Caldeiras, Zuzartes e Pouzadas de Monforte

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Caldeiras, Zuzartes e Pouzadas de Monforte

#10845 | Paulo | 12 out 2001 13:58

Caros participantes,

Gostava de obter informações sobre o casal António Caldeira e Maria Bernarda Franco Zuzurte que casaram a 20.01.1809, na freguesia dos Prazeres, Monforte e/ou sobre Lourenço Rodrigues Pouzadas que terá nascido por volta de 1720 também em Monforte (ou qualquer informação sobre os Pouzadas de Monforte).

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Caldeiras, Zuzartes e Pouzadas de Monforte

#11329 | amaral | 18 out 2001 14:13 | Em resposta a: #10845

Sabe se Maria Zuzarte que refere, tem alguma relação de parentesco com os Zuzarte ou Jusarte de Carregaldo Sal?

Resposta

Link directo:

RE: Caldeiras, Zuzartes e Pouzadas de Monforte

#11331 | rafael mião | 18 out 2001 14:58 | Em resposta a: #11329

Caros amigos
Tenho conhecimento de duas cartas de armas: a de Tomaz Pousadas Zagalo:de 1646-Zagalos-Pechins-Seixas-Zagalos e também anexa a de João Baptista Zagalo:G...-Mejorados-Pousadas -Rochas e Chaves(de seus pais e avòs legítimos).
Há muitas cartas de brasão inéditas e os possuidores delas e das respectivas famílias sem saberem da sua importância.Tenho uma no meu arquivo pessoal(o termo é exagerado e pomposo demais para a importância e tamanho do mesmo,mas é um termo mais cómodo de usar em tais circuntâncias)cujo possuidor(meu amigo e meu médico) do original tem o anel de brasão respectivo ,embora saiba da sua ascendência .Mas o sinete destas armas encontrava-se em mãos estranhas .E curioso é que a pessoa aqui referida é certamente meu parente pelos-Sousas algarvios,sem eu lhe ter ainda dados esta notícia.
Gosto sempre e a propósito alongar-me em certas informações,apenas e só no intuito de ajudar e complementar as informações que dou com autorização e conhecimento dos próprios e nada mais e também para provocar informações adicionais dos frequentadores do Forum.
COs meus melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Caldeiras, Zuzartes e Pouzadas de Monforte

#11336 | Paulo | 18 out 2001 15:51 | Em resposta a: #11331

Caros Participantes,

Quanto à ligação com os Zuzartes de Carregal do Sal nada sei pois mesmo a respeito do casal que está na origem da mnha dúvida nada mais sei. Quanto ás cartas de armas, gostaria de saber se os Pousadas mencionados são da mesma região (alto alentejo).

Muito obrigado pela colaboração dispensada

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Caldeiras, Zuzartes e Pouzadas de Monforte

#11364 | PCC | 18 out 2001 21:41 | Em resposta a: #11336

Caro Paulo,

Tenho impressão (e terás que te contentar com uma vaga memória) que em Monforte, na Rua Visconde da Luz, em frente à Rua José Maria Pereira de Moura, fica uma grande casa (com muralhas) hoje pertencente à família Sardinha de Oliveira. Esta casa foi de uns Sousa Chichorro de Monforte. Na sua frente está uma bela pedra de armas. Se a memória não me engana, um dos quartéis tem as armas do Zuzartes. Até me lembro que ao invés de teres todas as peças dessas armas ordenadas da forma correcta, o "pedreiro" arrumou tudo ordenadamente como lhe deu na cabeça. É um exemplo interessantíssimo. Espero não estar a fazer confusão com os Zagalos, mas aqui vai. Estou na Holanda sem os meus papéis para te dar uma descrição mais elaborada...

Abraço

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Caldeiras, Zuzartes e Pouzadas de Monforte

#11365 | Paulo | 18 out 2001 21:47 | Em resposta a: #11364

Caro Pedro,

Obrigadíssimo pela informação. Conto ir em breve a Monforte e a Elvas ver se recuo algumas gerações nesta pesquisa. Não sei se o DR. Militão continua no Arquivo Municipal de Monforte mas é um excelente profissional e pessoa muito prestavel.

Boa estadia e um abraço. (o nosso confrade Sousa-Tavares reside aí...).

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Caldeiras, Zuzartes e Pouzadas de Monforte

#11368 | alentejo | 18 out 2001 21:57 | Em resposta a: #11364

Caro Pedro,

Em Monforte existe uma casa dos Juzartes, com vista para a Praça, propriedade da família Sardinha de Oliveira, que é representada pelo Engº António Sardinha de Oliveira, chefe destes Juzartes, e casa provém por herança. Tem armas plenas de Juzartes, sobre a Cruz da Ordem de Cristo. Na rua princial existe outro solar, com armas de Sousas (prado), Gamas, Lobos e Abreus, que foi até à uns anos propriedade da família Chichorro da Gama lobo, que a vendeu a um médico, de que agora não me lembro do nome.

Abraço

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Caldeiras, Zuzartes e Pouzadas de Monforte

#11372 | PCC | 18 out 2001 22:14 | Em resposta a: #11368

Caros Nuno e Paulo,

Conheço ambas as casas porque um dos meus melhores amigos é da casa em frente (Mouras). É como uma segunda casa para mim. O "meu" quarto dava para a casa dos Chichorros (vendida por um tal Dr. Chichorro). Tinha quase a certeza que havia umas armas Zuzartes... Mas também me lembro dos Lobos e Gamas. Tens a certeza que não é Zuzarte em vez de Abreu??

Quanto às armas dos Zuzartes na casa dos Sardinhas, conheço bem - esteve coberto por um manto negro por muito tempo, por luto. Uma das filhas dessa casa é a futura cunhada do meu irmão Nuno.

Abraço

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Caldeiras, Zuzartes e Pouzadas de Monforte

#11382 | alentejo | 18 out 2001 23:09 | Em resposta a: #11372

Pedro,


Tenho a certeza que são de Juzartes, tanto esta família como os Chichorros da Gama Lobo, hoje Sousas Chichoro, representada pelo dr. Martim de Sousa Chichorro, Chefe de Britos Pereiras (do São João de Brito) e Lacueva e Mendonça, Comendadores do Pinheiro Grande, estão por mim estudadas.

Como já aqui disse ao paulo será extremamente fácil entrocar os seus Caldeiras, Juzartes e Pousadas no Gayo, visto Monforte ser uma pequena localidade e os paroquiais entrarem pelo séc. XVI a dentro.

Abraço

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Caldeiras, Zuzartes e Pouzadas de Monforte

#14252 | FSA | 14 dez 2001 10:24 | Em resposta a: #10845

Caros Senhores,
Peço a quem souber datas de nascimento, casamento, óbito ou os locais onde qualquer um desses acontecimentos ocorreu, das pessoas que passo a indicar a maiúsculas, o favor de partilhar esse conhecimento comigo.
Agradeço antecipadamente qualquer informação que me possam fornecer. Como muito bem sabem, essa informação é o essencial ponto de partida, para a busca da documentação necessária a qualquer estudo genealógico.
Tenho como correctos os dados que passo a fornecer, embora não os possa comprovar. A fonte desta informação é omissa a qualquer outro detalhe.

JOANA THEMUDA DE ALMEIDA, casada em (1650 +/-) com Juzarte Soares Galhardo filha de: ANTÓNIO JUZARTE THEMUDO e de Maria de Araújo de Almeida, neta paterna de JOÃO LOPES THEMUDO e de Maria Rosa Freire, bisneta de PEDRO LOPES TOLEDANO e de Catarina Themudo Moacha*, trisneta de JOÃO LOPES TOLEDANO e de Constança Annes (ou ALves?) Caldeira.
* Não sei se interpretei a caligrafia correctamente. Nunca tinha lido este sobrenome.

Com os meus cumprimentos,
Fernando Serrão d´Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Caldeiras, Zuzartes e Pouzadas de Monforte

#40261 | czagalo | 21 abr 2003 15:06 | Em resposta a: #11331

Caro Rafael Carvalho

Só hoje descobri esta sua mensagem. Estou realmente muito interessado nestas cartas pois são do meu ramo familiar. Agradecia que me indicasse como posso obter cópias de ambas.

Sem outro assunto de momento, os melhores cumprimentos.

Carlos Zagalo

Resposta

Link directo:

RE: Caldeiras, Zuzartes e Pouzadas de Monforte

#40263 | czagalo | 21 abr 2003 15:12 | Em resposta a: #11364

Caro Pedro,

Fez menção aos Zagalos, gostaria de saber se têm alguns elementos acerca destes.

Melhores cumprimentos,

Carlos Zagalo

Resposta

Link directo:

RE: Caldeiras, Zuzartes e Pouzadas de Monforte

#40427 | PCC | 23 abr 2003 21:54 | Em resposta a: #40263

Caro Carlos,

Infelizmente não tenho elementos nenhuns sobre esta gente ilustre do Alto Alentejo.

Abraço

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Caldeiras, Zuzartes e Pouzadas de Monforte

#40440 | rcr1 | 24 abr 2003 10:56 | Em resposta a: #40263

Bom dia,

Tenho alguns (muito poucos) elementos sobre Zagalos, de Estremoz, ligados à família Cordeiro Vinagre. Se estiver interessado disponha.
Cumprimentos
Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Caldeiras, Zuzartes e Pouzadas de Monforte

#45575 | czagalo | 24 jul 2003 16:33 | Em resposta a: #11331

Caro Rafael

Poderia-me indicar onde posso obter uma cópia das cartas que menciona.

Sem outro assunto de momento,atentamente

arlos Zagalo

Resposta

Link directo:

RE: Caldeiras, Zuzartes e Pouzadas de Monforte

#183508 | Paulo | 04 fev 2008 14:31 | Em resposta a: #45575

Caros confrades,

Gostava de saber se alguém tem informações relativamente a um

Matias de Faro Viana Pereira de Almeida (vide base de dados)

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=408207

Obrigado.

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 06:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen