Apelido Payas/Paias

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Apelido Payas/Paias

#109160 | josemariaferreira | 09 jan 2006 17:38

Caros Confrades

Ainda há tempos atrás me interrogava sobre a origem do apelido Pais, na região da minha terra Natal. Dizia eu num tópico "Popularmente na região ainda são conhecidos por Paias embora já se escreva com as formas Pais ou Paes. A tradição terá aqui alguma força?"
Acabo agora de descobrir que o apelido Payas/Paias tem a sua origem na Ilha de Malta e está ligado à ordem de S. João de Jerusalém, a vinda para Portugal de indivíduos com este apelido para a região de Panoyas e Moura, onde aliás há vários topónimos por eles deixados que chegaram ao nosso tempo. Leça do Bailio, Belver e Crato foram outras localidades onde se fixaram.
Os padres nos registos paroquiais até cerca de 1800 escreviam Payas, eles lá sabiam porquê, depois passaram a variar para Pais/Paes.
Já se depararam os confrades nas vossas pesquisas com a forma antiga deste apelido?

Agradecido pela atenção

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Payá Sardines, Cuba

#109600 | jliberato | 14 jan 2006 23:30 | Em resposta a: #109160

Caro Zé Maria,
Só por curiosidade, um dos principais leaders da oposição ao regime castrista, que tenho o prazer de conhecer em pessoa, chama-se Oswaldo Payá Sardines. Poderá muito bem vir a ser um dos dirigentes de Ciuba a médio prazo.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 01:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen