Pedido de ajuda para Caminha

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Arquivos

Pedido de ajuda para Caminha

#109492 | fertelde | 13 jan 2006 12:46

Procuro o registro de nascimento de Inacio Gomes da Cunha Rego, natural de Caminha, o mais provavel de Stª Marinha de Argelia, nascido entre 1780/1772.
Agradecido desde já,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para Caminha

#109545 | Alves dos Santos | 13 jan 2006 23:11 | Em resposta a: #109492

Caro Fernando,

Sobre o nome propriamente dito, não possuo qualquer informação. No entanto, possuo alguma informação relacionada com as familias da freguezia de Venade (vizinha de Argela), muita dela coligida por um grande investigador de genealogia, já falecido, o Engº Azevedo.
Nos seus trabalhos este investigador, referindo-se à familia dos REGO, refere: "Já não há em Venade quem tenha oficialmente este apelido. No entanto, diversas famílias são quase exclusivamente conhecidas por esta designação. Suponho que a origem do nome é a seguinte:
Em 19/6/1735 casou em Vilar de Mouros João Afonso da Ranha com Antónia Lourença, ele também conhecido por João Afonso de Aveleira, lugar onde moravam seus pais, João Afonso da Ranha e Maria Lourença, e ela filha de Manuel Alves e de Maria Lourença.
Nos registos de Venade encontra-se em 8/9/1773 o casamento de DOMINGOS AFONSO DO REGO, filho do casal atrás referido, com Maria Lourença da Barge, filha de João de Azevedo e de Maria Lourença da Barge.
Sabe-se que a casa dos antigos Regos de Venade se situava junto à Ponte Grande, e admite-se que o apelido derive do “rego de água” que atravessa a propriedade, passa junto ao portão onde existe um lavadouro, indo depois alimentar os moinhos de Curtinhas e o do Salgueiro, rego cuja abertura talvez seja dessa época ou desse tempo é a casa dos do Rego, pois não aparece em Venade, anteriormente a essa data, tal apelido. É também provável que Domingos ou seus pais aí vivessem antes desse casamento, para figurar esse apelido no respectivo acto".
Provavelmente a informação não lhe será muito util mas, dado que possui um nome completo e datas mais ou menos precisas pode solicitar ao Arquivo Distrital de Viana do Castelo o registo da pessoa que procura. As pessoas que trabalham neste Arquivo são extremamente profissionais e farão a busca nos livros cobrando-lhe apenas os portes de correio e o custo legal da cópia.

Com os melhores cumprimentos

Alves dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para Caminha

#109555 | ramos | 14 jan 2006 12:47 | Em resposta a: #109492

Caro Alves dos Santos
Poderá informar-me se existe alguma publicação do Sr Eng Azevedo, que se possa consultar ou comprar, e se é só sobre famílias de Caminha ou terá também de Viana do Castelo. A minha pergunta prende-se com o facto de procurar minha família dessa zona e de apelido Azevedo, que gostaria muito de investigar.
Cumprimentos
Maria do Céu

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para Caminha

#109561 | AJGama | 14 jan 2006 14:12 | Em resposta a: #109545

Caro Alves dos Santos:
Também eu procuro nos ascendentes da minha familia uma familia "Azevedo Poço", proveniente de Caminha (penso também que é de Venade).

Sabe-me dizer alguma coisa sobre estes meus familiares? Trata-se de Ana dos Reis Soares de Azevedo Poço (nascida nos anos de 1820-1830), filha de João Lourenço de Azevedo Poço e Rosa Maria Soares da Costa.

Agradeço a atenção dispensada, com os melhores cumprimentos, Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para Caminha

#109581 | fertelde | 14 jan 2006 20:11 | Em resposta a: #109545

Estimado Alves Santos: agradeço a sua boa vontade e colaboraçao. Porém nao posso estar de acordo com a interpretaçao do autor sobre a origem dos rego ou Rego, melhor dito, uma vez que em 1744, já existia em Lisboa um Cunha Rego.
Este Rego registrado em 1773, pode ser interessante para as minhas pesquizas e reitero os meus agradecimentos.
Cumprimentos
Ferenando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para Caminha

#109583 | ffarrajota | 14 jan 2006 21:23 | Em resposta a: #109492

Caro Senhor Fernando de Telde,
Tenho avós em Caminha mais precisamente em Lopo (foi o que li no registo de casamento) termo de Caminha, poderá informar-me se é mesmo Lopo o local ou aldeia, em Caminha, bispado de Braga.
Já agora o meu avô João Alves Domingues, de Lopo ? casou-se em Torroselo, Seia, dist. da Guarda cc. Ana de San Payo d'Unhão,em 30/9/1692 e seus pais eram Gregório Alves e Maria Domingues, de Lopo?
Agradeço me informe se tiver conhecimento deste local ou algum com o nome aproximado.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para Caminha

#109584 | Alves dos Santos | 14 jan 2006 21:29 | Em resposta a: #109581

Caro Fernando,

Como deve imaginar existem inumeras origens para nomes comuns, bem como familias com o mesmo apelido sem qualquer relação entre si. A assumpção do Engenheiro Azevedo é aceitavel para esta freguezia (Venade), porque cerca de 90% dos apelidos são baseados em nomes dos lugares em que as familias habitavam (Aldeias Novas, Barges, Poços, Gondarens, etc.). É apenas uma hipótese para a sua pesquisa dado a proximidade de ambas as freguesias.
Se necessitar de mais qualquer informação, por favor, disponha.

Alves dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para Caminha

#109585 | Alves dos Santos | 14 jan 2006 21:42 | Em resposta a: #109555

Cara Maria do Céu,

O Engº Azevedo reuniu e organizou a pesquisa que um pároco da freguezia de Venade realizou no inicio do séc. XX. Infelizmente esta obra nunca chegou a ser publicada em monografia, embora existam inumeros artigos publicados em periódicos da paróquia de Venade, durante os anos 70. Relativamente a outras localidades, existem muito poucas referências, dado que todos os dados tem como base os paroquiais de Venade.
Sobre os Azevedos da freguezia de Venade, o Engº Azevedo acreditava que eram origiñários da freguezia de Azevedo e descendentes de Pedro Martins da Devesa e de Ana de Azevedo, casados em Azevedo cerca do ano de 1620.
A maior parte dos seus descendentes teriam perdido apelido, exepto um ramo.
"As primeiras gerações dos actuais Azevedos de Venade viveram em Azevedo, e só em 1837 se realizou o 1º casamento em Venade relativamente ao ramo que se pretende seguir, como se verá.
Pedro voltou a casar em 3/6/1644 com Maria Álvares, de Moledo, sem filhos, que aliás não seriam Azevedos.
Do 1º matrimónio conhece-se o seguinte filho:
-Domingos Martins de Azevedo, casado em 30/10/1644 com Maria Álvares, filha de Afonso Álvares e de Maria Álvares, neta paterna de Afonso Álvares, o Velho, e de Isabel Álvares. "
Como pode verificar, a não ser que disponha de qualquer informação que possa associar os seus Azevedos com Venade, esta é a data a partir da qual disponho de alguns dados.

Com consideração

Alves dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para Caminha

#109587 | Alves dos Santos | 14 jan 2006 22:21 | Em resposta a: #109561

Cara Susana,

Antes de mais, gostaria de esclarecer que a pesquisa do Engº Azevedo (talvez por este não ter sido o pesquisador inicial) tem inumeros erros e deve ser considerado apenas como base de pesquisa. Fiz um esforço para tentar interligar todos os nomes identificados mas, muitos deles acabavam por não coincidir, porque, em Venade, uma pessoa poderia ser conhecida por mais que um apelido, seja por ter mudado de residência, seja por lhe ter sido atribuida uma alcunha.
No que diz respeito à sua solicitação, tenho o registo de um João Lourenço de Azevedo do Poço (Capitão de Milicias em Viana) que casou em 21 Junho de 1813 com Maria Rosa da Costa.
Como vê, caso seja o casal que lhe interessa, existe já uma gralha, dado que a Susana procura uma Rosa Maria e eu tenho uma Maria Rosa.
Este casal teve pelo menos 4 filhos: Ana de Azevedo Poço; Maria Joaquina; João Manuel e José Joaquim.
Da parte da mãe, tenho apenas informação do nome dos pais mas, da parte do pai já tenho mais alguns dados.
Caso este seja o casal que procura, por favor contacte-me para o Email (fa608677arrobaskynetpontobe). Terei muito gosto em trocar informação consigo, pois gostaria de corrigir os dados errados que constam da minha base de dados. Devo ainda referir que, não tenho qualquer informação sobre descendentes desta Ana, pelo que, caso me possa facultar mais alguma informação seria optimo!

Alves dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para Caminha

#109590 | Alves dos Santos | 14 jan 2006 22:42 | Em resposta a: #109583

Cara Fernanda,

Penso que a localidade que refere deve ser SOPO e não LOPO. Existe no concelho de Vila Nova de Cerveira uma freguesia denominada Sopo. Esta freguesia pertenceu ao concelho de Caminha até 1835.
Infelizmente, não possuo informações sobre individuos desta freguesia.

Com os melhores cumprimentos
Alves dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para Caminha

#109679 | fertelde | 16 jan 2006 11:41 | Em resposta a: #109584

Estimado Alves dos Santos: Completamente de acordo que ha centenas de apelidos que compartem a mesma grafia mas nao a mesma linhagem e também è verdade que muitos ramos pertencem ao mesmo tronco comum sem que as geraçoes sucessivas se deem conta. Sorpresas que podemos ter, tanto no campo da investigaçao que nos ocupa, mas também no cootidiano em que tropeçamos por vezes com familiares que desconheciamos existir.-
Por isso a pergunta pertinaz que cabe fazer: eu Tenho na minha avó paterna o apelido Alves, originario de Moncorvo... Quem sabe...
Espero manter- me em contacto consigo.
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para Caminha

#109746 | ffarrajota | 16 jan 2006 18:28 | Em resposta a: #109590

Caro Senhor Alves dos Santos,
Muito obrigada pela informação, espero em breve continuar com a pesquisa destes meus avós, depois desta útil informação.
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para Caminha - Azevedos de Moledo

#288322 | VALE GRANDE | 01 out 2011 18:25 | Em resposta a: #109585

Poderia o confrade Alves dos Santos contactar comigo para "chabypontoazevedoarrobagmailpontocom", por favor?
Agradeço antecipadamente
Isabel Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda para Caminha - Família Pontual

#289818 | Caioapf | 24 out 2011 16:17 | Em resposta a: #288322

Eu sou brasileiro cuja familia se iniciou por aqui (Recife) em meados de 1830. Tivemos dois irmão com o sobrenome (apelido) ALVES PONTUAL que segundo consta, um membro da família De Pontual (França) foi para essa região vivendo aí até a terceira geração, que emigraram para vários países no início do séc. XIX. Estou a procura de registro de Batismo de João Manoel (ou Manuel) Alves Pontual, Francisco Antonio Pontual e talvez do pai deles Antonio Alves Pontual. Temos a informação de que seria Vila de Caminha arcebispado de Braga, não sei se Caminha pertence a Braga, verifiquei apenas que é no distrito de Viana do Castelo, agradeço desde já qq ajuda nesse sentido. OBG.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 23:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen