Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#108143 | Filipe Reis | 28 dez 2005 01:03

Caros Confrades

António Marques Homem n. em Nov. de 1706 em Molelos, f. de António Marques Homem do Cazal de Maçãs, S. Tiago de Besteiros e de Maria Esperança Fernandes. Casaram a 20 de nov. 1701 em S. Pedro. ele filho de Francisco Pires e Maria Marques (c. a 8 de Out 1668 em Santiago de Besteiros). ela Filha de Manoel Fernandes e Esperança Fernandes do lugar de Marrocos(c. em Agosto de 1671 em Molelos).
António Marques Homem casou em 1746, em S. Pedro de Molelos, com Maria de Figueiredo, n. em Abril de 1722 em Cazal Novo, Molelos, fª. ilegítima de António Ferreira de Tondela e de Maria de Figueiredo de Molelos, solteira, f ª. de Gaspar de Figueiredo e Maria Esteves.

Quem tiver algo a acrescentar a estas informações, agradeço desde já.

Um abraço
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

Maria de Figueiredo, Molelos, Tondela

#109582 | Filipe Reis | 14 jan 2006 21:13 | Em resposta a: #108143

Caros Confrades

Segundo o confrade Luís Soveral Varela, que cumprimento, « O padre Gaspar de Figueiredo viveu em Molelos, e pelos paroquiais sabe-se que ele viveu na quinta de Gaspar de Figueiredo onde nasceu o seu neto Alexandre de Figueiredo a 16.3.1683. Este Alexandre era filho de outro Gaspar de Figueiredo e de Maria Esteves.
O mesmo padre Gaspar de Figueiredo foi abade de S. Miguel de Outeiro e bacharel em cânones.
Gaspar de Figueiredo, filho do padre, casou em S. Miguel de Outeiro, a 13.4.1682, com Maria Helena fª de João Esteves e de Simoa Roiz. Ora esta Maria Helena fª de João Esteves era precisamente a Maria Esteves, que sendo casada com Gaspar de Figueiredo foram os Pais de Alexandre. É dito no referido assento de casamento que o padre Gaspar de Figueiredo teve o seu fº Gaspar de Isabel Simões fal. à data em Molelos.
Temos assim que o padre Gaspar de Figueiredo da quinta de Gaspar de Figueiredo, nasceu lá para 1610 já que foi bacharel em cânones a 17.3.1638 em Coimbra, sendo filho de Manuel de Figueiredo, de Mesão Frio (Guimarães). (…)»

Verificamos assim, que:
Gaspar de Figueiredo e Maria Helena Esteves foram pais de:
1-Alexandre de Figueiredo, n. a 16.3.1683
2-António de Figueiredo (?)
3-Maria de Figueiredo, (minha avó)
4-Caetano de Figueiredo, bapt. a 15 de Agosto de 1692. Nessa época os pais viviam no Cazal. Foram padrinhos: Francisco Costa (Seara?) e madrinha Maria, solteira, fª. de Manuel Fernandes Figueira, todos de Molelos. Fonte: ADViseu, Lv. Bapt, Molelos, Mç11,nº5,Fl. 85.
Maria de Figueiredo foi mãe solteira de Maria de Figueiredo (pai António Ferreira, de Tondela), nascida no Cazal Novo e baptizada em Molelos, em 22 de Abril de 1722, padrinhos: João Rodrigues e Ana Joaquina de Figueiredo, mulher de António de Figueiredo (possivelmente, tio materno), todos de Molelos.

Maria de Figueiredo casou em 1746, em S. Pedro de Molelos, com António Marques Homem, bapt. em 18.11.1708, do Casal de maçãs, filho de António Marques e Maria Esperança, que casaram em S. Pedro de Molelos em 20 de Novembro de 1701. Julgo que o apelido Homem vem em honra do padrinho e Padre que celebrou o baptismo pe. Manuel Homem, do lugar de Santiago.
Fonte: ADViseu,Molelos, Mç11,nº7


Os melhores cumprimentos

Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Figueiredo, Molelos, Tondela

#111089 | bandeira | 01 fev 2006 17:01 | Em resposta a: #109582

Meus Caros:
Já agora:Domingos de Figueiredo,irmão do pd Licenciado Gaspar de Figueiredo,abade de Molelos,casou com Mª Antónia,daí,e tiveram:
1-Manuel de Figueiredo,*.../6/1646
2-Mª de Figueiredo,*25/12/1649,cc Francisco da Costa,Molelos,28/1/1681
3-Mariana de Figueiredo,cc mesma data c Pedro da Costa, irmão do cunhado.
A Maria de Figueiredo é minha ascendente...
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Figueiredo, Molelos, Tondela

#111097 | Filipe Reis | 01 fev 2006 18:18 | Em resposta a: #111089

Caro Gonçalo Calheiros

Agradeço o seu contributo, assim como mais qualquer notícia suplementar acerca da sua ascendente.
Cumprimentos
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

Major Júlio César Feio de Figueiredo,Tondela

#112345 | Filipe Reis | 18 fev 2006 11:51 | Em resposta a: #111097

Caros confrades

Procuro mais alguma informação acerca do Major de Milícias do Regimento de Tondela que dirigiu a criação, em 1826, do Batalhão dos Voluntários Académicos de Coimbra.

Cumprimentos

Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Figueiredo, Molelos, Tondela

#122843 | Filipe Reis | 15 jul 2006 18:45 | Em resposta a: #111089

Caro Confrade

É interessante verificar que Francisco Costa foi padrinho de Caetano de Figueiredo, filho do Abade Gaspar de Figueiredo. Gostaria de conhecerum pouco mais sobre outros irmão do Abade.

Cumprimentos
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#123982 | manubei | 31 jul 2006 15:15 | Em resposta a: #108143

Boa Tarde,

A minh amulher tem o apelido de homem de figueiredo,sendo o seu Pai Francisco Pires Homem de Figueiredo e a sua mãe Maria de Graça Pires Guerra Homem De Figueiredo.
Gostaria desaber se eventualmente terá algum grau de parentesco com a sua familia.
Poderá enviar uma resposta para o meu e-mail :manuel.beirao@netcabo.pt
Agradecimentos,
Manuel Beirão
Manuel Beirão

Resposta

Link directo:

RE: Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#124055 | Filipe Reis | 01 ago 2006 19:12 | Em resposta a: #123982

Caro Manuel Beirão

Com estes dados torna-se difícil dar-lhe uma resposta.
Há grande probabilidade se local de origem for Molelos, Tondela.
Deve investigar um pouco mais os antepassados do seu sogro.

Cumprimentos,
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

MARIA DE FIGUEIREDO, Molelos

#129345 | Filipe Reis | 24 set 2006 00:40 | Em resposta a: #124055

Caros confrades

Apresento os dados que disponho desta antepassada,

MARIA DE FIGUEIREDO - nascida no Casal Novo, em Abril de 1722

transcrevo o registo de baptismo:

Em 24.04.1722 - Casal Novo, Molelos, MARIA, Fª. de Maria de Figueiredo, solteira, Filha de Gaspar de Figueiredo.
Foram Padrinhos: João Rodrigues e Ana João mulher de António de Figueiredo (provavelmente Tio), todos de Molelos.

ADV, Mç 11,nº6,Fl. 137.

Vejamos agora o registo de casamento de dia 22 (mês não é mencionado por lapso do padre) de 1746, em S. Pedro de Molelos, de ANTÓNIO MARQUES HOMEM e MARIA DE FIGUEIREDO.
Ele do Casal de Maçãs, " filho de António Marques Homem e de Maria Esperança. Neto paterno de Francisco Pires e Maria Marques, do Casal, neto materno de Manuel F(ernandes?) e sua mulher Esperança Fernandes, do casal.
Ela, Maria Figueiredo, “ filha de António Ferreira, de Tondela, e de Maria de Figueiredo, Solteira, do lugar do Casal, neta paterna de Manoel Ferreira e de sua mulher (Ma)ria Rodrigues, de Tondela. (Nesse registo em muito mau estado e com faltas de papel pode ler-se que Maria é) neta materna de G (espaço de papel em falta que presumo ser Gaspar) de Figueiredo e de sua mulher Maria Esteves, de Molelos. testemunhas António Marques de Paula (Coimbra) e sua mulher Eufémia Ribeira."
Fonte: ADViseu,Molelos, Mç11,nº7


ANTÓNIO MARQUES HOMEM, foi baptizado em 18.11.1708, filho de António Marques e Maria Esperança, do Casal de Maçãs, que casaram em S. Pedro de Molelos em 20 de Novembro de 1701. O padrinho que também celebrou o baptismo foi o pe. Manuel Homem, do lugar de Santiago de Besteiros.

Cumprimentos,
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: MARIA DE FIGUEIREDO, Molelos

#129347 | almiro63 | 24 set 2006 01:05 | Em resposta a: #129345

Caros confrades


Maria Rodrigues do Vale, nasceu em Tondela em 1653 onde casou em 1687 com Manuel Ferreira, de São Miguel do Outeiro e foram pais, pelo menos de:

1. António Ferreira (este pai de Maria de Figueiredo, mulher de António Marques Homem)

2. Manuel Ferreira, com geração

3. Maria Rodrigues do Vale


Nota: A primeira Maria Rodrigues do Vale era irmã entre outros de Lourença Rodrigues do Vale, casada com António da Horta, que são meus 8º avós e progenitores dos Horta e Vale.

Cordialmente

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: MARIA DE FIGUEIREDO, Molelos

#129395 | JBrito | 25 set 2006 00:06 | Em resposta a: #129347

Caro J. Almiro

Lourença Rorigues do Vale, c.c. António de Horta (dos quais também eu descendo), foi filha de António Fernandes [do Vale], o Herdeiro, e de s.m. Maria Simões [de Loureiro]. Assim, presumo que Maria Rodrigues do Vale, sendo irmã daquela, será filha dos mesmos.
O que é curioso é que descendo também de uma outra filha de António Fernandes, o Herdeiro, de nome Maria Simões, a qual c., em Tondela, a 22.01.1678, c. Manuel João. Dar-se-ia o caso de duas irmãs terem o mesmo nome, Maria, apenas variando os apelidos, usando uma Simões (como a mãe) e a outra Rodrigues do Vale?
Por curiosidade, refiro que sou descendente, ainda, de uma terceira filha de António Fernandes, o Herdeiro: Luzia Fernandes, a qual c. em Tondela, a 21.11.1685, c. António Dias.

Cumprimentos
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

O PADRE ANTÓNIO FERREIRA , Tondela

#129426 | Filipe Reis | 25 set 2006 14:20 | Em resposta a: #129395

Caros confrades J. Almiro e Jorge de Brito

Agradeço muito os vossos contributos. Aproveito para dar alguns dados sobre um dos filhos da nossa antepassada MARIA RODRIGUES DO VALE.

ANTÓNIO FERREIRA. Não localizei o seu baptismo. Mas os pais casaram em Janeiro de 1687, em Tondela. Poderá ter nascido nesse mesmo ano ou no ano seguinte, já que uma irmã nasceu em 1689.

A única referência que disponho, sobre o facto de ser Padre, foi-me dada pela busca do Confrade Luis GMG. A nossa Antepassada comum, MARIA DA ESPERANÇA, casada com JOSÉ MARQUES DE COIMBRA, em 13 de Junho de 1779, nasceu em Molelos, onde foi baptizada no dia 4 de Janeiro de 1756. Nesse Registo consta que é neta materna do Padre António Ferreira.

Os pais, de ANTÓNIO FERREIRA, casaram a 7 de Janeiro de 1687, em Tondela.

transcrevo o registo de casamento (ADV, Tondela, Mç 23,nº3, fl 343 vº.)

“Aos 7 de Janeiro de 1687 (…) recebi a MANOEL FERREIRA, Fº de Manoel Ferreira e sua mulher Maria Pereira, moradores em S. Miguel do Outeiro, com MARIA RODRIGUES, do Vale, Fª. de António Fernandes e de Maria Simões, sua mulher.
Testemunhas que presentes estavam, Martim de Távora, morgado de Molelos, Bernardo Pereira e Manoel Soares Mendes, todos desta vila (…), O Pd. Manoel Figueiredo Soares”

Filhos do casal MANOEL FERREIRA e MARIA RODRIGUES de que tenho notícia:

- MARIA, bapt. a 19.05.1689, em Tondela. Padrinhos: o Padre André Rodrigues e Ana Rodrigues, seus tios (maternos). (faleceu bebé)
- JOSÉ, bapt. a 13.05.1691, em Tondela. Padrinhos: o Padre António Fernandes, do Vale, e Maria Ferreira (tia paterna), de S. Miguel do Outeiro.
- MARIA, bapt. a 9.02.1694, em Tondela. Padrinhos: o Padre Sebastião Fernandes, do Vale, seu tio e Maria da Rocha, mulher de Manuel da Cunha, da cidade de Viseu.
- MANUEL, bapt a 15.03.1703

Verificamos que MARIA RODRIGUES DO VALE tinha pelo menos dois irmãos padres: André e Sebastião. Não é difícil supor que viesse a ter, também, um filho padre.

Se for possível conseguir mais dados sobre esta família, agradeço.


Cumprimentos,
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: O PADRE ANTÓNIO FERREIRA , Tondela

#129434 | gmg | 25 set 2006 15:07 | Em resposta a: #129426

Caro Filipe,

Agradecia que me mantesse informado sobre estes nossos antepassados!

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: MARIA DE FIGUEIREDO, Molelos

#129435 | gmg | 25 set 2006 15:08 | Em resposta a: #129347

Caro J. Almiro,

Descendo do António Ferreira, Padre, e Pai de Maria de Figueiredo. Quem são estes Horta e Vale?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: MARIA DE FIGUEIREDO, Molelos

#129436 | gmg | 25 set 2006 15:10 | Em resposta a: #129395

Caro Jorge de Brito,

Descendo da Maria de Figueiredo, filha do Padre António Ferreira. Pelos vistos somos aparentados. Tem mais informações sobre estes nossos antepassados?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Registos, digitalizações

#129449 | gmg | 25 set 2006 17:43 | Em resposta a: #129426

Caro Filipe Reis,

Não se importa de me enviar os registos, digitalizados, para o meu e-mail?

Cumprimentos e obrigado,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Registos, digitalizações

#129452 | gmg | 25 set 2006 17:45 | Em resposta a: #129426

Caro Filipe Reis,

Não se importa de me enviar os registos, digitalizados, para o meu e-mail?

Cumprimentos e obrigado,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: MARIA DE FIGUEIREDO, Molelos

#136799 | gmg | 09 dez 2006 00:58 | Em resposta a: #129347

Caro J. Almiro,

É possível enviar-me dados sobre a ascendência de MARIA RODRIGUES DO VALE, ou também chamada de Maria Rodrigues, do Vale?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: MARIA DE FIGUEIREDO, Molelos

#136800 | gmg | 09 dez 2006 00:59 | Em resposta a: #129395

Caro Jorge de Brito,

É possível enviar-me dados sobre a ascendência de MARIA RODRIGUES DO VALE, ou também chamada de Maria Rodrigues, do Vale, f.ª de António Fernandes e de Maria Simões?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

O PADRE ANTÓNIO FERREIRA e DIGITALIZAÇÕES

#136801 | gmg | 09 dez 2006 01:02 | Em resposta a: #129426

Caro Filipe,

É possível enviar-me dados sobre a ascendência de MARIA RODRIGUES DO VALE, ou também chamada de Maria Rodrigues, do Vale? Conseguiu recuar mais na ascendência do Padre António Ferreira?


E é possível enviar-me as digitalizações desses mesmos registos?

Boas Festas!

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

ONDE ESTÁ O CASAMENTO??

#140151 | gmg | 13 jan 2007 19:13 | Em resposta a: #129426

Caro Filipe,

Tive oportunidade de me deslocar ao ADViseu para tentar encontrar mais alguns dados da nossa Família Coimbra e desta vez, dos FERREIRA.

Não consegui localizar o Reg. Baptismo do P.e ANTÓNIO FERREIRA, f.º de Manuel Ferreira e de Maria Rodrigues.

NÃO, consegui localizar o Reg. de Casamento de MANUEL FERREIRA - MARIA RODRIGUES, em Tondela, para a data e referências indicadas por si! ADV, Tondela, Mç 23,nº3, fl 343 vº.). Onde conseguiu este casamento?

Aproveito para lhe dizer que consegui localizar o Reg. Óbito do Capitão António Marques de Paula Coimbra.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: ONDE ESTÁ O CASAMENTO??

#140241 | Filipe Reis | 14 jan 2007 22:52 | Em resposta a: #140151

Caro Luis

Terei todo o gosto em lhe mandar fotocópia do registo que o AD de Viseu me enviou em Julho de 1998. A busca foi efectuada pelos técnicos do referido Arquivo.
Preciso do seu mail.
Gostaria que me facultasse o registo de óbito do Capitão Coimbra.

Cumprimentos,
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

VALES e LOUREIROS

#145108 | gmg | 22 fev 2007 20:20 | Em resposta a: #129347

Caríssimo J. Almiro,

Consulte o tópico Família Gouveia, Botulho, Tondela e nela poderá encontrar uma resposta intitulada "VALES e LOUREIROS", que visa pesquisar sobre a Ascendência da MARIA RODRIGUES DO VALE, aqui citada, e que segundo o Sr. J. Brito, a Ascendência é VALE e LOUREIRO, embora seja especulativa.

O que me pode adiantar sobre o pai desta Maria Rodigues do Vale? Sobre os Antepassados dela, Maria Simões (do Loureiro) e António Fernandes (do Vale), o Herdeiro?

Herdeiro do quê?

Aguardo uma resposta sua.

Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

VALES e LOUREIROS, aguardo notícias!

#145198 | gmg | 23 fev 2007 15:27 | Em resposta a: #129347

Caro J. Almiro,

Aguardo notícias suas, quanto às informações que tiver e que agradecia que me pudesse facultar.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Familia FIGUEIREDO, Molelos, Tondela

#154002 | Filipe Reis | 27 abr 2007 12:48 | Em resposta a: #129395

Caros Confrades

Continuo à espera de contributos sobre dados familiares desta região de Besteiros.

Cumprimentos,
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Familia FIGUEIREDO, Molelos, Tondela

#154024 | gmg | 27 abr 2007 14:50 | Em resposta a: #154002

Não há mais sonre os primeiros Marques Homem?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Novidades de Besteiros?

#160503 | gmg | 22 jun 2007 15:12 | Em resposta a: #154002

Caro Filipe Reis,

Há alguma novidade sobre os nossos Ramos Marques Homem, Coimbra, Figueiredo e sobre o Padre António Ferreira?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

MARQUES HOMEM, Santiago de Besteiros, Tondela

#161661 | gmg | 03 jul 2007 12:07 | Em resposta a: #154002

Filipe,

Recebeu o meu e-mail com a digitalização da procuração que fizeram o Capitão António Marques de Paula Coimbra e sua mulher, nossos antepassados?

Há novidades sobre os MARQUES HOMEM?

Aguardo notícias.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Novidades?

#209072 | gmg | 23 set 2008 21:47 | Em resposta a: #108143

Caro Filipe,

Há alguma novidade sobre os nossos antepassados em comum?

Fico a aguardar uma resposta da sua parte.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#219019 | gmg | 20 jan 2009 14:56 | Em resposta a: #108143

Caro Filipe,

Há alguma novidade sobre os nossos antepassados em comum?

Fico a aguardar uma resposta da sua parte.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#232936 | maripb | 29 jun 2009 16:58 | Em resposta a: #108143

Procuro informações sobre a família Figueiredo, bem como suas origens.
Se alguém puder me fornecer qualquer informação agradeço!

Meu avô se chamava Manoel Fernandes Figueiredo, seu pai veio de portugal, mas não me recordo o nome de meu bisavó agora.

Bom, meu e-mail para contato é ethypb@gmail.com


Se alguém tiver quaisquer informações que me ajudem a descobrir a origem de minha família bem como meus parentes Brasil/Portugual, agradeço!


Att
Mari

Resposta

Link directo:

RE: Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#232965 | Filipe Reis | 29 jun 2009 22:52 | Em resposta a: #232936

Olá Mari

Há muitas famílias Figueiredo em Portugal. É necessário saber o nome (podia até nem se chamar Figueiredo) e a localidade (aldeia, vila ou cidade) de onde era originário seu bisavô. Tente primeiro saber todos os dados de seu avô.
Cumprimentos,
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#232967 | gmg | 29 jun 2009 23:13 | Em resposta a: #232965

FIGUEIREDOS
§ 1

I- D. MARIA DE FIGUEIREDO, nasceu entre 1690 – 1700 e era f.ª de Gaspar de Figueiredo. Do P.e ANTÓNIO FERREIRA, nat. do Vale, Tondela, f.º de Manuel Ferreira e de D. Maria Rodrigues, teve pelo menos uma filha:
II- D. MARIA DE FIGUEIREDO, que segue:


II- D. MARIA DE FIGUEIREDO, nat. do lugar de Casal Novo, freg.ª de Molelos, n. 24 de Abril de 1722. Casou no dia 22 de um mês que não foi possível apurar, por se encontrar o registo danificado, do ano de 1746 na freg.ª de Molelos com ANTÓNIO MARQUES HOMEM, bapt. 18 de Novembro de 1708, nat. de Casal de Maçãs e f.º de António Marques Homem, do lugar de Casal de Maçãs, freg.ª de Santiago de Besteiros e de D. Maria Esperança Fernandes que casaram no dia 20 de Novembro de 1701 em Molelos.
Tiveram, pelo menos:
III- TOMÁS, nat. de Molelos onde foi bapt. 1 de Junho de 1750. S.m.n.
III- D. MARIA DA ESPERANÇA DE FIGUEIREDO (ou D. MARIA ESPERANÇA MARQUES), que c.c. JOSÉ MARQUES DE COIMBRA, f.º de António Marques de Paula Coimbra e de D. Catarina Josefa Dias. C. g.

Alguém tem notícias sobre estes FIGUEIREDO?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#233017 | maripb | 30 jun 2009 14:34 | Em resposta a: #232965

OI FILIPE, POIS ENTÃO, NA VERDADE, DE QUE CIDADE ELES ERAM ORIGINÁRIOS EU NÃO SEI.
A ÚNICA COISA QUE MINHA MÃE SABE DIZER É QUE:
NOME DE MEU AVÔ - MANOEL FERNANDES FIGUEIREDO - NASCIDO APROX. EM 1910 EM ARMAZEN - SC (ANTIGO DISTRITO DA CIDADE DE TUBARÃO).

NOME DE MEU BISAVÔ - FERNANDO FIGUEIREDO (MINHA MÃE NÃO SABE AO CERTO SE TEM UM NOME DE MEIO). TAMBÉM NASCIDO EM BRASIL, MAS ELA NÃO TEM CERTEZA DA CIDADE, ACREDITASSE QUE NA MESMA DE MEU AVÔ.

NOME DE MEU TATARAVÔ - PEDRO FIGUEIREDO (TALVEZ FOSSE PEDRO FERNANDES FIGUEIREDO). BOM, ELE SEGUNDO MINHA MÃE, VEIO DE PORTUGAL, NÃO SE SABE DE ONDE, FIXOU-SE RESIDENCIA EM BRASIL , ACREDITA-SE QUE EM ARMAZEM - DISTRITO DE TUBARÃO (QUE EU ESTIVE LENDO FOI COLONIZADA INICIALMENTE POR PORTUGUESES em 1870).

BOM, ISSO AJUDA EM ALGUMA COISA?? É A ÚNICA QUE EU TENHO CONHECIMENTO.
MINHA FAMÍLIA NÃO É MTO DAQUELAS QUE GOSTAM DE CATALOGAR E PESQUISAR SEUS ANTEPASSADOS, ENTÃO, FICA DIFICIL SABER ALGUMA COISA, MAS EU AINDA NÃO DESISTI DE SABER SOBRE A MINHA FAMÍLIA E SUA ARVORE GENEALÓGICA.

SE VOCÊ PUDER ME AJUDAR DE ALGUMA MANEIRA, FICAREI GRATA.

Resposta

Link directo:

Molelos, novidades?

#233058 | gmg | 01 jul 2009 00:34 | Em resposta a: #232965

Não tem novidades, parente Filipe Reis, sobre estes Figueiredo e ramos associados?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

VALES, de Molelos, Tondela

#233141 | gmg | 01 jul 2009 22:04 | Em resposta a: #129347

Caro J. Almiro,

Verifiquei com muito gosto que já estão no GeneAll os nossos antepassados!

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=596947

Onde encontrou a documentação que diz que este nosso antepassado foi Capitão e Vereador?

Eu descendo da Maria Rodrigues do Valle que casou com o Manuel Ferreira e que teve um f.º P.e António Ferreira. C.g.

Será possível enviar-me digitalizados esses documentos relativos à ascendência daqueles irmãos todos? Obrigado.

O meu e-mail é genealogia_@portugalmail.pt

Cumprimentos do parente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#234068 | marcioli2 | 13 jul 2009 10:33 | Em resposta a: #233017

A família Figueiredo em SC é muito grande...
Meu tetrá-avô morreu em Armazem em 30/12/1836 dai eu conhecer muito os antepassados desta região.
Mas julto que os teus antepassados chegaram ao Brasil por volta de +/-1750.
Abraços,
Marcioli

Resposta

Link directo:

RE: Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#234135 | maripb | 13 jul 2009 21:00 | Em resposta a: #234068

Qual era o nome do seu tetra-avo que morreu em armazem-SC??? Ele tinha filhos??? Você sabe o nome dos filhos dele?? Talvez, meu avô seja um dos filhos dele, ou uma ramificação da sua família. Afinal, os Figueiredos de Armazem deveria ser todos parentes não??

Bom, agradeço se você puder me fornecer mais informações.

Fico no aguardo.

Abraços

Mari

Resposta

Link directo:

RE: Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#234158 | marcioli2 | 14 jul 2009 04:09 | Em resposta a: #234135

Meu avô não era da Família Figueredo.
Mais sei tudo e todos os filhos de meu tetra-avô que morreu em Armazem.
O nome dele era Manoel Corrêa de Souza isto inclusive do filho dele é que sergiu o nome de Armazem...

Resposta

Link directo:

RE: Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#234187 | maripb | 14 jul 2009 16:35 | Em resposta a: #234068

Certo. Mas vc tem informação de algum registro da família Figueiredo??
Ou, poderia me indicar onde eu poderia procurar??

Como buscar essa informação??? Agradeço se puder me fornecer a informação de por onde eu poderia começar a buscar.


Abraços

Mari

Tenho um e-mail no qual você pode entrar em contato comigo: mari.pb@hotmail.com.

Resposta

Link directo:

RE: Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#234188 | maripb | 14 jul 2009 16:36 | Em resposta a: #234158

Desculpe, o e-mail esta errado.
Meu e-mail para contato é mari.p_b@hotmail.com.


Abraços


Mari

Resposta

Link directo:

Molelos, Tondela: novidades?

#238577 | gmg | 09 set 2009 15:45 | Em resposta a: #108143

Caro parenate Filipe Reis,

Não há novidades sobre os MARQUES HOMEM e os COIMBRA?

Há muito que não dá notícias!

Fico a aguardar uma resposta da sua parte.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Major Júlio César Feio de Figueiredo,Tondela

#325990 | pachancho | 23 mar 2013 19:40 | Em resposta a: #112345

Caros confrades,

gostaria de saber de quem é filho Júlio César de Feio de Figueiredo, se alguém tiver essa informação e não se importar de a partilhar, fico agradecida. Penso que teve um filho, Francisco, nascido a 29.7.1824 em Tondela.

Cumprimentos,
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#438963 | joaobriantigeneall | 31 jan 2022 23:42 | Em resposta a: #108143

Caros confrades,

Descendo do casal Jacinto João Homem e Catarina Viegas, que viviam em Santiago de Besteiros nas décadas finais do século XVII. Apesar de não ter encontrado o casamento, tenho o batismo de um Jacinto nesta freguesia à mesma época que este Jacinto João Homem deve ter nascido (18.09.1663), constando ser este filho de Manuel Marques e de sua esposa, Isabel Ferreira. Alguém possuiria alguma informação sobres estes nomes? Sou 9º neto de um filho deles, André João Homem.

Agradeço desde já por qualquer ajuda.

Atenciosamente,

João Brianti

Resposta

Link directo:

Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#438968 | tiagosmend | 01 fev 2022 14:53 | Em resposta a: #438963

Boa tarde,

Eu descendo de uma tia de Jacinto João Homem, que foi capitão de ordenanças, familiar do Santo Ofício (FSO) e tinha uma tenda de fazer espingardas, que deve ter herdado do pai André João, também ele FSO. Conheço um pouco mais da família, nomeadamente os antepassados de André João e da mulher, que estão no processo de Santo Ofício. Em fundos documentais de conventos ainda apanhei alguns dos antepassados de André João a trazer algumas propriedades arrendadas em vida. Da tia de André João descende a família Pacheco Teles, que teve vários bens na freguesia de Santiago de Besteiros e foi ultimamente representada pelo Visconde de Aguieira. Preparo há muitos anos artigos sobre a ascendência do Visconde, dois já publicados na revista Raízes e Memórias, e estou a recolher informações para publicar a parte referente aos Pachecos e este Homens. Infelizmente não sei qual a origem do apelido Homem, uma vez que nem André João nem a sua mulher, ou antepassados, fizeram uso do mesmo.

Vou procurar o resto dos dados para lhe dar.
Cumprimentos
Tiago Sousa Mendes

Resposta

Link directo:

Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#438984 | joaobriantigeneall | 02 fev 2022 00:17 | Em resposta a: #438968

Caro Tiago Sousa Mendes,

Agradeço pela resposta do senhor. Tenho casos semelhantes em outros ramos familiares, onde indivíduos usaram apelidos que não constam nos seus ascendentes mais próximos.

Sou 7º neto de um António de Araújo de Melo e Mendonça, que nasceu aos 10.03.1744 na freguesia de Talhadas, falecendo no mesmo local aos 11.06.1803.

O tenho por filho de Manuel Francisco de Farias, de alcunha "o Ruivo", e de sua esposa, Maria dos Santos de Araújo. Este Manuel Francisco usou, por vezes, o apelido da esposa, chamando-se "Manuel Francisco dos Santos" ou "Manuel Francisco de Araújo".

Era neto paterno de Domingos Francisco e de sua esposa, Domingas Francisca, constando ser esta filha de Pedro Fernandes e de Maria André, enquanto aquele era filho de Marcos Domingues Francisco (filho de um Domingos Francisco, de alcunha "o Novo", e de Maria Nunes) e de Maria Manuel João (filha de Manuel da Veiga e de Maria João).

António de Araújo de Melo e Mendonça era neto materno de António João dos Santos de Araújo e de Helena de Pinho, constando ser esta filha de António Manuel e de sua esposa, Maria Antunes, enquanto aquele era filho de Diogo João dos Santos (filho de outro Diogo João dos Santos - que foi julgado pela Inquisição por prender indivíduos dizendo ser F.S.O., sem o ser - e de Isabel da Veiga) e de, Maria João (creio que fosse filha de um Martim de Araújo que vivia naquela época em Talhadas.

Até aqui, trouxe os ascendentes até os bisavós, embora também possua até os seus tetravós, e nenhum deles usou os apelidos "Melo" ou "Mendonça".

Existiria também a possibilidade de tê-los adotado pelo casamento, como havia em alguns casos, através da família da esposa.

António de Aráujo de Melo e Mendonça casou com Custódia Maria Josefa, natural de Crastovães, na freguesia de Trofa, filha de António Coelho e de Custódia Maria Luísa.

Era neta paterna de Manuel Francisco e de Antónia Coelho, que tenho como naturais de Trofa.

Era neta materna do Alferes João Francisco e de Luísa Francisca. Tenho este Alferes João Francisco como filho de Manuel Francisco e de Isabel Antónia, ambos naturais de Trofa. Enquanto isso, Luísa Francisca era filha de António Francisco e de Domingas Manuel, sendo estes naturais de Almear, na freguesia de Travassô.

Apesar de António de Araújo de Melo e Mendonça ter assinado sempre com estes sobrenomes, a sua descendência usou apenas o "Araújo", como a minha 6ª avó Joana Maria de Araújo, que casou com José Duarte, igualmente de Talhadas, filho de Manuel Duarte e de sua esposa, Quitéria Maria da Silva, gerando uma vasta descendência de "Duarte de Araújo" nesta região".

Também, deve-se considerar que os registros desta época, muitas vezes, encobriam determinados apelidos. Sou 11º neto de Francisco do Loureiro de Mesquita, Sargento-Mor da Comarca de Viseu, casado com Leonor Henriques de Figueiredo, constando ser ele filho de Diogo João de Mesquita e de Maria Simões do Loureiro, enquanto ela era filha de Domingos de Figueiredo de Alvelos, F.C.R., Senhor do Paço de Tonda, e de Leonor Henriques Barreto. Esta gente consta no Felgueiras Gayo, embora apenas este traga estes sobrenomes com frequência, que não são presentes na maioria dos registros que encontro, inclusive no processo de leitura do Bacharel Manuel de Figueiredo do Loureiro.

Diogo João de Mesquita aparece, geralmente, apenas como "Diogo João", e a sua esposa era "Maria Simões". Domingos de Figueiredo de Alvelos era "Domingos de Figueiredo", enquanto a sua esposa era "Leonor Henriques". O próprio Francisco do Loureiro de Mesquita era "Francisco do Loureiro" e, sua esposa, apenas "Leonor Henriques".

Talvez, este apelido "Homem" já pudesse vir sendo usado por este André João ou por outros ascendentes dele ou da esposa, embora não conste na diligência para o Santo Ofício (à qual tive acesso há pouco tempo). Contudo, também existem outras formas dele tê-lo usado, como por algum padrinho, ou, mesmo, pela família da esposa. Havia algum ascendente próximo de Catarina Viegas que usasse o apelido "Homem"? Eu não consegui encontrar a diligência de Jacinto João Homem para o Santo Ofício, embora haja uma que creio ser a dele, apesar de não haver acesso "online". Como descobri este ramo recentemente, ainda não o tenho bem estudado e os dados que possuo são poucos.

Atenciosamente,

João Brianti

Resposta

Link directo:

Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#439324 | tiagosmend | 14 fev 2022 17:59 | Em resposta a: #438984

Caro João Brianti,

Por acaso também me interesso por Araújos das Talhadas, em Sever do Vouga. Um João de Araújo Pacheco era senhor de um morgadio nessa terra, que depois passou ao Conde de Beirós, sendo qeu ainda existe a casa na Rua Conde de Beirós. Estes descendiam também dos Pachecos de Besteiros.

Os Figueiredos de Tonda conheço bem, uma vez que descendo de um a família Sequeira dessa freguesia.

Sobre o André João, infelizmente não conheço ninguém que utiliza esse apelido antes do Jacinto João Homem. Eram uma família de carpinteiros, com tendas onde faziam coronhas de espingardas, e lavradores. Mas ninguém parece ter usado apelidos. Vou procurar a referência a da HSO e depois coloco aqui.

Cumprimentos
Tiago

Resposta

Link directo:

Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#439354 | joaobriantigeneall | 15 fev 2022 01:07 | Em resposta a: #439324

Caro Tiago Mendes,

Recentemente, descobri várias diligências de habilitação para o Santo Ofício do ramo de Jacinto João Homem. Assim sendo, consegui encontrar alguns antepassados dele e da esposa.

Jacinto João Homem foi Familiar do Santo Ofício e Capitão de Ordenanças. Era serralheiro e possuiu uma tenda de fazer espingardas em São Tiago de Besteiros. Diziam que "vivia limpa e abastadamente de bens e riquezas".

O pai dele, André João, também foi Familiar do Santo Ofício e possuiu uma tenda de fazer espingardas em São Tiago de Besteiros, além de ter vivido do rendimento de suas fazendas. Foi casado com Maria João, mãe de Jacinto João Homem.

O avô paterno era Diogo João (filho de um Manuel João e de uma Maria Marques), enquanto a avó paterna era Maria Fernandes (filha de um António Fernandes e de uma Maria Dias).

O avô materno era Pedro João (filho de outro Pedro João e de uma Luzia Fernandes), oficial de ferrador, que vivia deste ofício e dos rendimentos de suas fazendas (além de ter possuído uma estalagem), enquanto a avó materna era Antónia Fernandes (filha de um Luís Fernandes e de uma Maria Dias).

Tenho estas informações através das habilitações para o Santo Ofício de Jacinto João Homem e do pai dele, André João. Neste caso, tenho até os bisavós de Jacinto João Homem, e nenhum deles, de fato, aparece usando o apelido "Homem". Parece-me que todos estes antepassados seriam naturais da freguesia de São Tiago de Besteiros.


Por parte de Catarina Viegas, esposa de Jacinto João Homem, descobri até os trisavós. Catarina Viegas era natural de Janardo, em Guardão.

O pai de Catarina Viegas chamava-se Domingos Manuel, que foi Capitão de Ordenanças, mercador de panos de linho e almocreve, também vivendo do rendimento de suas fazendas. A mãe dela era outra Catarina Viegas. Ambos seriam naturais de Janardo, em Guardão.

Sendo assim, o avô paterno era outro Domingos Manuel, almocreve que também se sustentava dos rendimentos de suas fazendas. Ele aparece na habilitação de Jacinto João Homem como Familiar do Santo Ofício, embora eu não tenha encontrado a diligência e esta menção apenas ocorra uma vez, de modo que penso ter se tratado de um engano (tendo em vista a relevância que o fato dele ser familiar teria no processo). Enquanto isso, a avó paterna chamava-se Isabel Simões. Todos estes eram naturais de Janardo, em Guardão.

O avô materno chamava-se Domingos Simões, natural de Janardo, e foi, de fato, Familiar do Santo Ofício, pois encontrei a diligência dele, do qual diziam ser "lavrador honrado e rico, dos principais da sua freguesia", além de não ter tido qualquer outro ofício além de viver de sua fazenda, "por ser homem muito rico". A avó materna era natural de Arrifana, em Campo de Besteiros, e chamava-se Isabel Viegas.

O dito Domingos Simões era filho de um Fernão Simões, natural de Janardo, sendo este filho de outro Fernão Simões e de sua esposa, Senhorinha Martins, igualmente naturais de Janardo. A mãe de Domingos Simões chamava-se Maria Antunes, natural de Vila de Rei, em Campo de Besteiros, e era filha de um António Dias e de uma Isabel Martins.

Por parte de Isabel Viegas, esta era filha de um Miguel de Bastos e de uma Maria Viegas, sendo neta paterna de um Sebastião Álvares e de uma Joana Gonçalves, enquanto era neta materna de um Francisco Pires e de outra Isabel Viegas, sendo todos naturais de Arrifana, em Campo de Besteiros.

É interessante como este "Viegas" foi transmitido diretamente em linha feminina ao longo de cinco gerações seguidas.


Deixo abaixo as habilitações para o Santo Ofício:

Jacinto João Homem: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=2329490

André João: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=2319562

Domingos Simões: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=2325878




Atenciosamente,

João Brianti

Resposta

Link directo:

Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#439368 | tiagosmend | 15 fev 2022 15:05 | Em resposta a: #439354

Caro João Brianti,

Muto obrigado. Conheço essas habilitações que ainda vi em papel há muitos anos na Torre do Tombo. André João tinha outra irmã, casada com Francisco Martins, também ele carpinteiro que fazia coronhas de espingardas em Santiago de Besteiros. São os pais de Simão João Álvares, por sua vez pai de Matias Gomes Pacheco e Manuel Teles PAcheco, ambos Familiares do Santo Ofício. Consigo ainda subir mais pelo António Fernandes, avô materno de André João, uma vez que trazia emprazadas algumas terras de Santa Cruz de Coimbra, que já lhe vinham dos pais e avós, mas não sei onde tenho os apontamentos. Julgo que um dos antepassados era Diogo Dias, mas não me recordo. A freguesia está bem documentada, mas é muito extensa, pelo que ainda não pesquiseis os registos paroquiais.

Sobre os antepassados da mulher de André João, não investiguei, uma vez que não descendo deles. De qualquer forma, na descendência da irmã de André João não aparece o apelido Homem, pelo que a vir pelos ascendentes, deve vir da mulher de André João.

Assim que encontrar os dados referentes a estes ascendentes, vou colocar aqui. Tenho andado a publicar vários textos sobre um conjunto de antepassados do Visconde de Aguieira e irei debruçar-me mais sobre as famílias de Santiago de Besteiros, nomeadamente sobre os PAchecos, os Teles e os Baptistas. Existem vários tombos de terras da região onde espero subir mais em alguns ramos desta família. Com sorte apanho alguém de apelido Homem.

Cumprimentos
Tiago

Resposta

Link directo:

Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#439522 | tiagosmend | 21 fev 2022 16:12 | Em resposta a: #439368

Caro João Brianti,

Estive a ver os dados que tinha e aparentemente Estevâo Fernandes, trazia o casal da Portela emprazado em 26 de JUlho de 1541. Este casal era trazido anteriormente por Nuno Afonso, lavrador, que o tinha emprazado por via de seu sogro Rodrigo Anes, lavrador, que o trazia emprazado em 9 de DEzembro de 1522 e que já tinha trazido seu pai João Fernandes.

Estêvão Fernandes foi pai de António Fernandes, sendo que seu genro Diogo João, já viúvo, recebe depois um terço deste casal em 1620. Este prazo era foreiro ao Convento de Santa Cruz de Coimbra. É possível que nos registos destes emprazamentos se possa saber mais informação, nomeadamente o nome das mulheres destes foreiros e até confirmar a ligação entre Estêvão Fernandes e Nuno Afonso.

Espero que seja útil.
Cumprimentos,
Tiago

Resposta

Link directo:

Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#439573 | joaobriantigeneall | 24 fev 2022 13:32 | Em resposta a: #439522

Caro Tiago Mendes,

Agradeço por estes dados. Existiriam mais emprazementos nesta região vinculados à outros mosteiros/conventos? Este é particularmente interessante, pois, em menos de 20 anos, o casal da Portela pertence à Estevão Fernandes, enquanto antes era trazido por um Nuno Afonso, cujo sogro se chamava Rodrigo Anes (cujo pai era João Fernandes). Venho a pensar que Estevão Fernandes possa ter comprado esta parte, ou seria genro de Nuno Afonso, tendo herdado por parte do sogro. Estarei também procurando alguns registros em Santa Cruz de Coimbra.

Atenciosamente,

João Brianti

Resposta

Link directo:

Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#439578 | tiagosmend | 24 fev 2022 22:45 | Em resposta a: #439573

Caro João Brianti,

Há muitos bens em Santiago de Besteiros trazidos por Mosteiros, Conventos e não só. Como julgo que referi, tenho andado a recolher dados sobre estas terras e as diversas fontes documentais, para o meu trabalho sobre a Ascendência do Visconde de Aguieira. Alguns bens referentes à Portela e o seu casal tenho já estudados, sendo que uma parte significativa das pessoas nesta freguesia viviam dos prazos que traziam. A igreja de Santiago de Besteiros também aforava as suas terras, mas não são conhecidos os registos destes emprazamentos.

No caso deste casal da Portela, foreiro a Santa Cruz, é muito provável que exista uma ligação familiar entre os foreiros. Estes prazos eram geralmente em 3 vidas e passavam de pai para filho ou filha. Estes dados foram tirados de um resumo dos prazos feito por SAnta Cruz, mas tem de se confirmar nos proprios emprazamentos onde as mulheres são sempre referidas.

Este é apenas um dos ramos de antepassados dos Pachecos e Teles que traziam bens emprazados, mas irei dedicar-em com mais calma a este tema assim que acabar a III parte do artigo sobre o Visconde de Aguieira. Se quiser, podemos trocar mais dados por email. Pode facultar-me os seu email?
Obrigado
Tiago

Resposta

Link directo:

Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#439646 | joaobriantigeneall | 28 fev 2022 18:15 | Em resposta a: #439578

Caro Tiago Sousa Mendes,

Agradeço pelas informações. O meu e-mail é: joaobrianti@gmail.com .

Atenciosamente,

João Brianti

Resposta

Link directo:

Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#442268 | josimo70 | 25 jul 2022 14:16 | Em resposta a: #439354

Minha esposa descende destes Viegas, no ramo que seguirá em Guardão (Pedro Viegas), e depois passará a Arca.

Resposta

Link directo:

Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#442297 | josimo70 | 25 jul 2022 22:43 | Em resposta a: #439368

Caro João homônimo,

Domingos Simões e Isabel Viegas casaram em Campo de Besteiros 9-jun-1611,
Pais de:
- Pedro Viegas, casado em Guardão 14-abr-1646 com Maria Antunes, pais de:
- Catarina Viegas, casado em Guardão 14-set-1680 com Sebastião Antunes, pais de:
- Francisco Viegas (de Janardo), casado em Guardão 25-nov-1721 com Maria João, pais de:
- Manuel Viegas, casado em Varzielas 28-jan-1766 com Josefa Simões, pais de:
- Manuel Fernandes, casado em Varzielas 24-abr-1798 com Maria Teresa de Jesus, pais de:
- Josefa Simões n. Alcofra, casada em Varzielas 3-mai-1836 com Antônio Antunes, pais de:
- Maria da Conceição, jornaleira, casada em Varzielas 2-mai-1865 com o alfaiate Paulo Lopes n. Arca, pais de:
Antônio Lopes Pereira, sapateiro n. Arca 1873, casado no Rio de Janeiro, Brasil com Maria Teixeira dos Santos, de Caparrosa ou Arca, pais de Aurora Lopes Pereira (1912-1998), avó materna de minha esposa.

Resposta

Link directo:

Marques Homem Figueiredo, Besteiros, Molelos

#447524 | pmmn1978 | 05 mai 2023 20:57 | Em resposta a: #109582

Boa tarde, tendo em conta este tópico, alguém me poderia ajudar. Tenho um antepassado de seu nome Pedro de Figueiredo, nascido a 21 Out. 1686, lugar da Quinta, freguesia de Molelos - Tondela e que os seus pais são Gaspar de Figueiredo e Maria Esteves, por acaso fazem parte desta família??
Obrigado a todos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 17:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen