que ainda é usado pelos mais velhos da família sendo, como referi, que as gerações mais novas apenas usam o Borges de Araújo e nalguns casos (como o meu) apenas o Borges (o meu bisavô foi o último da minha linha a usar o Monteiro Borges de Araújo, o meu avô foi Monteiro Borges!!).

Tenho um primo, Nuno Borges de Araújo, que investiga este costado e caso queira saber com pormenorização alguma época específica, posso fazer o contacto.


Ao seu dispor, aproveito para lhe desejar bom desempenho na sua tese de Mestrado (curiosamente também estou a últimar a minha!)


cumprimentos
João Manuel Amorim de Carvalho Borges

Resposta

Link directo:

RE: Viúva Alvarez Ribeiro, editora do Porto

#124299 | NBA | 04 ago 2006 14:12 | Em resposta a: #108754

Cara Maria José Borges


Tenho entre os meus papéis uma partitura para piano bastante curiosa, que embora seja bastante posterior ao período abrangido pela sua tese também é do período liberal. Envio-lhe a informação a título de curiosidade:
"Oito de Setembro: marcha grave para piano dedicada ao Ill.mo e Ex.mo Sr. Antonio Maria de Fontes Pereira de Mello em memoria do seu anniversario natalicio por Antonio Pusich de Mello". Foi impresso em Lisboa, na Litografia Lopes, em 1878. Tem a curiosidade de ter o retrato fotográfico de Fontes Pereira de Melo colado na fl. de rosto. Este exemplar tem ainda uma dedicatória do autor ao então Governador Civil do distrito de Lisboa.


Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Viúva Alvarez Ribeiro, editora do Porto

#124310 | mjborges | 04 ago 2006 17:10 | Em resposta a: #124299

Caro Nuno Borges de Araújo

Obrigada pela sua informação, que ainda não conhecia.Embora seja um pouco posterior ao período que actualmente estudo, também me interessa, pois tenho o projecto de coligir, um dia, a produção musical de motivação histórica ao longo da História de Portugal, por isso também este exemplo me interessa.
Neste momento estou de férias e só por mero acaso é que vi esta mensagem, pois não disponho de net em férias, só acedendo num espaço público, como é o caso.Quando regressar gostaria de lhe pedir, então, uma cópia dessa partitura, por favor.
Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 01:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen