Famílias de Goa, India Portuguesa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Goa, India Portuguesa

#10926 | PCC | 13 out 2001 20:33

Caríssimos,

Venho estudando há alguns anos a genealogia de famílias católicas originárias de Goa. Tenho recolhido bastantes dados sobre várias famílias e das suas ramificações
pelo mundo. Tenho focado a minha atenção em famílias católicas. Estou interessado em recolher e partilhar informações sobres as mesmas.

Neste momento preparo um estudo com o meu primo Manuel Bruto da Costa Marques dos Santos, sobre a família Costa da Margão, que abrange cerca de 100 famílias goesas, descendentes do nosso antepassado comum António da Costa, residente na Fortaleza de Rachol, em Salcete, em 1580. Tudo nos leva a crer que trata de um neo-convertido. A representação desta família está na Dra. Vera Nobre da Costa, filha do Eng. Alfredo Nobre da Costa, bisneta do Dr. Alfredo da Costa, que deu o nome à Maternidade em Lisboa.

Quaisqer dados ou clarificações sobre esta ou quaisquer outras famílias de Goa são bemvindos.

Pedro do Carmo Costa
pcosta@attglobal.net

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#10933 | canivari | 13 out 2001 22:59 | Em resposta a: #10926

Carissimo Pedro,

Conforme prometido aqui te envio os meus antepassados directos da familia Collaço.

Um abraço,
Carlos



Meus antepassados da familia Collaço
(Bramanes Católicos)

Anta Poi (ultimo hindú)


Pero Collaço
_________(?)


Salvador Collaço
Dª Antónia Costa (dos Costas de Margão)


Custódio Collaço
Dª Francisca Mascarenhas


Manuel Collaço
Dª Ana Maria de Jesus


António Salvador Collaço
Dª Margarida Gomes


Custódio Joaquim Collaço
Dª Rafaela Ana Maria Misquita (?)


Diogo Francisco Nazário Collaço
________________(?)


José Joaquim da Piedade Collaço
Dª Avelar Ludovina Divina Esperança Barreto


Cantalicio Custódio Francisco da Piedade Collaço
Dª Maria Assunção Quitéria Lizarda Elizena Barreto


Joaquim Filipe Collaço
Dª Efigénia Humiliana d´ Assunção de Menezes


Dª Maria Wanda de Joaquim Collaço
Carlos Augusto Canivari Pinto Machado

Carlos Augusto Collaço Canivari e P.Machado
DªAna Isabel Rodrigues Gonçalves


Carlos Augusto e Bernardo Nuno (Meus Filhos)

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#11034 | PCC | 14 out 2001 23:56 | Em resposta a: #10933

Caro Carlos,

Obrigado pelos dados enviados. Muito interessantes. Sei que tenho bastante coisa sobre estes Collaços e assim que estiver em São Paulo envio-te.
Sei que o Pero Collaço mencionado foi o primeiro da vossa família a ser convertido. Ele e um Pero de Mascarenhas foram os primeiros cristãos de Salcete. Vê o estudo: "Os primeiros cristãos em Salsete" in "O Oriente Português", João Baptista Amâncio Gracias: que fala sobre ambos. Tenho cópia deste estudo e enviarei-te. Sei que estes dois convertidos eram de famílias Brâmanes e nobres entre os seus pares. De facto era estratégia dos Jesuítas converterem os líderes e nobres para servirem de exemplo para as casas que chefiavam e toda a parentela...

O Salvador Collaço mencionado deve ser o mesmo mencionado da "Família dos Costas de Margão" do Joaquim Bernardino Catão da Costa. Se se confirmar, temos de incluír toda esta linha do livro que estamos a preparar.

O Custódio Collaço casado com a Dª Francisca Mascarenhas - Parece-me que se tratam dos Mascarenhas mencionados acima. São uma família extensa e ilustre. Creio que um deste ramos passou a Damão dando origem aos Viscondes de Damão - tenho que confirmar se são os mesmos ou se são os Mascarenhas de Anjuna.

Manuel Collaço casado com Dª Ana Maria de Jesus - Na mesma altura (finais de 1600) os Costas de Margão têm algumas associações com Collaços que devem ser da mesma origem. António da Costa - herdeiro dos três morgados desta família- casa com Perpétua Collaço. Seu filho Salvador da Costa casa com Maria Manuela Collaço. Parece-me coincidência a mais...

Custódio Joaquim Collaço casado com Dª Rafaela Ana Maria Misquita (?) - É mesmo Misquitam, derivado de Mesquita. São a família dos Mesquitas de Benaulim. Ainda hoje existem nessa aldeia. Tenho um livro sobre a "Genealogia dos Misquitas" pelo Padre Seráfico Misquita. Quando voltar a São Paulo vejo se vem lá referência a esta tua avó.

Diogo Francisco Nazário Collaço - Já tentaste procurar este nome nos foros de fidalgo na TT? Tenho quase a certeza que figura lá. Interessante que Nazário é o nome usado pelos Collaços de Ribandar que têm aquele palacete nas margens do Rio Mandovi.

José Joaquim da Piedade Collaço casado com Dª Avelar Ludovina Divina Esperança Barreto e Cantalicio Custódio Francisco da Piedade Collaço casado com Dª Maria Assunção Quitéria Lizarda Elizena Barreto - Tenho alguns dados sobre eles e suas esposas. Acho que uma Barreto era de Raia e outra de Loutolim (ligada aos Quadros da minha mãe).

Joaquim Filipe Collaço casada com Dª Efigénia Humiliana d´ Assunção de Menezes - Sabes de onde é que era esta tua avó?

Estou esta semana de volta à Holanda e só estarei perto da minha papelada a 4 de Novembro. Nessa altura envio-te os dados que tiver.

Abraço

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#11057 | canivari | 15 out 2001 14:11 | Em resposta a: #11034

Carissimo Pedro,

A minha avó materna Efigénia Humiliana d`Assunção de Menezes,(ou Ena de Menezes e Collaço) era natural de Raia.

Filha de Luis Caetano Gonzaga de Menezes, médico e delegado de saude em Damão; e da
Dª Margarida Clementina da Conceição de Andrade e Souza, (filha de Bazilio António de Souza, de Damão, e da Dª Humiliana d`Assunção d`Andrade, da Casa Andrade, de Damão.

Neta Paterna de João Nepomuceno de Menezes, de Raia,e da Dª Maria Efigenia da Silva;

Bisneta Paterna de José Joaquim de Menezes,de Raia, magistrado, e da Dª Escolástica Maria da Purificação Viegas (Filha de Filipe Viegas, de Magilvadolo, Raia, e da Dª Rita Maria da Silva
(da familia de Marinonio Silva, de Margão);

Trisneta Paterna de Luis Gonzaga de Menezes e da Dª Maria Micaela da Conceição Menezes, de Loutolim,

Logo que tenha mais elementos envio-te. É importante referir que estes elementos forão tirados de uns apontamentos de uma prima minha e que terão que ser confirmados.

Um abraço,
CARLOS

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#12302 | DiogoGomesdeAraújo | 03 nov 2001 00:40 | Em resposta a: #10926

Caro Pedro,
Apesar de não ser grande ajuda, não queria deixar de dizer que, em Londres, conheço duas senhoras, descendentes de goeses, com os apelidos Rebelo e Fernandes. Infelizmente mais não sei.

Cumprimentos,
Diogo Gomes de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#12413 | PCC | 05 nov 2001 14:20 | Em resposta a: #12302

Caro Diogo,

Obrigado pela sua achega. Não conheço estas senhoras. Os nomes Rebelo e Fernandes são bastante populares em Goa.
Ficarei atento e se, nos meus estudos, me cruzar com alguma destas famílias em Londres, pedir-lhe-ei os contactos.

Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#12494 | zmcm | 06 nov 2001 22:35 | Em resposta a: #10926

Caro Pedro :

apesar de não ser grande ajuda senão a indicação da família pois não conheço a genealogia da mesma, um tio da minha mulher é de Goa da família católica Frias e Rodrigues ( penso que origináriamente apenas Frias). Sei que é uma família Nobre de Goa que detem um solar com traça portuguesa nesse distrito pois conheço não só o brazão de armas como já vi fotografias da casa que aliás aparece num livro sobre "casas goesas" que em tempo vi á venda nas livrarias.
Este tio por afinidade tem toda a família ainda em Goa á excepção dele e uma irmã : a irmã casou com um alemão e vive na Alemanha e ele casou em Coimbra ( onde se formou em Direito )e vive em Lisboa.

cumprimentos,

Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#12552 | PCC | 08 nov 2001 16:07 | Em resposta a: #12494

Caro Miguel,

Obrigado pela informação. Acho que conheci o seu tio por afinidade (e, se não estou em erro, uma filha licenciada em história) num evento social. Conheço bem a família Frias e estou a preparar algo sobre ela. Os Rodrigues são também uma família principal.

Estes Frias descendem de um Pascoal António de Frias, filho de Jerónimo de Frias e de Leonor Coutinho da Costa (dos Costas de Margão), neto paterno de Francisco de Frias e de Maria Pereira (de Sant'Anna de Talaulim, Ilhas), neto materno de Lourenço da Costa, da Fortaleza Rachol/Margão, Morgado, e de Bárbora Pereira.

Pascoal António de Frias, natural de Sant'Anna das Ilhas, foi Licenciado, Solicitador dos Feitos da Fazenda, Promotor de Justiça, Procurador da Rainha, Corrector-Mor da Alfândega de Goa, Promotor do Juizo dos Resíduos e Capelas, Cavaleiro professo de Santiago, Escudeiro e Cavaleiro Fidalgo, por alvará de 1/3/1671, pelos serviços que prestou na India nas ocasiões de guerra, desde 1654 a 1667, em que defendeu a Cidade, acompanhado de seus filhos e com voluntários armados à sua custa, contra a primeira invasão dos Maratas, Familiar do Santo Ofício, Fidalgo de cota de armas por alvará de 7/1/1690 (armas plenas de Frias). Casou com Antónia Isabel de Mello, dilha de Domingos de Mello e de Maria Cabral, progenitores dos Frias de St'Ana de Talaulim, Arporá e Candolim.

Apenas por curiosidade, um seu filho, o Padre António João de Frias, nascido em 1664, escreveu em 1702 o primeiro "Nobiliário" goês. O livro, que pode ser encontrado na Biblioteca Nacional, em Lisboa, é no mínimo divertido. Chama-se "A Auréola dos Indíos e a Nobiliarquia Brahamana", na qual, através de várias exposiões, demonstra a "superioridade intelectual da casta brâmane (à qual naturalmente pertencia...)". Fala também na "nobreza dos Brâmanes e de como eles são descendentes das maiores Casas Imperiais da India, entre as quais, a do Imperador Cheriparimale, um dos... Reis Magos!

Agradecia se me pudesse enviar algum outro dado que me permita entroncar estes Frias Rodrigues aos Frias. Creio que é pela mãe ou avó do referido seu tio.

Abraço

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#12553 | PCC | 08 nov 2001 16:14 | Em resposta a: #12494

Miguel,

Vi numa outra discussão que se interessa por famílias do Algarve. Tem alguma coisa sobre a famílias Marim, Teixeira e Palma, de Salir (concelho de Loulé) e Paderne?

Abraço
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#12561 | rafael mião | 08 nov 2001 16:52 | Em resposta a: #12552

Caro Pedro
A família Teixeira Marim, está ligada a minha família,porque um primo-irmão de minha Mãe,António Teixeira Nunes(já falecido)pela mãe é Marim Teixeira.Tenho muitos apontamentos destes meus primos de Salir,Faro e Lousã,de muito interesse.Estou ao seu dispor,naquilo que possa informá-lo.E também o meu médico e amigo é da família-Sousa Pires,de Salir.Também tenho antepassados-Nunes e Coelhos,desta freguesia.Minha mulher também era da família-Teixeira,(de São Pedro de Sólis)embora de um ramo humilde,e os meus filhos usam este apelido.E estes Teixeiras são da família de um capitão-mor de Mértola e estão espalhados por Salir,Faro,Giões,Ameixial,Almodôvar,Lousã e alguns são de relevo social elevado é o caso de um Ministro actual.Há quem defenda a origem cristã-nova migrantes do norte do País para fugirem à perseguição encetada contra os judeus,nos séc.XV e XVI,que se refugiaram nas serras algarvias.
Com os meus cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#12565 | rafael mião | 08 nov 2001 17:14 | Em resposta a: #12561

Esqueci-me de referir os -PaLMA nUNES ou Nunes Palma,de minha fam´lia,sejam os de Salir ou os de Benafim e Alte.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#12570 | PCC | 08 nov 2001 18:28 | Em resposta a: #12561

Caro Rafael,

Que óptimas notícias! Ainda não comecei a estudar estas famílias de uma forma sistemática mas são de muito interesse para mim porque a minha esposa faz parte dessas famílias. Ela (Alexadra Marim da Palma Viçoso)é Marim de Salir, Costa Palma de Paderne (Purgatório), e Palma Viçoso de São Barnabé, Almodôvar.

Tenho colhido alguns dados com a avó materna da minha esposa, de nome Maria Feliciana Teixeira Marim (da Costa Palma). Lembro-me do nome Nunes algures. Esta avó tinha uma prima com o mesmo nome Feliciana Marim, que foi herdeira de uma das casas Marim e escritora. Há uma rua em Paderne com o seu nome e consta que emigrou para o Brasil.

Esta avó Feliciana conta-me muitas histórias, muito vividas e interessantes, sobre a vida em Salir, as famílias Teixeira e Marim, parentes e rivais, a família do Morgado de Salir, entre outras.

Será que me pode enviar algum dado sobre estas famílias? O meu mail é pcosta@attglobal.net

E sobre os Viçoso de Almodôvar? Já ouviu falar desta família? Consta que eram da Beira e que se tornaram lavradores e proprietários por vários casamentos na família Palma de Sao Barnabé, Fontes Ferrenhas e Almodôvar.

Abraço

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#12581 | rafael mião | 08 nov 2001 22:29 | Em resposta a: #12570

cARO pEDRO
Com o entusiasmo respondo-lhe já.Eu passava muitas férias na Foz do Carvalho-São Barnabé,fale no Octávio e no Herculano que se lembram de mim ,ainda tenho parte dessa herdade e aí vou de vez em quando.Lembro-me do o lavrador Jaime Viçoso que nos emprestava uma bela égua pigarça e ele era filho da minha tia-avó,por afinidade D.Isabel da Palma,da Moita Redonda e até tenho uma espingarda que era do meu tio-avô António Rafael.Vou ficar,por aqui mas dê notícias para continuarmos as informações.Sei bastante da família,envio-lhe o meu mail rafaelmiao@portugalmail.pt
Cumprimentoa amigos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#12609 | zmcm | 09 nov 2001 14:26 | Em resposta a: #12552

Caro Pedro :
É verdade que o tio Álvaro Frias tem uma filha licenciada em História : Hilda Moreira de Frias como é conhecida ou pelo menos como assinou num trabalho que publicou sobre a igreja de Carnide.
Quando estiver com o tio Álvaro abordarei a questão que colocou sobre a ligação dos Frias com os Rodrigues e comunicar-lhe-ei.

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#12610 | zmcm | 09 nov 2001 14:31 | Em resposta a: #12553

Caro Pedro:
muito pouco sei destas famílias que menciona, no entanto já vi que o meu caro primo e amigo Prof. Rafael Carvalho já trocou impressões consigo sobre estas famílias, ele é a pessoa indicada para lhe dar as informações que pede.

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#12619 | PCC | 09 nov 2001 18:22 | Em resposta a: #12609

CAro Miguel,

Agradeço a ajuda. Quando tiver o trabalho dos Frias mais apresentável, envio-lhe uma cópia.

Já estou com contacto com o seu primo Rafael Carvalho. Ele conhece TODAS as famílias que estou a pesquisar no BAixo Alentejo / Algarve.

Abraço

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#12624 | zmcm | 09 nov 2001 19:28 | Em resposta a: #12619

Caro Pedro :

Agradeço a amabilidade de me enviar cópia do trabalho que está a desenvolver.
O meu primo Rafael Carvalho tem muita informação de famílias algarvias,tem-me ajudado muito nas minhas pesquisas e vai dando algumas pistas quando estou com dificuldades, é uma excelente pessoa e muito amiga de ajudar tem aí um bom companheiro para as suas pesquisas.

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#12626 | zmcm | 09 nov 2001 19:43 | Em resposta a: #12619

Caro Pedro :

Agradeço a amabilidade de me enviar cópia do trabalho que está a desenvolver.
O meu primo Rafael Carvalho tem muita informação de famílias algarvias,tem-me ajudado muito nas minhas pesquisas e vai dando algumas pistas quando estou com dificuldades, é uma excelente pessoa e muito amiga de ajudar tem aí um bom companheiro para as suas pesquisas.

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#22638 | cabraldeoliveira | 09 jun 2002 20:47 | Em resposta a: #10926

Excelentíssimo
Senhor Pedro do Carmo Costa


Ao descobrir que estuda as famílias de Goa, nao posso deixar de lhe perguntar se existe alguma de apelido Pinto Marvao. Isto porque um dos meus tios pentavós, Dr. Manuel Pinto Ferreira Marvao,natural de Vila Nova do Casal (hoje Vila Nova de Tázem), na Beira Alta (perto de Gouveia),licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi Corregedor na Índia. Tem alguma informaçao sobre este personagem?

Com os meus cumprimentos,

Cabral d'Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#22761 | PCC | 11 jun 2002 20:52 | Em resposta a: #22638

Caro Cabral d'Oliveira,

Infelizmente não encontrei nada sobre esse seu tio-pentavô. Prometo que ficarei atento e lhe avisarei se encontrar algo de interesse. Se esse seu avô casou na India, e aí teve descedência, deverá constar no próximo livro do Jorge Forjaz. No entanto, não me lembro de ouvir este apelido Pinto Marvão nestas partes do Mundo.

Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#22771 | orgc | 11 jun 2002 23:10 | Em resposta a: #12570

Caro Pedro

Leio sempre este tópico com agrado,e não me esqueci do assunto,mas o tempo passa-se e outros assuntos e afazeres têm monopolizado toda a minha atenção e não só.

Mas,por agora,vai um abraço amigo.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#22777 | cabraldeoliveira | 12 jun 2002 00:14 | Em resposta a: #22761

Caro Pedro,
Muito obrigado pela sua resposta. Realmente, tenho de ver se falo com o Jorge Forjaz. Quanto a este meu Tio, agradeço a sua disponibilidade ao prontificar-se a enviar alguma informaçao que lhe seja relativa se e quando dela tiver conhecimento.

Cumprimentos,

Luís (Cabral d'Oliveira)

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#22831 | arezdasilva | 13 jun 2002 03:58 | Em resposta a: #22761

caro pedro
peço desculpa mas perdi o seu contacto
gostaria que enviasse o tel ou fax ou e-mail para jorge_arez@hotmail.com
penso que ja descobri as minhas raizes indus numa miranda de loutulim casada com um gomes da silva de beja
filha duma mascarenhas com um miranda de loutulin
penso ainda do meu lado costa de pondá radicados ai apos as novas conquistas no sec 18 existe uma ascendente barreto casda com um moniz de portugal nao era dos moniz barretos que alias sao meus primos
um abraço com amizade
jorge arezdasilva
évora

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#22838 | PCC | 13 jun 2002 12:04 | Em resposta a: #22831

Caro Jorge,

Há muito que não falavamos! Aqui vão os meus contactos: 96-7603536 e pcosta@attglobal.net

Tinha lido num outro post no Genea, que tinha uns antepassados hindús brâmanes. Como sabe, tenho estudado com alguma profundidade as famílias brâmanes católicas de Goa. São raríssimos os exemplos destas famílias se cruzarem, antes do séc. XX, com descendentes ou naturais de Portugal. A única excepção que me lembro neste momento é o dos Rozo da Gama ou Gama Rose. Por isso, estou bastante curioso com as suas descobertas!

Quanto aos Mirandas de Loutolim, são meus primos. Existem duas casas Miranda em Loutolim que são dois ramos da mesma família (que parece não ser originária desta aldeia - mudaram-se para lá no séc 18). Uma das casas é a do "Roque Miranda" (que fica do lado direito da igreja) e a outra a "Casa do Fiscal", uma das casas mais antigas da aldeia (que pertenceu a uns Costas). Desta casa são os Rosário de Miranda, família com muita tradição no concelho - Constâncio do Rosário de Miranda, foi FCA com armas de Miranda plenas.

Aguardo notícias,

Abraço

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#22858 | Sousa-Tavares | 13 jun 2002 22:32 | Em resposta a: #12561

Caríssimo Prof. Rafael Carvalho,

tendo lido que tem um vasto conhecimento de famílias algarvias, e não querendo abusar da sua pessoa, gostaria de saber se acaso tem conhecimento de uma familia Moreira na região de Portimão. Tenho um ascendente Bartolomeu Moreira dos Reis, que terá nascido c. 1800 em Mexilhoeira Grande, ou pelo menos aí nasceu seu filho em 1837. Não disponho de momento de mais dados. Pretendia apenas saber se a família Moreira existe no Algarve, ou se estariam de passagem pela região. Sei que a maior parte dos homens desta famíla foram militares, o que torna possível esta última hipótese.

Melhores cumprimentos,

Hugo Sousa Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#22867 | orgc | 13 jun 2002 23:43 | Em resposta a: #22858

Caro Hugo Sousa Tavares

Deixou-me um pouco confuso com o tratamento tão cerimonioso;e professor que fui "das primeiras letras".Tenho algum conhecimento de certas famílias algarvias,sobretudo as que me dizem respeito,mas sobre a informação que me pede há colaboradores no Forum que de facto têm grandes conhecimentos de famílias das regiões que refere,certamente,lhe responderão o melhor possível,porque não sei responder-lhe ao que me pede.Todavia,os apelidos que menciona existiram e existem no Algarve,não posso,agora,precisar onde.
Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#22885 | LCM | 14 jun 2002 13:22 | Em resposta a: #22838

Caro Pedro,

Aproveito esta "viagem" pelo Oriente para lhe dar um abraço e saber como está tudo. Temos de combinar um almoço.

Abraço,
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#22917 | rmfrp | 14 jun 2002 23:46 | Em resposta a: #22858

Caro Hugo Sousa Tavares:

Embora não tenha informações sobre o seu antepassado Baltazar Moreira dos Reis, posso confirmar-lhe a existência do apelido Moreira em Portimão e freguesias vizinhas desde cerca de 1600, pelo menos. Uma antepassada minha deste apelido, que terá nascido em finais do século XVI, viveu na Mexilhoeirinha da Carregação, lugar da freguesia de Estômbar. Outra antepassada minha, que nasceu em 1697 na Mexilhoeira Grande, teve um padrinho de apelido Moreira.

Alguns Moreiras ocuparam cargos militares: por exemplo, António Moreira de Barbuda Batavias era Governador de Portimão em 1717.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#22961 | arezdasilva | 16 jun 2002 01:04 | Em resposta a: #22838

caro pedro
folgo em ter noticias suas
assim oasso a escrever osnovos elementos entretanto chegados ao meu poder
como sabe eu sou arez da silva
assim os silvas tem uma dupla origem silva de portuGAL,
Assim Francisco José da SILVA nat de PORTUGAL ,casado com JOAQUINA PEREIRA TIVERAM UM FILHO MANUEL JOSÉ DA SILVA n.circa 1780 nat alcantaralx ,militar para a india como alfers 1797 reformado em major falecido em margao ,salcete dp de 1840 casado em margao com Dona Urçula Arcangela da SILVA nat de Margão filha de Joaquim Antonio da SILVA nat de beja portugla(filho de José GOMES da SILVA BEJA? e de Luisa do Sacramento)e falecido em Margão ? ,casado em setembro de 1792 ribandar , e de Dona Josefa Mª de MIRANDA nas cica de 1770 ?NATURAL DE de LOUTULIM ,(filha de Filipe de MIRANDA DE Loutulim e Arcangela de MASCARENHAS).
MANUEL JOSE DA SILVA E URÇULA ARCANGELA DA SILVA TIVERAM A DOMINGOS RODRIGUES DA SILVA ,NAT DE MARGAO,MILITAR CASADO COM ANA ESPERANÇA GOMES,NAT DE PONDÁ(FILHA DE FRANCISCO LEAO DA ROSA GOMES ,MILITAR,NAT DE PORTUGAL, E DE ANA MARIA JOAQUINA PEREIRA TELES,NAT DE PANGIN ,NETA PATERNA DE MANUEL JOSÉ DE LEÃO E DE LIZARDA DE VASCONCELOS,E NETA MATERNA DE VITORINO TELES PEREIRA E DE CATARINHA ROSA DE SALDANHA,BISNETA MATERNA DE JOÃO TELES PEREIRA E DE GUIOMAR ZELIN ).
DOMINGOS RODRIGUES DA SILVA E ANA ESPERANÇA GOMES TIVERAM 4 FILHOS :1) CARLOTA JOAQUINA DA SILVA CASADA COM ANTONIO DE OLIVEIRA PEGADO CG;2)MARIA JOSÉ DA SILVA CASADA COM LUIS JOSAE DA COSTA ,MILITAR,SG;3)ADELAIDE Mª DA SILVA CASADA COM JOAQUIM MENDONÇA ,MILITAR ,MAJOR ,CG ,4 FILHAS;4)AGOSTINHO FRANCISCO DA SILVA ,MEU BISAVô PATERNO ,MILITAR TEN/CORONEL,NASC EM MARGAO 26/2/1833 E FALECIDO EM MARGAO 17 MAIO DE 1906 ,NA SUA CASA DO BAIRRO DO QUARTEIS CASOU EM 25 DE FEV DE 1865 MARGAO COM FRANCISCA EULÁLIA DE ESTEFIQUE ROCHA NASC 18 FEV 1852 ,PANGIM E FALECIDA 20 SET 1930 LOURENÇO MARQUES PAIS DE 7 FILHOS ENTRE OS QUAIS O MEU AVô JOSE ESTEVAO DA SILVA
BOM POR HOJE CHEGA
UM ABRAÇO DEPOIS TELEFONO
JORGE

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#22963 | Isabel Aboim | 16 jun 2002 01:43 | Em resposta a: #10926

Caro Pedro do Carmo Costa

No sentido de continuar uns modestos estudos acerca da minha família deparei-me com uma família de Goa de apelido D'Assa Castel-Branco Sampaio. Gostaria de saber se me pode fornecer alguma informação suplementar.
Cumprimentos
Isabel Aboim

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#22964 | Isabel Aboim | 16 jun 2002 01:43 | Em resposta a: #10926

Caro Pedro do Carmo Costa

No sentido de continuar uns modestos estudos acerca da minha família deparei-me com uma família de Goa de apelido D'Assa Castel-Branco Sampaio. Gostaria de saber se me pode fornecer alguma informação suplementar.
Cumprimentos
Isabel Aboim

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#22967 | teixeirl | 16 jun 2002 03:52 | Em resposta a: #22964

Cara Isabel
Gostaria de saber a que família d'Assa Castel-Branco pertence.
O meu contacto é
filomenaalves@netvisao.pt
aguardo
Filomena Brito Alves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#22981 | arezdasilva | 16 jun 2002 12:10 | Em resposta a: #22964

cara isabel sera d'assa castelo branco de melo de sampaio.um ramo dos assa da india sao meus primos
cumprimentos
jorge

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#23014 | rmfrp | 16 jun 2002 20:05 | Em resposta a: #22858

Caro Hugo Sousa Tavares:

As minhas desculpas pelo erro no nome do seu antepassado.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#23078 | canivari | 17 jun 2002 21:45 | Em resposta a: #11034

Caro Pedro,

Não sei se já recebeste o m/ e-mail que te enviei hoje. Gostaria de te perguntar se o livro que está para sair do Dr.Jorge Forjaz,contempla apenas genealogias de familias Portuguesas que foram para Goa ou se abrange também familias de origem Goesa.

Um abraço
CARLOS PINTO MACHADO

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#23094 | Isabel Aboim | 18 jun 2002 12:43 | Em resposta a: #22967

Cara Filomena:

Refiro-me a Teresa Margarida D'Assa Castel -Branco Sampaio, nascida a 29.12.1941 em Goa, índia Portuguesa, filha de Joaquim Santana d'Assa Castel Branco e de Adelina Amália Lopes Pereira. Contraíu matrimónio com meu primo Jaime Manuel dos Santos Costa Sampaio a 16.9.1967 no Mosteiro dos Jerónimos, c/ geração.
Cumprimentos
Isabel Aboim

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#23098 | teixeirl | 18 jun 2002 13:17 | Em resposta a: #23094

Cara Isabel
A Tereza Margarida é minha prima e, se me facultar o seu contacto atravez do endereço electrónico que lhe enviei, dar-lhe-ei os dados que pretende.
O bisavô da Tereza Margarida era irmão do meu bisavô
Cumprimentos
Filomena Brito Alves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#23107 | Isabel Aboim | 18 jun 2002 16:08 | Em resposta a: #23098

Cara Filomena
Agradeço a sua rápida resposta e junto envio o meu e-mail: aboim@mail telepac.pt
Já agora posso referir-lhe que não conheço pessoalmente esta prima que é casada com um primo cuja ascendência se encontra publicada em " Os Folhadella" - Memórias da Família de António José Teixeira Folhadella.
Os meuis cumprimentos
Isabel Aboim

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#23127 | teixeirl | 19 jun 2002 10:17 | Em resposta a: #23107

Cara Isabel
Enviei-lhe o nr. do telefone da minha prima. Recebeu a mensagem?
Disponha sempre
Cumprimentos
Filomena Brito Alves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#23349 | PCC | 24 jun 2002 14:03 | Em resposta a: #22885

Caro Lourenço,

Estou bem e contente por passar mais tempo em Lisboa. Como andam os trabalhos? Ligo para a semana para combinarmos o nosso almoço.

Abraço

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#23350 | PCC | 24 jun 2002 14:08 | Em resposta a: #22961

Caro Jorge

Recebi a sua mensagem, a qual agradeço. Cruzei os seus antepassados Filipe e Josefa Maria com os Mirandas que tenho mas não achei nada.

Estou à espera dos meus papéis de Genealogia que vêm do Brasil, que poderão ter mais alguma coisa. Nessa altura aviso-lhe.

Abraço

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#23351 | PCC | 24 jun 2002 14:11 | Em resposta a: #22963

Cara Isabel Aboim,

Não possúo os dados que me pede por não ter muita informação de famílias luso-descendentes.
No entanto, posso ganratir que estes D'Assa Castel-Branco virão sobejamente estudados no livro do meu amigo Jorge Forjaz a ser lançado ainda este ano. Este tratado deverá cobrir os Assas e famílias a eles ligados.

Cumprimentos

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#23352 | PCC | 24 jun 2002 14:23 | Em resposta a: #23078

Caro Carlos,

Recebi o teu mail e peço desculpas por só agora responder.

Relativamente à questão que me colocas sobre o livro do Jorge Forjaz: o livro trata "apenas" de famílias luso-descendentes na India. Mesmo assim, verás que o Jorge gastou muita tinta para cobrir todas elas... Algumas famílias Goesas poderão vir mencionadas no caso existir algum casamento entre ambas.

Quanto aos teus Collaços - estou curioso com a associação dos mesmos aos de Nuvém, Margão e de Ribandar. Quando é que temos novidades?

Finalmente, quanto aos Andrade e Souza de Damão. Segundo o Jorge Forjaz, o regime de casamentos "herméticos", em vigor em Goa, parece que ela mais brando em Damão. PArece que famílias como os Moniz (originalmente da Raia, Salcete) cruzaram-se várias vezes com famílias Portuguesas. Por isso, os teus Andrade e Souza poderão ser um caso destes. Poderá até ser que tenham sido contemplados no livro do Forjaz.

Abraço

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#23883 | Sousa-Tavares | 04 jul 2002 17:01 | Em resposta a: #22867

Caro Rafael Carvalho,

agradeço a sua resposta e peço desculpa pela demora da minha mensagem.
Tenho ainda poucas informações acerca dos meus ramos algarvios. Quando for descobrindo mais informações, irei colocá-las aqui no fórum, nos tópicos relacionados.

Melhores cumprimentos,

Hugo Sousa Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#23884 | Sousa-Tavares | 04 jul 2002 17:06 | Em resposta a: #23014

Caro Rui Pereira,

muito obrigado pela sua mensagem e desculpas pela demora na minha resposta.
Desde que a enviei, descobri um pouco mais acerca destes parentes, mas ainda pouco sei sobre estes Moreiras. Quando tiver mais informações, aqui as colocarei.
Que mais dados possuí acerca de Moreiras? Sabe indicar-me o nome desse padrinho que referiu? E o nome da sua antepassada?

Melhores cumprimentos,

Hugo Sousa Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#23958 | rmfrp | 05 jul 2002 18:07 | Em resposta a: #23884

Caro Hugo Sousa Tavares:

Tenho muitos antepassados na região de Portimão, mas a informação que possuo sobre Moreiras é pouca e fragmentada.

A antepassada de apelido Moreira a que me referi anteriormente é D. Isabel Rodrigues Moreira, que segundo a minha estimativa terá nascido cerca de 1585. Já depois de lhe ter respondido, descobri os nomes dos pais desta senhora, mas a nenhum é atribuído o apelido Moreira (chamavam-se Baltazar Fernandes e Maria Rodrigues). Confirmei que era natural do lugar da Mexilhoeira da Carregação.

A outra antepassada de que lhe falei é Inês de Camila Lobo, que nasceu em 1697 na Mexilhoeira Grande. Era filha do Cap. António Martins Lobo e de Maria Vieira. Foi seu padrinho de baptismo Belchior Moreira de Barbuda. Um irmão de Inês, chamado Afonso, que nasceu em 1688, teve como padrinho António Moreira de Barbuda, "filho famílias de Simão Rodrigues Moreira, Governador de Sagres".

Para evitar confusões, devo referir que a Mexilhoeira Grande e a Mexilhoeira da Carregação (também conhecida por "Mexilhoeirinha da Carregação" ou apenas "Mexilhoeirinha") são duas localidades diferentes, ambas próximas de Portimão. A Mexilhoeira Grande constitui uma freguesia autónoma do concelho de Portimão, enquanto a Mexilhoeira da Carregação é um lugar da freguesia de Estômbar, concelho de Lagoa.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#81338 | Borges C Medeiros | 09 jan 2005 22:18 | Em resposta a: #12494

Caro Confrade Miguel,

Boas tardes, estou no Brasil, Rio de Janeiro e antecipadamente desejo-te bom ano novo e saúde para si e seus familiares.

Estive navegando na Internet e me juntei aos confrades neste site de genealogia. Fiz algumas íntervenções e adicionei alguns tópicos e que agora percebo que perdi tempo, mas busco recuperar.

Tenho um bisavô, nascido em São Lourenço de Linhares, Índia, supostamente na segunda metade do séc XIX, Venâncio César Rodrigues, mais tarde se tornaria Capitão Venâncio César Rodrigues, teria sido oficial do exército e faria diversas Campanhas em colônias portuguesas de África e India, o qual teria diversos familiares. em 1937 teria falecido em Lisboa e em nota de jornal da época seria descendente da casa de Eanes. Casou com minha Bisavó, Beatriz Taciana Borges da Câmara Medeiros, que seria natural de Santa engracia, Lisboa, onde tinham morada. Beatriz Taciana era neta de Antônio Borges da Câmara Medeiros, Açoriano de Ponta Delgada, Cavaleiro Fidalgo e Governador Civil de PD.

Gostaria de obter informações a respeito deste Senhor, que seria muito importante para conseguir incrementar os dados de meus familiares, conto com a colaboração de nossos confrades e aproveito este tópico, desde já agradeço, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

Artilharia de Goa, India Portuguesa

#81347 | FGJ | 09 jan 2005 23:38 | Em resposta a: #10926

Prezado PEDRO DO CARMO COSTA,
Gostaria de saber se Você tem informações sobre oficiais da Artilharia de Goa referentes ao século 19.
Meu interesse específico é sobre o Tenente VENANCIO JUSTINO FERREIRA MONTENEGRO, que em 1824 teria 38 anos e era viúvo.
Cordialmente,
Frederico GJ
Rio/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#81468 | Samuel de Castro | 11 jan 2005 11:24 | Em resposta a: #10926

Estimado Pedro do Carmo Costa,

Estou montando uma GRANDE base, exclusiva sobre os CASTROs, que consta alguns que foram para Goa. Você teria alguns ramos sobre esta família, que pudesse me disponibilizar? Caso positivo, poderás transmitir para castro.genealogia@bol.com.br.
Deixo meu muito obrigado pela atenção. Um abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#81472 | MariaDavid | 11 jan 2005 12:38 | Em resposta a: #10926

Caro Pedro Costa

Tenho conhecimento de duas famílias goesas: Diniz da Gama e Brás Gomes.

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#81474 | Borges C Medeiros | 11 jan 2005 12:58 | Em resposta a: #12494

Bom dia Confrade Miguel,

Antes de tudo desejo-te muito bom ano novo para si e seus familiares.

Estou na cidade do Rio de Janeiro e percebi que tens parentes de apelido Rodrigues, com origens nas Índias portuguesas.

Procuro um senhor de nome Venâncio César Rodrigues, nascido em São Lourenço de Linhares, em data sem informações, supostamente na segunda metade do século XIX, faleceu na cidade de Lisboa em 1937. casou-se com Beatriz Taciana Borges da Câmara Medeiros, nascida em Santa Engracia, Lisboa de famíla Açoriana, Ponta Delgada, supostamente em Lisboa, o qual tinham morada.

Lancei um tópico deste senhor e não consigo evoluir em algo concreto. Poderia o senhor me ajudar em alguma informação a esse respeito, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Artilharia de Goa, India Portuguesa

#81475 | PCC | 11 jan 2005 13:11 | Em resposta a: #81347

Caro Frederico GJ,

Procurei informação sobre o Tenente Venâncio Justino Ferreira Montenegro mas nada encontrei. Embora este nome me pareça familiar ele não consta nos meus papéis mais acessíveis. Procurei também na obra de Jorge Forjaz sobre as famílias Portuguesas da India e nada encontrei. Suspeito que se trate de um Português do Reino que tenha feito serviço militar em Goa. Acontecia com frequência.

Se porventura encontrar alguma informação enviar-lhe-ei com toda a certeza.

Cumprimentos,

Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#81476 | PCC | 11 jan 2005 13:13 | Em resposta a: #81472

Cara mcc,

Obrigado. Também tenho conhecimento da família Brás Gomes de Benaulim. Sobre os Diniz da Gama desconheço.

Cumprimentos,

Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#81477 | PCC | 11 jan 2005 13:17 | Em resposta a: #81468

Caro Samuel de Castro,

De facto houveram muitos Castros estabelecidos na India Portuguesa. A notável obra de Jorge Forjaz, "Os Luso-descendentes da India Portuguesa" cobre com detalhe estas famílias luso-descendentes num extenso capítulo que incluí os Castro (ditos de 13) e Almeida, dos Condes de Nova-Goa, e outros. Não tenho estes capítulos em formato electrónico para lhe enviar. Se estiver interessado posso enviar-lhe fotocópia por correio.

Um abraço,

Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Artilharia de Goa, India Portuguesa

#81479 | FGJ | 11 jan 2005 13:24 | Em resposta a: #81475

Prezado PEDRO DO CARMO COSTA,
Agradecido pelo informado acima, aguardo futuras informações q me possa dar.
Cordialmente,
FredericoGJ
Rio/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Artilharia de Goa, India Portuguesa

#81482 | Borges C Medeiros | 11 jan 2005 13:40 | Em resposta a: #81475

Caro Confrade PCC,

Bom dia, aqui no Brasil, como tem passado? Bem ?

Em tópicos anteriores deve ter percebido que procuro informações a respeito de um senhor de apelido Rodrigues, nascido em São Lourenço de Linhares, Índia portuguesa. Por indicação de confrades sugeriram-me a aquisição da obra de Jorge Forjaz, o qual já encomendei-o a minha prima que tem morada em Portugal e me enviará pelos correios quando chegar em suas mãos. Contudo minha anciedade e curiosidade não me permitem esperar tanto tempo para saber informações que busco já fazem algum tempo. Por isso Senhor Pedro Costa, poderia me adiantar alguma informação a respeito do Senhor Venâncio César Rodrigues, supostamente nascera na segunda metade do século XIX, mais tarde tornaria-se Capitão Venâncio, oficial do exército português e que participara de diversas Campanhas nas colônias de África e Indias, Teve um filho fora do casamento, nascido nas Índias de nome Carlos Rodrigues , nascido pós 1905, com mulher de importância nas Índias. Existe um nome, expressão ou algo que poderia lincar essas famílias que é "Quilonga", supostamente nome de cidade, ou região, ou nome de família na Índia do século XX.

Saberia me dizer algo a esse respeito? Existe referência do Cap. Venâncio no livro acima referenciado? O que puder me auxiliar desde já agradeço, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Artilharia de Goa, India Portuguesa

#81483 | PCC | 11 jan 2005 13:44 | Em resposta a: #81482

Caro Borges da Câmara Medeiros,

Acabei de lhe responder, infelizmente sem muito conteúdo, às suas inquirições.
Desconheço por completo a expressão "Quilonga".

Cumprimentos,

Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Artilharia de Goa, India Portuguesa

#81488 | Borges C Medeiros | 11 jan 2005 14:45 | Em resposta a: #81483

Caro Confrade,

desculpe-me pelos transtornos, ams temos nos desencontrado em respostas um ao outro.

recebi seus comentários e foram sim bastante bons e pelo menos levantou alguma possibilidade e que depois podes observar e comentar.

agradeço muito a atenção, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Artilharia de Goa, India Portuguesa

#81551 | Borges C Medeiros | 11 jan 2005 22:19 | Em resposta a: #81483

Caro confrade,

respondi a suas colocações e sugeri alguns comentários, apreciava seus comentários e possíveis dicas. Não consigo evoluir os seguintes:

Raimundo Venâncio Rodrigues, teve filhos? esposa?

José Júlio Rodrigues, casou com Teresa Cristina Bettencourt e tiveram ;

José Júlio Bettencourt Rodrigues (1843-1893)

Formou-se em matemática na Universidade de Coimbra, e foi professor no antigo Liceu Nacional de Lisboa e lente de Química na Escola Politécnica de Lisboa e no Instituto Industrial e Comercial de Lisboa. Foi nomeado lente substituto da 6ª cadeira e de Química Inorgânica da antiga Escola Politécnica de Lisboa, passando a lente proprietário em 1887, na vaga aberta pela morte de António Augusto de Aguiar. Foi sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa, do Instituto de Coimbra, da Sociedade de Geografia, da Sociedade de Ciências Médicas, da Société des Gens de Lettres, e da Sociedade Francesa de Fotografia, entre outras.

Teria mais algum filho deste casamento e seus descendentes? Saberia algo a acrescentar, penso que a reposta que procuro pode estar entre José Júlio e Raimundo Venâncio. Se você puder me auxiliar em algo, agradeço muito, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#81569 | zmcm | 11 jan 2005 23:29 | Em resposta a: #81474

Caro Borges da Câmara Medeiros
As pessoas de que falo não são meus parentes, antes sim parentas da minha mulher por afinidade! Desconheço a genealogia da família principalmente dos Rodrigues ( ainda sei alguma coisa dos Frias) pelo que não posso ajudá-lo! Talvez alguém aqui do forum tenha o trabalho que saiu há tempos sobre famílias goesas e possa ajudar!
boa sorte
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Artilharia de Goa, India Portuguesa

#81578 | PCC | 12 jan 2005 00:16 | Em resposta a: #81551

Caro Borges da Câmara Medeiros,

A referida obra de Jorge Forjaz detalha a descendência de José Júlio Rodrigues, isto é, os Bettencourt Rodrigues. Por esse lado não aparecem os seus ramos.

Sobre o Doutor Raimundo Venâncio Rodrigues, diz que não teve descendência e não se casou.

Conforme mencionei no meu post inicial, creio não se tratar da mesma família. Uma vez mais sugiro que tente o Arquivo Histórico Militar, em Lisboa.

Cumprimentos,

Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#81659 | Borges C Medeiros | 12 jan 2005 20:53 | Em resposta a: #81569

Caro confrade Miguel,

Ficarei atento e torcendo para teres informações que me auxiliem neste enredo. Está difícil, mas como disse um confrade em outra mensagem, " não desista", então vamos avante e confiante, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Artilharia de Goa, India Portuguesa

#81660 | Borges C Medeiros | 12 jan 2005 21:04 | Em resposta a: #81578

Caro confrade, gostaria de que você desse uma olhadinha nos comentários que fiz logo a seguir a constatação dos dois irmãos Rodrigues. As datas e gerações, em especial do José Júlio Rodrigues, seus suposto filho, José Júlio Bettencourt Rodrigues, casou este senhor com quem? teve descendência? Faleceu em que data e localidade, sei que em alguma época veio a existir, deste ramo familiar, General José Manuel Bettencourt Rodrigues.

Procurarei ver o que sugeriu sobre o arquivo histórico militar, desde lhe agradeço mais uma vez, Cordialmente

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

MONTENEGRO na Artilharia de Goa

#81662 | FGJ | 12 jan 2005 21:17 | Em resposta a: #81578

Prezado PEDRO,
O Arquivo Histórico Militar responde a consultas feitas por e-mail?
Frederico Gj
RIO/BR

Resposta

Link directo:

RE: MONTENEGRO na Artilharia de Goa

#81666 | Borges C Medeiros | 12 jan 2005 21:22 | Em resposta a: #81662

Caro Confrade Frederico,

Obrigado pelo seu apontamento, farei em breve meus questionamentos ao Arquivo Histórico Militar. Caso possa ser divulgado, disponibilizarei-o aqui. Cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#81683 | zmcm | 12 jan 2005 23:00 | Em resposta a: #81659

Caro confrade :
Quem sabe bastante de famílias goesas aqui no forúm é o Pedro do Carmo Costa! talvez pedindo o mail dele á administração do forum consiga alguma informação que pretende!

abraço
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#81713 | Borges C Medeiros | 13 jan 2005 11:50 | Em resposta a: #81683

Caro confrade, obrigado por sua participação ativa e muito construtiva.

Já fiz algumas colocações ao Pedro Costa, ele me ajudou bastante, contudo depois das informações passadas surgiram outros questionamentos e dúvidas, que em princípio já saíram de sua área de enorme conhecimento, Índias.

O que procuro neste momento e desvendar uma suspeita de que o Sr. Raimundo Venâncio Rodrigues, teve filhos? Com quem e datas. onde falecera? Existe uma coincidência muito grande de nomes próximos e gerações e datas. O que procuro é Venâncio César Rodrigues, que supostamente nascera na segunda metade do século XIX, porém em São Lourenço de Linhares, Índia, em mesma época se Raimundo Venâncio Rodrigues, tivesse gerações. Percebe as coincidências!! tento fechar este assunto e partir para outro lado de pesquisa, mas necessito ter este concluso definitivamente.

Cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#81715 | Samuel de Castro | 13 jan 2005 12:27 | Em resposta a: #81477

Estimado Pedro do Carmo Costa

Tenho interesse sim nas cópias, se não lhe for incômodo, peço-lhe o especial favor de informar para meu e-mail castro.genealogia@bol.com.br, o custo das mesmas e de remessa e, como poderei lhe ressarssir.
Muitíssimo grato. Um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#81716 | Samuel de Castro | 13 jan 2005 12:29 | Em resposta a: #81477

Estimado Pedro do Carmo Costa

Tenho interesse sim nas cópias, se não lhe for incômodo, peço-lhe o especial favor de informar para meu e-mail castro.genealogia@bol.com.br, o custo das mesmas e de remessa e, como poderei lhe ressarssir.
Muitíssimo grato. Um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Artilharia de Goa, India Portuguesa

#81785 | Borges C Medeiros | 13 jan 2005 21:53 | Em resposta a: #81578

Caros confrades,

Fiz uma pesquisa a base do arquivo histórico militar e não encontrei nada sobre o Cap. Venâncio Cesar Rodrigues, contudo apareceram 03 registros nos arquivos de históricos diplomáticos e dos Institutos de estudos da Guiné Bissau.

Como posso pesquisar estes arquivos e saber as informações que estão em seus registros? Alguém podria me ajudar nisto? Acabo de enviar via e.mail pedido a Drª Maria Isabel Fevereiro, Diretora de Serviços e ficarei aguardando, entretanto reparei uma mensagem dizendo que documentos anteriores a 30 anos somente poderiam ter acesso com autorização expressa de seu Presidente. Será que não terei acesso as informações que solicitei? Que outras alternativas poderia ter eu?

Agradeceria em muito a colaboração já rotineira dos amigos confrades, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#190723 | franciscamoreira | 02 abr 2008 15:14 | Em resposta a: #10926

Caro sr. Pedro Costa,

Sou neta de Joaquim Sabino Moreia, católico, de Gôa, casado com Ester Morgenstern moreia, de Trieste. Deste casamento vieram 4 filhos, 3 meninas e 1 menino. A mais nova era minha mãe.
Será que posso saber mais sobre os seus ascendentes? Como?

Desde já Obregada pela resposta

Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#190728 | aeiou2 | 02 abr 2008 15:20 | Em resposta a: #81476

Caro Pedro do Carmo Costa ,

Veja sff a mensagem da Francisca Moreira de 2.4.2008 ás 15:14
Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#190743 | PCC | 02 abr 2008 16:17 | Em resposta a: #190723

Cara Francisca,

Obrigado pelo seu contacto.
Em Goa, até nas famílias católicas, prevalece o sistema de castas. Eu tenho estudado bem as famílias católicas goesas de casta brâmane.
Dentro deste grupo de famílias existe uma família Moreira (poderão haver outras, mas só conheço esta) que é originárias de uma aldeia colada à cidade de Margão. A aldeia chama-se Fatordá.

Um dos meus tios, casado com a irmã mais nova da minha mãe, é Juiz em Goa e chama-se Alberto Álvaro Noronha Ferreira. A mãe do meu tio era Moreira desta casa. Em Lisboa vivia um irmão desta senhora chamado Artur Moreira.

Entretanto, num dos trabalhos que estou a fazer sobre a família Costa de Margão, dei com uma das suas tias:

JOAQUIM CAMILO FERNANDES ÁLVARES, nasceu em Vila Viçosa a 26/6/1902 e faleceu a 6/1/1965, Engenheiro Electrotécnico, Inspector dos Serviços Eléctricos da Direcção Geral dos Caminhos de Ferro Portugueses em 1928, entrou para a Direcção dos Serviços Técnicos da Administração Geral dos C.T.T. em 1940, Engenheiro Chefe dos Serviços Técnicos de Gás e Electricidade do Porto em 1941, Engenheiro Adjunto à Direcção dos Serviços Municipalizados e Electricidade do Porto em 1944, um dos Administradores da Cia do Alto Alentejo, casou a 28/5/1924 com Alice Morgenstern Moreira, que nasceu a 22/8/1903 e faleceu a 22/8/2002, filha de Sabino Moreira e de Esther Morgenstern Stein, de quem houve uma filha.


1- MARIA HELENA MOREIRA ÁLVARES, nasceu a 28/3/1925 e faleceu a 26/2/1965, Licenciada em Histórico Filosóficas, casou com Fernando Correia Pinto Loureiro, Formado em Direito e Licenciado em Economia, de quem houve uma filha.

1 -ANA MARIA ÁLVARES PINTO LOUREIRO, nasceu a 21/10/1946, Licenciada em História, tem o Curso de Assistente Social, Professora do Ensino Secundário, casou com João de Paiva Boléo Tomé, que nasceu a 7/9/1941, Engenheiro Mecânico pelo I. S. T. em 1969, Coordenador do Gabinete de Relações Europeias e Internacionais do Ministério do Ambiente e Recursos Nacionais, de 1972 a 1978 foi Coordenador do Garante da Qualidade na Sorefame, de 1978 a 1986 foi Subdirector Geral da Direcção Geral da Qualidade do Ministério da Indústria, de 1984 a 1986 foi Perito da UNIDO em Gestão da Qualidade e Professor do Curso de Engenharia da Qualidade do Instituto de Soldadura e Qualidade na Universidade Nova de Lisboa, Conferencista e Monitor de acções nas áreas da Qualidade e do Ambiente, em várias entidades, entre as quais se destacam a Associação Portuguesa para a Qualidade e o Centro de Formação Profissional para a Qualidade, de quem houve uma filha e três filhos.

1 -CATARINA MARIA PINTO LOUREIRO BOLÉO TOMÉ, nasceu a 6/4/1974.

2 -JOÃO NUNO PINTO LOUREIRO BOLÉO TOMÉ, nasceu a 9/9/1970.

3 -PEDRO MIGUEL PINTO LOUREIRO BOLÉO TOMÉ, nasceu a 27/9/1971.

4 -ANDRÉ TIAGO PINTO LOUREIRO BOLÉO TOMÉ, nasceu a 7/8/1978.


Se me confirmar que se trata da família Moreira de Fatordá, posso procurar mais informações e enviar-lhe.

Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#190749 | franciscamoreira | 02 abr 2008 16:47 | Em resposta a: #190743

Olá Pedro,

Recebi a sua mensagem, e ,na verdade, está aí metade da minha família, mas julga que existem alguns erros.

Como não estou muito habituada a este tipo de coisas, vou descrever-lhe essa parte da minhe e,pelos vistos sua família, que estava em Lisboa.É a minha.

Vou fazer 1 apanhado manuscrito e depois envio-o por este meio,está bem?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#221331 | jorge_arez | 16 fev 2009 05:10 | Em resposta a: #190743

CARA FRANCISCA

só agora vi a sua mensagem

ester morgenstern ou ernestina que era judia natural de trieste
teve uma relaçao com o meu tio avo francisco da silva da qual teve varios filhos dos quais dois tem descendentes viveu com o meu tio em durban e em lourenço marques varios anos .os filhos ficaram com o pai

posteriormente tera casado na africa do sul
segundo uma informaçao dum neto ela tera vindo a portugal com o marido nos anos quarenta
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=192320 aqui esta ernestina mas nas minhas notas que sao baseadas nums apontamentos daquele mesmo meu tio avo que viveu com ela ,tenho ester morgenstern

dos nossos primos comuns ja nao tenho contacto recente mas pelo menos os descendentes da clara sdpinola consigo obyer o contacto

o meu mail é jorge_arez@hotmail.com
cumprimentos
jorge arez da silva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#225191 | IsabelFont | 31 mar 2009 15:13 | Em resposta a: #10933

Caro CARLOS PINTO MACHADO (Canivari ?)

Espero que ainda ande por este fórum, pois gostaria de esclarecer algumas questões sobre a família Colaço.

Menciona a dado passo o casal Cantalicio Custódio Francisco da Piedade Collaço / Dª Maria Assunção Quitéria Lizarda Elizena Barreto, que eu tenho como avós de uma prima minha Ivete Gracias Colaço, e Pais de Manuel António Fidelis Colaço.
Será que este Manuel António é irmão de seu antepassado Joaquim Filipe Colaço?

Grata pela sua atenção,
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#229795 | lrpsdm | 19 mai 2009 21:20 | Em resposta a: #10926

Caro Pedro Costa

Sou Luis Melo, sobrinho da Telma Melo, com quem ontem contactou telefonicamente. Por acaso, um seu conhecido, Leopoldo Rocha, ja me havia falado de si nums mails que trocámos. Sei já que tem alguma informação sobre as origens da familia Melo de Salvador do Mundo, as quais lhe pedia ,caso não se importasse, que partilhasse comigo. Sei também que está a fazer um levantamento sobre as familias goesas católicas. Caso haja alguma informação que eu possa facultar, disponha. o meu contacto é 968295833/296286586. Agredecia que me comunicasse aquando da publicação do seu livro.


Cumprimentos,
Luís Melo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#229902 | PCC | 20 mai 2009 18:50 | Em resposta a: #229795

Caro Luís,

Agradeço a sua mensagem. De facto enviei novas informações à senhora sua Tia que encontrei nos meus papéis.

Copio aqui aquilo que lhe enviei:

Melos, do bairro de Badém, Salvador do Mundo de Serulá, de Bardez

Esta família é uma das principais famílias brâmanes do Concelho de Bardez. Desde a conversão que a família assume um protagonismo relevante, entre os seus pares, o que leva a crer que já no hinduísmo seria uma família principal.

Esta família descende esta família de Roque de Melo, que terá nascido em 1570. Um dos principais bairros de Salvador do Mundo de Serulá, o bairro de Badém, leva o seu nome, o Vale de Roque de Melo ou simplesmente Bairro de Roque de Melo. O bairro de Badem ou de Roque de Melo constitui um dos principais bairros ou grandes divisões da aldeia de Serulá, o qual sobre si podia formar uma pequena aldeia. Nos primeiros dois séculos da cristianização quase duas dúzias de famílias de tronco comum, algumas das quais forma dizimadas pela epidemia de 1775. Também este facto revela a sua principalidade.

I. Roque de Melo casou com Maria de Melo, e residiam no bairro do Vale de Roque de Melo. Foi seu contemporâneo Duarte de Melo, que casou com Luísa Viegas, residentes do Vale de Salém. Estes baptizaram um filho, de nome Jerónimo, a 6/10/1596. Não sabemos qual a ligação entre este Duarte e Roque de Melo. Sabemos que tiveram pelo menos um filho:

II. Manuel de Melo, que foi baptizado a 14/10/1598 em Salvador do Mundo de Serulá, tendo como padrinhos Belchior Coelho e Maria Azevedo, da mesma.

De Manuel de Melo, nascido em 1598, a Gonçalo de Melo que terá nascido por volta de 1700, existe um hiato de cerca de cem anos. Durante este período foram desta família (dos seus vários ramos) as seguintes pessoas:

Padre Ventura de Melo – já vivia em 1675 e em 1729 filho de ? de Melo e de Francisca Dias e neto do dito Roque de Melo. Possuía uma propriedade em Donvaddo.

José Joaquim de Melo – ouvidor em 1784

Padre Filipe de Melo – Oratoriano, filho de Caetano Rafael de Melo e de Ângela Maria Soares. Ordenado sacerdote em Santa Inês a 11/3/1780.

Miguel António de Melo- médico pela Escola de Goa (Tese de 21/7/1862) filho de Inácio Caetano de Melo e de Maria Conceição Pais. Nasceu a 18/10/1841.


VI. Gonçalo de Melo casou com Regina de Sá, teve

VII. Ventura de Melo, vulgo Vitorino Rodrigues, nasceu a 4/9/1736 e baptizado a 8/9/1736, tendo como padrinhos Francisco de Mello e sua mulher Dona Páscoa Flore de Mello, moradores em Chorão. Casou em primeiras núpcias com Luzia Francisca Rodrigues, de quem ficou viúvo. Casou em São Bartolomeu de Chorão, a 24/4/1770 com Maria Petronilla Rodrigues, filha de André Rodrigues, de São Bartolomeu de Chorão, e de Jacinta Rodrigues. teve

VIII. Gonçalo Simão de Melo, nasceu a 4/7/1783, b em 14/7/1783 (provavelmente em São Bartolomeu, de Chorão). Casou em primeiras núpcias com Efigénia da Conceição, de Salvador do Mundo, de quem enviuvou. Casou em segundas núpcias, em Candolim, a 28/1/1812 com Ana Maria Ribeiro, filha de Caetano Salvador Ribeiro, de Candolim (nascido 7/4/1770 e baptizado em Candolim a 15/4/1770, filho de João Francisco Ribeiro e de Violante Arcângela de Sousa) e de (casados em Calangute a 28/2/1791) Maria Josefa de Sousa, de Calangute (nascida a 18/3/1778 e baptizada em Calangute a 26/3/1778, filha de José Filipe de Sousa e de Margarida Leocádia de Mascarenhas). Tiveram:

IX (1) Vitorino Caetano de Mello, baptizado em Candolim a 22/6/1814, tendo nascido em casa a 15/6/1814 Teve como padrinho Bernardo Peres da Silva, morador em Piedade, que foi Perfeito da Índia Portuguesa, e Ana Rita Deodata Gonçalves, moradora em Aldoná. Foi médico pela antiga Escola de Goa, por carta de 1/7/1839. Tem habilitação de genere no cacifo 48 da Cúria Patriarcal.

IX(2) Luís José João de Mello , nasceu a 1/6/1817 e baptizado em Calangute a 8/6/1817 e faleceu a 27/2/18.... Partiu para Portugal e aí , desde Maio de 1844, frequentou a Escola Politécnica e do Exército. Em Dezembro de 1848 foi despachado Alferes Aluno, sendo abonado até Outubro de 1852 1563/0/625 reis, em que passou para o Exército, por ter completado o curso de Engenharia. Por decreto de 31/1/1854 foi primeiro Lente da Escola de Matemática de Goa, da Aula de Física, Química e História Natural, criada por decreto de 10/12/1853. Faleceu no seu Quartel, em Badem, a 11/2/1858 (Bol Oficial nº 13).

IX(3). Sebastião Xavier de Melo, que segue na obra do Jorge Forjaz.

Luís, gostaria de me ajudasse a complementar esta informação com outras que tenha. Também me interessam todos os dados que tiver de outras famílias Goesas.

O meu mail é pcarmocosta arroba gmail.com e o meu telefone é 91 224 9494

Um abraço,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#229918 | mtpq1234 | 20 mai 2009 19:28 | Em resposta a: #229902

Exmo Senhor Pedro Carmo Costa,

Sou casada com um "Quadros" de Goa. A minha sogra era Maria José Jacinta Quitéria Araujo Mascarenhas casada com o Juiz José Joaquim de Quadros.
Consegui entroncar alguns dados da minha família com os dados já existentes no Geneall. Estou à disposição para, não obstante a minha ainda pouca experiencia em genealogia, fornecer os dados de que dispuzer, ou seja aqueles de que a família do meu marido tiver conhecimento, assim como agradeço todo e qualquer contributo para adiantar a nossa árvore.

Melhores cumprimentos

Maria Teresa Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#229922 | PCC | 20 mai 2009 19:53 | Em resposta a: #229918

Exma Senhora,

Agradeço a sua mensagem. Conheço bem as famílias que menciona e tenho alguma informação sobre elas (Silva Coelho, os Sant'Ana Godinho, os Quadros, etc). Posso disponibilizar o que precisar.

Nós somos parentes afastados por alguns lados diferentes, entre os quais pela senhora sua sogra:

5 (XV)-MARIA JOSÉ JACINTA QUITÉRIA ESTER DE ARAÚJO MASCARENHAS, nasceu em Pangim a 11/5/1923, Professora do Ensino Preparatório em Pangim e em Luanda, Angola, casou na Basílica do Bom Jesus na Cidade Velha a 6/2/1943 com José Joaquim Militão de Quadros, que nasceu na Raia a 10/3/1910 e faleceu em Carnaxide a 18/12/1991, Juiz Desembargador, Procurador Geral da República no Estado Português da Índia, Pangim, Presidente do Tribunal Administrativo de Luanda, Angola, Condecorado em 19/12/1956 com o Grau de Oficial da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, filho de Canuto Joaquim de Quadros (filho de Pedro Joaquim Roque da Purificação Quadros e de Maria Luzia Letícia Divina Barreto) e de Matildes Idultrides Maria Gricelina Gomes, de quem houve duas filhas e dois filhos.

Tenho particular interesse nos Quadros. A minha Mãe é Quadros de Loutolim - é outra família Quadros e que não está relacionada com os Quadros do seu marido.

Estes Quadros parecem ser da aldeia da Raia e estou quase certo que descendem de:

6 (XII)-MARIA ROSA BARRETO, casou com Vicente António Henriques de Quadros, que faleceu em Março de 1850, Proprietário, ocupou vários cargos electivos, lutou nas fileiras populares, de quem houve dois filhos.

1 (XIII)-EMIGDIO MARIANO LUDOVICE DE QUADROS, nasceu na Raia em Setembro de 1843 e faleceu em Lisboa a 13/7/1880, habilitado com o Curso de Artilharia da extinta Escola de Matemática e Militar de Goa, Alferes graduado a 10/5/1873, Alferes a 22/7/1874, Tenente do Exército de Portugal a 9/10/1878, casou com Luísa Inácia de Seixas, de seu segundo matrimónio, natural de Lisboa, que faleceu a 25/2/1895, irmã de António Gil Duarte de Seixas, Chefe da Polícia de Segurança Pública

2 (XIII)-RUDOLFO CAMILO FERDINANDO VICENTE DE PAULA DE QUADROS, nasceu em 1844 e faleceu a 4/4/1918, aprovado Advogado a 1/2/1866, obteve Carta para advogar na Praça de Diu em Novembro de 1868, onde foi Ajudante da Conservatória e em Maio de 1871 da de Damão, Vogal da Junta Geral de Província pelo Município de Sanquelim, Provisão de 19/12/1888, casou com Clementina da Cunha.

O que não tenho conseguido fazer é a ligação entre os primeiros e esta gente. Pode-me ajudar?

Melhores cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#229927 | mtpq1234 | 20 mai 2009 20:19 | Em resposta a: #229922

Obrigada. Acho que tem muito mais informação do que eu própria. Ainda existe em Raia a casa dos Quadros. Vou falar com a família que conheço para tentar ligà-los aos antepassados que aponta.

Quanto à descendencia dos avós do meu marido posso fornecer-lhe alguns dados. Os que estão no geneall são só os que dizem respeito aos filhos do Dr. José de Quadros, meu sogro, e de D. Ester de Quadros, minha sogra. Posso dar-lhe, caso os não tenha, os dados relativos aos irmãos do meu sogro.

Melhores cumprimentos

Maria Teresa Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#229932 | PCC | 20 mai 2009 20:35 | Em resposta a: #229927

Exma Senhora,

Seria óptimo se me pudesse enviar esses dados porque estou certo que os tenho incompletos.
Se calhar preferia enviar-lhe o que tenho e pedia ajuda em completar.

Se me enviar o seu email para pcarmocosta arroba gmail.com eu posso enviar o que tenho sobre os vossos Quadros.

O Vicente Emídio Quadros que aparece no meu post anterior é o antepassado da Fernanda de Castro e do António Quadros, e por isso, suspeito, vossos parentes.

Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#230050 | rubenscamara | 21 mai 2009 19:07 | Em resposta a: #229932

Caro PCC e demais participantes,

Em minha genealogia, no ano de 1744, aos 29 de fevereiro, casaram-se Ana Monis da Câmara, natural do Inficionado, Bispado de Mariana (Brasil) e RAYMUNDO PEREIRA DE MIRANDA, mestre de armas, originário da cidade de Diu, Acerbispado de Goa, Índia.

Teria alguma informação sobre a família/origens de RAYMUNDO PEREIRA DE MIRANDA?

Antecipadamente agradeço qualquer informação.

Saudações,

Rubens R. Câmara

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#230342 | PCC | 24 mai 2009 08:57 | Em resposta a: #230050

Caro Rubens Câmara,

Agradeço a sua mensagem.
Não conheço esta família e se pudesse arriscar diria que este Raymundo Pereira de Miranda terá apenas passado pela Índia, já que eu não o encontro na completíssima obra do Jorge Forjaz sobre Famílias Luso-Descendentes.

Se entretanto encontrar alguma coisa, certamente comunicarei.

Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#230437 | rubenscamara | 25 mai 2009 14:51 | Em resposta a: #230342

Prezado Pedro,

Agradeço-lhe a atenção.

Saudações

Rubens

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#241166 | IsabelFont | 05 out 2009 13:43 | Em resposta a: #190743

Caro Pedro Carmo Costa,

Presumo que ainda continuará a frequentar este fórumj e verá talvez este tópico!

Em tempos coloquei uma questão ao user = canivari (Carlos Pinto Machado), na esperança de que ele visse o meu "post".
Pelos vistos não viu!

Será que me pode responder a esta perguntam, uma vez que parece que também conhece bem os Colaço's?


Menciona a dado passo o casal Cantalicio Custódio Francisco da Piedade Collaço / Dª Maria Assunção Quitéria Lizarda Elizena Barreto, que eu tenho como avós de uma prima minha Ivete Gracias Colaço, e Pais de Manuel António Fidelis Colaço.
Será que este Manuel António é irmão de seu antepassado Joaquim Filipe Colaço?

Será que agora tenho mais sorte?
Grata pela sua atenção,
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#243017 | Alice Santiago Faria | 28 out 2009 11:56 | Em resposta a: #10926

Caro Senhor,

Estou a estudar as obras públicas de Goa nos séc. XIX e XX e nesse ambito estou a tentar fazer umas pequenas notas biográficas dos técnicos que ai trabalhavam.
A maioria dos técnicos com que me cruzei no meu trabalho são de origem goesa e o livro do Luis Forjaz foi uma preciosa ajuda para todos os Luso-Descendentes. Nos que não são luso-descendentes tem sido mais complicado!

Uma das dúvida que tenho é sobre um Costa, que talvez me possa ajudar: António Sebastião Nascimento Costa (foi condutor das obras Publicas de Goa, em 1888 era major do Exército de Portugal e possivelmente formado na escola do exército em Lisboa no ano de 1874-75)
Será que tem mais informações?

Muito obrigado, os meus melhors cumprimentos,

Alice Faria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#243018 | PCC | 28 out 2009 12:10 | Em resposta a: #243017

Estimada Senhora,

Obrigado pelo seu contacto e parabéns antecipados pelo seu trabalho.

O nome que procura é uma feliz coincidência... É o meu tio-bisavô pela varonia, isto é, é o irmão mais velho do meu bisavô paterno.

ANTÓNIO SEBASTIÃO DO NASCIMENTO COSTA, nasceu em Curtorim, Salcete, a 14/11/1846 e faleceu em Pangim a 19/9/1924. Filho de Manuel Nascimento da Costa, de Curtorim, Salcete, proprietário, e de D. Maria Rosa Vaz. Neto paterno de António Joaquim da Costa e neto materno de Miguel João Vaz, ambos de Curtorim. Assentou praça a 15/9/1873 e fez os cursos de Matemáticas e Infantaria pela Escola de Goa. Alferes a 3/2/1917, Tenente a 3/2/1918 e Capitão de Infantaria do Exército de Portugal, serviu no quadro das Obras Públicas de Moçambique desde 1881, como chefe de Secção de Quelimane. Regressou a Goa em 1899, em 1912 foi Vogal Deputado da Municipalidade da Junta Fiscal dos Mártires do Concelho das Ilhas, sendo reformado em Tenente Coronel. Casou em Pangim, a 16/9/1884 com D. Mariana Henriqueta Leopoldina da Cunha Gonçalves, de quem teve três filhas e um filho.

A sua esposa, D. Mariana Henriqueta Leopoldina da Cunha Gonçalves, era filha de LUÍS MANUEL JÚLIO FREDERICO GONÇALVES, que nasceu em Nova Goa a 13/7/1846 onde faleceu a 20/7/1896. Advogado, Professor de Filosofia Racional e Moral de Direito Natural e da História Pátria, Geografia, Cronologia e Estatística do Liceu Nacional, no Liceu de Nova Goa. Foi também Síndico da Santa Casa de Misericórdia de Goa e do Cabido da Sé, Director da Biblioteca Pública, Vereador da Câmara Municipal de Nova Goa, Inspector das Escolas, Vogal da Junta de Instrução, Sócio da Academia Real de Ciências, da Sociedade de Geografia de Lisboa, do Instituto de Coimbra, do Instituto Vasco da Gama, de Nova Goa, da Associação dos Amigos de Letras, de Bombaim, da extinta Associação dos Escritores e Jornalistas de Lisboa. Escreveu várias obras literárias. Foi o representante e herdeiro de todos os Vínculos da Família Gonçalves de Divar e da família Caldeira, de Nova Goa. Casou com sua prima D. Leocádia Maria da Cunha.

Espero que esta informação seja útil.

Sempre que puder ajudar, estou ao seu dispôr.

Melhores cumprimentos,

Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#243022 | Alice Santiago Faria | 28 out 2009 13:15 | Em resposta a: #243018

Estava agora ler com mais cuidado a nota que me enviou e reparei que as datas não batem certo.
A lista das Obras Publicas que eu encontrei indicava que este senhor trabalhava nas Obras Publicas de Goa em 1888-89 (PP142 publicada no Boletim Official Governo Geral do Estado da India n. 19 de 21 Fevereiro 1888).
Ora pelos seus dados o seu tio-bisavô estaria nessa data em Moçambique.
Será possivel que ele tenha estado em Goa um ano e regressado depois a Moçambique?
Por acaso sabe para onde ele foi trabalhar após o seu regresso a Goa em 1899?

Os meus melhores cumprimentos,

Alice Santiago Faria

Resposta

Link directo:

Família de Lourenço de Loyola da Silva Mascarenhas

#294294 | dado | 09 jan 2012 00:34 | Em resposta a: #10926

Caro Sr. Pedro do Carmo Costa, há anos que procuramos saber a genealogia de( bisavô de meu marido) Lourenço de Loyola da Silva Mascarenhas. Este senhor era natural de Gôa (Salsete) e de profissão médico. formado na Escola Médico-Cirúrgica de Goa e colocado em Cabo Verde em 04 de Setembro de 1878. Médico militar (tenente).Casou com Ludovina da Graça REZENDE *® in 1881 in Praia, Santiago, Cabo Verde.Faleceu na cidade da Praia em 1883. Isto é tudo quanto sabemos. Já tentei, por outras vias, saber mais alguma coisa, mas...nada. Será que nos pode ajudar? Ficaríamos muito gratos. Dilia Mascarenhas

Resposta

Link directo:

RE: Família de Lourenço de Loyola da Silva Mascarenhas

#294349 | PCC | 09 jan 2012 18:20 | Em resposta a: #294294

Cara Dília Mascarenhas, agradeço o seu email. Infelizmente não conheço - pelo menos não me vem à memória - este seu bisavô. Vou tentar averiguar mais. O que lhe posso adiantar, apenas pelo nome e apelido, é que deve ser de uma família goesa e não luso-descendente. Existe um livro - do Pedro Peregrino da Costa, e que deve encontrar na Biblioteca Nacional de Lisboa - que mostra todos os médicos da EMCG que serviram no Ultramar. Para além da folha de serviços contém alguns dados bibliográfcos. Sugiro que comece por aí. Melhores cumprimento, Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família de Lourenço de Loyola da Silva Mascarenhas

#294362 | dado | 09 jan 2012 20:52 | Em resposta a: #294349

Muito obrigada pela sua pronta resposta, e pela dica. Vou tentar por assa via. Realmente ele era de família goesa e segundo me constou (sem provas) brahman. Foi destacado para C.Verde, (em 1878 como tenente-médico), para combater uma epidemia , acabando por falecer em consequência da mesma, 5 anos mais tarde, e já na idade dos 60 e poucos anos.Agradeço, mais uma vez, a sua disponibilidade e se entretanto descobrir mais alguma coisa...
Cumprimentos, Dilia Mascarenhas

Resposta

Link directo:

RE: Família de Lourenço de Loyola da Silva Mascarenhas

#294372 | f4b2 | 09 jan 2012 22:31 | Em resposta a: #294362

Cara Dilia Mascarenhas

Estive a pesquisar os Anuários de 1908/1909,e vi estes nomes,cito:

- ALARICO MASCARENHAS - Editor do Jornal Diário"0 Heraldo",fundado em 1900 em Gôa

- AVERTANO de LOYOLA - Director e Editor do Jornal "A India Portuguesa",fundado em 1861 em Orlim,Gôa

- BENTO SERTÓRIO MASCARENHAS - Advogado nas Ilhas,Gôa

- DOMINGOS CAETANO MASCARENHAS - Capitalista em Bardez,Gôa

- MATHEUS QUINTINO EUQUÉRIO MASCARENHAS - Advogado em Salsete,Gôa

Atravéz destes jornais que se publicavam em Gôa e aparentemente os proprietários eram seus familiares é uma questão de pesquisa que terá de fazer?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família de Lourenço de Loyola da Silva Mascarenhas

#294398 | dado | 10 jan 2012 11:39 | Em resposta a: #294372

Mais uma vez, muito obrigada. cumprimentos
Dilia Mascarenhas

Resposta

Link directo:

RE: Família de Lourenço de Loyola da Silva Mascarenhas

#307802 | Alexandre Mascarenha | 09 jun 2012 23:01 | Em resposta a: #294372

Dona Dilla Mascarenhas,

Creio que o Sr. BENTO SERTÓRIO MASCARENHAS era meu bisavô e vivia em Aldonã. O meu avô nasceu na casa da familia Mascarenhas em Aldonã no século XIX e chamava-se BENTO SERTÓRIO DE MASCARENHAS JUNIOR
Creio que o Sr, ALARICO MASCARENHAS era irmão do meu avô.
Não sei muito sobre esse ramo da minha familia. Gostaria de saber mais e/ou fazer contato com os descendentes deles.
Se souber alguma coisa por favor me informe atravez do meu email coelho,villasboas.mascarenhas@gmail.com
Obrigado
Alexandre Mascarenhas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#307803 | Alexandre Mascarenha | 09 jun 2012 23:13 | Em resposta a: #11034

Sr. Pedro,

Pelo que percebi o Sr. tem extenso conhecimento sobre familias Goesas. Assim gostaria de pedir-Lhe o favôr de me fazer alguma luz sobre os meus antepassados goeses de sobrenome Mascarenhas.

Tenho poucas informações sobre eles, mas partindo do meu avô BENTO SERTÓRIO MASCARENHAS JUNIOR, nascido em Aldonã /Goa,
pelo que sei na casa da familia Mascarenhas, creio que deveria ser filho de BENTO SERTÓRIO MASCARENHAS e talvez irmão de ALARICO MASCARENHAS ???

Se me puder ajudar fico desde já muito grato.

pelo que entendi acima, o Sr. vive no Brasil ou tem contato estreito com o Brasil.

Eu vivo em Campo Grande /MS - Brasil.

Obrigado
Alexandre Mascarenhas
coelho.villasboas.mascarenhas@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#307807 | PCC | 09 jun 2012 23:36 | Em resposta a: #307803

Caro Alexandre,

De facto vivi em São Paulo muitos anos. Hoje resido em Londres.
Está com sorte - tenho alguma informação sobre esta família, sobretudo de um dos lados maternos, dos Rochas, também de Aldoná.

O Alarico Mascarenhas a que se refere teve um neto, que também se chama Alarico Mascarenhas, e que é casado com uma prima direita do meu Pai, a Prima Verónica Carvalho.

Envio-lhe uma mensagem por email. O meu email é pcarmocosta@gmail.com

Um abraço,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#308190 | JFR | 14 jun 2012 19:31 | Em resposta a: #10926

Caro Pedro Carmo Costa


Será que tem alguma informação sobre os Abranches de Goa?
Alguns passaram para Moçambique e daí para Portugal continental como é o caso de Bernardo Francisco de Abranches, nascido cerca de 1830, casado com Maria Amélia Paes de Vasconcelos, e que foi juiz conselheiro do supremo tribunal administrativo...
Com os melhores cumprimentos

José Figueiroa Rêgo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#308196 | f4b2 | 14 jun 2012 20:23 | Em resposta a: #308190

Caro José Figueiroa Rêgo

No Anuário de Portugal de 1909,vi este nome,cito:

- ANTÓNIO PAULO ABRANCHES G. e SOUSA - 1º Official(Archivista)da Secretaria Geral do Governo em Lourenço Marques,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#308228 | JFRego | 15 jun 2012 11:00 | Em resposta a: #308190

Meu Caro Zé

Está para breve a saída de um livro do meu Amigo Jorge Forjaz sobre famílias de Moçambique, uma das quais, a dos Abranches. Aliás, nesse sentido, o Jorge pediu-me se arranjava iconografia para o texto. Falei sobre o assunto com o Zé Nuno mas quem tinha conhecimento do paradeiro das fotografias era o Tio Zé Francisco, um pouco achacado para ter disponibilidade de procurar. Assim, se tiveres alguma coisa, peço-te o favor de, caso queiras, ajudar no pedido. Por outro lado ainda está cá o livro que comprei para te dar com referências aos Abranches, Gorongosa, etc.

Abraço Amigo

João

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#308241 | JFR | 15 jun 2012 13:16 | Em resposta a: #308196

Caro João Barroca

Agradeço a sua informação

Cumprimentos

José Figueiroa Rêgo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#308242 | JFR | 15 jun 2012 13:22 | Em resposta a: #308228

Caro João


É mais fácil encontrar-te aqui de nos encontrarmos.
Obrigado pela informação
Um abraço amigo

JJ

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#308571 | PCC | 19 jun 2012 16:29 | Em resposta a: #308190

Caro José Figueiroa Rêgo,

Tenho alguma coisa sobre os Abranches. Eles são uma família brâmane católica goesa, de uma aldeia chamada Verná, em Salcete.
A casa dos Abraches ainda está na família e existem ainda membros desta gente por lá. Estão ligados a várias das principais famílias do antigo Estado.

Sobre essa ligação aos Paes de Vasconcelos, vi um estudo que será publicado em breve pelo Jorge Forjaz, sobre famílias de Moçambique. Creio que ele detalha toda a descendência do referido juiz.

Posso procurar mais informação sobre os Abranches mas precisaria de uns dias já que estou em viagem. O meu email é pcarmocosta@gmail.com e é a melhor forma de entrar em contacto.

Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#308576 | JFR | 19 jun 2012 17:07 | Em resposta a: #308571

Caro Pedro Carmo Costa

Obrigado pela sua resposta.
Há dias, um primo meu, falou-me sobre o livro do Jorge Forjaz, que é amigo dele mas não meu conhecido.
A ligação aos Paes de Vasconcelos eu tenho-a. O que não tenho é nada relativo à demais família que deve ter ficado por Goa nem aos antepassados de Teodorico José de Abranches, pai do referido Bernardo Francisco.
Agradeço o seu email e deixo-lhe ficar o meu: jose.figueiroa@gmail.com
Cumprimentos

José Figueiroa Rêgo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Goa, India Portuguesa

#308746 | jsequeira | 21 jun 2012 15:05 | Em resposta a: #308576

Caros Confrades

Famílias de Goa:
Conheço alguns naturais ou descendentes de goeses, como o jurista do CSM Ralph Rodrigues, o cozinheiro (Chef) Jesuslee Fernandes, o solicitador Óscar ??? (não me recordo do apelido). o Jesse, actualmente professor em Timor...
O jovem Jesuslee Fernandes é filho do Izidoro (Chairman ?? de Goa) e da Paulina Fernandes.

Tudo gente 5 estrelas.

Cumprimentos.

josé sequeira

Resposta

Link directo:

Famílias de Goa, India Portuguesa

#355332 | vanac2010 | 05 mar 2015 01:05 | Em resposta a: #10926

Olá, Pedro! Como vai?

Me chamo Vanessa, sou brasileira, filha de indiano (goense).
Estava à procura de um livro sobre a história de Goa ou com fotografias bonitas pra presentear o meu pai pelo seu aniversário na semana que vem e por acaso, encontrei um link onde você falava que pesquisava sobre as famílias católicas de Goa.
Bem, sei que isto foi em 2001 e não sei em que pé anda a sua pesquisa ou sequer se ainda tem interesse no assunto mas, caso ainda tenha, o sobrenome da minha família por parte de pai é Cabral. Meu pai sempre contava histórias sobre Goa. Pelo que ele conta era uma família de muitas posses, o meu avô era Visconde e tinham muitas propriedades e plantações. A família morava em uma grande casa chamada Solar dos Cabrais.
Os meus avós tiveram 5 filhos (3 homens e 2 mulheres), o meu pai era o mais novo dos cinco e foi embora de Goa aos 9 anos, em virtude da guerra de independência. Toda a família mudou-se para Lisboa e lá moram até hoje. Na verdade, as 2 filhas mulheres ( tia Ninete e tia Ivone) permanecem em Portugal; quanto aos homens, cada um escolheu um país diferente para morar e constituir família; o mais velho (tio Leonel; morreu há alguns anos) foi para o Canadá, Tio Edgar para a Alemanha e o meu pai, Jorge, veio para o Brasil.
A minha avó, Ana Ismênia, era muito religiosa (católica) e sobre o meu avô, João Caetano, infelizmente, não sei quase nada.
Contudo, se a história lhe interessar, peço que procure a minha tia Ivone, que acredito ser quem mais preserva as tradições indianas dentre todos na família e quem mais possa informar sobre a história dos Cabrais. O seu e-mail é irs1940@yahoo.com
Espero que tenha podido ajudar.


Atenciosamente,

Vanessa

Resposta

Link directo:

Famílias de Goa, India Portuguesa

#380418 | Noronhandre | 26 abr 2017 21:24 | Em resposta a: #10926

Sou bisneto da sra. MARIA DA CONCEIÇÃO ASSUMPTA JACOB E COUTINHO DE NORONHA

Sobre a família Jacob e Coutinho já tenho algumas informações , mas sobre o meu bisavô e marido da minha bisavó não
Se alguém souber algo sobre Francisco Gonçalo de Noronha que era enfermeiro

Resposta

Link directo:

Famílias de Goa, India Portuguesa

#414697 | MariaQuiteria33 | 15 mai 2019 21:55 | Em resposta a: #10926

Caro Sr. Pedro,

Sou neta de António Taumaturgo Leão Alemão Pio Aloízio Pereira, natural de Velsão, seus pais José Mariano Pereira e Maria Amália Alemão, descendente da familia dos Pereiras de Utorda, por lado do meu bisavô. Teve como irmãos Jervis Pereira, Nicolau F. Pereira, Agostinho Pereira e António dos Reis Pereira. Foi juiz de Bicholim e Pangim, também tendo sido Procurador da República em 1929, cargo que ocupou até 1945.
Sei que havia uma irmã, Maria Quitéria, mas não tenho informações sobre a mesma.
Poderia dar-me mais informações sobre meus avós, bisavós e principalmente sobre esta minha tia-avó: Maria Quitéria?
Os meus cumprimentos,
Maria de Lourdes Pereira de P. Coelho

Resposta

Link directo:

Famílias de Goa, India Portuguesa

#417116 | aeiou2 | 17 ago 2019 17:52 | Em resposta a: #10926

Boa tarde,

Um dia destes almocei num restaurante Indiano, na Rua da Madalena, do lado direito quando se sobe, quase a chegar ao Largo do Caldas. O dono só fala Inglês e chegou-se ao pé de mim e disse: My name is: começou a dizer palavras em Indiano e de repente ouvi da Costa, mas sem sotaque. Começou a conversa, e ele disse-me que o seu sétimo avô, pelo que percebi foi um Padre que foi para Goa, mas não sabia de onde era natural aqui em Portugal, Achei graça por ser Costa.
Abraço
Maria Oom

Resposta

Link directo:

Famílias de Goa, India Portuguesa

#423470 | Gustavo Moreira | 21 abr 2020 02:45 | Em resposta a: #10926

Boa noite, estimados senhores

Informo que houve um súdito português natural de Goa, Antonio Vicente Danemberg, que passou ao Brasil na primeira metade do século XIX e se naturalizou brasileiro. Ele foi negociante, empreiteiro e oficial da Guarda Nacional na província do Rio de Janeiro. Seus pais, Henrique Cristiano Sebastião Danemberg e Isabel de Sá, são citados na maioria dos documentos paroquiais como nascidos na mesma cidade, ainda que em um deles se diga que Henrique era "natural do reino da Holanda". Por vezes envio ao geneall.net dados sobre estas pessoas, que creio serem os ancestrais diretos de todos os brasileiros que usam o sobrenome Danemberg. Ver https://geneall.net/pt/nome/3404480/antonio-vicente-danemberg/.
Melhores cumprimentos,
Gustavo Moreira- Rio de Janeiro.

Resposta

Link directo:

Famílias de Goa, India Portuguesa

#438671 | Paulo Ramunni | 18 jan 2022 19:31 | Em resposta a: #10926

Cumprimentos a todos os membros deste Forum dedicado à famílias de Goa.
O meu nome é Paulo Ramunni, nascido e a viver em Portugal e estou à procura de saber mais sobre a minha Avó e a sua família em Goa.
A família da minha Avó era originária de Damão Pequeno, onde ela nasceu, mas, entretanto, viveu em Goa até 1962 ou 63, antes de vir viver para Portugal, juntamente com o meu Pai e Tia.

Estes são os dados que detenho de momento sobre a minha Avó e a sua família em Goa e Damão:

- O seu nome completo é Maria de Lourdes Eulália do Perpétuo Socorro Fernandes Ramunni. Nascida em 10 de Janeiro de 1919 ou 1918, em Damão Pequeno. Casou em Damão, com Francesco Ramunni, em 1947. Morreu em Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal em 2002.

- A minha Tia Rita Maria Teresa Irene Fernandes Ramunni, nasceu em Damão em 1947, vive actualmente em Portugal.

- O Irmão da minha Avó, chamava-se Hermano Fernandes e era um conhecido Pintor de Arte Sacra local, com obra em Igrejas de Damão, Goa, Mumbai e Bombaim.

- A Mãe da minha Avó chamava-se Maria Rosa e o seu Pai chamava-se Luís. Não sei o resto dos seus nomes.

- Um outro irmão da minha Avó chamava-se Jaz(?) Fernandes e era Polícia em Pangim. Vivia na Praia de Caranzalem.

- A minha Avó Maria de Lourdes e o meu Avô Francesco foram viver para Goa, depois de estarem a viver algum tempo em Moçambique, aonde o meu Pai Norman Luís nasceu. Em Goa, o meu Pai e a minha Tia frequentaram o Liceu local de 1960 a 1961. Antes, estudaram na escola Primária de Ribandar, aonde viviam. O meu Avô foi Fisioterapeuta no Hospital de Pangim (ou de Goa).
A nossa família era muito chegada a um Padre Chico/Xico (Francisco?), que era responsável pela Academia (ou Lar) de Estudantes, perto do Liceu de Goa (ou Pangim). O meu Avô Francesco (Franco), foi treinador de Futebol dessa instituição. Foi também treinador do Clube de Futebol de Goa (ou Pangim). Entretanto, os meus Avós separaram-se e a minha Avó veio viver para Portugal.

- O meu Avô, casou-se a seguir com uma conhecida radialista local chamada Telma Rocha, que vivia também em Ribandar. Tiveram quatro filhos e depois foram viver para Itália, no final dos anos Sessenta.

- O meu Avô, mais tarde, voltou a casar-se com Grace (Gracie?) Pereira, com quem viveu até ao fim da sua vida. Acabaram por virem viver para Portugal a partir de 1974.

- Sei que ainda há uma sobrinha da minha Avó chamada Camut a viver em Goa e que um outro Sobrinho, que morreu recentemente, era dono, ou Director, de um Colégio em Damão.

Por agora é tudo o que sei sobre a minha família de Goa e Damão.
Agradeço toda e qualquer indicação que me possa ajudar a encontrar a história da minha família em Goa e Damão, especialmente, qualquer informação sobre os meus ancestrais nessas terras.
Muito Obrigado,
Paulo

Resposta

Link directo:

Famílias de Goa, India Portuguesa

#438775 | Paulo Ramunni | 23 jan 2022 16:18 | Em resposta a: #10926

Caro Sr. Pedro do Carmo Costa,
Chamo-me Paulo Ramunni, nascido e a viver em Portugal. Ando à procura dos meus ancestrais em Damão, por parte da minha avó Maria de Lourdes do Perpétuo Socorro Fernandes, casada com Francesco Ramunni, em 1947, Damão (Pequeno, Nani). A minha Avó, entretanto, separou-se do meu Avô e veio viver para Portugal, com o meu Pai Norman Luís Spartaco Fernandes Ramunni (Nascido em Tete, Moçambique) e com a minha Tia Rita Maria Teresa Irene, nascida em 1947, em Damão.
Ainda não consegui arranjar os documentos da minha Avó, mas consegui os documentos de Baptismo do seu irmão, meu Tio Avô Hermano Joaquim das Dores Fernandes (Pintor de Arte Sacra, com obra espalhada por Damão, Goa e Bombaim), nascido em 05.01.1909 e, por consequência, fiquei a saber quem eram os Pais e Avós da minha Avó. Então, o meu Bisavô chamava-se Luíz Gonzaga Fernandes e a minha Bisavó Maria Rose (Rosa?) Fernandes. Os meus Trisavós Paternos chamavam-se Veressimo (Veríssimo?) e Petorscilla (Petroscilla? Petronilla?). Os meus Bisavós Maternos, chamavam-se Francisco e Maria.
Os padrinhos de Baptismo do meu Tio AVô Hermano, chamavam-se Amancio das Dores Fernandes e Leonelda (Leonilda?) Maria Fernandes. O Baptismo aconteceu na Igreja de Nossa Senhora do Mar. A minha Avó deve ter nascido no mesmo local, entre 1916 e 1918.
Agradeço-lhe imenso, se me puder dar alguma indicação sobre onde posso tentar descobrir mais sobre este ramo da minha família.
Melhores Cumprimentos,
Paulo

Resposta

Link directo:

Famílias de Goa, India Portuguesa

#447246 | inacio | 23 abr 2023 15:12 | Em resposta a: #438775

Caros Confrades

Ass: Familia Ferreira Martins e Costa Campos

Procuro a data de falecimento de dois Bisavós de minha mulher Isabel Maria Plácido Lapa Marques Inácio. São eles:

- Sertório da Cunha Lobato de Faria Ferreira Martins, Nascido em Pangim, Nova Goa, a 20.08.1863, que foi Empregado da Fiscalização do Caminho de Ferro. Faleceu, julga-se que em Pangim, em data antes de 1911, que é a data em que o genro Mário Jorge Cirne Plácido, é colocado como Juiz em Moçambique. Era filho de Francisco Manuel Ferreira Martins, nascido em Penha de França, Bardez, cerca de 1817, e faleceu em Pangim, a 27.03. 1882. Foi Tenente-Coronel. a mãe D. Ana Leonor Rita da Cunha Lobato de Faria, nascera em Pondá, a 22.04. 1830, e faleceu em Pangim, a 15.04.1905.

- A Bisavó D. Matilde Amália da Costa Campos, nasceu em Pangim, Nova Goa, a 27.02.1863, e faleceu em Salisbury, Rodésia do Sul, julga-se que entre 1916 e 1920. O genro já referido. e avô de minha mulher, de pouco tempo Juiz em Moçambique, havia sido colocado com Cônsul de Portugal em Salisbury, em 1912, onde se manteve 19 anos.

Há mais conhecimento de ascendentes, dos dois lados, mas com poucas datas.

Já contactei a Embaixada de Portugal no Zimbabué na expectativa de que tivessem algum processo relativo ao avô de minha mulher. o antigo Consul Dr. Mário Jorge Cirne Plácido, e daí se encontrasse algo sobre data do falecimento da sogra, que vivia com eles. Não existe nada.

Contactei o Department of Archives Government of Goa, na expectativa de se conseguir alguma informação que leve à data de falecimento do bisavô Sertório, já referido, mas pedem-me a freguesia, ou o local onde se verificou o falecimento. Julgamos que terá sido em Pangim, mas não temos a certeza, nem sabemos o local exacto.

Se tiverem qualquer informação que nos possa ajudar, ficamos gratos.

Obrigado

Manuel Fernando Marques Inácio (marques.inacio@gmail.com)

Resposta

Link directo:

Famílias de Goa, India Portuguesa

#450160 | inacio | 23 set 2023 11:57 | Em resposta a: #447246

Bom dia

Será que alguém nos pode ajudar em relação à nossa última mensagem? Descobrimos agora que o bisavô SERTÓRIO da CUNHA LOBATO FARIA FERREIRA MARTINS, terá falecido em Bicholim, Índia, que era a vila onde viviam à altura (c. 1910)
Gratos por qualquer ajuda

Manuel Marques Inácio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 15:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen