Família Souto Maior

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Família Souto Maior

#108856 | Mili | 05 jan 2006 20:30

Este é meu primeiro contato e gostaria de desejar um Feliz 2006 para todos.
Pertenço à família Souto Maior e vivo em Brasília, Brasil, e sei que há diversos grafias diferentes para meu sobrenome: sotto mayor, sottomayor, soutomaior, etc. Seria um prazer poder fazer contato com familiares e, quem sabe, fazer novas amizades, em qualquer lugar do mundo.
Milena - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#108994 | JPL | 07 jan 2006 13:25 | Em resposta a: #108856

Cara Sra. D. Milena,


De facto, aqui em Portugal existem várias formas de escrever este ilustre apelido. Sou bastante amigo de uma família que escreve Sottomayor e conheço uma outra, de quem não sou tão próximo que escreve Sotto Mayor. Lembro-me que um amigo meu, dos Sottomayor, me ter dito em tempos a possibilidade forte de ser parente da então namorada de Nelson Piquet, Carlos Sottomayor. Caso isto seja verdade, as ligações familiares dele, estendem-se a terras brasileiras.

Desejo-lhe um FELIZ ANO NOVO,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#109125 | Mili | 09 jan 2006 13:35 | Em resposta a: #108994

Com vai, Zé Pedro?
Também fazendo votos de um Feliz 2006, agradeço o contato.
Sou prima em primeiro grau do Nelson Piquet Souto Maior, pois minha mãe é irmã do pai dele, já falecido em 1974, Estácio Gonçalves Souto Maior. Atualmente, ele mora na mesma cidade que eu, Brasília, onde passou a juventude e que escolheu como lar mesmo após rodar o mundo inteiro. Estivemos juntos em novembro, quando sua mãe, Clotilde Piquet, completou 83 anos. Se porventura seu amigo disser o nome da então namorada do Nelson, poderei tenhar ajudar, mas confesso não me lembrar de nenhuma namorada dele com o mesmo sobrenome de nossa família. Se a informação procedesse, consequentemente ele seria parente nosso também, correto?
A propósito, a atual esposa do Nelson, Viviane, é da família Leão....
Abraço
Milena

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#109309 | ajtrigueiros | 11 jan 2006 00:46 | Em resposta a: #109125

Milena,

Estou a fazer um trabalho sobre um ramo da família Sotto Mayor, mais concretamente sobre a descendência de Domingos Miguel da Cunha Velho Sotto Mayor (Barão da Retorta) e os descendentes aqui em Portugal dizem que são dos mesmos Sotto Mayor, do seu primo Nelson Piquet Sotto Mayor e por consequência dos seus.

Gostava assim de lhe pedir ajuda. Gostava de saber o nome de seus avó e se possível bisavós pelo lado Sotto Mayor para poder confirmar se têm alguma ligação com esta família que estou a estudar.

O Barão de Retorta nascido no Rio de Janeiro em 1806 veio para Portugal por volta de 1825 e radicou-se em Barcelos, onde casou e teve 17 filhos. A maior parte dos descendentes acha-se em Portugal, mas alguns foram para o Brasil. Consegui localizar através deste forum um dos ramos em S. Paulo e em Jundiaí, mas houve outros que não consegui nada.
Encontro diversos descendentes do Barão de Retorta que foram para o Brasil e aos quais perdi o rasto
- Um filho, José da Cunha Velho Sotto Mayor (nascido em 1843, em Barcelos e que foi para o Brasil)

- dois netos:
a) Francisco da Cunha Velho Sotto Mayor, nascido em 1869, em Vila do Conde e embarcou para o Brasil

b) Serafim da Cunha Velho Sotto Mayor, nascido em 1886, em Braga, embarcou para o Brasil e fixou-se em Minas Gerais

- dois bisnetos:
a) António Miguel Vieira Sotto Mayor, nasceu em Lisboa e em 1941 era casado e com geração e achava-se ausente no Brasil.

b) D. Emília Leopoldina da Cunha Velho Sotto Mayor (nasceu em 1905 e em 1930 embarcou para o Brasil com seu marido João Baptista Rodrigues, e fixou-se na cidade de Nilópolis, onde teve três filhos ( Elsa, Maria José e João)

Não tenho mais notícias de nenhum destes descendentes do Barão de Retorta. Será que algum deles é seu antepassado?

Aqui lhe deixo o meu e-mail se me quiser contactar e posso enviar-lhe toda a história da família Sotto Mayor e a linha até aos nossos dias.

trigueiros@gmail.com

Desejo-lhe um bom ano de 2006 e aguardo com ansiedade as suas notícias.
Cumprimentos amigos

António Júlio Trigueiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#109326 | apsotomayor | 11 jan 2006 10:56 | Em resposta a: #109309

Caro António Júlio Trigueiros.

Como sabe, sou um grande interessado em tudo o que respeita à família Sotomayor, e também já fiz alguns ensaios de reconstituição deste ramo dos Sotomayor de Pernambuco, ao qual pertence o Nelson Piquet e também o já falecido Mário Boaventura Sotomayor.

Dentro dos meus limites, não consegui avançar mais do que os avós do piloto (Pedro Gonçalves Sotomayor e Josefa Leal), e os bisavós Etelvino da Cunha Sotomayor e Maria Concionila Gonçalves Lins. Relativamente ao Mário Boaventura Sotomayor, era neto destes últimos, e filho de Manuel Gonçalves Sotomayor, comerciante, e de Maria da Mota, fazendeira, todos de Pernambuco.

Apenas por coincidência geográfica, ponho uma remota hipótese de descenderem do impetuoso Governador de Pernambuco em finais do século XVII, João da Cunha Sotomayor.

Os melhores cumprimentos.

António Pedro Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#109329 | joão pombo | 11 jan 2006 11:17 | Em resposta a: #109125

Cara Milena:

Deixe-me em primeiro lugar manifestar a m/alegria e até uma certa "excitação" infantil por poder trocar algumas palavras com uma prima do grande Nelson Piquet, que faz parte do m/imaginário e que me faz recuar a uma época em que a Fórmula 1 ainda tinha algum interesse, em que a experiência e sabedoria dos pilotos ainda contava muito, enfim... a uma época muito mais romântica do que os actuais tempos, em que os pilotos mais parecem máquinas, em que os veículos não passam de computadores com rodas.
Para não fugir por completo ao tema, faço-lhe esta pergunta: O apelido Piquet é de origem francesa, certo? Sabe em concreto donde vieram os Piquets do s/primo?
Também não fazia a menor ideia que Nelson Piquet residia em Brasília. Sempre o imaginei muito mais carioca...
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#110024 | Mili | 18 jan 2006 20:55 | Em resposta a: #109309

Prezado Antonio Júlio

Antes de mais nada, perdoe-me a demora em responder, mas meus últimos dias foram bastante atípicos.

Fico feliz em saber o quanto o ramo da família Souto Maior, em suas diversas grafias, suscita interesse e dedicação por parte de estudiosos como você. Eu teria o máximo prazer em receber a história compilada até nossos dias, que repassarei a alguns primos e tios. Existe cópia em meio eletrônico?

Eu possuo em casa algumas poucas informações acerca da origem da família, que poderei comentar mais à frente e, no último final de semana, conversei longamente com minha mãe e alguns primos sobre a linhagem do Barão de Retorta. Infelizmente, desconhecemos totalmente os nomes que você apresentou, sobretudo com a variação "Velho Souto Maior". Ademais, nosso núcleo familiar tem ramificações em Pernambuco, na Paraíba, no Rio de Janeiro e em Brasília, mas não em Minas Gerais ou em São Paulo. Mesmo no Rio, onde morava uma tia, não conhecemos os nomes mencionados.

Mas se serve de consolo, minha mãe fez contato com a Carmem da Mota Silveira, viúva do Mário Boaventura Souto Maior - mencionado em mensagem que você recebeu do Antônio Pedro Sottomayor no dia 11 de janeiro - e ela ficou de nos mandar cópia/exemplar de um livro escrito por Carolina Souto Maior, que não conheço, sobre a ascendência do Mário. Quem sabe não poderíamos achar algo? Assim que receber, farei contato para saber como fazer chegar uma cópia até você.

Também soube por dois primos, Lucinha e Gustavo, que existe uma página no ORKUT dedicada à família Souto Maior. Você tem como acessar daí? Infelizmente, não tenho interntet em casa e o servidor do meu trabalho bloqueia o acesso a este tipo de site. Caso você não consiga, me avise, para que minha prima possa mandar um convite para você.

Gostaria muito que você acessasse a resposta que formularei para o Antônio Pedro Sottomayor, posto que repassarei algumas informações sobre a atual descendência. De fato, os nomes de meus bisavós maternos são Etelvino da Cunha Souto Maior e Maria Concionila Gonçalves Lins, que tiveram por filho meu avô, Pedro Gonçalves Souto Maior, casado com Joseja Leal.

A seguir, elencarei algumas informações de que disponho, talvez já conhecidas por você, mas nunca se sabe...:

1) Trecho do livro "Carlota Joaquina - A Rainha Devassa", de João Felício dos Santos; pag. 14; Ed. Civilização Brasileira - 1968: "Na extrema ponta do mastro-traquete, por cima da gávea das ansiadas alfas (- Terra! Terra à vista! - com que sofreguidão o chefe-de-esquadra Manuel da Cunha Souto-Maior e o capitão-de-mar-e-guerra Francisco José do Canto Castro e Mascarenhas .....)....", que indica a vinda de um ascendente no barco "Príncipe Real", juntamente com o séquito da Família Real.

2) Quando meu tio Estácio, pai do Nelson, ainda era Deputado Federal, recebeu a visita de um então Reitor da Universidade Federal de Pernanbuco que teria dito ter encontrado registros de que Maurício de Nassau, extremamente mulherengo, teria botado para correr de Recife dois Souto Maior, os quais teriam ido para o Rio Grande do Sul e para o Rio de Janeiro. Esse fato me foi relatado no sábado passado por minha mãe, mas infelizmente não temos dados adicionais. Não deixa de ser mais um Estado para você pesquisar.

3) Tenho cópia de uma página de dicionário em minha casa, infelizmente sem fonte, que cita Caetano José da Silva Souto Maior, o Camões do Rocio, poeta português nascido em Olivença, amigo de D. João V (1694-1737).

4) Por fim, também tenho cópia de uma página do Armorial (ou Armonsual?!) Lusitano, pág. 509, que indica a família Sotomaior como sendo uma linhagem bastante antiga, tendo sido o iniciador o fidalgo espanhol D. Paio Mendes Sored, vassalo do rei D. Afonso VI, rei de Leão, casado com D. Elvira Godim, filha de D. Godinho Fafes. O filho de D. Paio, Men Pais, serviu ao rei D. Afonso VIII, e se estabeleceu no Vale de Soto que, por ser o maior do lugar, ficou conhecido como Sotomaior. Casou-se com D. Inês Peres de Ambia, filha de Pedro Pais de Ambia e de D. Maria Fernandes. Seu filho, o cavaleiro D. Paio Mendes Sored de Sotomaior, teria sido o primeiro a tomar o apelido, tendo se casado com D. Ermesenda Nunes Maldonado, filha de Nuno Fernandes Maldonado, senhor da Casa de Aldaña, e de D. Aldara Fernancdes Turrichão. Seu filho, Pedro Mendes de Sotomaior, teria se casado com D. Madalena de Sequeiros e um de seus descendentes, Afonso Medes de Sotomaior, passou a linhagem para Portugal. A grafia na Espanha ainda é Sotomayor, e em Portugal há várias: Sotomaior e Soto-Maior, Sotomayor, Soto-Mayor, Sottomayor e Sotto-Mayor, Soutomaior e Souto-Maior. Nós, por aqui no Brasil, assinamos como Souto Maior.

Bem, espero ter contribuído com alguma novidade. Mas é tudo o que sei sobre a família.

Grande abraço

Milena

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#110026 | Mili | 18 jan 2006 21:12 | Em resposta a: #109329

Prezado João Pombo
Demorei a responder, mas agradeço sua mensagem e os comentários sobre o Nélson. De fato, ele faz parte de uma geração que corria 'na raça', no braço. As corridas eram bem mais competitivas. Torçamos para que o filho dele, o Nelsinho (Nélson Ãngelo Piquet), siga seu exemplo. Ele tem essa energia no sangue e já está competindo na Inglaterra. Escreva o que digo, logo, logo, ele estará na Fórmula I.
O Nélson passou a juventude em Brasília e fixou residência por aqui há muitos anos, mesmo porque sempre passava suas férias anuais na cidade. Atualmente, ele é um grande empresário e trouxe para o Brasil a tecnologia de rastreamento por satélite de frotas de automóveis. Ele é extremamente empreendedor.
O sobrenome de minha tia tem mesmo origem na França, mas não sei especificar de que parte do país. Procurarei me informar, ok?
Abraço
Milena

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#110041 | Mili | 18 jan 2006 22:19 | Em resposta a: #109326

António Pedro

Li a resposta que formulou para o António Júlio e gostaria de fazer alguns comentários/ adendos. A propósito, não deixe de ler o que escrevi para ele.

Com relação ao Mário Boaventura Souto Maior, estou para conseguir cópia/exemplar de um livro do ramo da família dele - escrito por uma senhora chamada Carolina Souto Maior, que não conheço -, tendo em vista que minha mãe conversou com a viúva dele neste final de semana, a Carmem da Mota Silveira. Eu também o prometi ao António Júlio e caso tenha interesse, poderei providenciar uma cópia também para você. Avisarei assim que o receber. Apenas gostaria de comentar que o nome que possuo como sendo da mãe dele é Marieta e não Maria.

Já que você não conseguiu avançar mais do que meus avós e bisavós, cujos nomes estão corretos (apenas com o devido ajuste para "Souto Maior"), posso repassar-lhe em rápidas pinceladas os nomes de parte dos seus descendentes, já que não sei ao certo quem adotou ou não nosso sobrenome e as variações advindas de casamentos dos respectivos pais. Não seria difícil levantar todos os nomes completos, mas isso requereria bastante tempo.

Vamos lá:

BISAVÓS:
Etelvino da Cunha Souto Maior e Maria Concionila Souto Maior (7 filhos)

FILHOS:
I - Lupercínia (Nina), que teve 6 filhos
II - Napoleão, o caçula, que teve 10 filhos
III - José, que teve 4 filhos
IV - Bernardo, que teve 10 filhos
V - Artur, que teve 2 filhos e 2 casamentos
VI - Manuel, que teve 3 casamentos: (i) com Áurea, cujos filhos foram (tenho algumas dúvidas) Ana de Jesus (Naninha), Manuel e Sebastião (da Paz); (ii) com Marieta, cujos filhos foram Mário (parece que ele teve 7 netos), Milton e Moacyr Breno; e (iii) com uma terceira pessoa cujo nome desconheço no momento.
VII - Pedro (meu avô), que casou-se com Josefa Leal (Zefinha) e teve 12 filhos, abaixo discriminados:

1 - Maria Concionila (morreu bebê)
2 - Inalda (idem)
3 - Francisco (idem)
4 - Aníbal (idem)
5 - Maria Iná (idem)

6 - Estácio (falecido em 1974) X Clotilde:
6.1 - Alex X Athina => Alice e Rafael
6.2 - Geraldo x Edna => Nelson, Rodrigo (casado e com 1 filho), Gabriel (casado e acho que com 4 filhos) e Marcelo
Geraldo x Cristiana => Amanda
6.3 - Gerusa X Mitchel => Cristina (casada e acho que com 3 filhos), Mônica (casada e com 1 filho) e ? (fugiu o nome, mas está casada e tem 1 filho)
6.4 - Nelson X Viviane => Marco e Pedro Estácio
Nelson X Cacala (não sei o nome) => Geraldinho
Nelson X Catherine => Lazlo
Nelson X Silvia => Nelson Ângelo, Kelly e Julia

7 - Etelvina (Vivina) X ? (não sei o nome) => Eduardo, Lucília, Jorge, Teresinha, Pedro, José, Paulo e mas outros 3 filhos. Destes, só conheço a Teresinha, que tem 3 filhas, 2 casadas e com filhos

8 - Anízia (Niza) X Milton => Djair (casado e creio que com 1 filho), Nilton (separado e com uns 5 filhos), Milton (separado e com 1 filho), Nilza (casada e com filhos) e Djaci (já falecido e creio que não deixou filhos)

9 - Sigismungo (Souto) X Maria das Dores (Loló) => Pedro Jorge (casado e com filhos), Sigismundo Jr (casado e com filhos), Astrid (casada e com filhos), Alsônia (casada e com filhos) e Lujan

10 - Ubaldino (Bá) X Marinácia => Pedro e Rômulo, casados e com filhos
Ubaldino X Salete => Junior, Ricardo, Ana Sonali e Karina (casada e com filho já falecido)

11 - Miriam (Mirita) X Tarcísio => Pedro (casado com Sandra e pai de Carolina e Gabriela), Gustavo (separado e pai de Pedro) e Lúcia (Lucinha)

12 - Maria Concionila (Nila)X Antônio Bráulio de Medeiros => Bráulio (casado com Theresa e pai de Júlia Maria e Bruno), Gilberto (casado com Patrícia e pai de Amanda), Vanessa (viúva) e Milena (EU!)

UFA, é tanta gente que é bem possível ter pulado alguma coisa. Como pode ver, a família é pra lá de extensa. Particularmente, conheço todos os meus tios, mas há anos não vejo tia Vivina, que nem sei onde mora atualmente. Quanto aos outros, tia Miriam mora em Brasília e os demais, espalhados entre Campina Grande (Paraíba), João Pessoa (Paraíba) e Recife (Pernambuco). São 33 primos de primeiro grau e confesso que não conheço todos. De segundo grau, são por baixo uns 40.

Para começar nossa conversa, acho que é suficiente, não?

Abraço

Milena

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#110563 | apsotomayor | 25 jan 2006 18:54 | Em resposta a: #110041

Mili.

Antes de mais, um pedido de desculpas por só agora lhe responder.
Fiquei muito satisfeito por poder estabelecer esta "ponte" com mais um ramo da extensa família dos Sotomayor, à qual também pertenço e à qual dedico grande parte do meu pouco tempo livre.
Nesse aspecto, o meu trabalho de investigação tem em vista um resultado futuro sobre a forma de site, cujos objectivos a seu tempo apresentei neste forum, criando um tema de "Genealogia dos Sotomayores". Nada se alterou quanto ao que pretendo. A diferença é que de modo algum estou a cumprir os "timings" a que então me propuz !
Os dados que me envia são obviamente muito interessantes, e a hipótese de poder ter acesso ao livro sobre a ascendência e descendência do Mário Boaventura Sotomayor, também. Aguardarei, empenhado, notícias suas neste particular.
No momento, a minha modesta forma de retribuição do seu interesse, poderá passar pelo envio de um ficheiro PDF com todo o ramo principal da linhagem dos Sotomayor, para que possa ficar a conhecer um pouco melhor as suas origens, mesmo que de momento, não as consiga ainda entroncar com o seu ramo. Se a ideia lhe agradar, gostaria apenas de ter a sua palavra em como não faz correr essa escrita por mais mãos, tendo em conta que se trata de material recolhido, investigado e escrito por mim, ainda inédito, e com o qual conto para estruturar o futuro site dedicado aos Sotomayor.

Curiosamente, num site dedicado à descendência do Capitão-Mor Domingos de Faria Castro, tratando de seu pai António Bráulio de Medeiros, fiquei a conhecê-la um pouco mais, registando com curiosidade que temos a mesma idade. Pela minha parte, posso dizer-lhe que sou designer, trabalho em arquitectura e arte genealógica, tendo neste particular um site onde exponho as minhas criações:

memoria-artegenealogia ponto com

Um abraço,

António Pedro Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#110574 | Mili | 25 jan 2006 20:32 | Em resposta a: #110563

Prezado António Pedro

Acabo de entrar no seu site e achei bastante interessante seu trabalho, mas, acima de tudo, muito louvável a sua dedicação. É sempre gratificante podermos nos dedicar ao que gostamos, independentemente do tempo investido.

Aguardarei com ansiedade o lançamento em site de seu estudo sobre a genealogia da nossa família e adoraria receber o arquivo com o ramo principal dos Sotomayor. Entendo perfeitamente sua preocupação quanto à disseminação da informação, dado seu caráter inédito, e você pode se despreocupar, pois comprometo-me a não repassá-lo adiante. Aproveito para dizer que se eu puder ser útil de alguma forma à sua pesquisa, estou ao inteiro dispor. Meu e-mail é "milena.medeiros@gmail.com" (como é o destino: conhecemo-nos pelo "souto maior" e adoto o sobrenome "medeiros" no e.mail, não é mesmo? Explico, sem desmerecer de forma alguma o sobrenome de meu pai: o Serviço Público Federal no Brasil, para o qual trabalho, adota a lógica do nome e último sobrenome para os endereços de correio eletrônico e eu acabei assumindo a mesma regra para uso particular na internet).

Quanto ao site que cita meu pai, ele foi elaborado por meu tio, Tarcísio Dinoá Medeiros, também amante da arte da genealogia, que escreveu um livro traçando a linhagem da família "Dinoá Medeiros". Foram anos e anos de pesquisa e ele conseguiu remontar, se não me engano, ao século XV.

Outra coincidência é que minha irmã, Vanessa, também é formada em arquitetura, embora não exerça a profissão, desde que optou por trabalhar no Ministério das Relações Exteriores.

Grande abraço,

Milena

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#118415 | Florita | 11 mai 2006 22:53 | Em resposta a: #108856

HOLA !! Cordiales Saludos a los participantes del Foro :) :) Mi grupo de
familias son de Paraguay y Argentina y me encantaria conocer las rami
ficaciones en Brasil !!! aunque en esta ultima decada, re- emigramos legal
mente nuevamente hacia Europa y Estados Unidos. Abrazos y lo mejor !!

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#118416 | Mili | 11 mai 2006 23:04 | Em resposta a: #118415

Olá, Florita
Você tem parenes próximos no Brasil? Há muitos integrantes da família "Souto Maior" no Paraguai e Argentina? Onde você mora atualmente?
Até a próxima

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#121747 | mariaragao | 27 jun 2006 23:51 | Em resposta a: #109326

Olá,
Peço desculpa de me dirigir para lhe perguntar se tem conhecimento
da existência de "Bernarda Maria de Sottomayor", 2ª mulher de
"Manuel Antonio Pinheiro da Câmara", ou descendente deles e tenho
muito interesse em saber um pouco mais para poder fazer as
respectivas ligações familiares.
Se poder ajudar-me ficaria muito grato,
Ãté breve e muito obrigado,

Eduardo Câmara

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#121895 | apsotomayor | 29 jun 2006 15:58 | Em resposta a: #121747

Caro Eduardo Câmara.

Tenho conhecimento de facto de uma Teodósia Maria Bernarda de Sotomayor, casada em 1714 na capital, com Manuel António Pinheiro da Câmara Manuel, dos quais nasceu um filho, Gaspar Pinheiro da Câmara Manuel. Viúva em pouco tempo, voltou a casar com José Cardoso Peleja, de quem também teve geração. Desta senhora e da sua ascendência tenho alguma informação que a liga aos Valadares Sotomayor de Arruda, Vila Franca e Abrantes, não sendo pacífico o seu entroncar na linhagem dos Sotomayor da Galiza.

Pelo seu apelido, suspeito que é descendente deste Gaspar. Será assim ? Em que mais posso ser útil ?

Ao dispôr,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#121910 | mariaragao | 29 jun 2006 18:33 | Em resposta a: #121895

Caro António Pedro,

Muito agradeço a sua informação.
Confirmo que sou descendente de Gaspar Pinheiro de Almeida da Câmara Manoel.
Gostaria de conhecer a ascendência da minha antepassada Teodósia Maria Bernarda de Sotomayor, se del tiver conhecimento.

Desde já os mus agradecimentos,

Eduardo da Câmara Manoel

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#121926 | apsotomayor | 29 jun 2006 23:04 | Em resposta a: #121910

Caro Eduardo.

Sugiro um intercâmbio de e-mails. O meu é: entre.torres@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#123094 | Anamenezes | 19 jul 2006 02:52 | Em resposta a: #108856

olá, meu nome é Ana e sou descendente dos Sotto Mayor de Portugal....devemos ser parentes....

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#181210 | kat.nsat | 20 jan 2008 03:02 | Em resposta a: #109125

Prezada Milena, como vai? Sou Katiuscia Sotomayor e recebi hj a ligação de um sr. - General Ivan Varjão, aqui em Brasília -, que buscava o contato de Marcelo , filho de Evandro e Vanda, com o nosso sobrenome. Não conheço e, com a intenção de ajudar, encaminho este recado. Agradeço se me retornar neste fórum ou pelo orkut. Abs, Katiuscia

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#181417 | Mili | 21 jan 2008 19:18 | Em resposta a: #181210

Como vai, Katiuscha? Infelizmente, não conheço em Brasília nenhum Marcelo, Evandro ou Vanda com nosso sobrenome. Você saberia dizer em que estado moram? Caso morem no Nordeste, poderei checar com alguns parentes. Sinto não ter podido ajudar desta vez. Abs, Milena

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#181420 | Mili | 21 jan 2008 19:22 | Em resposta a: #123094

Como vai, Anamenezes? Somente hoje tive conhecimento de sua mensagem. É curioso, pois o sistema deveria ter-me avisado. De qualquer forma, muito prazer. Com certeza, a origem de nossa família é a mesma, no longínquo século 12, no norte da Espanha, e malgrado as diversas grafias que o sobrenome assumiu ao longo da história. Você mora em que cidade em Portugal? Abs, Milena

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#181444 | kat.nsat | 21 jan 2008 23:00 | Em resposta a: #181417

brigada, milena. pois é, fiz uma pesquisa e até achei o nome de um procurador do trabalho, marcelo souto maior, mas não encontrei formas de avisá-lo. em um site sobre hipismo acho q encontri a pessoa certa, aqui em BSB, que citou o nome do pai como sendo evandro, mas ele tinha um e-mail de trabalho e o forum era bem antigo, então não obtive retorno. mesmo assim, obrigada pela gentileza! bjk, Katiuscia

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#199220 | josimo70 | 04 jun 2008 17:41 | Em resposta a: #110041

Há ligação desta família com Teófilo Orozimbo da Cunha Souto Maior, almirante?

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#200022 | Mili | 11 jun 2008 00:02 | Em resposta a: #199220

Infelizmente, não há vínculo direto à minha família. De onde ele era?

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#200052 | josimo70 | 11 jun 2008 11:56 | Em resposta a: #200022

Era do Rio Grande do Norte.

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#200072 | Mili | 11 jun 2008 14:50 | Em resposta a: #200052

Tenho parentes que moraram muitos anos por lá, mas por parte de pai (família Medeiros). Posso perguntar se já ouviram falar nesse nome. Você sabe quando nasceu e morreu e a cidade em que viveu?

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#200084 | josimo70 | 11 jun 2008 16:13 | Em resposta a: #200072

Não sei a cidade. Mas, mudando de assunto, minha mãe é Medeiros, do Rio Grande do Norte, de Caicó.

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#200091 | Mili | 11 jun 2008 17:56 | Em resposta a: #200084

Gente, a origem de minha família paterna tb é daquelas bandas. Qual é o nome de sua mãe?

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#200126 | josimo70 | 11 jun 2008 23:21 | Em resposta a: #200091

Maria de Lourdes de Medeiros, filha de Djalma Eloy de Medeiros, bisneta do senador José Bernardo de Medeiros.

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior - SUA ORIGEM DE FATO

#223727 | arnaldosm | 14 mar 2009 20:24 | Em resposta a: #110024

Olá, chamo-me Arnaldo da Cunha Lobo Souto Maior, filho de Atila da Cunha Lobo Souto Maior e neto de Nuno da Cunha Lobo Souto Maior, sou do Rio de Janeiro. Tentarei ser breve dissertando sobre a Origem da família. Tudo começou na idade média, no Reino de Leão, onde hoje é a Espanha. O primeiro Souto Maior chamavasse "Men Bai Sorred" (sei a pronúncia, mas não tenho a grafia exata em mãos). Notem que o nome sugere uma origem árabe ou judaica na família. Provavelmente judaica, pois o nome Cândido da Cunha Lobo Souto Maior, está listado como cristão-novo em um dos livros que meu avô, Nuno (Advogado e Historiador), possui em seu acervo. Soutos são castanhais, maior ou menor, de acordo com o tamanho do castanhal. Existe uma história de que o "vovô", ou "Men Bai Sorred", O 1º Souto Maior, era muiro amigo do filho do Rei de Leão. Numa briga que os 2 tiveram, numa taverna, e por causa de uma mulher, "vovô" matou o filho do rei. No dia seguinte, apresentou-lhe a espada ao Rei, dizendo: Com esta espada matei seu filho. O Rei nao poderia matá-lo, entao, deu-lhe umas terras, que estavam para ser envadidas por árabes, e o entitulou Marquês de Souto Maior. No pensamento do Rei, os árabes invadiriam as terras e fariam o q ele nao poderia fazer que era matá-lo. "Vovô" expulsou tds os árabes e prosperou a família. ;)


Quem se interessar por mais detalhes, mande-me um e-mail para:

ARNALDOSOUTOMAIOR@HOTMAIL.COM

Lá, com mais calma posso dar o período histórico, a grafia correta do nome do nosso "vovô", dentre outros detalhes.

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior - SUA ORIGEM DE FATO

#223791 | jbfreitas | 15 mar 2009 11:50 | Em resposta a: #223727

Caro confrade,

Meu avô Raul Lopes de Freitas era dirigente do grupo Souto Maior, grupo este, que no início do século passado era um grande conglomerado industrial e comercial dedicado ao ramo textil no Brasil, fundado pelo português Candido Souto Maior.

Como poderia saber mais detalhes sobre esta empresa e seu fundador?

Grato

João B Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior - SUA ORIGEM DE FATO

#223799 | arnaldosm | 15 mar 2009 13:34 | Em resposta a: #223791

Creio que fizestes uma confusão, João. O Cândido do qual me referi chamavasse Cândido da Cunha Lobo Souto Maior, denominado cristão-novo, mas isso foi na época da inquisição, idade média....acredito não ser este seu avô.


Espero ter ajudado, abc

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#226926 | larry | 20 abr 2009 03:16 | Em resposta a: #109326

Estou realizando um trabalho de sobre a família Souza Leal com vertentes em Surubim-PE. Descobrir através de microfilmes da NewFamilySearch que a avó de Nelson Piquet por parte de pai chamava-se: Josepha de Souza Leal, tendo como pais: Francisco de Souza Leal Filho e Maria Diamantina Leal. Sendo os pais de Francisco: Francisco de Souza Leal (nascido em 1835) e Joaquina Maria da Conceição.

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#230277 | mithell | 23 mai 2009 17:33 | Em resposta a: #108856

Oi, este tb é meu primeiro contato. Pertenço à família Souto Maior e vivo em Manaus, Brasil,minha família é de Campina Grande, João Pessoa e Recife. Tenho muita curiosidade em descobrir meus antecedentes e seria um prazer poder fazer contato com familiares e, quem sabe, fazer novas amizades, em qualquer lugar do mundo. Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#230337 | juniormarcelino | 24 mai 2009 04:23 | Em resposta a: #199220

Prezado;
o Professor Teóphilo Orozimbo da Cunha Souto Maior era realmente o pai de Júlio Souto Maior que chegou ao posto maior da Marinha do Brasil. Nasceu em Martins e é citado no Site que criei e mantenho sob re Martins: www;martins-rn.com.br.
o Professor Teóphilo Orozimbo da Cunha Souto Maior era casado com uma filha do Padre Antônio de Sousa Martins.
Caso tenha ou saiba mais informações sobre a família Souto Maior, gostaria de entrar em contato com o Sr. quando poderiamos trocar essas informações. Sou um dos descendentes do Padre Antônio de Sousa Martins.
Grato,
juniormarcelino

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#230340 | juniormarcelino | 24 mai 2009 04:43 | Em resposta a: #200072

Sobre a família Medeiros, há muita gente na região do Seridó, principalmente em Caicó. É uma família muito grande.
Quanto ao Teóphilo Orozimbo da Cunha Souto Maior, ele foi Professor em Martins (antes Maioridade, depois Imperatriz e hoje Martins) e casou-se com uma das filhas do Padre Antônio de Sousa Martins. Um dos filhos do casal, Júlio Souto Maior, chegou ao posto mais alto da Marinha brasileira - Almirante. Seu nome consta na lista de Filhos Ilustres de Martins, em um Site de cunho histórico-turístico-cultural que criei e mantenho sobre Martins.
Não tenho informações suficientes para afirmar, mas, pessoas mais idosas falam sobre as raízes que Nelson Piquet tem em Martins. Gostaria mesmo de saber mais sobre a genealogia dessa grande e importante família. Visite www.martins-rn.com.br e na opção Filhos, no Menu, encontrará o nome objeto da pesquisa. Grato

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#230452 | Mili | 25 mai 2009 18:06 | Em resposta a: #230277

Oi
Tenho parentes nas 3 cidades. Qual é o nome de seus pais?
Abs, Milena

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#232222 | mithell | 18 jun 2009 23:44 | Em resposta a: #230452

Oi, de que cidades vc está falando?

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#232282 | Mili | 19 jun 2009 21:55 | Em resposta a: #232222

De Brasília, Brasil. E você?

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#233744 | pmarcelopontes | 09 jul 2009 11:20 | Em resposta a: #232282

Olá a todos.

Meu nome é Paulo Marcelo Pontes e descendo da linhagem dos Souto Maior que se radicou na região de Bezerros - Sairé, no estado de Pernambuco.
Buscando as origens, consegui determinar que esses Souto Maior, por sua vez, descendem dos Souto Maior que viveram em Tejucupapo, no município de Goiana - PE, de onde fugiram por conta da perseguição do governador de então, Luís do Rêgo. (Em tempo, João de Souto Maior, o leão de Tejucupapo, tentara assinar o governador, por conta dessa perseguição política, e acabou morrendo afogado no rio Capibaribe, na noite de 21 de julho de 1821).
O pai de João chamava-se Antonio de Souto Maior Bezerra de Menezes e era casado com D. Maria da Veiga Pessoa.


Alguém tem mais informações a respeito?

Existe alguma ligação dos Souto Maior de Bom Jardim com os de Goiana?

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#233769 | francandrade | 09 jul 2009 16:41 | Em resposta a: #233744

Boa tarde,
Eu estou interessado nos ascendentes ibéricos do Príncipe Imperial de França, em particular os relativos às famílias Pacheco e Sotomayor.
Entre os ascendentes maternos do Príncipe Imperial de França (Napoleão IV), filho do Imperador Napoleão III e da Imperatriz Eugénia, aparece um ramo espanhol da família Sotomayor, o dos Senhores e Condes de Belalcazar (cfr. Alfonso de Sotomayor, 1. conde de Belalcázar http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=109736 )

Alguém me saberá dizer se existe alguma ligação entre estes Sotomayor de Belalcazar (em Espanha) e os Souto Maior ou Sottomayor portugueses? Serão os Senhores de Belalcazar aparentados com os descendentes de Pedro Alvarez de Sotomaior (Pedro Madruga), 1. conde de Caminha ? http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=1525

Reparo ainda que este Pedro Madruga é filho de uma Constança de Zuñiga e que os Sotomayor de Belalcazar descendem de uma Elvira Manrique de Zuñiga. Poderão, na realidade, tratar-se de dois ramos da mesma família.

Fico a aguardar comentários de quem possa ter mais informações sobre a ascendência Sotomaior do Príncipe Imperial de França.

Com os meus cumprimentos
Francisco Pacheco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#233864 | Mili | 10 jul 2009 19:41 | Em resposta a: #233744

Caro Paulo
Pertenço ao ramo que procede de Bom Jardim, por parte de mãe, Maria Concionila Souto Maior de Medeiros (Nila). Entretanto, ela saiu muito jovem de lá e foi morar em Patos/PB. Posteriormente, Rio e, depois, Brasília, onde ainda vive, hoje com 81 anos.
Ela é filha do comerciante e proprietário de terras Pedro Gonçalves Souto Maior e de Josefa Leal Souto Maior, neta paterna do comerciante e Coronel da Guarda Nacional Etelvino da Cunha Souto Maior e Maria Concionila Gonçalves Lins Souto Maior e, materna, do fazendeiro Francisco de Sousa Leal e Diamantina Maria de Miranda Henriques.
Você mencionou informações que eu desconhecia e eu não sei afirmar se há ligação Bom Jardim X Goiana. Sei apenas que algumas pessoas se espalharam por Garanhuns, RJ, SP, Bezerros, Campina Grande, Maceió e cidades do RN.
Entretanto, fiz contato com alguém que talvez possa elucidar nossas dúvidas e, caso tenha sucesso, entrarei em contato com você. Para qual endereço eletrônico eu poderia escrever?
Att, Milena

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#233866 | Mili | 10 jul 2009 20:08 | Em resposta a: #233769

Caro Francisco

Eu tenho um contato que poderia lhe ajudar em muito em sua pesquisa, sobretudo no que se refere ao ramo português e Pedro Madruga. Você poderia me fornecer seu endereço eletrônico, a fim de que eu o repasse ao meu amigo?

Eu sinceramente nâo sei dizer se existe relação com o Príncipe Imperial da França. O que sei é que a família surgiu na Espanha, a partir de um leal servidor do rei Alfonso VII, chamado Men Páez Sorred, que recebeu terras, em 1147, no "Ayuntamiento de Soutomaior", na Província de Pontevedra - Valle del Soto. Por ser o maior da região, foi chamado de “sotomayor”, apelido posteriormente adotado por seus descendentes, que ali construíram um solar. O primeiro a utilizar o sobrenome foi Payo Méndez Sorred de Sotomayor, estimado cavaleiro a serviço do Rei Alfonso VIII.

O Castillo de Sotomayor, um dos mais bem conservados castelos da Galícia, pertenceu aos antepassados do século XII ao XVIII (1795), quando foi repassado ao Marquês de Mos pela Chancelaria de Valladolid, mas hoje integra o Patrimônio Histórico Espanhol e funciona como conceituado centro cultural, também destinado à realização de festas.

Segundo informações, Pedro Álvares de Sotomayor (Pedro Madruga) é considerado o antepassado mais ilustre, tanto pelo poder político alcançado junto ao Rei Afonso V, de Portugal, como pelos títulos que acumulou ao longo de sua vida.

Parece-me que o Castillo de los Sotomayor, em Bel-Alcázar, Valle de los Pedroches/ Córdoba, pertenceu a um primo do ramo principal. Foi mandado construir no final do século XVI por Alfonso de Sotomayor y Zuñiga, IV Conde de Belalcázar, em área entregue, em 1444, pelo Rei Juan II de Castilla a seu pai, Don Gutierre de Sotomayor, Conde de Belalcázar.

Você não perguntou, mas acho interessante informar que, com relação à chegada da família ao Brasil, os primeiros antepassados de que se tem registro foram o Vice-Almirante Manuel da Cunha Souto-Maior, chefe da esquadra composta por 15 navios que, em 1807, transportou a Família Real Portuguesa para a Corte, e Francisco Manoel de Souto-Maior, que comandou, na mesma ocasião, a Nau de linha “Rainha de Portugal”.

Saudações

Milena

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#233972 | pmarcelopontes | 12 jul 2009 07:50 | Em resposta a: #233864

Olá, Mili.

Tudo bem? Qual a época do primeiro Souto Maior conhecido em Bom Jardim?
O mais antigo que consegui ligar até agora é Antonio de Souto Maior Bezerra de Menezes, o velho Cel. Souto Maior, magro, alto e sempre com um cachimbo na boca. Foi esse o responsável por cavar o túnel que deu fuga (e por que não dizer, sobrevivência) à família, quando esta foi perseguida por Luís do Rego, em 1821.


Meu e-mail é pmarcelopontes@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#234072 | francandrade | 13 jul 2009 11:00 | Em resposta a: #233866

Cara Milena,
Em primeiro lugar, tenho que lhe agredecer imenso a sua resposta à minha mensagem e os esclarecimentos que me trouxe. Tenho é que pedir desculpa por demorar tanto tempo a responder-lhe, mas estive ausente todo o fim de semana e só agora vi as mensagens que chegaram. No que se refere ao ramo português dos Sotomayor, descendentes de Pedro Madruga, ele está bem apresentado aqui no Genea. Por outro lado, conheço alguns dos seus actuais representantes, já que um cunhado meu é Sottomayor, da Casa de Esmoriz em Ancede - Baião (tendo eu já sobrinhos Sottomayor).
O meu interesse neste assunto prende-se essencialmente com o ramo espanhol, do qual descende a Imperatriz Eugénia. É que penso que se dará uma curiosidade para mim muito interessante - a de a Imperatriz Eugénia e o Príncipe Imperial descenderem quer da Família Pacheco (de Diogo Lopes Pacheco, de que eu também descenderei) quer da Família Sottomayor (família do meu cunhado). Só que em relação à origem destes Sotomaior espanhois, e ao modo como entroncam no ramo galaico-português, o Genea é omisso.
De todo o modo, vou-lhe passar o meu endereço electrónico que está em franc pontoandrade arroba gmailpontocom . Agradeço qualquer contacto que possa ajudar a esclarecer este ponto.
Com os meus cumprimentos,
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#234446 | serejoma | 17 jul 2009 20:20 | Em resposta a: #233866

Caros confrades,

lendo os posts, só gostaria de acrescentar algumas informações. Ao que me consta, o primeiro Souto-Maior no Brasil foi Aires Carneiro Homem de Souto-Maior, cavaleiro da Ordem de Cristo e coronel de milícias no Maranhão, conforme nos conta Milson Coutinho, no seu livro Fidalgos e Barões: uma história da nobiliarquia luso-maranhense.

Espero ter contribuído,

Atenciosamente,

Christofferson Melo
christofferson_cunha@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#243135 | guinandes1 | 29 out 2009 23:06 | Em resposta a: #110024

Ola Mili
boa noite,entrei neste forum por puro acidente,quando lia reportagem sobre Shr,Josué souto maior mussalem,tambem por curiosidade pois em minha época de serviço militar servi na brigada paraquedista com um, ten cel,de sobrenome Souto Maior,derrepente ajuda em sua história ou árvore geólogica se for o caso,saber que tem um Souto Maior PQDT. Comecei hoje pesquisar para um amigo a Familía (Priamo), se poder me ajudar meu HOTMAIL,é: sssguima@hotmail.com ,espero ter ajudado,boa noite.

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#243156 | Mili | 30 out 2009 15:04 | Em resposta a: #243135

Olá
O sobrenome Mussalem é de origem mourisca, imagino. Há um ramo da família que se estabeleceu em Córdoba, na Espanha, nos idos do séc XIII ou XIV, mas não tenho maiores informações a respeito. Há um enorme castelo, ainda particular, na região. Mas, quem foi ele? De toda forma, obrigada pela informação.
Com relação ao Tenente Coronel, você sabe o nome completo dele ou de onde é?
Por fim, que tipo de informação seu amigo deseja?
Boa tarde e bom feriado
Milena

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#243158 | Mili | 30 out 2009 15:10 | Em resposta a: #234446

Caro Christofferson
Sinceramente, não sei se já respondi a você, no mail particular. A bem da verdade, fazia tempo que não acessava o Genea.
Gostaria de dizer que adquiri o livro que você menciona e que o achei bastante interessante. De fato, comprova que a presença da família no país é realmente anterior à chegada da família real, em 1808.
Obrigada pela dica, muito útil!
Abs
Milena

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#243187 | guinandes1 | 30 out 2009 22:49 | Em resposta a: #243156

Olá
Mili se não me engano seu primeiro nome era,Wanderval,sobre nome:Souto Maior Mussalem,de onde era não sei mais o conheci no Rio de Janeiro,durante meu serviço militar. sobre meu amigo ele é descendente da família,(Priamo),segundo seu enteado,um dia na NET,entrou em seu orkut,uma pessoa de outro País se ele não se engana é da (Italia),e esta pessoa perguntou sobre sua origem,e ele não soube explicar. Então este amigo comentou comigo e falei que tentaria ajudar saber a origem de sua família,ele não é ligado em (NET) rsrsrs. valeu,Mili se puder me ajudar,desde já sou muinto grato,boa noite ,bom feriado e uma exelente semana. Guinandes.

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#243214 | ant.perestrelo | 31 out 2009 19:48 | Em resposta a: #233769

Caro Francisco Pacheco de Andrade,

Os Sotomayores , condes de Belalcazr são descendentes dos Sotomayores da Galiza.

3.PAIO MENDES SORED DE SOTOMAYOR, 2º Senhor de Sotomayor. Casou com Ermesenda Nunez Maldonado, filha de Nuno Fernandes Maldonado , Senhor da Casa de Aldanha e de D. Aldara Fernandes Turrichão, filha de D. Fernão Pires Turrichão e de D. Teresa Pires Gata . Tiveram entre outros:


4.MEM PAIS DE SOTOMAYOR. Casou com D.Inês de Meira, filha de João Aires de Meira,que foi “morto na lide que houve D.Henrique com D. Nuno Gonçalves de Lara e D.Rodrigo afonso, filho do rei D. Afonso de Leão ”, e de D.Teresa Fernandes Cabeça de Vaca. Tiveram:

5. PAIO MENDES DE SOTOMAYOR, que casou com D.INÊS MARTINS DE BALBOA, filha de Martim de Balboa.Tiveram:

6.MEM PAIS DE SOTOMAYOR, que vivia em 1340.Casou com, ELVIRA DIAS SARMENTO, filha Diogo Pais Sarmento. Tiveram:

7.AFONSO DE SOTOMAYOR, que casou com D.MARIA ARIAS MALDONADO, filha de Árias ou aires Peres Maldonado. Tiveram:

8.FERNANDO DE SOTOMAYOR, que vivia em 1370. Casou com D.MARIA DE RAUDONA , filha de João Gonçalves de Raudona e de D.Maria de Villas Aias Tiveram:

9.D.JOÃO DE SOTOMAYOR mestre 32 da ordem de Alcântara eleito em 1416.

9.D.TERESA DE SOTOMAYOR, que casou com GIL GARCIA DE AZA, comendador de Alcântara, filho de Rui Garces Daza, 13º da Ordem de Santiago e de D.Joana de Gusmão(mas haro mdiz o contrario). Tiveram entre outros:

10. 10.D.GUTIERREZ DE SOTOMAYOR RAUDONA, que nasceu em Puebla de Alcocer no ano de 1400, tendo falecido em 1453.Foi o primeiro senhor de Belalcazar. Teve vários filhos.C.g.
Deste procedem os condes de Belalcazar e os duques de bejar
Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#243244 | francandrade | 01 nov 2009 16:10 | Em resposta a: #243214

Caro António Perestrelo,

Muito obrigado pela sua esclarecedora mensagem. A partir daqui fica clara a ascendência Sotomayor dos senhores de Belalcazar e, consequentemente, da Imperatriz Eugénia, do Príncipe Imperial de França (Napoleão IV) e da actual Duquesa de Alba.

Mais uma vez, muito obrigado pelo seu esclarecimento,

Com os meus cumprimentos,
Francisco Pacheco de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#248951 | islacorno | 01 fev 2010 19:10 | Em resposta a: #233744

Estou muito feliz em ter encontrado este site daqui tenho esperancas de poder ter alguma ajuda sobre a genealogia da familia souto maior da qual faco parte ontem consegui muitos dados de familiares de bezerros ao ligar daqui dos eua para la estou em busca de ajuda posso ligar ao brasil como tambem posso escrever por email islacorno@gmail.com
espero poder ter contato tenho certeza que estou no caminho certo pois bem dos dados que tenho vem da cidade de bezerros na qual falei com varios parentes enclusive tem um que tem por volta de 105 anos de idade, gostaria de ajudar a voce e que vc pudesse me ajudar com estes dados!!!!

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#264980 | Mili | 08 nov 2010 14:49 | Em resposta a: #248951

O seu parente com 105 anos chama-se Bernardo?

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#279680 | Nel70 | 28 jun 2011 15:17 | Em resposta a: #108856

Cara Milena,

O meu nome é Nelson Rosas Ribeiro filho e sou residente em Lisboa, embora não tenha o apelido Souto Maior a minha avó, de João Pessoa-PB-Brasil, tinha como nome de solteira Marcília Souto Maior Rosas. Conheço vários primos Souto Maior do meu pai, aliás a família Souto Maior, como a Rosas, é uma das famílias antigas e ilustres da cidade, tradicionalmente ligada à justiça, por exemplo, a rua onde morava a minha querida avó é a rua Desembargador Souto Maior, julgo que em homenagem ao seu tio Arquimedes Souto Maior. Foi com entusiasmo que li as várias mensagens postadas neste forum na sequência do seu contacto em 2006 pois não conhecia minimamente a origem da família. Foi também com alegria que confirmei as histórias da minha falecida avó sobre o parentesco com Nelson Piquet de quem dizia sermos primos.

Os meus melhores cumprimentos,

Nelson Rosas Ribeiro filho

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#279681 | Nel70 | 28 jun 2011 15:26 | Em resposta a: #108856

Desculpe Dona Milena,

Só para acrescentar, a minha avó Marcília era filha de Clemente Carneiro da Cunha Rosas e Eutália Souto Maior (Rosas), não tenho informação de quem eram os progenitores de Dona Eutália. Talvez me saiba dizer.
Obrigado,

Nelson

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#279683 | Mili | 28 jun 2011 15:59 | Em resposta a: #279680

Caro Nelson
Agradeço sua mensagem, é sempre agradável ter notícias de "primos" distantes. A famiília Souto Maior é realmente grande e tenho descoberto coisas bastante interessantes a respeito, mesmo que não diretamente relacionadas ao ramo de minha mãe, de Pernambuco. Dois de seus seus tios (meus tios avós) saíram jovens de Bom Jardim e não temos muitas informações acerca de seus descendentes. Quem sabe não estejam ligados à sua falecida avó? No entanto, venho trocando mensagens com "primos" espalhados por todo o Brasil e descobri, por exemplo, existir enorme ramificação em Minas Gerais, porém, com a grafia Sotto Mayor. Também venho mapeando documentos e fatos históricos interessantes. Caso deseje, mande-me seu endereço eletrônico para que eu repasse os arquivos para você.
Grande abraço,
Milena

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#280734 | Nel70 | 05 jul 2011 16:32 | Em resposta a: #279683

Olá Dona Milena,

O meu endereço é nelsonrrf @ hotmail .com.
Estive a pesquisar um pouco mais na internet. Há alguns registos dos Souto Maior que partiram para o Brasil, com as invasões Francesas e a ida da corte, a esquadra que saiu do porto de Lisboa em 1807 era comandada pelo Vice-Almirante Manuel da Cunha Souto Maior e nela incluía uma nau comandada pelo seu familiar comandante capitão-de-mar-e-guerra, Francisco Manuel Souto Maior.
No entanto, há registo que a 8 de Agosto de 1685 tomava posse como Governador da Capitania de Pernambuco João da Cunha Souto Maior, governou um período conturbado, entre a guerra com os indígenas e com Palmares. Possivelmente descendemos deste último, do qual descendem também certamente os irmãos Souto Maior (João da Cunha Souto Maior "Leão de Tejucupapo") de Tejucopapo, Goiana, PE. Heróis da revolução de 1817, que foram mortos e familiares perseguidos e que, de acordo com alguns relatos em fóruns teriam fugido para o interior de Pernanbuco nomeadamente para Bezerros.

Os meus cumprimentos,

Nelson

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#280766 | Mili | 05 jul 2011 20:06 | Em resposta a: #280734

Caro Nelson
Assim que possível, mandarei alguns arquivos interessantes.
Tanto como a história do Tejucopapo, eu já tinha conhecimento da vinda dos Souto Maior à época da fuga da família real portuguesa. Descobri posteriormente, ao ler um livro, que o Manuel e o Francisco foram enterrados no Rio de Janeiro, no Convento de Santo Antônio.
No entanto, e graças a preciosa dica de um estudioso deste Fórum, tudo indica que o primeiro Souto-Maior no Brasil tenha sido Aires Carneiro Homem de Souto-Maior, cavaleiro da Ordem de Cristo e coronel de milícias no Maranhão, ainda à época das Capitanias Hereditárias.
Outro fato interessante é que o descendente Manoel Inácio de Andrada Souto Maior Pinto Coelho, marquês de Itanhaém, foi substituto de José Bonifácio na tutoria de d. Pedro II (D. Pedro IV), tendo atuado no controle da educação do príncipe até a antecipação de sua maioridade, em 1840.
Abraço
Milena

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#281293 | celio bom jardim | 11 jul 2011 14:26 | Em resposta a: #109125

A Família de Nelson Piquet Souto Maior é da Cidade de Bom Jardim.

Estácio Gonçalves Souto Maior nasceu no dia 30 de julho de 1913 em Bom Jardim (PE), filho de Pedro Gonçalves Souto Maior e de Josefa Leal Souto Maior.

Médico formado em 1935 pela Faculdade de Medicina de Pernambuco, ingressou na vida política filiando-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Elegeu-se deputado federal por seu estado no pleito de outubro de 1954 e reelegeu-se quatro anos depois. Após a renúncia do presidente Jânio Quadros (25/8/1961), votou contra a Emenda Constitucional nº 4, que implantou o sistema parlamentarista de governo, sob o qual foi empossado o vice-presidente João Goulart. Interrompeu o mandato em setembro de 1961, quando foi nomeado ministro da Saúde do governo de João Goulart (1961-1964). Esteve à frente da pasta até junho de 1962, quando retornou à Câmara.

Eleito para o terceiro mandado consecutivo de deputado federal em outubro de 1962 na legenda do PTB, com a extinção dos partidos políticos em decorrência da edição do Ato Institucional nº 2 (27/10/1965), e a posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de sustentação ao regime militar instalado no país em abril de 1964. Reelegeu-se em novembro de 1966 pela legenda arenista. Exerceu o mandato até abril de 1969, quando foi cassado por aplicação do Ato Institucional nº 5 (13/12/1968).

Faleceu em Brasília no dia 12 de outubro de 1974.

Era casado com Clotilde Piquet Souto Maior, com quem teve quatro filhos. Um deles, Nélson Piquet, notabilizou-se como piloto de Fórmula 1.

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#281294 | celio bom jardim | 11 jul 2011 14:27 | Em resposta a: #109125

A Família de Nelson Piquet Souto Maior é da Cidade de Bom Jardim.

Estácio Gonçalves Souto Maior nasceu no dia 30 de julho de 1913 em Bom Jardim (PE), filho de Pedro Gonçalves Souto Maior e de Josefa Leal Souto Maior.

Médico formado em 1935 pela Faculdade de Medicina de Pernambuco, ingressou na vida política filiando-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Elegeu-se deputado federal por seu estado no pleito de outubro de 1954 e reelegeu-se quatro anos depois. Após a renúncia do presidente Jânio Quadros (25/8/1961), votou contra a Emenda Constitucional nº 4, que implantou o sistema parlamentarista de governo, sob o qual foi empossado o vice-presidente João Goulart. Interrompeu o mandato em setembro de 1961, quando foi nomeado ministro da Saúde do governo de João Goulart (1961-1964). Esteve à frente da pasta até junho de 1962, quando retornou à Câmara.

Eleito para o terceiro mandado consecutivo de deputado federal em outubro de 1962 na legenda do PTB, com a extinção dos partidos políticos em decorrência da edição do Ato Institucional nº 2 (27/10/1965), e a posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de sustentação ao regime militar instalado no país em abril de 1964. Reelegeu-se em novembro de 1966 pela legenda arenista. Exerceu o mandato até abril de 1969, quando foi cassado por aplicação do Ato Institucional nº 5 (13/12/1968).

Faleceu em Brasília no dia 12 de outubro de 1974.

Era casado com Clotilde Piquet Souto Maior, com quem teve quatro filhos. Um deles, Nélson Piquet, notabilizou-se como piloto de Fórmula 1.

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#305099 | João Lúcio | 06 mai 2012 17:01 | Em resposta a: #108856

Milena , meu nome é João LLúcio Soutto Mayor Nogueira .Resido em Belo Horizonte - MG , onde temos um grande ramo da família Soutto Mayor. Pelo que já pude pesquisar sou descendente do major Francisco Manoel Souto Mayor que veio para o Brasil em 1808, como comandante da Nau Rainha de Portugal, uma das treze embarcações da esquadra Naval portuguesa que fez o transporte da familia real para o Brasil neste ano. Este meu trisavô , casou-se em segundas núpcias com Francisca de Barcellos Cunha Souto Mayor e foram residir em uma propriedade (engenho) , nos arredores de Campos no estado do Rio de janeiro. Deste matrimônio tiveram quatro filhos, entre eles meu bisavô Vicente Ferreira Soutto Mayor , que foi médico da Camara de vereadores de campos tendo nascido em 1853 e falecido em 1917 . Estou tentando descobrir o vinculo deste meu ascendente com o Vice almirante Manoel da Cunha Souto Mayor , que veio para o brasil na mesma época e foi o comandante chefe da esquadra portuguesa que trouxe a família real , tendo comandado a nau principal "Principe Real" da expedição. Busco ainda mais detalhes sobre a família da minha trisavó Francisca de Barcellos da Cunha Soutto Mayor . Se voce, com suas pesquisas sobre a família puder me ajudar , ou qualquer outrem que tenha informações a respeito ficaria muito grato.

abs

João Lúcio Soutto Mayor

Resposta

Link directo:

RE: Família Souto Maior

#305214 | Mili | 07 mai 2012 18:47 | Em resposta a: #305099

Caro João Lúcio
Tive a oportunidade de conhecer um de nossos "primos" em Ouro Preto, há cerca de 5 anos. À época, ele me passou um extenso levantamento do ramo de MG, que poderei repassar a você. Necessito apenas que me indique um endereço eletrônico para tal. Com relação ao Manoel da Cunha Souto Mayor, li que seria primo do Francisco Manoel Souto Mayor, o que facilitaria em muito sua busca. Infelizmente, não tenho informações mais precisas sobre sua descendência, mas também li que ambos foram enterrados no Rio de Janeiro. Poderei repassar ambas fontes em outra oportunidade, já que não as tenho neste exato momento. De onde era sua trisavó?
Abs
Milena

Resposta

Link directo:

Família Souto Maior

#368316 | Ana Paula Souto Maio | 17 abr 2016 19:21 | Em resposta a: #110563

ola Antonio Pedro,

venho do tronco dos Souto Maior que chegaram no nordeste brasileiro. Lembro de ler num livro de história que um Souto Maior militar teria participado de uma das expedições contra o quilombo de Zumbi de Palmares, ainda no século XVII. Tem tb a história do Pedro Souto Maior Madruga de Pernambuco. Minha família vem da Paraíba, de Campina Grande e Souza. Meu bisavô Diomedes Pinto Souto Maior chegou na Amazonia no inicio do século passado, onde moro agora. Eu abri uma página para o meu bisavô no facebook.

Bem, o que eu queria saber é como posso ligar a linhagem do pai do meu bisavô Joaquim Pinto Souto Maior com os Souto Maior que chegaram no Brasil e para trás. Eu já entendi a parte dos Souto Maior na Galicia no século XII.

Eu conheço a Katiuscia que ja se manifestou aqui e Milena meu pai sabia e me contava a estória do pai do Nelson Piquet, assassinado por Nelson Carneiro, nas escadarias do Congresso Nacional, quando ambos eram deputados federais e a capital era no Rio de Janeiro.

Bem, fico feliz de poder estar conversando com vcs.

um abç de Roraima,

Ana Paula Caldeira Souto Maior

Resposta

Link directo:

Família Souto Maior

#368317 | Ana Paula Souto Maio | 17 abr 2016 19:39 | Em resposta a: #233866

Oi Milena,

tudo bom. Obrigada por partilhar estas informações, Mas os Souto Maior não chegaram ao Brasil com a familia real. Eles já tinham entrado pelo nordeste. Como mencionei acima, li num livro de hostória que um militar Souto Maior teria participado das expedições contra Zumbi, de Palmares, ainda no século XVII.

E qual a relação do Leão de Tecujupaco, João de Souto Maior, que viveu em Pernambuco em 1820?

O meu tronco é da Paraiba, Campina Grande e Souza. O pai do meu bisavo Joaquim Pinto Souto Maior, viveu viveu na segunda metade do século XIX. E eu queria saber mais sobre os antepassados dele. Eu tenho no facebook uma pagina para o meu bisavô Diomedes Pinto Souto Maior.

Enfim, que bom conversar com vcs!

um abç,
Ana Paula

Resposta

Link directo:

Família Souto Maior

#368334 | Nel70 | 18 abr 2016 12:02 | Em resposta a: #368317

Olá Ana Paula,

Coronel Joaquim Pinto Souto Maior, de Souza na Paraíba, era o pai da minha bisavó Euthalia Souto Maior Rosas, casada com Clemente Rosas em João Pessoa PB. Somos portanto primos.
Também não consegui identificar com certeza para além desse senhor, mas os idosos da família sempre referiram o parentesco com a família de Bom Jardim. A origem destes poderá bem ser a família do celebre João Sou Maior, Leão de Tejucupapo, que teve que fugir perseguida (https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_de_Souto_Maior). Quanto a João da Cunha Souto Maior foi governador da Capitania de Pernambuco (https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_da_Cunha_Souto_Maior), na época incluía, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte e esteve envolvido no inicio da guerra aos quilombos e aos índios na região (https://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_Jorge_Velho).
No entanto a família Souto Maior da Galiza tem muita descendência e ao contrário do que as pessoas normalmente pensam, muitos que iam de Portugal para o Brasil, em missão ou cargos oficiais, voltavam, bem como muitos outros, durante muito tempo foram e ficaram.
Só por curiosidade e a título de exemplo veja a história deste Souto Maior nascido no Brasil: http://www.embassyportugal.se/index.php?option=com_content&view=article&id=68%3Ao-visconde-de-soto-maior&catid=59%3Arelacoes-diplomaticas&Itemid=125&lang=pt.
Sem documentos /registos é difícil seguir-lhes o rasto. Espero que ajude. Cumprimentos.
Nelson Rosas Ribeiro Filho - Lisboa -Portugal

Resposta

Link directo:

Família Souto Maior

#391396 | mithell | 25 abr 2018 03:36 | Em resposta a: #230452

Oi Mili perdoe-me por não responder, não visualizei a pergunta.
Meus pais sao Moacir Souto Maior e Marluce Lobo Souto Maior. Meu pai 'e paraibano de Campina Grande filho de Joao Patricio Souto Maior e Amarilis Souto Maior.

Resposta

Link directo:

Família Souto Maior

#410367 | jsottomaior | 11 dez 2018 10:45 | Em resposta a: #108856

Bom dia Milena,sou João Manuel Miranda da Cunha Sotto Maior, e ao pesquisar informação sobre a familia Sotto Maior, li no geneall, algumas indicações e uma delas em que se referia a um seu eventual bisavô Etelvino da Cunha Sotto Maior.
Precisamente o nome de meu pai embora o seu nome completo seja Etelvino Augusto da Cunha Sotto Maior, que viveu no Barsil alguns anos por volta de 1910/1930 com cerca de 25 anos de idade do que consta como jornalista.Voltou a Portugal onde casou e teve 4 filhos ainda hoje todos vivos.Fez a sua vida como jornalista e publicista em vários. Foi meu pai com 55 anos de idade, tendo morrido quando tinha 66 anos.
Gostava de aprofundar o assunto e se pretender continuar o contacto agradeço que me envie o seu endereço de mail para podermos trocar algumas informações sobre o assunto.

Resposta

Link directo:

Família Souto Maior

#424034 | rmlr | 08 mai 2020 16:16 | Em resposta a: #108856

Boa tarde,
Procuro a carta armas de Paulo da Cunha Sottomayor ou dos seus descendentes,tais como João da Cunha Sottomayor,agradecia se alguém a pudesse facultar.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Rodrigues

Resposta

Link directo:

Família Souto Maior

#430103 | ivesoutomaior | 02 jan 2021 14:32 | Em resposta a: #305099

Olá João Lúcio ,
Buscando informações sobre nosso sobrenome me deparei com este incrível site e lendo as postagens me interessei ainda mais em saber sobre meus descendentes .
Sou nascida no Rio de Janeiro, e gostaria de saber se você ou outra pessoa possui alguma informação de meu trisavô Gervasio Coutinho Souto Maior, ele era Capitão do 10o. Batalhão de Infantaria da então capital federal (RIO DE JANEIRO) no ano de 1898.
Teve 05 filhos, Iná Souto Maior, Ida Souto Maior, Isaura Souto Maior, Moacyr Souto Maior e meu bisavô Gervasio Coutinho Souto Maior Júnior.

Agradeceria imensamente se alguém puder contribuir com alguma informação.
Lindíssima a origem de nosso sobrenome.

Ive Souto Maior.
ivesouto@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Sotto Mayor

#430202 | Lygia10 | 05 jan 2021 18:21 | Em resposta a: #430103

Boa tarde,
Aqui tenho como padrinho de minha tia avó, nascida em Portugal, em 1906, D.PEDRO DE CASTRO SOTTO MAYOR, poderia haver alguma correlação com a sua família?

Resposta

Link directo:

Família Souto Maior

#431892 | Karina Chaves | 13 mar 2021 01:51 | Em resposta a: #108856

Boa noite! Sou Karina Chaves e descobri há alguns meses que faço parte da família Souto Maior. Fiquei bastante surpresa pois nunca ouvi os mais velhos da família falarem nada a respeito.
Estou montando minha árvore genealógica e me encontro neste momento estagnada por conta da minha 5ª avó, Josefa Ignacia da Cunha Souto Maior, casada com Antônio José Patrício de Albuquerque. Procurei muito qualquer documento de Josefa que pudesse me informar o nome dos pais dela, porém não encontrei. Sei que a família de Josefa Ignacia era da região de Igarassu, em Pernambuco.
O casal foi morador em Pajeu e sei que Antônio José faleceu em Santo Antão, já era viúvo na época. Descobri que Josefa Ignacia é neta de Paschoal Martins da Costa e de Angela Vieira da Cunha, pois encontrei um documento que comprova isto, mas este documento também não trazia o nome dos pais dela.
Eu tenho toda a linhagem familiar deste ramo, porém a lacuna de não saber o parentesco de Josefa Ignacia está me tirando o sono. Se alguém aqui no fórum tiver qualquer informação ou dica, estou à disposição.
Obrigada!
Segue meu e-mail: karichaves01@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Família Souto Maior

#440313 | marcianeyle | 04 abr 2022 02:01 | Em resposta a: #108856

Bom noite a todos, gostaria da ajuda de vocês.

Estou tentando encontrar minha tataravó.

Meu bisavos:

Fidelis de Souza Costa (Gloria de Goita- PE) e Anna Leopoldina Cunha Souto Maior (Bom Jardim/ Gloria de Goita- PE).
Ela faleceu em 1917/18 por complicaçoes no parto de sua filha. Ficou viúva por volta de 1909 e casou-se com o cunhado Simão de Souza Costa.
Procurei certidão de óbito dela, porém sem êxito.

Não consegui achar nada sobre a família dela.

Caso alguém saiba de algo, e possa me ajudar, eu agradeço.

A única informação que tenho é que ela tinha um parente que se chamava João Firmo da Cunha que foi morar no Acre.

Resposta

Link directo:

Família Souto Maior

#440326 | IvoVPedrosa | 05 abr 2022 14:46 | Em resposta a: #108856

Marcianeyle
Na semana passada visitei, com meu irmão, a "Pousada Histórica do Convento da Conceição", em Olinda-PE.

A lápide de Antônia [da Cunha] de Souto [Maior] está no altar da capela do Convento da Conceição, em Olinda, atualmente "Pousada Histórica do Convento da Conceição".
Enviei a foto para o site billionsgraves.com ("Cemitério do Centro Histórico", conforme orientação do site, por ser próximo). O link é: https://billiongraves.com/grave/Antonia-Da-Cunha-De-Souto-Maior/52076474.

Peço ajuda para que eu possa completar a descrição da lápide, pois só tenho segurança quanto aos seguintes trechos:

"SA DE D. ANTONIA DE SOUTO MULHER ??? BEMFEITORA DE RECOLHIMENTO 1692"

Segundo informações colhidas no local, o nome completo da finada é Antônia da Cunha de Souto Maior. Existe perfil dela no Geni - Antônia da Cunha Souto Maior, Sra Eng das Tabocas: https://www.geni.com/people/Ant%C3%B4nia-da-Cunha-Souto-Maior-Sra-Eng-das-Tabocas/6000000101892435830).

Resposta

Link directo:

Família Souto Maior

#440555 | maria alexa | 18 abr 2022 22:57 | Em resposta a: #430202

Olá Lygia

O meu trisavô, D. Manuel de Castro Sotomaior era irmão de um D. Pedro de Castro Sotomaior...
De onde era o padrinho da sua parente ?

Cumprimentos

Alexandra

Resposta

Link directo:

Família Souto Maior

#440558 | marcianeyle | 19 abr 2022 12:53 | Em resposta a: #440555

Ola Lygia. Consegui avançar um pouco mais na minha árvore.

Anna Leopoldina Cunha Souto Maior 1879 (Águas Belas PE) -1917 (Gloria de Goita PE) é filha de Manuel Firmo da Cunha e Belarmina de Farias Maciel Cunha. Eles também de PE. Acredito que sejam de Águas Belas. Anna era irmã de João Firmo da Cunha e Áurea.

João Firmo da Cunha era pai de Manuel Firmo da Cunha Neto (pessoa bastante conhecida por seu envolvimento no mundo das artes. Era fotógrafo e cineasta.

Até agora só consegui essas informações. Estou olhando os livros disponíveis da igreja.

Caso alguém saiba de mais alguma coisa, agradeço a ajuda.,

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 05:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen