Bandeira Nacional. Erros de Heráldica e ...

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Bandeira Nacional. Erros de Heráldica e ...

#109166 | Marmello | 09 jan 2006 19:02

Caros confrades

1 Erros de heráldica:

Nas regras da heráldica, o verde e o vermelho são dois esmaltes, e como tal nunca deviam entrar em contacto um com o outro (a heráldica permite apenas a justaposição de esmaltes e metais - ou seja, das demais cores com o branco/prata e o amarelo/ouro). Sendo assim, muitos estudiosos da heráldica consideram a bandeira portuguesa (bem como, por exemplo, as da Lituânia ou do Vaticano), como "erros heráldicos".

2 Má escolha das cores:

As cores Verde e Rubra são as cores dos movimentos para a união ibérica do seculo XIX.

Não se podia escolher outra Bandeira Nacional devido a estes dois pontos?

Cumpriementos
Marmello

Resposta

Link directo:

RE: Bandeira Nacional. Erros de Heráldica e ...

#109209 | joão pombo | 10 jan 2006 08:56 | Em resposta a: #109166

Caro Marmello:

"Não se podia escolher outra Bandeira Nacional devido a estes dois pontos?" (sic)

Pois, poder se calhar até podia mas, com tantos problemas para resolver, acha mesmo que faria sentido mais esta empreitada num País já tão sobrecarregado e à beira da bancarrota? Ainda por cima tendo de se encomendar pareceres e estudos...
A m/ver, seria até contraproducente, em termos de identidade nacional e da marca "Portugal". Para a maioria dos portugueses, o verde e o vermelho são cores e não esmaltes (sabem lá o que isso é...).
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Bandeira Nacional. Erros de Heráldica e ...

#109212 | Sérgio Sodré | 10 jan 2006 09:46 | Em resposta a: #109166

Caro Confrade:

A questão que levanta já vem sendo discutida há algum tempo no tópico "A Bandeira Nacional".

Cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Bandeira Nacional. Erros de Heráldica e ...

#109235 | Marmello | 10 jan 2006 16:24 | Em resposta a: #109209

Caro João Pombo

Verde e vermelho são as cores do Natal.
Quem é que se já vertiu de verde e vermelho sem parecer um duende do Pai Natal?
Com o estado do país ainda é mais do "Natal dos Hospitais".

Cumprimentos
Marmello

Resposta

Link directo:

RE: Bandeira Nacional. Erros de Heráldica e ...

#109238 | Marmello | 10 jan 2006 16:33 | Em resposta a: #109235

Bem sempre podemos que o Pai Natal é Português

Ai tem a sua Marca Portugal !!

Resposta

Link directo:

RE: Bandeira Nacional. Erros de Heráldica e ...

#109257 | joão pombo | 10 jan 2006 17:32 | Em resposta a: #109235

Caro Marmello:

Conforme já referido, existe um tópico antigo dedicado precisamente à n/Bandeira Nacional. Também me lembro de um não menos antigo tópico dedicado ao hino nacional, ambos bastante interessantes ainda que a determinada altura tenham descambado um pouco.
Eu sempre fui um defensor dos Passos Perdidos por, entre outras razões, permitirem uma intervenção maior de pessoas que de Genealogia pouco percebem, como é o m/caso. Todavia, a posição dos n/Anfitriões mantém-se e eu não quero ser acusado de tentar "ressuscitar" Passos Perdidos, razão pela qual me fico por aqui, como compreenderá.
Com os meus cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Bandeira Nacional. Erros de Heráldica e ...

#109276 | Sérgio Sodré | 10 jan 2006 19:44 | Em resposta a: #109257

Caro João Pombo

A Heráldica é tratada numa "sala" própria do Genea, julgo que desde sempre, por isso não vejo razão para falar em ressuscitar os "Passos Perdidos" para os quais esta não deve ser remetida. Por mim espero que os responsáveis por este fórum mantenham o bom tratamento que têm prestado aos assuntos heráldicos e afins como é a vexilogia.

com meus cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Bandeira Nacional. Erros de Heráldica e ...

#109287 | joão pombo | 10 jan 2006 20:29 | Em resposta a: #109276

Caro Sérgio Sodré:

É evidente que a Heráldica dispõe, desde sempre, de sala pp. no Genea, fazendo todo o sentido discuti-la num fórum deste cariz.
O que me pareceu foi que este tópico poderia acabar por resvalar um pouco daquele âmbito e acabar por se "transformar" numa discussão ao estilo "Passos Perdidos" que, repito, não quis nem quero ressuscitar, pese embora as saudades.
Com os meus cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

FIM DO TÓPICO

#109336 | Marmello | 11 jan 2006 12:45 | Em resposta a: #109166

Caros confrades

Dado haver um tópico dedicado a este assunto não vejo razão para este continuar.
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=68446

Cumpriemntos
Marmello

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 23:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen