Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#108571 | ajrei | 02 jan 2006 01:02

Caroa Confrades,

Um bom 2006 para todos.

Lanço aqui um pedido, em especial para os que trabalham a zona das Beiras, e que tenham informações sobre a/s família/s Leitão.

Tenho um bisavô, Joaquim Rei, nascido na Abitureira, Sabugal, filho de José Rei e de Dª. Joaquina Augusta Leitão. Curiosamente a mãe dela aparece designada como Dª. Ana Leitão. O assento de Baptismo é referente a 15/5/1847.

A minha questão relaciona-se com a possível origem geográfica destes Leitão, uma vez que não é apelido comum na zona do Sabugal.
talvez aponte para a Beira Baixa limítrofe, ou para a zona na Manteigas-Seia.
Agradecido,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#108880 | jliberato | 06 jan 2006 00:08 | Em resposta a: #108571

Caro António Rei,
O apelido Leitão ou Leitoa, usado por pessoas do sexo feminino, é muito frequente nas Beiras.
Nos costados da minha mulher encontro-o nas paróquias de Castelo Novo e Alcaide (concelho do Fundão) e Aldeia das Dez (Oliveira do Hospital).
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#108912 | Benquerença | 06 jan 2006 11:00 | Em resposta a: #108571

Caro António Rei,
em relação ao tópico que colocou, posso também referir a existência em freguesias de concelhos próximos do Sabugal do apelido Leitão, nomeadamente no de Penamacor e Fundão. Especificamente na freguesia da Benquerença (Penamacor) e dos "Três Povos" (Escarigo, Quintãs e Salgueiro - Fundão), existindo movimentações de pessoas com esse apelido entre freguesias destes concelhos. Posso referir-lhe ainda que a família Leitão originária da Benquerença, constitui um dos ramos ascendentes dos futuros viscondes do Sardoal, como se pode ver no assento de nascimento da mãe do primeiro visconde, Gervásia Madalena Leitoa de Figueiredo (Salgueiro, B1, fls. 226v, 227 e 227v). Aqui ficam mais alguns elementos que lhe poderão ser úteis, pois é um apelido muito comum nestas paragens.
Os meus cumprimentos,
Carlos Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#108938 | ajrei | 06 jan 2006 16:03 | Em resposta a: #108880

Caro JLiberato,

Muito obrigado pela sua resposta e informações.
Familiares meus da Abitureira, Sabugal, disseram-me que no concelho de Sabugal o apelido Leitão não é muito comum, por isso lancei a questão. Disseram-me que mais comum a partir de Manteigas, Gouveia, Seia, para oeste.
De qualquer forma, tenho cada vez mais indícios que apontam para que eu descenda dos Leitão, quer por minha avó paterna, com origem nos Figueiredos Leitão Barata, de Góis, em que os Leitão remontam ao casal Belchior Leitão e Inês Golçalves de Figueiredo, casados em 1565, administradores dos vínculos encabeçados na Capela de Nª Srª da Esperança, em Arganil, e sendo Belchior filho do comendador de Seia, Diogo Gonçalves Leitão. Ora Seia e Oliveira do Hospital como você referiu estão muito próximas.
Depois tenho mais Leitões até à primeira metade do século XVIII, quando entroncam nos Barata.
Quer também por meu avô paterno, César Augusto Rei, neto de Joaquina Augusta Leitão (casada com o meu trisavô José Rei, cujo 1º filho, meu bisavô, nasceu em 1847), a qual sempre surge na documentação com tratamento de "Donna", bem como sua mãe, Ana Leitão.
No caso presente trata-se de tentar ligar os dois ramos de Leitão a um eventual antepassado comum.

Se dispuser de alguma informação que me possa facultar nesta empresa, agradeço-lhe já antecipadamente.

Cumprimentos,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#108939 | ajrei | 06 jan 2006 16:04 | Em resposta a: #108912

Caro Carlos Pereira,

Muito obrigado pela sua resposta e informações.
Familiares meus da Abitureira, Sabugal, disseram-me que no concelho de Sabugal o apelido Leitão não é muito comum, por isso lancei a questão. Disseram-me que mais comum a partir de Manteigas, Gouveia, Seia, para oeste.
De qualquer forma, tenho cada vez mais indícios que apontam para que eu descenda dos Leitão, quer por minha avó paterna, com origem nos Figueiredos Leitão Barata, de Góis, em que os Leitão remontam ao casal Belchior Leitão e Inês Golçalves de Figueiredo, casados em 1565, administradores dos vínculos encabeçados na Capela de Nª Srª da Esperança, em Arganil, e sendo Belchior filho do comendador de Seia, Diogo Gonçalves Leitão. Ora Seia e Oliveira do Hospital como você referiu estão muito próximas.
Depois tenho mais Leitões até à primeira metade do século XVIII, quando entroncam nos Barata.
Quer também por meu avô paterno, César Augusto Rei, neto de Joaquina Augusta Leitão (casada com o meu trisavô José Rei, cujo 1º filho, meu bisavô, nasceu em 1847), a qual sempre surge na documentação com tratamento de "Donna", bem como sua mãe, Ana Leitão.
No caso presente trata-se de tentar ligar os dois ramos de Leitão a um eventual antepassado comum.

Se dispuser de alguma informação que me possa facultar nesta empresa, agradeço-lhe já antecipadamente.

Cumprimentos,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#108942 | jliberato | 06 jan 2006 16:19 | Em resposta a: #108938

Caro António Rei,
Também existem Leitões em São Pedro da Sertã. Ver meu tópico http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=108881
Que indícios tem que o relacionem com os Leitões de Góis? É que são tantos na Região!
A única maneira de saber é evidentemente investigar partindo dos mais recentes.
Sugiro que ponha aqui o que tem de seguro relativamente à sua família, pois há muita gente aqui conhecedora da Região.
Tem o baptismo de Joaquina Augusta Leitão, filha de Ana Leitão? Data e local?
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#108947 | ajrei | 06 jan 2006 16:53 | Em resposta a: #108942

Caro JLiberato

Tenho informações que me foram disponibilizadas pelo José Caldeira, "padrinho" de muitos desses entroncamentos, na zona de Arganil e Góis.
Na realidade os "meus" Leitões vêm de Belchior Leitão, da Bobadela, filho do Comendador de Seia. As gerações segiuntes fixam-se em Folques, e acabam depois por entroncar com Baratas que se fixam em Góis.
Quanto às minhas 4ª e 5ª avós Leitão ligadas aos Rei, da Abitureira, Sabugal, estou por estes dias esperendo o assento de casamento de Joaquina Augusta Leitão e José Rei, esperando encontrar aí a localidade de origem dela, e eventualmente da mãe.
Por este lado, não posso adiantar mais.
Cumprimentos,

António Rei
Redondo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#108948 | ajrei | 06 jan 2006 16:53 | Em resposta a: #108942

Caro JLiberato

Tenho informações que me foram disponibilizadas pelo José Caldeira, "padrinho" de muitos desses entroncamentos, na zona de Arganil e Góis.
Na realidade os "meus" Leitões vêm de Belchior Leitão, da Bobadela, filho do Comendador de Seia. As gerações segiuntes fixam-se em Folques, e acabam depois por entroncar com Baratas que se fixam em Góis.
Quanto às minhas 4ª e 5ª avós Leitão ligadas aos Rei, da Abitureira, Sabugal, estou por estes dias esperendo o assento de casamento de Joaquina Augusta Leitão e José Rei, esperando encontrar aí a localidade de origem dela, e eventualmente da mãe.
Por este lado, não posso adiantar mais.
Cumprimentos,

António Rei
Redondo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#108978 | jliberato | 07 jan 2006 00:45 | Em resposta a: #108947

Caro António Rei
Espero não estar a ser impertinente. O meu propósito é ajudar.
Mas não percebo como, se não tem o casamento de Joaquina Augusta Leitão nem a proveniência dela, sabe que a ligação é com Góis.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#109011 | ajrei | 07 jan 2006 18:55 | Em resposta a: #108978

Caro JLiberato,

Não me fiz entender, pelo que peço desculpa.

A minha avó paterna tem Leitão na ascendência ( uma sua trisavó paterna), e a origem dela é de Góis, pois o seu pai era de lá, embora ela tenha nascido em Évora.
O meu avô paterno também tem Leitão, por sua avó paterna, a tal Joaquina Augusta Leitão. O meu avô, e a minha família paterna, a varonia, é de Abitureira, Sabugal.
Ora a minha curiosidade é a de tentar procurar o ou os antepassados comuns a ambos os meus avós.
Neste momento espero um assento de casamento de José Rei, meu 3º avô com a minha 3ª avó, Joaquina Augusta Leitão, precisamente para ver se consigo saber a origem dela, e depois poder continuar.
Assim, todas as informações sobre Leitões daquela zona são bem vindas pois poderão ajudar a entroncá-los e a encontrar os tais antepassados comuns.
Espero não ter sido 'enleado' na explicação.
Bom fim-de-semana para si e os seus,
Cumprimentos,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#109013 | jliberato | 07 jan 2006 19:06 | Em resposta a: #109011

Caro António Rei,
Agora percebi e talvez a dificuldade de compreensão estivesse do meu lado.
Penso que seria interessante pôr aqui o que depreender desse assento.
Também tenho curiosidade.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#109344 | JPNS | 11 jan 2006 17:08 | Em resposta a: #108571

Caro António Rei:

Existe uma família Leitão, com certo destaque social, em Coja, no Concelho de Arganil.

Cumprimentos.

J.Paulo Nascimento e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#109364 | abivar | 11 jan 2006 19:23 | Em resposta a: #108571

Caro Confrade:

Na ascendência da minha Mulher encontram-se os seguintes Leitões:

1. Josefa Baptista Leitoa (n. 27/6/1720, b. 4/7, Bemposta, Penamacor), c. Alcaide, Fundão, 2/12/1750 c. José Salvado Preto, da vila de Almeida.

2. Domingos Gonçalves de Moura (Capitão), n. Bemposta, c. Alcaide 13/4/1712.
3. Maria Vaz Leitoa, n. Alcaide, Fundão.

6. Custódio Vaz, n. Alcaide, c. Alcaide, Fundão, 15/5/1676, com dispensa do 2º grau de consanguinidade.
7. Maria Leitoa.

12. Luis Vaz, n. 8/5/1632, b. 15, Alcaide, Fundão, c. Alcaide 22/1/1651
13. Catarina Antunes
14. Manuel Leitão
15. Maria Martins

24. Manuel Leitão, n. Alcaide, c. 26/8/1630, Alcaide; casa 2ª vez a 30/6/1650 com Catarina Gil, filha de Pedro Gil, viúva de Francisco Antunes Travassos e futura sogra de seu filho Luís Vaz.
25. Maria Antunes (f. antes de 30/6/1650)
28. = 24. (quase certamente, atendendo à consanguinidade do casamento da neta e à identidade dos nomes)
29. = 25. (?)

48. Luís Vaz (Leitão?) (?), n. Alcaide, c. Alcaide, Fundão, 8/1/1599 (conjectura devida à alternância dos nomes dos supostos filho e neto; infelizmente, no casamento do suposto filho Manuel Leitão não se indicam os pais dos noivos).
49. Catarina Rodrigues (?)

Poderá encontrar mais alguns dados no tópico “Famílias de Medelim”, de onde copio os seguintes parágrafos:

1) [de uma intervenção minha]

“no Gayo, título de Leitões referem-se diversos Vascos e Vaz Leitões, incluindo uma linha bastarda ligada a Idanha com ramos bastardos sem mais notícia, o que indicia a possibilidade de ligação com os “nossos”: no VI Vol., Leitoens, § 13 N 7, p. [283] temos “Affonco Vaz Leitão Alcaide Mor da Idanha, e Cavº da Casa de D. João 1º”, filho de Martim Vaz Leitão, sendo este filho bastardo de Vasco Mz Leitão. Este Afonso tem diversos netos, filhos legitimados por D. Afonso V de seu filho Martim, um deles “Manuel ou Mendo”, que poderão ter deixado descendência na Beira Baixa que mantivesse o patronímico e apelido ligados (os “nossos” mais antigos viviam cerca de um século depois, ou seja, talvez na geração dos bisnetos daqueles bastardos). Há obviamente muitas outras possibilidades, dada a antiguidade da ligação dos dois “apelidos”, incluindo a hipótese de não haver qualquer ligação...”

2) [da resposta do confrade Manuel da Silva Rolão]

“Afonso Vaz Leitão teve a Martim Leitão, Pedro Afonso Leitão, Gonçalo Afonso Leitão e Catarina Dias Leitão.

Gonçalo Afonso Leitão teve a Pedro Leitão, Afonso Gonçalves Leitão e Inês Leitão.
Pedro Leitão passou a São Vicente da Beira e foi pai de Bartolomeu Vaz Leitão, Martim Vaz Leitão, Luís Leitão, Francisco Leitão, pai em 1565, Ana Vaz, Pedro Leitão e Catarina Vaz. Destes Luís e Ana faleceram antes de 1569.

Penso que só os filhos de Pedro Leitão tiveram o apelido de Vaz.

Bartolomeu Vaz Leitão foi pai de Gaspar Vaz Leitão prior em São Vicente da Beira, Cristóvão Vaz Magro, Fagunda Vaz Leitão e de Catarina Vaz Leitão, da Soalheira.
Catarina Vaz Leitão ou Catarina Vaz Magro foi mãe de Maria Vaz Leitão casada com Pedro Fernandes Machado de Carvalho, cujos filhos seguem o apelido Machado.

Os filhos de Fagunda Vaz Leitão seguem os apelidos Antunes, Domingues e Fernandes de Carvalho.”

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#109379 | ffarrajota | 11 jan 2006 21:35 | Em resposta a: #108571

Caro Senhor,
Em Vila Cova-Seia tenho um avô de apelido Leitão. Não sei se haverá alguma ligação aos seus, mas como referiu Seia deixo-lhe aqui o nome do meu avô João Leitão cc. Catarina Francisca, não tenho data de casamento deles, tenho a filha Domingas casada em V.Cova a 17/2/1697.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#109505 | ajrei | 13 jan 2006 15:28 | Em resposta a: #109379

Cara Fernanda Farrajota,

Obrigado pela sua mensagem. Espero poder vir a articular este seu antepassdo com os meus. Irei dando notícias.

Cumprimentos,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#109506 | ajrei | 13 jan 2006 15:32 | Em resposta a: #109364

Caro António Bivar,

Obrigado pela sua mensagem e pela extensa informação que continha. Vou ver como e se poderei entroncar os meus Leitão nos Vaz Leitão que explicita. Irei dando notícias, assim que as informações obtidas o permitam.

Cumprimentos,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#109507 | ajrei | 13 jan 2006 15:36 | Em resposta a: #109344

Caro J.Paulo Nascimento e Silva,

Obrigado pela sua mensagem. Já verei se poderei articular os meus Leitão, com os da família de que fala. Não tem mais informações sobre os de Coja ? É que podem não se articular com os do lado do meu avô paterno, mas articularem-se com os da minha avó paterna, com origem familiar em Góis, embora nascida em Évora. Ou seja, o meu pai tinha ascendentes Leitão pelos dois lados.
Irei dando notícias.

Cumprimentos,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#110056 | ajrei | 18 jan 2006 23:27 | Em resposta a: #108912

Caro Carlos Pereira,

Ainda em busca de articulação destes 'meus' Leitões, pedia-lhe o favor de me enviar caso possa, os dados referentes às pessoas e localidades respectivas das 3 ou 4 gerações anteriores à da D. Gervásia Madalena Leitão de Figueiredo.

Com os melhores cumprimentos,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#110112 | Benquerença | 19 jan 2006 10:48 | Em resposta a: #110056

Caro António Rei,
os dados que retirei do referido livro de baptismo são os seguintes, que penso poderem ser "aproveitados" pelo Genea para completar os ascendentes do primeiro visconde do Sardoal, são os seguintes, mas nem todos têm a referência ao local de nascimento:
D. Gervásia Madalena Leitoa de Figueiredo (27-05-1776), filha de

1-João de Figueiredo Frazão Castelo Branco Leitão
-Sebastião de Figueiredo Frazão Castelo Branco (Covilhã)
-Maria Micaela de Oliveira

Sebastião de Figueiredo Frazão Castelo Branco era filho de José de Figueiredo Frazão de Castelo Branco (Idanha-a-Nova) e de Maria de Oliveira (Covilhã), neto paterno de João Leitão Castelo Branco e materno de João Leitão Feio (Covilhã).

Maria Micaela de Oliveira era filha de Miguel Antunes de Oliveira, por sua vez filho de Gaspar Fernandes de Oliveira (Pedrogão de São Pedro-Penamacor)

e de
2-Rosa Madalena Leitoa
-Manuel Pires Vaz (Salgueiro ?)
-Isabel Gonçalves Leitoa

Manuel Pires Vaz era filho de Manuel Vaz, neto de António Vaz e bisneto de Francisco Vaz, penso que também todos do Salgueiro.

Isabel Gonçalves Leitoa era filha de Manuel Gonçalves Leitão (Benquerença) e de Maria Lourença (Quintãs-Salgueiro).
Manuel Gonçalves Leitão era filho de Luis Gonçalves Leitão e de Isabel Gonçalves, a benta, todos da Benquerença. Luis Gonçalves Leitão era filho de Maria Leitoa (Benquerença).

Maria Lourença era filha de Lourenço Fernandes e de Andreza Francisca, filha de Francisco Vaz e neta também de um Francisco Vaz.

Estes são os elementos recolhidos, todos no mesmo registo da D. Gervásia, não os confirmei posteriormente, pois parei um pouco com as minhas pesquisas geneológicas. De qualquer forma espero que sejam úteis.

Posso também informá-lo que do concelho do Sabugal tenho ascendentes das freguesias Sortelha (Oliveira Pinto, Correia, Cansado, Leal, Saraiva de Carvalho, etc.), Casteleiro (Mendes Leal), Santo Estevão (Cunha, Proença, etc.), entre outras freguesias e apelidos que agora não me ocorrem. Se também forem úteis...

Com os melhores cumprimentos,

Carlos pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#110234 | aliceg | 20 jan 2006 14:10 | Em resposta a: #108571

Caros

Tenho como antepassado António Leitão, de Maçainhas, filho de Manuel Soares Leitão, de Gonçalo e Isabel ?, de Manteigas.

António Leitão casou com Maria do Carmo, de Loriga.

Alguém me poderá dizer algo sobre eles?

Obrigada

Alice Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#110247 | LProjecto | 20 jan 2006 16:47 | Em resposta a: #108571

Caro António,

Em primeiro lugar quero felicitá-lo, pois não tinha conhecimento da existência de um confrade, assíduo frequentador deste fórum, com residência num dos concelhos onde se centra o meu estudo. Depois, achei deveras curioso o facto de procurar por uns "Leitões" que, segundo entendi não eram naturais de Redondo, sabendo eu da existência de uma "vara" que por alí se manteve desde, pelo menos, o início do séc. XVII.
Caso esteja a investigar o concelho em questão e considere oportuno a troca de alguns elementos que, eventualmente, possam ser de interesse comum contacte-me através do e-mail: lmiguelprca@netc.pt

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#110319 | ajrei | 21 jan 2006 18:31 | Em resposta a: #110234

Cara Alice,

Sem datas não é possível procurar entre os apontamentos disponíveis alguns possíveis parentes das pessoas nomeadas.

Se puder adiantar algo mais veremos até onde é possível ir.

Cumprimentos,
António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#110330 | 1456985 | 21 jan 2006 20:27 | Em resposta a: #110234

Caros


Ver também:
A família de, Fabião António Leitão, trata-se de uma figura notável dos anos 1800, natural do Orvalho, Beira Baixa.
Participou nas guerrilhas da patuleia, com muita actividade no concelho do Fundão e um pouco por toda a Beira. Era irmão da primeira Viscondessa de Tinalhas.

Diamantino Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#110344 | JFMenéndez | 21 jan 2006 22:25 | Em resposta a: #110247

Caros Confrades

Embora não me tenha alguma vez ocupado do estudo de famílias com o apelido em epígrafe, refiro o estudo de João Carlos e Jorge Metello de Nápoles, que vem na "Revista Beira Alta", n.ºs 3 e 4 de 2004, dedicado aos SOLARES E CASAS NOBRES DO CONCELHO DE PINHEL, e intitulado XIV - SOLAR DOS LEITÕES DE CARVALHO FREIXEDAS.
Pode eventualmente trazer algum dado interessante para as V/pesquisas, uma vez que traça a sucessão desta família desde finais do séc. XVII.

Cordialmente

José Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#110398 | aliceg | 23 jan 2006 11:03 | Em resposta a: #110319

Caro António

Obrigada pela sua resposta e ajuda. As únicas datas de que disponho são as datas de nascimento da mulher e da filha. Ambas se chamam Maria do Carmo. A mulher nasceu em 18/7/1757 e a filha em 18/9/1788.

Cumprimentos

Alice Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#110408 | carlos luiz | 23 jan 2006 13:57 | Em resposta a: #110330

Caros confrades
Tambem do concelho do Fundão,tenho uma Maria Leitão,b,a 15/12/1860 da Capinha filha de outra Maria Leitão de Pedrógão penso que do concelho da Sertã.

Carlos Reis Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#110413 | jliberato | 23 jan 2006 15:12 | Em resposta a: #110408

Caro Carlos,
Pedrógão deve ser de Penamacor.
Um abraço
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#110416 | carlos luiz | 23 jan 2006 16:06 | Em resposta a: #110413

Caro JLiberato
Tem razão,porque deve esta que fica mais perto do Fundão,eu só conheçia aquele do concelho da Sertã (Pedrógão Pequeno);
Um abraço tambem para Lisboa
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#110430 | Souto Maia | 23 jan 2006 18:42 | Em resposta a: #110344

Senhor Filipe Menéndez,

Qual é o endereço, sff, da Revista Beira Alta, ou como deverei proceder para a consultar?

Atentamente,

Souto Maia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#110544 | JFMenéndez | 25 jan 2006 13:26 | Em resposta a: #110430

Caro Confrade Souto Maia

Peço-lhe desculpa de só agora responder, mas estive sem acesso devido a alteração de nível do Genea e à atribuição de uma nova password correspondente.

Passo, seguidamente a responder à questão que me solicitou.

A "BEIRA ALTA", uma das melhores e mais antigas publicações municipais continuamente publicada, já vai nos 65 anos, é uma revista trimestral editada e publicada pela

- Assembleia Distrital de Viseu
- Casa do Adro, Largo da Sé
- 3500-195 Viseu


Esperando ter respondido à sua solicitação,

sou com atenção

José Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#110636 | Souto Maia | 26 jan 2006 17:27 | Em resposta a: #110544

Caro Senhor José Filipe Menéndez,

Muito obrigado.

Atentamente e ao dispor,

Souto Maia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#133175 | lmiguel | 05 nov 2006 19:13 | Em resposta a: #110234

Cara Alice,
esta Maçainhas que se refere pertence ao concelho de Belmonte?
Obrigado.
Luis Miguel Martins.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#133244 | aliceg | 06 nov 2006 10:24 | Em resposta a: #133175

Caro Luís

Não tenho a certeza, porque o registo de baptismo não adiantava mais pormenores. Porque o pai era de Gonçalo, penso que a Maçainhas será a da Guarda, mas nada o garante. Não tive ainda oportunidade de pesquisar estes meus antepassados, de forma que não tenho grandes informações.

Um abraço
Alice Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#134603 | lmiguel | 18 nov 2006 18:30 | Em resposta a: #108571

Caro António,
tenho alguns dados que posso partilhar sobre familias Leitão nas freguesias de Bodiosa e Ribafeita do concelho de Viseu e tb tenho interesse em completá-los.
Obrigado.
Luis Miguel.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#136781 | sileitao | 08 dez 2006 18:01 | Em resposta a: #134603

Acabei agora de ler as vossas menssagens sobre a origem dos Leitões na zona das Beiras.
Dentro de pouco tempo poderei dar-vos mais algumas informações.
Até sobre a descendência de Vénus ...
Até breve.
Pedrógão Grande
Carlos Simões Leitão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#137431 | sileitao | 16 dez 2006 18:47 | Em resposta a: #108571

Ora aqui vai a origem dos Leitões de Pedrógão Grande, segundo Miguel Leitão d´Andrada (1553-1630) na Miscelânea e Pinho Leal no Diccionário Corográfico no tema Pedrógão Grande:
“Os Leitões de Pedrogam Grande, descendiam de Porcio Catto, menino, que Venus occultava nos rochedos do Cabril, o qual, sendo já criado, e não o podendo occultar por mais tempo, o enviou para Hespanha, tendo de idade 6 annos; pertencendo depois à familia real, d´onde descenderam os infantes da casa de Lara, e outras principalissimas familias de Hespanha.”

“O appellido de Leitões, vem-lhe de Porcello que em portuguez quer dizer Leitão; e foi este o nome que Venus lhe deu, quando o enviou para as Hespanhas, atando-lhe uma fita encarnada à cintura; e por o achar muito gordo é que lhe deu o nome de Porcello, que quer dizer pequeno porco; e como os porcos são gordos, ou o andariam n´esse tempo, por isso a encantadora Venus lhe deu o nome de Porcello.”
Carlos Leitão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#157606 | LProjecto | 28 mai 2007 20:56 | Em resposta a: #137431

Caro Carlos,

Passando revista aos tópicos mais antigos não pude deixar de reparar na sua intervenção, e achei deveras curioso a associação que o autor que cita faz do apelido Leitão a Porcello, tanto mais pelo facto de ter existido na zona de Redondo uma família Leitão, da qual se destacam uns "Leitões de Porcellos", de que tenho notícia, nestas bandas, desde meados do séc. XVI. Serão dos mesmos de Pedrógão Grande, quem sabe?

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

origem dos leitões negreiros barcelos

#211030 | magonia | 20 out 2008 00:28 | Em resposta a: #137431

olá carlos leitão, só agora, vi sua explicação sobre os leitões, vivendo e aprendendo, uma lenda engraçada acerca dos leitoes ou porcellos, sou descendente, por minha avó materna dos leitões de negreiros, neste caso leitoa, não haja duvidas, que origem dos leitões tudo indica serem em negreiros-barcelos, como tinham muitos filhos se espalharam, eram ferteis tanto os leitões como as leitoas, nas memórias do corregedor de guimarães dr. francisco craesbeek, que escreveu em 1726 o seguinte"abaixo da dita capela está outra de s.pedro, que fez fernão leitão, abade da igreja de salvador, folhas 2 e foi feita em vila do conde aos 29 de agosto 1550, a dita capela no ano de 1520 e se acabou aos 22 de janeiro de
1521...desta capela foi administrador josé letão de almeida a quem se passou brazao de armas dos leitões a 18 de março de 1629 e dele consta ser de ribeira de pena, filho de camila leitoa e de joão fernandes, neto de cristovão leitao e bisneto de damião leitão, fidalgo da casa de el-rei e governador de cabo verde...
Os leitões os encontrei em negreiros a partir de 1598. não consegui chegar tão longe à deusa venus, mais informações estou ao dispor

Resposta

Link directo:

RE: origem dos leitões negreiros barcelos

#220623 | guerra1 | 07 fev 2009 11:47 | Em resposta a: #211030

Caros Confrades:tenho uns ancestrais "Francisco Caetano Leitão" casado com "Antonia de Almeida" de Mioma,Viseu,que não consigo encontrar origens,Tiveram um filho Manuel de Almeida casado com Teresa de Jesus de Villa Corsa,São Pedro de Povolide(anos 1700...).Agradeço vossa ajuda para encontar origem do Francisco Caetano Leitão e esposa.Muito grato j.g.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#220625 | nfctf | 07 fev 2009 12:20 | Em resposta a: #108571

Bom dia

Também tenho uns antepassados de apelido Leitão: Manuel Leitão que foi casado duas vezes: com Maria Antunes e com Maria Figueiredo. Um dos filhos era José Leitão. Viveram no concelho de Idanha-a-Nova na segunda metade do século XIX.

Cumprimentos
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: origem dos leitões negreiros barcelos

#228403 | mafs | 05 mai 2009 00:25 | Em resposta a: #211030

ex.mo sr.

tenho antepassados de negreiros leitoa, leitao. por acaso nao me pode ceder quais os seus antepassados e datas.
grato
manuel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#228406 | CCS1953 | 05 mai 2009 01:34 | Em resposta a: #109364

Caros Confrades,

Eu também descendo duns Leitões da Beira Baixa que se ligaram aos meus Baratas.
Podem ver João Leitão da Cunha e Costa (fidalgo que viveu ás leis da nobreza), o qual teve Carta de Armas.

Para o caso de necessitarem de pesquisar podem navegar nessa família fidalga e beirã. Estes Leitões são avoengos e parentes do meu primo Coronel Manuel Rolão, tal como acontece comigo
Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#228409 | CCS1953 | 05 mai 2009 01:37 | Em resposta a: #228406

Corrijo:

João Leitão da Cunha e Aguiar .

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#228420 | hmrb | 05 mai 2009 08:34 | Em resposta a: #228409

Cara Celeste

Não sei se ainda está interessada mas eu encontrei estes dados nas minhas pesquisas no Concelho de Oleiros:


Casamentos

Manuel José Rei – Antónia Maria da Conceição – 05-09-1821 – Roqueiro e Feteira
Ele, natural do Roqueiro onde foi baptizado e morador desde menino em Oleiros, filho natural de Isabel Maria, solteira, moradora no Roqueiro
Ela, moradora em Oleiros, filha de António Martins e de Maria Fernandes, moradores na Feteira

José da Silva Leitão – Teodora Maria Garcia – 24-08-1802 – Orelhão e Outro(?) Monte
Ele filho de outro José da Silva Leitão e de Maria Luísa Antunes, natural e moradores no Outro Monte
Ela, natural da Gaspalha, filha de Pedro Baptista e de Maria Mendes Garcia, moradores no Orelhão

José Leitão de Moura – Jacinta Maria – 14-05-1823 – Oleiros
Ele filho de João Baptista e de Jacinta Teodora de Moura, de Oleiros
Ela filha de Manuel Afonso e de Isabel Mateus, moradores em Pero Cabeço


Espero que lhe ajude.

Cumprimentos.

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#228442 | CCS1953 | 05 mai 2009 14:17 | Em resposta a: #110344

Caro Confrade,

Como porderei obter "comprar" esa revista?

Estou interessada na mesma, mas não sei como obtê-la.

Aguardo e envio os meus cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#228443 | CCS1953 | 05 mai 2009 14:20 | Em resposta a: #228420

Cara Hermínia Barata,

Já agora gostava de saber de onde vem o seu apelido Barata.
Eu sou da família Barata, distrito de Castelo Branco, embora tendo nascido e vivido em Lisboa.

Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#228444 | spes | 05 mai 2009 14:30 | Em resposta a: #109364

Caro António Bivar,


Acabo de ver com interesse a sua informação sobre os Vaz Leitão.

Tenho vários Vaz Leitão e Leitão na minha ascendência, estando essa informação a ser acrescentada nos meus costados.

Muito agradecia saber se tem alguma informação sobre um eventual parentesco de Pedro da Costa Leitão (nascido no Alcaide por volta de 1680), filho de Martinho da Costa Leitão e de Maria Martins com o Capitão Pedro Salvado da Costa Leitão (tb. do Alcaide), filho de Pedro Salvado Leitão, fidalgo de cota d`armas em 23 de Maio de 1634 e de sua mulher D.Catarina Esteves taborda Sarafana de Negreiros, neta de Estevão Gonçalves Taborda.

Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#228447 | manuelr | 05 mai 2009 15:08 | Em resposta a: #228444

Caro Fernando Figueirinhas

Martinho da Costa Leitão pai de Pedro da Costa Leitão é irmão de Pedro Salvado da Costa Leitão casado com Catarina Esteves Taborda Sarafa de Negreiros.

Cordias cumprimentos

Mnauel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#228449 | spes | 05 mai 2009 15:13 | Em resposta a: #228447

Caro Manuel da Silva Rolão

Agradeço a informação e aproveito para perguntar se me poderá indicar alguma publicação que tenha informação sobre os Vaz Leitão ?


Cumprimentos
Fernando Figueirinnas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#228453 | manuelr | 05 mai 2009 15:26 | Em resposta a: #228449

Caro Fernando Figueirinhas.

Que Vaz Leitão ?

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#228455 | spes | 05 mai 2009 15:32 | Em resposta a: #228453

Caro Manuel da Silva Rolão

Concretamente sobre o Pedro, filho do Martinho indicado na minha anterior mensagem.

Cumprimentos
FF

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#228459 | manuelr | 05 mai 2009 15:47 | Em resposta a: #228455

Caro Fernando Figuierinhas

Nas "Famílias das Beira Baixa-Raízes e Ramos" começo o §9 Sub §1 do Título de Leitões com o Capitão Martinho da Costa Leitão. Envio-lhe o que consta:


Leitão §9
Sarafana
1-ANTÓNIO DE GUSMÃO ou Pedro Feio de Gusmão foi Fidalgo castelhano que passou a Portugal no tempo de D. João I. Casou em Alpedrinha com Maria Gonçalves da Costa (Costa Nº 9.10).

2-N da Costa Leitão que segue. Dado também como filho de Estevam Gonçalves que foi Conde de Castelo Branco.

2-N da Costa Leitão que casou com N.

3-António Álvares da Costa que segue.

3-ANTÓNIO ÁLVARES DA COSTA casou com Maria Leitão.

4-Pedro Álvares da Costa Leitão que segue.

4-PEDRO ÁLVARES DA COSTA LEITÃO casou com N.

5-António Gonçalves da Costa Leitão que segue.

5-ANTÓNIO GONÇALVES DA COSTA LEITÃO casou com Maria Salvado. Moradores no Alcaide.

6-Pedro Salvado da Costa Leitão natural do Alcaide que segue.

6-CAPITÃO MOR PEDRO SALVADO DA COSTA LEITÃO teve Carta de Brasão de Armas dos Costa do Cardeal. Casou com Maria Domingues (filha de Pedro Domingues Pote e de Maria Gregório que tinha vindo de Espanha, de Castela ou Sevilha), irmã da mãe de António Fernandes Pote e avó de Pedro Fernandes Casanova.
Domingos Vaz da Costa natural do Alcaide teve processo de Ordenação em 17-05-1779 (Câmara Eclesiástica de Castelo Branco, Ordenações, Maço Nº 1935). Era filho de Hipólito da Costa, natural do Alcaide e de Catarina Vaz, da Bemposta, neto paterno de Inácio da Costa, que nasceu na Casa da Herdade de Alpedrinha em 31-07-1673, batizado a 06-08 (filho de Pedro Fernandes Casanova, nobre, que viveu na dita Herdade e de Inocência Salvado) e de Cristina Gil, da Fatela, neto materno de Gaspar Domingues, de Vale de Prazeres e de Maria Vaz, de Alcongosta. Não condizem as Cartas de Brasão sobre os 1º ascendentes, sendo referido na sua Carta ser descendente de Margarida Vaz da Costa (irmã do Cardeal D. Jorge da Costa e parente de D. Martinho e de D. Pedro da Costa) e de Estevam Gonçalves.
Tiveram Pedro Salvado da Costa Leitão e Maria Domingues a

7-Pedro Salvado da Costa Leitão que segue.
7-Capitão Martinho da Costa Leitão que segue no Sub §1.
7-Maria Domingues nasceu em 02-05-1633.
7-António da Costa Leitão que segue no §13.
7-Isabel nasceu no Alcaide em 29-08-1640.

7-CAPITÃO PEDRO SALVADO DA COSTA LEITÃO casou com Catarina Esteves Taborda Sarafana de Negreiros (Taborda §3 Sub §1 Nº 7.8). Faleceu no Campo do Barbudo (Orca) na Guerra da Aclamação.

Leitão §9 Sub §1

7-CAPITÃO MARTINHO DA COSTA LEITÃO filho do Nº 6 do §9 viveu no Fundão onde casou com Maria Martins, do Alcaide, prima inteira do padre Manuel Martins e de seu irmão António Martins.

8-Pedro da Costa Leitão viveu no Alcaide que casou no Pedrógão em 21-01-1715 com Catarina de Oliveira natural do Pedrógão (abaixo Nº 8.9) filha do Capitão Gaspar Fernandes de Oliveira e de Maria Gonçalves Borrego, do Pedrógão.
8-Maria Leitão ou Maria Gonçalves Borrego que segue.

8-MARIA LEITÃO que casou com Capitão de Cavalos Gaspar Fernandes de Oliveira.

9-Miguel Antunes de Oliveira que segue.
9-Catarina de Oliveira filha do Capitão Gaspar Fernandes de Oliveira e de Maria Gonçalves Borrego casou com Pedro da Costa Leitão (Acima Nº 7.8).

Não conheço mais nada publicado.

Cordias cumprimenrtos
Manuel da Silva Rolão.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#228463 | jaboo | 05 mai 2009 16:22 | Em resposta a: #228459

Caro Manuel da Silva Rolão,

Desculpe em intrometer-me nesse topico mas tenho uma simples duvida. Quando diz que "Maria Martins, do Alcaide, prima inteira do padre Manuel Martins" quer dizer que era prima carnal? Ou seria prima com outro grau de consanguinidade?

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#228466 | manuelr | 05 mai 2009 16:26 | Em resposta a: #228463

Caro João Braz
Normalmente prima inteira é prima carnal. Nunca por afinidade.

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#228469 | jaboo | 05 mai 2009 16:40 | Em resposta a: #228466

Caro Manuel,

Agradeço a sua ajuda.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

Pedro Salvado da Costa Leitão

#228476 | agp | 05 mai 2009 18:01 | Em resposta a: #228459

Caros Fernando Figueirinhas e Manuel da Silva Rolão,

Pedro Salvado da Costa Leitão e D. Maria Domingues foram ainda os pais da citada D. Inocência Salvado que casou a 12.12.1658, no Alcaide, com Pedro Fernandes Casanova, filho de outro do mesmo nome, com pelo menos dois filhos:

- Pedro Fernandes que casou a 9.5.1686, no Alcaide, com D. Maria Leitão, filha de Estêvão Leitão e de D. Maria Bentes, smn.

- Inácio da Costa que casou, como já referiu o confrade Manuel da Silva Rolão, com Cristina Gil e que, além de Hipólito da Costa, tiveram pelo menos a Josefa, nascida no Alcaide a 13.6.1710.

Cordias cumprimenrtos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#228483 | hmrb | 05 mai 2009 18:17 | Em resposta a: #228443

Cara Celeste

Vou lhe dizer uma coisa curiosa... Iniciei a minha pesquisa genealógica por causa do meu apelido Barata...sempre me intrigou...algumas vezes me chateou...etc..etc..
Ao fim de algum tempo e já com algum avanço no estudo dos meus antepassados, mal consigo apanhar os meus Baratas...

Ora bem o meu Barata vem da minha linha paterna, oriundos de Álvaro, Cava e Madeirã.


Meus avòs paternos:

6 Diamantino Barata * 1851 Sendinho de Santo Amaro, Oleiros † 06-03-1932
7 Carolina de Jesus * 05-12-1862 Oleiros † 25-09-1905

12 João António Barata * 1820 - 1825 Sendinho de Santo Amaro, Oleiros †
13 Maria Barata * 1824 - 1830 Sendinho de Santo Amaro, Oleiros †
14 António Manuel * 1805 - 1815 Oleiros
15 Francisca de Jesus * 14-04-1817 Oleiros †


A partir daqui ainda não consegui mais nada. O problema está no assento de nascimento do meu bisavô Diamantino que já não existe. Tanto o assento de óbito como o de casamento não me dão pistas para continuar.

Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Salvado da Costa Leitão

#228587 | spes | 06 mai 2009 21:26 | Em resposta a: #228476

Agradeço muito a sua ajuda.

Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#228588 | spes | 06 mai 2009 21:29 | Em resposta a: #228459

Caro Manuel da Silva Rolão,


Tenho o seu livro em casa. Vou consultá-lo. Muito obrigado.


Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#228605 | manuelr | 06 mai 2009 23:46 | Em resposta a: #228588

Caro Fernando Figueirinhas

Não tem que agradecer. Disponha sempre.

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Beira Alta

#229475 | JFMenéndez | 15 mai 2009 22:57 | Em resposta a: #228442

Cara Confreira

Como disse anteriormente, a "BEIRA ALTA", uma das melhores e mais antigas publicações municipais continuamente publicada, é uma revista trimestral editada e publicada pela

- Assembleia Distrital de Viseu
- Casa do Adro, Largo da Sé
- 3500-195 Viseu

Não consegui descobrir o numero de telefone actualizado. O antigo era 436770.
O custo da assinatura anual é 12,50 € e o dos números avulso (2 por ano, dado que ultimamente os trimestres saem 2 a 2, como se a periodicidade fosse semestral) 7,50 €.

Esperando ter respondido à sua questão,

sou com atenção

José Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#235613 | Saba | 03 ago 2009 09:10 | Em resposta a: #108938

Tenho uma D. Maria Josefa Leitão natural do Sabugal que casa com Antonio Pereira Ramos, natural de Manteigas. Havera ligacao?


Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#235622 | ajrei | 03 ago 2009 11:58 | Em resposta a: #235613

Caro Luis Ramos,

Datas do casamento, nascimento dessa senhora. Sem datas é muito difícil.
Ao seu dispor,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#235970 | Saba | 08 ago 2009 11:12 | Em resposta a: #235622

Provavelmente teria nascido entre 1700 e 1740.

Cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#237220 | Saba | 24 ago 2009 04:26 | Em resposta a: #235622

Desculpe, mas dei-lhe informacao errada sem querer

D. Maria Josefa Leitao de Carvalho nasceu em Manteigas em 1738, e nao no Sabugal, filha de Manuel Luis de Carvalho e de Ana Leitao (terceiros primos), neta paterna de Joao Luis de Carvalho e de Maria Craveira, e neta materna de Manuel Gomes China e de Francisca Leitao. Casou com Antonio Pereira Ramos do Sabugal.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#237263 | ffarrajota | 24 ago 2009 18:05 | Em resposta a: #237220

Caro Luís Ramos:
Tem alguma informação mais do Manuel Gomes China? Tenho um Manuel Gomes China, (morreu em 1706), cc.Maria da Fonseca, em Loriga. A filha Maria da Fonseca casou-se em 12/2/1704 cc. António Fernandes Saramago, em Loriga.
Não haverá muitos Chinas.
Grata pela atenção,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#237338 | ajrei | 25 ago 2009 13:14 | Em resposta a: #237220

Caro Luis Ramos,

O conjunto onomástico "Leitão de Carvalho" direcciona-nos para Almeida e Pinhel, onde se constata família/s 'principais' com tais apelidos.
Não sei se o poderá ajudar esta informação.
Cumprimentos,
António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#237389 | Saba | 25 ago 2009 19:52 | Em resposta a: #237338

Caro Antonio Rei:

Acrescento aqui que o casal Joao Luis de Carvalho e Maria Craveira tiveram tambem o filho Joao Luis de Carvalho que casou com Maria Leitao Carvalho, e ambos costam da base de dados do Geneall: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=515637

Cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: origem dos leitões negreiros barcelos

#254840 | ALA | 17 mai 2010 23:13 | Em resposta a: #220623

caro guerra1 Tenho na m/árvore um Caetano Francisco Lourenço Leitão, nascido em 1805,casado, primeiro c/ Maria José e depois c/joaquina Maria .deste ultimo casamento nasceu ,Caetano Francisco Leitao por volta de 1870,isto, em Farminhão - Viseu. Não sei se ajuda. Cumprimentos. A. Leitão Almeida.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#254841 | ALA | 17 mai 2010 23:40 | Em resposta a: #134603

Caros Confrades, Caro Luis Miguel. Estou a trabalhar na Faília Leitão de Farminhão - Viseu.Sei que em 1620 já aqui existia a Familia Leitão. As Freguesias de Ribafeita e Bodiosa, são póximas de Farminhão, pelo que acredito que possa haver alguma ligação.Qualquer ajuda, será bem-vinda. Cumprimentos A. Leitão Almeida.

Resposta

Link directo:

RE: origem dos leitões negreiros barcelos

#254852 | guerra1 | 18 mai 2010 07:22 | Em resposta a: #254840

Caro Confrade:muito grato pela sua missiva.Não são esses.Cumprimentos jg.

Resposta

Link directo:

RE: origem dos leitões negreiros barcelos

#309866 | loms | 08 jul 2012 19:43 | Em resposta a: #211030

Meu caro Confrade

M Agonia

Também eu descendo dos leitoes de Negreiros, via Leitão e Leitoa.
Será que podemos trocar contatos, para encontrarmos ascendências comuns?

Com os meus melhores cumprimentos,
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: origem dos leitões negreiros barcelos

#310615 | magonia | 23 jul 2012 18:31 | Em resposta a: #309866

envie seu email.com todo gosto

Resposta

Link directo:

RE: origem dos leitões negreiros barcelos

#310621 | loms | 23 jul 2012 19:23 | Em resposta a: #310615

Meu email: luismouraserra@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#319939 | tdmatos | 30 dez 2012 21:52 | Em resposta a: #237220

Boa noite a todos

Caro Sr. Luís Ramos

Foi com agrado que encontrei este tópico e as suas mensagens. Tenho nos meus antepassados o casal, por si referidos, João Luís de Carvalho e Maria Craveira Leitoa (Maria Craveiro Leitão), casados a 13-08-1747, em Sta Maria de Manteigas. O contraente era filho de outro João Luís de Carvalho e de Maria Craveira (casal também por si referido) e a contraente era filha de António Saraiva Leitão e de Maria Gomes, todos naturais da freguesia de Santa Maria de Manteigas.
Curiosamente nessa mesma data casaram-se António Leitão Saraiva e Ana Luís. Ele filho de António Saraiva Leitão e de Maria Gomes, ela filha de João Luís de Carvalho e de Maria Craveira, todos naturais da freguesia de Santa Maria de Manteigas.
Portanto no mesmo dia casaram-se dois pares de irmãos, filhos dos casais João Luís de Carvalho e Maria Craveira, e António Saraiva Leitão e Maria Gomes.

Teria por ventura dados sobre o casamento de João Luís de Carvalho e Maria Craveira, e/ou sobre o casamento de António Saraiva Leitão e Maria Gomes? Presumo que tenham ocorrido em Sta. Maria de Manteigas, mas não sei ainda as datas. Poderei consultar os microfilmes (ainda não tive oportunidade para tal pesquisa), mas deixo aqui esta questão para o caso de as datas serem já do seu conhecimento.

Cumprimentos e votos de um feliz ano de 2013.

Tiago Matos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#333962 | sgsoares | 17 ago 2013 13:47 | Em resposta a: #108571

Boa tarde,
sou novata nestas andanças de genealogia mas só neste tópico já aprendi muito.
Tenho uma Ana Leitão na família, minha trisavó, casada com Luiz Cerdeira, em princípio ambos de Benquerença, Penamacor. Tiveram os seguintes filhos, todos naturais de Benquerença:
- Maria Leitão (n.? casada com José Gonçalves Cerdeira)
- José Joaquim Gonçalves Leitão (meu bisavó materno, n. 9/10/1855, casado com Ana Gil, professor primário em Meimoa e Benquerença, Penamacor)
- Luis Cerdeira
- Teresa Cerdeira.

Alguma desta informação é familiar a algum dos confrades? Nesta minha pesquisa estou a seguir a varonia do meu bisavô (José Joaquim Gonçalves Leitão) e gostaria de saber mais sobre a sua mãe, Ana Leitão.

Muito obrigada

--- Susana Gil Soares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#333972 | ajrei | 17 ago 2013 20:08 | Em resposta a: #333962

Cara Susana,

Embora não tenha tudo, mas a obra "Famílias da Beira Baixa" do Coronel Manuel Rolão poderá ser uma boa ajuda.
Eu tenho a obra em casa, mas de momento não tenho acesso a ela. Se a conseguir consultar, diga; se não, daqui a alguns dias já poderei ver o que lá se acontra e se permite o entroncamento dos seus antepassados.
Cordialmente,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#333985 | sgsoares | 18 ago 2013 12:51 | Em resposta a: #333972

Caro António Rei,

agradeço-lhe imenso. De facto desconheço esse livro e será uma grande ajuda.

Poderá ajudar-me em duas outras questões?

- Fiz a árvore de família no guarda-mor mas esta não aparece aqui no site no geneall. Porquê?
- Estive na TT a ver microfilmes de registos paroquiais (c. 1750) da Benquerença (Penamacor) - embora em muito mau estado e a caligrafia muita vez ilegível - e reparei que em alguns, abaixo da assinatura do pároco ou prior, surgia um nome (pelos menos sem relação aparente com o assento em questão) "Andre" depois a cruz de Cristo, com as pontas do mesmo tamanho como surge por exemplo nas bandeiras do navio-escola Sagres, e o apelido "Gonçalves Leitão". O que significa esta cruz?

Uma vez mais obrigada!

--- Susana Gil Soares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#333991 | ajrei | 18 ago 2013 15:16 | Em resposta a: #333985

Cara Susana,

Sobre essas questões envolvendo o Guarda-Mor e o Geneall o mais indicado será colocá-las ao Moderador do site. Desconheço os possíveis mecanismos articulares entre ambos, se existirem.
Sobre o que me diz dos Registos Paroquiais de Benquerença, não se tratará de um sinal de tabelião, hoje notário ? Poderia ter perguntado aos funcionários da TT. Quando lá voltar ponha-lhes a questão.
Cordialmente,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#334966 | sgsoares | 09 set 2013 17:05 | Em resposta a: #333972

Caro António Rei, já tem acesso ao referido livro? Logo que tenha acesso e alguma disponibilidade agradeço, e muito, toda a informação que me puder disponibilizar. Poderá entrar em contacto comigo pelo email susanagilsoaresarrobagmailpontocom

Cumprimentos,

Susana

Resposta

Link directo:

Famílias Leitão, de onde nas Beiras ?

#410726 | FrederikoCG | 25 dez 2018 20:47 | Em resposta a: #108571

Quanto à conjugação dos apelidos Vaz e Leitão, parece-me ser de referir que os descendentes de Manuel Pires Vaz, Capitão de Ordenanças e familiar do Santo Oficio, e sua mulher Izabel Gonçalves Leitão, ambos do Salgueiro (Fundão) têm o apelido Vaz Leitão. Pelo menos é o caso de Luís Vaz Leitão, Doutor em Filosofia e Teologia pela Universidade de Coimbra (1770) e João Vaz Leitão, cura em EScarigo (Fundão). Neste caso, enquanto o apelido Vaz se encontra radicado há várias gerações no Salgueiro, o Leitão tem nas três gerações anteriores a Izabel Gonçalves Leitão raizes na Benquerença (Penamacor). Assim, Izabel Gonçalves Leitão era filha de Manuel Gonçalves Leitão, da Benquerença, cc Maria Lourença, do Salgueiro) e neta de Luís Gonçalves Leitão, da Benquerença, cc Izabel Gonçalves Benta, e bisneta de Maria Leitão.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 01:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen