António Lopes Mendes

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias | Património | Bibliografia

António Lopes Mendes

#109973 | texmel | 18 jan 2006 15:02

Caros confrades

Pretende-se entrar em contacto com descendente de António Lopes Mendes, natural de Vila Real de Traz os Montes, cuja família, há muitos anos se deslocou para Lisboa. Sabe-se que deixou valiosa colecção de desenhos a lápis, entre os quais muitos de monumentos e lugares de grande interesse de Vila Real de Traz os Montes.
Tem grande interesse, caso alguém possua um desenho do solar dos TEIXEIRA COELHO, demolido pela câmara municipal cerca de 1885, sem que tive-se ficado a referida câmara com um esboço do referido solar. Pretende-se agora, para ser reproduzido em trabalho sobre esta família (Teixeira Coelho).
Informa-se que no lugar do referido solar se encontra presentemente um asilo de idosos. Apela-se ainda para quem possua o “ARCHIVO PITORESCO” dessa época, onde vêm reproduzidos os referidos desenhos, o favor de me contactar.
É provável que na “História de Portugal Ilustrada” da autoria de Pinheiro Chagas, também figurem os mesmos desenhos.
Caso algum descendente do senhor Lopes Mendes ainda exista, agradeço me contacte.

Antecipadamente agradece:

José Luiz T. C. Melo

Resposta

Link directo:

RE: António Lopes Mendes

#139651 | 1938 | 08 jan 2007 22:33 | Em resposta a: #109973

Caro texmel

Só hoje vi a sua mensagem de há um ano.
A nossa família está directamente ligada à de António Lopes Mendes e por esse motivo andei a pesquisar a obra deste nosso ilustre compatriota.

Penso que é correcta a informação seginte:

Casou em 11/9/1873 com Joana Maria Santos Oliveira, irmã de José Maria dos Santos, par do reino por Évora, ex deputado às cortes e grande capitalista e proprietário no Alentejo. O casamento foi na capela do palácio das Picoas do seu cunhado.
O seu filho Alberto nasceu em 13/4/1880 - Portanto falecido.
Também eu gostaria de conhecer descendentes para contacto familiar, mas não tenho tido tempo para me debruçar mais neste tema. Se encontrou outro elo de ligação, muito agradecia um contacto.
Talvez a Sociedade de Geografia , de que António foi membro, possa colaborar.
Os meus cumprimentos
D.M. de Almeida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 15:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen