João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benavente

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos | Famílias

João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benavente

#10868 | artur41 | 12 out 2001 18:30

Caros colegas


Ao ler uma obra do Prof. Bernardo Vasconcelos e Sousa: " Os Pimentéis, Percursos de uma linhagem da nobreza medieval Portuguesa ( séculos XII-XIV )", editado pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda e que constituiu aliás sua tese de Doutoramento; deparei-me, na pg.221, com um interessante Esquema Genealógico(XI): o da descendêndencia de Afonso Vasques Pimentel, filho do 1º casamento de Vasco Martins Pimentel. Ou seja, o efectuado com Maria Anes de Fornelo.
Afonso Vasques Pimentel I terá casado com Sancha Fernandes Pintalha. Pais de João Afonso Pimentel que contraíu matrimónio com Constança Rodrigues Morais, os quais tiveram um filho: Rodrigo Afonso Pimentel.
Rodrigo Afonso Pimentel casou-se com N Lourenço da Fonseca,
tendo sido seu filho João Afonso Martins Pimentel, 1º Conde de Benavente. A sua sucessão não me levanta dúvidas, o mesmo não acontece com alguns seus antepassados:

a) Quem foi Sancha Fernandes Pintalho(a), sua bisavó materna?
A pág. 220, diz que foi filha de Fernão Esteves Pintalho e de Marinha Nunes de Chacim ( referência ao Livro de Linhagens, 32C2, p. 398 ). Ora, de onde vêm o apelido Pintalho?

b) Relativamente a Rodrigo Afonso Pimentel, o " Livro de Linhagens " diz que se casou com uma filha de Lourenço Vasques da Fonseca ( LL, 35D3-4, p. 349 ):«....foi casado com dona ( espaço em branco ) Lourenço, filha de Lourenço Vasques da Fonseca ». Será que algum vós me pode aclarar mais a situação?



Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benavente

#10869 | artur41 | 12 out 2001 18:46 | Em resposta a: #10868

Caros colegas

(Continuação)


Para ser mais preciso:

«....Lourenço, filha de dom Lourenço Vassquez d' Afonseca e fez em ela», sem que a frase tenha sido terminada.


Cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benavente

#10877 | alentejo | 12 out 2001 20:05 | Em resposta a: #10868

Caro Artur,


Segundo o Conde D. Pedro, em Título de Pimentéis, fol. 186, Rodrigo Afonso Pimentel foi Comendador-Mor de Santiago, foi casado com D. Lourença, filha de Lourenço Vasques da Fonseca e de D. Sancha Vasques de Moura fol. 361. num.9 e fez em ela. Assim termina o Conde esta linha.

O mesmo Conde, em título de Maceiras, Osores y Acuñas, fol. 309 e 310, diz-nos:

Dom Gomes Pires de MAceira, que fez o Mosteiro de Souto, foi casado com D. MArinha Osores, irmã de Sarracinho Osores, fol. 310 n.1 ou com D. MArinha PAes, filha de D. Paio Vasques de BArvães e de D. Sancha Soares, fol. 352.n.4 e fez em uma destas mulheres

Lourenço Gomes de Maceira, foi casado (nota à margem: Hallandose en la conquista de Sevilla)com d. N. e fez nela

João Lourenço da MAceira, foi casdo com D. Maria Acha, filha de D. Fernão Ramires e de D. Cristina Soares, fol. 298 nu. 2, e fez nela

Esteveanes de MAceira, a quem chamarão o Pintalha parda, foi casado com D. urraca Viegas de Portocarreiro, filha de D. egas Henriques e de D. Teresa Gonçalves de Curveira, fol. 255 nu. 3 e fez nela

Fernão Estevens Pintalho, foi casado com D. Maria Nunes, filha de Nuno MArtins de Chacim e de D. Sancha Correia e fez nela

D. Sancha Fernandes, foi casada com Afonso VAsques Pimentel, f. 186 n.4


Omiti outros filhos e segui a linha que lhe interessa e os elementos que refiro estão no Bobiliário do Conde D. pedro, edição de Roma, 1640. ordenado e ilustrado por Juan Bautista Lavaña e com notas do MArquês de Montebelo e de Manuel de FAria e Sousa.

Não vi o Gayo, nem o Alão ou Manuel de Sousa da Silva.

abraço

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benavente

#10884 | artur41 | 12 out 2001 22:49 | Em resposta a: #10877

Caro Nuno

A tese do Prof.Bernardo Vasconcelos e Sousa é revolucionária em muitos aspectos: o primeiro dos quais reside na hipótese proposta dos Pimentéis não derivarem dos Novais. Terei todo o gosto em lhe facultar elementos, sobre o livro em questão, se assim o desejar!
Relativamente aos dados que me forneceu, o meu obrigado.A indicação do nome de D.Sancha Vasques de Moura é importante; mas a explicação do apelido Pintalha(Pintalha Parda),
assim como as ligações aos Maceira, Osores, Bravães e Curveira têm um especial relevo!
Por outro lado, saliento ainda a indicação de fontes bibliográficas raramente abordadas.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benavente

#10885 | alentejo | 12 out 2001 23:09 | Em resposta a: #10884

Caro Artur,

Possuo a tese do Prof. Bernardo de Vasconcelos e Sousa que, ao contrário daquilo que o próprio afirma, é um genealogista de primeira plana. Muito obrigado de qualquer forma.


Abraço

NB

Resposta

Link directo:

RE: João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benavente

#10911 | Vasco Jácome | 13 out 2001 17:02 | Em resposta a: #10877

Caros Artur Camisão Soares e Nuno Borrego

Em relação à genealogia proposta pelo Nobiliário do Conde D. Pedro, José Pizarro nas suas “Linhagens Medievais”, Vol. 1, pg 507, nos Fonsecas, relativamente ao casal Lourenço Vasques da Fonseca e Sancha Vasques de Moura diz textualmente “ao contrário do que afirma o Livro de Linhagens do Conde D. Pedro” [Lourenço Vasques] ”não teve filhos deste matrimónio. Teve um filho, é certo, e chamou-se como aquela fonte indica, mas foi fruto da barregania de Lourenço Vasques com Teresa Pires.” Esse filho foi Vasco Lourenço da Fonseca ccs.
Assim sendo, D. Lourença não é filha deste casal nem sei dizer quem é.

Quanto à segunda genealogia aqui exposta por Nuno Borrego e continuando a confrontação com a mesma obra:

O casamento de Fernão Esteves Pintalho com Maria Nunhes de Chacim, filha de D. Nuno Martins de Chacim e Sancha Pires Correia, está confirmado na pg 248 do Vol. 1.

O casamento de Estevão Anes Pintalha Parda com Urraca Viegas de Portocarreiro, filha de Egas Henriques de Portocarreiro e Teresa Gonçalves de Curveira, está confirmado na pg 330 do Vol. 2 (Portocarreiros).

Quanto a Manuel de Sousa da Silva, no Vol. I pg 463 tem o casal Afonso Vasques Pimentel e Sancha Fernandes. No Vol. pg 150 tem a ascendência de D. Sancha. Em relação ao avô Estevão Anes de Maceira diz que “chamarão-lhe, de alcunha, o Pintalho Pardo”. Pelos vistos, a alcunha passou como apelido para o seu filho Fernão Esteves Pintalho. Como este só teve 2 filhas, a descendência seguiu os respectivos apelidos, acabando o Maceira ou o Pintalho.

Felgueiras Gayo não parece acrescentar muito ao que já foi dito. Trata desta gente no ttº de Pimenteis §6 N2 e ttº de Correias §57. Parece basicamente repetir o Conde D. Pedro.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benavente

#10917 | artur41 | 13 out 2001 18:00 | Em resposta a: #10911

Caro Vasco Jácome


Só para aduzir um elemento: o " Livro de Linhagens" já não refere os filhos de Rodrigo Afonso Pimentel.
De resto, a sua confrontação de fontes é sempre benvinda. Bem como a adição de novos dados.



Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benaven

#37867 | luis262 | 16 mar 2003 16:29 | Em resposta a: #10868

Caros Participantes do Fórum:
Tal como aos intervernientes neste tópico a sucessão de João Afonso Pimentel,*c. 1340 e + 1420 ,1º Conde de Benavente,título creado pelo rei Henrique III de Castela a 17.5.1398,não me levanta dúvidas, uma vez que possuo os nomes dos referidos Condes ,mais tarde Condes-Duques (28.1.1473), e Grandes de Espanha de Primeira Criação ,a partir de 1520, até à actual (em1991...) XX Condessa e XVII Duquesa, D. Angela María Tellez-Giron y Duque de Estrada , que entre outros títulos é também XVI Duquesa de Osuna .(" Grandezas y Titulos del Reino .Guia Oficial". Ed.Ministerio de Justicia.Madrid, 1991). Trata-se pois de um título Espanhol e como tal aparece no Genealogia e muito bem.
Toda esta introdução, serve para perguntar se alguém me poderá disponibilizar qualquer informação ,sobre Rodrigo Afonso Pimentel,que é referido na GEPB, vol.4, pag.513, como 1º Conde de Benavente, título cocedido por Filipe I de Portugal e II de Espanha, em 1598 .Passo a transcrever : "Condes de Benavente. - 1º,Rodrigo Afonso Pimentel, de nobilíssima casa transmontana, a quem D.Filipe I de Portugal ( II de Espanha) em 1598, concedeu o título em sua vida. Usou o brasão de armas seguinte: partido, em pala primeiro de verde com cinco vieiras de prata em aspa,segundo de prata, com três cóticas de púrpura, postas em faixa, coroa de conde.Timbre:meio touro de púrpura sainte, armado de prata, com uma vieira de prata na testa. O título não se repetiu",fim de citação.
Ora por esta altura era, em Espanha Juan Alonso Pimentel,VII Conde e V Duque de Benavente.
Melhores Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benaven

#37869 | luis262 | 16 mar 2003 16:50 | Em resposta a: #37867

Esquci-me de referir que a Lista dos Condes de Benavente ,faz parte de um trabalho de J.L.Fernández Blanco," La Grandeza de España de Primera Creación :lista de títulos y algunas reflexiones". A outra obra citada, o Guia Oficial, que também possuo, refere apenas as datas de concessão dos títulos e /grandezas,a quem foram concedidos e os actuais ( à data de 1991), titulares.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benaven

#38458 | artur41 | 25 mar 2003 19:44 | Em resposta a: #37869

Caro Luís Piçarra


O que refere não invalida o facto de o primeiro conde ter sido português. Sinceramente, não compreendo a questão!


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benaven

#38467 | luis262 | 25 mar 2003 20:47 | Em resposta a: #38458

Caro Artur Camisão Soares:

Tem toda a razão que o que eu referi não invalida o facto do 1ºConde ter sido Portugês,apesar de ,como sabe ,se tratar de Benavente (Zamora).
A questão que levantei é outra ,pois prende-se com a referência ao tal Rodrigo Afonso Pimentel ,que segundo a GEPB - fonte geralmente fidedigna- terá recebido muito mais tarde, em 1598, já em pleno domínio filipino, das mãos de Filipe I, II de Espanha o título de 1º Conde de Benavente. Ora trata-se ,se realmente existiu, de um título diferente ,o qual, segundo a Enciclopédia, não se repetiu e que a ter existido deveria ter a ver com o nosso Benavente .Entretanto o dito título parece não ser mencionado em mais parte nenhuma...Como tinha interesse em deslindar a questão, abri um tópico sobre o assunto e foi-me sugerido procurar na Torre ,na Chancelaria desse rei,o que conto poder fazer.
Melhores cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benaven

#91952 | V.Q.F. | 27 mai 2005 17:48 | Em resposta a: #38458

Caro Artur Camisão Soares,

Na Obra que refere encontrou algum bisneto do 1.º Conde de Benavente chamado Fernão Rodrigues Pimentel, Fidalgo da Casa do Infante D. João Mestre de Santiago c.c. Margarida Anes?

Agradeço a informação, caso não lhe dê muito trabalho.

Cumprimentos,
Vasco Quintanilha Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benavente

#145190 | Samuel C O Castro | 23 fev 2007 15:08 | Em resposta a: #10868

Estimado Artur Camisão Soares,

Em minha base tenho uma pendência: Froilos de Araújo – N-1480 c. c. Isabel de Castro Pimentel, filha dos Condes de Benavente, NFP, vol. II, Araújo, $14, N21. Ela deve ter nascido por volta de 1490, pois teve filho em 1510 e encontram-se aqui em: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=220712.

Peço sua gentileza, se possível, consultar as obras que tratarem sobre os referidos Condes, pra ver de qual Conde de Benavente ela seria filha ? Caso localize, também tenho interesse na ascendência Castro que ali constar.

Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benavente

#145204 | artur41 | 23 fev 2007 15:52 | Em resposta a: #145190

Estimado Samuel,

Tudo bem. Vou consultar as obras que possuo, e outras.

Fraterno abraço,

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benaven

#271690 | Gustavo P | 03 mar 2011 12:06 | Em resposta a: #91952

Caro Vasco Quintanilha Fernandes,

Sendo este comentário já tão antigo, não resisto em perguntar-lhe
se porventura chegou a conseguir a informação sobre o tal Fernão
Rodrigues Pimentel, Fidalgo da Casa do Infante D. João, Mestre
de Santiago c.c. Margarida Anes...?

E já agora, como sabe que o mesmo foi fidalgo da Casa do Infante
D. João e Mestre da Ordem de Santiago?

Com os melhores cumprimentos,
Gustavo Pacheco Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benaven

#271735 | V.Q.F. | 03 mar 2011 22:57 | Em resposta a: #271690

Caro Gustavo Pimentel,

De facto esta minha mensagem é muito antiga, e mais uma vez não me importo nada de responder às suas perguntas.

Já há alguns anos atrás consegui a informação que procurava na consulta das genealogias manuscritas da Torre do Tombo, título de Pimenteis Novaes, microfilme 21.F.18, fls. 69.

Quanto a Fernão Rodrigues Pimentel, Fidalgo da Casa do Infante D. João, Mestre de Santiago, consultei no "Livro de Oiro da Nobreza", vol. III - Marquezes de Soydos - pág. 703, de Domingos Araújo Afonso, e de Rui Dique Travassos Valdez.

Só lamento que da sua parte e de quem o Gustavo pelos vistos corrobora não me tenham sido respondidas as perguntas que fiz há muito tempo também sobre estes Pimenteis, nomeadamente uma Maria Roiz, que se encontra aqui na base de dados como Maria Roiz Pimentel, sem que ninguem (que eu conheça) saiba a fonte utilizada.

Caso não saiba, mas fica desde já a saber, a maioria dos dados sobre estes Pimenteis (documentados) que se encontram na base de dados fui eu que os inseri, com a devida fonte introduzida na respectiva página, excepto determinados ramos que aparecerem posteriormente (o Gustavo deverá saber quais) que já não fui eu.

E quando falo em Pimenteis, o mesmo se aplica a muitos outros apelidos de famílias ditas de Alcochete, que inicialmente também fui eu que introduzi na base de dados, com base na consulta de artigos publicados em várias revistas, e que actualmente se encontram muito ramificados mas que eu desconheço as fontes.

Cumprimentos,
Vasco Quintanilha Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benaven

#271747 | Gustavo P | 04 mar 2011 11:04 | Em resposta a: #271735

Caro Vasco Q. Fernandes,

E eu muito lhe agradeço a respectiva atenção.
Também já consultei as GM.
Não sabia e ainda bem que me diz, que é o autor da maior parte dessa informação,
até porque é um assunto que temos em comum.
Quanto à dita Maria Roiz, não fui eu que coloquei informaçõessobre ela, nem sequer
nunca soube da existência dela (em termos documentais)...apenas o que vizualizei
no geneall e tendo sido contactado posteriormente, comprometi-me a pesquisar sobre
a mesma, a fim de fundamentar ou não, essa mesma informação partilhada na base de dados.
Certo é, que de tantas Marias que encontrei...nenhuma correponde a dita Maria Roiz, ou pelo
menos ao seu lugar na "linha do tempo".
Acredite que é essa a minha linha de pensamento também...nunca partilho nada, sem que tenha
sido fundamentado fidedignamente.
E desde já, um muito obrigado, quanto ao "Livro de Oiro"...vou consultar!

Cumprimentos,
Gustavo Pacheco Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benaven

#271755 | Gustavo P | 04 mar 2011 13:11 | Em resposta a: #271735

Caro Vasco Q. Fernandes,

E já agora, disponha, para o que precisar, dentro dos meus poucos conhecimentos.
Em breve disponibilizarei o estudo sobre o meu ramo.

Cumprimentos,
Gustavo Pacheco Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benaven

#271758 | vabopi | 04 mar 2011 13:43 | Em resposta a: #271735

Caro Vasco Quintanilha Fernandes,

O reviver deste tópico sobre os Pimenteis leva-me a colocar a seguinte questão:

Em Manso de Lima, no tit. Pimenteis §1, sobre Diogo Fernandes Pimentel, diz-se que este teria em Alenquer a 16 de Maio de 1571 feito prova da sua descendência de João Afonso Pimentel. No mesmo sentido vão as Genealogias Manuscritas da TT.

Tem conhecimento do teor dessa ligação entre Diogo Fernandes Pimentel e João Afonso Pimentel ?

Com os melhores cumprimentos,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benaven

#271788 | V.Q.F. | 04 mar 2011 22:22 | Em resposta a: #271755

Caro Gustavo Pacheco Pimentel,

Agradeço, e também disponha dentro do que eu puder ajudar.

Cumprimentos,
Vasco Quintanilha Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benaven

#271790 | V.Q.F. | 04 mar 2011 22:25 | Em resposta a: #271758

Caro Vasco Galvão,

Infelizmente não tenho nenhuma informação sobre Diogo Fernandes Pimentel.

Cumprimentos,
Vasco Quintanilha Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benaven

#271791 | vabopi | 04 mar 2011 22:29 | Em resposta a: #271790

Caro Vasco Quintanilha Fernandes,

De qualquer forma fica o meu agradecimento.

Atentamente,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

Túmulo de Martim Afonso Pimentel - Sé de Lisboa

#272808 | Gustavo P | 18 mar 2011 19:24 | Em resposta a: #271788

Caro Vasco Quintanilha Fernandes,

Será que me pode ajudar quanto ao túmulo de Martim Afonso Pimentel
(irmão do 1º Conde de Benavente) que, segundo Felgueiras Gaio, se encontrava
na Igreja de S. Vicente de Fora (ao entrar, do lado direito, debaixo de um arco)
e que presentemente já não se encontra no mesmo lugar...
Precisava de saber, mais pormenorizadamente, quais as armas ostentadas na pedra tumular...
Será que tem alguma informação sobre este assunto? Alguma referência?

Com os melhores cumprimentos,
Gustavo Pacheco Pimentel

Resposta

Link directo:

RE: Túmulo de Martim Afonso Pimentel - Sé de Lisboa

#272830 | V.Q.F. | 18 mar 2011 23:13 | Em resposta a: #272808

Caro Gustavo Pacheco Pimentel,

Infelizmente não tenho nenhuma informação sobre este assunto. Se eu encontrar alguma coisa envio-lhe para aqui.

Com os melhores cumprimentos,
Vasco Quintanilha Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: João Afonso Martins Pimentel- Conde de Benaven

#272857 | vabopi | 19 mar 2011 12:25 | Em resposta a: #271791

Caros Confrades:

Na minha mensagem de 4.3.2011, onde digo "Em Manso de Lima, no tit. Pimenteis §1, sobre Diogo Fernandes Pimentel, diz-se que este teria em Alenquer a 16 de Maio de 1571 feito prova da sua descendência de João Afonso Pimentel. No mesmo sentido vão as Genealogias Manuscritas da TT." devo fazer a seguinte precisão:

Nessa data, quem fez prova de que Diogo Fernandes Pimentel descendia de João Afonso Pimentel foi um dos netos do Diogo F. P., de seu nome António Boto Pimentel.

E já agora acrescento um detalhe que pode ser do interesse do confrade Gustavo Pacheco Pimentel:
Este António Boto Pimentel +1614 e foi sepultado em campa rasa com as armas dos Pimentel, na matriz de Pontével frente ao altar-mor. O seu irmão João Boto Pimentel +1613 e foi sepultado em túmulo com estátua jacente, igualmente com as armas Pimentel, na igreja da Espiçandeira, Alenquer.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

Arca Tumular de João Rodrigues Pimentel, na Igreja de São Pedro, Torres Novas

#272871 | S.João de Rei | 19 mar 2011 17:39 | Em resposta a: #272830

Caro Vasco Quintanilha Fernandes e demais Confrades

Já agora algum dos confrades saberá situar a identidade de João Rodrigues Pimentel?
Em http://www.patrimonius.net/detalhes.php?i=1600
Sobre o primeiro conde de Benavente, por simples curiosidade o mesmo era primo direito de Leonor Leitão, da Ota (Alenquer) que era filho do seu tio materno Rodrigo Afonso Pimentel “O Braganção”. Leonor era filha de Vasco Martins Leitão, Alcaide-mor de Portalegre e de Cas-telo Mendo e de sua segunda mulher Inês Pimentel, Sra. da Torre da Silveira. Casou com o 2º Senhor de S. João de Rei, João Lopes de Azevedo, nascido no último quarto do século XIV.
A relação desta minha Avó, com outros Pimentel das mensagens anteriores, em Alenquer mas do século XVI, portanto cerca de 200 anos mais tarde…achei coincidência!
Cumprimentos

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Arca Tumular de João Rodrigues Pimentel, na Igreja de São Pedro, Torres Novas

#272875 | vabopi | 19 mar 2011 18:20 | Em resposta a: #272871

Caro José de Azevedo Coutinho:

Segundo http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=78037 João Rodrigues Pimentel era filho de Diogo Gonçalves Pimentel e Briolanja Leitão.

E falando em curiosidades: O bisneto homónimo do Vasco Martins Leitão, que teve carta de armas em 21.6.1507, era pai de Maria Borges que teve um filho do António Boto Pimentel que referi na minha mensagem anterior.

Tenho um 9º avô João de Azevedo Coutinho +1694, dos Coutos de Alcobaça, filho de Jerónimo da Silva Godinho e Maria de Azevedo Coutinho, que casou com Maria Madalena Henriques e de quem teve uma filha Catarina Antónia de Azevedo Coutinho. Estes nomes dizem-lhe alguma coisa ?

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Arca Tumular de João Rodrigues Pimentel, na Igreja de São Pedro, Torres Novas

#272892 | V.Q.F. | 19 mar 2011 22:44 | Em resposta a: #272871

Caro José de Azevedo Coutinho,

Apenas tenho conhecimento de um João Rodrigues Pimentel c.c. Margarida Anes, filha de Fernão Pato e Catarina de Meira, c.g. (sem mais notícia), aqui em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=112482

e que Felgueiras Gayo confundiu com Fernão Roiz Pimentel c.c. Margarida Anes, filha de João de Beja, e de D. Maria Correia, neta paterna de Aires Anes de Beja e de D. Catarina de Noronha Perestrelo, esta filha de D. Pedro de Noronha, Arcebispo de Lisboa.

Este Fernão Roiz Pimentel foi o primeiro desta família que se fixou na Aldeia Galega do Ribatejo, e que as “Genealogias Manuscritas” afirmam ser certamente dos Pimenteis dos Condes de Benavente, alicerçando essa ideia na inscrição que se encontra na sepultura de seu filho Duarte Roiz Pimentel “Descendente de Rodrigo Affonso Pimentel Progenitor dos Condes de Benavente”.

Fernão Roiz Pimentel instituiu Capela de suas terças em 1511 (segundo a Genealogia Manuscrita da Biblioteca da Ajuda) e sua mulher Margarida Anes também instituiu em 1537.

Seu filho Duarte Roiz Pimentel, foi Senhor da Quinta de Santo António que depois foi cabeça do seu Morgado, e casou três vezes, a 1.ª com Isabel Afonso, a 2.ª com Helena Calvo de Medeiros e a 3.ª com Francisca Roiz Arrais, com geração dos três casamentos.

Do segundo casamento foi filho António Roiz Pimentel, Fidalgo da Casa Real que casou com Guiomar Pacheco de Macedo, “bisneta do Grande Duarte Pacheco”, com vasta geração.

Do terceiro casamento foi filho, entre outros, Fernão Roiz Pimentel, sepultado na Ermida da Quinta de Santo António em 13-12-1613, c.c. sua prima Catarina Mendes de Novais, com geração. As “Genealogias Manuscritas” dizem que foram estes que instituiram em 26-04-1603 o Morgado de Santo António, ao qual anexaram muita fazenda, por escritura de dote para haver de casar o seu filho Nuno de Novais Pimentel com sua primeira mulher, escritura essa que Fernão Roiz Pimentel confirmou em seu testamento efectuado em 30-11-1613.

Este último Fernão Roiz Pimentel foi ainda padrinho de baptismo de alguns parentes no Montijo, como por exemplo:
- Joana, baptizada no Montijo a 28-2-1574, filha de João Gomes de Figueiredo e de sua mulher Margarida Pimentel;
- António, baptizado no Montijo a 20-4-1603, filho de Duarte Pimentel de Figueiredo e de sua mulher Maria do Rego (foi igualmente madrinha Catarina Mendes, mulher de Fernão Roiz Pimentel);
- Leonor, baptizada no Montijo a 21-12-1586, irmã da Joana acima;
- Maria, baptizada no Montijo a 14-4-1588, também irmã da Joana acima, sendo madrinha Catarina Mendes de Novais, mulher de Fernão Roiz Pimentel.

Encontram-se como padrinhos de baptismo destes Pimenteis alguns parentes destes mas também pessoas totalmente estranhas à família (como referi numa mensagem minha anterior), sendo natural, dada a sua preponderância social que estes Pimenteis fossem padrinhos de muitos outros baptismos locais sem qualquer parentesco.

Desculpe ter-me alongado no envio de dados sobre estes Pimenteis que julgo não lhe interessam, mas que poderão ser úteis para outros investigadores.

Com os melhores cumprimentos,
Vasco Quintanilha Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Arca Tumular de João Rodrigues Pimentel, na Igreja de São Pedro, Torres Novas

#272952 | S.João de Rei | 20 mar 2011 19:31 | Em resposta a: #272892

Caro Vasco Quintanilha Fernandes

Muito obrigado pela sua mensagem.
Dos Pimentel que refere sinto ligação aos Pereira Coutinho, Soydos que possuem a representação dos Arrais, Mendonça Arrais…possuíram também em Alcochete a quinta da Praia das Fontes…
De outra conversa aqui no Forum…http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=272145 pode haver eventuais ligações e trocas de informação…
Com os melhores cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Arca Tumular de João Rodrigues Pimentel, na Igreja de São Pedro, Torres Novas

#272954 | S.João de Rei | 20 mar 2011 19:34 | Em resposta a: #272875

Caro Vasco Galvão

Efectivamente o círculo de relações familiares dos Pimentel e Leitão estão próximas no século XIV, dentro de um período da História que estas famílias (Pimentel) defendem o estatuto feudal que possuíam e fazem junto com Teles, Albuquerque de contraponto aos reinos de Castela e Portugal, num nível imediatamente abaixo e partilhando da mesma política estavam Azevedo, Vasconcelos, e alguns outros. Este João Rodrigues Pimentel, da arca tumular, apesar de eu não ser um especialista, diria que é do século XIV ou XV teria alguma lógica ser filho de um Rodrigo, nomeadamente de um dos primeiros 4 condes de Benavente que tiveram sempre o patronímico de Rodrigo, salvo o terceiro. A paternidade apontada para Diogo Gonçalves Pimentel e Briolanja Leitão, situar-se-iam para o mesmo período de alianças familiares entre Leitão e Pimentel, se bem que pelo patronímico, Diogo estaria eventualmente afastado… Sendo assim, apontá-lo-ia eventualmente para filho de um dos dois primeiros condes de Benavente?
Em relação a João de Azevedo Coutinho +1694, penso que estaria ligado aos Azevedo Coutinho, de Soure http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=209818 onde encontratabém o nome Jerónimo e Catarina … que por sua vez se iriam ligar aos Azevedo Coutinho de Mesão Frio. São estes Azevedo Coutinho, de Soure a totalidade que existe em Portugal, salvo a excepção deste vosso confrade que é Mazagão!
Cumprimentos do,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Arca Tumular de João Rodrigues Pimentel, na Igreja de São Pedro, Torres Novas

#272976 | vabopi | 20 mar 2011 23:40 | Em resposta a: #272954

Caro José de Azevedo Coutinho:

Muito obrigado pelos seus esclarecimentos.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Arca Tumular de João Rodrigues Pimentel, na Igreja de São Pedro, Torres Novas

#313705 | mba55 | 15 set 2012 20:11 | Em resposta a: #272875

Caro Vasco Galvão

Não sei se lhe vou dar alguma novidade, mas acabo de descobrir nos paroquiais da Benedita o assento de casamento de uma irmã do nosso antepassado Jerónimo da Silva Rebelo. Trata-se de Catarina Correia da Silveira que casou a 26/06/1659 com o Ldo João Carvalho de Gouveia, tendo como seu procurador o seu irmão Jerónimo. Eram filhos de Manuel da Silva Rebelo e de Isabel da Silveira, senhores da quinta do Silvado em Turquel.

Cumprimentos,

Margarida Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Arca Tumular de João Rodrigues Pimentel, na Igreja de São Pedro, Torres Novas

#313707 | vabopi | 15 set 2012 21:50 | Em resposta a: #313705

Cara Margarida Antunes:

Dá-me uma boa notícia pois não sabia de quem eram filhos.
Já agora, como descobriu que o Jerónimo e a Catarina eram irmãos?

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Arca Tumular de João Rodrigues Pimentel, na Igreja de São Pedro, Torres Novas

#313727 | mba55 | 16 set 2012 08:39 | Em resposta a: #313707

Caro Vasco


O que me pergunta vem referido no registo de casamento da Catarina com João Carvalho de Gouveia - Benedita C1 F36? Imagens 36 e 37, onde Jerónimo da Silva Rebelo é dado como procurador de sua irmã, a contraente,

Cumprimentos,


Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Arca Tumular de João Rodrigues Pimentel, na Igreja de São Pedro, Torres Novas

#313739 | vabopi | 16 set 2012 13:10 | Em resposta a: #313727

Cara prima Margarida,

Mea culpa, não tinha visto o assento.

Agradecendo,
Vasco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 06:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen