Origens italianas - Viceto/Vizetto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Origens italianas - Viceto/Vizetto

#108121 | cmnfchagas | 27 dez 2005 20:59

Boa noite a todos,

Encontrando-me a pesquisar os meus antepassados, cheguei a uns "avós" de origem italiana. Estes passaram a Portugal, em particular a Tavira, em meados do séc. XVIII.
O que vos solicito é, como chegar aos assentos de baptismo desses antepassados.
As informações que possuo são as seguintes:
- Gerónimo (ou Jerónimo) Viceto, natural de Saboia (Sabona ?, Savoia ?), república de Génova, filho de Angelo Viceto e Julianna Galeta (Galeto ?). Sei que Gerónimo Viceto casou com Thereza de Jesus, em 1763, em Tavira, e que o seu apelido foi alterado para Vizetto, através dos seus descendentes.

Cumprimentos
Carlos Chagas

Resposta

Link directo:

RE: Origens italianas - Viceto/Vizetto

#205271 | Kodiak | 13 ago 2008 11:50 | Em resposta a: #108121

Caro Carlos Chagas,
Naturalmente, procuramos todos o mesmo. Eu ando com a mania de juntar todos os dados que possam contribuir para este meu novo entretenimento cujo resultado poderá servir a todos os familiares. O que tenho dou. O que não tenho espero receber com gratidão.
Depois de tanto tempo à espera de um contacto, não sei se ainda está interessado neste seu tópico, já perdeu as esperanças ou já veio a saber o que queria por outros meios. De qualquer forma, meto-me no assunto e fico à espera da sua reaparição.
Aproveitando o seu tópico e o seu apelido, convido-o a visitar os Tópicos:
Nomes - Dom Marcelino António Maria Franco (Bispo do Algarve) para o qual tenho dado alguma contribuição (por recolha de dados familiares). Aí encontrará uma parte dos Chagas e Chagas Franco de Tavira com ligação aos Vizetto a partir do 2º matrimónio meu bisavô materno António das Chagas (J.ºr) com D. Adelaide Francisca Ângela Narchial (também de origem italiana). Deste casamento nasceram Ana Maria (de quem nada sei) e Raúl Narchial Franco.
Este casou com D. Maria do Carmo Vizetto Guerreiro (*21/12/1893; + 1079)
Esta parte poderá ser vista no Tópico: Família Franco d'Almeida Coelho.
Estou acrescentando mais dados para completar esta linha. É uma questão de paciência e esperança en receber contributos altruistas.
Mas tenho mais uma dica a dar-lhe:
D. Maria do Carmo Vizetto Guerreiro era sobrinha de D. Laura Amélia da Cruz Vizetto, casada com Artur Octávio do Rego Chagas. será que o meu confrade pertence a este ramo por parte dos filhos detes: Maria do Carmo Vizetto Chagas ou Maria Firmina Vizetto Chagas?
É o que lhe posso oferecer ainda que, provavelmente, já tenha estes dados.
Franco Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Origens italianas - Viceto/Vizetto

#205320 | Kodiak | 13 ago 2008 23:27 | Em resposta a: #205271

Raúl Narchial Franco casou com D. Maria do Carmo Vizetto Guerreiro
Por erro de digitação escrevi ( + 1079),Peço deculpa. Deverá ler-se (+1979).
Obrigado
Franco Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Origens italianas - Viceto/Vizetto

#205366 | cmnfchagas | 14 ago 2008 20:52 | Em resposta a: #205320

Caro Franco Coelho,
Realmente o tempo passa muito depressa (2005!). Entretanto, continuei a pesquisa a fundo e já disponho de bastante informação. Creio que poderíamos trocar mails, pois se é bisneto de António das Chagas, então somos primos! Peça, por favor, o meu e-mail aos Administradores do Geneall para continuarmos a nossa conversa.
Um abraço,
Carlos Chagas

Resposta

Link directo:

RE: Origens italianas - Viceto/Vizetto

#325156 | lgameiro | 11 mar 2013 10:49 | Em resposta a: #205271

Caro confrade Franco Coelho,
se é verdade que o tempo passa, como diz, então esta mensagem talvez bata recordes (2008-2013).
Todavia, tropecei agora na sua mensagem e não posso deixar de fazer notar dois ou três pontos, correndo naturalmente o risco de serem conclusões já tiradas.
1 - Atenção a António das Chagas Júnior, que nada tem a ver com Artur Octávio do Rego Chagas, de que sou descendente tal como o confrade e primo (um abraço) Carlos Chagas. O primeiro, da familia Chagas Franco, proprietários agrícolas, de moinhos de maré, com casa própria junto à Igreja do Livramento em Tavira, etc. O segundo, de uma família de militares e um de - até agora - 10 irmãos!
2 - É verdade que as famílias se aproximam pelo casamento Narchial Franco (Gibraltar) e Vizetto Guerreiro, ramo este que surge do Casamento Eliza Augusta da Cruz Vizetto-João Possidónio Guerreiro, irmã e cunhado de Laura Amélia da Cruz Vizetto cc. Artur Octávio do Rego Chagas. Os Chagas porém, sublinho, nada têm que ver.
3 - Quanto aos Vizetto, e para também dar e receber com gratidão, como diz, sugiro que veja a genealogia que elaborei, incompleta com novas descobertas, mas ainda assim com o essencial, à sua disposição em

http://pagfam.geneall.net/0235/

Cumprimentos
Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: Origens italianas - Viceto/Vizetto

#325169 | jmsmendes1 | 11 mar 2013 15:43 | Em resposta a: #108121

Ex.mo Sr. Carlos Chagas

Provavelmente não será novidade para si, mas existe uma família de apelido Vicetto aqui na ilha Terceira.
Segundo as "Genealogias da Ilha Terceira" de António Mendes e Jorge Forjaz, tal família é de origem Galega dado que o avô de Tomaz Martinho Touret Vicetto (que nasceu no Porto e veio estabelecer-se em Angra do Heroísmo) nasceu em Vigo.
Existem, no presente, vários membros desta Família a viverem aqui em Angra.
Cumprimentos
João Mendes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 15:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen