Ajuda Torre Tombo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Arquivos | Regiões | Cargos

Ajuda Torre Tombo

#108753 | ramos | 04 jan 2006 13:41

Caro João Aquino
Encontrei assento de nascimento de seu avô, baptizado em 17/12/1864 (terá nascido em 15/02/1857, e por ter estado em perigo de vida terá recebido os santos óleos, difícil de ler), filho de João Thomaz de Aquino e Guilhermina da Costa e Silva, recebidos nesta freguesia da Lapa, neto paterno de José Thomaz, carpinteiro e Maria Joana, naturais de Lx. neto materno de Manuel Norberto da Costa Silva, proprietário e Josefa Marcelina da Costa Silva, naturais (creio que Asseiceira). Se pretender a fotocópia pode pedir para TT microfilme 1543, Freguesia Lapa, livro 11, página 9 registo 34 ou quando lá voltar pedirei.
Cumprimentos
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#108834 | JTAQUINO | 05 jan 2006 14:48 | Em resposta a: #108753

Cara Maria do Céu,
Muito obrigado pela sua pesquisa.
Vou pedir a fotocópia à TT para tentar ver pelo casamento se é o mesmo.
Também soube por cartas antigas que Maria Guilhermina (sua Mãe, natural de Leiria) faleceu em Lisboa (penso que na mesma freguesia) em 11.11.1900 com + - 74 anos.

Um 2006 cheio de alegrias.
Cumprimentos,
João Tomás de Aquino

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#116947 | mlucampo | 20 abr 2006 07:04 | Em resposta a: #108753

Cara Maria do Céu

Escrevo do Brasil e estou precisando muito de ajuda para procurar uma informação nos Arquivos da Torre do Tombo. Estou procurando saber quando meus bisavós chegaram no Brasil e estou tentando esta informação buscando o passaporte deles. Fui informada pela Técnica Superior do Gabinete de Leitua desse arquivo que o Fundo Governo Civil de Lisboa tem registros de pedidos de passaporte para o Brasil organizados cronologicamente e que podem ser consultados pessoalmente. Meus bisavós José de Paiva (pais: Antonio de Paiva e maria da Piedade) nascido em 1881, em Almalaguês-Coimbra e minha bisavó Júlia de Jesus (pais: José dos Santos e Bernarda Joaquina) nascida em 1874 em Miranda do Corvo-Coimbra,viajaram para o Brasil entre 1900 e 1905. Sairam do Porto de Lisboa para o Porto de Santos.
Não sei se poderá me ajudar, mas de qualquer forma agradeço a atenção e qualquer indicação que me ajude a desvendar esse mistério.
Um grande abraço
Maria Lúcia Campos

Resposta

Link directo:

Ajuda Torre Tombo

#116980 | Lourval | 20 abr 2006 15:31 | Em resposta a: #116947

Cara Maria Lúcia,
Você já consultou o ´site´ do Museu dos Imigrantes? Finalmente eles colocaram na internet todos os desembarques até um determinado ano. Entre 1900 e 1905 está lá que eu vi.
No caso de meus bisavós não estava lá pois eles desembarcaram em 1912.
Então minha estratégia foi outra: mandei um e-mail para o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro solicitando o prontuário de meus bisavós. Depois de quase um mês os prontuários chegaram. No prontuário meu bisavô dizia ter desembarcao no Porto de Santos no dia 04-10-1912. Com a data pedi ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro um cópia da lista de passageiros que finalmente tenho. Eu também moro em Santos.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#117214 | mlucampo | 24 abr 2006 04:40 | Em resposta a: #116980

Caro Lourval
Que incrível surpresa saber que você é de Santos. Na realidade, nasci em santos, meus pais moram em Santos e eu moro no Rio de Janeiro.Infelizmente fui informada que o Museu dos imigrantes só tem informações dos imigrantes que passaram por Hospedarias de Imigrantes, o que não foi o caso dos meus bisavós. Até tentei localizar todos os meus familiares imigrantes, mas nada encontrei. No Arquivo Nacional também não tive sucesso, pois meu bisavô morreu antes de 1938, quando surgiu a carteira modelo 19 e em 1938, quando ela foi instituída, minha bisavó já tinha mais de 60 anos e não era mais obrigada a tirá-la e acho que não fez mesmo. Por isso acho que uma cópia do passaporte deles seria de grande ajuda. Como fui informada pela Técnica Superior do Gabinete de Leitura do Arquivo da Torre do Tombo que o Fundo Governo Civil de Lisboa tem registros de pedidos de passaporte para o Brasil organizados cronologicamente e que podem ser consultados pessoalmente lá no Arquivo, estou procurando quem me possa ajudar por lá. Você conhece alguém? Ficarei imensamente grata se puder contar com alguma ajuda.Aguardo notícias
Um abraço

Maria Lúcia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#117215 | mlucampo | 24 abr 2006 04:44 | Em resposta a: #116980

Caro Lourval
Que incrível surpresa saber que você é de Santos. Na realidade, nasci em santos, meus pais moram em Santos e eu moro no Rio de Janeiro.Infelizmente fui informada que o Museu dos imigrantes só tem informações dos imigrantes que passaram por Hospedarias de Imigrantes, o que não foi o caso dos meus bisavós. Até tentei localizar todos os meus familiares imigrantes, mas nada encontrei. No Arquivo Nacional também não tive sucesso, pois meu bisavô morreu antes de 1938, quando surgiu a carteira modelo 19 e em 1938, quando ela foi instituída, minha bisavó já tinha mais de 60 anos e não era mais obrigada a tirá-la e acho que não fez mesmo. Por isso acho que uma cópia do passaporte deles seria de grande ajuda. Como fui informada pela Técnica Superior do Gabinete de Leitura do Arquivo da Torre do Tombo que o Fundo Governo Civil de Lisboa tem registros de pedidos de passaporte para o Brasil organizados cronologicamente e que podem ser consultados pessoalmente lá no Arquivo, estou procurando quem me possa ajudar por lá. Você conhece alguém? Ficarei imensamente grata se puder contar com alguma ajuda.Aguardo notícias
Um abraço

Maria Lúcia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#117472 | AAF | 27 abr 2006 12:54 | Em resposta a: #108753

Cara Maria do Céu,

Seria possível saber se o meu antepassado António Álvares Barroso (que em alguns documentos aparece como doutor) filho do capitão João Álvares Barroso e de Maria da Costa que, creio, terá nascido em Salto, Montalegre e se casou em Julho de 1774, obteve formação universsitária pela UL? Em caso afirmativo consta do processo o seu assento de baptismo?

Antecipadamente grato.

António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#117501 | ramos | 27 abr 2006 21:01 | Em resposta a: #116947

Cara Maria Lúcia
Só hoje vi a sua mensagem. Para a semana que vem irei à T. Tombo e vou procurar o que me pede
Um abraço
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#117524 | mlucampo | 28 abr 2006 03:48 | Em resposta a: #117501

Cara Maria do Céu

Agradeço imensamente o seu empenho. Aguardarei notícias.
Um grande abraço
Maria Lúcia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#117591 | Miguel Samora | 28 abr 2006 23:26 | Em resposta a: #108753

Gostari de saber a origem da minha famuilia Samora, e qual a arvore genealógica da mesma. O meu nime é miguel alexandre da Silva Samora

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#117722 | NEIRI | 01 mai 2006 05:24 | Em resposta a: #117501

caro, ramos, chamo neiri estou a procurar de documentos de meus avós.sei que desembarcaram no brasil em 15/05/1907. mas como o caso da lucia. nao consegui nada na imigracao. estou pesquisando sobre joao de andrade, nascido em 1900 (sao vicente/madeira/funchal/portugal), seus pais eram antonio de andrade e maria gomes, afim de saber se trata da mesma pessoa, mandei emails mas nao obtive respostas caso possa me ajudar.agradeco. estou enviando nome dos meus, caso encontre alguns desses nomes na lista de passaportes, poderia entrar em contato, antonio de andrade, joao de andrade, jose pacheco branco, maria da conceicao, maria de jesus pacheco. moro americana brasil, fone 19/3461.9390 ou email marianaocanarf@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#118304 | ramos | 09 mai 2006 22:07 | Em resposta a: #117524

Cara Maria Lúcia
Estive na TT a consultar o Fundo do Governo Civil de Lisboa. É complicado porque não está disponível em livro, são os requerimentos feitos pelos próprios, que temos de ver uma a uma, com todos os demais documentos pedidos apensos aos respectivos processos. Verifiquei três maços do ano 1900,respeitantes apenas a 5 meses. Sabe se eles foram juntos para o Brasil, casados, ou foram separadamente? Dada a data de nascimento do bisavô, é pouco provável que tenha ido em 1900. Não encontrei ninguém que o fizesse com aquela idade. Pelo que vi, não existem registos entre 1900 e 1918, no entanto irei lá outra vez e verificarei também uma lista de passageiros. Farei o que me for possível.
Cumprimentos
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#118316 | mlucampo | 10 mai 2006 05:03 | Em resposta a: #118304

Caríssima Maria do Céu
Nem sei como lhe agradecer por todo esse trabalho. É muita generosidade sua ajudar-me nessa busca nada fácil. Além da data de nascimento deles e o nome dos pais,que já escrevi aqui anteriormente, sei que:
-1-minha avó Maria da Encarnação, que pelo que sabemos é a primeira filha deles , nasceu no Brasil em fevereiro de 1906.
-2-na certidão de nascimento dela, consta que ela é filha legítima deles, o que me leva a crer que os pais eram casados, já na ocasião
-3-na certidão de óbito do meu bisavô José de Paiva está declarado que era casado em Portugal com Júlia de Jesus
-4- na certidão de nascimento da minha avó de 19 de fevereiro de 1906, diz que seus avós, os pais de Julia de Jesus e José de Paiva, moravam em Portugal.

Maria do Céu, dadas as informações acima, fico imaginando que eles possam ter vindo para o Brasil juntos, podendo ser em 1905, 1904 ou até 1903.

Sabe me dizer até que ano a Torre do Tombo tem arquivos de casamento da Freguesia de Almalaguês e da Freguesia de Miranda do Corvo ?

Mais uma vez, agradeço de todo o coração a sua ajuda. Aqui de tão distante me sinto totalmente paralisada.

Um afetuoso abraço

Maria Lúcia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#118318 | mlucampo | 10 mai 2006 05:17 | Em resposta a: #118304

Cara Maria do Céu

Acabei de me lembrar de um outro fato sobre o meu bisavô José de Paiva. Minha avó Maria da Encarnação falava que ele tinha um irmão, Francisco de Paiva morando no Rio de Janeiro, Brasil. Encontrei num microfilme o assento de batismo dele e tem averbações que não consegui ler muito bem. Esse irmão era mais velho. Talvez as averbações possam dar alguma pista se esse irmão veio mesmo para o Brasil e quem sabe teriam vindo juntos. O assento de nascimento de Francisco de Paiva é o de no. 32, folha 13 do ano de 1875, batizado no dia 14 de junho de 1875 em Almalaguês. Você tem como consultar esse assento?

Mais uma vez, um grande abraço e muito obrigada
Maria Lúcia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#118440 | mlucampo | 12 mai 2006 04:32 | Em resposta a: #118304

Cara Maria do Céu

Acabo de ler um e-mail da Conservatória de Coimbra que traz a feliz notícia da localização do assento de casamento de meus bisavós, Júlia de Jesus e José de Paiva. É o assento de no. 24 do ano de 1902 da freguesia de Almalaguês. Não informaram a data. Portanto eles ainda podem ter viajado para o Brasil em 1902 e até no máximo 1905. Lembro também que no segundo semestre de 1905 ela já estava grávida da minha avó. Espero que essas novas informações facilitem um pouco mais a busca do registo de passaporte deles.
Mais uma vez muitíssimo obrigada pela sua ajuda.
Um grande abraço

Maria Lúcia

Resposta

Link directo:

Uma grande ajuda...

#118918 | xsusana | 19 mai 2006 20:21 | Em resposta a: #108753

Saudações,
Meu nome é Susana Santos, sou Brasileira e estou buscando pelo documento de meus avós nascidos e casados em Portugal, ambos nascidos no ano de 1887, ela em Mira e ele em Traz os Montes. Não sei informar a freguesia, por falta de maiores informações estes são os únicos dados que possuo, suas certidões de nascimento são as únicas que faltam para eu conseguir minha dupla cidadania... muito obrigada por qualquer informação... Advogados daqui cobram uma fortuna para fazerem esta pesquisa e não tenho condições de pagá-los.

Mais uma vez agradeço,
Susana Santos

Avós:

Maria Rosa da Costa nascimento - ano de 1887
Pai - Manoel Domingos Claro e Mãe - Ana Maria Claro
chegou no Brasil - 1914

Manoel Luiz dos Santos nascimento - ano de 1887
Pai - Joao dos Santos e Máe - Maria de Miranda
chegou no Brasil - 1907

Resposta

Link directo:

RE: Uma grande ajuda...

#118969 | fertelde | 20 mai 2006 18:32 | Em resposta a: #118918

Estimada Susana Santos: Quanto a Manoel Luiz dos Santos, nascido em Tras-os Montes em 1887, tente entrar em contacto com o Arquivo Distrital de Bragança-Miranda, pode buscar pelo google. Seguro que lhe responderâo e terá por aí uma saida.-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#118978 | liasantos | 20 mai 2006 21:58 | Em resposta a: #108753

Cara, Maria do Céu.
é a primeira vez que estou acessandoo fórum por este motivo que entrei na resosta do confrade joão .

não tenho muita pratica de internet
olha vi que voce tem dado respostas a muitas pessoas, por este motivo
resolvi me registrar no fórum para encontra minha familia.
o meu avÓ é Jose Colasso, nasceu em 01/02/1883 nº assento de nascimento 06/1883.na Freguesia de Achete, Torre do Bispo Santarem ;

´MINHA AVÓ É JOAQUINA AMADO, NASCIDA EM 20/01/19/883 CUJO Nº ASSENTO É 03/1883, fREQUESIA DE mACEIRA, LEIRIA.

PRECISO SABER ONDE SE CASARAM, PARA PEDIR A CÓPIA DA CERTIDÃO DE CASAMENTO, NO CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE MINHA AVÓ NÃO ESTA AVERBADO O CASAMENTO.

PROVAVELMENTE SE CASARAM EM MACEIRA, MAS ALI NA CONSEVATORIA NÃO ME IMFORMARAM.
O ANO QUE ENTRARAM NO BRASIL FOI ENTRE 1912/1913, TEIA COMO VOCE CONSEGUIR ALGUMAS INFORMAÇÕES NO fUNDOI DO GOVENIO CIVIL DE LEIRIA E SANTARÉM DA SAÍDA DELES?

NÃO SEI COMO FAZER PARA ENCONTRAR QUALQUER INFORMAÇÃO, ME AJUDE.

AGUARDO SUA RESPOSTA

E MUITO OBRIGADA POR ENQUANTO.
LIA.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#119118 | ramos | 22 mai 2006 22:19 | Em resposta a: #118440

Cara Maria Lúcia
Fui novamente à Torre do Tombo, e creio ser muito difícil encontrar o que pretende
Na lista de passaportes que me mostraram há um hiato entre 1900 e 1918. Segundo informação, aqueles anos ou estarão a ser ainda trabalhados ou ainda se encontram no Governo Civil. Não foi possível confirmar hoje. Quando tiver mais alguma informação entro em contacto. (Quanto a lista de passajeiros, passa-se o mesmo)
Um abraço
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#119123 | ramos | 22 mai 2006 22:56 | Em resposta a: #118978

Cara Lia
Terá que pedir na conservatória de Leiria a cópia do assento de casamento, pois é muito provável que tenha sido na freguesia de nascimento da sua avó. De-lhes como referência datas entre 1901/1908. Quanto ao embarque para o Brasil como disse à Lúcia, na Torre do Tombo a lista de passaportes está incompleta , faltam precisamente os anos que precisam. Também não sabe onde terão tirado os referidos passaportes. Já procurou por aí? Tenho percebido que no Rio de Janeiro estão bastante avançados na questão da lista de passajeiros e também em São Paulo, no Memorial do Imigrante. Logo que eu tenha mais informação do Fundo do Governo Civil de Lisboa sobre passaportes, vos informarei
Um abraço
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#119138 | liasantos | 23 mai 2006 04:02 | Em resposta a: #119123

Oi! Maria do Céu, ogrigada por me responder.
Em relação a certidão de casamento de meus avós, já contactei a Conserátória, mas lá dizeram que não tem livro de casamento onde possam estar escrito,
o casamento
logo, entrei em contato com AD de Leiria ali me dizeram que no assento de nascimento de minha avó não foi averbado o casamento.
Assim, não sei onde recorrer.
já passseim a ele todas as informações de meus avos, a data provavel do casamento.
olha se puder me ajudar agradeço.
atenciosamente.
Lia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#119143 | mlucampo | 23 mai 2006 05:47 | Em resposta a: #119118

Cara Maria do Céu

Muito obrigada pelo seu empenho.
Aguardo novo contato.

Um grande abraço
Maria Lúcia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#119188 | ramos | 23 mai 2006 21:47 | Em resposta a: #119138

Lia
Estranho que a conservatória não tenha os assentos de casamento. A menos que já os tenham mandado para o arquivo distrital de Leiria e nesse caso terá de lhes pedir essa pesquisa. Também deve verificar a certidão de sua mãe ou pai? para ver em que local/freguesia moravam quando ela ou ele nasceram, pois poderão ter casado noutro local. Tem que se explorar todas as possibilidades
cumprimentos
Céu

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#119806 | LCNunes | 01 jun 2006 02:18 | Em resposta a: #119188

Cara Maria do Céu

Peço imensa desculpa estar a intrometer-me neste tópico mas pelo que me apercebi costuma ir com frequência à torre do tombo.

Eu gostava de ter disponibilidade para poder deslocar-me com frequência aos Arquivos Distritais e tudo mais mas de momento não tenho hipóteses.

Segundo verifiquei aqui no Genea, na zona reservada a associados do Genea Plus, entre os 14.714 registos pesquisáveis do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, encontrei um que me despertou a atenção por ser um possível parente meu.

Nome: João Francisco
Núcleo: Registos Paroquiais – Casamentos
Data: 20.5.1811 Folio: 252 v

Desconheço que seja efectivamente um parente meu porque ando nisto da genealogia à muito pouco tempo. Contudo, segundo um assento de baptismo, verifiquei que tenho um ascendente de seu nome João Francisco nascido em 1811. Não faço é ideia que seja este.

Caso vá à TT entretanto podia fazer-me o favor de dar uma vista de olhos neste registo? Desde já muito obrigado!

Luís Miguel de Almeida Carneiro Carvalho Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#122049 | small | 02 jul 2006 15:45 | Em resposta a: #119806

Caro Luis Nunes
Desculpe o abuso, como tambem ando nisto à mto pouco tempo pode explicar como se tem acesso através do Genea às informações que refere? O que é a zona reservada a associados?
Muito obrigada
Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#122062 | ramos | 02 jul 2006 21:05 | Em resposta a: #119806

Caro Luis Miguel
Vi a sua mensagem e necessito que me diga a que Concelho e freguesia diz respeito esse registo. Talvez para a próxima semana consiga ir à TT.
Cumprimentos
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#122065 | LCNunes | 02 jul 2006 21:35 | Em resposta a: #122049

Cara Stella Aleixo

Não é abuso nenhum.

A resposta à sua questão:

A consulta e a navegação pelo Genea Portugal é feita em 3 níveis diferentes: Genea Basic, Genea, Genea Plus.

O Genea Basic é o nível gratuito, os outros 2 tem um custo anual (Nível Genea 20 Euros, Nível GeneaPlus 30 Euros).

Em função do nível maior a informação (e a ajuda) disponivel.

Consulte em "acesso" - http://genealogia.netopia.pt/home/acesso.php

Luís Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#122066 | LCNunes | 02 jul 2006 21:46 | Em resposta a: #122062

Cara Maria do Céu

Desde já, muito agradecido por se oferecer a ajudar-me.

Esta informação, foi retirada do "Espaço Guarda-Mor", referente à parte "Torre do Tombo". Neste mesmo espaço, apenas facultam esta informação.

Nome: João Francisco
Núcleo: Registos Paroquiais - Casamentos
Data: 20.5.1811 Folio: 252 v

Lamento mas não tenho mais informações.
Caso fosse, o dito parente, seria natural do Concelho de Monção, sem saber a freguesia.

Peço-lhe que não se incomode muito com esta pesquisa.
Talvez em breve consiga reunir mais informações.

Muito obrigado.

Luís Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#122069 | melisa | 02 jul 2006 22:56 | Em resposta a: #122066

Caro Luís Nunes

Certamente não será o seu, pois a data referida (1811) nos registos de casamento , diz respeito à data em que o matrimónio foi celebrado.

Ora como o seu familiar teria nascido em 1811 fica descartada essa hipótese.
Aliás também nessa informação conta o nome da noiva como poderá verificar.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Torre Tombo

#122070 | melisa | 02 jul 2006 22:57 | Em resposta a: #122069

errata

"consta" e não "conta" como por lapso escrevi.

M.Elisa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 13:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen