Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas | Famílias

Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#109399 | luis262 | 12 jan 2006 09:39

Caros Confrades:

Pedi a cópia do assento nascimento de nascimento de José da Costa de Aguilar, nascido em Moura ( os assentos de nascimento dos filhos não indicam a freguesia), cerca de de 1770, filho de José José da Costa de Aguilar natural de Serpa e de sua mulher Helena Gertrudes.
Os filhos cujos assentos conheço, nasceram todos em Moura Santo Agostinho.
A responsável pelo Arquivo respondeu-me que por falta de pessoal, só podem enviar assentos sobre os quais se conheça a freguesia e data respectiva, ou seja, não podem realizar buscas...

Como vivo em Lisboa ( Carcavelos) e por motivos familiares e profissonais me é práticamente impossível dispor de tempo para ir a Beja consultar o Arquivo, agradecia imenso qualquer ajuda nesse sentido.

Tenho encontrado muitas facilidades no que diz respeito a costados do lado materno, mas o mesmo não se passa com o lado paterno, pois teria de conseguir, em vários casos, informações sobre ascendentes de Moura e de Serpa.

Cumprimentos.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#109477 | luis262 | 13 jan 2006 10:54 | Em resposta a: #109399

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#109596 | luis262 | 14 jan 2006 23:14 | Em resposta a: #109477

Renovação de pedido.
LP

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#109699 | luis262 | 16 jan 2006 15:19 | Em resposta a: #109596

Caros confrades,

Torno arenovar o meu pedido, uma vez que não tenho alternativa para poder avançar na minha pesquisa , nos tempos mais próximos...

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#110266 | luis262 | 20 jan 2006 19:05 | Em resposta a: #109699

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#110281 | josemariaferreira | 20 jan 2006 21:59 | Em resposta a: #110266

Caro Luís Piçarra

Vai ser muito difícil encontrar alguém para atender o seu pedido porque os alentejanos já são poucos, estão em vias de extinção!
Quando for a Beja, prometo dar uma vista de olhos nos paroquiais de Moura, talvez lá para o fim da semana que vem.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#110285 | luis262 | 20 jan 2006 22:46 | Em resposta a: #110281

Caro José Maria Ferreira

Oa assentos de nascimento da minha bisavó paterna, Benta Maria da Conceição de Aguilor, nascida em Moura Stº Agostimho a 11.4.1818, bem como os dos seus irmãos, José da Costa de Aguilar, nascido




























































































































































































































































































































































































































Ca

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#110286 | luis262 | 20 jan 2006 22:59 | Em resposta a: #110281

Caro Zé Maria

Um qualquer erro informático mandou a mensagem, sem que eu tivesse contribuído para o efeito, por isso vou iniciá-la de novo.
Dizia que a minha trisavó paterna Benta Maria da Conceição de Aguilar, nasceu em Moura Sto. Agostinho a 3.3.1822 e seus irmãos José da Costa de Aguilar nasceu a

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#110290 | luis262 | 21 jan 2006 00:12 | Em resposta a: #110286

Caro José Maria Ferreira,

Peço desculpa mas isto hoje está mau ! Vou prosseguir :... , nasceu a 9.8.1800 ( e do qual possuo uma certidão de casamento com Maria José Fortes) e Rodrigo de Aguilar nascido a 11.4.1818, ambos na referida freguesia de Santo Agostinho.

Consultei os micro filmes destes assentos de nascimento, na Torre do Tombo em Lisboa, e em todos eles consta que são filhos de José da Costa de Aguilar, nascido em Moura , sem indicação da freguesiae de de Margarida da Conceição, nascida em Moura, Santo Aleixo da Restauração, netos paternos de José da Costa de Aguilar, natural de Serpa e de Elena Gertrudes, natural de Moura e netos maternos de Bento Valente e Benta Leonarda Guerreiro, ambos naturais de Serpa..

Nos Arquivos de Moura da época, existentes na torre nada mais consegui descobrir, o que não me admira, visto que há muitas páginas ilegíveis ( tinta trespassada).

Tentei então, já lá vão uns dois ou tres anos, saber alguma coisa sobre os assentos de Serpa , uma vez que o meu 5º avô paterno nome José da Costa de Aguilar já referido ,nasceu aí, mas fui informado na Torre, que os assentos de Serpa dessa época se encontram no Arquivo de Beja.

Aqui no fórum não consegui informações, apesar de diferentes tópicos que fui abrindo e, do arquivo de Beja também não, como referi no início deste tópico...

Por isso isso se o meu caro José Maria Ferreira , a quem desde já agradeço a amabilidade, puder ver alguma coisa em Beja, talvez seja mais fácil encontrar nos assentos de nascimento de Serpa desse meu 5º avô que lá nasceu, provavelmente cerca de de 1740/50.

Embora nascido em Lisboa, sou filho e neto de pai e avós alentejanos, e quanto aos que ainda restam, são poucos, mas são Alentejanos, basta -nos lembrar, isso sem mais adjectivos.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#110315 | josemariaferreira | 21 jan 2006 16:27 | Em resposta a: #110290

Caro Luís Piçarra

Para efectuar a busca respeitante a José da Costa Aguilar que nasceu em Serpa preciso de saber o nome dos respectivos pais. Sem estes dados não é possível fazer a pesquisa, porque há muitos com o nome de José.
Quanto ao José da Costa de Aguilar, nascido em Moura, filho de José da Costa de Aguilar e de Elena Gertrudes, apesar de me dizer que os respectivos livros se encontram na TT mas que não encontrou nada, vou ainda tentar ver se o mesmo registo consta nos livros de Moura.

Um bom fim-de-semana

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#110342 | luis262 | 21 jan 2006 22:21 | Em resposta a: #110315

Caro José Maria Ferreira

Talvez consiga encontrar como diz, o assento desse José da Costa de Aguilar que nasceu em Moura ( provavelmente cerca de 1770 visto que, por sua vez , o seu filho mais velho nasceu em 1800, conforme referi na minha mensagem).
Há ainda a possibilidade de encontrar o assento do seu casamento com Margarida da Conceição (Guerreiro Valente) nascida em Moura Sto. Amador, e cujos pais foram Bento Valente e Benta Leonarda Guerreiro, que deve datar de cerca de 1795/ 1799. Esse assento também pode conter infomações úteis.

Obrigado e um bom fim de semana

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#110346 | luis262 | 21 jan 2006 22:31 | Em resposta a: #110342

Caro José MaRia Ferreira

Margarida da Conceição (Guerreiro Valente), nasceu em Moura, Santo Aleixo da Restauração e não em Santo Amador, como por lapso escrevi na mensagem que há pouco lhe enviei.
Cumprimentos
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#110809 | josemariaferreira | 28 jan 2006 13:11 | Em resposta a: #110346

Caro Luís Piçarra

Aqui estou eu a responder-lhe no que respeita ao assento de baptismo de José, filho de José da Costa de Aguiar e de Helena Gertrudes, tenho a informá-lo, com muita pena minha que não há livros de registos de baptismo na freguesia de Santo Agostinho, concelho de Moura entre o ano de 1688 e 1798, pelo que me foi impossível efectuar a pesquisa.
Quanto ao outro assento aqui vai como o original:


Assento de baptismo de Margarida

Aos vimte e quatro dias do mez de Novembro de mil sete semtos e setemta e seis annos nesta Parrochial Igreja de Samto Aleixo bauptizei e puz os Samtos Óleos a Margarida filha do primeiro matrimonio de Bemto Vallemte e Bemta Lionarda Guerreyra naturais da Villa de Serpa Netta paterna de Framcisco Vallemte e de Margarida da Comceiçam e pella materna de Manoel Guerreyro e de Maria da Comceiçam os avós todos naturais da Villa de Serpa. Foram padrinhos Amdré do Carmo e Constamdanes Pimenta de que fiz este termo que asigney dia mez e era ut supra.
O Prior Frei Manuel Pereira Saramago

Duas notas curiosas!
A primeira é que o Prior uniformiza o n e o m, antes das consoantes. A segunda é o nome do padrinho Constamdanes. Os Alentejanos dessa altura sabiam o nome que davam às coisas. Constandines é um nome grego, mas o prior escreve-o ainda mais original Constamdanes, isto é Constanti+anes, dando-se depois em portugûes a aglutinação do i.
Se Cristovão em grego significa aquele que leva Cristo, o Salvador ( de uma banda para a outra); Constandanes significará um filho de jónio ou João que transporta Constantin, numa alusão ao Santo João e ao Imperador Constantino que fundou Constantinopla, cidade do Império do Oriente donde partiu D. Vataça para terras alentejanas!
O Culto ao Espírito Santo, apesar de tudo, ainda se encontrava vivo entre as pessoas do Sul de Portugal!!!
Não esquecer que foi em Moura, que primeiro se instalou a Ordem de S. JOÃO de Jerusalém vinda da Terra Santa e da Ilha de Chipre e outras partes do Oriente.

Obrigado pelo seu chamamento

Deus o abençoe, sempre

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#110818 | luis262 | 28 jan 2006 17:15 | Em resposta a: #110809

Caro José Maria Ferreira

Os dados que me enviou têm grande imprtância para mim pois, há muito tempo já, que não conseguia avançar um passo que fosse, nos meus costados alentejanos.

No que diz respeito ao José da Costa de Aguilar, de Moura, vou ver se consigo encontrar alguma alguma coisa , tentando nova pesquisa na Torre do Tombo em Lisboa, pois pode ser que lá se encontrem esses assentos de Stº Agostinho, visto que procurar o assento de seu pai, nascido em Serpa, é tarefa quase impossível , por eu não conhecer os nomes dos progenitores.

Ando a fazer uma busca a partir dos Aguilares de Cuba, ascendentes do Dr. Augusto Amado de Aguilar . Pode ser que dada a proximidade dos concelhos ( o meu Avô paterno, Luís da Costa de Aguilar Barbosa Piçarra, tinha ideia de que seriamos parentes), consiga que se faça alguma luz sobre isto.

Obrigado.

Bem haja!

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#110866 | josemariaferreira | 29 jan 2006 15:12 | Em resposta a: #110818

Caro Luís Piçarra

Para a próxima vez que for a Beja, vou ver se encontro os baptizados dos seus avós, Bento e a Benta de Serpa.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#111050 | josemariaferreira | 31 jan 2006 22:13 | Em resposta a: #110818

Caro Luís Piçarra

Encontrei o registo de Bento, quanto ao de Benta só encontrei uma filha de Manuel Guerreiro, natural da freguesia do Salvador e de Maria Gonçalves, natural do lugar de Pai Thiago no Reino de Espanha.

Assento de baptismo de Bento:
Aos outo dias de Julho do anno de mil sete centos e sinquenta e hum nesta Igreja do Salvador com licença do Prior daí, eu o Padre Francisco Martins Damião baptizei e puz os Santos Óleos a Bento filho de Francisco Vallente e de Margarida da Conceição. Primeiro deste nome e do primeiro matrimónio, neto pela parte paterna de Manoel Vallente e de Maria Gonçalves e pela parte materna de Sebastião Mestre e de Isabel da Conceição todos naturais da Villa de Serpa. Forão padrinhos Sebastião Pallas Cançado e Roza Maria Gertrudes da Palma. De que fiz este termo que asignei, dia, mez e era ut supra.
O Prior Francisco Martins Damião

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#111105 | luis262 | 01 fev 2006 18:53 | Em resposta a: #111050

Caro José Maria Ferreira

Obrigado pela sua disponibilidade que me veio permitir, de novo, avançar no conhecimento dos meus ascendentes de Serpa.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#111174 | Filipe Prista Lucas | 02 fev 2006 23:10 | Em resposta a: #111050

Caro Senhor José Maria Ferreira,

Também eu ando há alguns anos a ver se me desloco a Beja, mas, vivendo e trabalhando em Lisboa, não tenho tido essa oportunidade. Neste sentido e sem querer, com isto, dar-lhe muito trabalho, pedia-lhe, se possível que visse um assento de baptismo em Santa Maria, Serpa. Trata-se do meu antepassado José Nunes de Carvalho, que sei ter nascido nessa freguesia, entre 1740 e 1743, filho de outro José Nunes de Carvalho (desconheço o nome de sua mãe).

Este José Nunes de Carvalho veio a casar-se em Santo Agostinho, Moura, e aqui teve a sua descendência. No entanto, já tinha tido notícia da falta dos registos paroquiais dessa freguesia relativos ao século XVIII. Há um ano atrás, falei telefonicamente com a Directora do Arquivo de Beja, que me disse desconhecer essa falta e ir averiguar o que se passava...

Com os melhores cumprimentos e desde já muito agradecido pela atenção,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#111185 | josemariaferreira | 03 fev 2006 10:32 | Em resposta a: #111174

Caro Filipe Prista Lucas

Estou a pensar deslocar-me ao A.D.B. só lá para meados deste mês. Logo verei o que consta sobre sobre o seu antepassado José Nunes de Carvalho.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#111272 | luis262 | 04 fev 2006 14:46 | Em resposta a: #111050

Caro José Maria Ferreira

Se não é abusar da sua disponibilidade , agradecia-lhe que quando por acaso fosse ao A.D. de Beja, procurasse o assento de casamento de Manoel Vallente e Maria Gonçalves, ambos naturais da vila de Serpa, que deverá datar de cerca de 1715/1720, sabendo que o neto Bento Vallente nasceu em 1751.

Julgo que será a única forma de poder avançar com os meus ascendentes Valentes de Serpa, pois não são conhecidos os nomes dos pais de Manoel Vallente, o que torna muito difícil encontrar uma certidão de casamento deste último.
Por isso cá estou eu a incomodá-lo de novo...

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#111297 | josemariaferreira | 04 fev 2006 21:33 | Em resposta a: #111272

Caro Luís Piçarra

Se tudo correr como estou a pensar irei a Beja lá para meados do mês. Não incomoda nada, arranjarei vagar para dar uma olhadela aos paroquiais de Serpa.

Um bom fim-de-semana

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#111517 | mariaragao | 07 fev 2006 20:02 | Em resposta a: #111272

Caro Luis,
Cá estou eu novamente.
Estive a ver com uma certa curiosidade o que se tem comunicado atraves destas mensagens.Também eu tenho ido a Beja fazer algumas consultas e verifiquei que de facto o Arquivo se tem deparado com certas dificuldades a nivel de pessoal.
Verifiquei isso pessoalmente, pois, durante cerca de dois meses, tive que me deslocar a Beja diàriammente. Nas horas mortas aproveitava e ia fazer consultas no Arquivo.
Uma vez que está em Lisboa não seria de tentar fazer Pesquisa nos Arquivos Dos MORMONS. Nunca lá fui, mas têm-me dito que o acesso à consulta não é dificil e que eles têm os documentos Paroquiais todos Micro-filmados. Penso que se situam na Av. Gago Coutinho? Até breve e boa consulta.

Mariaragão

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#112013 | josemariaferreira | 14 fev 2006 14:01 | Em resposta a: #111174

Caro Filipe Prista Lucas

Aqui vai o assento de baptismo do seu avó José:

Em nove do mêz de Setembro de mil settecentos e quarenta e trêz annos nesta Matriz de Santa Maria de Serpa de minha licença baptizou e pôz os Santos Óleos o
Padre Estevão Roiz de Vilhana vigário desta vila a José primeiro do nome e do primeiro matrimónio, filho do Thenente José Nunes de Carvalho e de Benta Bayoa da Conceição. Netto pela parte paterna de Manuel Nunes de Carvalho e de Anna Miguéis naturais da Vila e Comarqua de Esgueira Bispado de Coimbra e pela materna de Manuel Bayão natural da freguezia de Villas Boas termo da Cidade de Beja e de Catarina Roiz natural desta Vila. Forão padrinhos Romão Lamprea e Maria Affonso de que fiz este asento era ut supra.
O Beneficiado Frei Joam Lourenço Correa


A Esgueira penso que seja a actual Esgueira situada no Concelho de Aveiro.

Com os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#112017 | josemariaferreira | 14 fev 2006 14:49 | Em resposta a: #111272

Caro Luís Piçarra

Não encontrei o registo do casamento de Manuel Valente e Maria Gonçalves, mas encontrei o de Sebastião Mestre e Isabel da Conceição!

Assim:

Aos sette dias do mêz de Junho de mil sette centos e vinte e hum annos nesta Igreja de Sancta Maria, Matriz desta Villa de Serpa eu Frei Bento Gomes de Negreiros, Beneficiado nesta Igreja recebi por palavras de presente por marido e mulher na forma do Sagrado Concílio Tridentino a Sebastião Mestre natural desta Vila filho de Manuel Mestre e de Maria do Espírito Santo naturais desta villa, com Izabel da Conceição natural desta Villa filha de Brás Affonso (ou Affonseca) e de Antónia dos Santos naturais desta Villa. Sendo apresentados por testemunhas Manoel Mendes e Francisco Janeiro de que fiz este termo e asignei.
Frei Bento Gomes de Negreiros

Sobre o casamento de Manuel Valente e Maria Gonçalves, não encontrei qualquer casal com aqueles nomes nos livros paroquiais das freguesias de Santa Maria e Salvador de Serpa. Apenas encontrei na freguesia de Santa Maria, o seguinte:
-A folhas 83vº-Manuel Jorge cc. Maria Gonçalves. Ele, filho de Silvestre Jorge e Joana Baptista, ela, filha de Manuel Gonçalves e Catarina Jorge naturais de Serpa.
-A folhas 58vº-Manuel Valente cc. Margarida de Morais. Ele, filho de Francisco Valente e de Cecília Gonçalves. Ela, solteira natural desta freguesia, filha de João Gonçalves e Incensa Roiz.

Com os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#112031 | luis262 | 14 fev 2006 17:51 | Em resposta a: #112017

Caro José Maria Ferreira

Obrigado por mais esta sua ajuda, que me vai permitir alargar as minhas buscas.

Com os meus cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#112069 | Filipe Prista Lucas | 15 fev 2006 02:20 | Em resposta a: #112013

Caro José,

Muito obrigado pela ajuda! Há anos que tinha essa situação pendente...

Com os melhores cumprimentos

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#112537 | luis262 | 21 fev 2006 01:20 | Em resposta a: #112017

Caro José Maria Ferreira

Cá estou eu a maçá-lo outra vez com um pedido, para quando calhar tornar a passar pelo Arquivo de Beja...Penso que será mais fácil de encontrar, uma vez que, embora não conheça o nome dos pais, sei o local e data de nascimento da pessoa em causa.
Trata-se de António Ladislau Piçarra, nascido em Serpa, Brinches em 27.7.1862 , de quem procuro a ascendeência , pois pode ser que me ajude a preencher as lacunas que há nos assentos de Moura se descobrir alguma relação com os meus Piçarras de Moura.

Por outro lado, não querendo abusar da disponibilidade que tem manifestado, sei que existem bastantes Valentes em Aldeia Nova de São Bento.
Não se poderá ter dado o caso desse Manuel Valente e/ou, sua mulher, Maria Gonçalves serem naturais da Aldeia Nova e, o sacerdote os ter dado como naturais da vila de Serpa, por lá serem moradores?

Se puder ,quando lhe calhar, dar uma ajuda fico-lhe mais uma vez muito agradecido.

Com os meus melhores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#112551 | josemariaferreira | 21 fev 2006 10:46 | Em resposta a: #112537

Caro Luís Piçarra

Tomei nota, assim que for ao A.D.B. terei muito gosto atender o seu pedido, naquilo em que eu puder e souber. No entanto ainda não tenho uma data previsível para quando a minha próxima deslocação a Beja.
Já vi que você tem uma grande predilecção pelo seu costado alentejano, e terá certamente razão para isso na medida em que serão certamente das mais ilustres famílias que fizeram este nosso Portugal.
Tenho a informá-lo que o padrinho do seu avô Bento, era uma das pessoas principais de Serpa só para a Igreja do Salvador deixou um legado de mais de dezoito mil cruzados em fazendas e o seu filho Frei Bernadino de S. António, freire franciscano (só poderia ser!) foi um das mais ilustres de Serpa, foi lente de filosofia e teologia compositor de muitos notáveis sermões impressos.
Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#112619 | liz | 22 fev 2006 08:31 | Em resposta a: #109399

Bom dia,
Eu chamo-me Elisabeth Revez. Nascei em França. Desculpe por o meu portugués..
A minha avozinha esta nos ultimos mes de vida.. e gostaria que eu procure os nomes e datas da sua familia (avozes etc..). Ela chama-se Palmira Inacia, nasceu em junho 1914 o 1915 em sao joao dos caldeireiros no baixo alentejo. Eu jà escrevei lettras aos arquivos de Beja, mas nao tenho resposta.
Por favor, esto muito longe aqui em França.. voçé pode me ajudar?

Obrigada,
Elisabeth REVEZ

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#112631 | josemariaferreira | 22 fev 2006 10:18 | Em resposta a: #112619

Cara Elisabete Revez

O que você procura ainda não se encontra no A.D.Beja. Para o efeito deve dirigir o seu pedido por carta à:
Conservatória do Registo Civil de Mértola
7750 Largo da Misericórdia
Mértola
ou pelos telefones:
286612446 286612426

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#112632 | josemariaferreira | 22 fev 2006 10:20 | Em resposta a: #112631

Ressalvo: Largo da Misericórdia, 7750 Mértola

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#112636 | liz | 22 fev 2006 10:30 | Em resposta a: #112632

Obrigada por a sua resposta.. é dificil buscar desde França..
Vou escever uma lettra para Mértola.
Mil cumprimentos...

Elisabeth

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#112637 | flordealecrim | 22 fev 2006 10:36 | Em resposta a: #112551

Caro Zé Maria

Como o Arquivo de Beja não está a fazer pesquisas, penso que por falta de pessoal, e por impossibilidade de me deslocar pessoalmente a Beja, pedia-lhe ajuda para descobrir o casamento dos meus bisavós maternos, em Mértola, entre 1880 e 1898.

Joaquim Guerreiro, natural de Martim Longo, com Joaquina Gertrudes, natural da freguesia de Mértola.

O Arquivo Distrital de Beja não conseguiu encontrar o assento de Baptismo da Joaquina Gertrudes. O Joaquim Guerreiro nasceu a 14 de Maio de 1868.

Antecipadamente grata.
Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#112639 | josemariaferreira | 22 fev 2006 10:52 | Em resposta a: #112636

Cara Elisabete

Acabei agora de ler noutro tópico que é da família dos Revez de Almodôvar.
A minha mãe também é natural de Almodôvar e de ascendência Rodrigues Cavaco, Silva e Revez.
A minha ascendência Revez vem dos Revez da herdade da Maruta. Possivelmente ainda existirá parentesco entre nós.

Os melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#112651 | liz | 22 fev 2006 13:58 | Em resposta a: #112639

Olà,
é possivél que voçé seja meu parente! :)
eu jà buscei do lado do meu pai e tenho a minha ascendencia feita.
nao sei se neste "site" a um lugar para fazer a "arvore"da familia, nao sei se chama-se ainsi em Portugal...

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#112655 | josemariaferreira | 22 fev 2006 14:19 | Em resposta a: #112651

Cara Elisabete

Aqui no Genea é possível você fazer a sua página familiar para isso terá de aceder ao Genea Plus pagando a quantia de 30 Euros.
Acedendo a esta modalidade do Genea Plus terá direito a:

Acesso completo a toda a informação existente no Genea Portugal que soma aos níveis anteriores:
+ Locais e datas de nascimento, casamento e morte com ligação directa a mapas geográficos e cronologia.
+ Biografias detalhadas.
+ Fotobiografias.
+ Descrição sumária das Fontes.
+ Agenda, que inclui uma resenha histórica por dia do ano.
+ Cronologia organizada por anos.
+ Rossio, ponto de encontro especializado restrito à leitura e participação de quem aceda ao Genea Plus.
+ Construção de Páginas Pessoais com o software do Genea Portugal.
+ Motores de Pesquisas avançadas.
+ Informação de Páginas mais visitadas no site.
+ Apoio à Investigação genealógica com informação especializada

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#112665 | josemariaferreira | 22 fev 2006 16:19 | Em resposta a: #112637

Cara Isabel

Desculpe ainda não lhe ter respondido, mas ainda não tinha visto a sua mensagem! Assim que for a Beja irei vêr o que consta, sobre os seus bisavós.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#112669 | flordealecrim | 22 fev 2006 16:44 | Em resposta a: #112665

Caro Zé Maria

Agradeço imenso a sua disponibilidade.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#113932 | josemariaferreira | 12 mar 2006 19:35 | Em resposta a: #112537

Caro Luís Piçarra

Encontrei o registo de baptismo de António, mas não é coincidente com a data por si apontada. Não sei se corresponderá ao registo por si solicitado, para ver se corresponde ao seu familiar será preciso confirmar com outos registos, como o do casamento onde consta a sua filiação.

Registo 33 Dia 22 de Julho de 1862

António (filho de)
José Evangelista Pissarra e de Isabel Francisca Baião.

Aos vinte e dois dias do mêz de Julho de mil oitocentos e sesenta e dois pelas oito horas da manhã nesta Igreja Parochial de Brinches Concelho e Distrito Eclesiástico de Serpa, Diocesse de Beja, eu Manuel Lopes Barbora(?) Prior encomendado desta freguezia baptizei solennemente e puz os Santos Óleos a huma criança do sexo feminino, digo masculino a quem dei o nome de António e que nasceo nesta freguezia às dez horas da noute do dia vintesete de Junho do dito anno, filho legítimo primeiro do nome e primeiro matrimónio de José Evangelista Pissarra ceareiro e de Izabel Francisca Baião, naturaes desta freguezia Parochianos da mesma, nesta recebidos, moradores na Rua Longa. Neto paterno de João Lopes Barbora(?) e de Maria Antónia e materno de Bento Baião e de Violante Brizída, todos desta freguezia de Brinches. Foi padrinho José Evangelista Pissarra Junior, ceareiro, solteiro morador na Rua Longa desta freguezia. E madrinha Maria Evangelista Pissarra, solteira, moradora na Rua dita. Aos quaes conheço serem os próprios e para constar lavrei em duplicado e puz assentamento(?) que depois de ser lido e conferido, perante os padrinhos. A madrinha não assignou por não saber escrever. Era ut supra.
O Padrinho
José Evangelista Piycarra junior.
O Prior Encomendado Manuel Lopes Barbara.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#113948 | luis262 | 12 mar 2006 22:20 | Em resposta a: #113932

Caro José Maria Ferreira,

Primeiro que tudo não quero deixar de agradecer mais esta sua colaboração. Graças à sua ajuda, tenho conseguido avançar no que diz respeito a documentação existente no A.D. de Beja que, de outra forma, continuaria a dormir no pó das prateleiras...

Quanto ao assento de baptismo que refere, não deixa de se me levantar uma dúvida: será que a G.Enciclopédia Portuguesa e Brasileira se enganou no mês do nascimento?
Acontece que foi lá, que eu fui buscar a data de nascimento de António Ladislau Piçarra, médico e político, que entre outras obras, de caracter científico e literário, foi director do Jornal " A Tradição" publicado em Lisboa , mas cuja redacção era em Serpa.
No texto, é referido que nasceu em Brinches, Serpa a 27-VII-1862. Ora o assento de baptismo refere que foi batizado a 2 de Julho desse mesmo ano , mas que nasceu a 27 de Junho de 1862.... Parece demasiado para uma simples coincidência.
Como também informam que terminou o curso de Medicina, na Escola Médico- Cirúrgica de Lisboa e em 25-VII-1889, pode ter havido confusão, trocando o mês de nascimento de Junho para "mais um Julho". Errar é humano.

Se me continuar a interessar saber mais alguma coisa, posso tentar saber a data de nascimento , vendo se existe uma matrícula no Arquivo da actual Faculdade de Medicina de Lisboa, ou mesmo nos Arquivos camarários, pois há em Lisboa uma rua com o seu nome.
Para já não o vou fazer ainda pois não descubro nada nos seus ascendentes que me pareça ter a ver com o pouco que sei dos Piçarras de Moura.

Com os meus cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#114078 | luis262 | 14 mar 2006 12:41 | Em resposta a: #113932

Caro José Maria Ferreira:

Depois de lhe ter respondido, verifiquei que este José Evangelista Piçarra e sua mulher Isabel Francisca Baião asim como a descendência , ou melhor , parte da descendência, porque o filho António, não é mencionado, já constam da base de dados do Genealogia. Claro que isto não significa que seja o mesmo António...

http://genealogia,netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=482543

Esta descendência termina em Maria José Piçarra Faria de Oliveira , nascida em Lisboa em 1933, bisneta de José Evangelista Piçarra, e que poderá eventualmente ser sobrinha neta de António Ladislau Piçarra.
Vou tentar seguir poi essa pista.

Com os meus cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#114079 | luis262 | 14 mar 2006 12:47 | Em resposta a: #114078

Corrijo o endereço :

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=482543

LP

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#115580 | luis262 | 01 abr 2006 00:18 | Em resposta a: #109399

Boa noite,
Continuo na esperança, de consegui mais alguma informação sobre meus ascendentes, Valentes, Guerreiros, Mestres e Aguilares de Serpa e suas freguesias, de que tenho vindo a trater neste tópico. Sobretudo no que diz respeito a Valentes, onde consegui recuar, - graças à amabilidade de José Maria Ferreira- , até Manuel Valente, (pai de Francisco Valente e avô de Bento Valente) casado com Maria Gonçalves e nascido em Serpa c. de 1690...
Agradeço qualquer informação, na impossíbilidade em que estou de consultar o A.D.Beja ,ou obter deles elementos, nos tempos mais chegados.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#115597 | luis262 | 01 abr 2006 13:41 | Em resposta a: #113932

Caro José Maria Ferreira,

Cá estou eu mais uma vez a abusar da sua boa vontade...
Aqui há dois anos, andei em busca de informações sobre um Pe. Lourenço de Aguilar, que segundo a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, nasceu em Serpa e faleceu em Lisboa em 1676.
Professou na Companhia de Jesus a 23 de Maio de 1649 e publicou diversas obras. Era filho do Dr.Antunes Leite e de Catarina de Aguilar.
Na ocasião, Pedro França procurou ajudar-me, incidindo sobretudo nos verbetes de inscrição de vários Antunes Leite, e de Aguilares, na Universidade de Coimbra o que conduziu a uma Sra. Catarina de Aguilar , filha de um António (Gonçalves?) de Aguilar, mas que aparentemente teve só dois filhos, Leites de Aguilar, um nascido em Lisboa e outro no norte do país e nenhum deles Lourenço.
Portanto e apesar da boa vontade de Pedro França, nada de conclusivo...

Lembrei-me que tavez se consiga descobrir o assento de nascimento de Lourenço, filho do Dr. Antunes Leite e dede Catarina de Aguilar , nasacido em Serpa (freguesia?), segundo a GEPB, o que deve ter ocorrido por volta de 1620.
Uma vez que continuo sem nada saber sobre a ascendência do meu 5º avô José da Costa de Aguilar, nascido em Serpa, nem de quaiquer outros familiares seus de Serpa, pode vir a revelar-se uma pista.
Se um dia deparar com alguma coisa...
Já agora: havendo uma data em que ele professou na Companhia de Jesus. isso não poderá constituir uma pista? Existirá algum Arquivo Específico?

Desculpe estar a incomodá-lo novamente

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#115599 | luis262 | 01 abr 2006 13:58 | Em resposta a: #115597

Aditamento:

O referido José da Costa de Aguilar, de que em tempos lhe falei neste tópico, nascido em Serpa e casado com Elena Gertrudes nasceu c. de 1740, mas como me disse uma vez que não sei os nomes dos pais, e como "josés são mais que muitos"torna-se impossível ir por aí.
Cordialmente
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#115614 | josemariaferreira | 01 abr 2006 19:11 | Em resposta a: #115597

Caro Luís Piçarra

Tomei nota. Quando me deslocar ao A.D.B. virei o que eventualmente consta sobre a pessoa(s) em causa.
Não tenho conhecimento se existe algum Arquivo sobre a Companhia de Jesus, mas é possível que na TT haja algo relacionado com esta instituição.
Não incomoda nada, pelo contrário terei todo o prazer em lhe poder ser útil.

Cumprimentos

Zé Maria

PS.Chegou a ler a minha mensagem de 21-02-2006, 10:46 ?

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#115628 | luis262 | 01 abr 2006 23:59 | Em resposta a: #115614

Caro José Maria Ferreira

Não posso deixar de lhe agadecer uma vez mais,a sua disponibilidade.

Li realmente a sua mensagem de 21.10.2006.
Tenho na verdade um interesse , que nem eu próprio sei explicar inteiramente, em conhecer melhor os meus costados do Alentejo, que são essencialmente do meu lado paterno, ao passo que do lado materno já conheço incomparavelmente mais, pois tive em grande parte a vida facilitada, devido a estudos e genealogias já publicadas.

Isto talvez tenha a ver com o facto de, em miúdo, ter vivido alguns anos, em casa dos meus avós paternos, por quem sempre tive grande amizade, e ter escutado e não ter esquecido, as histórias passadas no Alentejo antigo que meu avô Luís me contou .
Acrescento o interesse, que ele sempre mostrou, em conhecer mais sobre a ascendência das pessoas de quem me falava, o que nem sempre conseguiu...
Talvez exista uma ponta de mistério nisto, mas há, sobretudo, a vontade de levar por diante um estudo que esse meu Avô gostaria de ter podido prosseguir.

Cordialmente
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#115629 | luis262 | 02 abr 2006 00:02 | Em resposta a: #115628

Corrijo: 21.02.2006.
LP

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#115967 | flordealecrim | 06 abr 2006 12:45 | Em resposta a: #112669

Caro Zé Maria

Ainda não encontrou nada sobre esta minha gente.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#115972 | josemariaferreira | 06 abr 2006 13:09 | Em resposta a: #115967

Cara Isabel Roque

Até agora ainda não encontrei nada nos 6 livros mim pesquisados. Tinha programada para a próxima segunda-feira uma ida ao A.D.B., mas acabo agora de confirmar uma consulta para o meu filho mais novo para esse mesmo dia e ainda não será desta que poderei continuar a pesquisa nos restantes livros.
Fique a aguardar uma resposta definitiva só lá para a outra semana seguinte. OK?

Com os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#115979 | flordealecrim | 06 abr 2006 14:15 | Em resposta a: #115972

Caro José Maria
Não se preocupe, não é assim tão urgente.
Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#116629 | luis262 | 15 abr 2006 00:53 | Em resposta a: #115614

Caro José Maria Ferreira,

Uma achega mais sobre o padre Lourenço de Aguilar: consegui entretanto saber qu nasceu em Serpa c. 1612 uma vez que faleceu em Lisboa aos 64 anos em 14.05.1676.
Se o Arquivo de Beja tiver registos de nascimento do referido ano será mais fácil assim poder encontrar o dito registo.

Cumprimentos e os desejos de uma Boa Páscoa

Luí Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#116895 | josemariaferreira | 19 abr 2006 13:51 | Em resposta a: #115979

Cara Isabel Roque

Segue o que encontrei sobre o casamento de seus avós.

Ano de 1894
Nº 8
Joaquim Guerreiro
Joaquina Gertrudes
Doc. Nº 10

Aos quinze dias do mez de Agosto do anno de mil oitocentos noventa e quatro n`esta Igreja parochial da villa, freguezia e concelho de Mértola e diocesse de Beja, na minha presença compareceram os nubentes Joaquim Guerreiro e Joaquina Gertrudes, os quaes sei serem os próprios, com todos os papéis do estylo correntes e sem impedimento algum canónico ou civil para o casamento; elle de idade de vinte e seis annos, solteiro, trabalhador, natural e morador na aldeia e freguezia de Martilongo, onde foi baptizado, do concelho de Alcoutim, diocesse do Algarve, filho legítimo de Manuel Guerreiro e de Antónia da Conceição, naturaes da dicta aldeia e freguezia de Martilongo; e ella de edade de vinte annos, solteira, de ocupação doméstica, natural e moradora no logar do Monte Alto d`esta freguezia da vila de Mértola onde foi baptizada, filha legítima de André Martins Bento, natural do dicto logar do Monte Alto e de Gertrudes Maria, natural da aldeia e freguezia de Alcaria Ruiva d`este concelho de Mértola.
Os quaes nubentes se receberam por marido e mulher e os uni em matrimónio procedendo em todo este acto conforme o rito da Santa Madre Igreja Cathólica Apostólica Romana. Foram testemunhas presentes, que eu sei serem os próprios, António Martins Garrocho, casado, ferreiro, morador no logar dos Fernandes, d`esta freguezia e Fernando Nobre, casado, trabalhador, morador no dicto logar do Monte Alto. E para constar lavrei em duplicado este assento que, depois de lido e conferido perante os conjuges e testemunhas assigno só com uma d`estas por as mais não saberem escrever. Era ut supra.
Ass:Fernando Nobre
Ass: O Prior Manuel Jacinto Simões

Sempre ao seu dispor naquilo em que lhe puder ser útil, despeço-me
Com os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#116897 | flordealecrim | 19 abr 2006 14:23 | Em resposta a: #116895

Caro Zé Maria

Muito obrigada pela sua disponibilidade em me ajudar neste pesquisa, que há muito estava pendente.

Sem querer abusar da sua boa vontade, agradecía-lhe quando por acaso for ao A.D. Beja, procurasse o assento de baptismo desta minha bisavó, que pela idade que tinha quando casou, deve ter sido em 1874. Se encontrar alguma coisa sobre os pais desta também lhe agradecia.

Joaquina Gertrudes, filha de André Martins Bento e de Gertrudes Maria.

Muito grata
Com os melhores cumprimentos.
Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#118466 | luis262 | 12 mai 2006 16:03 | Em resposta a: #115614

Caro José Maria Ferreira,

Como "isto "aqui no fórum circula depressa, não sei se chegou a ler uma mensagem minha, do passado dia 10 de Maio, no seu tópico sobre o local em que teve lugar a chamada batalha de Ourique.
Provavelmente já conhecia a existência desse castelo de Aguilar, no coração do país cátaro, atacado por o seu senhor de então estar ao lado dos albigenses...
É, no mínimo... curioso. Gostava de saber se tem mais alguma informação sobre o assunto.

Quanto aos meus pedidos sobre Valentes, Guerreiros, Aguilares ou Mestres , do concelho de Serpa, sei que não foram esquecidos e só quando puder e se acaso lá se deslocar, agradecia qualquer informação.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#118476 | josemariaferreira | 12 mai 2006 17:17 | Em resposta a: #118466

Caro Luís Piçarra

É isso mesmo, ainda hoje era para me ter deslocado a Beja, mas por motivos alheios à minha vontade não me foi possível fazê-lo, agora só provavelmente lá para um dia da próxima semana.
Sobre o Castelo de Aguilar, foi muito intuitiva a sua intervenção! Sabe é que "Aguilar" e "Campo" estão relacionados, embora pareça estranho !!!
Aguilar, estará porventura conotada com a mitologia Grega, do grande Aquiles o herói da Guerra de Tróia.
Tal e qual como “Campo” esta para a mitologia escandinava, germânica e húngara e ango-saxónica .
O significado será o sentido de vitória (na guerra que eventualmente se trava). Neste caso seria entre os católicos e os cátaros?

Cumprimentos
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#118750 | flordealecrim | 17 mai 2006 14:31 | Em resposta a: #116897

Caro Zé Maria

Não sei se reparou na minha mensagem de dia 19.04.2006, onde lhe pedia ajuda para o Arquivo be Beja.

Já não necessita de procurar o assento de baptismo da Joaquina Gertrudes, pois já sei que o assento de nascimento é de 1874.

Precisava de saber quando ocorreu o casamento dos pais desta, André Martins Bento com Gertrudes Maria, que ocorreu em Alcaria Ruiva ou Mértola. Se encontrar o assento de baptismo destes, também lhe ficava muito grata. Sem estes dados não consigo andar com as minhas pesquisas.
vamos ver se o Arquivo de Beja começa a fazer pesquisas.

Antecipadamente grata

Com os melhores cumprimentos
Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#118753 | josemariaferreira | 17 mai 2006 15:23 | Em resposta a: #118750

Cara Isabel Roque

Não estava esquecida, ultimamente não me tem sido possível deslocar a Beja. Para o fim-de-semana lhe darei notícias.

Cumprimentos
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#118889 | josemariaferreira | 19 mai 2006 16:29 | Em resposta a: #116629

Caro Luís Piçarra

Encontrei o registo de baptismo de Lourenço, como segue:

Aos uinte dias de agosto da era de mil e sissentos e doze anos o padre ferei joão bentes benefisiado desta igreja de santa maria bautizou lourenso filho de antº. antunes leite e de caterina dagiar forão padrinhos joão figueira e mª. braga de q. fiz este termo e por ser verdade ................
fr. joam Bentes

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#118890 | josemariaferreira | 19 mai 2006 16:39 | Em resposta a: #118750

Cara Isabel Roque

Serve esta para informá-la que não encontrei o casamento de André Martins Bento com Gertrudes Maria, nos livros de Alcaria Ruiva entre os anos de 1860 e 1874 e nos livros de Mértola entre 1871 e 1874. Para a próxima oportunidade prosseguirei a busca em Mértola.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#118891 | josemariaferreira | 19 mai 2006 16:45 | Em resposta a: #118889

Emendo: dagilar e não dagiar

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#118915 | luis262 | 19 mai 2006 19:43 | Em resposta a: #118889

Caro José Maria Ferreira,

Obrigado por mais essa ajuda.
Embora o registo, não refira o nome dos avós, confirma-se que, em Serpa, viveu uma Catarina d`Aguilar em Serpa, em 1612.
Resta saber se tratou de uma situação de colocação temporária do Dr. António Antunes Leite, seu marido, ou se existia já na região um ramo de Aguilares , hipotéticamente ligados aos meus Aguilares de Serpa e de Moura.

Cumprimentos

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#118920 | luizsillos | 19 mai 2006 20:48 | Em resposta a: #113932

Caro José Maria Ferreira,

Peço que me desculpe por intrometer-me na conversa, mais gostaria de fazer-lhe um pedido. Será que existe a possibilidade do senhor me ajudar com um antepassado português? Resido no Brasil e, para mim, considero bem difícil fazer pesquisa no Arquivo Distrital de Beja. Caso possa me ajudar, procuro informações de:

a) Manoel do Carmo Bayão (ou Baião, conforme outros registros), nascido por 1840 em Vila de Serpa. Não sei o nome de seus pais, mais sei que foi casado em Serpa entre os anos de 1854 a 1864 com Placidina Maria.
Filhos:
b1) Manoel da Conceição, nasc. por 1862;
b2) Isabel Francisca da Saúde, nasc. por 1870;
b3) E outros que já nasceram no Brasil.
Conforme consta, o Manoel veio para o Brasil em 1878.

Caso o senhor possa verificar se existe o casamento de Manoel do Carmo Bayão com Placidina Maria, nos livros paroquiais da Vila de Serpa, ficaria muito feliz, ficando mais fácil para eu solcitar o referido assento para o Arquivo Distrital de Beja.

Grato por sua atenção.
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#118926 | flordealecrim | 19 mai 2006 22:47 | Em resposta a: #118890

Caro Zé

Agradeço o seu empenho em me ajudar nesta pesquisa.
Vou continuar à espera.

Bom fim-de-semana.

Cumprimentos
Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#118957 | josemariaferreira | 20 mai 2006 11:42 | Em resposta a: #118920

Caro Luiz Gustavo Sillos

Tomei nota do seu pedido. Fique a aguardar uma próxima ida ao A.D.B. para lhe dar uma resposta.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#118962 | luizsillos | 20 mai 2006 16:17 | Em resposta a: #118957

Caro Zé Maria,

Muitíssimo obrigado por sua ajuda. E, mais uma vez, desculpe-me o incômodo.

Grato.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#119145 | flordealecrim | 23 mai 2006 09:10 | Em resposta a: #118890

Caro Zé Maria

Junto mais alguns dados para facilitar a busca dos assentos de baptismo dos meus trisavós, que obtive no assento da filha Joaquina Gertrudes.

André Martins, do Monte Alto-Mértola- filho de Bento Martins e Maria Guerreiro.

Gertrudes Maria, de Alcaria Ruiva-filha de José Marcelino e Ana Marcelino.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#119418 | josemariaferreira | 26 mai 2006 22:52 | Em resposta a: #119145

Cara Isabel Roque

Encontrei o registo de casamento de:

André Martins e Gertrudes Maria

Assento nº.4


Aos sete dias do mez de Fevereiro do anno de mil oitocentos sessenta e nove n`esta Igreja Parochial da Villa de Mértola concelho de Mértola e Diocesse de Beja, na minha presença com licença do Reverendo Parocho da mesma, compareceram os nubentes, André Martins e Gertrudes Maria, os quaes sei serem os próprios, com todos os papéis do estilo correntes e competente mandado pelo Juizo dos casamentos deste Bispado de Beja e sem que tenhão impedimento algum canónico ou civil para o casamento; elle de idade de vinte e dous annos, solteiro, jornaleiro, filho legítimo de Bento Martins e Maria Guerreiro, natural desta freguezia, onde foi baptizado e morador no Monte Alto, e ella de idade de vinte e um annos, solteira, que se emprega no governo de sua casa, natural da Alcaria Ruiva deste concelho e Bispado, moradora na dos Fernandes desta Freguezia e foi baptizada na dita freguezia de Alcaria Ruiva e filha legítima de José Marcelino e Anna Maria, naturaes de Alcaria Ruiva e moradores na dos Fernandes desta freguezia de Mértola.Os quaes nubentes se receberam por marido e mulher e os uni em matrimónio procedendo em todo este acto conforme o rito da Santa Madre Igreja Cathólica Apostólica Romana. Foram testemunhas presentes, que eu sei serem os próprios, Roque Mora, solteiro, jornaleiro da freguezia de Santo Thiotónio deste Bispado e José Manoel, cazado, pedreiro da dos Corvos desta freguezia de Mértola. E para constar lavrei em duplicado este assento que, depois de lido e conferido perante os conjuges e testemunhas assigno só com um dos padrinhos pelos mais não saberem escrever. Era ut supra.
Ass: Roque Mora
Ass: Coadjudor João Pereira Monteiro


Os registos de baptismo de André Martins e Gertrudes Maria, encontram-se na AN/TT.

Com os melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#119424 | josemariaferreira | 26 mai 2006 23:31 | Em resposta a: #118920

Caro Luiz Gustavo de Sillos

O livro de casamentos para a época suposta encontra-se na AN/TT com a seguinte cota: PSRP05/01/LVBO8

No entanto, na freguesia de Santa Maria de Serpa encontrei os seguintes registos de Baptismo dos filhos do casal:

fº 25
Assento Nº 71
Anna
filha de Manuel do Carmo e Placidina Maria

Aos vinte e quatro dias do mez de Dezembro do anno de mil cento e sessenta e tres nesta Parochial Igreja de Santa Maria Matriz desta Villa e concelho de Serpa Diocesse de Beja baptizei solenemente, e puz os Santos Óleos a um individuo do sexo feminino a quem dei o nome de Anna, que nasceo nesta freguezia, gemea com um individuo do sexo masculino ás onze da manhã, digo da noite do dia dois do corrente mez e anno, primeira do nome e do primeiro matrimónio d`ambos, filha legítima de Manoel do Carmo de profissão jornaleiro e de Placidina Maria natural da freguezia de Santa Anna de Mértola, e elle natural desta freguezia Matriz onde são parochianos e moradores na Rua de S. Pedro, e forão recebidos na Igreja do Salvador d`esta Villa, neta paterna de António Baião Cefones (?) e de Maria Barbara Galamba, e materna de Bento Perdigão e de Joaquina Maria. Foi padrinho João de Oliveira Pernalonga, solteiro, pedreiro, e madrinha a Senhora da Conceição tocou António Pires, casado, feitor, os quaes sei serem os próprios. E para constar lavrei em duplicado este assento, que depois de lido e conferido perante os padrinhos, o assignei com o que sabia escrever, Era ut supra.
O padrinho: João Baptista O. Oliveira
O Parocho: Manuel Francisco Rebollo


fª 25 vº
Assento Nº72
Manoel
filho de Manuel do Carmo e Placidina Maria

Aos vinte e quatro dias do mez de Dezembro do anno de mil cento e sessenta e tres nesta Parochial Igreja de Santa Maria Matriz desta Villa e concelho de Serpa Diocesse de Beja baptizei solenemente, e puz os Santos Óleos a um individuo do sexo masculino a quem dei o nome de Manoel, que nasceo nesta freguezia, gemeo com um individuo do sexo feminino, ás onze da noite do dia dois do corrente mez e anno, primeiro do nome e do primeiro matrimónio d`ambos, filho legítimo de Manoel do Carmo de profissão jornaleiro e de Placidina Maria natural da freguezia de Santa Anna de Mértola, e elle natural desta freguezia Matriz onde são parochianos e moradores na Rua de S. Pedro, e forão recebidos na Igreja do Salvador d`esta Villa, neto paterno de António Baião Cefones (?) e de Maria Barbara Galamba, e materno de Bento Perdigão e de Joaquina Maria. Foi padrinho João de Oliveira Pernalonga, solteiro, pedreiro, e madrinha a Senhora Santíssima tocou António Pires, casado, feitor, os quaes sei serem os próprios. E para constar lavrei em duplicado este assento, que depois de lido e conferido perante os padrinhos, o assignei com o que sabia escrever, Era ut supra.
O padrinho: João Baptista O. Oliveira
O Parocho: Manuel Francisco Rebollo


Com os melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#119445 | luizsillos | 27 mai 2006 03:55 | Em resposta a: #119424

Caro Zé Maria,

Que enorme felicidade o amigo me deu! De todos os antepassados de minha mãe, o casal Manuel do Carmo e Placidina Maria, eram meus maiores nós genealógicos, pois, nos registros brasileiros, haviam poucas informações sobre eles.

Com isso, fico animado em aprofundar minhas pesquisas em Beja, visto que agora já conheço as freguesias de origem desses meus ancestrais.

Capaz, até, de eu ser parente do Luís Piçarra!

Grato,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#119481 | flordealecrim | 27 mai 2006 23:15 | Em resposta a: #119418

Caro José Maria

Mais uma vez o meu obrigado pela sua enorme disponibilidade. Sem a sua preciosa ajuda não conseguia prosseguir as minhas pesquisas.
Bom fim-de-semana.

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#119529 | luizsillos | 29 mai 2006 03:00 | Em resposta a: #119424

Caro Zé Maria,

Desculpe incomodá-lo mais uma vez! Se possível, saberia me dizer qual o nome atual da freguesia de Santa Anna de Mértola? Seria a freguesia de Mértola (orago Entre as Vinhas) ou Santa Ana de Cambas?

Grato.
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#119560 | josemariaferreira | 29 mai 2006 15:16 | Em resposta a: #119529

Caro Luís Sillos

A freguesia a que se referem o registos é Santana de Cambas. As outras freguesias do concelho de Mértola são:Alcaria Ruiva, Corte do Pinto, Espírito Santo, Mértola, São João dos Caldeireiros, São Miguel do Pinheiro, São Pedro de Solis, São Sebastião dos Carros. A freguesia que tem como orago Santa Maria de Entre-as Vinhas é a de Mértola. A freguesia de Santa de Cambas tem como orago Santa Ana.

Os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#119564 | josemariaferreira | 29 mai 2006 15:37 | Em resposta a: #112537

Caro Luís Piçarra

Encontrei estes Piçarras:

Manuel,
baptizado em 31/1/1863,filho de José Martins Piçarra e Ana da Ascensão,
neto paterno de Inácio da Paixão de Santa Ana de Cambas e Ana Piçarra de S. Salvador de Serpa, neto materno de José Correia de Santa Ana de Cambas e Maria Barroso de Santa Ana de Cambas.

Manuel,
baptizado em 1/3/1863, filho de José Francisco Piçarra de S. Salvador de Serpa e Ana Barbara da freguesia de S. Bráz de Serpa neto paterno de António Joaquim Piçarra e Ana Gertrudes Pequenacho (?) e neta materna de Francisco Santos e de Ana Gertrudes Camões, todos naturais de Serpa.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#119745 | flordealecrim | 31 mai 2006 16:24 | Em resposta a: #119481

Caro José Maria

Sem querer abusar da sua disponibilidade pedia-lhe mais um favor, sem pressas, no Arquivo de Beja.

O casal Joaquim Guerreiro e Joaquina Gertrudes, tiveram três filhas, mas eu só tenho o assento de uma de nome Dionísia da Conceição Guerreiro, que nasceu no Pomarão e foi baptizada na Igreja de Santana de Cambas em 29.10.1898.
As outras irmãs que procuro são Maria da Conceição Guerreiro e Francisca Guerreiro.
Como os pais casaram em 1894 (Mértola) alguma delas deverá ter nascido entre 1894 e 1898 (data de nascimento da Dionísia).

Fico-lhe muito grata.

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#119754 | josemariaferreira | 31 mai 2006 18:03 | Em resposta a: #119745

Cara Isabel Roque

Tomei nota do seu pedido. Para a próxima semana talvez lhe possa já dizer algo.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#119936 | luizsillos | 02 jun 2006 18:40 | Em resposta a: #119560

Caro José Maria,

Posso fazer-lhe só mais dois pedidos? Se sim, ficaria muito agradecido! Nãe é nada urgente, mas, graças a sua ajuda, já sei os nomes dos pais de meus trisavós Manuel do Carmo e Placidina Maria. Para poder concluir minha pesquisa, precisaria localizar seus batizados. Os dados que tenho agora:

1) Manuel do Carmo, nascido entre 1837 a 1841 na freguesia de Santa Maria de Serpa, filho de António Baião Cefones e Maria Barbara Galamba;

2) Placidina Maria, nascida entre 1839 a 1848 na freguesia de Santa Ana de Cambas, filha de Bento Perdigão e Joaquina Maria.

Prometo que são os últimos! Grato pela atenção e ajuda.
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#119946 | josemariaferreira | 02 jun 2006 21:01 | Em resposta a: #119936

Caro Luís Sillos

Tomei nota do seu pedido. Lá para a semana que vem, já lhe poderei avançar alguma coisa.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#119969 | luis262 | 03 jun 2006 02:57 | Em resposta a: #119564

Caro Zé Maria,

Não quero deixar de lhe agradecer os elementos sobre Piçarras de Serpa que me enviou no passado dia 29.
Infelizmente não os consigo, pelo menos por ora, ligar aos meus Piçarras de Moura,

Sem querer abusar, pedia-lhe que numa sua próxima ida ao AD de Beja , uma vez que não lhe foi possível econtrar ascendentes desse Manuel Valente casado com Maria Gonçalves,( o que seria interessante para eventualmente tentar a ligação com os Valentes de Serpa , do estudo poblicado na "Tabardo", em que segundo me informaram, aparecem dois ramos e, num deles, existem Manuéis, Bentos e Franciscos), se por acaso desse com os Mestres de Serpa nomeadamente com ascendentes de Manuel Mestre que casou com Maria do Espírito Santo e que foi pai do Sebastião Mestre cujo assento de casamento descobriu, datado de 7 de Junho de 1721, na Igreja de Santa Maria, me dissesse alguma coisa

É curioso ,que os primeros deste apelido em Portugal se conheçam no Alentejo, na zona de Beja, onde parece que o mais antigo seria um Pedro Mestre, grande proprietário de terras, que na primeira metade do séc. XVI, foi instituidor de uma capela na Igreja de S. Salvador em Beja.
Não se sabe se descenderiam dos de La Maestra , de Espanha, mas sabe-se que usaram as mesmas armas. Bom , mas isto ja será, muito provávelmente do seu conhecimento.

Entretanto, ao desbravar mais um pouco os costados do meu lado materno, vim a descobrir que um meu ascendente, Vasco Fernandes Coutinho, nascido c. 1340, que foi Senhor do Couto de Leomil, de Marialva, Sabugal e outros ( gente do norte, que viveu em Trancoso...), casou com Brites Gonçalves de Moura, n.c .1340 filha de Gonçalo Vasques de Moura, n. c. de 1310 , por sua vez também filho de um outro Gonçalo Vasques de Moura, ,dos Mouras, de Moura.

Isto só a título de curiosidade pois estes costados já há muito que foram estudados, mas é mais uma antiga ligação ao Baixo Alentejo.

Desculpe estar outra ver a dar-lhe trabalho.

Entretanto tenho vindo a seguir com atenção as suas intervenções cobre o local onnde se terá dado a Batalha de Ourique.

Cumprimentos

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#119970 | luis262 | 03 jun 2006 03:07 | Em resposta a: #119969

Adenda
Esse Vasco Gomçalves de Mora, pai de Brites G. de M. foi Alcaide-mor de Moura.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#119979 | luis262 | 03 jun 2006 09:58 | Em resposta a: #119970

Adenda II,

Era Vasco Gonçalves de Moura e não de Mora, o pai de Brites G.M., que foi Alcaide -mor de Moura. Enfim uma"gralha" que passou...
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#119980 | luis262 | 03 jun 2006 10:09 | Em resposta a: #119979

Não há duas sem tres : chamava-se Gonçalo Vasques de Moura...
LP

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#120053 | luis262 | 04 jun 2006 10:05 | Em resposta a: #119969

Caro Zé Maria,

Já agora, uma vez que fiz confusão e troquei os apelidos na adenda, aqui fica a ascedência de Beatriz Gonçalves de Moura:

Filha de Gonçalo Vasques de Moura, alcaide-mor de Mourae de sua mulher Inês Gonçalves de Sequeira, neta paterna de Gonçalo Vasques de Moura que foi alcaide-mór de Moura, tal como o filho, mas no tempo Afonso XI de Castela, e de sua mulher Maria Anes de Brito e bisneta de Vasco AÁvares Serrão de Moura e de sua mulher Teresa Pires.

Não que isto tenha interesse para o caso mas apenas para que as coisas não fiquem confusas...

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#120070 | AAF | 04 jun 2006 15:57 | Em resposta a: #119418

Caro José Maria Ferreira,

Como é impossível efectuar qualquer pedido para o ADBJ sem que se tenham as coordenadas exactas, muito agradecia se me pudesse indicar as dos seguintes assentos de casamento e/ou baptismo (não prescisa ter o incómodo de as transcrever; bastaria a referência que depois as pediria por correio):

- Manuel Afonso (natural da vila de Castro Verde, filho de Domingos Afonso e Ana Joaquina, também naturais de Castro Verde) casado com Maria Teresa (natural da freguesia de Aljustrel, filha de Francisco Joaquim, também de Aljustrel e de Teresa de Jesus, natural de Albernoa), tendo o casamento sido celebrado na freguesia de Aljustrel.

Antecipadamente grato,

António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#120071 | AAF | 04 jun 2006 16:00 | Em resposta a: #120070

Caro José Maria Ferreira,

Em aditamento à mensagem remetida há momentos, esclareço que um dos filhos nasceu em 1886, pelo que o casamento terá ocorrido entre 1875-85 e terão nascido cerca de 25-30 anos antes).

Antecipadamente grato,

António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#120073 | AAF | 04 jun 2006 16:28 | Em resposta a: #119418

Caro José Maria Ferreira,

Em aditamento à mensagem remetida há momentos, esclareço que um dos filhos nasceu em 1886, pelo que o casamento terá ocorrido entre 1875-85 e terão nascido cerca de 25-30 anos antes).

Antecipadamente grato,

António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#120151 | luis262 | 05 jun 2006 23:49 | Em resposta a: #119969

Caro José Maria Ferreira,

Já este tópico vai grande, sobretudo graças à sua enorme capacidade de ajudar os outros.
Eu, que fui um dos que mais beneficiou até agora dessa sua disponibilidade, só tenho que lhe agradecer e não queria ,de forma alguma abusar dela.
Receio apenas, que não tenha tido oportunidade de ler a mensagem que lhe enviei no dia 03.6.2006 às 02.57, ums adendas, de menos interesse que lhe juntei.
Não lhe torno a escrever senão por recear que ela tenha passado despercebida no meio de tanto pedido, visto isto andar muito depressa aqui no fórum.
Por isso retomo o assunto , mas só lhe peço esse favor, se por acaso, tiver de se deslocar ao A D Beja e se dispuser de tempo, para além das suas próprias pesquisas.
Peço-lhe desculpa pois desta minha nova mensagem, pois caro Zé Maria, o que me conseguiu encontrar até agora, já foi uma grande ajuda, face às dificuldades que passei a ter quanto à consulta do arquivo, desde que não dispõe de condições para fazer buscas.

Cumprimentos-

Bem haja!

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#120170 | josemariaferreira | 06 jun 2006 11:05 | Em resposta a: #119969

Caro Luís Piçarra

Encontrei o registo do casamento de Manuel Mestre com Maria do Espírito Santo, o livro que o contém encontra-se em mau estado de conservação, pelo que está incompleta a sua transladação, o mesmo registo encontra-se entre os registos com a data de 26 de Agosto e 30 de Setembro do ano de 1696


Livro de casamentos de Santa Maria de Serpa

Aos..........................................da era de mil e seis centos e noventa e seis annos nesta Igreja de Santa Maria Matrix desta villa de Serpa Eu o p.e Manuel da Costa prior em a dita Igreja Recebi infacie eclezia na forma do sagrado Concilio Tritendino a M.el Mestre filho de Sebastião Mestre e de Maria Lopes com Maria do Esp.to S.to filha de M.el L.co e de Marg.da Bentes ia defuntos naturais desta villa de Serpa, ambos solteiros elle da freguezia do Salvador e ella da freguezia de S.ta M.a
Test.as que presentes estavão M.el Luiz Pexoto e M.el Roiz Bravo e me asinei
O Prior Fr. Manuel da Costa

Encontrei ainda no mesmo livro outros registos de casamento que lhe poderão interessar, são os seguintes:
Manuel Valente cc. Elena da Cruz f.º 13
Manuel Valente cc. Maria dos Santos f.º 114
Manuel Valente cc. Maria MG.(Miz?) f.º 127
Manuel Lourenço cc.Maria Mid.ra f.º 148 V.º
Manuel Lourenço cc. Isabel Lopes f.º ?
Manuel Lourenço cc. Ana Mid.ra f.º 10 V.º

Os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#120171 | josemariaferreira | 06 jun 2006 11:15 | Em resposta a: #120170

Ressalvo:Tridentino

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#120172 | josemariaferreira | 06 jun 2006 11:35 | Em resposta a: #120170

Caro Luís Piçarra

Ainda encontrei no mesmo livro, f.º 104, o casamento de Brás Afonso e Antónia dos Santos. O casamento do Manuel Mestre com Maria do Espírito Santo encontra-se no f.º 107

Aos quatro dias do mez de março da era de mil e seis centos e noventa e seis annos nesta Igreja de S.ta M.a Matriz desta villa de Serpa Eu o p.e fr. M.el Dacosta prior em a dita Igreja Recebi in facie eclezia na forma do sagrado conc.io tr.no a Braz Af.º viúvo de M.a Roiz com Ant.a dos Santos solteira filha de Bastião (Sebastião?) Roiz e de Luzia dias. Test.as q. presentes estavão P.º Miz e João Vieira e me asinei
O Prior Manuel da Costa

Os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#120178 | josemariaferreira | 06 jun 2006 12:11 | Em resposta a: #120073

Caro António Franco

Encontrei o casamento de Manuel Afonso e Maria Teresa

Ano de 1881
Nº 1

Aos vinte e quatro dias do mez de Janeiro do anno de mil oitocentos e oitenta um nesta Igreja parochial de São Salvador de Aljustrel, concelho do mesmo diocese de Beja, na minha presença compareceram os nubentes Manoel Affonso e Maria Thereza, os quaes sei serem os próprios, com todos os papéis do estylo correntes e sem impedimento algum canónico ou civil para o casamento; elle de idade de trinta annos, solteiro, seareiro, natural da freguezia e concelho de Castro Verde diocese de Beja, baptizado na mesma egreja e morador na freguezia de Cazével, concelho do dito Castro Verde, filho de Domingos Affonso, lavrador, natural do dito Castro Verde e de Ana Joaquina da Conceição, lavradora, natural da mesma freguezia de Castro Verde e ella de idade de vinte e seis annos, solteira, natural desta freguezia de Aljustrel baptizada nesta egreja, e moradora nesta villa, filha legitima de Francisco Joaquim, lavrador, natural desta freguezia e de Thereza de Jesus, lavradora, natural de Albornoa, concelho e diocese de Beja.
Os quaes nubentes se receberam por marido e mulher e os uni em matrimónio procedendo em todo este acto conforme o rito da Santa Madre Igreja Cathólica Apostólica Romana. Foram testemunhas presentes, que eu sei serem os próprios, Francisco Albino, cazado, negociante, morador na freguezia de Cazével, concelho de Castro Verde, diocese de Beja e António Rodriguez, cazado, lavrador, morador nesta freguezia. E para constar lavrei em duplicado este assento que, depois de lhe ser lido e conferido perante os conjuges e testemunhas o não assignou senão a primeira testemunha pelas outras partes não saberem.
Era ut supra.
Ass:Francisco Albino
Ass: O Parocho António Joaquim Cardoso

Os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#120181 | josemariaferreira | 06 jun 2006 12:27 | Em resposta a: #119936

Caro Luiz Sillos

Com muita pena minha, os respectivos livros de registo não se encontram no ADB, pelo que não lhe pude ser útil, os mesmos encontram-se na TT. Aqui vão as suas cotas.


Serpa- Santa Maria
1822-1838 SRP05/01/LV B06
1838-1854 SRP05/01/LV B07

Mértola- Santa Ana de Cambas
1835-1848 PMTL05/01/LV B04

Com os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#120183 | josemariaferreira | 06 jun 2006 12:41 | Em resposta a: #119745

Cara Isabel Roque

Em Mértola, para aquelas datas, não consta qualquer registo de baptismo de filhos de Joaquim Guerreiro e Joaquina Gertrudes.

Osa meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#120187 | AAF | 06 jun 2006 12:57 | Em resposta a: #120178

Caro José Maria Ferreira,

Estou sensibilizado com a sua disponibilidade e prontidão na resposta.

Como lhe tinha dito, é excessivo pedir-lhe que transcreva os assentos. Já será um grande favor indicar-me apenas as referências para que os possa solicitar no arquivo (o que, obviamente, não farei neste caso, por já ter o seu teor integral).

Do assento constam as datas de nascimento dos nubentes, pelo que vou tentar obter os assentos de baptismo com a indicação da freguesia e ano).

Se não o conseguir ou se com base naqueles puder obter novas informações, recorrerei de novo aos seus préstimos se mo permitir.

Da minha parte, se lhe puder ser útil no Norte (Porto e Braga) e, esporadicamente, em Viseu, disponha.

Reconhecidamente grato,

António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#120200 | flordealecrim | 06 jun 2006 15:40 | Em resposta a: #120183

Caro Zé Maria

Devem ter sido baptizados na Igreja de Santana de Cambas, como a irmâ Dionísia que nasceu no Pomarão e foi baptizada em Santana de Cambas.

Os meus melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#120228 | luizsillos | 06 jun 2006 20:44 | Em resposta a: #120181

Caro Zé Maria,

Que pena! Mesmo assim, agradeço sua ajuda - pois, sem sua colaboração, não teria descoberto meus antepassados alentejanos.

Mais uma vez, obrigado.
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#120630 | flordealecrim | 12 jun 2006 15:58 | Em resposta a: #120200

Caro Zé Maria

Como no dia 06.06.2006 existiu muita troca de mensagens, não sei se reparou na minha.
Bons feriados.
Os melhores cumprimentos
Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#120659 | josemariaferreira | 12 jun 2006 22:25 | Em resposta a: #120200

Cara Isabel Roque

Ainda não tinha reparado na sua mensagem, para a próxima tentarei em Santana de Cambas.

Com os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#120661 | josemariaferreira | 12 jun 2006 22:35 | Em resposta a: #120151

Caro Luís Piçarra

Não sei se já reparou, enviei-lhe duas mensagens para si no dia 06/06/20006, uma às 11h 15m e outra ás 11h 35m

Os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#120670 | luis262 | 13 jun 2006 00:12 | Em resposta a: #120661

Caro José Maria Ferreira


Ja tinha lido a sua mensagem sobre o casamento de Manuel Mestre e Maria do Espírito Santo e estava abolutamente que lhe agradecido e acusado logo a recepção, peço-lhe pois desculpa.
Quanto à que se refere ao casamento de Bráz Afonso e Maria Roiz, talvez por a terem colocado muito longe das primeiras, não a tinha sequer descortinado... Aproveito pois para lhe agradecer mais estes elementos sobre os meus ascendentes de Serpa.
Antes costumavam comunicar para o meu e-mail todas as mensagens recebidas.No entantodesta vez, e não é aprimeira que contece, não o fizeram e, se não fosse terem comunicado desta vez, pera possível que eu tivesse a oportunidade de descobir a sua mensagem.

Obrigado pois, por mais estas importates ajudas.

Melhores cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#120676 | luis262 | 13 jun 2006 01:04 | Em resposta a: #120670

Desculpe as gralhas: Tenho vindo a adiar uma ida ao oftalmologista e as consequências, depois de algum tempo frente ao computador, estão...à vista.
LP

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#120679 | luis262 | 13 jun 2006 01:33 | Em resposta a: #120172

Caro José Maria Ferreira,

Só hoje e graças à sua nova mensagem, que o fórum enviou para o meu e-mail, descobri esta mensagem , mais uma importante contribuição sua , a juntar a tantas outras, que me tem ajudado a conhecer melhor os meus ascendentes de Serpa.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#121955 | AAF | 30 jun 2006 13:00 | Em resposta a: #120183

Caro José Maria Ferreira,

Se e quando lhe for possível, muito agradecia me informasse se no AD Beja se encontram os registos de baptismo de

- Manuel Afonso, que terá nascido em 1850/51, nascido em Castro Verde, Casével e filho de Domingos Afonso e de Ana Joaquina da Conceição

- Maria Teresa, que terá nascido em 1854/55, nascida em Castro Verde e filha de Francisco Joaquim e Teresa de Jesus

Bastar-me-ia a indicação dos respectivos assentos para os poder pedir (já tentei mas sem essas indicações não os enviam), evitando a maçada de ter de os reproduzir.

Antecipadamente grato,
António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#121958 | josemariaferreira | 30 jun 2006 13:52 | Em resposta a: #121955

Caro António Franco

Tomei nota do seu pedido. No entanto só poderei ir ao A.D.B. lá para o fim do mês de Julho, depois lhe participarei o que encontrei.

Até lá desejo-lhe as maiores felicidades

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#122597 | flordealecrim | 12 jul 2006 11:39 | Em resposta a: #120659

Caro Zé Maria
Consegui saber que as filhas do casal Joaquina Gertrudes e Joaquim Guerreiro, de nome Francisca e Maria, eram mais novas que a irmã Dionisia Guerreiro que nasceu em 29 de Outubro de 1898, em Santana de Cambas.
Talvez esta achega ajude.

Boas Férias.

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#122673 | josemariaferreira | 13 jul 2006 17:52 | Em resposta a: #122597

Cara Isabel Roque

Tomei nota. Obrigado pelo desejo de Boas Férias ... e agora que a água ficou mais quentinha nestes últimos dias!

Com os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#123186 | luis262 | 20 jul 2006 11:24 | Em resposta a: #112017

Caro José Maria Ferreira,

Será que o Manuel Valente, filho de Francisco Valente e cc Margarida de Morais, que era filha de João Gonçalves e Incensa Roiz, - Freguesia de Santa Maria folhas 58vº- não sera o mesmo? Terá enviuvado casado com Maria Gonçalves?

Como sabe, por vezes casava-se com a/o irmã/irmão do conjuge falecido.
Uma vez que a dita Margarida de Morais, era filha de um Gonçalves...
Também é curioso que o dito Manoel Valente, tenha tido um filho Francisco Valente.
Os párocos, por outro lado, com os abreviamentos que faziam dos nomes próprios, ainda tornavam mais difícil "decifrar" certos assentos, como bem sabe, certamente muito melhor que eu.

Se por acaso andar um destes dias a fazer buscas no dito livro, ficava agradecido se desse de novo uma olhadela a esse assento.

Com os meus melhores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento à msg. de 20-07-2006

#123189 | luis262 | 20 jul 2006 11:44 | Em resposta a: #123186

Caro José Maria Ferreira,


Teriamos se assim fosse, que o Manuel Valente cc com Ana Gonçalves, (pai de Francisco Valente, avô de Bento Valente e bisavô de Margarida Guerreiro Valente), seria por sua vez , hipotéticamente, filho de um Francisco Valente...

Cordialmente
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento à msg. de 20-07-2006

#123191 | josemariaferreira | 20 jul 2006 12:22 | Em resposta a: #123189

Caro Luís Piçarra

Para o fim do mês irei ver o respectivo assento, pode ser que o mesmo revele novos dados.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento à msg. de 20-07-2006

#123206 | luis262 | 20 jul 2006 15:58 | Em resposta a: #123191

Caro José Maria Ferreira

Obrigado pala sua disponibilidade.

Cumprimentos

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#123987 | luis262 | 31 jul 2006 16:59 | Em resposta a: #123186

Caro José Maria Ferreira,

Adquiri o nº 2 da revista "Tabardo" que tem um interessante estudo sobre os Valentes de Serpa, da autoria de Luís Cabral de Moncada.
Num dos dois ramos estudados aparecem vários Bentos e Manueis Valentes. Assim os mais recentes são:

Manuel Valente, com 34 anos em 1602 que se supõe ser casado com Catarina Fernandes de quem teve:

D.Catarina ,baptizada em São Salvador de Serpa em 15.01.1606 ( A.D.B. S. Salvador de Serpa, fl.11).

João, Batizado em São Salvador de Serpa em 12.12.1607 ( A.D.B., S.Salvador de Serpa, fl.37 v.º ).

Bento Valente, casado em S.Salvador de Serpa em 1635 com Catarina Machado, filha de Francisco Martins e de Inês Machado.( A.D.B. S. Salvador de Serpa, fl.69 v.º ).

Existe ainda um outro Manuel Valente, filho do casal , do qual se sabe apenas que foi licenciado em leis em 7 de Fevereiro de 1631 e filhas que através do casamento tiveram sucesão com outros apelidos.

Apesar do espaço de duas ou três gerações entre estes e o meu Manuel Valente, é possível que exista alguma ligação...

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja -Aditamento

#123990 | luis262 | 31 jul 2006 17:46 | Em resposta a: #123987

Caro Zé Maria´,

Devo acrescentar que no outroramo de Valentes e Serpa surgem, entr outros,

Domingos Valente c.c. Luísa Marçal. Tiveram:

Bento, batizado em São Salvador de Serpa em 14.01.1606 ( ADB, S.Salvadr de Serpa, fl. 111)

Manuel, batizado na mesma freguesia em 30.03.1609 ( ADB , S.Salvador de Serpa fl. 60 v.º ) .

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#124026 | josemariaferreira | 01 ago 2006 11:52 | Em resposta a: #123987

Caro Luís Piçarra

Desconhecia essa publicação sobre famílias de Serpa onde se integram o ramo dos Valente, de certeza que a mesma lhe irá facilitar muito o trabalho sobre o estudo do seu ramo nesta vila alentejana.

Estive a verificar o registo de casamento de Manuel Valente com Margarida de Morais mas não se pode retirar mais algum dado que o possa ligar mesmo com aos seus familiares.
No entanto encontrei mais dois Manuel Valente em Santa Maria de Serpa:

30/11/1679-Manuel Valente cc. Elena Cruz, ele filho de João Brabo e Brites Valente, ela filha deLeonel Roiz e Maria Martins. Testemunhas Manuel Roiz Bravo e Manuel Brum (?)

17/11/1697-Manuel Valente cc. Maria dos Santos, ele filho de Pedro Afonso e Catarina Valente (já defuntos). Testemunhas Manuel Carvalho e António Bravo.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#124027 | josemariaferreira | 01 ago 2006 12:06 | Em resposta a: #121955

Caro António Franco

Os Registos de baptismos de Casével para o periodo de 1834-1853 encontram-se na TT. A respectiva cota é: PCVR 01/01/ LUB02AN/TT.

Sobre Maria Teresa, não consta qualquer registo no respectivo livro de baptismos de Castro Verde, no periodo de 1852-1860.

Lamento não poder ter-lhe sido útil.

Com os melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#124028 | josemariaferreira | 01 ago 2006 12:16 | Em resposta a: #122597

Cara Isabel Roque

Nos registos de baptismos de Santana de Cambas entre 1898 e 1900 que é o último livro que se pode consultar, não se encontra registo de qualquer filho do casal, porventura terão nascido mais tarde ou então noutra freguesia.

Com os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#124265 | luis262 | 04 ago 2006 00:22 | Em resposta a: #124026

Caro Zé Maria,

Obrigado pelos dados enviados.
Não consigo ligá-los aos Valentes referidos no estudo que citei, pois há pelo menos uma diferença de duas ou três gerações, mas podem vir a ser úteis para uma eventual ligação aos meus Valente.

O referido estudo, que parte de um documento apresentado em 1323, por um D. João Valente, residente em Beja , é sistematizado a partir de Afonso Fernandes Valente, residente em Beja, cavaleiro-fidalgo da casa de D. Manuel I.

São estudados dois ramos de Valentes de Serpa, parentes muito próximos um do outro, cuja últimas gerações abrangidas não vão além de pessoas nascidas nos finais do século XVI, primeiros anos do séc. XVII.
A maioria nasceu em S. Salvador, mas também os há nascidos em Santa Maria de Serpa.
Sobretudo no segundo ramo estudado aparecem vários Bentos e Manuéis Valente...
Trata-se de um trabalho muito interessante, publicado no nº 2 da revista "TABARDO", de 2003, numa Edição do Centro lusíada de estudos genealógicos e heráldicos da Universidade Lusíada e da Livraria Bizantina.

Entre outros trabalhos também com interesse, como " Para o estudo das elites do Algarve no Antigo Regime.Fidalgos, nobres e demais priveligiados no poder concelhio", de Miguel Maria Telles Moniz Côrte-Real, publica este " Subsídios para uma história genealógica das famílias alentejanas: os Valentes, de Serpa", da autoria de Luís Cabral de Moncada.

Arevista está à venda em algumas Livrarias como a Férin, mas eu encomendei-a à Livraria do "Guarda-Môr", por 33 euros, portes do correio incluídos.

Cumprimentos,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#125200 | luis262 | 18 ago 2006 15:26 | Em resposta a: #124265

Caro José Maria Ferreira.

Consegui finalmente alguma coisa sobre os meus Piçarras de Moura, nomeadamente sobra a ascendência do meu trisavô, Pedro Eloy Piçarra que casou com Benta Maria da Conceição de Aguilar.

Graças à ajuda de João Ramos consegui ter acesso a um processo de inventário , datado de 1824, no qual a inventariante e a sua viúva, Ana Joaquina Farinha, que acompanha o testamento de Eloy Piçarra.
No processo são indicados os filhos do casal, bem como a idade que tinham à altura:

-Pedro Eloy Piçarra, 15 anos
-Maria do Carmo Piçarra, !3 anos
-Frederico Eduardo Piçarra, 8 anos
-Eduardo Frederico Piçarra, 8anos
-Maria Augusta Piçarra, 6 anos
-Vicente Iloio Piçarra, 4 anos
-Lourenço Piçarra, 1ano

Nesse processo Eloy Piçarra é referido com natural de Moura S.João Batista, o qu condiz com um assento que já há alguns anos encontrei nos óbitos de Moura S. João Batista , na Torre do Tombo , referente a um Eloy Piçarra, casado com Ana Joaquina, falecido em 04.12.1823. era referida a filiação do bmesmo , mas de forma pouco legível, filho de Jorge? José? (?) Piçarra e ( ?) Barbara Piçarra. Não tinha, no entanto qualquer referência à descendência desta Eloy Piçarra.

Posteriormente, vim a saber também por intermédio de João Ramos que :

José Rodrigues Piçarra e Ana Barbara , naturais de Moura, tiveram:

-José Piçarra c c Mariana Joaquina, os quais batizaram um filho Francisco a 11.11.1817 em S. João Baptista, Mora.
Nota: É curioso que na torre do Tombo, também tinha encontrado nos óbitos de S. João Batista, rolo 29, pág.74, assento 459, o óbito desse josé Piçarra, casado com Mariana Joaquina, falecido em 31.07.1821.

-Eloy Piçarra ,que casou com Ana Joaquina, a 09.06.1805 em S. João Batista Moura, filha de José Joaquim Farinha , de Moura e de Quitéria do Carmo de Reguengo, Monsaraz, neta paterna de José Gonçalves Farinha e de Ana Maria, naturais de Moura e neta materna de Miguel Marques e de Rita Maria, naturais de Reguengo Monsaraz. Tiveram:

-Pedro , batizado a 22.3.1807, em s. João Batista, Moura.
-Ana, batizada a 05.05.1814, " " " .
-Frederico, batizado a 12.03.1815, " "
-Eduardo, Batizado a 12.03. 1815, " "
-Maria, batizada a 14.04.1817, " "
-José, batizado a 01.03.1821 , " "
Quanto ao
Posto isto, e sem querer abusar da sua pessoa, gostariac de Saber Alguma coisa sobre a ascendência de José Rodrigues Piçarra natural de Moura, provavelmente de S.João Baptista e nascido cerca de 1745/50.

Se numa das suas idas ao A.D Beja deparasse com o seu assento de nascimento ou o do seu casamento com Ana Bárbara, ficaria muito agradecido se me dissesse alguma coisa.


Comos meus cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#125203 | luis262 | 18 ago 2006 15:33 | Em resposta a: #125200

Peço desculpa pelas gralhas.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#125222 | josemariaferreira | 18 ago 2006 19:03 | Em resposta a: #125200

Caro Luís Picarra

Tomei nota do seu pedido. Assim que for ao A.D.B. irei ver se encontro o registo de casamento de José Rodrigues Piçarra com Ana Barbara. Em relação ao registo de nascimento preciso saber a sua filiação.

Com os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#125235 | luis262 | 18 ago 2006 21:24 | Em resposta a: #125222

Caro José Maria Ferreira,

Obrigado pala sua disponibilidade em relação ao meu pedido.

Para além do assento de casamento dos meus quintos avós José Rodrigues Piçarra e Ana Barbara , provavelmente realizado em Moura, São João Batista cerca de 1860/70, gostaria de conhecer o assento de nascimento do filho deste casal , Eloy Piçarra, pai do meu trisavô Pedro Eloy Piçarra,( este último batizado em Moura São João Batista a 22.03.1807).

De Eloy Piçarra, sei que é natural de Moura, São João Baptista, onde casou em 09.06.1805, com Ana Joaquina e faleceu a 16.12.1823, deixando testamento, mas não conheço o seu assento de batismo.
Podemos pensar que terá nascido por volta de 1775. Quanto à filiaçãp é conhecida.

Esse assento terá sobretudo interresse, se citar os seus avós cujo nome desconheço, isto sobretudo no caso de o meu caro josé Maria Ferreira não conseguir o assento de casamento dos seus pais, José Rodrigues Piçarra e Ana Barbara.

A minha mensagem anterior foi escrita numa altura em que estava pressionado pelo tempo, e ficou por isso menos clara em alguns aspectos, nomeadamente sobre qual o assento de nascimento que pretendia e possíveis datas , quer do assento de casamento pedido quer do assento de nascimento.
Peço pois desculpa por o ter induzido em erro...

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#125419 | flordealecrim | 21 ago 2006 14:52 | Em resposta a: #124028

Caro Zé Maria

Desculpe ainda não lhe ter agradecido, mas estive de férias e sem acesso ao computador.
Talvez os dados que lhe facultei não estivessem correctos, do que lhe peço imensa desculpa.
Ainda agora nas férias encontrei em casa de familiares documentos em que aparece uma das filhas de Joaquina Gertrudes com Joaquim Guerreiro, de nome Maria Joaquina Guerreiro, moradora no Pomarão.
Talvez eu me tenha enganado e estes filhos fossem os mais velhos e tenham nascido logo após o casamento dos pais em 1894.

Se voltar a consultar os livros de Santana de Cambas e encontrar algum filho deste casal, ficava-lhe muito grata.

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#125446 | josemariaferreira | 21 ago 2006 17:42 | Em resposta a: #125419

Cara Isabel Roque

Tomei nota, assim que for ao A.D.B. logo verei se constam nos registos de baptismo do periodo de 1894- 1898.

Os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#127730 | luis262 | 08 set 2006 00:56 | Em resposta a: #125222

Caro José Maria,

João Ramos, comunicou-me que tinha encontrado um Miguel José D´Aguilar Arelhano ( talvez seja o aportuguesamento de Arellano) que desempenhou por várias vezes o cargo de vereador da Câmara de Moura, a primeira das quais em 1785.
É interessante, por ser a única pessoa de apelido Aguilar, relacionada com Moura, contemporânea dos meus pentavô, José da Costa de Aguilar n. cerca de 1745 em Serpa e também do seu filho, José da Costa de Aguilar Piçarra n. em Moura c. de 1770, da qual tenho conhecimento...

Entrtanto cá fico a aguardar notícias suas sobre os Piçarras.

Cumprimentos

Luís Piçarra.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#127752 | luis262 | 08 set 2006 10:15 | Em resposta a: #127730

Caro José Maria:

Desculpe o lapso na mensagem anterior: o meu tetravó, n. em Moura c. de1770, chamava-se , tal como o pai, José da Costa de Aguilar e cc Margarida da Conceição Guerreiro Valente.
O seu neto, meu bisavó, é que foi José da Costa de Aguilar Piçarra...

Cumprimentos
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#129549 | luis262 | 27 set 2006 01:32 | Em resposta a: #125235

Caro José Maria Ferreira,

Não sei se chegou a ler a minha mensagem de 18.8.2006 , 21:24 onde tentei esclarecer melhor o meu pedido, visto na anterior ter sido pouco explícito.

Cumprimentos

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#131794 | luis262 | 21 out 2006 13:46 | Em resposta a: #125222

Caro José Maria Ferreira

Quando tiver possibilidade de o fazer, ficava-lhe agradecido, se me conseguisse encontrar o registo de casamento dos meus bisavós paternos, Manoel Caeiro Gonzales, natural da Amareleja, e Teresa de Jesus Janeiro,de Pias, que se realizou na Igreja de N.S. da Assunção, em Safara.
Como a filha mais velha nasceu em 1884, suponho que o casamento se terá realizado algum tempo antes.

Desculpe o abuso da minha parte, mas continua a dificuldade quanto ao envio de registos paroquiais pelo A.D.Beja, quando se não sabem datas exactas...

Com os meus melhores cumprimentos

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#134115 | luis262 | 15 nov 2006 00:05 | Em resposta a: #131794

Caro José Maria,

Vou ver se consigo , ainda antes do final de Novembro, ir até Beja num dia de semana, com o objectivo de consultar o Arquivo Distrital.
Se assim fôr estou à sua disposição para fazer alguma consulta que necessite.

Melhores cumprimentos

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#134152 | josemariaferreira | 15 nov 2006 12:02 | Em resposta a: #134115

Caro Luís Piçarra

Já há muito que ando para arranjar oportunidade para me deslocar a Beja, pois tenho necessidade de consultar a Câmara Eclesiástica, mas por motivos de afazeres profissionais não me tem sido possível. Obrigado pela sua disponibilidade, uma vez que espero agora mesmo fazer essa deslocação talvez lá para o fim deste mês e não me esquerecei dos seus pedidos que tomei nota.

Os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#135192 | flordealecrim | 23 nov 2006 16:15 | Em resposta a: #134115

Caro Luis

Como reparei que ía ao Arquivo de Beja e sem querer abusar, pedia-lhe ajuda para encontrar o assento de Baptismo de:
Mariana e Antónia, filhas de André Martins e de Gertrudes Maria, na Igreja Matriz de Mértola, entre 1869 (data de casamento dos pais) e 1895.
Os pais também casaram nessa igreja e moravam no lugar do Monte Alto-Mértola.

Já tenho o baptismo de uma irmã destas de nome Joaquina Gertrudes em 15/08/1874.
Sei que o casal André Martins/Gertrudes Maria, teve outros filhos, mas desconheço o nome destes.
Como sabe a dificuldade em conseguir pesquisas no Arquivo de Beja é enorme, daí o meu pedido.

Antecipadamente grata.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#135269 | luis262 | 24 nov 2006 01:24 | Em resposta a: #135192

Cara Isabel

Não abusa nada. Aliás penso que a entreajuda é fundamental para quem anda nestas "coisas"...
Já tomei nota dos nomes e datas e, se conseguir alguma informação, coloco aqui nesta tópico.
Não sei ainda se não terei de adiar essa ida a Beja por mais umas duas semanas, mas o seu pedido não fica esquecido.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#135732 | josemariaferreira | 28 nov 2006 10:01 | Em resposta a: #125419

Cara Isabel Roque

Voltei a consultar os livros de Santana de Gambas em conformidade com o seu pedido, mas também para esse periodo de 1894 a 1900 inclusivé, não se encontra qualquer nascimento de filhos do casal em causa.

Com os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#135750 | josemariaferreira | 28 nov 2006 12:13 | Em resposta a: #127730

Caro Luís Piçarra

Infelizmente não trago boas notícias sobre os Piçarras.
Os livros de baptismo da freguesia de Santo Agostinho de Moura do periodo de 1688 a 1798 encontram-se na TT. Na freguesia de S. João Baptista verifiquei no livro de 1759 a 1769 e não se encontra nenhum José filho de José da Costa Aguillar. Só encontrei um José baptizado a 20 de Dezembro de 1769, filho de Francisco Manuel da Costa de Beja e Ana Josefa de Baleizão.
Em Serpa procurei na freguesia de S. Salvador no periodo de 1739 a 1748, também não encontrei nenhum José, filho de José da Costa Aguillar, faltou tempo fazer a busca na freguesia de Santa Maria, que ficará para uma próxima oportunidade.

Os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#135817 | flordealecrim | 28 nov 2006 19:31 | Em resposta a: #135732

Caro Zé Maria

Apesar da resposta ser negativa, agradeço muito o seu empenho em me ajudar nesta pesquisa.
Não sei onde foram nascer estes meus parentes, deve ter sido por ai perto...
Com os meus melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#135819 | josemariaferreira | 28 nov 2006 19:40 | Em resposta a: #135817

Cara Isabel Roque

Se tiver alguma sugestão? Diga onde que eu darei uma vista de olhos.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#135843 | flordealecrim | 28 nov 2006 21:15 | Em resposta a: #135819

Caro José Maria

Não sei que mais lhe possa dizer. Joaquim Guerreiro e Joaquina Gertrudes casaram na Igreja Paroquial de Mértola em 1894. Depois o que sei é que a minha avó Dionísia Guerreiro, nasceu no Pomarão e foi baptizada em Santa de Cambas em 29.10.1898. Casou no Pomarão onde vivia e depois foi viver para a Mina de S. Domingos, onde nasceram todos os seus filhos.
Os irmãos da minha avó devem ter nascido entre Mértola e Pomarão, pois penso que os pais não saíram dessa zona.

Reconhecidamente grata.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#136239 | luizsillos | 02 dez 2006 12:30 | Em resposta a: #135732

Caro Zé Maria,

Perdõe-me, mais uma vez, pelo incômodo, mas gostaria de saber, se em uma de suas visitas ao Arquivo Distrital de Beja, poderia verificar o matrimônio de dois casais de antepassados. Ambos eram moradores na Vila de Serpa - freguesia de Santa Maria - mas muitos membros dessas famílias, casavam-se, também, na freguesia de São Salvador. São eles:

1 - Casamento de José Baião com Margarida de Jesus, entre 1790 a 1810.
2- Casamento de Bartolomeu Galamba com Maria Luzia, entre 1790 a 1810.

Me parece que alguns dos livros dos períodos acima descritos, podem estar na Torre do Tombo, porém, caso alguns possam estar em Beja, e puder fazer a consulta, fico-lhe grato.

Agradecidamente,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#137475 | luis262 | 17 dez 2006 02:03 | Em resposta a: #135750

Caro José Maria Ferreira,

Aqui estou eu a dar-lhe trabalho outra vez, pois por motivos de saúde não me pude deslocar a Beja na primeira quinzena deste mês, como tinha pensado fazer.

Se por acaso tiver disponibilidade, ficava-lhe agradecido se, numa das suas idas ao A.D.de Beja, me pudesse procurar o assento de baptismo de ANTÓNIA AUGUSTA CINZA, natural de Moura Stº Agostinho que casou com JOÃO ILDEFONSO BARBOSA, natural de Jerez de los Caballeros, que tiveram MARIA JOSÉ CINZA BARBOSA, minha bisavó paterna, nascida em Moura, Santo Agostinho a 18.11.1856.

Dada a data de nascimento da filha, a qual foi a segunda do nome, é provável que ANTÓNIA AUGUSTA CINZA, natural como disse da freguesia de Santo Agostinho, tenha nascido cerca de 1825/1830.
Era filha de FRANCISCO NUNES CINZA, natural de Moura e de sua mulher Maria das Dores.

Só mais uma questão:
O Zé Maria sabe se os registos de baptismo desse período, relativos a essa freg.ª, já estão em Beja, ou ainda permanecem na Torre do Tombo em Lisboa?

Os meus melhores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#137482 | josemariaferreira | 17 dez 2006 11:15 | Em resposta a: #137475

Caro Luís Piçarra

Quando for a Beja, provalvelmente só lá para o ínicio do Ano Novo, lhe poderei então dar alguma informação sobre o assunto.
O meu desejo de rápidas melhoras, e de um Feliz Natal e próspero Ano Novo.

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#137489 | luis262 | 17 dez 2006 12:51 | Em resposta a: #137482

Caro José Maria Ferreira

Obrigado pelo pelos seus votos e pela sua disponibilidade .
Quanto à saúde já vai melhor.

Para si igualmente, o meu desejo de um Feliz Natal e próspero Ano Novo.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#137496 | josemariaferreira | 17 dez 2006 13:56 | Em resposta a: #136239

Caro Luís Gustavo

Só agora dei pela sua mensagem, não incomoda nada, assim que fôr ao ADB, logo verei o que por lá há sobre o assunto.

Um feliz Natal e próspero Ano Novo

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#137567 | luizsillos | 18 dez 2006 10:43 | Em resposta a: #137496

Caro Zé Maria,

Agradeço por sua ajuda em relação ao meu pedido, e, também, desejo-lhe um próspero Ano Novo. Aproveito para corrigir alguns dados do pedido anterior: o período dos casamentos de José Baião com Margarida de Jesus e, o de Bartolomeu José Galamba com Maria Luzia, é de 1785 até 1805. Eles eram um pouco mais velhos do que eu achava, aquando do último pedido que te fiz.

Muito obrigado,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#137909 | flordealecrim | 21 dez 2006 22:03 | Em resposta a: #109399

Caro Zé Maria

Na impossibilidade de o fazer por outro meio, venho desejar-lhe um Santo Natal e um bom Ano de 2007.

Agradeço toda a ajuda que me tem dado na descoberta dos meus "alentejanos".

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#137913 | josemariaferreira | 21 dez 2006 22:25 | Em resposta a: #137909

Cara Isabel Roque

Não tem que agradecer, o pouco que se pode arranjar foi de boa vontade, para o Ano Novo, vamos a ver o que se consegue!

Agradeço e retribuo um Santo Natal e um Bom Ano Novo.

Com os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#140360 | TJCArrobas | 15 jan 2007 21:31 | Em resposta a: #137913

Caro Zé Maria e Prezados confrades,

Devido a minha impossibilidade em me dirigir ao Arquivo Distrital de Beja, gostaria de solicitar ajuda a algum dos confrades, já que procuro:
Assento de baptismo de José (Joseph) Rodrigues Arrobas, natural de Moura, presumo que da freg. de S. Agostinho (ou S. João Baptista), nas. aproximadamente em 1715, filho de António Rodrigues Arrobas (nat. da Redinha, Pombal) e de D. Maria Paes Corvo (nat. de Beja).
Do mesmo, assento do 2º casamento de José (Joseph) Rodrigues Arrobas, natural de Moura, com D. Damasia Maria, celebrado entre 1730 e 1734, na freg. Sto. Agostinho. Do primeiro casamento, infelizmente desconheço o nome da nubente.

Agradeço qualquer ajuda ou esclarecimento,
Os meus cumprimentos a todos,
Tiago Arrobas da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#140384 | josemariaferreira | 16 jan 2007 10:01 | Em resposta a: #135843

Cara Isabel Roque

Verifiquei de novo em Mértola e Santana, mas não encontrei qualquer registo sobre o baptismo de seus parentes. Para uma próxima ida vou tentar a freguesia de Corte Pinto, talvez lá se encontre algo.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#140385 | josemariaferreira | 16 jan 2007 10:19 | Em resposta a: #137567

Caro Luiz Gustavo

Fiz a busca na freguesia de Santa Maria-Serpa entre os anos de 1772 e 1803, mas não encontrei o dito registo de casamento, sómente encontrei o seguinte: (resumo)

José Bayão,solteiro filho de Joaquim de Almeida cc. Maria Bernarda de Jesus, solteira filha de Manoel Pallos e de Escolástica das Candeias, (já defuntos).
Testemunhas José António Mendes e José Gil Vieira.

Para uma próxima ida verificarei os anos seguintes que correspondem a outro livro, para ver se lá se encontra o respectivo registo.

Um abraço

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#140386 | josemariaferreira | 16 jan 2007 10:28 | Em resposta a: #137475

Caro Luís Piçarra

Só não lhe respondi logo, porque desconhecia se os livros em causa permaneciam ou não na TT em Lisboa. Ontem tive a confirmação no A.D.B. que o livro respeitante aquelas datas se encontra de facto na TT, pelo que não me foi possível efectuar a respectiva busca.

Um abraço

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#140389 | josemariaferreira | 16 jan 2007 10:38 | Em resposta a: #140360

Caro Tiago Arrobas da Silva

Tomei nota do seu pedido. Aguarde uma próxima oportunidade minha para ir ao A.D.B. que logo lhe darei notícias sobre aquilo que encontrar.

Os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#140395 | flordealecrim | 16 jan 2007 11:21 | Em resposta a: #140384

Caro Zé Maria

Agradeço o seu empenho em me ajudar a descobrir os meus antepassados.

Sem querer abusar e se lhe sobrar um pouco de tempo, pedia-lhe ajuda para encontrar o assento de Baptismo de:
Mariana e Antónia, filhas de André Martins e de Gertrudes Maria, na Igreja Matriz de Mértola, entre 1869 (data de casamento dos pais) e 1895. Casamento este já descoberto pelo Zé Maria.

Os pais também casaram nessa igreja e moravam no lugar do Monte Alto-Mértola.

Já tenho o baptismo de uma irmã destas de nome Joaquina Gertrudes em 15/08/1874, mas só agora fui informada por familiares da existência destas irmãs.
Sei que o casal André Martins/Gertrudes Maria, teve outros filhos, mas desconheço o nome destes.
Como sabe a dificuldade em conseguir pesquisas no Arquivo de Beja é enorme, daí o meu pedido.

Antecipadamente grata.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#140433 | luis262 | 16 jan 2007 19:10 | Em resposta a: #140386

Caro Zé Maria,

Obrigado pelo trabalho que teve.
Vou então procurar na TT em Lisboa.

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#140489 | luizsillos | 17 jan 2007 09:47 | Em resposta a: #140385

Caro Zé Maria,

Muitíssimo obrigado pela ajuda! Infelizmente não são os meus não - só se for um primeiro casamento do José Bayão.

José Bayão e Margarida de Jesus possuem um neto nascido por 1629, de forma que não devem ter casado depois de 1810. Como consta em meus documentos, com base em batizados de netos do casal, eles eram da Vila de Serpa. Seria possível procurar o casamento de José/Margarida na freguesia de São Salvador? É que muitos descendentes deles casaram lá, também.

Por fim, seria possívelm também, procurar no mesmo período de 1772 a 1803, o casamento de Bartolomeu José (Galamba) com Maria Luzia, só que na freguesia de Santa Maria de Serpa?

Grato, e forte abraço.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#144291 | josemariaferreira | 16 fev 2007 09:49 | Em resposta a: #140360

Caro Tiago Arrobas da Silva

Com muita pena minha, venho informa-lo que para o periodo de 1688 a 1798 não há livros de baptismos da freguesia de Santo Agostinho, assim como para o periodo de 1601 a 1809 também não existem livros de casamentos.

Com os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#144292 | josemariaferreira | 16 fev 2007 09:58 | Em resposta a: #140395

Cara Isabel Roque

Procurei na freguesia de Mertola entre as datas 1869 e 1895, mas não encontrei qualquer baptismo de filhos do casal André Martins e Gertrudes Maria.
Possivelmente terão sido baptizados noutra freguesia.

Os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#144294 | josemariaferreira | 16 fev 2007 10:08 | Em resposta a: #140384

Cara Isabel Roque

Com muita pena minha, também em Corte Pinto não encontrei qualquer baptizado de filhos do casal Joaquim Guerreiro e Joaquina Gertrudes nas datas compreendidas entre 1894 e 1898.

Os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#144301 | josemariaferreira | 16 fev 2007 10:22 | Em resposta a: #137567

Caro Luiz Sillos

Com muita pena minha por não lhe poder ter sido útil, informo que fiz a restante busca em Santa Maria de 1803 a 1805, mas não encontrei nada.
Verifiquei em S. Salvador entre 1785 e 1805, infelizmente também não encontrei qualquer dos respectivos casamentos indicados.

Com os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#144388 | luizsillos | 16 fev 2007 21:38 | Em resposta a: #144301

Caro Zé Maria,

Como sempre, sou muito agradecido! Independente do resultado, grande tem sido a colaboração do amigo!

Caso possível, gostaria de pedir-lhe mais 4 favores (caso os livros paroquiais existentes no Arquivo Distrital de Beja, abranja os referidos períodos):

1) Batismo de António ou de seu irmão Lourenço, ocorrido na freguesia de Santa Maria de Serpa, entre os anos de 1790 a 1810, filhos de José Bayão e Margarida de Jesus;

2) Batismo de Maria Bárbara, ou de João Batista, ou de Inacia Antonia, ocorridos na mesma freguesia, entre os anos de 1795 a 1815, filhos de Bartolomeu José (ou Bartolomeu Galamba) e de sua mulher Maria Luzia;

Na freguesia de Santa Ana de Cambas, Mértola, os seguintes:

3) Batismo de Bento, entre 1800 a 1815, filho de Miguel do Nascimento e de Angela Maria Perdigoa;

4) Batismo de Joaquina Bárbara, entre 1800 a 1815, filha de Francisco Caeiro (dúvida quanto ao sobrenome) e de Bárbara Nunes (ou Vargues).

Ficaria muitíssimo caso puder me dar mais essa ajuda.

Um abraço,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#144430 | josemariaferreira | 17 fev 2007 11:42 | Em resposta a: #144388

Caro Luiz Sillos

Assim que tiver oportunidade logo verei o que consta sobre o assunto.

Um abraço

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#144486 | flordealecrim | 17 fev 2007 20:39 | Em resposta a: #144294

Caro Zé Maria

Apesar da resposta ser negativa, agradeço muito a sua generosidade.

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#145474 | TJCArrobas | 25 fev 2007 22:40 | Em resposta a: #144291

Prezado Zé Maria,

Antes de mais os meus agradecimentos pela sua pesquisa e o tempo que dispensou comigo.
Gostaria só de clarificar, se tais livros de registro não existem mesmo ou estarão estes na Arquivo da Torre do Tombo?

Os meus agradecimentos,
Tiago Arrobas

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#146358 | fertelde | 04 mar 2007 04:47 | Em resposta a: #140389

Estimado Zé Maria Ferreira:
Como vejo que está dentro da zona de Moura, agradeço se me pode fazer pesquizas para:
1- Rodrigo José Correia, nasceu em Moura cerca de 1800, filho de Joaquim José Correia e de Maria del Carmen Blanco, ambos naturais da mesma Vila.-

2- Maria Angélica de Almeida Penedo, nasceu em Moura cerca de 1810, filha de Rodrigo José Almeida e de Mariana Angélica Penedo

Ambos casaram na Paroquia de S. Joâo Batista em Moura cerca de 1830.-

Aguardando noticias,

Atentamente

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#146361 | luis262 | 04 mar 2007 09:44 | Em resposta a: #146358

Bom dia Caro Zé Maria Ferreira.

Muito lhe agradeço se me conseguir, se lhe nõ der muita maçada de me procurar os seguintes assentos no A.D. Beja:

- de nascimento de Luis, ( irmão do meu bisavô Manuel Caeiro Gonzalez), nascido na Amareleja em 1856, filho de Manuel Caeiro Vieira , natural de Moura , S. João Baptista e de Antónia Mamerta Gonzalez, nascida em Badajoz, Valencia del Mombuey, neto paterno do capitão Manuel Caeiro Vieira e de Maria de São Romão , ambos da Amareleja e materno de José Vicente Gonzales da referida Valencia e de Luisa Adame de Badajoz, Villanueva del Fresno.


- de nascimento, da Maria de São Romão, n. da Amareleja, filha de Vitorino António Vieira e de Antónia Joaquina Serra, ambos da Amareleja.

- de nascimento do marido desta última , capitão Manuel Caeiro Vieira , que sei ( por consulta na TT de Lisboa) ter falecido em 2.7.1825, filho do também capitão Manuel Caeiro Vieira, natural da Caridade e de sua mulher Agostinha Furtada da Amareleja.

É possivel que este último Capitão Manuel Caeiro Vieira, seja irmão do Pe. João Caeiro Vieira, da Caridade, Monsaraz e de José Caeiro Vieira de Mourão sendo os três, filhos de Domingos Velho Vieira.

Com os melhores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#146384 | josemariaferreira | 04 mar 2007 12:36 | Em resposta a: #146361

Caro Luís Piçarra

Sempre que lá for, lá darei uma vista de olhos. Agora tem de ter é paciencia por cada vez vão sendo mais espaçadas as minhas idas a Beja.

Até lá, um grande abraço

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#146388 | josemariaferreira | 04 mar 2007 13:05 | Em resposta a: #145474

Caro Tiago Arrobas

Desculpe, só agora reparei na sua mensagem.
É costume quando os livros se encontrarem na TT, estar lá averbada a respectiva cota. Mas neste caso não consta nada pelo que julgo, também não se encontrarem na TT.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#146393 | fertelde | 04 mar 2007 14:00 | Em resposta a: #146361

Estimado Luis Piçarra:
Veio parar a fertelde a sua mensagem. Recomendo redireccionar para O Zé Maria a sua mensagem.
Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#146397 | luis262 | 04 mar 2007 14:45 | Em resposta a: #146393

Caro Fernando de Telde,

Obrigado pelo seu cuidado.
Entretanto também foi parar ao Zé Maria, que já comunicou comigo.
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#146499 | casadarquius | 04 mar 2007 22:23 | Em resposta a: #146388

Caro Josemariaferreira
Desculpe o meu atrevimento mas como estou na outra ponta do país a minha investigação fica dificultada, senão impossibilitada, uma vez que por e-mail já pedi ao ADBeja, no princípio de Janeiro, com todos os dados que tenho, mas até hoje nada. Funcionam sempre assim ?
Será que, dentro da sua disponibilidade, me pode dar uma ajuda preciosa?
Pelo meu lado materno, sou alentejano e ainda bem, digo eu !
Só consegui ir até onde as certidões passadas pelas Conservatórias, permitem.
Meu avô, José Ricardo, nasceu a 09.01.1902, na Aldeia das Amoreiras, S.Martinho das Amoreiras. Filho de Ricardo António e Maria Guerreira. Ele, filho de incógnitos, exposto e baptizado em S.Martinho das Amoreiras. Ela nascida em S.Martinho das Amoreiras e filha de José Guerreiro e Eugénia Maria.
A minha avó, Adélia Maria, nasceu 24.07.1903 e foi batizada na igreja do Salvador, Ourique. Filha do 2º casamento de António Joaquim com Maria Anica. António Joaquim nascido em Ourique e filho de José (Guerreiro?) e Maria José. A Maria Anica nasceu em Ourique também, filha de João Branco e Anica Maria (inversão dos nomes).
Se me puder dar alguma ajuda, ficaria muito grato, disponibilizando-me desde já para ajuda que necessite no ADViana do Castelo.
Desde já o meu obrigado.
Ricardo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#146550 | josemariaferreira | 05 mar 2007 10:57 | Em resposta a: #146499

Caro Ricardo Silva

Quando for ao ADB irei ver o que lá se encontra, mas à primeira vista parece-me que os livros ainda não se encontram lá.
Depois logo lhe direi qualquer coisa mais de concreto.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#146976 | casadarquius | 07 mar 2007 21:56 | Em resposta a: #146550

Caro José Maria
Em primeiro lugar, fico grato pela celeridade da resposta.
Em aditamento à minha anterior mensagem e como deve saber, a freguesia de S.Martinho das Amoreiras era inicialmente do concelho de Ourique. Por decreto de 24.10.1855 passou a fazer parte do concelho de Odemira. Em 1884 regressou a Ourique e em 17.08.1890 voltou a Odemira, onde se mantém. No site do ADBeja vi a indicação de que só serão depositários dos livros dos concelhos de Aljustrel, Alvito, Beja, Cuba, Moura e Serpa, faltando os restantes 8 concelhos ?
No ADLisboa encontrei a indicação de que serão depositários de 1 livro (1800-1833) da paróquia de S.Martinho das Amoreiras e de 2 livros (1791-1830) da paróquia de S.Salvador, indicando ambas as paróquias como sendo do concelho de Odemira.
São ainda depositários (ADLisboa) de 5 livros (1828-1868) da paróquia de S.Salvador do concelho de Ourique (serão 2 paróquias com o mesmo nome ou trata-se da mesma ?)
Não tenho a certeza se estas informações terão alguma utilidade para si relativamente à dúvida que colocou, no entanto aqui ficam também para eventuais interessados.
Com os meus cumprimentos
Ricardo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#147051 | josemariaferreira | 08 mar 2007 08:34 | Em resposta a: #146976

Caro Ricardo Silva

Para a semana logo lhe darei uma resposta concreta, a minha dúvida é se os livros para essa data já se encontram depositados no A.D.B.

Com os melhores cumprimemtos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#150495 | luis262 | 28 mar 2007 23:29 | Em resposta a: #146384

Caro Zé Maria,

Tenho estado com obras em casa e, por essa razão, com acesso dificultado à internet.
Por esse motivo vejo agora que, não lhe cheguei a agradeçer a sua disponibilidade relativamente ao meu pedido apesar de, como disse, as suas idas lá serem agora mais espaçadas.

Um grande abraço,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#150744 | fertelde | 30 mar 2007 23:46 | Em resposta a: #147051

Estimado Zé Maria:

Estou aqui para solicitar a sua ajuda para buscar os acentos de nascimento ou batismo dos seguintes familiares naturais do Distrito de Beja:

1- Rodrigo José Correia, nasceu em Moura cerca de 1800, filho de Joaquim José Correia e de Maria del Carmen Blanco, ambos naturais da mesma Vila.-

2- Maria Angélica de Almeida Penedo, nasceu em Moura cerca de 1810, filha de Rodrigo José Almeida natural da Povoa (Beja)e de Mariana Angélica Penedo natural de Viana (Beja).
Ambos (1 e 2)casaram na Paroquia de S. Joâo Batista em Moura cerca de 1830.-

Antecipado agradecimento,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#150965 | josemariaferreira | 02 abr 2007 11:27 | Em resposta a: #146499

Caro Ricardo Silva

No A.D.B. para a freguesia de S. Martinho das Amoreiras, só constam os livros de registo de baptismos até ao ano de 1895.
Possivelmente ainda se encontrarão na Conservatória do Registo Civil de Odemira.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#150968 | josemariaferreira | 02 abr 2007 11:37 | Em resposta a: #146358

Caro Fernando de Telde

O livro de casamentos da freguesia de S. João Baptista de Moura, para essa altura encontra-se na TT com a seguinte cota:
PMRA07/02/LVC01

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#150978 | casadarquius | 02 abr 2007 13:59 | Em resposta a: #150965

Caro Zé Maria

Grato pela informação, que assim me ajudará a melhor direccionar a pesquisa.

Cumprimentos
Ricardo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#151079 | fertelde | 03 abr 2007 05:05 | Em resposta a: #150968

Estimado Zé Maria:
Entretanto já redireccionei o pedido de ajuda para a TT.
Mas fico sem saber se no ADB se conseguem as certidôes de batismo das pessoas em causa:

1- Rodrigo José Correia, nasceu em Moura cerca de 1800, filho de Joaquim José Correia e de Maria del Carmen Blanco, ambos naturais da mesma Vila.-

2- Maria Angélica de Almeida Penedo, nasceu em Moura cerca de 1810, filha de Rodrigo José Almeida natural da Povoa (Beja)e de Mariana Angélica Penedo natural de Viana (Beja).

Melhores cumprimentos

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#170290 | ngccm | 17 out 2007 18:39 | Em resposta a: #140389

Caro parente

Não sei nada sobre os Casse, que o Zé Manel Arrobas diz serem de origem francesa.
Lamento não poder ajudá-lo. Em todo o caso, por curiosidade, qual é a sua linha de ligação ao casal Augusto Barreiros Arrobas da Silva e Mariana Casse Mendes? Por qual dos filhos? Eu conheço o Zé Manel Arrobas, o irmão Fernando e o filho do primeiro, o Miguel.

Fico a aguardar notícias

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#170315 | TJCArrobas | 17 out 2007 22:48 | Em resposta a: #170290

Prezado Nuno Canas Mendes,

Ele mesmo indicou-me essa origem, mas não tenho obtido grandes avanços nessa linha.
Efectivamente sou descendente de Augusto Arrobas da Silva (meu bisavô), ele teve 4 filhos. Do 1º casamento teve apenas um e do 2º (com Mariana Casse Mendes) teve três filhos: o meu avô Aníbal Arrobas da Silva (que consta neste site), José Roberto A.S. (pai do Zé Manel e do Fernando) e Orlando A.S.

Cumprimentos,
Tiago Arrobas

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#170334 | ngccm | 18 out 2007 09:56 | Em resposta a: #170315

Caro Tiago

Não faço ideia onde casou o seu trisavô António com a senhora Casse. Terá sido em Serpa? Ou em Angola, onde ele viveu? Sabe onde ela nasceu? A sua bisavó Mariana onde nasceu? Temos de juntar as pistas.
Vou enviar-lhe um pequeno título genealógico sobre os "nossos" Mendes. Fará depois o favor de completar a sua linha, que está bastante incompleta.
Indique-me o seu endereço de e-mail para torcarmos estas notas sobre avós comuns.

um abraço

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#170383 | TJCArrobas | 18 out 2007 21:01 | Em resposta a: #170334

Prezado Nuno,

Deixo aqui então o meu e-mail, para possiveis esclarecimentos:

tjarrobas (arroba) gmail.com


Um abraço
Tiago Arrobas

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#187558 | luizsillos | 09 mar 2008 17:40 | Em resposta a: #150968

Caro Zé Maria,

Desde que o amigo auxiliou-me em minhas pesquisas, junto ao Arquivo Distrital de Beja, consegui progressos significativos.

Recentemente, localizei o casamento de Manuel Rodrigues (natural de S. João, termo de Mértola, filho de António Rodrigues e Maria da Luz) com Margarida Lourença Piçarra (natural de Pias, termo de Moura), ocorrido em 9 de julho de 1719 na freguesia de Santa Maria, Vila de Serpa. Todavia, acabei tendo uma surpresa que gerou-me um obstáculo: Margarida Lourença era viúva, de modo que seus pais não são citados no referido assento.

Assim, gostaria de saber se, eventualmente, caso o amigo for ao Arquivo Distrital de Beja, poderia ajudar-me?

Caso possível, precisaria localizar os registos de batismo de um dos filhos do casal, que são, Maria, José e António, ocorrido na Freguesia de Santa Maria de Serpa, entre os anos de 1719 a 1725, a fim de que eu possa saber os nomes dos avós maternos (pais de Margarida Lourença) e dar continuidade ao meu trabalho.

Grato por toda a ajuda,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#187675 | josemariaferreira | 10 mar 2008 13:26 | Em resposta a: #187558

Caro Luiz Gustavo de Sillos


Gostaria de puder ser-lhe útil, mas presentemente não tenho prevista qualquer ida ao ADB. No entanto, espero que entre os confrades haja algum com disponibilidade e que o possa ajudar.

Os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#188418 | luizsillos | 15 mar 2008 02:55 | Em resposta a: #187675

Caro anigo Zé Maria,

Sempre grato, por toda a ajuda que o amigo deu no início de minhas pesquisas.

Melhores Cumprimentos,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#188610 | small | 16 mar 2008 19:08 | Em resposta a: #187675

Prezado José Maria Ferreira

Tenho acompanhado este tópico e admiro a sua disponibilidade em ajudar. Mesmo sabendo que não tem prevista qualquer ida ao ADB, atrevo-me a deixar aqui um pedido, em lista de espera quem sabe de repente não aconteça uma deslocação a Beja.

S.Salvador de Odemira - Casamentos

Manuel Duarte e Maria de Campos (Maria de Campos Beltrão), desta freguesia, ele filho de José Vitorino desta e Marcelina Teresa de Sta.Maria; ela filha de Anónio de Campos de V.Nova Mil Fontes e Isabel da Conceição de Grandola.

Estes elementos constam do nascimento do primeiro filho em 15/11/1792

No Porto estou à sua disposição.
Os meus melhores cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#198580 | small | 30 mai 2008 00:21 | Em resposta a: #187675

Caro José Maria Ferreira.

Só para o informar que já encontrei o casamento mencionado na mensagem que lhe dirigi. Como não indicam nem a idade dos noivos nem os avós, fica o pedido, dos nascimento dos nubentes mencionados, e que casaram em S.Salvador de Odemira em 7 Janeiro de 1792.

Muito obrigada e mais uma vez desculpe invadir o seu espaço.

Os meus melhores cumprimentos.

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#199137 | Maria M Luz | 03 jun 2008 22:59 | Em resposta a: #110342

Caro José Maria Ferreira, entrei neste fórum e pude ver como grande é sua colaboração com suas pesquisas no AD de Beja. Como ficaria feliz se pudesse contar com a sua ajuda afim de esclarecer-ma sobre a figura do Tenente-Coronel João Capistrano do Rego Lobo que nasceu na Freguesia de São João Batista, na Cidade de Beja. Pelos estudos que fiz cá no Brasil, de toda sua descendência penso que ele deva ter nascido por volta de 1770. Ele casou-se com Dona Maria Paula da Villa de Palmella em Setúbal.
Espero ter em breve o seu recado neste fórum me dando ótimas notícias. Fico no aguardo . Um boa semana e continue com esta alma generosa. Diz o ditado "Quem dá aos pobres empresta a Deus". Um abraço. Maria Helena.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#199184 | Panonias | 04 jun 2008 11:58 | Em resposta a: #199137

Cara Maria Helena


Eu moro em Lisboa, e neste momento não tenho programada qualquer ida para pesquisar naquele arquivo. No entanto pode ser que algum confrade que esteja atento ao seu pedido, lhe possa dar uma ajuda.
Para que melhor lhe possa ser facultada essa ajuda convém que indique o nome dos pais do referido Tenente -Coronel João Capistrano do Rego, porque antigamente baptizava-se dando só o primeiro nome e obviamente com o nome de João houve muitos nascidos na freguesia de S. João Baptista da cidade de Beja.
Também existem aqui entre nós alguns confrades que pesquisam no A.D. de Setúbal, pode ser que algum dê lá um jeitinho no livro dos casamentos cerca de 1795.
Fica aqui o apelo também da minha parte a algum confrade disponível e que possa ajudar esta nossa confreira do outro lado do Atlântico que quer saber dos seus antepassados em Portugal. Porque "quem dá aos pobres empresta a Deus".

Um abraço

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#199332 | jorafael | 05 jun 2008 12:51 | Em resposta a: #199184

Caro José Maria vou tentar responder ao pedido da Maria Helena referente ao nascimento de João (Tenente-Coronel João Capistrano do Rego Lobo) São João Batista, Beja 1770, no entanto terei de ter o nome dos pais.

Um abraço
José Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#199856 | Panonias | 09 jun 2008 21:43 | Em resposta a: #199332

Caro José Rafael

Muito agradecido pela disponibilidade que mostrou para o caso. No entanto terá que aguardar que a confreira Maria da Luz, indique o nome dos pais do respectivo João Capristano, que para o caso já a alertei por mensagem.
Como o prometido, brevemente enviar-lhe-ei o que tenho sobre os Lança.

Retribui abraço

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#199857 | Panonias | 09 jun 2008 21:44 | Em resposta a: #199137

Cara Maria Helena


Não sei se viu a mensagem do confrade José Rafael, que se disponibilizou para fazer a busca.
Para satisfazer o seu pedido é necessário que indique o nome dos pais de João Capistrano do Rego.

Os melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#199873 | Maria M Luz | 09 jun 2008 22:23 | Em resposta a: #199332

Caro José Rafael. Só hoje abri minhas mensagens e pude ver o seu prestimoso oferecimento de ajuda. Os pais de João Capitrano do Rego Lobo são Francisco xavier do Rego e Anna Joaquina Lobo. O pai é da cidade de Beja e a mãe de Óbidos, Sé de Vieira. Assim consta dos documentos aqui no Brasil. Um grande abraço e um bom trabalho. Aguardarei ansiosa sua resposta. Em tempo, meu filho chama-se Rafael.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#199876 | Maria M Luz | 09 jun 2008 22:29 | Em resposta a: #199857

Obrigada Zé Maria. Li o seu recado e já entrei em contato enviando para josé Rafael o nome dos ancestrais do João Capistrano. Oi gente boa para ajudar. Muito obrigada de coração. Maria Helena.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#199998 | jorafael | 10 jun 2008 22:12 | Em resposta a: #199873

Cara Maria Helena

A busca a efectuar em Beja será a seguinte:
Freguesia de S. João Baptista – Beja – por volta de 1770
João filho de Francisco Xavier do Rego e de Ana Joaquina Lobo

Um abraço
José Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#200021 | small | 10 jun 2008 23:58 | Em resposta a: #187675

Caro José Maria Ferreira

Em tempos pedi-lhe ajuda para um casamento em S.Salvador de Odemira. Felizmente já o encontrei, com a data do nascimento do primeiro filho, foi muito rápido, e do Arquivo de Beja foram eficientíssimos!!! Infelizmente não consta a idade dos nubentes, mas estou a aguardar a disponibilidade de um interveniente deste fórum, se entretanto não conseguir virei aqui de novo.
Obrigada de qualquer modo, e em nome daqueles que tem ajudado.
Os meus melhores cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#200131 | Panonias | 11 jun 2008 23:37 | Em resposta a: #188610

Cara Stella

Teria o maior gosto em satisfazer o seu pedido, mas como já deixei expresso moro em Lisboa e neste momento não tenho qualquer ida prevista, mesmo a longo prazo aquele Arquivo.

No entanto para que o seu pedido tenha maior eco convirá indicar o lugar de nascimento de Maria.

Manuel, nascido c.1762-1772, em São Salvador de Odemira, filho de José Vitorino e de Marcelina Teresa.

Maria, nascida c. 1762-1772, em ....................?, filha de António de Campos e de Isabel da Conceição.

Os meus melhores cumprmentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#200211 | small | 12 jun 2008 21:13 | Em resposta a: #200131

Caro José Maria

Desculpe, e obrigada pela sugestão.

Assim para o caso de algum confrade poder fazer o favor de dar uma ajuda, aqui ficam os dados:
Manuel, nascido c.1762-1772, em São Salvador de Odemira, filho de José Vitorino e de Marcelina Teresa.

Maria, nascida c.1762-1772, em São Salvador de Odemira, filha de António de Campos e Isabel da Conceição.

Tenho o assento de casamento, em Janeiro de 1792, onde refere que são ambos de S.Salvador de Odemira, não indica a idade dos nubentes; procuro os baptismos dos mesmos.

Antecipadamente grata

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#200942 | jorafael | 19 jun 2008 13:14 | Em resposta a: #199873

Cara Maria da Luz. Relativamente à busca do baptismo de João filho de Francisco Xavier do Rego e de Ana Joaquina Lobo por volta de 1770 em Beja – S. João Batista, foi encontrado.
Iniciei nos livros nº12 (1760 – 1772); nº13 (1772 – 1784) e nº14 (1784 – 1800) e não encontrei. Consultei a TTonline (Arquivo Nacional Torre do Tombo) e efectuei uma busca em “ Xavier Rego” com entre outros, os seguintes resultados:
Código Referência: PT-TT-RGM/D/70726
Título: Manuel José do Rego / Datas 23/03/1752 Registo Geral de Mercês, D.José I, liv.4, fl.139: Hábito de Cristo. Filiação: Francisco Xavier do Rego. ANTT
Código Referência: PT-TT-RGM/D/70886
Título: Manuel José do Rego / Datas 21/09/1759; Registo Geral de Mercês, D.José I, liv.14, fl.250; Carta de Padrão. Tença de 8$000 rs. Filiação: Francisco Xavier do Rego. ANTT
Código Referência: PT-TT-RGM/E/83478
Título (D.) Ana Joaquina Xavier Rego / Datas 18/04/1788; Registo Geral de Mercês, D.Maria I, liv.18, fl.184; Carta de Padrão. Tença. Filiação: Manuel José do Rego. ANTT
Os resultados apontaram para uma data anterior à que indica pois um filho de um Francisco Xavier do Rego (não sei se è o seu) è adulto em 1752. Efectuei nova busca em livros com datas anteriores a 1760 e o resultado foi o seguinte:
No livro de baptismos de Beja paróquia de S. João Batista, com a seguinte cota: ADB – BJA15/01; Cx286 / Lv10 / Fl. 188/188v figura o seguinte registo:
João – Aos onze dias do mês de Dezembro de mil setecentos cinquenta e quatro anos de minha licença baptizou e pôs os Santos Óleos o Reverendo Doutor Desembargador e Vigário Geral desta cidade Francisco de Negreiros Alfeiram a João filho segundo do segundo matrimónio de Francisco do Rego Xavier natural da vila de Óbidos bispado de Leiria e do primeiro de Ana Joaquina Caramugeira natural da cidade de Évora.
Neto pela parte paterna de Vicente Rodrigues natural de Sesimbra e de Maria Teresa da vila de Óbidos; e pela parte materna neto de Francisco Lopes Caramugeiro e de Maria Teresa naturais da cidade de Évora. Foram padrinhos o Dr. Manuel Nogeira Gaviam e por ser verdade fiz este termo, que assinei dia mês era et supra. O Prior António Pires Serrano.
Um abraço
José Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#200944 | Panonias | 19 jun 2008 13:40 | Em resposta a: #200942

Caro José Rafael

Preciso entrar em contacto consigo, mas devido a avaria no computador fiquei sem os endereços.
Pode enviar o seu endereço para: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=138993&fview=c#reply

Um abraço

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#200957 | jorafael | 19 jun 2008 17:23 | Em resposta a: #199873

Cara Maria M Luz

Junto mais uma pista, um Familiar do Santo Ofício (Inquisição) de nome Lobo Caramugeiro o que é uma pista importante a seguir na Torre do Tombo em Lisboa para identificação dos seus Lobo.

[Os "cruce signatum" ou "familiares do Santo Ofício". São funcionários leigos, sem remuneração e sem função específica na estrutura jurídico-administrativa do órgão, eram grandes colaboradores, dos quais se exigia serem "pessoas de bom proceder, e de confiança, e capacidade conhecida", devendo possuir "fazenda, de que possam viver abastadamente, e as qualidades, que conforme ao Regimento do Santo Ofício se requerem em seus oficiais ". Constituíam uma sorte de milícia informal, que podia ser convocada individual ou colectivamente pelos inquisidores, visitadores ou comissários para desenvolver actividades de vigilância, investigação ou prisão de suspeitos. ]

CódigoReferência PT-TT-TSO/CG/A/8/1/19947
Título Diligência de habilitação de Manuel Lobo Caramugeiro (padre)
Código/ReferAltern / Cota - Tribunal do Santo Ofício, Conselho Geral, Habilitações, Manuel, mç. 174, doc. 1845
Entidade Detentora ANTT

Atenciosamente

José Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#200976 | Maria M Luz | 19 jun 2008 20:59 | Em resposta a: #200957

Caroi José Rafael.
Anotei tudo com muito cuidado, tudo que você acabou de me enviar. Fique certo que todas as palavras e vírgulas que o seu texto contém, vou transcrever no meu livro, . citanto que é de você a ajuda que recebi por estas informações. Quando editá-lo, farei a você a remessa de um exemplar . Pedirei ao fórum, na época precisa o seu endereço particular ou o fórum para enviá-lo. Muito grata pelas suas informações. Fico ao seu dispor quanto a informações que precise nos Arquivos de Florianópolis, Santa Catarina. Brasil. Um grande abraço. Tenha-me como uma grande amiga. Maria Helena.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#201229 | Marggo | 22 jun 2008 18:41 | Em resposta a: #200976

Caros Confrades

Agradeço, caso alguém faça pesquisas em Beja, se me pocurava uns 6º avós

Manuel Pincho (odeceixe)nascido 1736 ???
Teodora Angélica(S. Martinho ( Ourique)nascida 1739??
Casaram em 1758ou59 ??

Francisco Manuel Simões nasc em 11 -2 -1843 em S. Teotonio casou em 1869 seria possivel encontrar o`´Obito?
Desde já agradeço qualquer informação.

Marggo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#207143 | philgue | 03 set 2008 15:57 | Em resposta a: #119936

Caro confrade
tenho na minha arvore um bento perdigão nascido em 1816 e casado em 1843 com uma maria francisca viegas, talvez seja o mesmo que teria casado previamente com a joaquina maria. No registo de baptismo do meu bento consta o nome dos avos paternos de origem espanhola, mas dificilmente legivel, se o confrade investigou este ramo talvez seja capaz de me ajudar.
atentamente
Filipe Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#207144 | luizsillos | 03 set 2008 16:06 | Em resposta a: #207143

Caro Filipe,

Poderia enviar-me esse assento para o meu-email particular:

familiasillos "arroba" gmail "ponto" com

Tenho a ascendência completa desse meu ancestral Bento Perigão, mas não havia espanhóis. Passe-me os nomes dos pais de seu Bento, creio que se for dos meus, consigo ligá-los.

Muitos cumprimetos,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#207147 | philgue | 03 set 2008 16:30 | Em resposta a: #207144

Caro Luiz,
obrigado pela sua rapida resposta.
o meu bento é filho de sebastião garcias e de ana maria perdigão gomes (todos de santana de cambas) neto paterno de manuel ?? e de maria rodrigues (vindos de Espanha) e neto materno de bento rodrigues perdigão (de mertola) et de mariana gomes (de santana de cambas).
(vou lhe enviar o assento ainda hoje)
cumprimentos
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#207151 | luizsillos | 03 set 2008 17:10 | Em resposta a: #207147

Caro Filipe,

Que alegria! Somos parentes próximos! Veja:

1- Bento Rodrigues Perdigão, filho de Manuel Perdigão e Maria Rodrigues, natural de Corte do Gafo, Mértola, casou-se com Mariana Gomes, filha de Manuel Botelho e Maria Gomes, de Santana de Cambas. Tiveram, pelo menos:
2-1 Angela Maria Perdigoa, casada com Miguel do Nascimento Zarco, pais de:
3-1 Bento Perdigão (meu ancestral), casado com Joaquina Bárbara (ou Joaquina Maria), com geração.
2-2 Ana Perdigoa, casada em 30-12-1806 em Santana de Cambas com Sebastião Gracia, viúvo, filho de Manuel Martins e Maria Rodrigues, pais de:
3-1 Bento Perdigão (seu ancestral), casado com Maria Francisca Viegas, com geração.

Assim, podemos concluir que o seu ancestral Bento Perdigão era primo do meu ancestral Bento Perdigão (o meu é mais velho, nasceu por 1799), não sendo a mesma pessoa, em um segundo matrimônio.

Estou bem adiantado nesse ramo, só deu uma pausada na ascendência do Manuel Perdigão, por não conseguir encontrar seu registo de casamento em Mértola.

Mantemos contato?

Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#207160 | philgue | 03 set 2008 18:32 | Em resposta a: #207151

Caro Luiz
acabei de lhe mandar o assento de baptismo do meu bento. esse bento teve uma filha que por sua vez casou com um filho de espanhois de villanueva de los castillejos, um dos seus descendentes sendo o pintor Bernardo Marques.
Claro que mantemos contacto!

Filipe Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#207262 | jataide | 04 set 2008 18:41 | Em resposta a: #207151

Caro Luiz Gustavo,

Tenho um avoengo Manuel Fernandes Botelho (casou em 1731 na Granja/Mourão) fº. de outro Manuel Fernandes e Maria Dias, do qual o ADEv não consegue localizar o assento de nascimento, que supostamente, e de acordo com o dito, deveria ser Terena.
O Botelho é utilizado até à bisneta daquele - Maria Botelho/Maria Nunes (*1787).
Agradecia, se possível, sua confirmação sobre a naturalidade dos seus Botelhos.

Obrigada!
Cumprimentos,

Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#207283 | luizsillos | 04 set 2008 20:52 | Em resposta a: #207262

Cara Manuela,

Tenho um ancestral chamado Manuel Fernandes Botelho, com filha casada em Mértola no ano de 1715, porém, sua mulher chamava-se Catarina Fernandes. Figuram como sendo naturais de Mértola, sendo moradores na Herdade da Horta da Chaminé, depois, Corte do Pinto.

Muitos cumprimentos,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#207297 | jataide | 04 set 2008 22:45 | Em resposta a: #207283

Caro Luiz Gustavo,

Agradeço sua resposta. Infelizmente deverá haver apenas coincidência nos nomes.

Cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#218505 | AAF | 15 jan 2009 15:03 | Em resposta a: #120178

Caro José Maria Ferreira,

Se e quando lhe for possível, muito agradecia me informasse se no AD Beja se encontram os registos de baptismo de

- Manuel Afonso, que terá nascido em 1850/51, nascido na freguesia de Castro Verde, filho de Domingos Afonso e de Ana Joaquina da Conceição

- Maria Teresa, que terá nascido em 1854/55, nascida na freguesia de Aljustrel e filha de Francisco Joaquim e Teresa de Jesus

Bastar-me-ia a indicação dos respectivos assentos para os poder pedir, evitando a maçada de ter de os reproduzir.

Caso disponha desses dados, muito lhe agradeceria também se me puder fornecer alguns elementos sobre Joaquim António Franco (naturalidade, filiação, etc) instituidor de fundação com o mesmo nome em Casével.

Antecipadamente grato,
António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#218541 | jorafael | 15 jan 2009 22:12 | Em resposta a: #218505

Caro António Franco

Com base nos dados que indicou no tópico sobre os Francos de Tavira consultei o registo do casamento de Manuel Afonso e Maria Teresa em Aljustrel a 24/01/1881 a cota é a seguinte ADB/AJO1/02/Lv028/fl.1
Manuel Afonso solteiro de 30 anos, natural da freguesia e concelho de Castro Verde, e baptizado na mesma igreja e morador em Casével. Filho de Domingos Afonso Lavrador natural de Castro Verde e de Ana Joaquina da Conceição natural de Castro Verde.
Maria Teresa solteira de 26 anos, da freguesia de Aljustrel baptizada nesta igreja moradora nesta vila. Filha de Francisco Joaquim Lavrador natural desta freguesia e de Teresa de Jesus lavradora natural da freguesia de Almodôvar.
Testemunhas Francisco Albino, negociante morador em Casével e António Rodrigues casado, lavrador de Aljustrel.

Relativamente ao registo de baptismo em Castro Verde de Manuel Afonso a cota é a seguinte ADB/PCVR02/01/Cx11/Lv055/fl.51
Manuel 6/02/1850 filho de Domingos Afonso e de Ana Joaquina desta freguesia e moradores na ---?--- Neto paterno de Manuel Afonso e Isabel Coelha e pela parte materna neto de Custódio Coelho e de Maria Franca desta freguesia. Padrinho o Rev. Padre Manuel António Branco e tocou com a coroa de Nossa Senhora Manuel Lopes Corvilho.

Nestas datas faltam livros de Castro Verde e outros estão na Torre do Tombo, pelo que vai demorar a encontrar o registo de baptismo ou de casamento de Ana Joaquina filha de Custódio Coelho e Maria Franca, ou de irmãos de Ana Joaquina.

Cordialmente
José Rafael

Resposta

Link directo:

Bispos Portugueses

#218547 | rafael | 15 jan 2009 22:42 | Em resposta a: #218541

Caros Confrades

Peço informação sobre bispos portugueses que tenham pertencido à Companhia de Jesus (SJ).


Desde já,os meus agradecimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Bispos Portugueses

#218550 | rafael | 15 jan 2009 22:45 | Em resposta a: #218547

Desculpem. A msg. não era destinado a este tópico,mas caso possam informar-me agradeço.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Bispos Portugueses

#218551 | rafael | 15 jan 2009 22:48 | Em resposta a: #218550

Caros Confrades

Peço informação de bispos portugueses que tenham pertencido à Companhia de Jesus (SJ).

Desde já, os meus agradecimentos.

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#218590 | AAF | 16 jan 2009 12:30 | Em resposta a: #218541

Caro José Rafael,

Fico reconhecido pela sua imediata e esclarecedora resposta.

Abusando da sua paciência, pergunto se não se encontra a cota do assento de baptismo de:

- Maria Teresa, que terá nascido em 1854/55, nascida na freguesia de Aljustrel e filha de Francisco Joaquim e Teresa de Jesus

Por último, muito lhe agradeceria também se me souber dizer alguns elementos sobre Joaquim António Franco (naturalidade, filiação, etc) instituidor de fundação com o mesmo nome em Casével.

Antecipadamente grato, com os melhores cumprimentos

António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#219376 | xisco | 23 jan 2009 23:22 | Em resposta a: #110281

Caro Confrade

Sendo um estudioso de Panóias, terá por acaso alguma vez "tropeçado" num António Romão, daí natural e casado com Maria Estevens?

Cumprimentos

Luís Nobre Contreiras

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#224277 | anr109 | 19 mar 2009 13:40 | Em resposta a: #120187

Ai Antonio

Saudações

Vi no fórum, que se disponibiliza colhe dados nos arquivos Porto e Braga.
Tenho um ancestral de nome André Nogueira Ribeiro, natural da freguesia de Santa Cristina de Nogueira, Conselho de Louzada e Distrito do Porto, nascido em 1682, filho de Ganzalo Nogueira e Maria Ribeiro.
Ajude-me a encontrar o casamento de Ganzalo Nogueira e Maria Ribeiro, acredito pelas minhas contas, que deva ter sido em aproximadamente em 1645 mais ou menos, se André for o primeiro filho. Será que, poderia verificar se há inventário dos mesmos e se o apelido Nogueira (meu) tem alguma coisa a ver com a freguesia S. C. Nogueira?

desde já grato pela atenção

Antonio Nogueira Régis
Limoeiro do Norte
Ceará
regis-arte@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#224286 | AAF | 19 mar 2009 14:27 | Em resposta a: #224277

Caro Antonio,

Creio terá havido erro na mensagem que me enviou.

Nunca me desloquei ao Arquivo do Porto (por não ter quaisquer ascendentes daí naturais), pese embora aí resida.

Cumprimentos,
António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#225518 | fanetal | 04 abr 2009 13:08 | Em resposta a: #219376

Caro Confrade:
Será que me poderá dar uma ajuda sobre a família alentejana de Joaquim Romão Louro Palmer e particularmente da data do seu nascimento/ baptizado. Casou a 22.02.1830, em Panóias, com Mariana Rosa de Aragão e Brito, de Tavira, pelo que provavelmente terá nascido cêrca de 1810, em Panóias. Foi Vereador da Câmara Municipal de Tavira. Presumo ter falecido em Lisboa.
Cumprimentos
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#225519 | fanetal | 04 abr 2009 13:12 | Em resposta a: #219376

Caro Confrade:
Será que me poderá dar uma ajuda sobre a família alentejana de Joaquim Romão Louro Palmer e particularmente da data do seu nascimento/ baptizado. Casou a 22.02.1830, em Panóias, com Mariana Rosa de Aragão e Brito, de Tavira, pelo que provavelmente terá nascido cêrca de 1810, em Panóias. Foi Vereador da Câmara Municipal de Tavira. Presumo ter falecido em Lisboa.
Cumprimentos
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#242199 | luis262 | 18 out 2009 00:38 | Em resposta a: #187675

Boa noite,

É de lamentar que no Arquivo Distrital de Beja as coisas continuam como em 12-01-2006, altura em que abri este tópico, com a intervenção da qual passo a transcrever passo a transcrever :

(...)Pedi a cópia do assento nascimento de nascimento de José da Costa de Aguilar, nascido em Moura ( os assentos de nascimento dos filhos não indicam a freguesia), cerca de de 1770, filho de José José da Costa de Aguilar natural de Serpa e de sua mulher Helena Gertrudes.
Os filhos cujos assentos conheço, nasceram todos em Moura Santo Agostinho.
A responsável pelo Arquivo respondeu-me que por falta de pessoal, só podem enviar assentos sobre os quais se conheça a freguesia e data respectiva, ou seja, não podem realizar buscas...(...)
Até quando?

Cumprimentos,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#242204 | luis262 | 18 out 2009 00:44 | Em resposta a: #242199

Desculpem a repetição de palavras na trancrição que enviei e escrever "continuam" em vez de "continuem".
No entanto, lá que continuam, continuam...
Cordialmente,
LP

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#249135 | anr109 | 04 fev 2010 00:23 | Em resposta a: #242204

Oi,

lendo algumas perguntas e respostas percebi que o apelido Guerreiro apareceu. Gostaria de obter ajuda para encontrar o batismo de Ignacio Mendes Gurreiro, natural de Beja, Igreja da Trindade, nascido aproximadamente em 1682 em diante.

atenciosamente,

Antonio Regis

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#260933 | Paulo Rodrigues | 24 ago 2010 04:30 | Em resposta a: #120070

Caro António Franco, já vai algum tempo desta sua mensagem mas como a li hoje achei por bem só perguntar se por acaso não encontrou referência ou entrocamento a estes nomes que passo a citar:

Manuel António Cláudio casado com Theresa de Jesus*, natural da freguesia de Albernoa, concelho de Beja, filha de Joaquim José Adaga e Victorina da Conceição - ambos naturais de Albernoa, neta paterna de José Joaquim e Maria Francisca, e neta materna de João Guerreiro e Joana da Conceição.

* Padrinho de baptismo: Bunifasio António Guerreiro, casado, Lavrador.

Antecipadamente Grato,
Paulo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#261006 | AAF | 25 ago 2010 13:55 | Em resposta a: #260933

Caro Paulo Rodrigues,

Lamento, mas não me deparei com nenhum dos nomes que indica.

Cumprimentos,
António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#261010 | mpra | 25 ago 2010 15:55 | Em resposta a: #111174

Caro confrade,

Apesar da sua mensagem já ter alguns anos, gostaria de lhe perguntar se conseguiram ou não sinalizar mais alguns livros paroquiais de Santo Agostinho de Moura.

Antecipadamente agradecido,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#264337 | correa | 25 out 2010 11:55 | Em resposta a: #150965

Caros participantes

Peço informação sobre Domingos Dorta que terá nascido cerca de 1615 na fregeusia de S.Miguel do Pinheiro, concelho de Mertola.
Haverá livros no A.D.Beja dessa freguesia em tal data?
Meus cumprimentos
A.Correa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#264352 | mfcr | 25 out 2010 16:45 | Em resposta a: #264337

Caro A. Correa

Estive a ver o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais e verifiquei que os baptismos da Freguesia de São Miguel, Concelho de Mértola, têm o seu início em 1676, pelo que terá de verificar outras fontes, como por exemplo Fundos da Santa Casa da Misericórdia e alguma publicação que exista.

A minha filha tem uns ascendentes Ortas, mas do Caxoupo, São Marcos da Ataboeira e Giões, se por acaso lhe dizer alguma coisa, agradeço contacto.

Melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#264355 | correa | 25 out 2010 18:00 | Em resposta a: #264352

Caro Manuel Rufino

Muito obrigado pela vossa informção.
Meus cumprimentos
A.Correa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#264409 | holstein | 26 out 2010 12:45 | Em resposta a: #264355

Será que alguém me pode ajudar?

O que pretendo saber é onde estão os registoa da Roda referentes à Freguesia de Fronteira, Bispado de Beja, pelos anos de 1800.

Obrigado.

Álavro de Sousa Holstein

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#266654 | Cesar Alves de Souza | 11 dez 2010 22:34 | Em resposta a: #109399

Amigos,
Sou recente neste site, resido no Brasil ( Rio de Janeiro ), estou tentando fazer uma pesquisa genealogica da minha família, e descobrimos que a origem è Moura, e os sobrenomes são AMARAL PANCADA. Meus bisavô FRANCISCO JOSE DO AMARAL nasceu em 1872 filho de JOAQUIM JOSE PANCADA e de JOAQUINA RITTA DO AMARAL LOURENÇO, tendo seu irmão mais velho JOSE JOAQUIM DO AMARAL nascido em 1860.
Desde já fico agradecido por qualquer informação que possam me fornecer, e a disposição para o caso de precisarem de alguma coisa aqui no Brasil ( Rio de Janeiro ).
Cesar Alves de Souza

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#266656 | DAlmeida | 11 dez 2010 23:45 | Em resposta a: #264337

Pode ser que lhe interesse.
Eu tenho um
Domingos Dorta , em Espirito Santo-Mértola , que terá nascido antes de 1673, casado com Ignez Vaz.

Tenho outro
Domingos Horta que foi freguês da Freg. de Odeleite, Faleceu antes de 1654 , era casado com Constança Fernandes.

Cumprimentos
DAlmeida

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#266728 | correa | 13 dez 2010 10:00 | Em resposta a: #266656

Caro DAlmeida
Muito obrigado pelas suas informações.
O meu Domingos Dorta terá nascido cerca de 1610/1615, em S.Miguel do Pinheiro, Mertola,donde foi para o Algarve onde casou em 1639 em Estoi, com Catarina Gonçalves.
Existiram familias com tal apelido em Espanha,em localidades bastante proximas do Guadiana, como Alosno ,donde vieram nomeadamente para a então Aldeia Nova de S.Bento, e possivelmente para a zona de Odeleite e Azinhal, no concelho de Castro Marim.Deverão ser os mesmos que aparecem no concelho de Mertola.
Agradeço qualquer informação que surja.
Cumprimentos
A.Correa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#284517 | josemariaferreira | 12 ago 2011 11:10 | Em resposta a: #112537

Caro Luís Piçarra

Tenho boas notícias para lhe dar o A.D.B. está a começar a digitalizar os livros dos registos paroquiais.

Assim já pode consultar o A.D.B. sentado à sua secretária sem necessidade de se dirigir a Beja, com este calor "de rachar" como tem estado estes ultimos dias.

A freguesia de Aldeia Nova de São Bento foi a primeira e já esta on-line, seguirão outras proximamente!

http://digitarq.adbja.dgarq.gov.pt/


http://digitarq.adbja.dgarq.gov.pt/details?id=1042578

Registos de casamento 1707-01-09/1905-12-31



http://digitarq.adbja.dgarq.gov.pt/details?id=1043382

B010 Baptismos 1859-12-01/1860-12-30


São ainda poucos livros, mas espero que os mesmos já o possam ajudar na descoberta dos seus ascendentes alentejanos!

Bem haja

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Beja

#284524 | luis262 | 12 ago 2011 12:03 | Em resposta a: #284517

Caro Zé Maria

Obrigado pelas boas novas!
Para mim, tal como para outros que estão longe e querem conhecer os seus costados alentejanos, tudo ficará mais simples.

Bem haja

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Rodrigo José de Almeida Correia e Francisca de Assiz Raposo

#305394 | mpra | 09 mai 2012 04:04 | Em resposta a: #150744

Caro Fernando de Telde:

Numa próxima ida a Beja poderei tentar descobrir esses assentos, pois também descendo de uns Correias. No entanto gostaria de lhe perguntar se conhece a filiação ou tem alguma informação referente a Francisca de Assis Raposo, casada com um filho deste casal que refere.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo José de Almeida Correia e Francisca de Assiz Raposo

#305395 | fertelde | 09 mai 2012 05:24 | Em resposta a: #305394

Caro Manuel,
Tentei enviar-lhe um mail, mas veio devolvido. Alí tinha tudo metido sobre os Correia d'Almeida...

- Diogo Urbano Correia de Oliveira e sua mulher D. Barbara Pimenta Raposo foram pais de,

- D. Francisca de Paula Raposo Correia de Oliveira, n. em Moura, Alentejo, a 23.11.1886, †em Lisboa a 25.07.1987

Este, Diogo Urbano, era padrinho do Júlio Urbano Correia da Cunha Rego, tio materno de Francisco Rego Chaves ambos primos com família comum nos Correia, de Moura.


Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo José de Almeida Correia e Francisca de Assiz Raposo

#305926 | manuelrpbarroso | 15 mai 2012 17:40 | Em resposta a: #305395

Boa tarde, com agrado vejo finalmente alguns fórums sobre a minha família, sou descendente de uma irmã de Francisca de Paula Raposo Corrêa d'Oliveira, de seu nome Maria do Carmo Raposo d'Oliveura, que casou com o seu primo irmão Joaquim José Fernandes Raposo.
Atenciosamente,
Manuel Raposo Pedro de Bragança Barroso

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo José de Almeida Correia e Francisca de Assiz Raposo

#305938 | fertelde | 15 mai 2012 19:42 | Em resposta a: #305926

Estimado Manuel Bragança Barroso,

Sou também descendente dos Corrêa d'Almeida de Moura e, estou a fazer uma pequena genealogia familiar , que inclui datos sobre estas origens. Caso estê interessado, agradeço entre em contacto comigo para: ferteldearrobahotmailpontocom

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 22:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen