nascimento omisso

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

nascimento omisso

#110091 | codeceda | 19 jan 2006 07:43

Boas para todos,

Há uns dias recebi do Arquivo Distrital de Braga um e-mail assim: “Não foi possível encontrar o nascimento do seu bisavô por se encontrar omisso. No entanto, como alternativa foram feitas pesquisas e conseguimos localizar um documento de justificação de Baptismo, do ano 1867, com a cota nº 2.316”

Alguém me pode esclarecer sobre isto?

Obrigados


António Amorim

Resposta

Link directo:

RE: nascimento omisso

#110121 | mfcr | 19 jan 2006 12:40 | Em resposta a: #110091

Caro confrade

Penso que aconteceu-lhe o mesmo com que já me deparei.

Tenho 3 ou 4 ascendentes que chegado a altura de se casarem não havia registos do baptismo. Foi feita uma petição. Nestas petições aparece os nomes dos padrinhos e outras referências dizendo que no ano tal tinham sido testemunhas do baptismo daquela pessoa e por curiosidade não aparece o dia e mês, só o ano. E diz também que não foi feito registo por distracção do pároco. Assim, normalmente, este registo é contemporâneo com o de casamento, mais mês, menos mês.

Com os meus melhores cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: nascimento omisso

#110136 | Paulo | 19 jan 2006 15:50 | Em resposta a: #110091

Caro Sr. António Amorim,

A inexistência de registos de baptismo é algo que acontece com frequência.
Ou porque o pároco escrevia uma súmula num papel e depois o perdia, ou porque alguém rasgou a folha onde se encontrava, ou porque o pároco adoecia ou mais frequentemente citados nos casos em que por acção dos franceses muitos livros foram total ou parcialmente destruídos.
Felizmente alguns destes registos foram refeitos/reformados com recurso a testemunhas supostamente fidedignas e que podem surgir em qualquer tempo nos paroquais da mesma freguesia.
Penso ter sido este o caso que expôs e que é algo que sucede com alguma frequência.

Despeço-me com os melhores cumprimentos,

Paulo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 16:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen