Faleiros (B.xo Alentejo )

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Faleiros (B.xo Alentejo )

#109195 | rafael | 09 jan 2006 23:22

Caro Manuel Rufino

Devido a um acidente com o outro computador ( que teve de ir para o lixo, infelizmente ) perdi o seu mail sobre os Faleiros de sua Esposa.

O meu end.ço ,por enquanto, será : octaviocarvalhoarroba.mail.telepac.pt

Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Faleiros (B.xo Alentejo )

#109296 | mfcr | 10 jan 2006 21:33 | Em resposta a: #109195

Caro Rafael Carvalho

Com os meus melhores cumprimentos informo com muita satisfação minha que acabo de enviar um e-mail sobre os Faleiros que penso já terá visto.

Para a hipótese de não o ter recebido, aqui vai o meu endereço elect.

manuelpontorufinoarrobanetvisaopontopt

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Faleiros (B.xo Alentejo )LOURENÇOS e GREGÓRIOS

#109904 | rafael | 18 jan 2006 04:27 | Em resposta a: #109296

Caro Manuel Rufino

Provavelmente, o que vou escrever já o terei feito em outro tópico.
Tenho conhecimento de:

MARIA AFONSO FALEIRA c.c o Cap. Mor de Ourique ANDRÉ GUERREIRO CAMACHO ( Proc.º F.S.O na TT ).A Senhora casara em 1.ªs núpcias com o meu tio-avô Gaspar Guerreiro Martelo,da freg. de Santana da Serra-Ourique )
Era filha de LUÍS AFONSO TACANHO e de ISABEL DIAS FALEIRO, neta pat.ª de BELCHIOR ROIZ TACANHO ( dos morgados do Tacanho-freg. de Santa Ana da Serra, termo de Ourique )e de VICENCIA GREGORIA ; neta mat.ª de MENDO AFONSO e de MARIA FRZ FALEIRA; bisneta pat.ª, pela avó VICENCIA ,do Cap.ão AFONSO LOURENÇO, dos Gregórios,freg. de São Bartolomeu de Messines, e de N.........., "pessoas da maior nobreza, do termo de Silves " ( v/o ref.º Proc.º FSO de André , muito desenvolvido).

Julguei que VICENCIA GREGÓRIA era irmã de MARIA GREGÓRIA cc Manuel Afonso, porque esta é irmã inteira de ANA FERNANDES, que nasc. na Carrasqueira, freg. São Bartolomeu de Messines aos 16-7-1651 cc MANUEL PIRES que nasc. a 1-1-1652, da freg. de Alte (Loulé).Casaram em Alte aos 30-8-1676.
Manuel Pires e Ana Fernandes foram os pais do Cap.ão MANUEL PIRES CORTESÃO, homem de relevo na sua região cc CATARINA MARTINS CAVACO,( tenho avós desta família-Martins Cavaco ) senhora da nobreza local ( cas. em Alte aos 4-5-1711 ).
Mas como ANA FERNANDES é irmã inteira de MARIA GREGORIA e são filhas de BARTOLOMEU LOPES ( Amado ? ), homem principal da freg. de São Bartolomeu de Messines cc MARGARIDA FERNANDES ( meus avós ), por conseguinte julgo que não sou parente dos Faleiros que tratamos, por este ramo,como presumi em tempo passado.

Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Faleiros (B.xo Alentejo )LOURENÇOS e GREGÓRIOS

#110015 | mfcr | 18 jan 2006 19:33 | Em resposta a: #109904

Caro Rafael Carvalho

Agradeço a sua resposta. As dúvidas que tinha dissiparam-se, pois parece que estes Faleiros da minha Senhora são de outra Família.

Uma curiosidade. Há dias numa pesquisa que efectuei no Arq. Dist. Setúbal, livro de baptismo de Montijo, encontrei o seguinte registo:
Antónia, nasceu a 8.6.1711 filha de Pais Ingleses cujos nomes não lerão.
Padrinhos: João Martins Tagaste, morador na Freguesia de Santa Clara, termo da Vila de Ourique e ? menina Antónia Savetinha Brito, da bFreguesia de São Martinho, termo da mesma Vila de Ourique.
Página 163 - V.

Com os meus melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Faleiros (B.xo Alentejo )LOURENÇOS e GREGÓRIOS

#110020 | rafael | 18 jan 2006 20:08 | Em resposta a: #110015

Caro Manuel Rufino

João Martins TAGASTE é meu familiar, com fama ( certamente ) de Cristão Novo, muito rico. Tinha herdades na minha freguesia e na de Santa Clara. Há pelo menos uma Capela desta gente.Logo direi mais sobre ele, agora o vagar é pouco, desculpe-me. Este senhor deve vir mencionado num trabalho (em preparação ),e que será imprescindível para melhor conhecimento de algumas famílias do B.xo Alentejo e Algarve, da autoria do meu primo e amigo Luís Soveral Varella.

Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 03:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen