Roda de Guimarães

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Roda de Guimarães

#109036 | Beatriz Machado | 08 jan 2006 00:13

Boa noite,
Poderiam esclarecer-me algumas dúvidas? É normal um criança que é exposta, trazer roupas com ela? Num registo de um exposto, vinha que a criança trazia duas camisas, 6 panos brancos, um lenço de cabeça e outras peças que não consegui ainda perceber o que é que está lá escrito, dado ser um registo do século XVIII. Em dois registos de entrada de expostos na Roda de Guimarães vem que a criança trazia um papel com o nome da criança: Fortunato. Quer isto dizer que a criança já tinha sido baptizada anteriormente? Ou que seria gosta da família que o abandonou que essa criança assim se chamasse.
Qual o significado de uma fita vermelha, e de uma "liga encarnada"?
Atenciosamente,
Beatriz Machado.

Resposta

Link directo:

RE: Roda de Guimarães

#109041 | ramos | 08 jan 2006 01:02 | Em resposta a: #109036

Cara Beatriz
Tenho andado a averiguar, nuns livros duma Misericórdia, sobre um familiar que foi exposto, acabando por ler muitos dos registos neles inscritos. Assim, verifiquei que todas as crianças vinham com roupas, e a forma minuciosa com que as descrevem, pressupõe que muitos familiares os procurariam mais tarde sendo essa a forma de os poderem reconhecer. De facto alguns deles têm à margem a sua recuperação pelos pais, anos mais tarde, na sua maioria pelo casamento dos mesmos. Verifica-se também por vezes pela roupa descrita, a origem social da criança.Alguns trazem também o nome que " mãe/pai" lhe queria dar e embora a Misericórdia o colocasse no livro, baptizava-o com outro nome, seguindo uma ordem mais ou menos alfabética. A forma é sempre esta: Nome do escrito e por baixo Nome da Casa. Muitos deles os pais foram buscá-los anos mais tarde, normalmente pelo casamento.
O que mais me impressionou foi o grande número dessas crianças que morriam antes de atingirem o primeiro ano de idade
Cumprimentos
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 07:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen