Ascendência do Abade Correia da Serra

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias

Ascendência do Abade Correia da Serra

#109782 | rmfrp | 16 jan 2006 23:27

Caros Colegas:

Procuro informações relativas à ascendência Correia do Abade Correia da Serra (Serpa, 1750 - Caldas da Rainha, 1823), cientista e diplomata:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=201452

Neste momento apenas sei o que consta da base de dados do GP: era filho de Luís Dias Correia e Francisca Luísa da Serra. Outras fontes dão apelidos diferentes para a mãe, mas como referi o meu principal interesse está na ascendência Correia, do lado paterno.

Desde já agradeço qualquer informação.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência do Abade Correia da Serra

#109785 | LCM | 17 jan 2006 00:08 | Em resposta a: #109782

Caro Rui,

Há um trabalho publicado na revista espanhola "Hidalguia" da autoria de António Sousa Lara e António Assis. Sei que existe separata mas não tenho.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência do Abade Correia da Serra

#109838 | jramos | 17 jan 2006 14:37 | Em resposta a: #109782

caro confrade,

No Livro "Serpa do Passado", da autoria de João Cabral, edidato em 1968, lê-se:

"Abade José Francisco Correia da Serra

Nasceu a 6 de Junho de 1750, numa casa da Rua dos Fidalgos que hoje tem os nºs 22 e 24, e fica à entrada da Praça do Município em frente dos paços do concelho.
Foram seus pais Luís Dias Correia, que se formou em medicina na Universidade de Coimbra em 1739, e, obtida a carta de cirurgião veio para a sua terra natal - Serpa- onde foi médico municipal, com o ordenado anual de 30.000 réis, e D. Francisca Luísa Serra.
seu avô foi Manuel Rodrigues Mendes, filho de Gaspar Mendes, que também foi médico."

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência do Abade Correia da Serra

#109887 | rmfrp | 17 jan 2006 22:57 | Em resposta a: #109785

Caro Lourenço:

Muito obrigado por mais esta ajuda. Vou tentar localizar uma cópia do artigo em causa, mas suponho que seja difícil porque ainda não consegui ter acesso a um outro artigo da "Hidalguia" que me indicaram aqui no Fórum há alguns anos apesar de até ter ido procurá-lo à Biblioteca Nacional de Madrid (só tinham os números mais antigos da revista).

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência do Abade Correia da Serra

#109888 | rmfrp | 17 jan 2006 23:00 | Em resposta a: #109838

Caro João Ramos:

Muito obrigado pelas suas informações.

Suponho que Manuel Rodrigues Mendes seja o avô paterno, apesar de o texto não o referir explicitamente. Infelizmente os apelidos não ajudam a esclarecer a dúvida.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 13:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen