RE: Conde de Leiria

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

Conde de Leiria

#107864 | JTAQUINO | 23 dez 2005 13:35

Boa tarde,

Será que alguém tem alguma pista sobre a existência de um Conde de Leiria em finais sec xviii / inicio sec XIX ?

Obrigado,
João Tomás de Aquino

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Leiria

#107877 | nmadureira | 23 dez 2005 15:22 | Em resposta a: #107864

Caro João,

Consulte, por favor, o seguinte tópico: http://genealogia.netopia.pt/titulos/tit_show.php?id=683

Cumprimentos,
Nuno Madureira

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Leiria

#107880 | JTAQUINO | 23 dez 2005 15:58 | Em resposta a: #107877

Caro Nuno Madureira,

Agradeço a dica, mas o registo que procuro é anterior.

Cumprimentos,
João Tomás de Aquino

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Leiria

#107992 | Sancho | 26 dez 2005 01:41 | Em resposta a: #107880

Boa Noite,

Será que procura pelo 1º Visconde de Leiria ?

Se sim, http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=54976

Bom Natal!

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Leiria

#108008 | jhuet | 26 dez 2005 11:21 | Em resposta a: #107880

Caro João Tomás de Aquino
Estou ligado à familia dos Viscondes e Condes de Leiria por casamento, diga-me exactamente o que pretende saber sobre o o General Visconde de Leiria e talvez lhe possa ser útil.
Melhores cumprimentos,
José Huet

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Leiria

#108061 | JTAQUINO | 27 dez 2005 10:44 | Em resposta a: #108008

Caro José Huet,

Desde já agradeço a disponibilidade demonstrada. O que pretendo é averiguar se são verdade as ‘histórias’ que passaram de pais para filhos onde se fazia referência a um ‘Conde de Leiria’.
Pelo que consegui apurar a minha 3ª Avó paterna de nome
Maria Guilhermina (Suart ou Stuart ?) de Aquino
Nasc. 1826/27 em Leiria (criada em Tomar até aos 4 anos por uma senhora amiga da familia ) fal. 11-11-1900 em Lisboa.
Maria Guilhermina era filha de Guilherme Suart ou Stuart? (comerciante de relevo na praça de Lisboa) e da primeira filha do ‘Conde de Leiria’ que morrrera após o parto(não sei o seu nome).

Pela data de nascimento de Maria Guilhermina e falecimento de sua Mãe(filha do ‘Conde’), esta segunda terá nascido provávelmente nos primeiros anos do sec. XIX.

Qualquer referência ou esclarecimento é bem vindo.

Muito Obrigado,
João Tomás de Aquino

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Leiria

#108777 | jhuet | 04 jan 2006 19:40 | Em resposta a: #108061

Caro João Tomás de Aquino,

As minhas desculpas pela demora na resposta, mas nesta altura do ano é sempre complicado ter tempo para o fazer com a prontidão desejada.

Não creio que o Conde de Leiria que refere, seja o trisavô da minha mulher pelas razões que passo a expor:

O 1.º Conde de Leiria (António Augusto Pereira de Vasconcelos de Sousa e Menezes), nasceu em 1827, e casou em 1844 com a 2.ª Baronesa de Leiria (D. Maria Benedita de Vasconcelos e Lemos), de quem teve 7 filhos nascidos entre 1845 e 1855.

D. Maria Benedita era filha única do General José de Vasconcelos Bandeira de Lemos, 1.º Barão e 1.º Visconde de Leiria, e de Doña Manuela de Farias, de Montevideu (Uruguai).
N
ão creio, nunca ouvimos falar de tal, que houvesse uma outra filha do Visconde, nem creio ser muito fácil, atendendo às datas que refere, pois só esteve em Leiria em 1832, na altura das guerras civis, onde acabou por ser governador do Castelo.

Não haveria na altura algum titular com casa em Leiria, e daí tenha nascido a confusão ? Por vezes a transmissão oral dos factos altera as coisas, julgo que poderá ser uma hipótese a considerar.

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Leiria

#108786 | ramos | 04 jan 2006 21:42 | Em resposta a: #108061

Caro João
Encontrei um assento de nascimento, que presumo ser o seu avô João. Não sei já verificou, abri novo tópico com Torre Tombo Ajuda
Cumprimentos
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 01:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen